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terça-feira, 5 de março de 2019

Pilares da Indústria 4.0 já são realidade na produção de cabinas na Mercedes-Benz. Empresa inova e insere tecnologias pioneiras na produção de caminhões no País, como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto. Investimento aprimora o ambiente de trabalho para os colaboradores e aumenta a eficiência para atendimento aos clientes




A Mercedes-Benz do Brasil inicia 2019 com mais um importante avanço no rumo da Indústria 4.0 no País. Pilares da quarta revolução industrial – como tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas – já estão presentes na Linha de Cabinas de caminhões da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
“Há pouco menos de um ano, inauguramos nesta planta a nova Linha de Montagem de Caminhões, trazendo grande impacto para o setor de veículos comerciais no País, com a implantação pioneira e efetiva de conceitos da Indústria 4.0”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. 
“Agora, com a Linha de Cabinas, estamos dando mais um passo histórico e decisivo, que terá continuidade, porque iremos avançar para a produção de agregados, como motores, câmbios e eixos, e também de chassis de ônibus”, acrescenta o executivo.
Com um novo ambiente de trabalho na produção de cabinas, a Mercedes-Benzprojeta ganhos de 15% em eficiência e 20% em logística em relação a processos anteriores. Para tanto, além de tecnologias, processos e recursos avançados, a nova Indústria 4.0 que cresce cada vez mais dentro na Empresa também dedica atenção muito especial aos colaboradores.

A nova Linha de Cabinas 4.0 vem desenvolvendo e testando, por exemplo, o uso de avançadas soluções – inéditas na Empresa, na Daimler Trucks e em veículos comerciais no País – como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto, ferramentas inovadoras para uma nova realidade nas linhas de produção. Essas tecnologias trazem ganhos importantes de ergonomia, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores.
“Com a nova Linha de Cabinas, seguimos entregando investimentos no Brasil, dentro do aporte de R$ 2,4 bilhões programado entre 2018 e 2022”, informa Philipp Schiemer. “Ou seja, a Mercedes-Benz segue confiando no potencial do mercado brasileiro”.
Uma nova era da interação entre homens e a tecnologia
A nova Linha de Montagem de Caminhões da Mercedes-Benz inicia uma nova era da interação entre homens e tecnologia. Os colaboradores estão no seu comando na Indústria 4.0, assegurando altos padrões de qualidade, produtividade e flexibilidade para atendimento aos clientes.
“A Linha de Cabinas também é resultado do aprimoramento do processo ergonômico nas células de trabalho e do investimento contínuo na qualidade de vida dos colaboradores, com participação da área de Medicina e Segurança do Trabalho. Nosso foco é a evolução do ambiente de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento das equipes”, diz Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benzdo Brasil.
O diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de última geração está totalmente conectado na atual Linha de Cabinas. A alta tecnologia aplicada por toda linha permite disponibilizar dados em tempo real para diversas áreas da fábrica. 
Um App permite acompanhar 100% da produção pelo celular e de qualquer lugar. Essa ferramenta tem interface com a planta de Juiz de Fora (MG), em que ocorre a pintura das cabinas, e com diversas áreas de São Bernardo do Campo.

Dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas, robôs e AGVs (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente) são armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data. Utilizando recursos de Analytics, pode-se monitorar a qualidade de todos os produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de Vendas, flexibilizando o mix de produção.
Realidade aumentada é pioneira na produção de caminhões
O uso da realidade aumentada é uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks. Com testes ao longo de 2018, está sendo utilizada, a partir deste ano, no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva. O óculos de Realidade Aumentada possibilita visualizar imagens com parâmetros e informações dos sensores de um determinado equipamento ou do processo produtivo. Permite ao operador ou inspetor que atue de forma rápida e com as mãos livres, tendo o suporte de áudio, vídeo e outros documentos que auxiliam o processo de manutenção, garantindo redução no tempo de atendimento e qualidade na execução da tarefa.
Robô auxilia os operadores em ações repetitivas

