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quinta-feira, 14 de junho de 2018

Coluna de Carro por Aí, de Roberto Nasser. Está imperdível



COLUNA DE CARRO POR AÍ - ROBERTO NASSER

             
                Coluna nº 2.418 - 15 de Junho de 2018                                                                                                                         


Por construção, acerto e equipamentos, Yaris quer espaço no disputado mercado

Bem acertado, o Toyota Yaris
Toyota inicia vender seu novo lançamento, o Yaris, situado entre o finalmente estabilizado Etios e o sempre bem sucedido Corolla. 

Pode parecer curioso, em tempos de utilitários esportivos e que-tais, segunda maior fabricante do mundo se fixe em automóveis, como o hatch ora apresentado, e o sedã, a ser vendido em julho. 

Mas é questão simples: maioria das vendas nos segmentos A e B é de automóveis. E o Yaris, o mais simples a fazer, a empregar modificada plataforma do Etios sedã, e sua mecânica com motores 1,3 e 1,5 litro, 101 e 110 cv de potência, transmissões mecânica de 6 marchas e CVT com virtuais sete.

Regulagem fina
Fazer carro bom e bem equipado, é fácil: basta não inibir o responsável pela definição do produto, o sujeito para escolher a espessura do tapete, a qualidade da pintura, e outros componentes. 

No Yaris avulta a competência do autor: seu conteúdo o transforma em categoria superior relativamente aos concorrentes. Design à parte, o pacote, seu preço e posicionamento mercadológico são trabalho de mestre. Outro item surpreendente é o acerto de suspensões, direção e freios. 

Acerto fino – parece coisa do Robson Cotta, o hiper ultra engenheiro da Fiat. Quem o dirigir, vistos conteúdo relativamente à concorrência, diferencial como teto solar, a excelente insonorização, saberá tê-lo incluído na relação de preferências entre VW Polo, Virtus e Fiat Argo, Cronos, que não são os mais vendidos, mas os de maior atratividade no segmento. 

Poderia melhorar caso aplicasse saídas de ar condicionado para o banco traseiro, ou se o porta malas abrisse por amortecedores em vez de primários arcos metálicos.

Lição
Toyota registra marca própria em processos de qualidade, montagem, materiais, e o Yaris é novo exemplo. As folgas entre as peças do motor são anunciadas como inferiores ao mecanismo de um relógio suíço – ou quatro vezes menores ante as medidas em motores dos concorrentes. 

Esta conquista, responsável por menor consumo e maior durabilidade, permeará a produtos de outras marcas, induzindo melhorar padrão construtivo. 

Dado prático com a preocupação por qualidade, à apresentação do Yaris, o jornalista Antônio Fraga, presidente da Abiauto, a Associação dos Jornalistas Especializados, achou incoerente a pouca espessura e a falta de fixação do tapete do porta-malas dos hatch. 

Vi e chamei o Miguel Fonseca, vice-presidente para América Latina. Ouviu a ponderação, convocou um engenheiro e encerrou a queixa, determinando incluir como equipamento de série o tapete melhorado oferecido como opcional.

Mercado
Preços foram ajeitados dentro da larga margem obtida pela empresa e fazendo composições de equipamentos. As versões mais caras do Etios desapareceram para não se atritar com as inferiores do Yaris e, caso inverso, as deste, em patamar superior foram definidas antes de abrasões com os valores do Corolla de entrada. 

Para hatches leque abre em R$ 60 mil na versão 1.3 mecânica, e vai aos R$ 77.590 para 1.5 CVT equipado. Nos sedãs, de R$ 64 mil a 80 mil.

Empresa projeta vender 6.ooo unidades mensais, com 55% em hatches. Transmissão automática deverá representar 95% das vendas.

Projeto do novo autódromo carioca

Um novo autódromo para o Rio
Prefeitura carioca recebeu projeto para o novo autódromo da cidade. Nada a ver com o circuito por ela depauperado, mas nova área de antigo campo de exercícios de tiro do Exército, no subúrbio de Deodoro. Terreno doado, limpo de peças de artilharia e restos de explosivos.

Desenho pelo especializado arquiteto alemão Hermann Tilke para aprovação nível 1 FIA, permitindo provas de Fórmula 1, e do Moto GP, pista tem 5,3 km de extensão e, novidade, é para captar investidores para os previstos R$ 850M, sem verba pública. Cálculo dos alemães, obra para 16 meses de trabalho. 

Formidável alavanca turística, desprezada e perdida pelas administrações estaduais a partir do governo Brizola, depende de providências administrativas e legais da Prefeitura para captar interessados em construir e gerir o circuito.

História antiga, êxito improvável
O Rio já teve uma das pistas de corridas de automóveis mais charmosas do mundo, uma espécie de Mônaco subequatorial. Era o Circuito da Gávea, dito Trampolim do Diabo. Mesclava Leblon, Gávea, morro da Rocinha, Av. Niemeyer. 

O sólido envolvimento da cidade permitiu planejar um autódromo no subúrbio de Adrianópolis, pioneiro mix de casas de final de semana e pista de corridas. Firmou-se como loteamento, e a pista desapareceu. 

Depois, metade da década de ’60, criou-se o autódromo da Barra, também loteado, e nova pista doada pela empreendedora Caledônia com finalidade explícita. 

