Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Após ser revelado em novembro, Renault apresenta programação do Twingo E-Tech elétrico para todo o ano de 2026, com a sua primeira aparição pública de 9 a 18 de janeiro no salão do automóvel de Bruxelas



O Twingo E-Tech elétrico vai ter uma agenda agitada! Após a revelação em novembro de 2025 e o anúncio de seus preços em dezembro, o compacto urbano elétrico que redefine o seu segmento segue para a Bélgica a partir do início de 2026. 

De 9 a 18 de janeiro, ele vai exibir seu espírito esperto e alegre no estande da Renault no Salão do Automóvel de Bruxelas, ao lado de modelos como Clio, Renault 4 E-Tech elétrico, Renault 5 E-Tech elétrico e Renault 5 Turbo 3E. 

Esta primeira exposição pública será uma oportunidade para os visitantes conhecerem seus aspectos práticos e sua modularidade: bancos traseiros independentes e deslizantes, porta-malas de até 360 litros, encosto do banco dianteiro rebatível para carregar objetos longos de até 2 metros, etc.

Durante o evento, o Twingo E-Tech elétrico estará exposto junto com seis objetos de mobilidade do programa “Twingomania”. Desenvolvidos por startups europeias que promovem uma mobilidade mais sustentável, eles abrem caminho para um futuro mais responsável, sem abrir mão do prazer de se mover com estilo. O design de cada um destes objetos remete ao Twingo E-Tech elétrico, como a cor Verde Absolu ou a forma em arco característica dos seus faróis.

Saiba mais sobre os seis objetos:

· O skate elétrico Twingo Elwing ultracompacto. Com peso de apenas 6,9 quilos, ele atinge 25 km/h e conta com uma bateria padrão que é recarregada em 90 minutos. Largo e côncavo, permite se mover de forma fluida e estável, sendo ideal para aqueles que desejam um meio de transporte rápido e fácil.

· A prancha elétrica para bodyboard Twingo Mo-Jet, que redefine o esporte aquático. O design modular permite tanto um uso do tipo passeio como de alta performance (surf, bodyboard, foil, etc.), sem mudar de aparelho. Já o motor oferece aproximadamente 100 quilos de empuxo e uma velocidade de ponta de 55 km/h. A bateria é recarregada de 10% a 95% em apenas 45 minutos, um verdadeiro diferencial para usos prolongados.

· O motor elétrico náutico Twingo Kahe: multifuncional, inteligente, leve, silencioso e ultracompacto. Em alguns segundos, ele se transforma em motor náutico, scooter submarino ou propulsão para stand-up paddle ou caiaque. Com apenas 4,9 quilos, velocidade máxima de 8 km/h e autonomia de até 8 horas, suas performances oferecem um empuxo impressionante e uma autonomia incrível. Bastante simples de usar, ele remete ao espírito prático e divertido totalmente alinhado à Twingomania.

· A bicicleta elétrica urbana Pamela, com visual inspirado nas BMX. Compacta, ousada e com visual que remete à cultura pop urbana dos anos 80 e 90, ela conta com uma cestinha de carga e uma bateria de 522 Wh que permite uma velocidade máxima de 25 km/h, para uma autonomia de até 70 km. No universo Twingomania, esta é a fusão perfeita entre diversão, mobilidade elétrica e atitude.

· A scooter elétrica urbana Vässla, com design que associa o minimalismo escandinavo à mobilidade moderna. A arquitetura de linhas puras e fluidas e seu funcionamento silencioso fazem dele tanto um objeto de estilo como meio de transporte. Com uma autonomia de até 120 km (com duas baterias), ele entrega uma velocidade máxima de 45 km/h.

· A motocicleta elétrica Twingo Vega, para uso em meio urbano e periurbano. Com chassi leve, motor de 10 kW e bateria de 7 kWh que garante até 140 km de autonomia, ele atinge uma velocidade de ponta de 110 km/h. A motocicleta Vega traduz o espírito da Twingomania em uma versão duas rodas eficiente, expressiva e totalmente alinhada às novas mobilidades.

