Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 2 de dezembro de 2017

MINI revela suas atrações para o Salão de Los Angeles 2017. Participação da MINI se concentrará na diversidade de sua gama atual de modelos, bem como na sua visão de futuro voltada para uma condução divertida, um dos aspectos tradicionais da marca britânica.



A participação da MINI no Salão do Automóvel de Los Angeles, a ser realizado entre os dias 1º e 10 de dezembro, na costa oeste dos Estados Unidos, se concentrará na diversidade de sua gama atual de modelos, bem como na sua visão de futuro voltada para uma condução divertida, um dos aspectos tradicionais da marca britânica. 


O destaque ficará por conta do MINI Electric Concept, que faz sua estreia nos EUA. O veículo conceito é precursor da mobilidade livre de emissões, e no melhor estilo MINI. 


A sensação 'go-kart-feeling', típica de um MINI, assume um nível totalmente novo graças ao conjunto motriz puramente elétrico. 


Originalmente produzido como uma série limitada em 600 unidades, para testes reais das situações diárias de mobilidade, o MINI Electric Concept incorpora o conhecimento adquirido no desenvolvimento de veículos elétricos do BMW Group – entre eles o compacto premium elétrico i3. 


Outra atração de destaque é o MINI Cooper SE Contryman ALL4, o primeiro modelo híbrido plug-in da marca britânica, e a edição 'Ice Blue Edition' do MINI Cooper Hatch 3 portas, disponibilizada exclusivamente para o mercado norte-americano. 


A tradicional marca britânica também exibirá sua atual gama de modelos, formada pelo MINI Cooper Hatch de 3 e 5 portas, MINI Clubman, MINI Cooper Countryman, MINI Cooper S Cabrio e dos modelos MINI John Cooper Works Clubman e MINI John Cooper Works Countryman.



A Renault oferece prêmio de R$ 30 mil a estudantes e professores selecionados que participem do Programa Renault Experience. Inscrições até o dia 15/12 no site no texto

Termina, no próximo dia 15, o prazo para inscrição de projetos na edição 2017 do programa Renault Experience, do Instituto Renault. 

A iniciativa tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo de estudantes de todo o País por meio do modelo de startups, para desenvolver e lançar projetos dentro do tema “Mobilidade”. As inscrições podem ser feitas no site renaultexperience.com.br.

Ao final do programa, as startups selecionadas recebem o prêmio de R$ 30 mil e podem ter a Renault como sócia.

Sobre o programa
Com base no feedback dos participantes e professores envolvidos na edição 2016 do Renault Experience, o Instituto Renault promoveu algumas mudanças na edição atual do programa. 


As equipes, que devem ter de três a cinco integrantes, agora podem contar com um membro não-universitário, uma espécie de mentor da equipe. Além disso, são aceitos também alunos de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Outra mudança, foi a abertura de todo o conteúdo da fase Ideathon à comunidade universitária e ao público em geral. Desta forma, aqueles que já possuem o conhecimento da edição anterior podem ir direto à construção do seu projeto de startup


Como o conteúdo é aberto, a qualquer momento o participante pode voltar e consultar as aulas. Dessa forma ele está mais livre para produzir seu projeto e participar do Renault Experience.

Etapas
O Renault Experience tem duração total de um ano e contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente totalmente on-line. Saiba mais sobre as etapas:

Ideathon

Trata-se de uma trilha de conhecimento voltada ao empreendedorismo e à geração de ideias. Nesta etapa, os participantes recebem auxílio para exercitar, prototipar e validar as ideias para tornarem-se um negócio. Ao final do Ideathon, um projeto deverá ser entregue. Ele será o objeto de avaliação para a próxima fase.

Business Lab

Nessa fase, os selecionados recebem novos conteúdos para transformar sua ideia em um negócio viável, com conteúdo disponível para modelagem do projeto e mentorias especializadas para auxiliar a desenvolver o produto/serviço. 

As 30 startups da fase Business Lab farão parte de uma Comunidade Renault de Startups, com benefícios e vantagens para o desenvolvimento do projeto.

Aceleradora Renault: Fase presencial, realizada na Aceleradora Renault, sediada na Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Paraná, parceira do Instituto Renault no programa. 


O local é dedicado e preparado para alavancar o projeto e a criatividade das três equipes finalistas. O produto/serviço será apresentado à direção da Renault do Brasil, além de renomados executivos e especialistas.