Foi o Autódromo de Jacarepaguá. Irresponsabilidade de prefeitos e governadores cariocas, ausência de autoridades do automobilismo esportivo, clubes, federação, confederação, permitiram ser retalhado, inviabilizado, para dar lugar a obras superfaturadas e construções hoje ociosas. 

O autódromo de Deodoro, planejado para não utilizar verbas públicas – exceto a área doada pelo Exército -, é nova tentativa numa cidade de políticos corruptos, milícias, desorganização social, tudo contrário à ausência de dinheiro público. (RN)

O ditador Kim Jong-un e seu Mercedes-privada
Você leu certo. Não é Mercedes privado. Ditadores têm traços peculiares e seu comportar e excentricidades, frutos da incontida liberdade pessoal, geram notícias. 

O gordinho deselegante, mandão da Coreia do Norte, é destes. Atual ídolo pop por seu encontro de vantagens sobre Donald Trump, um de seus recentes diferenciais de comportamento, é a conformação de seu automóvel: Mercedes-Benz Classe S – o sedã superior -, blindado, apto a resistir a sérios impactos balísticos, explosões e incêndios. 

Carro de mandatário. Entretanto porta equipamento único, tão insólito quanto seu eventual usuário: um vaso sanitário, elegante penico móvil, privada, relata o jornal norte-americano Washington Post.

Mercedes-Benz, consultada pela Coluna, informou desconhecer o produto e seu especial equipamento, pois atendendo a determinações da ONU, há mais de 15 anos nada vende à Coréia do Norte. 

Deve ter sido adquirido por triangulação e o fabricante garante não ter incluído tal equipamento em nenhum de seus S blindados.

O jornal ouviu Lee Yun-keol, um ex-segurança do ditador, confirmando a informação, explicando, citado adjutório é exigência de seu esquema de segurança pessoal, pois em caso de necessidade de uso durante deslocamento, permite recolher os excrementos ditatoriais, impedindo caiam em mãos de espiões teoricamente interessados em analisá-los para descobrir o estado de saúde do líder...

(Cincoenta anos de Coluna, e nunca imaginei nela tratar de coco. Daí pedir ao leitor releve a escatologia, mas insólito Mercedes com privada é notícia. RN)

Classe S do ditador Kim Jong-un e sua impensável privada


Roda-a-Roda

Início – BMW iniciou montar o SAV X3 M40i em sua fábrica catarinense de Araquari. É uma das bandeiras de tecnologia da marca, com montagem paralela do sedã e aos outros SAV X1, X3, e X4, além do sedã Serie 3.

Futuro – Gleide Souza, diretora de Assuntos Governamentais da BMW, é outra a torcer pela assinatura do projeto Rota 2030, definindo marcos para o futuro e compensação de investimentos por impostos.

Rumo – Indústria e importadores estão sem balizamento para o futuro.  E governo não está a fim de novos incentivos para o setor. Diálogo foi perdido no meio do caminho e parece difícil de ser reatado neste período final de governo.

Spin – Após superficial trato em Ônix e Prisma, Chevrolet estendeu-o no Spin. Mudança da harmonia frontal, retoques internos, pontos de ancoragem para cadeirinhas. Derradeiro retoque no produto – toda a família será substituída. No mercado em agosto.

Spin, trato superficial prepara ultima etapa (projeção 4 Rodas)


De novo – Nissan registrou o nome Terra no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. É a versão para passageiros construída sobre o picape Frontier, hoje montado na Argentina. Produto já existiu no Brasil, em trêfega passagem no mercado.

Caminho – Como o picape Frontier argentino é hoje vendido como Nissan e Renault, e ano próximo o será como Mercedes Classe X, parece crível imaginar concorrentes para o SW4, versão Toyota sobre o picape HiLux.

Mercado – Em maio produção e vendas de veículos caíram 10% ante números de abril: greve do transporte impediu chegada de peças, saída de veículos. Perfil da atividade deve repetir voos de galinha: muito esforço, pouco resultado.

... 2 - Período bom a compradores, pois a opção será criar pontes para os 0 Km entre pátios dos revendedores e garagem dos interessados.

Preços - Desvalorização do Real, forçará aumentar preços dos veículos novos: boa parte dos eletrônicos é importada. E há casos onde tudo provém do exterior, fazendo localmente primário processo de montagem. Nestes casos, índices de nacionalização dos tempos de Getúlio Vargas...!

Paralelo – Britânica Mini, dos carrinhos charmosos, amplia leque de negócios. Iniciou vender bicicletas. Quadro em alumínio, câmbio de oito velocidades, selim e empunhadura em couro, 11 kg, dobrável. E cara: R$ 5.907,00.

Bicicleta Mini (foto Divulgação)

Crítica – Newsletter inglesa CarBuyer, focada no consumidor, testou o Ford EcoSport e carimbou: pequeno para uso familiar, e com consumo elevado.

Racionalidade – Contran, Conselho Nacional de Trânsito, mudou medidas para os caminhões aplicados em transporte de veículos ou cargas paletizadas. Resolução 735 permite comprimento total de 23m, altura de 4,95m. Com a medida, poderão ser utilizados caminhões tratores 6x4 - com dois eixos traseiros.

