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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GM TRAZ PARA O BRASIL SEU CAMPEÃO DE VENDAS

Chevrolet Cruze custa a partir de R$ 67.900. 
Um carro familiar de luxo, seguro e cheio de tecnologia
Fábio Gonzalez / GM Divulgação



Automóvel de passeio comercializado em mais de 70 países e o Chevrolet mais vendido no mundo, o sedan Cruze chega ao Brasil refinando mais ainda a gama de carros da GM à venda no País. A versão LT custa R$ 67.900,00 com câmbio manual e R$ 69.900, automático. A terceira versão, LTZ, também automática e mais luxuosa sai por R$ 78.900. Todas são equipadas com o moderno motor Ecotec6 com coletor de admissão e comando de válvulas variáveis, mais econômico e suave e menos poluente e garantia de três anos sem limite de quilometragem. Velocidade: mais de 200 km/h.


O Cruze é sem dúvida um carro familiar que oferece uma série de confortos que agradam principalmente às motoristas e à criançada: por exemplo, os diversos porta objetos, o compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na área superior do console central, outro do lado do condutor e suporte para óculos, bolsas amplas nas costas dos bancos dianteiros para livros, revistas, mapas, ou um lap top, além de porta-copos nas portas dianteiras para acomodar um garrafa de 1,5 l e nas traseiras para garrafas de meio-litro, além de uma tomada de 12V.

Entre os bancos do motorista e do carona há um apoio de braços regulável com uma entrada USB e outra auxiliar para ligação de diversos tipos de aparelhos móveis. 

O Cruze vem com porta-luvas avantajado e bem iluminado e o banco traseiro bipartido (60 cm/40 cm), tem dois suportes para copos no apoio de braço central. 

Há luzes de cortesia na traseira e de leitura na frente, ganchos de conveniência atrás. Outra vantagem do Cruze é o amplo porta-malas de 450 l.

O carro vem de série também com sistema de travamento central das portas e vidros de comando elétrico, com função de abertura total automática e após a ignição desligada a permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos, impedindo que fiquem abertos.


Outro mimo é o ar condicionado com comandos eletrônicos e a função AQS (Air Quality System) que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído. Um luxo existente em carros muito caros.



"O elemento de maior destaque no design do Cruze é a linha do teto arqueada, que se estende desde o inclinado pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira relativamente curta, esta linha se traduz em muita esportividade. Para o forte impacto visual provocado pelo Cruze contribui também a simplicidade do design exterior, livre de artifícios", destaca a fábrica.


Essas informações, enviadas pela Assessoria de Imprensa da GM, dão conta também de outro ponto que fábrica garante que surpreenderá os consumidores: “A qualidade de construção do Cruze, marcada por detalhes que se encontram em automóveis de segmentos superiores, o elevado nível de acabamento e o refino visível na união dos painéis da carroceria”.


Ainda não fiz o test-drive do Cruze, mas pelo descrito pela Assessoria de Imprensa da GM, o novo sedan   vem ainda mais seguro e traz um novo nível de equipamentos de série: rodas de 17 polegadas, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), controle de tração, freios ABS com EBD de última geração e PBA - Assistência de frenagem de Pânico, transmissão (câmbio) de seis marchas e na automática com trocas no modo sequencial e sensores de inclinação que identificam subidas e descidas que auxiliam na condução.


Obrigatório no exterior há bastante tempo, e recentemente também no Brasil, o uso de cadeirinha especial para crianças, é facilitado no Cruze que vem equipado com o Sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil. O carro tem também o sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue.

Motor super moderno
Apesar de a matéria estar um pouco longa pela riqueza de detalhes que o carro oferece, não posso deixar de apresentar a importante questão mecânica, para a maioria das mulheres uma chatice, mas importante para os nossos leitores homens, embora uma sensível quantidade de mulheres já se interessem pelo assunto.


O motor Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas mais rápidas em qualquer rotação. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. 

Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Mas o motor 1.8 do Cruze vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho.




O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo um maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo de combustível.


A bomba d'água no Ecotec 6 é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada, como em motores convencionais. Ela é movida pela correia secundária (ou de acessórios), o que facilita na hora da manutenção, melhorando o acesso ao componente.

