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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GM TRAZ PARA O BRASIL SEU CAMPEÃO DE VENDAS

Chevrolet Cruze custa a partir de R$ 67.900. 
Um carro familiar de luxo, seguro e cheio de tecnologia
Fábio Gonzalez / GM Divulgação



Automóvel de passeio comercializado em mais de 70 países e o Chevrolet mais vendido no mundo, o sedan Cruze chega ao Brasil refinando mais ainda a gama de carros da GM à venda no País. A versão LT custa R$ 67.900,00 com câmbio manual e R$ 69.900, automático. A terceira versão, LTZ, também automática e mais luxuosa sai por R$ 78.900. Todas são equipadas com o moderno motor Ecotec6 com coletor de admissão e comando de válvulas variáveis, mais econômico e suave e menos poluente e garantia de três anos sem limite de quilometragem. Velocidade: mais de 200 km/h.


O Cruze é sem dúvida um carro familiar que oferece uma série de confortos que agradam principalmente às motoristas e à criançada: por exemplo, os diversos porta objetos, o compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na área superior do console central, outro do lado do condutor e suporte para óculos, bolsas amplas nas costas dos bancos dianteiros para livros, revistas, mapas, ou um lap top, além de porta-copos nas portas dianteiras para acomodar um garrafa de 1,5 l e nas traseiras para garrafas de meio-litro, além de uma tomada de 12V.

Entre os bancos do motorista e do carona há um apoio de braços regulável com uma entrada USB e outra auxiliar para ligação de diversos tipos de aparelhos móveis. 

O Cruze vem com porta-luvas avantajado e bem iluminado e o banco traseiro bipartido (60 cm/40 cm), tem dois suportes para copos no apoio de braço central. 

Há luzes de cortesia na traseira e de leitura na frente, ganchos de conveniência atrás. Outra vantagem do Cruze é o amplo porta-malas de 450 l.

O carro vem de série também com sistema de travamento central das portas e vidros de comando elétrico, com função de abertura total automática e após a ignição desligada a permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos, impedindo que fiquem abertos.


Outro mimo é o ar condicionado com comandos eletrônicos e a função AQS (Air Quality System) que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído. Um luxo existente em carros muito caros.



"O elemento de maior destaque no design do Cruze é a linha do teto arqueada, que se estende desde o inclinado pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira relativamente curta, esta linha se traduz em muita esportividade. Para o forte impacto visual provocado pelo Cruze contribui também a simplicidade do design exterior, livre de artifícios", destaca a fábrica.


Essas informações, enviadas pela Assessoria de Imprensa da GM, dão conta também de outro ponto que fábrica garante que surpreenderá os consumidores: “A qualidade de construção do Cruze, marcada por detalhes que se encontram em automóveis de segmentos superiores, o elevado nível de acabamento e o refino visível na união dos painéis da carroceria”.


Ainda não fiz o test-drive do Cruze, mas pelo descrito pela Assessoria de Imprensa da GM, o novo sedan   vem ainda mais seguro e traz um novo nível de equipamentos de série: rodas de 17 polegadas, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), controle de tração, freios ABS com EBD de última geração e PBA - Assistência de frenagem de Pânico, transmissão (câmbio) de seis marchas e na automática com trocas no modo sequencial e sensores de inclinação que identificam subidas e descidas que auxiliam na condução.


Obrigatório no exterior há bastante tempo, e recentemente também no Brasil, o uso de cadeirinha especial para crianças, é facilitado no Cruze que vem equipado com o Sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil. O carro tem também o sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue.

Motor super moderno
Apesar de a matéria estar um pouco longa pela riqueza de detalhes que o carro oferece, não posso deixar de apresentar a importante questão mecânica, para a maioria das mulheres uma chatice, mas importante para os nossos leitores homens, embora uma sensível quantidade de mulheres já se interessem pelo assunto.


O motor Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas mais rápidas em qualquer rotação. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. 

Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Mas o motor 1.8 do Cruze vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho.




O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo um maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo de combustível.


A bomba d'água no Ecotec 6 é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada, como em motores convencionais. Ela é movida pela correia secundária (ou de acessórios), o que facilita na hora da manutenção, melhorando o acesso ao componente.

Com toda essa tecnologia, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.


Traduzindo isso em números, o Cruze, na versão manual, vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele leva 11 segundos para chegar aos 100 km/h e chega aos 203 km/h de velocidade máxima.

Equipado com essa transmissão, seus números do Cruze são igualmente satisfatórios. Ele leva 11,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 197 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o Cruze precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os mesmos 197 km/h de velocidade máxima.



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