Era 1970 e a Volkswagen decidiu apresentar ao Exército brasileiro um novo veículo militar que batisou de VEMP (veículo militar protótipo). Nesse projeto, a VW mostrava sua ousadia ao desenvolver um projeto inédito para participar de uma licitação do Exército Brasileiro no início dos anos 1970.
O texto falava em "veículo todo terreno", com tração 4x4 e que tivesse capacidade para puxar 500 kg de carga. E assim surgiu o VEMP, sigla para "Veículo Militar Protótipo". om construção do tipo carroceria sobre chassi, trazia o mesmo motor 1.6 a ar aplicado aos demais modelos da linha Volkswagen. A carroceria de aço toda feita com linhas retas e simples, para facilitar a manutenção.
A tração traseira, com caixas de redução nas rodas. A tração dianteira acionada sob demanda por uma pequena alavanca ao lado da de câmbio. A suspensão dianteira com barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi do protótipo.
Foram feitas duas unidades do VEMP. Sobre uma delas há poucas informações, estima-se que tenha sido desmontada.
Já essa unidade em exposição permaneceu na Anchieta e passou a ser utilizada internamente. Foi descaracterizada, recebeu rodas de liga leve, outra pintura e perdeu o jeito de veículo militar. Era utilizada para puxar uma carretinha de peças.
Mas estava na hora da VW resgatar esse protótipo, recuperá-lo e integrá-lo ao Acervo da Volkswagen. O modelo foi totalmente desmontado e entrou em processo de restauração. No entanto, havia poucas informações disponíveis sobre no protótipo e a VW recorreu às fotografias que possuía em seu acervo, o suficiente para montar iniciar a restauração.
De volta ao seu estado original, o modelo conta com algumas modernizações, como a os bancos dianteiros do Fox e o motor 1.6 da Kombi. Embora não tenha sido aprovado pelo Exército, o projeto teve sua história preservada na Garagem VW.
Hoje, o VEMP é um significativo exemplar das memórias da VW e integra o acervo da montadora.
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