Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 20 de junho de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais


Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira






Muita dança, comida e animação no Arraiá da Liberdade



Olha a cobra, é mentira, que bom que é o período das festas juninas, uma tradição nas cidades brasileiras que encantam á todos bela beleza do colorido das roupas, as bandeirinhas, a fogueira, a deliciosa culinária com caldos de feijão e mandioca, canjiquinha, caldo verde, torresmo, mandioca, canjica e canjicão, mingau de milho, pé de moleque, cocada, milho cozido e quentão, cachaça, cervejas artesanais e bebidas típicas e muita música para as danças dos grupos das quadrilhas. 

Para animar a data, o ícone Palácio da Liberdade, construído há 125 anos, no centro do Circuito Liberdade, será palco de um evento inédito que promete encantar os mineiros e visitante, com entrada gratuito de 23 a 25 de junho. 

O “Arraiá da Liberdade”, realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), contará com três dias de celebração da mineiridade e das tradições juninas, valorizando as raízes culturais do estado.

O Arraiá da Liberdade faz parte do programa Minas Junina, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que visa promover e valorizar as festas juninas em todo o estado de Minas Gerais. O programa busca preservar as tradições culturais, fortalecer o turismo e proporcionar momentos de lazer e diversão para a população mineira.

O presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis, destaca a importância desse evento. "O Arraiá da Liberdade representa uma iniciativa que valoriza as nossas tradições culturais, resgatando a essência do povo mineiro. O Palácio da Liberdade, um equipamento cultural versátil e aberto ao público, recebe essa festa com entusiasmo, proporcionando um ambiente único para vivenciar momentos de alegria e descontração”.

Mineiridade para celebrar as tradições juninas-A programação do Arraiá da Liberdade contará com uma variedade de atrações que prometem agitar o público durante a celebração da festa. A abertura oficial acontece na sexta-feira (23/6), a partir das 12h, com Feira da Agricultura Familiar, que será realizada ao longo dos três dias do evento, feira gastronômica e outras atividades. 

A partir das 18h, a DJ Palomita apresenta um set especial, embalado com canções típicas das festas juninas. O primeiro dia do evento conta, ainda, com o Cozinha Show, atração comandada pela chef Ana Motta, e uma apresentação da Quadrilha da Escola Estadual Paulo das Graças, de Belo Horizonte, e a banda Trem Chic.

No sábado (24/6), a festa continua, a partir das 10h, com as apresentações das quadrilhas das escolas estaduais Major Antônio Salvo, de Curvelo, Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia. A partir das 14h, DJ Corisco comanda a festa com um set junino, seguido pela apresentação da Quadrilha Fulô de Laranjeira, que levará a tradicional dança junina ao palco. DJ Corisco retoma o set musical e, para encerrará a noite, o grupo Xote das Meninas promete um show contagiante.



Já no domingo (25/6), as atrações diversificadas prometem agitar o último dia do Arraiá da Liberdade. O grupo Quadrilheiros Dú Sagrado, de Ribeirão das Neves, integra a programação do evento, ao lado do Grupo de Choro do Cefart. Haverá, também, participação das DJ’s Isabella Figueira e Fernanda Polse. 

E a chef Fernanda Medina apresentará o Cozinha Show, enquanto o Manacá da Serra proporcionará uma experiência musical única. Para finalizar a festa, o Forró Du Katito promete colocar todos para dançar.

Cozinha Mineira é destaque no Arraiá da Liberdade-Uma das grandes atrações do Arraiá da Liberdade será o espaço Quermesse, localizado no Jardim do Palácio da Liberdade. Nesse ambiente festivo, todos poderão desfrutar das delícias típicas das festas juninas. 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) se junta como parceira na realização do evento e vai ofertar uma variedade de produtos típicos da Cozinha Mineira, com barraquinhas repletas de quitutes, quitandas e um empório com produtos locais. A Emater-MG vai promover edição especial da Feira da Agricultura familiar, que contará com expositores de diversas cidades de Minas Gerais.

