Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

VAMOS VOAR PELO MUNDO // LATAM é responsável por quase metade do crescimento que levou aviação brasileira a recorde histórico em 2025, aponta ANAC // Recife recebe Conferência de Slots da Anac, evento que define rumos da malha aérea nacional //Azul amplia frequências de voos a partir de Curitiba // Com cerca de 2,3 milhões de passageiros, Aeroporto de Navegantes consolida-se entre os mais movimentados do Sul // TAP lança nova rota para Atenas - Verão Europeu na Grécia - a partir de 1 de julho com 5 voos semanais



 LATAM é responsável por quase metade do crescimento que levou aviação brasileira a recorde histórico em 2025, aponta ANAC

Volume de passageiros em voos domésticos e internacionais da companhia no Brasil passou de 42 milhões em 2024 para 46,7 milhões em 2025, enquanto o setor viu o número crescer de 118,4 milhões para 129,6 milhões

 

Resultados divulgados pela agência reguladora também confirmam que LATAM alcançou ocupação doméstica recorde de 84,2% em 2025 e lidera market share há cinco anos


São Paulo, 20 de janeiro de 2026 - Os investimentos eficientes e sustentáveis da LATAM no Brasil foram determinantes para o recorde histórico de passageiros da aviação brasileira em 2025. Dados oficiais de oferta e demanda da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a companhia foi responsável por 42,5% do crescimento de viajantes em voos domésticos e internacionais no país, desempenhando papel essencial para que o setor aéreo brasileiro atingisse em 2025 a maior demanda da sua história.

De acordo com a ANAC, o volume de passageiros transportados pela LATAM nos mercados doméstico brasileiro e internacional cresceu de 42 milhões em 2024 para 46,7 milhões em 2025. No mesmo período, o setor como um todo avançou de 118,4 milhões para 129,6 milhões de passageiros, evidenciando que a LATAM sustentou a maior parcela da expansão que levou o mercado ao recorde histórico.

 

O recorde da aviação brasileira é um marco importante e os dados deixam claro que a eficiência e os investimentos da LATAM foram determinantes para esse resultado. Na prática, pelo menos 4 em cada 10 novos passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil em 2025 embarcaram em um voo da LATAM”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

 

VOOS CHEIOS E CINCO ANOS DE LIDERANÇA

 

Além de liderar o crescimento, a LATAM manteve elevada eficiência operacional ao longo de todo o ano, alcançando taxa média anual de ocupação de 84,2% em seus voos no Brasil, número recorde para a empresa. O resultado reflete uma estratégia consistente de ampliação responsável da oferta, disciplina no uso da frota e capacidade de fortalecimento da conectividade aérea, permitindo absorver a maior parte da nova demanda do mercado.

 

Os dados da agência reguladora também confirmam que, em 2025, a LATAM completou cinco anos consecutivos na liderança do market share do mercado doméstico brasileiro, consolidando-se como a principal operadora aérea do País.

No segmento internacional, as afiliadas do grupo LATAM também lideram desde 2021 o market share do mercado brasileiro entre todas as empresas brasileiras e estrangeiras que operam voos a partir do país.

 

RAIO-X DO CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

 

Em 2025, a LATAM consolidou a sua estratégia de crescimento no Brasil com avanços relevantes em conectividade, eficiência operacional e experiência do cliente. Ao longo do ano, a companhia lançou 20 novas rotas domésticas, alcançando o maior número de destinos brasileiros de sua história, além de inaugurar seis novas rotas internacionais.

 

A expansão da malha aérea foi acompanhada por investimentos estruturais e operacionais que permitiram aumentar a oferta de assentos e sustentar elevados índices de ocupação, ampliando o acesso ao transporte aéreo e contribuindo para a integração econômica e social entre diferentes regiões do país.

 

Os resultados se refletiram também em reconhecimento do mercado e dos clientes, com a LATAM alcançando um NPS histórico de 54 pontos, liderando o segmento de viagens corporativas no Brasil e conquistando, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Reclame Aqui, além do reconhecimento como uma das empresas que mais respeitam o consumidor.