Com toda essa tecnologia, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.


Traduzindo isso em números, o Cruze, na versão manual, vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele leva 11 segundos para chegar aos 100 km/h e chega aos 203 km/h de velocidade máxima.

Equipado com essa transmissão, seus números do Cruze são igualmente satisfatórios. Ele leva 11,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 197 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o Cruze precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os mesmos 197 km/h de velocidade máxima.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

JAC Motors Brasil - Teste de Rodagem J6

Um vídeo de test-drive e uma vida, a de Sérgio Habib
Em 1998, quando iniciei minha carreira de Editor de caderno de automóveis conheci um empresário de São Paulo, que me chamava a atenção nos contatos com os jornalistas pela exatidão com que apresentava dados e números sobre o setor automotivo, mundial, nomeadamente, o brasileiro. O nome dele era Sérgio Habib, o sócio privado brasileiro do consórcio francês PSA responsável pela construção das linhas de montagem  da Pegeout e da Citroën, em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, onde a Citroën produz o Xsara Picasso. 
Fui um dos jornalistas brasileiros convidados de Sérgio Habib para o lançamento desse vitorioso carro, na Espanha, em 2001. Hoje, o modelo já vendeu 100 mil unidades no Brasil. Sérgio não participa mais do PSA, mas é o dono das 97 concessionjária Citroën no Pais, número que pretende aumentar para 145, nos próximos três anos.
Não tenho nenhuma procuração para defender ou enaltecer Sérgio Habib, tanto como empresário como ser humano. O que conheço dele pelo contato que tive é que se trata de um empreendedor de sucesso, um homem honrado e um profissional do ramo automotivo com uma grande experiência, iniciada em 1991, quando trouxe para o Brasil o Citroën Xantia. Quando no último Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, assisti o Sérgio Habib cercado de empresários chineses donos da JAC Motors apresentando os carros da marca pela primeira vez no Brasil, tive a certeza absoluta de que seria mais um dos seus investimentos de sucesso.
Perguntei a Sérgio que garantia ele tinha dos chinenses de que esse carro não seria de boa qualidade. Ele me olhou e disse: "Arnaldo, esses carros passaram por todas as modificações que eu indiquei à fábrica para poderem rodar no Brasil sem problemas e percorreram 1 milhão de quilómetros pelo país afora antes de serem expostos aqui no Salão. Posso te garantir que o JAC vai ser um sucesso no Brasil".
Não acredito de maneira nenhuma que com a sua experiência, profissionalismo e honestidade, Sérgio, primeiro,  como a gente diz, botasse,a mão em cumbuca, e, segundo, trouxesse os JAC para queimar seu filme e arranjar um problema para a sua vida e perder dinheiro. esse não seria o Sérgio habib que o Brasil conhece e particularmente os jornalistas especializados em automóveis.
Há pouco quando abri meu e-mail e vi o vídeo enviado pelo assessor de Imprensa da JAC Motors, jornalista Eduardo Pincigher, mostrando um pouco do teste do JC, rodei o filme em minha memória dos fatos vividos com Sérgio Habib e não pude deixar de escrever este texto de livre e expontanea vontade. Na verdade, também instado pelo fato de Sérgio implantar no País  com os JAC uma nova filosofia de conforto e segurança, oferecendo de série itens que ao longo da história, sempre foram adquiridos como opcionais encarecendo visivelmente o preço inicial dos veículos. 
Estou falando de freios ABS, com EDB, sensores de marcha a ré, faróis de neblina, faróis dianteiros com ajuste elétrico de altura, espelhos elétricos com sinaleiras nos retrovisores laterais, ar condicionado digital, seis anos de garantia, além dos itens de série tão conhecidos dos brasileiros: trio elétrico, rodas de liga leve, e mais recentemente o air bag. Os JAC são carros completos, mesmo, com preços sensivelmente mais baixos que os concorrentes.
Sérgio tem tanta certeza da qualidade dos modelos JAC, o J3, J3 Turin, J5, J6 e J6 Diamond, de sete lugares que abriu 50 concessionárias da marca no mesmo dia em todo o Brasil. Na verdade, quem ganha com avanços como este é o consumidor brasileiro.  Quem diria que tudo começou com o ex-presidente Collor de Melo que chamava os carros produzidos no Brasil de "verdadeiras carroças".
Assista o vídeo e faça a sua avaliação. 


