Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 29 de junho de 2023

CURTAS E BOAS: Unidas inaugura loja no aeroporto de São Luís // Prémio sabores Orla começa dia 1º/7 no Rio // Atendimento médico a caminhoneiros chega a Mato Grosso

 Unidas inaugura loja de locação de veículos no aeroporto de São Luís. Até 30/6 desconto de 25%.

 

São Paulo, 28 de junho de 2023 – A Unidas inaugura mais uma unidade em São Luís, no Maranhão. Localizada no aeroporto da cidade, na Avenida dos Libaneses, 3503, no bairro Tirirical, a loja está aberta todos os dias da semana, 24 horas por dia. Até o dia 30 de junho, os clientes podem fazer a sua reserva de locação com até 25% de desconto. 
Consulte as condições no site ou pela Central de Reservas: 0800 121 121.

Orla Rio anuncia a 6ª edição do Prêmio Sabores da Orla. O maior festival gastronômico praiano do país começa no dia 1º de julho

   Foto: Mauricio Pereira


No dia 1º de julho, será dada a largada para o maior festival de gastronomia praiana do país: o Prêmio Sabores da Orla, que chega à sua sexta edição reunindo mais de 150 quiosques. São cerca de 90 pratos e aperitivos surpreendentes, além de um concurso inédito de Caipivodkas, que irá eleger a mais autêntica Capiroska da orla da cidade. 

Para a seleção dos vencedores, haverá uma avaliação de um júri técnico composto por professores e especialistas do Senac na fase classificatória; e do chef e embaixador do prêmio, João Diamante, na etapa final. Nesta edição, o público também poderá ajudar a escolher os seus favoritos. A iniciativa, que vai até o dia 31 de julho, é da Orla Rio.

O prêmio Sabores da Orla 2023 dará R$ 50 mil em prêmios. Entre os quesitos a serem avaliados, estarão sabor, criatividade e apresentação dos pratos. Os vencedores das edições anteriores foram: Arrastapé (2022), 4 Elementos (2021), SoGa Beach (2019), o Coisa de Carioca (2018) e o Clássico Beach Club (2017).

Saúde na Estrada da Ipiranga chega ao Mato Grosso

O Saúde na Estrada iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, chega ao estado de Mato Grosso no dia 29 de junho, na cidade de Nobres, ficando mais dois dias no estado: no dia 30, na cidade de Nova Mutum, e dia 1º de julho, em Sorriso. Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país.

A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Serviço: Saúde na Estrada no Mato Grosso

Horário de atendimento: 10h às 17h.

Data: 29 de junho


Local: Combs e Lubrificantes Bussolaro Ltda

Rod: Br 163/364 Sn Km 127 Esq C/Av Mari – Nobres - MT

Data: 30 de junho

Local: Águia Branca Com. de Combustíveis Ltda

Rod: Br 163 Sn Km 582,8 – Nova Mutum - MT

Data: 1º de julho



Local: Xaxim Comércio de Combustíveis Ltda

Rod Br 163 Sn Km 739,2 – Sorriso – MT

terça-feira, 27 de junho de 2023

Renault Megane E-Tech 100% elétrico já tem um hotsite e será lançado no Brasil em setembro


O novo Renault Megane E-Tech 100% elétrico já tem um hotsite trazendo as principais informações do carro, como potência, números de desempenho e autonomia pelo padrão Inmetro.

O Megane E-Tech será lançado no Brasil em setembro durante a segunda edição do E-Tech Days, evento que reúne os mais diversos temas no ecossistema da mobilidade.

Com um motor elétrico de 160 kW (220 cv), medição de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, a autonomia do Megane E-Tech é de 337 milhas com uma carga, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. A recarga rápida no modo DC 130 kW de 0 a 80% leva apenas 30 minutos.

Pioneira em veículos elétricos no mundo, a Renault apresentou no Megane E-Tech tecnologia, inovação e exibiu, oferecendo o que há de mais avançado em sistemas eletrônicos e assistência ao dirigir. Ao longo do seu desenvolvimento e fabricação, mais de 300 patentes foram registradas. Estas patentes protegem várias inovações relacionadas ao motor, sistema de recarga, bateria, gestão térmica, arquitetura e acústica.