O robô colaborativo trabalha em total sintonia com os operadores, aliviando esforços em atividades repetitivas, contribuindo para maior assertividade e qualidade. Na Mercedes-Benz do Brasil, o primeiro robô colaborativo atua na montagem da chave geral do caminhão.
De braço duplo e mãos flexíveis, o robô colaborativo manuseia qualquer objeto, com alto nível de precisão. Graças a seu design compacto e ao controle preciso, não exige barreiras, gaiolas ou grades para utilização, nem zonas restritas de uso, garantindo a segurança dos colaboradores e das pessoas à sua volta.
Exoesqueleto, novidade que privilegia a ergonomia dos colaboradores
Agregando mais novidades à Linha de Cabinas, o exoesqueleto é uma evolução do posto de trabalho com foco na ergonomia, saúde ocupacional e segurança para os colaboradores. Já são mais de três meses de estudos e testes, realizados em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli-USP em um laboratório montado dentro da própria Empresa. Esta solução moderna e avançada é inédita na montagem de cabinas no País e na Mercedes-Benz do Brasil.
O exoesqueleto é uma estrutura de suporte ao colaborador projetada ergonomicamente para ajudar nas realizações de movimentos repetitivos. Conforme o modelo, pode diminuir esforços nos ombros, coluna, quadril e pernas. Não aumenta a força do colaborador, mas reduz a fadiga muscular e o risco de lesões.

Tecnologias avançadas ganham evidência na nova Linha de Cabinas
  • AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente)
  • AIV (Autonomous Intelligent Vehicle ou Veículo Autônomo Inteligente)
  • Transelevadores
  • EOM (Electrical Overhead Monorail), sistema de transporte aéreo
  • Elevadores automáticos
  • Célula robotizada
  • Novas botoeiras
  • Monitores touch screen de tela ampla

IVECO inicia na Expoagro comemoração dos 50 anos de operação na Argentina Marca renova sua presença na feira agrícola que acontece entre 12 e 15 de março na cidade de San Nicolás



A IVECO, marca da CNH Industrial, começa as celebrações pelos 50 anos do início da fabricação de produtos, em seu Complexo Industrial em Córdoba, na Argentina, com a participação em mais uma edição da Expoagro, um dos maiores eventos do setor no País. 

A montadora, que comemora seu nono ano consecutivo como líder no segmento de caminhões acima de 16 toneladas, anunciará novidades para o mercado argentino de caminhões durante a feira. 
Destaque ainda para a exposição de dois veículos emblemáticos para a celebração da data comemorativa: o primeiro caminhão produzido na fábrica de Córdoba, o Fiat 619N, e o modelo mais recente a ser fabricado na planta, o IVECO Hi-Way. 

"Nesta edição da Expoagro lançaremos veículos únicos no mercado de transporte de cargas. Acreditamos que isso ajudará o transportador local e estamos orgulhosos de continuar crescendo no setor automotivo", disse Sebastián Rodríguez Macías, diretor comercial da IVECO Argentina. 

O executivo afirma ainda que, além de vender caminhões com alta tecnologia e com o melhor desempenho, o cliente conta com o acompanhamento da maior rede de concessionárias do País. 

No estande da IVECO estarão presentes representantes das concessionárias que fornecerão ao público informações sobre o portfólio da marca e opções financeiras para a aquisição de produtos. 

Autoeuropa, fábrica localizada a 41 km de Lisboa, Portugal, começa a produzir já em maio peças para carros elétricos da VW, incluindo o T-Roc





Por Diogo Ferreira Nunes

A Autoeuropa vai começar a produzir, já em maio, para-lamas, capôs e tampas da torre do amortecedor dos novos automóveis elétricos do grupo Volkswagen. 

