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sábado, 2 de setembro de 2017

Tatra 87, V8 com motor 3.0 com 75 cv e atingia 150 km/h é considerado o maior exterminador de oficiais nazistas na II Guerra Mundial. O carro preferido pelos oficiais nazistas, fabricado na Checoslováquia, era totalmente instável nas curvas, derrapando e despistava-se em alta velocidade, normalmente matando seus ocupantes.

Matador de oficiais nazistas metidos a piloto

Um dos eventos que precipitou a Segunda Guerra Mundial foi a invasão nazi da Checoslováquia, em 1938. Um dos “prémios” do saque alemão foi o Tatra 87, um dos primeiros automóveis de produção com motor V8, que foi adotado pelos oficiais nazis como carro de serviço. 

E que foi, ao mesmo tempo, uma arma de extermínio de nazistas ainda antes da guerra começar.

A Tatra, uma marca checa que hoje é conhecida pelos seus camiões, que costumam ganhar na sua categoria o Rali Dakar, no passado era construtor de automóveis de luxo de renome. 


O seu modelo de topo tinha um motor 3.0 V8 de 75 cv, montado numa carroçaria moderna e aerodinâmica que chegava a 150 km/h. Os oficiais nazistas adoravam o carro com que viajavam entre Berlim e Praga a essa velocidade.

Muito instável nas curvas, com tendência a derrapar  e despistar-se. Na primeira semana de uso, sete oficiais de alta patente morreram em acidentes de viação. Ainda assim, eles pisavam fundo no acelerador do Tatra, a que os Aliados passaram a chamar "arma secreta" de extermínio de oficiais nazistas.


O Tatra foi construído por Ferdinand Porsche, que nasceu no Império Austro-Húngaro e escolheu  anacionalidade checoslovaca com a dissolução da monarquia. 


Familiarizado com a Tatra ele decidiu copiar um modelo menor, o Tatra V570, para criar o Volkswagen KDF, que depois ficou conhecido como… fusca.



Fonte: Motor 24h

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