Com uma plataforma concebida para ser 100% elétrica, a CMF-EV o Megane E-Tech é o primeiro representante de uma nova linguagem de design chamada de “sensual tech”. Com um projeto totalmente elétrico em seu DNA, o modelo se diferencia com uma personalidade ao mesmo tempo elegante e dinâmica. Do lado de dentro, o espaço interno registra se alia uma ergonomia totalmente repensada, em benefício do bem-estar dos ocupantes.

O Megane E-Tech entrega um design inovador, tecnologia e prazer ao dirigir um carro 100% elétrico. É a verdadeira expressão da nova marca Renault e será o primeiro veículo da fase Renovation no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution. Na Europa, o modelo já soma mais de 46 mil unidades vendidas, desde o seu lançamento em 2022.

Confira o hot site: https://www.renault.com.br/veiculos-eletricos/megane-e-tech.html


Hyundai Mobis desenvolve faróis inovadores que evitam acidentes noturnos. Faróis projetam informações sobre condução, em tempo real, na superfície das vias e orienta os pedestres para atravessar em segurança, com faixa virtual de pedestres. Sistema é integrado com o sensor da câmera e a navegação GPS, para mostrar informações e ajudar os motoristas a dirigir à noite em segurança.


Recentemente, a Hyundai Mobis anunciou na Coreia do Sul o desenvolvimento de uma nova geração de faróis, que mostram, em tempo real, os sinais de trânsito projetados na superfície do solo por onde o veículo transita. A tecnologia é a mais recente inovação que reduz significativamente os acidentes noturnos para condutores e pedestres.

O sistema de iluminação HD desenvolvido pela Hyundai Mobis é uma tecnologia inteligente que visualiza sinais de trânsito em texto ou formas. Por exemplo, a lâmpada mostra que há obras na estrada à frente utilizando símbolos para os motoristas, enquanto projeta o sinal de faixa de pedestres na superfície da pista, com luzes de lâmpada para que permitam às pessoas atravessar a via em segurança.

Embora já existam tecnologias de segurança que compartilham com os usuários sobre as informações de condução, como a navegação por GPS e o painel frontal, a iluminação HD Lighting Sistem é vista como uma tecnologia voltada para os condutores com a funcionalidade de comunicação com os pedestres.

O sistema de iluminação HD é composto por micro LEDs HD e por um dispositivo de microespelhos digitais (DMD), que funcionam como um refletor. Para que ocorra o funcionamento, as principais tecnologias controlam meticulosamente o dispositivo e a lógica de software. As informações obtidas a partir da câmera frontal e da navegação GPS também podem ser integradas para fornecer as informações necessárias ao condutor.

 

Como o sistema funciona?

O sistema de iluminação HD tem cerca de 25 mil micro LEDs com uma largura de 0,04 mm, ainda mais finos do que um cabelo humano. Isto é 250 vezes mais LEDs do que os instalados nos faróis LED (80-120 LEDs), atualmente produzidos em massa. Isto permite que a lâmpada controle a luz de forma mais sensível, uma vez que tem um número muito maior de LEDs, o que ajuda a lâmpada a localizar objetos e pedestres com muito mais precisão.

O DMD é um controlador de ultra-precisão que reflete a luz usando espelhos microscópicos que medem apenas 0,01 mm. As luzes emitidas por LEDs densamente compactados são refletidas através de 1,3 milhão de espelhos digitais para projetar as formas e símbolos na superfície da estrada. 

Os LEDs, que aumentaram 10 mil vezes em comparação com o DMD anterior, podem ser controlados individualmente para projetar informações claras e precisas nas ruas e estradas, independentemente das suas condições de conservação.

