Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EVOS É A GRANDE NOVIDADE DO MAIOR SALÃO DO MUNDO


Ford inova no Concept para Frankfurt


Um carro com autonomia para mais de 800 km usando combustível e a tecnologia "plug-in" com baterias de íons de lítio – o mesmo desempenho e economia de combustível do Ford C-MAX Energi, programado para estrear na América do Norte, em 2012, e na Europa, em 2013 – não é sonho, não, é o Concept Evos que a Ford apresentará, no próximo dia 13 de Setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o mais importante do mundo.

A Ford divulgou os detalhes do novo Concept de 4,5 m de comprimento – um típico médio –, com 2 m de largura – arcabouço de um automóvel grande – e altura de um esportivo: 1,4 de altura. A distância entre os eixos, de 2,80 m revela um carro bem confortável. A grande novidade do Evos está na interatividade que se propõe a ter com o dono do carro. O projeto é fantástico, diria uma obra de ficção, mas como a ficção de 100 anos atrás se tornou realidade...


De acordo com a Ford, o conceito do Evos une três pilares dos modelos da montadora: liderança na economia de combustível, design externo e tecnologias de ponta. O protótipo permite conexão de casa, escritório e carro, ligados pelo acesso às informações pessoais do motorista, via internet.

O sistema de conexão permite que, além das informações, o motorista e o carro tenham dados sobre o tráfego e meteorologia. Os passageiros dos dois bancos traseiros podem interagir por meio de telas touchscreen para ajustar os assentos individualmente

O Evos apresenta-se com uma nova interpretação de design do estilo fastback, com uma silhueta realmente inovadora e de proporções marcantes. O capô proeminente, o pára-brisa dianteiro fortemente arredondado e os pilares A voltados para a traseira permitiram aos designers criar a impressão de um GT clássico, mas com uma abordagem contemporânea, dão-lhe um porte esportivo e poderoso.



O DNA do novo Ford Concept preocupa-se com o bem estar do dono do carro, ao oferecer inovações como evitar que ele se stress enquanto estiver ao volante.  “O motorista gasta muito tempo em seu veículo e isso não pode ser mais um momento estressante em sua vida. Na Ford, o futuro da tecnologia embarcada será definido pela experiência que ela entrega para o motorista e passageiros", diz Paul Mascarenas, chefe técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.


Já imaginou? Essa tecnologia permite que o proprietário continue ouvindo em casa o que ouvia no sistema de som do carro e antes de sair de casa esquentar/esfriar o interior do veículo. A tecnologia wireless é usada para conectar os ambientes, podendo até fechar a porta da garagem ao sair e desligar as luzes do estacionamento. Na verdade, a Internet permite a interligação de vários pontos em tempo real e esse sistema só tende a melhorar.

A inovação do carro continua no layout único de quatro portas, com desenho espetacular em formato de asa, tanto na frente como na traseira, que permite um surpreendente acesso para a cabine espaçosa de quatro lugares.

O novo DNA de design marca a forte evolução do estilo Kinetic, presente na linha global atual de produtos Ford, e se caracteriza por uma série de elementos importantes que vão contribuir para criar o inconfundível visual Ford do futuro.

Inovação interna
Refletindo o mesmo espírito de prazer de dirigir do exterior, o interior vai entregar novos níveis de prazer de dirigir e interação para o motorista. O estilo cockpit da cabine, voltado para o motorista, é enfatizado pelas superfícies curvas do painel, que se prolonga em ambos os lados, fornecendo informações adicionais sobre o veículo e sistemas de infotenimento.



"A conectividade entre o veículo e a 'nuvem pessoal' de informação do motorista é o coração das capacidades do Ford Evos Concept. As possibilidades são fascinantes quando exploramos um estilo de vida integrado entre o lar, o escritório e o carro, ligados pelo sistema de informação pessoal do motorista. A nuvem é um conjunto de serviços e tecnologias disponíveis na internet em tempo real, que permite aos usuários finais acesso a dados e aplicativos de qualquer dispositivo com conexão", explica.

Tecnologias adaptativas
O Ford Evos Concept explora tecnologias adaptativas capazes de redefinir a experiência de dirigir. A tecnologia atual exige que os ajustes de chassi sejam definidos a partir das habilidades e preferências de um grupo de consumidores e da topografia das ruas típicas. O conceito prevê o ajuste da dirigibilidade e desempenho de acordo com os caminhos à frente e a pessoa que está na direção.


A tecnologia inteligente reconhece os hábitos e habilidades do motorista e pode sobrepor dados de mapas e condições do tempo a partir da núvem para ajustar a potência, direção, suspensão e sistema de freios para oferecer máxima satisfação, conforto e segurança.

Os pesquisadores da Ford já desenvolveram tecnologias focadas no bem-estar do motorista, como o banco com monitoramento do batimento cardíaco e interiores certificados contra alergia. Usando a conexão em nuvem, o Ford Evos Concept monitora o estado físico e carga de trabalho do motorista para ajustar o carro ao modo mais apropriado.


O carro também é equipado com sensores avançados de qualidade do ar e sistemas de filtros para ajudar as pessoas alérgicas. Conhecendo os locais, ele pode acessar, na nuvem, dados sobre a qualidade do ar e sugerir caminhos mais saudáveis para o seu destino.

Durante a viagem, o veículo pode simplificar a aparência do painel de instrumentos para mostrar somente as informações necessárias e colocar o smartphone no modo "não perturbe", ajudando a concentrar a atenção na pista.

Propulsão avançada
A arquitetura híbrida "dividida" da Ford permite que os motores elétrico e a gasolina trabalhem juntos ou separadamente para otimizar a eficiência. Esse sistema avançado funciona normalmente em modo totalmente elétrico, mudando depois para o modo híbrido de sustentação da carga para economizar combustível.


A conectividade em nuvem pode oferecer ainda outras oportunidades para melhorar o desempenho e a eficiência, selecionando a combinação ideal dos motores para cada trajeto. O sistema de propulsão com conexão em nuvem "saberia" automaticamente quando economizar energia e mudar de modo, usando informações sobre a rota prevista do veículo, zonas de restrição de emissões no trajeto e condições do tempo. Agora, é só aguardar pelo desenvolvimento do Ford Evos se tornar um carro de rua.


New Fiesta vende 350 mil no 1º semestre


O Ford New Fiesta fechou o semestre com 350 mil unidades vendidas no  mundo e caminha para obter novo recorde nos próximos meses: 1.500.000 carros desde o lançamento. "O New Fiesta tem uma importância muito significativa em todos os mercados onde é vendido. No 1º semestre, Europa, é o vice-líder em vendas: 220 mil; nos Estados Unidos, abriu o mercado de compactos para a marca e vendeu cerca de 50 mil; na Ásia; e na América do Sul, em particular no Brasil, 12 mil", explica Eduardo Basso, gerente de Produto da Ford.

Compacto moderno
O New Fiesta inovou no design externo e interno. Combina um desenho moderno com tecnologia de segurança e de comodidade, como uma tela multifuncional de LCD no painel com diversas informações de comando e de entretenimento, seguindo o conceito dos "smartphones" atuais. O seu motor 1.6 Flex é uma referência em termos de modernidade por oferecer desempenho, economia de combustível e emissões e conceito construtivo voltado para a sustentabilidade. É da geração Sigma Flex, feito em Taubaté, SP, produzido inteiramente em alumínio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.