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ford apresenta na Alemanha carros ultraeconômicos

No Salão de Frankfurt marca mostrará 
modelos do Focus e do Fiesta que fazem 30 km/l 

O assessor de Imprensa da Ford do Brasil, Célio Galvão, revela que a Ford lançará na Europa, em meados de 2012, as versões do Focus e do New Fiesta com motores ultraeficientes no consumo de combustível, como parte da estratégia de expandir o uso da tecnologia ECOnetic em seus veículos.

No Salão de Frankfurt, estarão expostos dois desses novos modelos: o Focus ECOnetic, capaz de rodar 29,4 km por litro de combustível – marca que o torna o carro familiar não híbrido mais eficiente da Europa –, e o Fiesta ECOnetic, que atinge 30,3 km/l.

O nível de emissões é outro destaque. O novo Focus ECOnetic – primeiro Ford a diesel com tecnologia de absorção de NOx – atinge 89 g/km e o Fiesta ECOnetic –primeiro Fiesta equipado com sistema Auto-Start-Stop – gera só 87 g/km.
           
"O Focus e o Fiesta ECOnetic vão oferecer uma economia de combustível surpreendente, sem perda do prazer de dirigir – uma combinação que pareceria impossível alguns anos atrás", diz Thilo Seibert, gerente de Estratégia de Sustentabilidade e Eletrificação da Ford Europa.

A Ford também planeja mostrar em Frankfurt um Focus com o novo motor EcoBoost 1.0 de três cilindros, injeção direta e turbo, que oferece economia de combustível e performance excepcionais. Os três veículos são parte de uma estratégia agressiva da Ford para atingir a liderança em economia de combustível e sustentabilidade, levando a tecnologia ECOnetic a mais consumidores.

A expansão da tecnologia ECOnetic faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Ford, que tem a meta de reduzir 30% as emissões de CO2 de seus carros entre 2006 e 2020. Desde 2006, a Ford já obteve uma redução de 11% no CO2 e está a caminho de alcançar seu objetivo. Uma melhoria adicional de 10 g/km será obtida nos próximos dois anos.

O Blog, com certeza, está falando em nome dos brasileiros ao sugerir que a Ford traga esses carros urgentemente para o Brasil.

Sem dúvida alguma, o Ford New Fiesta é hoje um dos carros mais elegantes do mundo. Foto: Arnaldo Moreira

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Renault já vende seu carro totalmente elétrico na Europa

Fluence Z.E. é recarregado na tomada de casa

Já imaginou chegar à noite em casa e recarregar as baterias do seu carro na tomada de sua casa? Pois, isso já é realidade na Europa, onde circulam automóveis elétricos e híbridos. Vi na viagem que fiz, em Junho, a Portugal – por exemplo, no gigantesco Supermercado Continente, na Amadora, perto de Lisboa –, na Espanha, em Madrid e Barcelona, nos postos de abastecimento de combustível pontos com tomadas para recarga de baterias de carros. Um luxo!

A Renault acaba de anunciar a produção do modelo Fluence Z.E.(Emissão Zero) 100% elétrico como “única solução que permite oferecer mobilidade com emissão zero de poluentes para o uso de todos. Alinhado com a política ambiental Renault Eco², o sedã foi desenvolvido para uma comercialização em massa, permitindo progressos ambientais reais”. O carro foi mostrado pela primeira vez na América Latina, em junho, no Salão de Buenos Aires. 

Segundo a fábrica francesa, as baterias podem ser recarregadas através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h; a partir de terminais de recarga rápidos de 400Volts, que permitem uma recarga em 30 minutos, aproximadamente; e com o sistema “Quickdrop” (troca de baterias), que permite substituir a bateria do veículo em cerca de três minutos, em estações específicas.