 

Em 2026, a LATAM dá continuidade à expansão da conectividade no país, com o lançamento de novas rotas internacionais para Ushuaia e Punta Cana e a inauguração da operação em Uberaba, o seu 60º destino doméstico no Brasil, outro recorde histórico para a companhia.

(Foto: Divulgação/PCR)

Recife recebe Conferência de Slots da Anac, evento que define rumos da malha aérea nacional

Pela primeira vez, a Aena será a anfitriã da Conferência Nacional de Slots, temporada Summer 26

O evento tem como objetivo promover a gestão eficiente da malha área nacional e da infraestrutura dos aeroportos

A conferência é organizada pela Anac, com apoio da Aena, além de Prefeitura do Recife e Governo do Estado/Empetur

Além da programação oficial, o evento conta com atividades culturais e turísticas para apresentar as atrações locais aos participantes 


20 de janeiro de 2026 - A cidade do Recife recebe a partir desta quarta-feira (21) a primeira edição do ano da Conferência Nacional de Slots, evento que define os rumos da malha aérea nacional para a temporada Summer 26 (verão no hemisfério Norte e inverno no Sul). 

O encontro é realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com apoio da Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Recife, além da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco/Empetur. A conferência vai até a próxima sexta-feira (23), no Novotel Recife Marina, no bairro de São José.

Durante três dias, representantes do setor, como companhias aéreas e administradoras de aeródromos, reúnem-se com o objetivo de promover o uso mais eficiente da infraestrutura aeroportuária brasileira, distribuindo e ajustando os horários de pousos e decolagens em todo o território nacional.

A solenidade de abertura da Conferência Nacional de Slots – Recife Summer 26 acontece às 9h desta quarta, no Novotel Recife Marina. Estarão presentes gestores da Anac, diretores da Aena, autoridades públicas e conferencistas. Após uma breve cerimônia, terão início as rodadas de trabalho, que seguem até a sexta-feira.

Além da programação oficial, o evento conta com atividades culturais e turísticas para apresentar as atrações locais aos participantes.

Conferência Nacional de Slots
Data: 21 a 23 janeiro 2026
Local: Novotel Recife Marina


Azul amplia frequências de voos a partir de Curitiba 
Companhia reforça as rotas a partir da capital paranaense para Londrina, Porto Alegre e Confins
São Paulo, 20 de janeiro de 2026 – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, vai ampliar a oferta de voos com origem e destino em Curitiba (PR). A partir de março deste ano, a Companhia aumenta as frequências a partir do Aeroporto Internacional Afonso Pena para Londrina (PR), Porto Alegre (RS) e Confins (MG).
Na rota Curitiba–Londrina, a Azul vai ampliar a operação para 22 voos semanais, com oferta de 1.540 assentos, nos dois sentidos. Os voos serão realizados às terças e quintas-feiras, sábados e domingos, partindo de Curitiba às 13h05 e chegando a Londrina às 14h20. A aeronave utilizada será o ATR, com capacidade para 70 Clientes. 
A ligação entre Curitiba e Porto Alegre também será reforçada. A operação passará de 44 voos semanais para 68 voos por semana, com oferta total de 8.180 assentos nos dois sentidos. As partidas de Curitiba ocorrerão às segundas, quintas e sábados, às 5h55, com chegada em Porto Alegre às 7h35. No sentido inverso, os voos acontecem às quartas, sextas e domingos, com saída às 18h55 e chegada às 20h30, também em aeronaves modelo ATR. 
Já a rota de/para Curitiba–Confins contará com 50 voos semanais, ante seis voos diários em ambos os sentidos, oferecendo 5.788 assentos por semana. As operações ocorrerão com Embraer 195-E2, com capacidade para 136 Clientes, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com decolagem de Curitiba às 16h20 e pouso em Belo Horizonte às 18h00. A partir de Confins, segundo principal hub da Azul, os Clientes podem ter acesso a conexões para mais de 57 destinos domésticos e internacionais. 
 
