Velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado |
A chegada do outono e inverno requer alguns cuidados básicos com motores de veículos. Principalmente os abastecidos frequentemente com etanol que são os mais vulneráveis às estações frias do ano, se não estiverem com a manutenção em dia. Podem apresentar falhas durante a partida e causar imprevistos ao motorista desprevenido.
Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, a falha geralmente ocorre pela falta de manutenção do reservatório para gasolina, popularmente conhecido como tanquinho.
Porém, velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado.
“A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista.
“A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista.
Ele reforça que, além de falhas de partida, o componente em más condições também causa aumento no consumo de combustível e nos níveis de emissões de poluentes.
Responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas, os cabos de ignição frequentemente são esquecidos pelo motorista durante revisão veicular.
Responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas, os cabos de ignição frequentemente são esquecidos pelo motorista durante revisão veicular.
Para Hiromori, uma boa dica é pedir que o mecânico cheque a peça quando for revisar as velas.
Para garantir que o carro funcione bem em dias frios, também deve-se ficar atento ao abastecimento do reservatório para a gasolina.
Para garantir que o carro funcione bem em dias frios, também deve-se ficar atento ao abastecimento do reservatório para a gasolina.
Embora alguns veículos fabricados depois de 2012 não utilizem esta tecnologia, a recomendação para os proprietários destes modelos é trocar o fluído a cada 90 dias em posto de confiança.
Isso garante, além da qualidade, que o combustível esteja sempre novo. A bateria também merece atenção.
Veículos flex
Outra dica do técnico de Assistência Técnica da NGK para veículos flex é percorrer cerca de 15 quilômetros, antes de deixar o carro com o motor desligado por um longo período, quando houver a mudança da gasolina pelo etanol.
Veículos flex
Outra dica do técnico de Assistência Técnica da NGK para veículos flex é percorrer cerca de 15 quilômetros, antes de deixar o carro com o motor desligado por um longo período, quando houver a mudança da gasolina pelo etanol.
Ele explica que isso é necessário para que o sistema de controle do motor reconheça o novo combustível no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento.
Em casos de falha ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.
Em casos de falha ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.
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