Os critérios de avaliação do projeto são:
· Clareza na definição do problema selecionado;
· Criatividade e potencial inovador da solução proposta;
· Potencial de viabilidade técnica e econômica;
· Impacto socioambiental;
· Nível da contextualização do desafio em relação a usuários/clientes, processos e mercado;
· Diversidade e experiência/background da equipe formada

 

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Para alívio de quem comprou carros da sul-coreana Ssangyong, marca que deixou o País há um tempo, podem descansar, pois a montadora, agora em novas mãos, está de volta ao Brasil. Acredite o C3 é o modelo que menos desvaloriza entre os Citroëns.


                 Coluna nº 4.817 - 1 de dezembro de 2017                                                             

Fiat Cronos ou VW Virtus. 
Quem levará nos sedãs compactos?

Ambos estão em pré-apresentação à imprensa, cooptando divulgação graciosa por jornalistas e blogueiros, preparando clima para disponibilização de vendas ao início do ano. 

O Virtus já iniciou produção, e o Cronos ainda não definiu data de lançamento, programada para janeiro ou fevereiro.
São semelhantes em dimensões – embora o VW tenha quase 10 cm de distância entre eixos superior ao Fiat -; diferem-se por proposta e motorização; mas têm o mesmo foco: miram nos líderes. 

VW foca o Chevrolet Cobalt e o Hyundai HBS. 

O VW utilizará o motor 1.0 tri cilíndrico, com injeção direta e turbo, enquanto no Cronos inicialmente haverão o 1.3 de quatro cilindros com transmissão automatizada Dualogic, e 1.8 automática – fim do próximo ano, o motor 1.4 Turbo!

O Cronos quer, majoritariamente, os compradores de Chevolet Prisma e Honda City com a versão de menor preço, a 1.3 Drive. 

A versão superior Precision quer concorrer com o mesmo objetivo do Virtus, o Chevrolet Cobalt e o sedã Hyundai. Cronos foi desenhado no Brasil pela equipe liderada por Peter Fasbender, pai do conceito do Toro e do Mobi, tem invejável traço estético, conseguindo ser um sedã com morfologia própria, banindo o conceito de ser um hatch com um prolongamento caudal.

A construção emprega a plataforma até a Coluna B, batente da porta dianteira, e daí para trás se modifica com a inserção de um novo pedaço para caracterizar o sedã compacto. 

Frente recebeu outros elementos para distanciá-lo do Argo. A linha traseira do teto, o recorde das portas traseiras exsudam a ideia de elegância.

No automóvel o porta-malas se destaca por enorme capacidade, acima de 500 litros, entretanto não utiliza mola a gás ou articulação pantográfica para facilitar o uso.

Preços do Cronos imaginados entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.
Pontualmente, não serão concorrentes, pois apostando em segmentos diversos, apesar de projetadamente ter versões disputando os mesmos clientes. 

O VW Virtus será mais um no leque de produtos da VW, querendo pegar carona na identificação do Polo como Mini Golf, com vendas projetadamente inferiores ao Cronos, cuja postura mercadológica é diferente: ele deve ser alavanca auxiliar para implementar vendas da Fiat. 

Espera-se que a companhia enfatize sua maior qualidade, que não são as linhas, mas a qualidade construtiva. A empresa não conseguiu mostrar isto com o Argos.

Fiat Cronos


Ssangyong voltará em 2018

Ssangyong – que nome ... – de volta em 2018 (foto divulgação)

Ao aguardo das novas regras para importação – alterando o mercado -, Venko, nova representante da marca sul-coreana Ssangyong, apresentou produtos – vendê-los-á em 2018, pós-publicação. Corre para reativar concessionários sobreviventes e nomear outros, para chegar a 50 pontos de venda.

Marca já esteve no Brasil por duas vezes e passada crise na matriz, agora controlada pela indiana Mahindra, retorna ao País com novo importador – originalmente o primeiro representante da Chery. Demonstra o interesse no mercado, através da junção de capitais da controladora indiana Mahindra, pela Ssangyong – que nome ... – e pela representante Venko.


Retorno com quatro produtos em diferentes segmentos:

SUV Compacto - Tivoli derivado XLV. Motores a gasolina, 2,2 litros, parcos em potência, 128 cv, e torque de 16,3 m.kgf – Fiat consegue o mesmo torque no motor 1.6 

EtorQCâmbio automático Aisin seis velocidades. Diferença entre os dois está no comprimento – o XLV tem mais 24 cm e daí o porta-malas maior;

SUV – É o Korando, apresentador da marca ao Brasil.  Estilo atualizado pela casa Pininfarina – no destroçar dos ateliês de construção dos grandes carrozziere, a Mahindra assumiu ¾ do capital. 