Uma característica importante dessa nova tecnologia da Hyundai Mobis é a de que os dados fornecidos pelo sensor da câmera e pela navegação GPS sejam projetados em tempo real. Por exemplo, quando um veículo se aproxima de uma zona de construção, o Sistema de Iluminação HD apresenta o símbolo 

"Em Construção" com 1,5 metros de largura a 15 metros de distância do carro, e pode também informar o limite de velocidade ao condutor. A tecnologia é especializada para aumentar a visibilidade e evitar acidentes à noite. Assim, o condutor pode facilmente reconhecer quando o carro se aproxima de uma lombada e onde estão as entradas e saídas da estrada.

Com o carro em movimento, o sensor da câmera reconhece os pedestres e, ao longo do percurso, mostra uma faixa virtual de pedestres projetada na estrada quando o carro para. Isto permite materializar a chamada tecnologia de "iluminação de comunicação", que avisa os pedestres através dos faróis.

A nova tecnologia ainda não tem previsão de chegada aos veículos comercializados no mercado brasileiro.

 

Nissan encontra pintura "mais japonesa" para a Frontier. Projeto vencedor utiliza elementos da cultura nipônica representados em forma de arte de rua e associados à famosa pintura nipônica “A Grande Onda”



Rio de Janeiro – A Nissan acaba de encontrar a pintura "mais japonesa" para a Frontier. O projeto vencedor da 3ª edição do Concurso Acadêmico de Design Gráfico utiliza vários ícones da cultura nipônica num estilo contemporâneo e associados com a famosa pintura "A Grande Onda", do artista japonês Katsushika Hokusai, que representa a vinda dos imigrantes do Japão para o Brasil. O autor do trabalho escolhido é Eric Lauredo Belfort Wolter, estudante de Design Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"A ideia toda veio de uma grande reflexão sobre o conceito de cultura. Notei que, quase como regra, as pessoas associam a cultura de um país ao que é clássico, antigo. Assim como a picape da Nissan, quis dar um ar novo a isso", explica. Eric utilizou em seu conceito vários ícones japoneses em uma espécie de mural, num estilo contemporâneo, como a arte de rua. "Depois, tracei um paralelo com a Grande Onda. Assim como ela, a cultura está em constante movimento", complementa o estudante.

O projeto escolhido será aplicado numa Frontier real e exibido no estande da Nissan no Festival do Japão, que acontece em São Paulo, de 7 a 9 julho. No fim de semana seguinte, de 14 a 16 de julho, o carro com a arte vencedora será parte do acervo temporário da Japan House São Paulo, uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Além de São Paulo, primeiro local a receber a Japan House, a instituição também está presente em Londres e Los Angeles.

Nissan Frontier

Design único e marcante, equipamentos de segurança e conforto inovadores no segmento e seis versões, a Nissan Frontier foi desenvolvida baseada em três pilares: design, tecnologia e robustez. Com muitas novidades, o utilitário conta com diferentes versões que oferecem opções voltadas para um grupo ainda maior de consumidores: dos que buscam aventura, passando pelos que privilegiam o conforto e, claro, os que querem um veículo focado no trabalho.

A Nissan Frontier chegou com um desenho que mistura estilo robusto, confiante e imponente, seguindo o conceito Nissan Emotional Geometry Design. A grade e os faróis de bloqueio tornam a frente única e facilmente reconhecível. Ela segue um estilo &"interligado&" de design – recurso exclusivo da família de picapes Nissan –, com uma frente poderosa, que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, o desenho das lanternas traseiras garante a sofisticação do novo design.

A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso do espaço.

Prática e confortável também é a cabine da nova picape japonesa. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui variados materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem "Gravidade Zero". Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

BMW confirma iX M60 para o Brasil, como o modelo elétrico mais potente da marca, com 619cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 250km/h, A autonomia chega a 560 km


São Paulo, 26 de junho de 2023 – O BMW iX chegou ao Brasil no início de 2022 revolucionando o segmento de veículos elétricos no país. Com a maior autonomia dentre todos os carros com esse tipo de propulsão à venda no Brasil, o modelo ganha mais uma versão, desta vez com desempenho aprimorado, para continuar seu papel de vanguardista. 


Em fase de homologação no Brasil, o BMW iX M60 será lançado no segundo semestre deste ano com visual ainda mais exclusivo e passa a ser o carro elétrico mais potente da BMW no Brasil, com 619cv e mais de 1.000Nm de torque.

