Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Coluna Mecânica Online faz retrospectiva automotiva de 2019


Coluna
Mecânica Online 

30 / 12 / 2019



Mecânica Online® completa 20 anos

Num país em que metade das empresas duram apenas três anos, é uma alegria imensa ter a oportunidade de comemorar 20 anos.

Lançado na internet em primeiro de janeiro de 2000, o Portal Mecânica Online® é exemplo constante da evolução da apresentação de conteúdo com o passar dos anos - textos, fotos, animações, vídeos e interatividade tornando a mecânica do jeito que você entende.

Desde seu lançamento o portal apresenta informações sobre manutenção, tecnologia, engenharia, veículos pesados, lançamentos, avaliações e coberturas especiais.
Durante esse período o Mecânica Online® apresentou notícias como o lançamento do Chevrolet Celta, no mesmo ano do site.

Em 2001 avaliamos a Toyota Hilux e o Peugeot 206.
2002 tivemos nossa primeira cobertura do Salão do Automóvel de São Paulo. Evento que sempre contou com a cobertura do Mecânica Online®, desde então.

2003 marcou o surgimento da tecnologia bicombustível pela Volkswagen do Brasil, no momento em que comemorava 50 anos no país. Também aconteceu o lançamento do primeiro SUV urbano, o EcoSport e do Honda Fit, elogiado pelo espaço interno.

Durante a febre das minivans tivemos o lançamento do Volkswagen Fox. O Mecânica Online® já participava das coberturas das etapas Nordeste do Mitsubishi MotorSport.
2004 tivemos a conquista do piloto pernambucano Beto Monteiro, campeão da Fórmula Truck. Acompanhamos de perto o Mini Baja da UFPE.

A boa imagem dos veículos coreanos por aqui é reflexo do lançamento do Hyundai Tucson em 2005. Apostava no espaço interno, robustez e lista de equipamentos. Nesse mesmo ano participamos da Autonor e dos lançamentos dos caminhões eletrônicos e Ranger, pela Ford.

2006 acompanhamos a inauguração do Centro de Treinamento da Honda em Pernambuco. O lançamento do New Civic e o Peugeot 206 Escapade.

Já em 2007 o Honda Civic era destaque entre os consumidores que buscavam agilidade e confiabilidade. Design era o forte do Fiat Punto. Obra do italiano Giorgetto Giugiaro que sobrava com o bom estilo italiano. Entre os lançamentos com nossa cobertura estivemos no Freelander 2, Civic Si, EcoSport e Ka.

Participamos da Flexpedition Leste Oeste, uma expedição organizada pela Chevrolet do Brasil. Saímos de João Pessoa, na Paraíba, até Palmas, Tocantins, avaliando os modelos da marca. Participamos da primeira cobertura na FENATRAN.

2008 marca a inclusão do Mecânica Online em grandes eventos nacionais. Acompanhamos o Novo Corolla, Palio Weekend Locker, Mille Economy, Linea, Meriva, EcoSport 2.0 e Ford Transit.

Nossa primeira cobertura internacional: lançamento do Ford Focus na Argentina. Fomos até Bariloche, conhecer a neve e também os diferenciais que o modelo traria para nosso mercado. Talvez esse tenha sido o ano mais marcante nos eventos de lançamentos. Eu explico.]

O evento da Ford na Argentina foi perfeito, permitindo o conhecimento na prática do veículo combinado com atrações turísticas locais. O lançamento do Fiat Linea teve simplesmente show de Roberto Carlos e Caetano Veloso cantando Bossa Nova. Participamos da expedição Portos Abertos, organizada pela Chevrolet percorrendo o trecho entre Pernambuco e Ceará. No último mês do ano a Iveco apresentou o caminhão Tector durante um cruzeiro de três dias no litoral Sudeste. Eu não falei?

O Mecânica Online® foi se firmando pelo trabalho sério, cobertura em tempo real dos eventos e matérias com informações completas.

2009 marca nosso início no prêmio imprensa automotiva, organizado pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva - ABIAUTO. Aprendemos a fazer carros de madeira no seminário de manufatura na fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul. Acompanhamos muitos lançamentos de motocicletas da Honda, inclusive realizamos nossa primeira visita na fábrica em Manaus.

Entre os lançamentos podemos destacar nossas coberturas no Troller T4, Ford Ranger, Honda City, Audi Q5, S3, TTS e A6, Fiat Strada cabine dupla, 500 e Doblò, Volkswagen Fox e Crossfox, entre outros.

Os anos seguintes mostram que o Mecânica Online® estava no caminho certo. O reconhecimento e participação nos principais eventos nacionais e internacionais marcam o trabalho publicado através do portal.

