Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Pensado para as pistas, Novo Onix Track Day fecha as celebrações do centenário da Chevrolet. Show car comemorativo tem motor 1.2 turbo, transmissão manual de seis marchas e conjunto técnico dedicado à otimização da performance em autódromos




SÃO CAETANO DO SUL — Ao longo de seus 100 anos no Brasil, a Chevrolet apresentou diversos carros conceito que marcaram época. Projetos criados para demonstrar a capacidade técnica e criativa da marca, explorar novas soluções de engenharia, avaliar a receptividade de tecnologias emergentes ou celebrar momentos simbólicos de sua trajetória no país.


Este é o caso do Novo Onix Track Day, um show car desenvolvido exclusivamente para uso em pista e que encerra as comemorações do centenário da Chevrolet no Brasil. Idealizado pelo time local de engenharia e motorsport da GM, o modelo parte da nova carroceria do Onix e traz uma configuração inédita para o hatch, com motor 1.2 turbo otimizado para autódromos.


O conjunto mecânico inclui calibração específica, transmissão manual de seis marchas, sistema de escape e admissão modificados, suspensão rebaixada em 100 mm e novas rodas, que contribuem para o aumento das bitolas dos eixos.


A cabine também passou por alterações: o interior recebeu bancos tipo concha com cintos de segurança de cinco pontos, além da eliminação de itens de acabamento, resultando em uma redução aproximada de 150 kg na massa total do veículo.




“O Novo Onix Track Day aproveita a excelente dinâmica veicular e a eficiência aerodinâmica do modelo de produção e adiciona um nível de preparação que o torna extremamente ágil, preciso e prazeroso de pilotar, entregando sensações comparáveis às de carros muito mais caros e complexos”, afirma Ricardo Fanucchi, diretor de Engenharia da GM América do Sul.


Além do caráter aspiracional, o projeto foi concebido para explorar ao máximo componentes, acessórios e soluções já presentes no portfólio Chevrolet, reforçando uma abordagem racional de setup e servindo como fonte de inspiração para preparadores e entusiastas da prática de track day.


De acordo com estimativas da empresa, o Novo Onix Track Day é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, com bons números também de retomada e eficiência em frenagens, desempenho suficiente para completar uma volta no Autódromo de Interlagos próximo dos dois minutos, dependendo das condições do asfalto, clima e temperatura.


Visualmente, o conceito se caracteriza pelas faixas amarelas aplicadas no capô, teto e retrovisores, rodas exclusivas, aerofólio e menor altura em relação ao solo, reforçando sua proposta. O número 100, aplicado nas portas, simboliza o centenário e conecta passado, presente e futuro de um dos modelos mais relevantes da indústria automotiva nacional.
 

O Novo Onix Track Day também estabelece um diálogo direto com a geração anterior do protótipo, apresentada com a linha 2015 e exibida no Salão do Automóvel. Passada uma década, a evolução técnica é evidente: do 1.8 aspirado com 150 cv, o conceito passou para o 1.2 turbo de três cilindros. Com torque elevado, já em baixas rotações, a solução atual permite extrair ainda mais desempenho de um conjunto compacto e eficiente.

“O Onix sempre ditou tendências, sejam elas tecnológicas ou comportamentais. Há dez anos, o track day ainda era uma prática pouco difundida no Brasil. Hoje, essa modalidade se consolida como uma forma estruturada de vivenciar a performance, sem competição direta, mas com foco em técnica, aprendizado e de intensa conexão com o carro”, completa Fanucchi.


Um encerramento à altura de um século

Ao escolher o Onix para encerrar as celebrações de seus 100 anos no Brasil, a Chevrolet reforça o papel do modelo como síntese de sua trajetória no país. Produzido localmente, desenvolvido com o protagonismo da criatividade nacional e adotado por legiões de brasileiros ao longo de diferentes gerações, o Onix se tornou o carro mais produzido da história da marca no Brasil, com mais de 3 milhões de unidades acumuladas.


Além de um fenômeno comercial, o Onix materializa a capacidade da Chevrolet de interpretar o mercado, antecipar padrões e transformar tecnologia em relevância real. É um carro que evoluiu junto com o país em conectividade, eficiência, segurança e dirigibilidade.


Pensado para as pistas, o Novo Onix Track Day simboliza esse legado sob uma outra perspectiva. Não como uma versão de produção, mas como um manifesto técnico e emocional que celebra o ato de dirigir, a cultura automotiva e a engenharia que construiu essa história. Um encerramento definitivo para um século de inovação - e um ponto de partida para tudo o que ainda está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.