A Renault explica que o motor elétrico do Fluence Z.E desenvolve potência máxima de 95 cv e torque máximo de 22,6 kgfm. A bateria de íon lítio que equipa o veículo dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h. No carro de série, a bateria é localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros, e pesa 250 kg. 
De acordo com a Renault, o Fluence Z.E., o primeiro sedã elétrico no seu segmento de mercado que já está à venda na Europa “demonstra que um veículo elétrico não é obrigatoriamente um pequeno carro urbano, estreito e desconfortável, com capacidades de condução limitadas”.


Seria ótimo que o Fluence Z.E. chegasse em breve ao mercado brasileiro, mas essa é outra história, como dizemos por aqui, isso são outros quinhentos.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BLOG DO ARNALDO MOREIRA NO SITE JORNALISTAS & CIA - IMPRENSA AUTOMOTIVA



SITE JORNALISTAS & CIA - IMPRENSA AUTOMOTIVA REGISTRA CRIAÇÃO DO BLOG DO ARNALDO MOREIRA 
O site Jornalistas & Cia - Imprensa Automotiva noticiou, na edição desta semana publicada hoje, a criação do Blog do Arnaldo Moreira. Fico feliz pelo reconhecimento do Blog por esse importante site.
Hoje, o site comemora um mês no ar e também a marca de 1.002 visitas.
O endereço do site Jornalistas & Cia - Imprensa Automotiva abaixo:

http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/jeciaauto121.pdfwww.jornalistasecia.com.br

CLIQUE NO ENDEREÇO ACIMA E VEJA O QUE O SITE FALA DO BLOG.


Tenho certeza de que esse é o resultado do carinho, da dedicação e do profissionalismo com que escrevo diariamente o blog. 


A TODOS OS AMIGOS LEITORES DO BLOG MEUS AGRADECIMENTOS.

Novo SUV no mercado a preços muito competitivos


Renault lança modelo que pode agradar ao público feminino


Esta semana, brasileiras e brasileiros poderão ver e encomendar nas concessionárias da Renault em todo o Brasil o novo SUV (Sport Utility Vehicle – Veículo Utiliário Esportivo) nacional construído pela marca francesa na fábrica de São José dos Pinhais, perto de Curitiba, no Paraná, batizado como Complexo Ayrton Senna. O carro estará exposto nas representantes Renault.

Embora o pré-lançamento esteja marcado para esta semana, o lançamento e a venda do Duster só acontecerá a partir do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro. A camionete ganhou o título, inglês e alemão, Duster  que em português do Brasil significa espanador e pano de pó, em português de Portugal. O termo significa também bandeira, pavilhão.


A Renault deixa claro que pretende fincar sua bandeira no mundo crescente dos SUVs no Brasil. Ao ver a foto do carro me deu a sensação de que o franco-brasileiro Duster poderá conquistar o público feminino pelo espaçoso porta-malas de 475 l e por se tratar de um carro alto e com a posição também elevada dos bancos da frente, bem ao gosto das motoristas. O Duster tem 1,8 m de altura e 22,1 cm do solo.


Em sombra de dúvida preços que estão muito abaixo da maioria dos SUVs concorrentes. O que se encontra na mesma faixa de preço é o Ecosport que custa a partir de R$ 54.250,00, nos modelos 4x2 e nas versões 4x4, a partir de R$ 68.010,00, está no mercado desde 2003 e já vendeu 150 mil unidades.


A Renault não divulgou ainda os valores correspondentes às diversas versões do Duster, mas sabe-se que os preços começarão em R$ 50 mil para os de tração 4x2 1.6 Flex, de 115 cv, e em torno de R$ 65 mil para a versão 4WC, tração 4x4, 2.0 Flex, de 143 cv. A. Entre os pontos favoráveis está garantia de três anos e o excelente espaço para as pernas, graças à distância entre-eixos de 2,67m.


O Duster vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado volante com regulagem de altura, travas elétricas com comando à distância, estribos laterais. São opcionais freios ABS, airbag duplo, computador de bordo e som com CD e MP3. As fotos mostram um carro robusto que enfrenta lama, declives acentuados, água, situações adversas de condução.


