Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Renault já vende seu carro totalmente elétrico na Europa

Fluence Z.E. é recarregado na tomada de casa

Já imaginou chegar à noite em casa e recarregar as baterias do seu carro na tomada de sua casa? Pois, isso já é realidade na Europa, onde circulam automóveis elétricos e híbridos. Vi na viagem que fiz, em Junho, a Portugal – por exemplo, no gigantesco Supermercado Continente, na Amadora, perto de Lisboa –, na Espanha, em Madrid e Barcelona, nos postos de abastecimento de combustível pontos com tomadas para recarga de baterias de carros. Um luxo!

A Renault acaba de anunciar a produção do modelo Fluence Z.E.(Emissão Zero) 100% elétrico como “única solução que permite oferecer mobilidade com emissão zero de poluentes para o uso de todos. Alinhado com a política ambiental Renault Eco², o sedã foi desenvolvido para uma comercialização em massa, permitindo progressos ambientais reais”. O carro foi mostrado pela primeira vez na América Latina, em junho, no Salão de Buenos Aires. 

Segundo a fábrica francesa, as baterias podem ser recarregadas através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h; a partir de terminais de recarga rápidos de 400Volts, que permitem uma recarga em 30 minutos, aproximadamente; e com o sistema “Quickdrop” (troca de baterias), que permite substituir a bateria do veículo em cerca de três minutos, em estações específicas.

A Renault explica que o motor elétrico do Fluence Z.E desenvolve potência máxima de 95 cv e torque máximo de 22,6 kgfm. A bateria de íon lítio que equipa o veículo dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h. No carro de série, a bateria é localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros, e pesa 250 kg. 
De acordo com a Renault, o Fluence Z.E., o primeiro sedã elétrico no seu segmento de mercado que já está à venda na Europa “demonstra que um veículo elétrico não é obrigatoriamente um pequeno carro urbano, estreito e desconfortável, com capacidades de condução limitadas”.


Seria ótimo que o Fluence Z.E. chegasse em breve ao mercado brasileiro, mas essa é outra história, como dizemos por aqui, isso são outros quinhentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.