 

Visualmente, a versão M60 segue as linhas das versões já à venda do BMW iX no Brasil, a xDrive50 e xDrive40. Os diferenciais estão em alguns detalhes, que tornam o modelo ainda mais exclusivo. 


As rodas de 22 polegadas, por exemplo, têm design inédito. Nos freios M Sport, as pinças são pintadas de Dark Blue. Além disso, o modelo tem acabamentos externos em Titanium Bronze Finish, aumentando o requinte visual e deixando o modelo ainda mais elegante.

 

A grade, assim como nas versões já à venda, segue sendo um dos destaques. Produzida com nanotecnologia, é capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria. 


Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX, a grade guarda outra tecnologia. Pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

 

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX M60 tem tração integral xDrive de série. São 619cv de potência e incríveis 1.015Nm de torque instantâneo disponíveis diretamente no pedal da direita. São 96cv e 250Nm de torque a mais do que a versão xDrive50, que já era referência da categoria em termos de desempenho e eficiência.

 

Com esse conjunto, o BMW iX M60 acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250km/h para preservação da bateria. 


Além de se tornar o carro elétrico mais potente à venda pela BMW no Brasil, desbancando o posto que era ocupado até então pelo BMW i4 M50 (544cv), o iX M60 passa a ser o carro com maior aceleração da BMW à venda no país, dividindo o topo com o BMW X6 M, que também arranca de 0 a 100km/h nos mesmos 3,8 segundos.

 

Por dentro, o modelo é equipado com BMW Curved Display, uma incrível tela curva composta por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema torna a condução muito mais agradável. 


A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento do BMW iX, e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.

 

Com um interior completamente clean e minimalista, o utilitário aposta na intuitividade do sistema Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

 

Lista de equipamentos digna de enciclopédia


Tratando-se de uma versão top de linha de um modelo flagship, o BMW iX M60 tem uma lista de equipamentos pra lá de extensa. O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine. O sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos -, 1.615W de potência e função 4D, que possibilita uma experiência sonora incrível.

 

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes. 


A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.

 

Além da proteção acústica para pedestres, o BMW iX também possui sons para aumentar a emoção de quem está ao volante. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.

 

No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant. Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados ​​para monitorar os arredores do veículo.

 

Com o Parking Assistant Professional, o BMW iX estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

 

Entre os equipamentos disponíveis, destaque para a Digital Key Plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. Com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio para ligar o motor. 


Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras do iX para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, por exemplo. O modelo conta ainda com outra função impressionante ligada ao sistema de navegação do modelo. 


Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

 

Primeiro carro inteligente do Brasil, a versão M60 do BMW iX conta com algumas funções inimagináveis. O sistema de regeneração de energia dos freios, por exemplo, funciona diretamente interligado aos sistemas do carro e é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

 

Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

 

Outro exemplo de inteligência do BMW iX se refere à rotina do motorista. Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência. 


O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos. A ativação acontece a partir do comando de voz com a frase “Olá BMW” e o motorista ainda pode definir outro nome para a Assistente Pessoal.

 

Em fase de homologação no Brasil, o BMW iX não tem dados de alcance fornecidos pelo PBEV. Com bateria de capacidade total de 111,5kWh, o modelo tem alcance de 561 quilômetros no ciclo de testes WLTP conduzido na Europa. Vale destacar que o BMW iX M60 vem de série com dois carregadores, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW.

Hyundai é primeira fabricante de automóveis certificada como Lixo Zero no Brasil

 

 

 

A Hyundai Motor Brasil acaba de se tornar a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pela Zero Waste International Alliance, por meio de seu representante local, o Instituto Lixo Zero Brasil, que desde 2010 atesta localmente a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia global unificada. A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.

