Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Há muito que a Fiat passou a acertar na fabricação de
bons carros, confiáveis e duráveis, como o Palio, o Palio Weekend, o Punto e modelo
após modelo se aperfeiçoa e a prova disso é a picape Toro, o sedan Cronos, o
hatch Argo, avaliado pelo Blog, na versão Trekking 1.3 Flex que recebeu um
tratamento e melhorias que facilitam seu uso off-road,
inclusive beneficiando os ângulos de ataque com saídas de 21º e 34º.
Pneus 205/60, todo terreno, recalibragem da suspensão,
novas molas e amortecedores que elevou em 4 cm e o deixou a 21 cm do chão, permitindo
que supere com mais facilidade obstáculos, na cidade, vencer os quebra-molas
sem arrastar o fundo carro no asfalto, e em pisos off-road, irregulares, que se
comporte com alguma facilidade, já que na verdade o Trekking não é um
veículo exatamente fora de estrada.
A personalização off-road do Trekking é um dos seus
chamarizes para seu sucesso de vendas. Molduras negras
cobrindo as caixas das rodas e os para-choques dão um toque atraente às laterais
que ficaram mais vistosas com os adesivos com a palavra Trekking e o teto pintado
de preto brilhante e na frente desenho lembrando dois pinheiros reforçando a
posição de carro fora de estrada.
Os escudos da Fiat no Trekking vêm com fundo
vermelho e preto, no volante e na chave tipo canivete. Na frente, uma faixa
preta cobre parte do capô, como no Jeep Renegade.
O interior, todo em preto, ganhou o toque
sofisticado da versão top de linha HGT, as saídas de ar redondas – as mais
eficientes, pois podem ser direcionadas para qualquer direção – cromadas.

O motor é o eficiente Firefly 1.3 flex, de quatro
cilindros, com 109 cv e 14,2 kgfm acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Com esse conjunto, o Trekking chega de 0 a 100 km/h em 12,1 seg., o que mostra um
desempenho normal de um carro de sua categoria, mas é bom que se diga que tanto
na cidade quanto na estrada é um carro que não faz feio. Responde bem aos apelos
do motorista sempre que é preciso. O consumo na cidade é de 8,5 km/l e
na estrada de 9 km/l, abastecido com etanol.

O volante, de excelente pegada, possui controles de
telefone e som do carro. O painel de bom acabamento, em plástico duro abriga a
central de multimídia de 7”, saliente, sensível ao toque com acesso aos sistemas
Android e Apple, os controles do ar condicionado redondos, como os usados há anos pela Alfa
Romeu.
Os espelhos retrovisores, vidros e travas
elétricos, são elétricos, mas há a falta do controle de estabilidade e de
tração, assim como o assistente de arranque em subidas e os air bags são apenas
os dianteiros.
O porta-malas é 300 l e o espeço para os
passageiros no banco traseiro é suficiente para transportar passageiros mais
altos, pelo bom espaço para as pernas e altura. Neste banco, há cintos de segurança
e encostos de cabeça para os três ocupantes.
O Trekking é perfeito para quem precisa de um carro
pequeno com bom desempenho e gosta de um carro com visual personalizado que permite o uso satisfatório
em estradas de terra. Seu preço é a partir de R$ 59.990,00, e com as rodas de
liga leve e a câmera de ré chega a R$ 62.970,00.
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