Segurança – LatiNCAP, entidade testadora de segurança em veículos importados ou produzidos nos mercados da América Latina e Caribe, em sua última rodada de testes, deplorou deficiências de Renaults Sandero e Logan.

Reparo - Pelos testes de impacto, conseguiram apenas uma estrela – numa tabela de 5 - para proteção do motorista; não oferece cinto de três pontos para todos os passageiros, nem fixadores ISOFIX para cadeirinhas. Ante a divulgação Renault informou ao LatiNCAP melhorará o rendimento de segurança.

Governo
– Queixa do Instituto, governos deveriam utilizar os resultados dos testes para balizar exigências nos veículos novos. Lobby dos fabricantes é forte, e demora em tornar obrigatório o ESP, sistema de estabilidade, é bom exemplo.
Gente – Maurício Sartori, brasileiro, administrador com boa base acadêmica e experiência internacional, mudança. 
OOOO Deixou direção da Honeywell Homes and Technology para ser presidente da Gilbarco Veeder-Root. 
OOOO Objetivo, otimizar as forças e equipes sul americanas. 
OOOO Empresa é maior do mundo em tecnologia de bombas de combustíveis, medição e monitoramento de tanques em postos de serviço. 
OOOO Ricardo Carreira, engenheiro, progressão: novo Diretor de Vendas da Fiat Chrysler Automobiles. 
OOOO Quer retomar a liderança perdida, mas sugere firula aritmética, como somar vendas de Fiat e Jeep. OOOO Na prática espere propostas fenícias de facilidades para comprar os carros da marca. OOOO



Fiat reforça ação em Mobi e Uno
Aproveitando conhecimento e aceitação entre compactos e sub compactos, Fiat reformulou conteúdo e versões para incrementar vendas, focando redistribuição de itens e acessórios para melhor atender ao perfil do usuário, como por exemplo ter o ar condicionado como equipamento, sem estar agregado a outros, e incrementar preços. É o chamado reposicionamento.

No Mobi, nova versão Easy Comfort, e a base da tabela com versões Attractive 1.0, de entrada, e Drive 1.0.
Uno, reposicionamento se inicia com a versão Attractive 1.0, numeral identificando o motor Fire 1.0 8V Flex, equipado com ar condicionado, direção hidráulica, acelerador eletrônico Drive by Wire, ESS – sinalizador de frenagem de emergência, freios ABS com EBD, e cuidados de decoração.
Versão superior Drive 1.0 é nível superior de tecnologia, marcando-se pelo motor de três cilindros, 6 válvulas, direção elétrica com função City – para manobras. 

Há três pacotes de opcionais, incluindo detalhes como os espelhos retrovisores externos com Tilt Down, vidros elétricos anti esmagamento, e outros cuidados com os usuários. 

O kit Connect Plus foca o conforto eletrônico, como a chave canivete com telecomando, alarme, rádio integrado ao painel, volante com comandos de rádio, e o sistema Fiat Live On de entretenimento a bordo.

Quanto
Produto                   
Preço R$
Mobi Easy 1.0
31.990
Mobi Easy Comfort 1.0
34.990
Mobi Like 1.0
    37.990
Mobi Way 1.0
39.990
Mobi Drive 1.0
43.590
Mobi Drive GSR 1.0
46.990
Uno Attractive 1. 0
39.990
Uno Drive 1.0
42.990
________________________________________________
edita@rnasser.com.br   

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Novo BMW M5 estrela novo “Missão Impossível - Efeito Fallout”. Esportivo é guiado em cenas de ação pelo agente secreto Ethan Hunt, vivido pelo astro Tom Cruise.



São Paulo, 13 de junho de 2018 — O novíssimo BMW M5, atualmente em pré-venda no Brasil, é um dos destaques do filme “Missão Impossível – Efeito Fallout”, o mais novo episódio da franquia “Missão Impossível”, estrelada pelo astro de Hollywood, Tom Cruise. 


O novo longa-metragem chega aos cinemas do mundo a partir do próximo dia 26 de junho, data da exibição de estreia nas salas brasileiras. 

No novo filme, o agente secreto Ethan Hunt, vivido por Cruise, reúne novamente sua equipe em uma corrida contra o tempo após uma missão fracassada. 


Além do novo BMW M5, considerado o esportivo mais veloz e moderno tecnologicamente da BMW M, a divisão de modelos de alto desempenho do BMW Group, a equipe de espiões liderada por Hunt é reforçada com um BMW Série 7 Sedan, uma motocicleta BMW R nineT Scrambler, e um clássico BMW Série 5 Sedan 1986.

O BMW M5 utilizado no longa metragem foi customizado com itens BMW M Performance Parts, entre eles uma grade de cor preta e capas dos espelhos retrovisores externos feitos de fibra de carbono, capazes de proporcionar uma aparência impressionante ao esportivo.


O novo M5 utiliza um poderoso motor V8 4.4 litros biturbo, dotado de tecnologia BMW TwinPower Turbo e apto a entregar 600 cv de potência, e está associado a um novo sistema de tração integral BMW M xDrive. Desde 2011, a BMW tem sido parceira da icônica série “Missão Impossível”, disponibilizando sua gama de veículos e marketing global em apoio a cada novo lançamento.