 

“A Hyundai traz em sua história o constante trabalho com foco na redução do impacto ambiental de suas operações. O uso de recursos naturais é acompanhado de perto por nossas equipes, assim como a destinação correta de nossos resíduos. Ser a primeira fabricante de automóveis do Brasil reconhecida com a certificação internacional Lixo Zero nos coloca a responsabilidade de seguir sendo a marca que incentiva todo o setor a melhorar sua relação com o meio ambiente, assim como reforça nossa visão de negócio voltada para o progresso para a humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

 

A certificação inédita reconhece o trabalho realizado pela Hyundai desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Em pouco mais de cinco anos, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero.

 

Hyundai é certificada pelo Instituto Chico Mendes

 

A Hyundai Motor Brasil recebeu também, neste mês de junho, a certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, organização não governamental que desenvolve programas, ações e projetos buscando a conservação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida desta e das futuras gerações.

 

Na análise dos indicadores do questionário de avaliação, o Instituto contabiliza o grau de utilização dos recursos naturais e o potencial de poluição, além de parâmetros como as ações sociais internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental, social e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros. Para obter o certificado, a empresa precisa alcançar 80% dos pontos em todos os requisitos avaliados. A Hyundai alcançou 96% das pontuações possíveis e se tornou também, no caso do Instituto Chico Mendes, a primeira montadora a receber o reconhecimento.

 

Entre outras ações recentes da Hyundai para a redução do impacto ambiental de suas operações no Brasil, merecem destaque a economia de 157 MW por ano, desde 2013 – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas da estamparia. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.

 

Agenda global de sustentabilidade da Hyundai se destaca

 

Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.  

 

Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.

 

Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez no ano passado. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.

Ford vende mais de 2.000 unidades da Nova Ranger em 24 horas no Brasil e na Argentina. Os primeiros compradores da Nova Ranger, disponível nas versões XLT e Limited com motor 3.0 V6, vão receber o veículo em até 60 dias. A Ford privilegiou os clientes da marca com um início de vendas exclusivo, antes da abertura para todo o mercado no dia 26 de junho


A Ford iniciou as vendas da Ranger de nova geração ontem, às 16h00, e registrou mais de 2.000 pedidos em 24 horas no Brasil e na Argentina. A comercialização continua a ser exclusiva para clientes da marca até a próxima segunda-feira (26 de junho), às 16h00, quando abre para todos os consumidores, na plataforma de e-commerce do www.ford.com.br.

“Esse excepcional retorno mostra a confiança dos nossos clientes na marca e no produto”, afirma Pedro Tadeu Resende, diretor de Vendas e Rede da Ford. “Os proprietários da Ranger já conhecem as qualidades da picape e sabem que na nova geração ela ficou ainda melhor, mudando o patamar da categoria.”

No Brasil, os pedidos chegaram a 1.000 unidades e os primeiros clientes vão receber a picape em até 60 dias. A fábrica de Pacheco, na Argentina, onde a linha é produzida, foi totalmente reformada com equipamentos de última geração para entregar alto padrão de qualidade e ampliou em 70% a capacidade de produção.

A Nova Ranger é oferecida inicialmente nos modelos com motor 3.0 V6, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, nas versões topo de linha XLT (R$ 289.990) e Limited (R$ 319.990). A Limited conta ainda com um pacote opcional que inclui painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20” e tecnologias de assistência exclusivas, por mais R$ 20.000.

CURTAS E BOAS: Drinks ao luar no Arpoador, no Rio // Conheça o Ritta Höppner Hotel, de Gramado // Faça seu próprio Bolo de Rolo

Arp Bar promove drinks ao luar no cenário mais charmoso do Rio

Aplaudir o pôr do sol faz parte do estilo de vida carioca, essa é uma tradição conhecida mundo afora. Com tantas belezas naturais que permeiam a Cidade Maravilhosa, qualquer motivo se torna tema para celebrar a vida e a natureza. 
E para brindar o luar, com uma das mais famosas e belas vistas da orla do Rio, o Arp Bar, localizado no Hotel Arpoador, promove a nova edição do seu encontro “Ao Luar”.

Nesta segunda-feira, 26 de junho, a partir das 17h30, o chef Waguinho recebe os bartenders Miguel Aguis, Daniel Estevan e Miguel Costa para uma noite de drinks autorais criados especialmente para curtir o exuberante pôr do sol e o céu iluminado. Esta edição tem parceria com a Grey Goose, que protagoniza as bebidas deste encontro.

