Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Hyundai é primeira fabricante de automóveis certificada como Lixo Zero no Brasil

 

 

 

A Hyundai Motor Brasil acaba de se tornar a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pela Zero Waste International Alliance, por meio de seu representante local, o Instituto Lixo Zero Brasil, que desde 2010 atesta localmente a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia global unificada. A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.

 

“A Hyundai traz em sua história o constante trabalho com foco na redução do impacto ambiental de suas operações. O uso de recursos naturais é acompanhado de perto por nossas equipes, assim como a destinação correta de nossos resíduos. Ser a primeira fabricante de automóveis do Brasil reconhecida com a certificação internacional Lixo Zero nos coloca a responsabilidade de seguir sendo a marca que incentiva todo o setor a melhorar sua relação com o meio ambiente, assim como reforça nossa visão de negócio voltada para o progresso para a humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

 

A certificação inédita reconhece o trabalho realizado pela Hyundai desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Em pouco mais de cinco anos, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero.

 

Hyundai é certificada pelo Instituto Chico Mendes

 

A Hyundai Motor Brasil recebeu também, neste mês de junho, a certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, organização não governamental que desenvolve programas, ações e projetos buscando a conservação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida desta e das futuras gerações.

 

Na análise dos indicadores do questionário de avaliação, o Instituto contabiliza o grau de utilização dos recursos naturais e o potencial de poluição, além de parâmetros como as ações sociais internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental, social e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros. Para obter o certificado, a empresa precisa alcançar 80% dos pontos em todos os requisitos avaliados. A Hyundai alcançou 96% das pontuações possíveis e se tornou também, no caso do Instituto Chico Mendes, a primeira montadora a receber o reconhecimento.

 

Entre outras ações recentes da Hyundai para a redução do impacto ambiental de suas operações no Brasil, merecem destaque a economia de 157 MW por ano, desde 2013 – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas da estamparia. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.

 

Agenda global de sustentabilidade da Hyundai se destaca

 

Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.  

 

Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.

 

Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez no ano passado. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.