Para mais informações sobre a BMW acesse:
www.bmw.com.br

Lubrificantes Elaion da YPF têm recomendação da Porsche renovada



A Porsche Argentina acaba de renovar até 2021 sua parceria estratégica com a YPF. Pelos termos do acordo, a montadora reforça sua confiança na petroleira, recomendando os lubrificantes da linha Elaion para seus motores de alta performance.

A parceria entre as duas empresas já dura vinte anos e inclui a recomendação de lubrificantes e, também, combustíveis para os motores Porsche nos países onde a YPF tem postos de serviço.

Garantir a potência e vida útil dos motores conjugada com o respeito às normas de proteção ambiental é o desafio constante das montadoras e fabricantes de lubrificantes que trabalham, em conjunto, no desenvolvimento de óleos com novas tecnologias que atendam a esses requisitos.

Os lubrificantes Elaion com tecnologia anti-stress - TAS® - foram especificamente criados em conformidade com os padrões da Porsche e aprovados pela matriz da montadora em Stuttgart, na Alemanha.

Desenhada para oferecer proteção máxima aos motores de alta performance, a tecnologia anti-stress - TAS® da linha Elaion mantém o fluxo do lubrificante eficiente nas diversas temperaturas de trabalho, inclusive nas partidas a frio, uma das maiores responsáveis pelo desgaste prematuro do motor. Controla a evaporação, proporcionando economia de combustível e mantém a viscosidade do lubrificante, estendendo o intervalo de troca o que significa mais economia e redução de emissões.

A excepcional resistência à oxidação e o poder limpeza oferecido pelo pacote especial de aditivos presente nos lubrificantes Elaion com tecnologia TAS® evita a formação de depósitos, confere maior vida útil ao motor e mantém sua potência em todas as situações, mesmo em regime severo de trabalho.

A linha de lubrificantes Elaion, sintéticos, semissintéticos e mineral, com tecnologia anti-stress - TAS® está disponível no Brasil nos distribuidores YPF.

Novo Spin chegará com design mais sofisticado neste segundo semestre de 2018



SÃO CAETANO DO SUL –O maior lançamento comercial da Chevrolet neste ano está a caminho. Trata-se do Novo Spin, que está sendo completamente repaginado para se adequar às atuais demandas do consumidor.

O Novo Spin chega às lojas no segundo semestre com visual mais sofisticado e esportivo, alinhado com o atual DNA de design da Chevrolet no mundo.
A única coisa que não muda é o amplo espaço para até sete ocupantes e para bagagens.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Vendas estagnadas marcam desempenho de veículos importados em maio



- Com total de 3.239 unidades emplacadas no mês, setor registra ligeira alta de 0,1% ante abril de 2018, mas aumento de 26,6% em relação a igual período de 2017. Participação dos veículos importados da Abeifa em maio foi de 1,66%.

- Nos primeiros cinco meses do ano, o acumulado de 14.935 unidades licenciadas significou 39,8% mais se comparado com igual período de 2017. Entidade mantém estimativa de vendas para 2018 em 40 mil unidades.


12/06/2018 – As dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 3.239 unidades, anotaram em maio ligeira alta de 0,1% em relação a abril último, quando foram vendidas 3.237 unidades importadas. 




Ante igual período de 2017, o resultado de maio é 26,6% maior. Foram 3.239 unidades contra 2.558 veículos emplacados em maio do ano passado.

No acumulado, as associadas à Abeifa anotaram 14.935 unidades importadas licenciadas, alta de 39,8% em relação às 10.686 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses de 2017.

O presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, explica que “o desempenho de vendas em maio poderia ter sido melhor. Infelizmente, como aconteceu em vários setores da economia brasileira, por conta de paralisação dos caminhoneiros, os importadores de veículos automotores também foram prejudicados. 

O movimento na rede de concessionárias ficou comprometido. E as vendas negociadas na terceira semana de maio não foram concluídas por falta de produto a partir do dia 21”.

As cinco marcas que mais venderam, de janeiro a maio, foram a Kia Motors (5.237 unidades / +65,1%), Volvo (2.131/ +69,3%), Jac Motors (1.815/ +29%), Lifan (1.206/ +25,4%) e BMW (1.102/ +52,2%). No mês de maio, as posições se alteram: Kia Motors (1.122), Volvo (500), Jac (385), BMW (302) e Lifan (247).



Participações
Em maio último, o total de 3.239 unidades importadas da Abeifa significou 1,66% do mercado interno, que emplacou 194.922 automóveis e comerciais leves. Se considerado somente a importação total, as associadas à Abeifa responderam por 12,58% (do total de 25.748 unidades importadas).

Em outro cenário, de produtos nacionais fabricados por afiliadas à entidade mais o volume importado, as 16 empresas licenciaram 5.170 unidades licenciadas em maio. Com esse total, a participação das associadas à Abeifa subiu para 2,65% do mercado interno de autos e comerciais leves (194.922 unidades).


Produção local
Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, Chery, Jaguar Land Rover e Suzuki fecharam o mês de maio com 1.931 unidades emplacadas, total que representou alta de 6,3% em relação a abril de 2018. Comparado a maio do ano passado, a alta é de 19,1%, quando foram emplacadas 1.622unidades nacionais.