Cultura Mineira em destaque- Importantes valores de nossa cultura darão o tom ao Arraiá, e a cenografia é toda composta por trabalhos artesanais confeccionados por diversas comunidades, quilombos e cidades mineiras, valorizando a economia da criatividade em todas as áreas do evento.

O projeto cenográfico é assinado por Helena Macedo, e conta com contribuições das Bordadeiras de Itabira e Ipoema, dos Quilombos Família Souza, Mangueiras e Arturos, do grupo de pessoas em privação de liberdade da Unidade de Detenção de São Joaquim de Bicas, do grupo Gente Nossa de Piedade dos Gerais, além de Trabalhos em Chita de Piedade de Minas.

No Palácio da Liberdade também acontecerá o Quintal do Arraiá, momento de resgatar a memória com as brincadeiras mais tradicionais das festas juninas, como pescaria, corrida de saco, bola na argola entre outras. 

O Arraiá da Liberdade é realizado com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Belotur, Fundação Clóvis Salgado e Emater-MG, e parceria do Memorial Minas Gerais Vale e Instituto Cultural Vale. A realização é da MPRO. https://www.facebook.com/circuitoliberdade/


BH Airport recebe Certificação em experiência do cliente​

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, considerado um dos melhores do país, acaba de ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. 

A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular. O terminal internacional mineiro é o primeiro no país a receber essa certificação.

“Nos dedicamos diariamente em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes. Essa jornada no nosso aeroporto começa pela entrada no estacionamento, passando pelo atendimento do nosso mix de lojas até o acesso à sala de embarque e entrada na aeronave. Ao receber essa certificação temos a certeza que estamos no caminho certo em buscar as melhores práticas de mercado para que as pessoas tenham conforto, tranquilidade e segurança ao passar pelo nosso terminal”, ressalta Daniel Miranda, CEO interino e diretor Administrativo-Financeiro do BH Airport. 

Ele ressalta que, além das diversas ações diárias, que incluem limpeza, atendimento e acesso aos produtos e serviços, no final do ano passado foi concluída a fase 1 da reforma do Terminal de Passageiros 1.

“Temos agora um canal de inspeção centralizado em um aeroporto cada vez mais moderno, bonito e funcional. E o trabalho não para por aí. Estamos atentos às oportunidades de melhoria para estar sempre em alto patamar de qualidade”, destaca.

O programa Airport Customer Experience Accreditation desenvolve a capacidade de longo prazo dos aeroportos para aprimorar o gerenciamento da experiência do cliente. Os terminais participam de um processo abrangente de revisão e treinamento, o que inclui o envolvimento dos profissionais e o desenvolvimento da equipe.

Destaques: Identificação de novas práticas de gestão da experiência do cliente e possibilidade de desenvolver um plano de ação; Acesso a conhecimentos, ferramentas e oportunidades de treinamento; Envolvimento dos colaboradores na melhoria da experiência do cliente no aeroporto; Visibilidade em relação ao compromisso em melhorar a experiência do cliente para as comunidades; Aumento da satisfação do cliente, melhorando os processos e implementando novas práticas e Melhoria da gestão da experiência do cliente no aeroporto. ​

Preparação para o 35º Festuris

O turismo do Brasil e de vários países estarão reunidos de no Festuris de 9 a 12 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha. A frequente presença da equipe do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado em eventos e agendas nos grandes centros de decisões de negócios é uma das principais características de trabalho do grande evento de negócios turísticos das Américas.


Eduardo Zorzanello, Vaniza Schuler, gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos da Embratur, Marta Rossi e Jaqueline Gil, diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação

Hulda Oliveira Giesbrecht, coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do Sebrae entre os diretores do Festuris

Na semana passada, os Ceos Marta Rossi e Eduardo Zorzanello cumpriram agenda em Brasília, onde tiveram importantes reuniões com a equipe do Ministério do Turismo, na Embratur e no Sebrae.

