Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

A Honda anunciou seus planos de participação em esportes a motor para a temporada de 2026.

Em 2025, a Honda HRC conquistou a quarta vitória consecutiva nas
8 Horas de Suzuka, com Takumi Takahashi

Desde sua primeira entrada nas corridas Isle of Man TT em 1959, com a paixão do fundador Soichiro Honda de se tornar o número um do mundo em tecnologia, a Honda continua participando de diversas corridas de motocicletas e automóveis ao redor do mundo. 

Muitos pilotos de moto e de carro do passado competiram no cenário mundial e, não importa quantas vezes tenham enfrentado desafios, eles os superaram e acumularam vitórias, avançando sem se intimidar. 

Os esportes a motor são o palco perfeito para aprimorar tecnologias e formar engenheiros. Em 2026, a Honda continuará fortalecendo esse espírito desafiador e desenvolvendo atividades nos esportes a motor junto aos pilotos e pessoas que lutam ao lado da marca.

Atividades de esportes a motor com motocicletas

Em 2025, a Honda HRC conquistou a quarta vitória consecutiva nas 8 Horas de Suzuka, com Takumi Takahashi, ampliando seu próprio recorde para um total de sete vitórias — o maior da história do evento. Além disso, Toni Bou conquistou títulos nos campeonatos FIM*1 Trial World Championship e FIM X-Trial World Championship, alcançando o feito extraordinário de 38 títulos consecutivos nas duas séries. Ademais, no SuperMotocross World Championship, realizado nos Estados Unidos, Jo Shimoda tornou-se o primeiro piloto japonês a vencer o campeonato na categoria 250cc.

Em 2026, no FIM Road Racing World Championship, classe MotoGP, a equipe de fábrica Honda HRC Castrol continuará com dois pilotos: Joan Mir e Luca Marini. Para a equipe satélite, a Honda LCR novamente terá dois pilotos, mantendo Johann Zarco, que venceu o Grande Prêmio da França na temporada passada, ao lado de Diogo Moreira, atual campeão mundial da Moto2, que estreia na equipe.

No FIM Superbike World Championship (WSBK), a equipe de fábrica Honda HRC renovará sua formação, recebendo o hexacampeão Jonathan Rea como piloto de desenvolvimento. Juntos, buscarão aumentar a competitividade da CBR1000RR-R FIREBLADE SP.

No FIM Motocross World Championship, a Honda fortalecerá a estrutura do seu time na classe MXGP, expandindo de dois para três pilotos. Além de continuar desenvolvendo a CRF450R, a Honda pretende recuperar o título da MXGP pela primeira vez em quatro anos.

Nos campeonatos FIM Trial World Championship, classe TrialGP, e FIM X-Trial World Championship, Toni Bou buscará ampliar seu recorde para um total combinado de 40 títulos consecutivos. Ele também compete atualmente no Rally Dakar 2026, na Arábia Saudita, tentando recuperar o título geral.

A Honda tem como meta alcançar a neutralidade de carbono em todos os produtos de motocicletas na década de 2040. Enquanto continua avançando nas tecnologias de motores a combustão interna (ICE), a Honda posiciona a eletrificação como pilar central de sua estratégia ambiental futura. Esses esforços também continuarão nos esportes a motor. Após competir na classe Trial2 do FIM Trial World Championship no ano passado, onde conquistou o segundo lugar, a RTL ELECTRIC subirá para a classe TrialGP e competirá no nível mais alto da série.

*1 FIM: Fédération Internationale de Motocyclisme

 

Atividades de esportes a motor com automóveis

Em 2026, a Honda entrará no FIA*2 Formula One World Championship (F1) como fornecedora oficial de unidades de potência para a equipe Aston Martin Aramco Formula One Team (AMAF1). A divisão Honda Racing Corporation (HRC) será responsável pelas atividades principais da participação na F1, incluindo desenvolvimento, fabricação e operação das unidades de potência (PU) na pista.

A temporada de 2025 marcou o último ano em que a Honda forneceu suporte técnico e colaboração de marketing como parceira das equipes Oracle Red Bull Racing e Visa Cash App Racing Bulls. Na última etapa da temporada, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, Max Verstappen conquistou a vitória após largar da pole, encerrando com chave de ouro a parceria de oito anos. A partir de 2026, a Honda enfrentará um novo desafio ao lado da AMAF1, buscando novamente o topo do esporte.

No Japão, durante o Campeonato All-Japan Super Formula 2025*3, o piloto da TEAM MUGEN, Ayumu Iwasa, conquistou o título de Pilotos. Enquanto isso, a equipe DOCOMO TEAM DANDELION RACING, com Tadasuke Makino e Kakunoshin Ohta, garantiu o título de Equipes. A equipe buscará novamente a conquista dupla na temporada 2026.

Na Série SUPER GT*4, a equipe STANLEY TEAM KUNIMITSU, com Naoki Yamamoto e Tadasuke Makino, terminou em segundo lugar geral na temporada 2025. Para 2026, a Honda apresentará o novo Honda HRC PRELUDE-GT, baseado no modelo Prelude.

Do ponto de vista operacional, a Honda nomeará um novo Diretor Técnico para oferecer suporte cruzado às cinco equipes que competem com o Honda HRC PRELUDE-GT. Essa estrutura fortalecerá a colaboração entre equipes e pilotos, além de melhorar a qualidade do feedback técnico para a divisão de desenvolvimento HRC Sakura. 

Além disso, o carro nº 8 competirá sob o novo nome Team HRC ARTA MUGEN, com vários engenheiros dedicados da HRC, aprofundando ainda mais o envolvimento direto da HRC. Com essas iniciativas, a Honda pretende recuperar o título do campeonato.
 