Veja:Emplacamento por marca Maio 2018 (PDF) - Download
Emplacamento por modelo Maio 2018 (PDF) - Download
Emplacamento nacional Maio 2018 (PDF) - Download

segunda-feira, 11 de junho de 2018

BMW Group confirma produção do BMW X3 M40i em Araquari, o primeiro com sistemas assistentes de tecnologia semiautônoma fabricado no Brasil. Modelo entrega esportividade, estilo e tecnologia;  Versão top de linha do Sport Activity Vehicle (SAV) médio será fabricada em Araquari (SC) a partir de 18 de junho.



São Paulo,11 de junho de 2018 – A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, inicia no próximo dia 18 de junho, a fabricação do novo BMW X3 M40i, um dos mais modernos e tecnológicos veículos desenvolvidos e produzidos pela empresa na atualidade. 


Dotado das mais avançadas tecnologias de assistência à condução, o BMW X3 M40i passará a dividir a linha de produção catarinense com a versão xDrive30i X Line, cuja montagem teve início no último dia 26 de março, dias após o início das vendas de ambas as versões no mercado nacional. 


Além da terceira geração do SAV médio, a unidade fabril do BMW Group em Araquari também é responsável pela produção do sedã BMW Série 3, do SAV BMW X1 e do Sport Activity Coupé BMW X4.


“O início da produção do novo BMW X3 M40i em Araquari demonstra, mais uma vez, a alta capacidade e flexibilidade da nossa linha de produção catarinense, e que conta com os mesmos padrões de qualidade e alta tecnologia empregados nas distintas unidades fabris do BMW Group distribuídas pelo mundo. Também gostaria de destacar que a capacitação e o comprometimento dos nossos colaboradores estão em total sintonia com os altos padrões globais da nossa empresa”, celebra Otávio Rodacoswiski, Diretor de produção do BMW Group em Araquari.


“Produzir a mais alta tecnologia de mobilidade global no Brasil se tornou realidade por conta da vigência de um regime automotivo que motivou as empresas a agregarem tecnologia ao país e aproximadamente R$ 1 bilhão de investimentos do BMW Group em suas operações locais. Esperamos que o Rota 2030 seja aprovado muito em breve afim de trazer previsibilidade e viabilizar novos investimentos e lançamentos em linha com o que há de mais avançado no mercado mundial”, afirma Gleide Souza, Diretora de Assuntos Governamentais do BMW Group Brasil.


O BMW X3 é, desde o surgimento de sua primeira geração, em 2003, uma referência no segmento premium médio de utilitários para atividade esportiva. 


E a nova geração do modelo chega para estabelecer novos padrões de design e tecnologia. 


Entre as principais inovações do SAV estão a conectividade e os dispositivos de assistência ao motorista, com destaque para o Driving Assistant Plus, que informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego em cruzamentos, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, possibilidade real de colisão traseira, além de controle e prevenção de aproximação inadvertida frontal. 


Outro sistema importante é o Parking Assistant Plus, que permite estacionar o veículo de forma segura e sem a necessidade de o condutor tocar no volante. 


Com o auxílio de câmeras e sensores, e da função Surround View, capaz de exibir imagens do entorno do veículo, em tempo real, o sistema realiza manobras de forma rápida e precisa.


O pacote de tecnologias conta ainda com os mais avançados dispositivos de segurança, como o Active Protection, capaz de detectar riscos de colisão iminente e acionar diversos equipamentos de proteção aos ocupantes, entre eles, os tensores dos cintos de segurança e o fechamento automático dos vidros das janelas e do teto panorâmico. 


A lista de itens de série do BMW X3 M40i agrega ainda faróis Full-LED adaptativos, aptos a distribuir a luminosidade de acordo com a velocidade e o ângulo de esterço do volante; sistema de navegação Professional, com botão seletor iDrive touch controller, dotado de tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque e disco rígido com 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio; display multifuncional de 12,3 polegadas; Head-up Display; e sistema de som Surround Harman Kardon.


Em termos de conectividade, o BMW X3 é equipado com os serviços do novo sistema ConnectedDrive, que disponibiliza serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real, Chamada de Emergência Inteligente e Serviços Remotos. 


Outro recurso adicional é a preparação para Apple CarPlay, em que o usuário transfere a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).


A versão topo de linha M40i traz sob o capô o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, de 2.998 cm³, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Ambas contam com câmbio automático de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.


Brasileiro de Enduro FIM - Pilotos Honda Racing vão ao pódio da quarta etapa. Júlio Ferreira segue na liderança da categoria E2 após terminar prova de Aracruz (ES) em segundo lugar; Nicolás Rodriguez é o vice-líder da E1

Júlio Ferreira, piloto de Enduro FIM da equipe Honda Racing, durante a etapa do Brasileiro da modalidade, em Aracruz (ES). Crédito: Renato Fernandes/Mundo Press

Aracruz (ES) - O piloto Júlio Ferreira, da equipe Honda Racing, manteve a liderança da classe E2 no Brasileiro de Enduro FIM após a disputa da quarta etapa do campeonato, realizada neste final de semana (9 e 10 de junho) em Aracruz, no Espírito Santo. O mineiro também ocupa a segunda posição da categoria Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição.