Expo Twingo e Festival Twingo no espaço Le Défilé Renault, na Avenida Champs-Elysées

Durante o segundo trimestre, a exposição Cliorama organizada no espaço Le Défilé Renault – a emblemática vitrine da marca localizada no número 53 da Avenida Champs-Elysées, em Paris – dará lugar à Expo Twingo, que continua até setembro. O Twingo E-Tech elétrico estará exposto no local antes da chegada dos carros na rede de concessionárias, além de oferecer experiências em torno do passado e do presente, com várias ativações.

Já no fim do segundo trimestre o Twingo E-Tech elétrico será celebrado com muita música. O Défilé Renault vai ser o palco do Festival Twingo, previsto para acontecer de 18 a 21 de junho. Vários artistas vão se apresentar no local durante quatro dias, com uma programação que tem tudo a ver com o Twingo: esperta, divertida e colorida.

Jornalistas ao volante

Também no segundo trimestre, o Twingo E-Tech elétrico vai chamar a atenção dos veículos de comunicação, com test drives para a imprensa internacional. A experiência vai permitir que os jornalistas avaliem as qualidades da plataforma AmpR Small em rodagem e o correto dimensionamento (right sizing) de seus componentes mecânicos, como o motor de 60 kW (82 cv), a bateria LFP de 27,5 kWh e 263 km de autonomia WLTP. 

Além do comportamento em rodagem, eles também poderão testar o conforto interno e a praticidade incomparável, bem como a experiência conectada inédita para o segmento e vários acessórios que tornam a cabine mais alegre e iluminada.

Depois disso, o Twingo E-Tech elétrico será incluído nas ativações da Renault durante o Torneio Aberto da França de Roland-Garros, que acontece de 18 de maio a 7 de junho, do qual a marca é parceira premium pelo quinto ano consecutivo.

O compacto urbano elétrico, accessível a partir de 19.490 euros

Respeito ao DNA do modelo, sublimando e modernizando a primeira geração: é assim que o Twingo E-Tech elétrico dá vida ao “espírito Twingo”. Mais prático e mais simples de viver do que nunca, o Twingo E-Tech elétrico satisfaz plenamente as expectativas dos clientes europeus, contribuindo com otimismo para o dia a dia na cidade.

Ele faz isso sendo accessível para todos de verdade, com um preço inicial de 19.490 euros na versão Evolution, sem contar os eventuais incentivos governamentais (conforme o país). 

Esta versão inclui de série os equipamentos seguintes: tela para o condutor de 7’’, tela central de 10’’ com espelhamento de smartphone e sistema multimídia conectado, regulador de velocidade, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção na faixa de rodagem, sistema de monitoramento avançado do condutor, freio de estacionamento automático, bancos traseiros deslizantes individuais, banco do condutor regulável em altura, ar-condicionado manual, assistente de estacionamento traseiro e cabo de recarga modo 3.

O preço é de 21.090 euros na versão Techno (sem contar os incentivos governamentais). Esta versão topo de linha redefine os padrões da categoria A ao oferecer de série equipamentos dignos do segmento superior: sistema multimídia OpenR Link com Google integrado, avatar Reno, regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, ar-condicionado automático, condução com um único pedal (One Pedal), encosto do banco do passageiro dianteiro rebatível e câmera de ré digital, entre outros.

Tanto na versão Evolution como Techno, o Twingo E-Tech elétrico integra de série um carregador CA de 6,6 kW, que permite que a bateria seja recarregada de 10% a 100% em apenas 4h15*. Já o pacote ‘Advanced Charge’ com carregador CA de 11 kW bidirecional e carregador CC de 50 kW é comercializado como opcional. 

Este último permite recarregar 80% da bateria em 30 min*, em um terminal de carga rápida. Além disso, o carregador CA de 11 kW permite utilizar o veículo na função V2L (vehicle-to-load), para conectar um aparelho de 220 V de até 3.700 W na bateria por meio de um adaptador do tipo power-to-object. Ele também tem pré-disposição para um uso no modo V2G (vehicle-to-grid), permitindo uma economia nos custos da recarga domiciliar.

* estimativas pendentes de homologação

A pré-venda do Twingo E-Tech elétrico começa para todos a partir de 8 de janeiro de 2026.

Marca histórica da mobilidade e pioneira em carros elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca está realizando uma transformação ambiciosa e geradora de valor. Com isso, a Renault está evoluindo para oferecer uma gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A marca quer ser a expressão da modernidade e inovação em serviços tecnológicos, de energia e mobilidade, que vão além da indústria automotiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.