A Renault explica que o Duster é um autêntico utilitário esportivo: pela concepção, desenho externo, espaço interno, altura livre em relação ao solo e pela disponibilidade de dois tipos de tração 4x4 e 4x2. O Duster permite ao motorista guiar em outros tipos de terrenos, além do asfalto, graças, por exemplo, aos bons ângulos de entrada e de saída: 30 graus e 35 graus, respectivamente.


O Renault Duster teve o primeiro lançamento no Salão do Automóvel de Buenos Aires, em junho deste ano.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EVOS É A GRANDE NOVIDADE DO MAIOR SALÃO DO MUNDO


Ford inova no Concept para Frankfurt


Um carro com autonomia para mais de 800 km usando combustível e a tecnologia "plug-in" com baterias de íons de lítio – o mesmo desempenho e economia de combustível do Ford C-MAX Energi, programado para estrear na América do Norte, em 2012, e na Europa, em 2013 – não é sonho, não, é o Concept Evos que a Ford apresentará, no próximo dia 13 de Setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o mais importante do mundo.

A Ford divulgou os detalhes do novo Concept de 4,5 m de comprimento – um típico médio –, com 2 m de largura – arcabouço de um automóvel grande – e altura de um esportivo: 1,4 de altura. A distância entre os eixos, de 2,80 m revela um carro bem confortável. A grande novidade do Evos está na interatividade que se propõe a ter com o dono do carro. O projeto é fantástico, diria uma obra de ficção, mas como a ficção de 100 anos atrás se tornou realidade...


De acordo com a Ford, o conceito do Evos une três pilares dos modelos da montadora: liderança na economia de combustível, design externo e tecnologias de ponta. O protótipo permite conexão de casa, escritório e carro, ligados pelo acesso às informações pessoais do motorista, via internet.

O sistema de conexão permite que, além das informações, o motorista e o carro tenham dados sobre o tráfego e meteorologia. Os passageiros dos dois bancos traseiros podem interagir por meio de telas touchscreen para ajustar os assentos individualmente

O Evos apresenta-se com uma nova interpretação de design do estilo fastback, com uma silhueta realmente inovadora e de proporções marcantes. O capô proeminente, o pára-brisa dianteiro fortemente arredondado e os pilares A voltados para a traseira permitiram aos designers criar a impressão de um GT clássico, mas com uma abordagem contemporânea, dão-lhe um porte esportivo e poderoso.



O DNA do novo Ford Concept preocupa-se com o bem estar do dono do carro, ao oferecer inovações como evitar que ele se stress enquanto estiver ao volante.  “O motorista gasta muito tempo em seu veículo e isso não pode ser mais um momento estressante em sua vida. Na Ford, o futuro da tecnologia embarcada será definido pela experiência que ela entrega para o motorista e passageiros", diz Paul Mascarenas, chefe técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.


Já imaginou? Essa tecnologia permite que o proprietário continue ouvindo em casa o que ouvia no sistema de som do carro e antes de sair de casa esquentar/esfriar o interior do veículo. A tecnologia wireless é usada para conectar os ambientes, podendo até fechar a porta da garagem ao sair e desligar as luzes do estacionamento. Na verdade, a Internet permite a interligação de vários pontos em tempo real e esse sistema só tende a melhorar.

A inovação do carro continua no layout único de quatro portas, com desenho espetacular em formato de asa, tanto na frente como na traseira, que permite um surpreendente acesso para a cabine espaçosa de quatro lugares.

O novo DNA de design marca a forte evolução do estilo Kinetic, presente na linha global atual de produtos Ford, e se caracteriza por uma série de elementos importantes que vão contribuir para criar o inconfundível visual Ford do futuro.

Inovação interna
Refletindo o mesmo espírito de prazer de dirigir do exterior, o interior vai entregar novos níveis de prazer de dirigir e interação para o motorista. O estilo cockpit da cabine, voltado para o motorista, é enfatizado pelas superfícies curvas do painel, que se prolonga em ambos os lados, fornecendo informações adicionais sobre o veículo e sistemas de infotenimento.