Marta Rossi, o Vice-governador do Paraná, Darci Piana e Eduardo Zorzanello

Finalizando a semana, os empresários foram a Curitiba prestigiar a Expo Turismo Paraná, onde reencontraram clientes e amigos do trade. “São viagens estratégicas e importantes onde conseguimos encontrar nosso expositor, fazer alinhamentos de negócios, além de sempre prospectar novos clientes para ampliar a mostra de novidades no Festuris”, aponta Zorzanello que nos próximos dias embarca para São Paulo para novos contatos visando a 35ª edição do Festuris Gramado. informações em festurisgramado.com e nas redes sociais Festuris Gramado.


PARK AUSTRAL EM USHUAIA

Ushuaia é uma das mais encantadas cidades da Patagônia Argentina, lugar maravilhoso que mistura a beleza da natureza com a deliciosa culinária. Foi inaugurado em Ushuaia o Restaurante Park Austral na cidade mais austral do planeta, Ushuaia. Este novo estabelecimento gastronômico, é uma iniciativa da empresa Brasileros en Ushuaia – pertencente ao Patagonia Group.

O Restaurante está localizado no Centro Invernal Haruwen, um lugar muito aconchegante para 160 pessoas. São 105 comensais na parte de baixo e 55 na parte superior, ambas conectadas por um belíssimo espaço com muita madeira, tipicamente patagônico.

O espaço oferece uma experiência única tanto gastronômica como paisagística, no meio do bosque fueguino que agora no inverno está repleto de neve fofinha.



O serviço oferecido é buffet livre onde se pode saborear opções brasileiras como arroz, strogonoff de carne e frango, frango à milanesa, creme de milho, saladas e massa, e também comida típica do Fim do Mundo como o carneiro fueguino junto com o buffet e uma bebida sem álcool por pessoa. À noite é possível se deliciar com um rodízio de massas com show de tango, bebida livre como vinho e refrigerantes. O lugar oferece também uma maravilhosa carta de vinhos para atender os paladares mais exigentes.

A Brasileiros em Ushuaia Tudo começou em 2010, com a primeira visita do casal Mario e Janaina Barros à Ushuaia. Pouco mais de dois anos depois, eles voltaram para Ushuaia, só que desta vez para passar longas férias e já sonhando com uma mudança para essa cidade tranquila, linda e turística.



De uma ideia despretensiosa de criar uma página no Facebook para os amigos poderem ver suas fotos em Ushuaia, foi que começou a surgir contatos de diversas pessoas desconhecidas ao redor do Brasil querendo tirar suas dúvidas, pedindo dicas e informações sobre a tal cidade que a princípio era de “descanso”.

Daí surgiu a ideia de voltar para o Brasil, “fechar as portas” e sair da zona de conforto. Foi o que fizeram e, sete meses depois, eles estavam colocando literalmente tudo o que cabia em seu carro - inclusive seu cachorrinho York – e partindo em uma viagem intitulada “Expedição Brasileiros em Ushuaia”. Chegaram ao fim do mundo após exatos 50 dias e mais de 10 mil km de estrada, saindo do ponto mais oriental das Américas, a cidade de João Pessoa (Paraíba) para o ponto mais ao sul do planeta, a cidade de Ushuaia.

Em janeiro de 2014, chegaram definitivamente à Ushuaia e começaram a trabalhar duro com o turismo na região, juntamente com uma agência local recém-aberta. A princípio todos os contatos eram feitos pelas mídias sociais, recebendo os brasileiros e dando todo o suporte necessário para que as férias deles fossem inesquecíveis.

Após quatro meses de trabalho, e com a necessidade de fazer dinheiro, se aproveitaram de um evento de corrida que acontecia na cidade - onde centenas de brasileiros estariam presentes - para criarem por conta própria uma excursão que levaria durante todo o dia os atletas a fazerem diversas coisas em um só passeio: o Mega Tour. Em três dias foram vendidos 91 passeios de Mega Tour, ultrapassando a expectativa e fazendo, posteriormente, este passeio um dos carros chefes da empresa.