Além disso, Yuto Nomura, campeão do All-Japan Super Formula Lights Championship, subirá para a Super Formula com a equipe San-Ei Gen with B-Max e também competirá na classe SUPER GT GT500 com a Astemo REAL RACING.

Na América do Norte, a Honda continuará fornecendo unidades de potência para cinco equipes que competem na IndyCar Series por meio da Honda Racing Corporation USA (HRC US). No IMSA*5 WeatherTech SportsCar Championship, dois modelos Acura ARX-06 fornecidos pela HRC US competirão na classe GTP. Mantendo a parceria com a Meyer Shank Racing, o carro nº 93 continuará com engenheiros da HRC US responsáveis por aspectos-chave das operações da equipe, acelerando ainda mais o desenvolvimento humano e técnico.

Além disso, Kakunoshin Ohta, que começou a competir no IMSA no ano passado, participará novamente de dois eventos com a equipe nesta temporada, incluindo as 24 Horas de Daytona.

*2 FIA: Fdération Internationale de l'Automobile
*3 Supervisionado e operado pela JAPAN RACE PROMOTION INC.
*4 Supervisionado e operado pela GTA Co., Ltd.
*5 IMSA: International Motor Sports Association
 

Desenvolvimento de pilotos de motocicletas e automóveis

Com o objetivo de desenvolver pilotos que se tornem competidores de destaque no cenário global dos esportes a motor, a Honda tem se dedicado à formação de talentos de nível mundial por meio da Suzuka Circuit Racing School-Junior (SRS-Junior) para motociclistas desde 1992, da Suzuka Circuit Racing School-Kart (SRS-Kart) desde 1993 e da Suzuka Circuit Racing School-Formula (SRS-Formula) desde 1995. 

Como resultado, esses programas formaram diversos pilotos excepcionais que competem em suas respectivas categorias de corridas de motocicletas e automóveis dentro e fora do Japão. 

Em 2022, com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade dos programas de desenvolvimento em cada categoria, a Suzuka Circuit School foi renomeada para Honda Racing School Suzuka (HRS), onde pilotos de alto nível atuam como instrutores.

No segmento de corridas de motocicletas, a Honda continuará as atividades da Honda Team Asia, que seguirá competindo nas classes Moto2 e Moto3 do MotoGP na temporada 2026, além de utilizar a Idemitsu Moto4 Asia Cup como um programa voltado para a formação de jovens pilotos. Por meio dessas iniciativas, a Honda buscará descobrir e desenvolver mais pilotos capazes de competir em corridas de nível mundial.

No segmento de corridas de automóveis, a Honda fortalecerá ainda mais o ambiente para formação de jovens pilotos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento em categorias de fórmula júnior na Europa, FIA-F4 ou SUPER FORMULA LIGHTS no Japão, e outras competições por meio do Honda Formula Dream Project (HFDP).

Após competir com destaque no Formula Regional European Championship (FRECA) e no Formula Regional Middle East Championship (FRMEC) em 2025, Taito Kato enfrentará o desafio na Formula Regional Middle East Trophy (FRME, anteriormente FRMEC) em 2026, enquanto sobe para o FIA Formula 3 Championship. 

Enquanto isso, Kota Tsuchihashi, que conquistou uma bolsa HRS, seguirá para o French F4 Championship. Kotaro Shimbara, que terminou em quarto lugar no Campeonato Japonês FIA F4 em 2025, competirá no All-Japan Super Formula Lights Championship. Para o Campeonato Japonês FIA F4, Sho Momose entrará em seu segundo ano, enquanto Kazuma Kurosawa, graduado da HRS, participará do campeonato pela primeira vez.

Iniciativas da Honda para expandir a popularidade dos esportes a motor

A Honda vem realizando esforços ativos para ampliar a popularidade dos esportes a motor, por meio de diversos eventos e atividades que podem ser apreciados de forma mais casual por pessoas que ainda não estão tão familiarizadas com esse universo.

 

Séries de corridas de motocicletas monomarca patrocinadas pela Honda Racing Corporation (HRC)

A HRC organiza corridas monomarca em aproximadamente 30 circuitos em todo o Japão, sob duas categorias com propósitos diferentes: aproveitar os esportes a motor e formar futuros pilotos de MotoGP.

As séries de corridas monomarca promovidas pela HRC incluem:

  • HRC GROM Cup,
  • CBR250R Dream Cup e CBR250RR Dream Cup, que utilizam modelos de produção,
  • NSF100 HRC Trophy, com a NSF100, um modelo de competição produzido pela HRC,
  • HRC NSF250R Challenge, voltada para a formação de futuros pilotos de MotoGP.

Essas corridas são realizadas em diversos circuitos pelo Japão. Além disso, a HRC organiza competições nacionais para pilotos que atendem a determinados critérios e oferece suporte para evolução por meio de aulas de treinamento. As séries monomarca da HRC permitem que os participantes desfrutem das corridas e/ou lutem para realizar seus sonhos.

 

Honda Eco Mileage Challenge 2026

Desde 1981, a Honda realiza o Honda Eco Mileage Challenge, onde os participantes combinam criatividade, pensamento livre e tecnologia para competir e ver até onde seus veículos artesanais podem percorrer com um litro de combustível. O evento de 2026 está programado para incluir competições regionais em três locais no Japão, seguidas por uma final nacional.

Este programa tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas e conscientização ambiental entre as próximas gerações, e continua evoluindo como parte das iniciativas da Honda para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A partir do evento de 2026, o combustível oficial será substituído por combustível neutro em carbono. Além disso, será introduzida uma nova Categoria de Motocicletas Elétricas na final nacional, oferecendo uma plataforma mais ampla para desafios tecnológicos diversos.

Mais detalhes sobre o programa e as equipes podem ser consultados no Link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.