“Curitiba é um mercado estratégico para a Azul, tanto pela sua relevância econômica quanto pelo perfil de conectividade dos Clientes. A ampliação das frequências reforçam nosso compromisso de oferecer mais opções de horários, destinos e conexões eficientes, integrando o Paraná aos principais hubs da Companhia e estimulando o desenvolvimento regional e o turismo", afirma Beatriz Barbi, Gerente Sênior de Planejamento de Malha.
E como parte de seu processo contínuo de otimização de malha, a Azul suspenderá, a partir de março de 2026, as operações das rotas Curitiba–Assunção e Curitiba–Montevidéu. A decisão decorre de análises técnicas e de desempenho, alinhadas à estratégia de sustentabilidade operacional e ao equilíbrio entre oferta e demanda, sem impacto na qualidade dos serviços oferecidos aos Clientes. 
A Companhia reforça que todos os Clientes com bilhetes emitidos para embarques a partir de março de 2026 receberão a assistência necessária, conforme determina a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com alternativas adequadas às suas necessidades e a manutenção do padrão de excelência no atendimento. 
Reprodução: Emirates

Emirates renova menu vegano e aposta em ingredientes orgânicos

São Paulo, 20 de janeiro de 2026 - Com o crescente interesse dos viajantes por nutrição e bem-estar, refletido na tendência de "volta ao básico" e no consumo de alimentos minimamente processados, a Emirates aproveitou o “Veganuary” para anunciar seu novo menu vegano. A proposta é preparar alimentos vegetais reais, integrais e com o conceito "da fazenda à mesa".
 

Neste novo projeto, uma equipe de chefs desenvolverá pratos autênticos. O diferencial é evitar a substituição de proteínas convencionais por carnes vegetais processadas ou por substitutos artificiais. A previsão é que essas novidades cheguem ao cardápio de bordo em 2027.
 

“Nosso foco agora são os legumes, grãos, nozes, sementes e vegetais da estação como os protagonistas do prato. Esses ingredientes oferecem uma naturalidade no sabor, textura e nutrição sem depender de alternativas ultraprocessadas. Ao invés de tentar replicar a carne, a inspiração para o novo menu é em culinárias que são focadas em vegetais, como as mezzes mediterrâneas, as saladas de grãos do Levante, as tigelas de noodles asiáticas e os ensopados africanos. Na visão da companhia, essa abordagem parece autêntica e culturalmente rica”, reforça Doxis Bekris, Vice-Presidente de Design de Alimentos e Bebidas da Emirates
 

“Embora existam muitas alternativas de laboratório disponíveis, a comida real está alinhada com os objetivos de sustentabilidade e com as expectativas dos passageiros por escolhas saudáveis. Trata-se de transparência para os passageiros que querem saber o que estão comendo, além de terem a confiança de que aquilo é bom para eles e para o planeta. Queremos mudar o foco dos substitutos para um enfoque na valorização das plantas, onde a questão não é o que está faltando, mas sim o que se ganha em autenticidade, sabor e criatividade”, conclui.
 

Meio milhão de refeições veganas são servidas pela Emirates anualmente
 

A Emirates conta agora com 488 receitas veganas em rotatividade em seus 140 destinos, o que representa um aumento de 60% no total de receitas em relação a 2024, demonstrando sua preocupação com os seus passageiros veganos.
 

Atualmente, a companhia serve meio milhão de refeições veganas por ano. O consumo dessas refeições cresce proporcionalmente ao aumento no volume de passageiros. No ano passado, os principais destinos com clientes que solicitaram opções veganas foram Londres, em primeiro lugar, seguida por Sydney, Bangkok, Melbourne, Frankfurt, Manchester, Mumbai, Bali e Singapura. A Emirates atribui parte dessa demanda a passageiros não veganos que optam pela culinária vegetal ao voar, por ser uma opção mais leve e frequentemente considerada de mais fácil digestão.
 