Três meses depois, com a chegada do inverno, um novo passeio foi criado. Este, por sua vez, ultrapassou o Mega Tour em vendas, propiciando assim, a venda de mais de mil passeios logo no primeiro inverno. E assim, aquele sonho que se iniciou de uma forma tão despretensiosa passou a ser real!

Com isso, começaram a surgir grandes parcerias e contatos e, com pouco mais de um ano de estrada, a agência Brasileiros em Ushuaia já estava entre as melhores agências de excursões da cidade e carregava um nome muito forte, angariando assim, respeito dos grandes prestadores de serviços de Ushuaia. Superando e muito todas as expectativas que se tinha inicialmente e oferecendo hoje mais de 25 passeios exclusivos da marca. Operam, também, em El Calafate – Patagônia Argentina – e estar sob o slogan “aqui falamos a sua língua” tem conquistado o coração de todos os brasileiros que se aventuram no fim do mundo!



A agência Brasileiros em Ushuaia é uma das principais agências de turismo da Terra do Fogo, recebendo cerca de 70 mil turistas por ano. Em 2017, o sócio Luiz Fernando Barros voltou para o Brasil com o intuito de expandir a empresa e aproximar nossos clientes oferecendo um melhor atendimento.

Com o crescimento, a agência Brasileiros em Ushuaia conta, atualmente, com mais de 100 funcionários nos 2 países e também com uma ampla e nova frota própria de veículos, sendo eles carros off-road e vans de passeio. A Secretaria de Turismo da Municipalidad de Ushuaia esteve presente no evento, na presença do seu Secretário de Turismo Gustavo Ventura, além de outras autoridades municipais e provinciais, bem como o trade local. https://www.brasileirosemushuaia.com.br/


Sauípe Resorts



Parte do complexo de hotéis da Costa do Sauípe, o Sauípe Resorts - All Inclusive fica dentro de uma reserva natural de 6 km de praia panorâmica com areias brancas. A propriedade oferece uma piscina para crianças, piscina para adultos e um bar, além de serviço all inclusive. 

Os quartos contam com decoração moderna e colorida, muita luz natural e ar-condicionado, bem como varanda, TV de tela plana a cabo e frigobar. Já os banheiros privativos incluem chuveiro ou banheira, secador de cabelo e produtos de banho de cortesia. 

Você encontrará muitas opções de entretenimento grátis no Sauípe Resorts - All Inclusive, como música ao vivo, espetáculos de dança e exposições de arte. Além disso, as crianças podem brincar no Sauípe Kids Club, um espaço infantil especialmente projetado para se divertirem sob a supervisão de uma equipe de entretenimento dedicada. Você também terá acesso grátis a algumas áreas do resort, incluindo o Sauípe Sports e a academia. 

O resort fica a 76 km do Aeroporto Internacional de Salvador. A propriedade oferece estacionamento de cortesia, bem como um salão de jogos, um bar no lobby e Wi-Fi grátis. Você pode usufruir da estrutura do complexo, que inclui quadras esportivas e uma academia. 

Já o entretenimento noturno em Vila Nova da Praia oferece opções como espetáculos de música e atrações de quermesse. Além disso, o Hotel conta com 3 piscinas ao ar livre, sendo que uma delas dispõe de um bar dentro da piscina com todos os serviços incluídos.

O complexo que foi inaugurado em 2000, agora é administrado pelo grupo Aviva (proprietário do complexo Rio Quente em Goiás). Localizado no município de Mata de São João, a cerca de 76 km da capital baiana, com 1.564 apartamentos, o complexo Sauípe Resorts, possui uma estrutura para eventos de 40 salas, uma arena com capacidade de acomodar até 3.500 pessoas, além de 15 quadras de tênis, área kids e de lazer com piscinas, campo de golfe, um Vila, lojas, bares e restaurantes. 
Paulo Shinayguer, diretor de operações da Aviva e a representante da Grou Turismo, receptivo exclusivo da Costa de Sauípe.

Informações - Costa do Sauípe - Resort All Inclusive na Bahia (costadosauipe.com.br)

 Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63 
sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.