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domingo, 30 de dezembro de 2018

No ranking nacional de vendas ocupando já o 7º lugar entre os 80 comercializados no Brasil, o Fiat Argo Drive GSR 1.3 com câmbio automatizado de 5 marchas agradou no teste realizado pelo Blog. Conforto, boa dirigibilidade, espaço e economia e carga tecnológica chamaram a atenção. Custa R$ 61.990




Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Desde que o seu lançamento, no ano passado, para substituir o Palio e o Punto, o Argo vem conquistando a preferência dos consumidores e, neste mês de Novembro, foi já o 7º carro mais vendido, entre os 80 modelos comercializados no Brasil. 



A versão testada pelo Blog foi a Drive 1.3 GSR 2019 que se mostrou um carro moderno, robusto, muito eficiente na cidade, pelo desempenho do motor 1.3 Firefly, e econômico com consumo generoso mesmo abastecido com álcool, passando dos 9 km/l na cidade e dos 10 km/l, na estrada. Com gasolina faz quase 13 km/l na área urbana e mais de 14 km/l, na estrada. Esses valores ocorrem em função também dos sistema Star & Stop que desliga o motor por exemplo em paradas nos semáforos, o religando ao voltar a acelerar.



No prédio onde moro dois vizinhos têm o Argo, um prata e um vermelho e ambos tecem os maiores elogios ao carro, mas eu não tinha informações mais precisas, apesar de ter já testado o Cronos - matéria publicada em 31/10/18: (https://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/search?q=fiat+cronos). 




O conforto é um ponto a ressaltar no Argo. Apesar de ser um hatch pequeno, é robusto e o espaço para os passageiros é generoso na frente...





... e na traseira - que tem tomada para carregar celular -, onde inclusive a altura é suficiente para os ocupantes mais altos, característica da Fiat que soube descobrir espaço interno, onde parece não existir.




Faltando 1 cm para medir 4 m de comprimento, o Argo tem 2,52 m entre eixos e 1,72 m de largura e 1,50 de altura e um design atraente, graças a suas linhas esguias encimadas pelo capô com vincos acentuados que recai sobre a grade escamada separando os conjuntos óticos que vazam pelo guarda-lamas. 


Nos extremos do para-choques ficam os dois faróis de neblina, eficientes. Na traseira as lanternas e no para-choques os sensores de estacionamento.



A suspensão do Argo absorve bem as depressões do asfalto e na estrada e nas ruas de piso regular é notório o silêncio no habitáculo, só alterado pelo som baixo do motor e nas trocas de marchas. 



Os passageiros da frente têm o conforto do descanso de braço entre os bancos


O sistema de multimídia com tela de 9", sensível ao toque, possui câmera de ré, espelhamento para Android Auto do Google e IOS, Bluetooth, comandos no volante, Wi-Fi  hostspot, reconhecimento de voz, armazenamento interno de para vídeos e músicas com 16 GB.




No volante de couro, o mesmo do Jeep, com regulagem de altura e profundidade, tem controles de som, de velocidade cruzeiro (piloto automático), dos limpadores dianteiros e traseiro, do computador de bordo e ainda 



paddle shifts, as borboletas para troca de marchas manualmente que proporciona respostas mais rapidas.




O moderno motor 1.3 de alumínio, de 4 cilindros - o que reduziu seu peso -, e 8 válvulas (como os mais antigos gostam) do Argo Drive GSR é admirável e tem um casamento perfeito com o câmbio de cinco velocidades automatizado GRS Comfort, preparado para manter por mais tempo uma marcha reduzida quando "sente" que o motorista precisa fazer uma ultrapassagem ou a retomada de velocidade, além de ter mais agilidade nas trocas.




O Argo desse modo chega de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge velocidade deponta de 184 km/h. Tem direção elétrica e seu sistema de câmbio é comandado por botões no console, ao invés da tradicional alavanca: D (drive), N (neutro), R (ré), S (Sport) e A/M (sendo o A para condução comandada pelo câmbio e o M para direção manual, pelos paddle shifts, no volante).

O Argo Drive GSR possui ainda um sistema que mantém o motor um pouco acelerado em declives leves para evitar que o carro deslize para trás. 


As rodas são de 14" e pneus  175/70 - a Fiat oferece opcional de rodas de 16". O modelo tem ainda freios ABS com EDB, controles eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração, sistema Hill-Holder que garante retomadas mais eficientes.



Os retrovisores são da cor do carro com iluminação de seta, e o Argo tem ainda na versão GSR vidros elétricos, 



ar condicionado com três confortáveis saídas redondas no painel central, cintos de segurança em todos os assentos de três pontos e alarme antifurto. 



E o porta-malas de 350 litros pode ser 



espandido para 700 l com o banco traseiro rebatido




O carro custa R$ 61.990.

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