"A conectividade entre o veículo e a 'nuvem pessoal' de informação do motorista é o coração das capacidades do Ford Evos Concept. As possibilidades são fascinantes quando exploramos um estilo de vida integrado entre o lar, o escritório e o carro, ligados pelo sistema de informação pessoal do motorista. A nuvem é um conjunto de serviços e tecnologias disponíveis na internet em tempo real, que permite aos usuários finais acesso a dados e aplicativos de qualquer dispositivo com conexão", explica.

Tecnologias adaptativas
O Ford Evos Concept explora tecnologias adaptativas capazes de redefinir a experiência de dirigir. A tecnologia atual exige que os ajustes de chassi sejam definidos a partir das habilidades e preferências de um grupo de consumidores e da topografia das ruas típicas. O conceito prevê o ajuste da dirigibilidade e desempenho de acordo com os caminhos à frente e a pessoa que está na direção.


A tecnologia inteligente reconhece os hábitos e habilidades do motorista e pode sobrepor dados de mapas e condições do tempo a partir da núvem para ajustar a potência, direção, suspensão e sistema de freios para oferecer máxima satisfação, conforto e segurança.

Os pesquisadores da Ford já desenvolveram tecnologias focadas no bem-estar do motorista, como o banco com monitoramento do batimento cardíaco e interiores certificados contra alergia. Usando a conexão em nuvem, o Ford Evos Concept monitora o estado físico e carga de trabalho do motorista para ajustar o carro ao modo mais apropriado.


O carro também é equipado com sensores avançados de qualidade do ar e sistemas de filtros para ajudar as pessoas alérgicas. Conhecendo os locais, ele pode acessar, na nuvem, dados sobre a qualidade do ar e sugerir caminhos mais saudáveis para o seu destino.

Durante a viagem, o veículo pode simplificar a aparência do painel de instrumentos para mostrar somente as informações necessárias e colocar o smartphone no modo "não perturbe", ajudando a concentrar a atenção na pista.

Propulsão avançada
A arquitetura híbrida "dividida" da Ford permite que os motores elétrico e a gasolina trabalhem juntos ou separadamente para otimizar a eficiência. Esse sistema avançado funciona normalmente em modo totalmente elétrico, mudando depois para o modo híbrido de sustentação da carga para economizar combustível.


A conectividade em nuvem pode oferecer ainda outras oportunidades para melhorar o desempenho e a eficiência, selecionando a combinação ideal dos motores para cada trajeto. O sistema de propulsão com conexão em nuvem "saberia" automaticamente quando economizar energia e mudar de modo, usando informações sobre a rota prevista do veículo, zonas de restrição de emissões no trajeto e condições do tempo. Agora, é só aguardar pelo desenvolvimento do Ford Evos se tornar um carro de rua.


New Fiesta vende 350 mil no 1º semestre


O Ford New Fiesta fechou o semestre com 350 mil unidades vendidas no  mundo e caminha para obter novo recorde nos próximos meses: 1.500.000 carros desde o lançamento. "O New Fiesta tem uma importância muito significativa em todos os mercados onde é vendido. No 1º semestre, Europa, é o vice-líder em vendas: 220 mil; nos Estados Unidos, abriu o mercado de compactos para a marca e vendeu cerca de 50 mil; na Ásia; e na América do Sul, em particular no Brasil, 12 mil", explica Eduardo Basso, gerente de Produto da Ford.

Compacto moderno
O New Fiesta inovou no design externo e interno. Combina um desenho moderno com tecnologia de segurança e de comodidade, como uma tela multifuncional de LCD no painel com diversas informações de comando e de entretenimento, seguindo o conceito dos "smartphones" atuais. O seu motor 1.6 Flex é uma referência em termos de modernidade por oferecer desempenho, economia de combustível e emissões e conceito construtivo voltado para a sustentabilidade. É da geração Sigma Flex, feito em Taubaté, SP, produzido inteiramente em alumínio. 