As opções veganas estão disponíveis para pedido direto a bordo e por encomenda prévia, bem como nos Lounges da Emirates. Os clientes podem solicitar refeições veganas em todos os voos e em todas as classes de viagem com até 24 horas de antecedência à partida. No entanto, em rotas de alta demanda, pratos à base de plantas também são oferecidos como parte das opções do menu principal.
 

Culinária vegana em todas as classes
 

A Emirates oferece refeições veganas em todas as classes, além de produtos complementares, como leites vegetais. Sustentando a filosofia "da fazenda à mesa", a companhia incorpora produtos frescos da Bustanica, a maior fazenda vertical hidropônica do mundo. A fazenda é um empreendimento conjunto com a Emirates Flight Catering que fornece hortaliças livres de agrotóxicos e produtos químicos, como alface, rúcula, mix de folhas e espinafre, diretamente para as instalações de gastronomia da Emirates.
 

Na Classe Econômica, os clientes podem desfrutar de pratos como fritada de abóbora com cogumelos salteados e concassé de tomate, ou canelone de espinafre servido com molho de tomate e manjericão, farofa de pão torrado e salsa. Para a sobremesa, as opções incluem bolo de mousse de chocolate vegano com calda de chocolate e farelo de biscoito, ou bolo de cenoura com um toque de creme de coco.
 

Na Premium Economy, os passageiros que optarem pela culinária vegana receberão pratos como arroz frito de kimchi com abóbora assada e cogumelos shimeji-preto salteados, seguidos por sobremesas como bolo de coco com compota de abacaxi e pistache.
 

Na Classe Executiva, é oferecida uma variedade de pratos criativos, incluindo cogumelos braseados com vegetais ao molho de soja com cinco especiarias, servidos com arroz jasmim no vapor e pak choi branqueado. Para a sobremesa, o menu conta com panna cotta de coco com mousse de framboesa e frutas vermelhas frescas ou cheesecake de tofu com chocolate.
 

Na Primeira Classe, os clientes serão servidos com uma alta gastronomia vegana, como risoto de abóbora e cevada com rúcula, nozes caramelizadas, vinagrete e queijo vegano. Pratos incluem salada de quinoa com berinjela grelhada, abobrinha, acelga suíça salteada e coulis de pimentão vermelho. As sobremesas incluem torta de morango com creme de baunilha e pistache, servida com compota de frutas vermelhas, ou um pudim de tâmaras com calda de caramelo salgado, creme de queijo vegano, nozes pecan caramelizadas e manteiga de amêndoas.
 

Opções veganas nos lounges da Emirates em Dubai
 

No Aeroporto Internacional de Dubai, a Emirates possui 7 lounges localizados no Terminal 3. Sendo 3 para clientes da Primeira Classe e 3 para a Classe Executiva, além do Lounge Emirates que atende a todos os passageiros premium.
 

Os lounges oferecem uma ampla variedade de opções veganas, desde kofta com especiarias Baharat e cúrcuma em molho de coco na área do buffet, até um café da manhã à la carte com mingau de amaranto quente acompanhado de maçãs verdes, uvas tintas, framboesas e nozes. Além de uma seleção de saladas veganas populares, o prato vegano mais pedido nos lounges é o Emirates Green Burger, um hambúrguer vegetal de soja e semente de linhaça, servido com um molho artesanal e pepinos em conserva.


(Divulgação/Setur-CE/Thais Mesquita)

Iberia estreia voo direto entre Fortaleza e Madri e amplia conexão internacional do Ceará
Operação representa um avanço na expansão da malha aérea internacional a partir do Nordeste brasileiro 

A Iberia inaugurou nesta segunda-feira (19) a rota direta entre Fortaleza e Madri, reforçando a conectividade internacional do aeroporto de Fortaleza (CE) com o continente europeu. O voo inédito da companhia aérea espanhola chegou ao Brasil com 172 passageiros (95% de ocupação) e voltou para a Espanha com 100% de ocupação. Estiveram presentes no trajeto agentes de viagens e convidados da Setur/CE para participação na Fitur.