Em agosto de 2010 realizamos nossa primeira viagem aos Estados Unidos. Atendemos convite da Ford para conhecer em Dearborn, o New Fiesta.

Cobrimos eventos da Chevrolet, Ford, Volkswagen, Peugeot, Audi, Scania, Mercedes-Benz, Fiat, Kia, Toyota, Renault e Iveco.

2011 acompanhamos de perto lançamentos como a Linha Cargo, Kia Soul Flex, Audi A1, Classe C, Passat e Touareg, Audi A7, entre tantos outros. Voltamos aos Estados Unidos, agora para cobertura do lançamento do Fiat 500 em Miami.

Realizamos nossa primeira cobertura internacional na Europa. Atendendo convite da General Motors fomos para Alemanha conhecer o Cruze e o Salão de Frankfurt.

Nesse mesmo ano entrei para a história do segmento automotivo – o mais rápido da imprensa automotiva. Durante apresentação do Audi R8 GT alcancei a marca de 326,5 km/h na pista de testes da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo. Uma marca que até hoje não foi ultrapassada.
2012 marcou a chegada da nova geração do EcoSport. 

Motorização 1.0 com apenas três cilindros e 120 cavalos de potência. Nova geração também para o Peugeot 307, agora como 308.

JAC Motors apresenta J5 na Bahia. Nova geração do Punto é lançada em Minas Gerais e Chevrolet Onix tem World Premiere no Brasil.

MAN TGX passa a ser produzido no Brasil, Fiat anuncia o Polo Automotivo em Pernambuco e Hyundai inaugura sua fábrica no Brasil e lança o HB20, em Piracicaba, São Paulo.
Fomos até Santiago, no Chile, conhecer o Grand Siena, e em Salta, na Argentina, conhecer a Nova Ranger. Em Los Angeles foi a vez do Novo Fusion.

Passamos a participar do Engine Of The Year, premiação que reconhece os melhores motores mundialmente. Lançamento da Coleção AutoMecânica – Quatro mídias CD-ROM abordando mecânica de forma interativa.

Durante evento de lançamento da Competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovida pela Scania, fui o vencedor da etapa entre os representantes da imprensa.

Conquistei uma viagem para conhecer a sede da Scania na Suécia, viagem que acontece em setembro do mesmo ano. Excelente oportunidade para se encontrar com o futuro da manufatura em Södertälje.

2013 foi o ano com mais coberturas Mecânica Online®. Foram 95 eventos registrados! Nunca antes a “ponte aérea” Recife – São Paulo esteve tão frequente. A BMW realiza cerimônia da pedra fundamental da sua fábrica em Santa Catarina. Participamos pela primeira vez do prêmio Top Car TV.

A sua coluna Mecânica Online conquista menção honrosa no 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo com o segundo lugar entre todas as matérias produzidas para internet concorrentes. A mesma conquista volta a acontecer em 2019, ficando na terceira colocação. Essa conquista é um grande orgulho.

Fomos duas vezes ao Chile, a primeira com a Ford para testar o Novo Cargo Extrapesado no deserto do Atacama e 15 dias depois com a Iveco, em Santiago, conhecer o caminhão Hi-Way.

Durante 10 dias atendemos convite da Volkswagen do Brasil e visitamos pela segunda vez a Alemanha - Berlim, Wolfsburg e AutoStadt – A cidade do automóvel. Segunda cobertura do Salão de Automóvel de Frankfurt.

Pelo período de uma semana realizamos nossa cobertura mais distante até então: conhecer as instalações da Hyundai na Coreia do Sul, entre elas, o maior complexo automotivo no mundo localizado na cidade de Ulsan.

E a Copa do Mundo é no Brasil. 2014 foi um ano diferente para as coberturas do segmento automotivo. Realizamos nossa primeira cobertura da Campus Party atendendo convite da Ford.

Voltamos na Argentina, agora para testar o Novo Uno. O Up! é apresentado em Gramado, RS. Conhecemos a Fórmula 1 em Interlagos através de convite da Nissan, marca que inaugurou sua fábrica no Brasil, em Resende, RJ.

Em 2015 acompanhamos o lançamento do Fiat Bravo, Honda HR-V, Jeep Renegade, GLA 250, Audi TT, motorização turbo Volkswagen, entre tantos outros. Tivemos a inauguração do Polo Automotivo Jeep em Goiana, Pernambuco.

Participamos da convenção mundial de imprensa da Bosch, em Boxberg, Alemanha. Um evento sem igual por permitir conhecer na prática as tecnologias atuais e em desenvolvimento oferecida pela marca para os diversos fabricantes automotivos. Foi nossa primeira experiência em um veículo autônomo. Estivemos na Argentina acompanhando a Michelin, Scania e Toyota.