FORD CONQUISTA RESULTADOS IMPORTANTES


Ranger chega a 450 mil unidades produzidas
            

A Ford comemorou novo recorde de produção da picape Ranger com 450 mil unidades produzidas desde o seu lançamento na América do Sul, 180 mil delas no Brasil. A camionete vendida também na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela e México, “caracteriza-se pela versatilidade de versões e adequação para vários tipos de aplicação. É um veículo usado tanto profissionalmente como nas atividades do dia a dia. Os seus proprietários elogiam a robustez, a confiabilidade, o custo-benefício e a manutenção econômica, com três anos de garantia total", afirma Lucíola de Almeida, gerente de Picapes da Ford. 

Novidades em 2012
No recém-lançado ano-modelo 2012, a Ford Ranger oferece a nova cor cinza Novara, nos modelos 3.0 diesel e 2.3 a gasolina, com cabine simples ou dupla, tração 4x2 ou 4x4 e diversas opções de acabamento. Suspensão com amortecedores traseiros do lado de fora das longarinas, sistema de freios ABS nas quatro rodas com acelerômetro longitudinal e ótimos ângulos de ataque e saída são outros fatores que favorecem sua dirigibilidade em estrada e fora de estrada.

O interior da Ranger é hoje luxuosa e confortável
A Ranger vem com vidros elétricos, travamento automático das portas a 20 km/h, controle remoto dos vidros e portas, computador de bordo, coluna de direção com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste lombar e de altura, rádio/CD-player My Connection, sistema antifurto distribuído DPATS, alarme antifurto volumétrico e perimetral, sensor de ré, protetor de caçamba e capota marítima. A versão Limited traz ainda bancos de couro.

Ford Cargo 815 vence “Preferência em Transporte” 
O Ford Cargo 815e foi o vencedor do Prêmio Preferência do Transporte e Logística 2011, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). Entre julho de 2010 e junho deste ano foram emplacados 614 Cargos 815e. O prêmio identifica as marcas preferidas das empresas transportadoras e operadores logísticos associados.

"Este prêmio reflete o excelente custo-benefício do caminhão Cargo e a força e tradição da marca Ford no Rio Grande do Sul", diz Ricardo Paradeda, gerente Regional de Vendas da Ford Caminhões, em Porto Alegre.

Voltado a aplicações de uso urbano, o Ford Cargo 815e, tem peso bruto total de 8.250 kg e é equipado com motor eletrônico Cummins Interact 4, com potência de 150 cv (a 2.500 rpm) e torque de 56 kgfm (a 1.500 rpm).

ESTE FIM DE SEMANA TEM RALI NA SERRA


Rali Mitsubishi, em Penedo, RJ - este fim de semana


Penedo, a simpática cidade serrana fluminense, receberá neste sábado, 3 de setembro, os participantes da 6ª etapa do Mitsubishi Motorsports (rali de regularidade) e da 5ª etapa do Mitsubishi Outdoor (rali de estratégia) 4x4 da Mitsubishi. A largada será no Campo do Clube Finlândia, a partir das 7h30, para as equipes do Rali de Estratégia e, às 8 horas, para os competidores do Rali de Regularidade. Participarão em cada etapa cerca de 250 carros.

Esta será a primeira vez que a cidade receberá os dois ralis e aos participantes está reservado um dia repleto de aventura e diversão. Penedo será tomada por centenas de casais, famílias e grupos de amigos, vindos de várias partes do País para desbravar trilhas inéditas, novos lugares e paisagens surpreendentes a bordo dos 4x4 da marca. no entorno das Serras da Mantiqueira e do Mar, trechos de Resende e Itatiaia que farão parte do percurso.

A programação Mitsubishi Motorsports Sudeste (6ª Etapa) e Mitsubishi Outdoor (5ª Etapa) será a seguinte:
Sexta-feira - 2 de Setembro 
Local: Rodovia Rubens Tramujas Mader, Km 1,5 - Penedo/Itatiaia
A partir 19h30: Briefing para os competidores

Sábado - 3 de Setembro - Largada 
Local : Campo do Clube Finlândia (av. das Mangueiras s/n - Penedo/Itatiaia)
A partir das 7h30 - Mitsubishi Outdoor
A partir das 8h - Mitsubishi Motorsports
Chegada, Almoço e Premiação
A partir das 13h30
Rodovia Rubens Tramujas Mader, Km 1,5 - Penedo/Itatiaia


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