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quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Mercedes-Benz aprimora cada vez mais a tecnologia dos ônibus que fabrica, elevando os níveis de segurança dos passageiros



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 



22 | AGOSTO | 2017 | 


Ônibus: tecnologias para redução do 
consumo de combustível e de emissões

            
Quem pensa que o trabalho da engenharia está apenas nos automóveis se engana. Uma das áreas mais importantes é o transporte de passageiros, com empresas buscando soluções para oferecer melhor eficiência energética, redução na emissão de poluentes e melhor qualidade do ar.

Novas tecnologias são responsáveis por muitos dos itens que reduzem o consumo de combustível, otimizando o custo operacional para as empresas.



E a Mercedes-Benz segue como uma das marcas mais incentivadoras de produtos com esse alinhamento tecnológico e introduz avançadas tecnologias para os chassis de ônibus da marca.

Já a partir deste mês, estará disponível no País o sistema de desligamento automático do motor e, a partir do início de 2018, o inédito módulo de recuperação de energia elétrica, que asseguram mais rentabilidade para as empresas de ônibus.

Com esses dois lançamentos, a linha de ônibus da Mercedes-Benz passa a ser uma das mais tecnológicas do Brasil, destacando-se, por exemplo, por 18 avançados itens que garantem um elevado padrão de desempenho, economia, conforto e segurança no transporte de passageiros.



EIS – sistema de desligamento automático do motor Toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz será equipada, como item de série, com o EIS (Engine Idle Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.

Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, quatro minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

A introdução dessa tecnologia atende a uma demanda crescente das empresas de transporte de passageiros pela redução dos custos operacionais. 

O sistema EIS, por exemplo, é utilizado com amplo sucesso em ônibus Mercedes-Benz na Europa.



RKM – sistema de recuperação de energia elétrica - Recurso também utilizado nos ônibus Mercedes-Benz na Europa, o sistema de recuperação de energia elétrica RKM estará disponível no Brasil, inicialmente, para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha O 500, bem como para os modelos O 500 U e M.


O gerenciamento inteligente do RKM aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.

Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da Mercedes-Benz foram registradas economias médias de cerca de 2%.

Os super capacitores são extremamente eficientes e funcionam com baixa tensão de 24 V. Uma grande vantagem na utilização dessa tecnologia é a rápida recarga desses super capacitores. 

Com isso, a energia elétrica armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo.

Entre as características mais importantes desta tecnologia inovadora também se destaca um benefício para as baterias e os alternadores do veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. 

E além da redução do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).



Tecnologias que oferecem 
vantagens em custo operacional
·         EIS – sistema de desligamento automático do motor: reduz o consumo de combustível
·         RKM – sistema de recuperação de energia elétrica: reduz o consumo de combustível
·         Mercedes PowerShift – câmbio automatizado: reduz o consumo de combustível
·         Top-Brake – freio-motor auxiliar: economiza combustível e diminui o desgaste dos componentes do sistema de freio
·         Retarder – sistema auxiliar de freio: diminui o desgaste dos componentes do sistema de freio
·         TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus: aumenta a vida útil e melhora a eficiência no consumo de combustível.

Tecnologias que oferecem vantagens em segurança
·         AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
·         LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
·         TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus: aumenta a segurança na via
·         Retarder – sistema auxiliar de freio
·         Top-Brake – freio-motor auxiliar
·         ABS – sistema anti-travamento
·         ASR – sistema de controle de tração
·         EBS – sistema eletrônico de freios
·         ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
·         ESP – controle eletrônico de estabilidade
·         Freio a disco
·         Sistema anti-tombamento
·         Eixo ERA direcional: maior estabilidade
Tecnologias que oferecem vantagens em conforto para o motorista
·         Mercedes PowerShift – câmbio automatizado
·         Câmbio automático Ecolife
·         Piloto automático
·         ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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