O Subaru XV logo dará lugar ao novo Crosstrek. Na verdade, o que um dia foi a versão elevada do Impreza, se converteu com os anos em um modelo independente por direito próprio, com identidade e personalidade específicas.
Uma afirmação ainda mais acertada no caso da versão Wilderness, uma opção para os entusiastas do off-road mais exigente, que foi apresentado no Salão de New York, antes do seu desembarque no mercado norte-americano.
No caso do Subaru, este é o terceiro modelo que recebe este acabamento, depois do Outback e do Forester. No entanto, assim como estes dois últimos, é provável que o Crosstrek Wilderness seja destinado exclusivamente aos Estados Unidos e a outros mercados globais, como Austrália e Japão, onde as vendas da marca avançam em um maior ritmo.
O Crosstrek Wilderness combina as proporções típicas de um crossover de tamanho médio com um aspecto robusto de um autêntico todo-terreno.
Seus traços distintivos incluem novos para-choques com detalhes em laranja e carcaças hexagonais para os faróis antineblina, uma proteção do cárter de alumínio no inferior da parte dianteira e um acabamento em plástico preto que envolve toda a carroceria, para protegê-la dos cascalhos e do pó.
Em suma, o design é mais agressivo, mas também mais funcional, para aventurar-se fora do asfalto, graças à presença de pneus Yokohama Geolandar do tipo todo clima, montados sobre rodas de liga leve pretas de 17 polegadas.
Para sair do asfalto, a altura livre do solo aumenta em 15 mm em relação ao Crosstrek tradicional, para somar um total de 24 cm, permitindo circular com bastante tranquilidade pelo campo.
O interior do Subaru não muda muito, exceto por alguns detalhes em laranja e a inscrição ‘Wilderness’ nos apoios de cabeça dos bancos. No mais, se mantém o sistema de infotainment com uma tela vertical de 11.6 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Para uma condução ágil fora do asfalto, o sistema X-Mode inclui dois programas de condução: Snow/Dirt, para uma condução todo-terreno mais leve, e o Deep Snow Mud, para situações mais complicadas. Na prática, ao ativar estes modos, o sistema atua sobre a tração total e a entrega de potência para minimizar o deslizamento das rodas.
Também ativando o X-Mode, ao subir uma ladeira pronunciada em baixa velocidade, a transmissão automática CVT entra automaticamente no modo ‘Controle de Aclives’, alterando a relação de marcha mais baixa disponível. Por último, como no Crosstrek ‘normal’, conta com um controle de descidas.
Debaixo do capô do Wilderness há um motor 2.5 de 4 cilindros, com 185 cv e 239 Nm de torque, que é mais potente que o 2.0 com 155 cv e 196 Nm que pode ser encontrado no resto da linha Crosstrek.
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