Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 1 de dezembro de 2018

Coluna Mecânica On Line dá preciosas dicas para uma direção segura



Coluna 
Mecânica Online

30/11/2018





Qual o problema entre a direção e o banco do motorista?


É muito normal numa roda de amigos a brincadeira que o problema de um determinado veículo muitas vezes está entre a direção e o banco do motorista, ou seja, é você, o motorista do veículo, que pode precisar de mais conhecimentos sobre seu veículo e modos de condução.

Então, a coluna Mecânica Online® vai passar para você dicas preciosas utilizadas por profissionais do volante para melhorar sua performance para uma condução mais segura, eficiente e harmoniosa.

Item básico de conhecimento de qualquer motorista é o conhecimento do manual do automóvel. Não basta saber sua localização no interior do veículo, mas periodicamente folhear para saber mais sobre os recursos do seu veículo, períodos de manutenção e melhores condições de utilização.

Como está a manutenção do seu veículo? 
É preciso saber que manter uma rotina simples de inspeção (como verificar a pressão dos pneus toda semana) pode auxiliar na redução de gastos inesperados – além de garantir a segurança durante sua utilização.

Por isso, faça as
seguintes verificações periódicas:

 - Vazamentos: podem ser detectados por gotejamento no solo ou por visualização do conjunto motriz.

 - Sistema de iluminação: caso o veículo não tenha alerta para lâmpada queimada, você pode fazer a inspeção visual.

 - Níveis dos reservatórios: uma olhada rápida no nível dos líquidos pode evitar muita dor de cabeça.

 - Pneus: verifique sempre que possível a pressão dos pneus, incluindo a do estepe. A pressão correta evita o desgaste precoce, e essa verificação também permite detectar irregularidades no alinhamento do veículo e contribui para um melhor aproveitamento do consumo de combustível.

 - Manutenção preventiva: por falar em economia, esteja atento às peças passíveis de troca de acordo com sua utilização por quilômetro rodado. Além de manter o sistema todo confiável, isso ajuda a evitar despesas maiores e a economizar combustível.

 - Ar-condicionado: verifique periodicamente as condições do filtro antipólen e faça a higienização do sistema de circulação.

Rotas - Na era da tecnologia, é fácil deixar todos os nossos deslocamentos na mão de aplicativos de localização, (retirar: apenas para não divulgar marca). Mas é muito importante ter conhecimento prévio da rota e de seus entornos. Isso vai ajudá-lo em situações inesperadas.

Carga - Atenção ao tipo de carga que pretende carregar. Excesso de carga ou bagagens pode ser perigoso tanto para o veículo e seu condutor quanto para os demais motoristas da via. Por isso, só transporte itens compatíveis com seu tipo de veículo. 

E siga estas dicas:

 - Motorista de veículo de passeio: não obstrua o campo de visão do espelho retrovisor e não transporte objetos soltos no interior do carro. 

 - Motociclista: jamais transporte objetos de grandes dimensões, que não podem ser armazenados no bagageiro “baú”, muito menos em motos que não disponham de elementos para o acondicionamento correto.

Leis e sinalizações de trânsito - Conhecer as leis e sinalizações de trânsito é obrigação e dever de todo motorista. Saber como se portar em uma via é essencial para a segurança de todos, além de manter o bom escoamento das vias. Ah, e evita multas também.

Distrações - Cuidado com o excesso de distrações. Atualmente a disponibilidade de recursos móveis tem se tornado um problema durante a direção – desde um simples GPS até a possibilidade de trocar mensagens pelo celular tornaram-se riscos para o foco que o condutor deve ter direcionado para o trânsito.

Não utilize ou manuseie esses aparelhos enquanto o veículo estiver em movimento: sua atenção deve estar totalmente voltada para a via.

Taxistas e motoristas de aplicativos também devem ter o cuidado de não obstruir o campo de visão com a fixação do celular.

Quando houver a necessidade de manusear algum recurso, pare o veículo em local seguro. 

Saúde no trânsito - Passar longos períodos na direção de um veículo pode desencadear a LER (lesão por esforço repetitivo), além de outros fatores que podem causar problemas à saúde do motorista profissional:

 - Ruído: capaz de provocar doenças no aparelho auditivo e até mesmo problemas mentais.

 - Temperatura elevada e falta de ventilação: distúrbios circulatórios, insolação, erupções na pele, câimbras e desidratação.

 - Poluição: a exposição prolongada à poluição resultante da queima de combustíveis pode afetar o sistema respiratório.

Assim como a manutenção do seu veículo é importante, procure acompanhamento médico sempre que possível.

E, nesses cuidados com a saúde, atente-se ao tempo que você passa dirigindo sem intervalo. Recomenda-se que, a cada duas horas, ou quando surgir a necessidade, o motorista faça pausas para se recompor. Isso deve incluir alongamento e relaxamento, alimentação saudável e hidratação.

Além disso, esteja atento a:

 - Uso de medicamentos: alguns remédios influenciam na capacidade de dirigir.

 - Postura: faça o ajuste correto entre você, o banco e o volante. 

 - Bebida alcoólica: jamais beba antes de assumir a direção de um veículo.

Na hora da condução você precisa ter muito cuidado com os vícios. Encontre a melhor postura ao sentar no veículo; Nada de ficar com a mão sobre a marcha ou mesmo com o pé na embreagem durante paradas no sinal, por exemplo.

Agora ficou mais fácil de encontrar a melhor solução para um problema simples, que muitas vezes atrapalha o dia-a-dia do motorista por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.