Os voos serão realizados inicialmente com três frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, com aeronaves Airbus A321XLR, que oferecem Internet de banda larga gratuita a bordo e maior eficiência para trajetos transatlânticos sem escalas.

A rota sem escalas reduz o tempo de viagem entre Ceará e Europa e amplia as opções de embarque para turistas e passageiros de negócios, além de impulsionar o potencial turístico de Fortaleza e do estado do Ceará como hubs internacionais de entrada para o Brasil.

A partir de março, a rota deve contar com quatro frequências semanais, consolidando ainda mais a operação e a conectividade entre os dois continentes.


Malha aérea de Minas Gerais ganha conexão direta com o Uruguai Créditos: BH AirportBH Airport / Divulgação

Novo voo internacional liga Confins a Montevidéu a partir de 4 de março, com duas frequências semanais, às quartas-feiras e aos domingos

 

Um novo voo direto entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins, e o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai, que será 

operada pela companhia aérea Azul, com início em 4 de março, já tem as passagens á venda no site da companhia.

 

O novo voo internacional contará com duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos, por meio de aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros. As decolagens ocorrerão às 10h, saindo de Confins e a volta será às 15h15 partindo do país vizinho.

 

"Essa nova rota fortalece a integração de Minas Gerais com a América do Sul, impulsiona o turismo, amplia oportunidades de negócios e reforça a atratividade do nosso estado para investimentos e conexões globais. É um avanço importante para o desenvolvimento econômico e para a projeção de Minas no cenário internacional", completa a secretária.

 

“A ligação direta entre Minas Gerais e o Uruguai abre novas possibilidades de intercâmbio cultural e turístico, além de facilitar a chegada de visitantes estrangeiros interessados na diversidade cultural, na gastronomia, no patrimônio histórico e nas experiências únicas que Minas oferece. É mais um passo importante para posicionar o estado como destino internacional”, destaca.

 

Ampliação da malha

 

O Aeroporto de Confins se tornou um hub estratégico para voos nacionais e internacionais, com conexões eficientes para diferentes regiões do Brasil e do exterior. E a capital uruguaia é um importante centro econômico, turístico e corporativo da América do Sul, com infraestrutura consolidada para eventos, negócios e turismo internacional, conforme atesta a própria companhia aérea.

 

“Esta abertura é resultado de uma análise de demanda e conectividade regional. Identificamos um potencial consistente tanto no fluxo turístico quanto no corporativo. Essa operação reforça nossa estratégia de ampliar a presença internacional de forma sustentável e de oferecer mais opções aos clientes”, disse Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.

 

“A parceria com a Azul reforça o papel do terminal como hub de conexões na América do Sul. Com mais essa rota, fortalecemos o fluxo entre Minas e o Uruguai, estimulando oportunidades que beneficiam turistas, empresas e toda a cadeia produtiva”, destaca o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.


Confins (CNF) – Montevidéu (MVD)     
*A partir de 04/03* 
Origem 
Saída 
Destino 
Chegada 
Frequência 
Confins 
10:00 
Montevidéu 
13:25 
Quartas e domingos 
Montevidéu 
15:15 
Confins 
18:40 
Quartas e domingos 


Com cerca de 2,3 milhões de passageiros, Aeroporto de Navegantes consolida-se entre os mais movimentados do Sul

Terminal segue como o segundo aeroporto fora das capitais mais movimentado do Brasil e amplia sua relevância para o turismo, a economia e a logística de Santa Catarina

Navegantes, 20 de janeiro de 2025 – O Aeroporto Internacional de Navegantes, administrado pela Motiva, encerrou 2025 com cerca de 2,3 milhões de passageiros, consolidando-se como uma das principais portas de entrada aéreas do Sul do país e confirmando sua função estratégica para o Vale do Itajaí e o Litoral Norte catarinense.

