Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TESTE: Jeep Compass Limited 2019, motor 2.0 turbo diesel, um belo carro. Bem acabado, rápido, seguro, confortável, econômico e de excelente dirigibilidade na cidade e na estrada. 20º mais vendido nos Estados Unidos. O preço é um pouco salgado - custa R$ 172.190. Assista os vídeos.

   
Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Na última quinta-feira, devolvi na concessionária Azzura, de Botafogo, o novo Jeep Compass Limited, 4x4 com reduzida 
e Selec Terrain, motor 2.0 turbo diesel, de 170 cv, com muita pena de não poder ficar mais tempo com esse belo carro. É o adjetivo perfeito para falar desse Jeep confortável, seguro, silencioso, rápido e bonitão cedido pela Jeep para avaliação pelo Blog. Custa R$ 172.190.



Na buraqueira em que se encontra a cidade maravilhosa, graças à omissão do prefeito Crivella, alvo da reclamação de milhares de motoristas cariocas, o Jeep Limited mostrou-se um carro pronto para enfrentar o dia-a-dia, absorvendo muito bem os impactos das irregularidades das ruas e oferecendo conforto aos ocupantes. 



O interior do Limited preto cedido ao Blog pela montadora tem uma forração em couro creme que lhe confere ao mesmo tempo um ambiente sóbrio e luxuoso e ao invés do plástico forrando o painel é usado um produto emborrachado que evita e absorve as trepidações. O Compass é o 20º carro mais vendido no mercado norte-americano, o que justifica seu alto padrão de acabamento e a boa qualidade do carro.



Chamou-me a atenção o som do fechamento das portas, surdo, firme, revelando a qualidade premium do carro. Os assentos têm o conforto de uma poltrona, incluindo o de trás. Como um SUV que se preza o espaço para as pernas é generoso tanto na frente quanto na traseira.


Uma parada rápida para essa foto na rodovia Presidente Dutra

A melhor maneira para sentir o carro era levá-lo para a estrada. E lá fui eu e minha mulher, Lana, rumo a Penedo, a 178 km do Rio, uma cidade agradável, no sopé da serra da Mantiqueira. 




Conhecida como a cidade de Papai Noel foi fundada por filandeses e ali se come o eisebien, prato típico alemão, mais gostoso do Estado do Rio de Janeiro, na Casa do Fritz.




A viagem pela Rodovia Presidente Dutra, a famosa BR-101, foi super agradável entre montes e vales. O Jeep Limited galgou com firmeza e constância, graças ao turbo do motor, a serra das Araras, hoje com uma velocidade máxima de 60 km/h como medida preventiva contra os acidentes que aconteciam ali com frequência.




Na cidade, como na estrada, especialmente na subida da serra, cheia de curvas, se vê quanto é útil o Monitoramento de Ponto Cego que vem no Limited. À aproximação de um ciclista, de uma moto, de qualquer veículo uma luz amarela de um pequeno triângulo passa a piscar na extremidade dos retrovisores externos avisando o motorista.



Outro equipamento de extrema importância para o motorista é o aviso sonoro de colisão como veículo da frente, quando o sistema detecta essa possibilidade, ou seja o seu carro se aproxima velozmente do veículo à sua frente, imediatamente surge no painel de instrumentoso aviso BRAKE (FREIE). Se ainda assim a redução de velocidade não foi suficiente o próprio sistema, que é comandado por sensores radares, acionam o freio por conta própria. 



No regresso de Penedo, a chuva mostrou a cara e caiu com intensidade. O Compass comportou-se tranquilamente, realizando curvas seguras e mantendo o mesmo nível de dirigibilidade sob essas condições. Já noite, os faróis Xénon, garantiram perfeita iluminação da estrada. Um farol ilumina o interior das curvas acompanhando a torção do volante, muito útil, que eleva a segurança na condução noturna.


O motor turbo de 170 cv diesel garante um desempenho em curvas e ultrapasagens


O Compass Limited é um dos carros mais bem equipados tecnologicamente de seu segmento. Possui Sistema de Monitoramento de Mudança de Faixa, o primeiro fabricado no Brasil. É comandado por câmeras e sensores externos, que detectam a mudança de faixa inesperada e corrigem a trajetória levando carro automaticamente de volta à pista.

Assista o vídeo:
https://vimeo.com/298073430




No regresso ao Rio de Janeiro, com chuva e noite escura, o Sistema de Farol Alto Automático, que detecta a iluminação ambiente, incluindo a presença de faróis em sentido contrário mudando automaticamente a intensidade da luz do Compass, reduzindo significativamente o ofuscamento.



Produzido em Goiana (PE), o Compass 2019 vem equipado com sistema Start & Stop - um sistema inteligente com alternador e bomba de combustível que trabalham automaticamente bajxando o consumo em 11%, em relação à versão anterior - com chave presencial, rodas de 19", ar condicionado automático, retrovisores rebatidos automaticamente. O tanque de 60 l de diesel tem autonomia em torno de 900 km. 



O porta-malas com capacidade 410 aumentada para cerca de 800 l com o banco traseiro rebatido.



A tampa do porta-malas tem abertura automática.

Veja no vídeo:

Alerto os motoristas que devem ligar os faróis na posição de luz baixa, pois o automático só aciona as luzes quando o carro entra em lugares de iluminação reduzida, como túneis, e na estrada o CNT obriga a circulação com faróis baixos ligados.



Aletas atrás do volante permitem  trocas de marchas mais  rápidas, de acordo com o interesse do motorista







O Compass Limited oferece o sistema de auto estacionamento (Park Assist), sem a intervenção do condutor,que apenas tem de frear ou acelerar de acordo com as instruções do sistema semi-autônomo do Compass. 

Assista o vídeo:



_________________________________________________________________________________

A responsabilidade do jornalista automotivo ao receber um carro de uma montadora para o avaliar é muito grande, pois seu teste pode levar o leitor a adquiri-lo ou não. Em qualquer dos casos, é necessário que as informações sejam mais corretas, detalhadas e claras possível ao mesmo tempo em que têm de ser entendidas pelos leitores. 

É essa preocupação que move o jornalista dado o compromisso que tem com o seu leitor. Naturalmente, nem sempre a montadora dona do carro fica muito satisfeita com o que é descrito, sobre o veículo avaliado, na opinião do jornalista, mas existe um respeito mútuo entre a fábrica e o jornalista, um confia no outro, numa relação marcada pela liberdade absoluta de expressão. A.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.