Motor diesel, 2,2 litros, 178 cv e 41 m.kgf de torque. Tração nas quatro rodas on demand – o Korando aplicará a tração em duas ou na totalidade de acordo com o necessário.

Picape – É o Action. Mecânica comum ao Korando, porém com comando de tração com reduzida 2x4, 4x4 e diferencial central pelo motorista. 

Baixa capacidade de carga: 681 kg –que medida curiosa... 
Não é monobloco como as picapes leves, mas emprega chassi com longarinas.

Preços projetados, pois desconhecida a carga tributária no atrapalhado projeto de regulação do setor, o Rota 2030. Tivoli – R$ 85 mil a 100 mil; XLV – R$ 5 mil adicionais; Korando – R$ 135 mil a 150 mil; Actyon Sports, R$ 120 mil a 135 mil.



Surpresa: usados Citroën crescem valorização

Citroën pouco desvaloriza

Levantamento da agência AutoInforme com 24 marcas e comportamento no mercado durante o primeiro ano de uso, indicou enorme ganho de valor de revenda entre os Citroën. 

Na aferição, percebeu-se depreciação média de 12,4%, enorme diante dos números anteriores, na casa dos 18,1%. O enorme ganho, adequado aos proprietários, altera o conceito da marca.

Paulo Solti, vice-presidente para a América do Sul e diretor-geral da Citroën do Brasil vê a conquista como resultado de investimentos na satisfação do cliente. 

Ano passado, a marca envidou série de providências para valorização da marca embutidos no Compromisso Citroën: Revisão a R$ 1/dia, com intervalos de 10.000 km, com possibilidade de pagamento parcelado; Citroën Advisor, um canal de relacionamento franco para avaliar concessionárias, serviços e dividir opiniões; o Citroën Assistance XL, com reboque gratuito até o oitavo ano de vida do veículo; e o programa Novo de Novo Citroën, a recompra garantida do Citroën usado e facilidades para a troca por um zero km.  

O pacote de providências solidificou a imagem, a certeza do acolhimento do cliente pela marca, e a amplitude de proteção influenciou no valor de revenda. 

Hoje, os Citroën estão pareados com as marcas com usados de menor desvalorização. A medida, tomada em um ano de uso, indica o C3, mais vendido da marca, com 11,3 % de desvalorização e o SUV Compacto Aircross com 12,5%.

A constatação numérica tem relevo especial quando se observa, quebra um paradigma, a de atrelar o valor de revenda ao país de origem da marca, pelo qual japoneses, coreanos e alemães tinham menor desvalorização. A Citroën inscreveu os franceses no rol dos bons investimentos.

Roda-a-Roda

Mais uma – Eurobike, com rede de revendas BMW e Porsche, nova representante da inglesa Mc Laren no Brasil. Produtora de esportivos desenvolvidos com know how da Fórmula 1, tenta há alguns anos encontrar importador. 

O tricampeão Nélson Piquet foi sondado e declinou – mas comprou uma unidade. Importação pós-nova legislação, em 2018.

Recorde - Recém-surgida no mercado, sucesso de vendas, norte-americana Tesla, produtora de veículos elétricos, anuncia recorde mundial para 2020: esportivo de produção industrial apto a acelerar de 0 a 100 km/h abaixo de 2s!

Painel – É o mais ágil já construído. Para noção, o Bugatti Chiron, do alto de seu motor 16 cilindros em W, 8,0 litros toma 2,5s para a mesma proeza.

Tem mais – Surpreendeu-se? Vem aí o caminhão Tesla. Vazio irá de 0 a 100 km/h em 5s; com 36 t de carga, 20s. Atração maior, carregado será capaz de manter 105 km/h numa subida de 5 graus – caminhões do mesmo porte, a diesel, andam a 70 km/h. Resultado, media horária maior, menos tempo em viagens. Autonomia 800 km.

Questão – Não havendo almoço grátis, recarga exige consumo de energia igual ao consumo de 4.000 casas.

Caminhão elétrico Tesla


Na frente – Ford anunciou mudança na linha Fiesta. Não é a sétima geração, mas trato na anterior. Chama-o, com pouca criatividade, New Fiesta 2018, e marca-se pela mudança na grade frontal, cuja cor, preta ou cromada indicam a versão de conteúdo. Para choques mudaram.