Desde 2022, quando passou a ser operado pela concessionária, o aeroporto apresentou uma ampliação expressiva na movimentação de passageiros. O volume saiu de aproximadamente 1,5 milhão para aproximadamente 2,3 milhões em 2025, o que representa um crescimento acumulado de mais de 50% no período. O resultado reflete a força da demanda regional e o papel do terminal tanto para viagens a lazer quanto a trabalho.

Ao longo de 2025, o aeroporto contabilizou cerca de 25,4 mil pousos e decolagens, mantendo um elevado nível de operações e sustentando sua posição como o segundo aeroporto fora das capitais mais movimentado do Brasil, atrás apenas de Campinas.

Para o gerente do aeroporto, Wilson Rocha, o desempenho de 2025 reflete a força econômica e turística da região atendida pelo terminal. “O desempenho do Aeroporto Internacional de Navegantes em 2025 confirma a força da região que atendemos e reforça o papel do terminal como um ativo fundamental para o desenvolvimento de Santa Catarina. Ultrapassar a marca de 2 milhões de passageiros e registrar um crescimento acumulado de mais de 50% desde 2022 demonstra que estamos alinhados às necessidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte, duas das áreas mais dinâmicas do Estado”, destaca.

Ele reforça que, os resultados têm impacto direto tanto no setor produtivo quanto no turismo. “Para a economia, significa mais conectividade, competitividade e capacidade logística, especialmente após o primeiro voo cargueiro internacional da história do aeroporto, um marco

que abre novas possibilidades para a indústria, o comércio exterior e o agronegócio catarinense. Já para o turismo, esse crescimento amplia a oferta de voos, atrai novos visitantes e fortalece destinos como Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Brusque e todo o entorno”, afirma.

Além da movimentação de passageiros, 2025 também marcou a ampliação do papel do Aeroporto Internacional de Navegantes no cenário logístico do Estado, com a chegada do primeiro voo cargueiro internacional, que passou a conectar Santa Catarina diretamente a novos mercados.

Com uma operação estruturada e alinhada às demandas regionais, o aeroporto segue acompanhando o ritmo de expansão econômica do Vale do Itajaí e do Litoral Norte, fortalecendo sua atuação no turismo, nos negócios e na logística.



TAP lança nova rota para Atenas - verão europeu na Grécia - a partir de 1 de julho com 5 voos semanais


A TAP vai lançar uma nova rota entre Lisboa e Atenas, que terá início no dia 1 de julho, com cinco voos por semana. Os voos entre as capitais de Portugal e da Grécia serão operados com equipamento Airbus A320neo durante os meses de Verão Europeu, e Embraer E190 nos meses do Inverno IATA.

Do Aeroporto Humberto Delgado, os voos partem às 21h30 às quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, com chegada ao “Eleftherios Venizelos” às 3h40 do dia seguinte. No sentido contrário, as partidas de Atenas ocorrem às 4h40 de segundas, quintas, sextas, sábados e domingos, chegando o voo a Lisboa às 7h15 (horas locais).

Atenas é um destino imperdível, onde história e modernidade se encontram. A cidade encanta os visitantes, com a majestosa Acrópole e o icônico Parténon, museus de classe mundial e bairros pitorescos como Plaka, repletos de cafés e lojas típicas. Para completar, mercados animados, vistas panorâmicas e uma vibrante vida cultural tornam a capital grega única para qualquer viajante.

Desde Atenas, pode também partir-se à descoberta de outros destinos turísticos de eleição na Grécia, como Delphi, com o famoso Templo de Apolo, Meteora, conhecida pelos seus mosteiros suspensos, e ilhas próximas, como Hydra ou Aegina, ideais para uma pausa junto ao mar.

Os voos de ida-e-volta entre Lisboa e Atenas estão disponíveis em www.flytap.com ou nos agentes de viagens, com preços a partir de 119€, com todas as taxas incluídas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.