Foi nossa primeira participação no Prêmio Motor do Ano, promovido pela Revista AutoEsporte, como votante na categoria dos motores. Henrique Pereira chega na equipe para somar ainda mais no conhecimento técnico e de engenharia.

A picape Fiat Toro foi uma das grandes novidades em 2016, juntamente com o Mobi. A Mercedes-Benz comemorou 60 anos de Brasil e realizou a inauguração de uma nova fábrica, agora em Iracemápolis, a Nova Ranger foi apresentada em Puerto Iguazú, Argentina. Fomos até o Rio de Janeiro acompanhar as Olímpiadas, atendendo convite da Nissan.
Jeep Compass tem seu lançamento e Scania testa ônibus com GNV, ambos em Pernambuco. Comemoramos os 75 da Jeep durante expedição na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

O Honda WR-V foi o primeiro lançamento de 2017. Depois acompanhamos o Renault Captur e Kwid, Nova Frontier, Fiat Argo, Kicks Nacional, Sprinter 20 anos, Novo Polo, Equinox e Mustang, como principais lembranças de um ano bastante movimentado em coberturas.

No mês de abril a Scania iniciou suas comemorações de 60 anos de Brasil, onde fomos agraciados com uma bela homenagem em sua fábrica em São Bernardo do Campo.
Fomos mais uma vez na Argentina, dessa vez, em La Plata, conhecer as instalações da YPF e seus processos de produção de óleos lubrificantes.

E o Mecânica Online® que iniciou suas atividades na capital pernambucana vai acelerar num dos templos do automobilismo mundial: Maranello.

2018 marcou nosso retorno na Europa, agora na Itália, para conhecer de perto a Ferrari 488 Pista. Uma cobertura completa em todos os sentidos, desde os testes até a produção dos vídeos e fotos.

Estivemos em muitas coberturas, entre elas o Volkswagen Virtus e T-Cross, Fiat Cronos, Fábrica 4.0 Mercedes-Benz, Ford Mustang, Volvo XC40, Actros 2651, Campo de Provas da Mercedes-Benz, Toyota Yaris, Novo Spin, C4 Cactus, Eclipse Cross, Arrizo 5, Tiggo 5X, Jac T50 e a nova geração de caminhões da Scania.

Prestes a completar seus 20 anos, 2019 marcou uma cobertura que faltava em nossa história: a última edição do Salão de Detroit, literalmente no frio do início de ano nos Estados Unidos. Em 2020 será no meio do ano, verão por lá. Estive Em Detroit atendendo convite da FCA.

Também voltamos a atravessar o mundo para conhecer em primeira mão a nova família do Hyundai HB20 na Coreia do Sul. Mais uma oportunidade para ver de perto a evolução na manufatura no complexo de Ulsan.

Entre os destaques de chamadas no portal acompanhamos o Tiggo 7, Novo Classe A, EcoSport com pneus runflat, JAC T80, Audi RS4 e RS5, T-Cross 200 TSI, nova diretoria da ANFAVEA, Argo Trekking, Pajero Sport HPE, Edge ST, Jetta GLI, Toro 2020, Fiat Safety Center, Sandero 2020, Ranger e New Onix.

Também foi em 2019, no Brasil, o lançamento mundial da tecnologia híbrida bicombustível apresentada no Toyota Corolla. Dois motores elétricos e um motor de combustão interna bicombustível.

E vamos comemorar nossos 20 anos. O que nos falta agora? Agradecer.

É por você que trabalhamos, que buscamos as melhores pautas e ideias para fugir do comum. Obrigado por sua audiência, por compartilhar com os seus, por acompanhar nosso trabalho.

Agradecemos todas as assessorias de imprensa que nesse período nos acompanharam e reconheceram nosso trabalho.
Temos a convicção que desempenhamos papel importante como ferramenta útil para nosso leitor no conhecimento de produtos e tecnologias. Agradecemos todos os convites e oportunidades juntos.

Foram mais de 390 carros avaliados nesse período, sem nenhum registro de acidente.

Agradecemos aos colaboradores e parceiros que sempre nos ajudaram a manter o site atualizado. E se não fossem os patrocinadores, com certeza, não estaríamos por aqui ainda. Muito obrigado.

2020 será um ano de desafios. Já acompanhamos uma revolução na imprensa automotiva, mas acreditamos que a informação técnica, com conteúdo e principalmente, desenvolvida por pessoas com formação na área automotiva vai continuar a ter espaço, seu público continua ávido por mais informações.

Antes de tudo, que tenhamos saúde e possamos sobreviver em nosso Brasil.

Feliz 2020 para todos nós, iniciamos agora o Mecânica Online 2.0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.