Freio – Freou investimentos, inalterando o grupo óptico, mas incluiu barras anti intrusão nas portas e reforço estrutural no teto. 

Aparentemente depois dos maus resultados do Ka nas provas de impacto do LatinNCAP, iniciou corrigir economia construtiva. 

Tempos atuais exigiram levar a tela de 19 cm à versão SEL, com sistema Mirror Screen. Versão de topo, Titanium, agrega câmera de ré.

Mecânica – Motores mais potentes na categoria, poli cilíndricos, em alumínio, transversais, 1,6 litro, 125/8 cv, e 1,0 litro, Ecoboost – turbo -, 125 cv e densos 200 Nm de torque – medida encontrável nos motores 2.0 aspirados. Transmissões mecânicas cinco velocidades ou automática e polêmica Powershift, com seis.

Quanto – Leque abre em R$ 56.690 versão de entrada, e vai a R$ 75.190 para a de Topo, Titanium 1.6 Plus, transmissão automática, bancos revestidos em couro, sete bolsas de ar, sensores de chuva e crepúsculo.

E, - Adicional de custo pelo turbo eliminou versão Titanium e motor Ecoboost.

New Fiesta


Novo – Início de janeiro Honda apresentará novidades estéticas no sedã compacto City.

Eleição – Jornal do Carro, do Estado de S. Paulo, fez pesquisa entre 1.500 motoristas e elegeu a Mercedes-Benz como a marca mais lembrada. Também vitoriou em iniciativas da AutoData e TranspoData.

Definição – Assumida pela Marcopolo, também fabricante de carrocerias para ônibus, Neobus definiu estratégia: aplicou-se aos micro-ônibus. 

Até outubro, montou 639 unidades, contra 413 em 2016, 64,4% de crescimento. Dedica-se, também, aos urbanos Mega; micros Thunder e rodoviários N10.

Ambição – Rinaldi, produtora gaúcha de pneus e câmaras de ar reforçadas para motos com aplicação off-road, iniciou exportar ao atrativo mercado norte-americano. USAMX, a importadora, foi responsável por abrir o mercado mexicano à Rinaldi, quer repetir o feito nos EUA, a partir da Flórida

Gente – Carlos Gomes, português, presidente Brasil America Latina, membro do board do Groupe PSA, eleição. 

OOOO Personalidade do Ano no Prêmio AutoData 2017. 
OOOO Segunda vez. 

OOOO Antônio Megale, Anfavea; Besaliel Botelho, Bosch; Roberto Cortes, da MAN, também. 

OOOO Silvio Campos, engenheiro mecânico, mestre em economia, progressão. 

OOOO Marketing do produto na Case IH, de tratores. OOOO
________________________________________________

Apesar da crise que se abate sobre o País, a JAC Motors duplicou suas vendas em novembro, em contraponto ao desempenho do mercado que cresceu 13,2%


O mercado brasileiro de automóveis consolida sua recuperação nas vendas com crescimento de dois dígitos, em novembro, atingindo um total de emplacamentos de 197.247 unidades de automóveis e comerciais leves, registrando aumento de 13,6% em relação às vendas do mesmo mês de 2016, com 173.561 veículos.

Considerando que outubro de 2017 anotou 196.394 unidades, tivemos um ligeiro aumento em novembro de 0,4% em relação ao mês anterior. Mas é preciso ressaltar que outubro teve 21 dias úteis contra 19 em novembro, uma vez que boa parte do país celebrou o feriado da Consciência Negra.

Se compararmos as vendas por dia útil, portanto, tivemos 8.678 unidades em novembro de 2016 contra 10.381 unidades no mês passado, o que indica o sólido crescimento de 19,6%. Contra outubro de 2017, as vendas por dia útil saltaram 11%.

Já no acumulado de 2017, as vendas somam 1.965.443 unidades, o que gera crescimento cravado de 10% quando observado o volume dos primeiros onze meses de 2016 (1.786.668 unidades).

“Vencer a barreira das 10,3 mil unidades vendidas por dia útil é algo que não obtínhamos desde abril de 2015. Tanto que, conforme previmos meses atrás, fecharíamos o ano com um crescimento acima de 10%. Agora é só esperar dezembro pra confirmar o percentual exato”, esclarece Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. 

“Se projetarmos essa média de 10,4 mil unidades para um ano cheio, no entanto, nosso mercado estaria subindo para 2,58 milhões de unidades”, exemplifica.