A manutenção da liderança da categoria E2 se deu após Ferreira conquistar o segundo posto na etapa disputada na cidade do interior capixaba. Pela Enduro GP, o piloto da equipe vermelha, que acelera uma CRF 450RX, alcançou o quarto lugar na soma dos resultados do final de semana.

“Foi uma boa etapa, consegui manter a velocidade e aos poucos fui me acostumando com o terreno, que era bem escorregadio”, afirmou o mineiro. “No decorrer da prova, senti que estava evoluindo e ganhei confiança para acelerar ainda mais forte”, completou. 

Pela E1, Nicolás Rodriguez garantiu o segundo posto na prova e assumiu a vice-liderança da categoria. O piloto fluminense superou seu companheiro de equipe Gabriel Soares, que caiu para a quarta posição da tabela da E1. “Tomate”, como é conhecido, sofreu uma queda no sábado e não pôde correr em Aracruz no segundo dia de disputas. Ambos competem a bordo de motocicletas Honda CRF 250R. 

A quinta etapa do Brasileiro de Enduro FIM será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Marzagão (GO).A equipe Honda Racing de Enduro FIM conta com o patrocínio da Honda, D.I.D correntes e Mobil. 


Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018

Resultados da quarta etapa

Categoria E2
1 - Vinicius Calafati 
2 - Júlio Ferreira - Honda CRF 450RX
3 - Gustavo Pellin 
4 - Victor Miranda
5 - Tiago Perigolo

E1
1 - Bruno Crivilin 
2 - Nicolás Rodriguez - Honda CRF 250R
3 - Edgard Schunk
4 - Bruno Peter
5 - Alef de Oliveira
6 - Gabriel Soares - Honda CRF 250R

Categoria Enduro GP 
1 - Bruno Crivilin 
2 - Vinícius Calafati
3 - Patrick Capila
4 - Júlio Ferreira - Honda CRF 450RX 
5 - Willian Dalmonech

E4
1 - Anderson da Luz
2 - Ronald Santi
3 - Tiago Wernersbach (Honda Moto Litoral) - Honda CRF 230F
4 - Fernando Pereira (Honda Motofield) - Honda CRF 230F
5 - Eder de Souza


Classificação do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM após quatro etapas

Categoria E2
1 - Júlio Ferreira - 178 pontos - Honda CRF 450RX2
2 - Vinícius Calafati - 176 
3 - Gustavo Pellin - 152
4 - Victor Miranda - 138
5 - Luis Oliveira - 100

E1
1 - Bruno Crivilin - 197
2 - Nicolás Rodriguez - 160 - Honda CRF 250R
3 - Gabriel Soares - 150 - Honda CRF 250R
4 - Diego Colett - 72
5 - André Dalsasso - 40

Categoria Enduro GP
1 - Bruno Crivilin - 195 pontos 
2 - Júlio Ferreira - 148 - Honda CRF 450RX 
3 - Vinícius Calafati - 140
4 - Patrick Capila - 129
5 - Romulo Bottrel - 116

E4
1 - Anderson da Luz - 167
2 - Tiago Wernersbach (Honda Moto Litoral) - 160 - Honda CRF 230F
3 - Ronald Santi - 138
4 - Fernando Pereira (Honda Motofield) - 133 - Honda CRF 230F
5 - Marcos Souza (Honda Motofield) - 122 - Honda CRF 230F

BMW Motorrad oferece GPS gratuito e supervalorização da motocicleta seminova na compra da linha R 1200 GS. Campanha de vendas traz bônus de até R$ 4 mil na compra da motocicleta



São Paulo, 11 de junho de 2018 — A BMW Motorrad no Brasil acaba de lançar uma campanha especial de vendas para a R 1200 GS e R 1200 GS Adventure (2018/2018), ícones no segmento adventure: quem adquirir algum dos modelos ganhará um GPS Navigator V. Potente e compacto, o dispositivo oferece conexão Bluetooth, atualizações de mapas em tempo real e display TFT de cinco polegadas.

Com seu motor boxer de dois cilindros opostos que geram 125 cavalos de potência a 7.750 rpm e 125 Nm de torque a 6.500 rpm, a linha BMW R 1200 GS também está oferecendo um bônus de R$ 2.500 na valorização da seminova (de qualquer marca) do cliente que desejar adquirir o modelo mediante a troca da sua usada. Para isso, a avaliação deverá ser realizada pelo concessionário autorizado responsável pela venda.

Caso a motocicleta usada na troca seja da BMW Motorrad financiada pela BMW Serviços Financeiros, o cliente ganhará um bônus adicional de R$ 1.500 na compra do modelo novo caso este também seja financiado pela financeira da marca — totalizando um abatimento de até R$ 4.000 na compra da moto zero quilômetro.

Neste caso, a condição é válida para clientes que possuem contrato ativo com BMW Serviços Financeiros e realizarem um novo contrato do modelo R 1200 GS ou GSA zero quilômetro seis meses antes da data de vencimento de seu contrato ou em até três meses após a data de quitação de seu contrato vigente (sujeito à aprovação de crédito).