 

Serviço:


Ao Luar no Arp Bar

Data: 26.06
Horário: 17h30 às 23h
Local: Arp Bar - Rua Francisco Otaviano, 177 - Arpoador - Rio de Janeiro


Conheça o Ritta Höppner Hotel, um dos melhores da América do Su 


Bolo de rolo com recheio de goiabada é dica junina para fazer em casa


As festas juninas estão fazendo a alegria por todo o país, em julho a temporada continua em diversos pontos do Brasil. Para aqueles que vão comemorar o São João entre amigos e querem uma receita prática, mas marcante, o chef Helbert Moura, do Mavsa Resort, dá a dica de um bolo de rolo especial com recheio de goiabada, digna de resort 5 estrelas. O sucesso é certo, confira o passo a passo:

Bolo de Rolo com recheio de goiabada

Ingredientes

· 1 kg de açúcar

· 1 kg de margarina

· 24 ovos

· 1 kg de farinha de trigo

· 50 gramas de fermento químico

Recheio

· 500 gramas de goiabada

· ½ xícara de água

Modo de preparo da massa

Bata na batedeira a margarina e o açúcar até formar um creme, coloque os ovos e continue batendo até ficar cremoso. Acrescente a farinha de trigo e, por último, o fermento.

Modo de preparo do recheio

Leve a goiabada ao fogo com água e deixe amolecer até ficar em ponto de uma geleia mole.

Montagem

Coloque de 5 a 6 colheres de sopa de massa para assar e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos, aproximadamente. Vire sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe uma camada fina de goiabada e enrole.

Asse outro bolo, passe o recheio e enrole com o primeiro. Repita a operação até terminar a massa. Polvilhe açúcar por cima no final. 









Coluna José Carlos Secco: Ford Maverick, apesar dos muitos admiradores não teve sucesso no Brasil


Coluna José Carlos Secco

 


Jornalista





Lee Iacocca, que foi o poderoso presidente mundial da Ford comprovou, com a sua própria empresa, que o lançamento de um novo carro sob a coordenação da área de finanças dificilmente tem êxito. E a comprovação dessa verdade, que poderia ter ocorrido em todos os países nos quais a Ford tinha fábrica, precisaria ser no Brasil?

 

Realmente, a Ford brasileira foi uma das empresas que confirmaram a teoria de Lee Iacocca. E essa decisão ocorreu há exatos 50 anos, quando a montadora fez o lançamento do Maverick no Brasil, em junho de 1973.

 

Antes do seu lançamento no País, a empresa realizou uma pesquisa com a participação de mais de dois mil clientes que teria indicado que a maioria dos entrevistados teria escolhido o automóvel Ford Taunus, produzido na Alemanha, para o mercado brasileiro. Mas a Ford deixou de seguir a eleição dos clientes por considerar muito elevado o valor necessário para cumprir todo o programa e optou pelo Ford Maverick, dos Estados Unidos.

 

Essa história não foi confirmada por parte de quem conheceu a empresa, o que foi transformado no primeiro capítulo de um enredo que nunca foi perfeitamente esclarecido.

 

A que mais prevaleceu, mas que os admirados do automóvel não confirmam, é que, em vez de lançar o Maverick como nascera nos Estados Unidos, os homens de finanças da Ford convenceram a empresa a utilizar alguns componentes já existentes no Brasil para reduzir os custos, principalmente o motor de 6 cilindros e 3.000 cm3 de capaci
dade cúbica, usado no Itamaraty, versão de luxo do Aero-Willys, automóvel de tamanho médio da empresa que a Ford havia adquirido em 1967.



Esse motor era de uma geração mais antiga e oriundo da Kayser Corporation, o que desagradou alguns jornalistas especializados, que o consideraram ultrapassado e de consumo elevado, principalmente pela coincidência de após o lançamento do Maverick no Brasil ter ocorrido a primeira crise internacional do petróleo.

