Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira





Congresso da FEBTUR



Aconteceu de 1 a 4 de junho, em Salvador, o I Congresso da FEBTUR - Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, reunindo cerca de 120 jornalistas de vários estados brasileiros. O momento do congresso foi marcante, onde foram debatidos assuntos pertinentes ao momento do jornalismo especializado em turismo.

A realização do I Congresso de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, primeiro de uma série de atividades encontros, discussões, workshops, e uma grande participação dos congressistas e convidados para o fortalecimento do trade turístico em debates de responsabilidades e ações que serão assumidas e promovidas por esta nova entidade, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, Febtur.

A FEBTUR foi fundada ano passado, em vem congregando jornalistas e escritores de turismo de vários estados, que desenvolvem seus trabalhos em conjunto com jornais, rádios, tvs e todo um conglomerado de comunicação de todo o Brasil, tem o compromisso de lutar para o fortalecimento do setor, através dos profissionais e meios de comunicação afiliados, se fazendo presente na difusão da informação, assim como nas discussões de interesse da coletividade nacional, através da difusão das ideias, projetos, reconstruções e construções que o turismo nacional precisa objetivar conjuntamente, na profissionalização e no desenvolvimento social.

A organização do I Congresso da FEBTUR teve a participação da entidade da Bahia, que tem na presidência a jornalista e radialista Heloísa Braga com o fundamental apoio de todos os associados baianos, além da sustentação do presidente nacional da FEBTUR, jornalista Gorgônio Loureiro.

O evento foi realizado de 1 a 3 de junho, na Casa do Comércio da Fecomércio Bahia, em Salvador, com toda a programação técnica do evento, com palestras, mesas redondas, rodadas de entrevistas, mídias sociais fundamentais para o turismo, apresentação de destinos do Pará, Sergipe, do município baiano de Camaçari.

A programação também contou com visitas técnicas a diversos equipamentos turístico-culturais e gastronômicos, como a Casa do Rio Vermelho, os museus da Música e do Carnaval, a Igreja do Bonfim, o Pelourinho, o Santuário da Santa Dulce, primeira santa brasileira, a Marina da Pena, além de apresentação exclusiva do Balé Folclórico da Bahia e encerramento oficial no resort Costa do Dulce 75 Km de Salvador.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior presente ao evento, fortalecendo o turismo através da Febtur


A presidente da FEBTUR da Bahia, jornalista Heloísa Braga 
com a equipe do restaurante SENAC Salvador

Para a presidente da Febtur Bahia, Heloisa Braga, a realização do I Congresso da FEBTUR, teve as parcerias e participações de várias entidades e governos municipal de Salvador, governo da Bahia, Fecomércio, SENAC, Prefeitura de Camaçari, Rede de Hotel de Sauipe, Secretaria de Cultura (Secult), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), por meio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), o Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/BA).


Diretoria da FEBTUR com jornalistas de vários estados

A repercussão do Congresso da Febtur foi super positiva com a presença de várias autoridades da Bahia e outros estados: “Sem vocês, nosso trabalho não chegaria na ponta”, disse o vice-governador Geraldo Júnior, ao afirmar que o Congresso será uma “caixa de ressonância reveladora da Bahia e dos baianos. ” Maurício Bacelar, secretário de Turismo baiano, ressaltou a vocação natural da Bahia para o turismo, desenvolvendo mais de 50 segmentos, com forte papel na geração de emprego e renda; Já o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, pontuou a importância do turismo e do papel dos comunicadores.” Vocês têm um papel muito importante ao contar nossas histórias; para além de patrimônio e belezas naturais, temos histórias de pessoas para contar”,” Fernandes, presidente da Fecomércio Bahia, parabenizou a coragem e determinação dos presidentes Gorgônio Loureiro e Heloísa Braga em organizar o evento. “Com muito orgulho recebemos o I Congresso Febtur neste edifício icônico de Salvador”, comentou.


Cerca de 120 participantes de vários estados reunidos em Salvador

Roberto Duran, presidente do Conselho de Turismo de Salvador, afirmou que o Congresso reforça a retomada do turismo pós-pandemia; o subsecretário de Turismo de São Paulo, Virgílio Carvalho, ressaltou a força do turismo na geração de renda e o papel da imprensa; a secretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Cristiana Bacelar, falou sobre o acolhimento baiano aos congressistas; o gestor de Turismo de Belém, André Luiz Cunha, ressaltou a importância do evento, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo do Rio Grande do Norte, deputado estadual Eduardo Luiz, acompanhado da prefeita e da secretária de Turismo de Baia Formosa, Camila Veras e Betta Leite, abriu as portas do estado para um novo evento da Febtur.

Jornalista Gorgônio Loureiro, presidente nacional da FEBTUR na abertura do congresso em Salvador


O presidente nacional da Febtur, jornalista Gorgônio Loureiro destaca “conseguimos fazer um Congresso excelente, participação fundamental para o fortalecimento da entidade e do turismo nacional. Vamos continuar trabalhando com afinco, determinação e criatividade”, ressalta o presidente nacional,

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, foi escolhida por aclamação como sede do próximo evento nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, em maio de 2024. A aprovação, por unanimidade, ocorreu no último dia 2 de junho, durante a Plenária Nacional da entidade, reunindo associados de todo o Brasil, participantes do I Congresso Febtur. Durante a reunião também foi aprovado o Regimento Interno da entidade e a realização de formatos diferenciados de eventos nacionais, como congressos, encontros e simpósios.

“Não havia melhor lugar para fazer o I Congresso Febtur do que Salvador e há melhor lugar para fazermos o I Encontro Nacional do que Natal”, comemora José Maria, presidente da regional Rio Grande do Norte. A aprovação ocorreu por aclamação, após apresentação feita pela comitiva integra grada por gestores municipais, como a prefeita de Baia Formosa, Camila Veras, e pelo presidente da Frente Parlamentar pela Defesa do Turismo, deputado Luiz Eduardo.

Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63  
sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.