JAC duplica vendas
Figurando entre as três marcas que registraram os maiores percentuais de crescimento, a JAC Motors confirma, em novembro, a escalada observada em todo o ano de 2017. 

No último mês, a marca anotou alta de 133,3% quando consideradas as vendas de novembro de 2016 – 357 unidades contra 153 unidades, respectivamente.

“Como o T40 já representa acima de 60% do nosso mix de vendas, eu estimo que em dezembro tenhamos volumes melhores, pois iremos entregar alguns lotes de unidades vendidas nos meses anteriores e que os clientes ainda aguardavam. Estamos caminhando para fechar o ano com mais de 4 mil JAC Motors emplacados em 2017”, explica Habib.

No acumulado do ano, a marca anotou alta de 43,5% – versus 10% do mercado. Com esse percentual, a JAC Motors assegura a invejável terceira colocação dentre os percentuais de crescimento de todas as marcas do país.

Ford Fusion híbrido vira carro de polícia nos Estados Unidos



A Ford apresentou nos Estados Unidos seu primeiro carro de polícia híbrido plug-in – com bateria que pode ser recarregada na tomada –, capaz de rodar até 34 km no modo elétrico com uma carga. 


Chamado "Special Service Hybrid", o veículo é derivado do Fusion e faz parte dos investimentos da marca em eletrificação e no segmento policial, do qual é a principal fornecedora nos Estados Unidos.

"Este é o primeiro veículo de polícia da Ford capaz de rodar um turno completo sem usar gasolina”, diz Stephen Tyler, gerente de marketing de veículos policiais da Ford. “Qualquer um pode conectá-lo a uma tomada comum para rodar somente com eletricidade, sem combustível e emissões".


A Ford já apresentou este ano o primeiro veículo híbrido especialmente preparado para uso em perseguição policial, além da picape F-150 Police Responder, também a primeira do mercado destinada para uso em perseguição.

Carro para patrulhamento
O novo híbrido é destinado ao patrulhamento e transporte de oficiais de polícia e bombeiros, investigadores e outras funções públicas na área de segurança que não exigem um veículo classificado para perseguição.


A cabine tem bancos dianteiros revestidos com tecido resistente e placas de proteção no encosto. O banco traseiro e o assoalho são forrados em vinil. 

O sedã traz também suporte para montagem de equipamentos, luzes de sinalização, rodas de liga especial e distribuição auxiliar de energia no porta-malas.

Para seu funcionamento, o carregador de 3,3 kW embarcado no veículo permite carregar totalmente a bateria de 7,6 kilowatt-hora em apenas 2,5 horas, em 240 volts. 

Mas a Ford prevê que a maioria dos usuários não precisará mais que uma tomada comum de 120 volts para recarregá-lo.


A bateria de íons de lítio permite ao veículo rodar até 34 km com uma carga e chegar perto de 140 km/h usando somente o motor elétrico. 

Quando a carga da bateria termina o veículo é alimentado pelo sistema gasolina-elétrico, capaz de rodar mais de 800 km, eliminando a preocupação com autonomia dos carros puramente elétricos.

Como opcionais exclusivos, há farolete para o motorista, cofre e sistema de ventilação no porta-malas, trava das portas traseiras e vários tipos de iluminação de emergência. Outro recurso especial é o que permite reduzir em até 100% a iluminação interna e do painel para serviços de vigilância.

Soluções alternativas à propriedade de um automóvel para uso cotidiano e mesmo para viagens continuam a despertar interesse em vários países. CAOA tem projeto para construir carro elétrico brasileiro. Ford Fiesta mais seguro só para a Europa



Alta Roda  

Nº 969 — 1/12/17

Fernando Calmon



SER DONO OU SÓ USAR?

Soluções alternativas à propriedade de um automóvel para uso cotidiano e mesmo para viagens continuam a despertar interesse em vários países. 

Há opções que variam de aplicativos de caronas pagas, ao compartilhamento de um mesmo veículo, aluguéis temporários (por horas até) e convencionais, caronas entre conhecidos e outras possibilidades criativas.

Tudo isso, porém, ainda apresenta graus de aceitação diferentes em várias partes do mundo. Por esse motivo, uma das maiores companhias de pesquisa de mercado automobilístico, a americana J.D. Power, decidiu avaliar como os chineses encaram essa possibilidade de abrir mão da propriedade de seu meio de transporte individual.