 "Lançamos esta campanha para valorizar o reconhecimento e a liderança da linha GS da BMW Motorrad no país. Seja pelo bônus na troca pelo seminovo ou pelo moderno sistema de navegação Navigator V, o motociclista que adquirir o modelo R 1200 GS levará para a garagem não apenas um veículo com condições especiais, mas um legítimo ícone de aventura sobre duas rodas", comenta Matteo Villano, gerente sênior de vendas da BMW Motorrad.

A campanha tem validade até o dia 15 de julho ou enquanto durar o estoque de 180 unidades. Atualmente, a BMW Motorrad possui 40 pontos de vendas espalhados pelo país.  

*Os valores de bônus mencionados não são passíveis de conversão em dinheiro ou em qualquer outro benefício.

Coluna Mecânica On Line apresenta os melhores motores de 2018




COLUNA 
MECÂNICA ONLINE®

10 | JUNHO | 2018


Os melhores motores de 2018



Você, leitor da coluna Mecânica Online®, teve a oportunidade de conhecer antes do resultado oficial o melhor motor de 2018. Na edição de 20 de abril tivemos a oportunidade de acelerar o mais potente V8 da história de Maranello que faz história.

Agora, com a publicação oficial dos resultados, podemos afirmar: dirigimos o melhor motor do ano de 2018.
A edição do prêmio que comemora 20 anos do Engine of the year, contou com a participação do Mecânica Online®, sendo Tarcisio Dias um dos representantes do Brasil entre os jurados da imprensa especializada.

Além das 11 categorias de melhores motores, o prêmio aproveitou o momento especial para escolher o melhor dos melhores entre todos os motores vencedores desde 1999.

Nos motores até 1.0 litro o vencedor foi o Volkswagen 1.0 litro TFSI, um motor compacto, leve e de alta tecnologia que produz 85 kW / 115 cv movido a gasolina, sendo o primeiro em sua categoria a combinar um catalisador de quatro vias com um filtro de partículas para gasolina.

A versão 1.0 TSI do up! GTI, que começou a ser vendida na Europa este ano, integra a linha de motores EA211. A mistura de combustível é injetada diretamente nos cilindros sob uma pressão de 350 bar (muito elevada para um motor a gasolina). 

A partir de 2.000 rpm, o 1.0 TSI - que é equipado com dois eixos de comando de válvulas ajustáveis - transmite uma força de 200 Nm ao eixo de transmissão. O torque máximo permanece constante até 3.500 rpm.

Pelo quarto ano consecutivo, o motor 1.2 litro a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech, do grupo PSA Peugeot Citroen conquista a categoria entre os motores 1.0 a 1.4 litro. Esta nova geração, lançada em 2017 no novo Peugeot 308, começa a equipar os veículos do grupo PSA através de uma centena de aplicações em mais de 70 países.

Vitória fácil para o motor Porsche 3.0 litros seis cilindros turbo que equipa modelos como o 911 Carrera, 911 Carrera 4, Carrera GTS, entre outros, com 370 pontos, o dobro de pontos do segundo colocado, o BMW M 3.0 litros turbo e seis cilindros que equipa modelos como o BMW M3 e M4.

A Porsche também comemorou mais uma conquista, dessa vez com a motorização aplicada no 718 Boxster e 718 Cayman. Vitória para o 2.0 litros turbo, que tem arquitetura central e produz 380 NM de torque.

Duas conquistas para o motor completamente elétrico desenvolvido pela Tesla – Motor Verde e Conjunto elétrico. A marca é referência entre os especialistas quando o assunto é motor puramente elétrico. O torque é sem igual: 967 Nm com autonomia de 613 quilômetros e emissão zero. Presente nos modelos S, X e 3, possui motores elétricos com indução trifásica de quatro pólos.

O conjunto motriz do esportivo híbrido BMW i8 conquistou pela quarta vez consecutiva, o prêmio de melhor motor entre 1.4 e 1.8 litro. O motor a combustão, de três cilindros do i8 desenvolve 231 cavalos de potência e é responsável por mover as rodas traseiras. 

Já o motor elétrico – cuja potência de saída foi elevada para 143 cv – é alimentado por uma bateria de íons de lítio (e que pode ser carregada em uma tomada elétrica convencional) – e impulsiona as rodas dianteiras.

Este sistema híbrido plug-in específico desenvolvido e produzido pelo BMW Group permite uma condução totalmente elétrica, cuja autonomia foi elevada para 55 quilômetros. O i8 precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h.

Pelo nono ano consecutivo, o júri selecionou o Audi 2.5 TFSI como o melhor motor na categoria de 2 a 2.5 litros. Sua potência de 400 cv o torna o mais poderoso motor de produção em série de cinco cilindros disponível no mercado global.

Destaque ao impressionante torque de 480 Nm, disponível apenas a 1.700 rpm, bem como o distinto som da unidade turbo. Esse som é gerado pela combustão em cilindros próximos alternada com os cilindros mais distantes, resultando em um ritmo único. O cinco cilindros tem sido um ícone da Audi por mais de 40 anos.

Agora vamos com uma sequencia só de Ferrari. Começamos com o melhor mais novo motor de 2018. Vitória para o motor Ferrari 6.5 litros V12 presente na 812 Superfast. Com 75% de peças totalmente novas, esse motor na 812 torna o modelo o carro de estrada mais rápido e potente da Ferrari, uma obra de arte da engenharia considerando o avançado sistema de admissão, novas bombas de alta pressão, sensores de pressão, arvore de manivelas, bielas e até mesmo o design dos pistões. O torque é de 718 Nm a 6.000 rpm.

