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sábado, 22 de abril de 2023

Stellantis está finalizando o teste de eFuel em 28 famílias de motores para dar suporte à descarbonização da frota circulante de veículos a combustão



  • Embora comprometida com as vendas de automóveis 100% elétricos a bateria na Europa até 2030, a Stellantis está testando a eficiência dos eFuels em veículos europeus produzidos desde 2014 (Euro 6) para reforçar as reduções de emissão de carbono
  • Vinte e oito famílias de motores estão sendo testadas para torná-los compatíveis com eFuels, o que pode proporcionar uma redução de até 90% nas emissões de CO2
  • A solução pode ser aplicada em até 28 milhões de veículos produzidos pela Stellantis com potencial para reduzir em até 400 milhões de toneladas as emissões de CO2 na Europa de 2025 até 2050
  • A Stellantis estabeleceu a ambiciosa meta de se tornar carbono neutra até 2038, conforme estabelecido no plano estratégico Dare Forward 2030

Amsterdã – A Stellantis confirmou hoje que está finalizando os testes de eFuels em 28 famílias de motores para ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono de 28 milhões de motores a combustão interna (ICE) fabricados pela Stellantis desde 2014 (Euro 6) na Europa, enquanto continua comprometida em vender apenas veículos de passeio elétricos a bateria (BEV) até o final da década na região.

Como parte das ferramentas disponíveis para reduzir as emissões de carbono e lutar contra as mudanças climáticas, o eFuel é um combustível sintético feito a partir do CO2 atmosférico capturado e de energia renovável.

A ampla adoção de eFuels poderia oferecer aos clientes com veículos ICE uma opção fácil e acessível para descarbonizar seus veículos sem precisar substituí-los, atualizar o sistema de combustível do motor ou aguardar uma nova rede de infraestrutura.

“Estamos reforçando nossa luta contra o aquecimento global, testando combustível carbono neutro como uma solução complementar à nossa abordagem holística de descarbonização. Enquanto continuamos firmes na execução de nossa estratégia agressiva de eletrificação, também devemos encontrar alternativas inteligentes para lidar com as emissões de CO2 dos 1,3 bilhão de carros ICE existentes”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Ao trabalhar para garantir que os motores da Stellantis sejam compatíveis com eFuels, visamos oferecer aos clientes outra ferramenta na luta contra o aquecimento global que pode ter um impacto quase imediato. Também é outra ação que estamos realizando e que está bem alinhada com nosso compromisso de sermos neutros em carbono até 2038”.

A Stellantis está testando e validando 28 famílias de motores a gasolina e diesel produzidos de 2014 até 2029. O protocolo de validação completo inclui testes de emissões de tubo de escape, capacidade de partida, potência do motor, resistência de confiabilidade, diluição de óleo, tanque de combustível, linhas de combustível e filtros, entre outros. O uso de eFuel em até 28 milhões de veículos da frota da Stellantis tem o potencial de reduzir até 400 milhões de toneladas de emissões de CO2  na Europa de 2025 até 2050.

A produção de eFuel é uma oportunidade para reimaginar a soberania energética, redefinindo o mapa de fornecimento de energia com base na disponibilidade de cinturões de vento e cinturões de incidência solar, não nos locais atuais de extração de combustíveis fósseis.

A Stellantis está investindo mais de €30 bilhões até 2025 em eletrificação e software para fornecer veículos a bateria elétrica que atendam às exigências dos clientes. A Empresa também estuda soluções complementares para dar continuidade aos esforços de redução de emissões de CO2 para cumprir seu compromisso em oferecer soluções de mobilidade limpa, segura e acessível para a sociedade em geral.

O plano estratégico de longo prazo da empresa Dare Forward 2030 é liderado por cortes profundos de emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparado com as métricas de 2021, e por atingir o carbono neutro até 2038 com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

As principais metas do Dare Forward 2030 também incluem 100% das vendas de carros de passeio na Europa e 50% das vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos para serem BEVs até o final da década, a ambição de dobrar a Receita Líquida até 2030 (em comparação a 2021) e sustentar margens de Lucro Operacional Ajustado de dois dígitos ao longo da década, além do objetivo de se tornar o número um em satisfação do cliente para produtos e serviços em todos os mercados até 2030.

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