Antes é necessário saber que a relação de 200 veículos por 1.000 habitantes na China é muita baixa frente aos 800 dos EUA e principais países da União Europeia (Brasil também está na faixa de 200). 

No entanto, em números absolutos, os 25 milhões de veículos vendidos por ano na China tornam o país mais populoso do mundo um mercado extremamente atraente. 

Os melhores anos nos EUA limitam-se a 17 milhões de unidades e com tendência de acomodação. Já a China continuará a fabricar ainda mais veículos – de 5% a 6% de crescimento a cada ano – sem se vislumbrar ainda quando esse ritmo pode começar a cair.

Apesar de os americanos terem apresentado e desenvolvido os aplicativos de carona, nascidos da ideia da Uber, a pesquisas apontam que 69% dos motoristas ainda preferem manter a propriedade. 

No Brasil, essa proporção deve ser maior pela baixa densidade da frota frente ao número de habitantes. A China, por sua vez, surpreendeu os pesquisadores.

De acordo com o relatório de satisfação dos consumidores sobre soluções de mobilidade, publicado agora em 28 de novembro, 19% dos chineses se declaram “muito desejosos” e 51% “levemente desejosos” de abrir mão de possuir um carro em seu nome, se opções alternativas estivessem disponíveis.

A empresa de pesquisa atribui esse resultado à expansão sem precedentes dos serviços de carona pago, aliado a um sistema robusto de internet móvel e a meios de pagamento facilitados. 

Nem mesmo a Uber aguentou o tranco da concorrência com a companhia local Didi Chuxing, da qual foi sócia, e depois se retirou do país. A Didi levou ao surgimento de rivais, porém nenhum a ameaça de perto.

Consumidores chineses apreciam em particular a possibilidade de fazer reserva do carro em serviço, flexibilidade e conveniência, embora destaquem preocupações com a privacidade. 

O mais surpreendente é o fato de o país ter começado a se motorizar tardiamente, o que em teoria deveria despertar desejo maior de exercer a propriedade do bem.

No entanto, é preciso lembrar de um pormenor: em grandes cidades o governo chinês controla o mercado ao cobrar taxas elevadas pelo direito de ter uma placa de licenciamento. 

Isso ocorre em razão da poluição causada não apenas por veículos, mas principalmente por usinas termoelétricas a carvão.

Apesar de o relatório apresentar essa surpresa, continua de alguma forma indefinido como os consumidores do resto do mundo farão suas escolhas definitivas: propriedade, pagar pelo uso ou as duas formas.

RODA VIVA

RUMORES confirmaram-se. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Grupo CAOA, disse à Coluna que por trás da criação de uma marca 100% brasileira está produção própria de um carro elétrico até 2021/22. 

Projeto tocado em conjunto com a consultoria alemã Edag e reservado para Anápolis (GO). Quanto à CAOA Chery, estuda inéditos sete anos de garantia.

FORD agregou valor ao Fiesta 2018: sete airbags, reforços estruturais na carroceria, retoques visuais em grade e para-choque dianteiro, câmera de ré de alta definição e última versão multimídia. 

Motor turbo (1 litro) agora está apenas na versão intermediária. Preços: R$ 56.690 a 71.190. Só Europa recebeu nova geração. EUA, Brasil, China e Índia continuam com a atual.

LIBERADAS fotos do sedã compacto anabolizado Fiat Cronos, previsto para chegar ao mercado na Argentina (onde será produzido) e no Brasil, em março próximo. 

Estilo bem atraente e parte frontal marcantemente diferenciada em relação ao hatch Argo, do qual deriva, apesar de a fábrica tratar como plataforma diferente. Espaço interno é praticamente igual nos dois modelos.

SUV que marca presença nas ruas, de linhas elegantes e sem penduricalhos é o Peugeot 3008. Dispõe de trem de força saudável, sem dispensar interior criativo e acabamento diferenciado ao utilizar apliques de tecido. 

Volante de diâmetro reduzido traz prazer ao dirigir. Pormenor dispensável: ponteiro do conta-giros movimenta-se em sentido anti-horário.

JAGUAR E-Pace também está no programa de vendas antecipadas que várias marcas buscam explorar no mercado brasileiro. 

Encomendas aceitas agora e entregas em abril de 2018, por preços entre R$ 222.300 e 278.080. Motores de 249 cv e 300 cv.

O primeiro SUV médio da marca inglesa estreia ainda câmbio automático ZF de nove marchas igual aos Land Rover.
________________________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.