Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 26 de abril de 2017

S10 Flex automática, que chega ainda em Abril às concessionárias GM, traz melhor performance e menor consumo do segmento Modelo, que traz calibração exclusiva para motor e câmbio, estreia com nota A em eficiência energética; aceleração de 0-100 km/h é feita em apenas 9,5s Nova configuração está disponível inicialmente nas versões LT e LTZ, que ganha partida remota do motor como item de série Novos ajustes estruturais garantem maior conforto, dirigibilidade e robustez para o veículo tanto na cidade como em trechos off-road mais acidentado. A picape faz 9,5s de 0 a 100 km/h




São Caetano do Sul
– O segmento de picapes médias no Brasil ganha um importante reforço: a inédita versão automática da Chevrolet S10, que se destaca pelo perfeito casamento entre o moderno motor 2.5 CIDI e a transmissão de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e suaves.



O resultado é uma picape robusta de elevada potência (206 cv) com alto nível de conforto e, o mais surpreendente, com consumo de combustível similar ao da versão manual. 

Tanto que a S10 Flex automática chega sendo a mais econômica da categoria e classificada com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro.


Historicamente a Chevrolet S10 lidera as evoluções tecnológicas entre as picapes médias, como o segmento Flex que ela própria inaugurou em 2007. 

Foi a primeira a trazer motor bicombustível com injeção direta de combustível e continua sendo a única a oferecer sistemas de conectividade total.


Destaque também para a dirigibilidade e inúmeros equipamentos de segurança e comodidade incomuns à categoria.

Com mais de 50% de participação atual de mercado entre as picapes Flex, a Chevrolet S10, nestes 10 anos, soma 200 mil unidades emplacadas.


“A S10 Flex automática agrega praticidade para aquele consumidor que busca uma picape 4x2 ou 4x4 altamente robusta e tecnológica, porém mais acessível que a versão a diesel”, justifica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM Mercosul.


A transmissão automática está disponível inicialmente apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ (Luxo), que traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play.

A possibilidade de partida remota do motor pela chave é novidade, uma herança dos modelos a diesel mais sofisticados. 




A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo.

Outra mudança que estreia com a linha Flex 2018 é a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. 



O logotipo “S10” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito, fica a identificação da versão de acabamento.

Nota A em eficiência energética
A S10 Flex automática chega com um importante diferencial competitivo: o consumo de combustível semelhante ao do modelo manual, algo raro no mercado. Todo esse desenvolvimento de engenharia foi realizado no Brasil.



“A procura por picapes parrudas com transmissão automática é crescente. Mas, além de conforto, o consumidor busca eficiência energética. Essa equação se torna mais desafiadora em motores de elevada potência e torque. A S10 Flex automática consegue unir todas essas virtudes”, conta Mathias Reinartz, diretor de Global Propulsion Systems da GM América do Sul.

Nota máxima na classificação do Inmetro, a nova configuração 4x2 da picape Chevrolet é capaz de rodar com gasolina 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. 




Com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente. Isso representa uma vantagem de até 1,3 km/l em relação ao principal rival.

Outro destaque da S10 está na performance. Ela acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente para um veículo do seu porte: 9,5 segundos.


O segredo está na excelente união entre o motor 2.5 com injeção direta de combustível e a transmissão automática de seis velocidades com tecnologia Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e quase imperceptíveis.

Para isso, foi feito um extenso trabalho de calibração tanto no propulsor quanto na transmissão, otimizando o funcionamento do conjunto. O nível superior de refino traduz-se em melhor dirigibilidade e desempenho.




O sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM), que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujidade e impactos.

Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. 




Isso contribui para melhorar no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.

Vale lembrar que a transmissão automática da S10 possui a tecnologia Clutch to Clutch. Na prática, ela tem comportamento parecido com uma de dupla embreagem pela sua velocidade de resposta.

O sistema On Star está presente em toda a linha GM


Outra tecnologia interessante é o Electronic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas.

A cereja do bolo, no entanto, está no novo mapa de aceleração, herdado da picape norte-americana Chevrolet Colorado. 



Este conceito nunca havia sido antes aplicado em um veículo utilitário da marca no País.

O motorista nota que a S10 Flex automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.400 rpm) e os 206 cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor.


Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração do carro também fosse otimizado, privilegiando uma condução altamente agradável e confortável para os ocupantes.

“A S10 inaugurou o segmento das picapes médias Flex há 10 anos e desde então lidera as principais inovações do segmento em relação a desempenho, dirigibilidade e conectividade. Oferecer uma versão automática nota A em eficiência energética é um novo marco”, resume Fabíola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM América do Sul.


A S10 Flex automática chega às concessionárias em abril.

#S10FlexAT

#ForçadoCampo

Ficha Técnica Chevrolet S10 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.