Matador de oficiais nazistas metidos a piloto |
Um dos eventos que precipitou a Segunda Guerra Mundial foi a invasão nazi da Checoslováquia, em 1938. Um dos “prémios” do saque alemão foi o Tatra 87, um dos primeiros automóveis de produção com motor V8, que foi adotado pelos oficiais nazis como carro de serviço.
E que foi, ao mesmo tempo, uma arma de extermínio de nazistas ainda antes da guerra começar.
A Tatra, uma marca checa que hoje é conhecida pelos seus camiões, que costumam ganhar na sua categoria o Rali Dakar, no passado era construtor de automóveis de luxo de renome.
A Tatra, uma marca checa que hoje é conhecida pelos seus camiões, que costumam ganhar na sua categoria o Rali Dakar, no passado era construtor de automóveis de luxo de renome.
O seu modelo de topo tinha um motor 3.0 V8 de 75 cv, montado numa carroçaria moderna e aerodinâmica que chegava a 150 km/h. Os oficiais nazistas adoravam o carro com que viajavam entre Berlim e Praga a essa velocidade.
Muito instável nas curvas, com tendência a derrapar e despistar-se. Na primeira semana de uso, sete oficiais de alta patente morreram em acidentes de viação. Ainda assim, eles pisavam fundo no acelerador do Tatra, a que os Aliados passaram a chamar "arma secreta" de extermínio de oficiais nazistas.
O Tatra foi construído por Ferdinand Porsche, que nasceu no Império Austro-Húngaro e escolheu anacionalidade checoslovaca com a dissolução da monarquia.
Muito instável nas curvas, com tendência a derrapar e despistar-se. Na primeira semana de uso, sete oficiais de alta patente morreram em acidentes de viação. Ainda assim, eles pisavam fundo no acelerador do Tatra, a que os Aliados passaram a chamar "arma secreta" de extermínio de oficiais nazistas.
Familiarizado com a Tatra ele decidiu copiar um modelo menor, o Tatra V570, para criar o Volkswagen KDF, que depois ficou conhecido como… fusca.
Fonte: Motor 24h
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