 

Na fase de comercialização do Maverick surgiram as insatisfações com o nível de desempenho e consumo do motor de 6 cilindros do modelo básico, programado para ser o de maior volume de vendas pelo menor preço. O desempenho não correspondeu às expectativas dos clientes, acrescido de itens relativos a conforto interno, desconfortável acesso ao interior do veículo e visibilidade traseira deficiente.

 

A estreia do Maverick no mercado brasileiro teve grande repercussão porque, em corridas o automóvel empolgou os aficionados, com vitórias nas corridas 500 Quilômetros de Interlagos, 6 Horas de Tarumã e 25 Horas de Interlagos.

 

Na área promocional, em outubro do ano de lançamento, o publicitário Mauro Salles acertou com o Ministério dos Transportes e o Ministério do Turismo e também com o Departamento Nacional de Rodagens – DNER, Embratur e Empresa de Correios e Telégrafos, a realização do Reide da Integração Nacional com uma viagem por todo o País.

 

Ao longo de quase um mês, o Reide foi idealizado como incentivo à construção de estradas percorrendo 11 mil quilômetros, com um Maverick, um Corcel cupê e uma Belina para incentivar o transporte rodoviário brasileiro.

 

A área de jornalismo também participou fortemente da divulgação do reide e da promoção do Maverick, com forte distribuição de notícias e, após a viagem, a entrega de automóveis para testes de jornalistas e realização de eventos que resultassem em reportagens positivas para o automóvel. Um dos participantes foi José Carlos Pace, piloto da Fórmula 1 que teve participação de um teste publicado no Jornal da Tarde.

 

Para reverter a má imagem do veículo, elevar as vendas e desenvolver um modelo de menor consumo, para demonstrar a preocupação com a economia de combustível, a Ford decidiu utilizar na linha Maverick uma versão de menor consumo, aproveitando a disponibilidade do motor Ford, de 2.300 cm3 produzido na fábrica de Taubaté e exportado para o Japão, para equipar a pick-up Courier; Inglaterra, para o automóvel Capri e para os Estados Unidos, aplicado no Mustang e no Thunderbird.




Com o lançamento dessa versão, a Ford promoveu o primeiro test-drive de longa distância realizado no Brasil, com a reunião de jornalistas em viagem de ida e volta entre Recife e João Pessoa, na distância de 200 quilômetros.

 

Essa nova versão entusiasmou parte do público, mas não fez as vendas deslancharem.

 

A grande atração da linha sempre foi a versão esportiva, equipada com motor V8 de 4.900 centímetros cúbicos de cilindrada. Embora com vendas limitadas pelo maior preço, fez a alegria dos clientes aficionados.

 

Para atender a esse público esportivo e ampliar o desempenho do novo carro nas pistas sobre o Chevrolet Opala, que lançou o motor 250-S a Ford adotou um kit de carburação quadrijet, que elevou a potência a mais de 250 cavalos que o ajudou a se impor como um carro vencedor nas pistas.

 

Mas com as críticas recebidas da imprensa e os aspectos que não agradaram os consumidores, as vendas perderam a intensidade e, em 1979, a Ford interrompeu a produção do Maverick que, nos seis anos de presença no mercado completou 108.000 unidades.

 

O modelo esportivo, pelo estilo atraente e desempenho nas pistas, ganhou a fama de mito, mantido até hoje por uma legião de admiradores, por intermédio do Clube do Maverick.

 

A paixão pelo Maverick foi confirmada pelos associados do Ford Clube do Maverick, com o encontro de aproximadamente 150 colecionadores, na Garage do Maverick, nos dias 3 e 4 deste mês, no bairro da Moóca, e no dia 10, em Curitiba, organizado pelo Maverick Clube do Paraná. O calendário de comemorações dos 50 anos prevê outros eventos para a Bahia, em agosto, e também para outubro, no Nordeste do País.

 

Acesse nossos podcasts clicando aqui.

 

Crédito das imagens: Arquivo Internet

 

Muito Além de Rodas e Motores

Tel. 55 (11) 99932-6258 | secco@secco.com.br 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.