A Ferrari 488 Pista que foi acelerada pelo Mecânica Online® em Maranello conquistou a categoria entre os motores de melhor performance com a motorização 3.9 litros V8 biturbo e também o prêmio mais importante da edição 2018 – O prêmio de motor do ano 2018. É a terceira vez consecutiva que essa motorização ganha como motor do ano.

É a vitória do mais potente motor de 8 cilindros desenvolvido na história da Ferrari. Entre as novidades a marca reduziu o peso do motor quando comparado com o utilizado na GTB e o torque de 770 Nm a 3.000 rpm.

E o motor Ferrari V8, que recebeu o codinome F154CD, também foi considerado o melhor motor das últimas duas décadas, conquistando o título de “Melhor do Melhor” concebido para celebrar o 20º aniversário dos prêmios.

“Com seu V8, a Ferrari demonstrou que até os mais exigentes compradores de carros querem motores menores e mais eficientes. De fato, a mistura de performance de bater o coração e o glorioso estrondo de Maranello do motor turbo o tornou imbatível não apenas nos últimos três anos, mas também quando comparado ao melhor das últimas duas décadas.”, foi o que disse Dean Slavnich, co-presidente do conselho do prêmio que define os melhores motores do ano
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

sábado, 9 de junho de 2018

BMW Rider Experience 2018 divulga programação de junho. Palestra e treinamentos dentro e fora da pista são atrações do mês; inscrições devem ser feitas no site oficial do programa no texto


Treinamentos "On Road" e "High Performance", além de "Track Days" e palestra. Essas são algumas das atrações práticas e teóricas disponíveis no mês de junho no Rider Experience (www.bmwriderexperience.com.br), o programa oficial de experiências da BMW Motorrad que contempla diversas atividades e eventos exclusivos voltados aos clientes da marca e admiradores das duas rodas. 

Novidade deste ano, a temporada 2018 do BMW Rider Experience conta com diversos níveis de treinamento, desde o programa básico até pilotagem para competição, sob a supervisão do piloto Bruno Corano, um dos responsáveis pela reformulação do programa.

Qual o limite de inclinação da sua moto? A resposta será explicada no dia 20 na palestra que ocorrerá na concessionária Caltabiano, na cidade de São Paulo.

Principal circuito do país, o Autódromo de Interlagos, na capital paulistana, sediará no dia 21 de junho duas atividades: o "BMW Track Day" e o "Personal Rider Training High Performance". 



Fora das pistas, haverá ainda o "Rider Day", uma experiência especial de um dia aos amantes das duas rodas, promovido pelo BMW Rider Experience em parceria com as concessionárias autorizadas da marca. Neste mês, os encontros ocorrem nas cidades de Campos do Jordão (SP) no dia 23 e Extrema (MG) no dia 30.

Referência em cursos de aprimoramento de pilotagem na estrada, o "Rider Training On Road" adotou neste ano dois níveis de treinamento inéditos; a próxima edição será no próximo dia 30 de junho no Campo de Provas da Pirelli, situado em Sumaré (SP). 

No mesmo dia, o local abrigará outros dois eventos: o "Personal Rider Training On Road", que oferece aulas individuais ou para grupos de até quatro alunos, e o "Rider Training G 310 On Road", que é voltado a pilotos iniciantes e ao público feminino e utiliza motocicletas BMW G 310 R e G 310 GS.

O Autódromo Vello Citta, em Mogi Guaçu (interior de São Paulo), sediará também no dia 30 o "Rider Training High Performance" e o "Personal Rider Training High Performance", que oferecem técnicas esportivas para pilotos com interesse em desempenho de alta performance e focados em competições. 

Nesse mesmo dia, a pista disponibilizará ainda o "BMW Track Day", ou Dia de Pista, em português, no qual os participantes desfrutam de um dia para treinamento livre em pista, oportunidade para treinamento e aperfeiçoamento em circuitos profissionais.

A inscrição as atividades do BMW Rider Experience devem ser feitas no site www.bmwriderexperience.com.br. Na página oficial do programa é possível obter informações detalhadas sobre as atividades, datas, horários e custos.


Segue abaixo o calendário de 
junho do BMW Rider Experience

PRODUTODIALOCALCIDADE
Palestra: Qual o limite de inclinação da sua moto?20CaltabianoSão Paulo (SP)
Personal Rider Training High Performance21Autódromo de InterlagosSão Paulo (SP)
BMW Track Day21Autódromo de InterlagosSão Paulo (SP)
Rider Day23Campos do Jordao (SP)
Rider Day30Armazém BertollottiExtrema (MG)
Rider Training G310 On Road30Campo de Provas da PirelliSumaré (SP)
Rider Training On Road SP30Campo de Provas da PirelliSumaré (SP)
Personal Rider Training On Road SP30Campo de Provas da PirelliSumaré (SP)
Rider Training High Performance30Autódromo Velo CittaMogi Guaçu (SP)
Personal Rider Training High Performance30Autódromo Velo CittaMogi Guaçu (SP)
BMW Track Day                   30      Autódromo Velo CittaMogi Guaçu (SP)



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