É desta forma que a fábrica de Palmela vai integrar o plano de transformação da frota do gigante automóvel alemão, que pretende vender os primeiros carros elétricos de larga produção entre o final deste ano e o início de 2020. Para já, a fábrica portuguesa está fora dos planos de reconversão para a montagem dos novos veículos. 

As primeiras peças da série inicial de produção vão começar a ser estampadas em maio, segundo o jornal da Autoeuropa. Os três componentes vão fazer parte do ID, o primeiro modelo do grupo Volkswagen que irá utilizar a plataforma MEB, exclusiva para automóveis elétricos. 



Este veículo vai começar a ser produzido a partir do final de novembro na fábrica alemã de Zwickau. A estampagem já está a ser planeada desde novembro de 2017. As três peças estampadas em Palmela também serão incluídas no ID Crozz. 

Este será o primeiro veículo utilitário desportivo elétrico (SUV) do grupo automóvel alemão, que começará a ser montado na mesma fábrica alemã a partir de maio do próximo ano. 

Os três componentes serão produzidos pela unidade de prensas de Palmela, que no ano passado produziu 20,3 milhões de peças e faturou 23,07 milhões de euros com este material. 


VW ID Crozz
Nesta área, há uma equipa de 340 trabalhadores que fabrica peças para vários modelos do grupo Volkswagen, inclusive para as marcas Audi, Porsche ou Seat. As peças produzidas pela unidade de prensas da Autoeuropa representam vendas de 11,3 mil milhões de euros. 

A indústria de componentes dá emprego a 55.000 pessoas em Portugal, segundo os dados da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel. 

Uma fatia de 98% dos carros vendidos na Europa têm pelo menos uma peça fabricada em Portugal, desde os interiores de carros de luxo, como a Porche, Ferrari e Jaguar, aos inúmeros componentes de motor, direção, painéis e pneus, passando pelos avançados head-up display de Mercedes, BMW e Audi. 



Fábrica fora da corrente
Nos próximos anos, a produção de peças será a única forma de a Autoeuropa estar presente na estratégia de eletrificação do grupo Volkswagen. 

Nos próximos anos, a fábrica de Palmela vai reforçar a produção do T-Roc, o SUV montado desde julho de 2017 e que tem gerado grande procura no mercado europeu. 




“Vamos focar-nos no T-Roc, para o qual temos boas ideias de modo a manter este modelo fresco e atraente. Não há necessidade de tomar decisões em relação à Autoeuropa nos próximos meses”, adiantou na semana passada Andreas Tostmann, administrador do grupo alemão responsável pela área da produção, em entrevista ao jornal Público. 


Foto: João Girão/Global Imagens
Na Alemanha, os planos são diferentes, além de Zwickau, as unidades de Emden e de Hannover fazem parte de um bolo de 13 fábricas que já estão a ser preparadas para a iniciar a produção de automóveis totalmente elétricos. A Volkswagen prevê deixar de produzir carros a Diesel e a gasolina em 2032.

Fonte: Dinheiro Vivo

domingo, 3 de março de 2019

Honda Racing Brasil cumpre objetivo na abertura do Mundial de Motocross. Equipe nacional realiza intercâmbio e testa equipamentos ao lado dos melhores do planeta, como preparação intensiva para as provas do calendário brasileiro

Leonardo Souza da Honda Racing

Villa La Angostura, Argentina  A equipe Honda Racing Brasil disputou neste domingo (3) a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Motocross, em Villa La Angostura, Argentina. De olho nas provas do Campeonato Brasileiro e do Arena Cross, o time cumpriu o objetivo de absorver o máximo de conhecimentos dentro e fora da pista, como preparação intensiva para os principais desafios do calendário nacional.

Jetro Salazar da Racing Honda Brasil


O público compareceu em peso no GP da Argentina para ver de perto a elite mundial do Motocross em ação. Na categoria MXGP, a bordo da motocicleta Honda CRF 450R, Jetro Salazar alcançou o 20º lugar na primeira corrida e o 24º na segunda. Depois de ser derrubado na primeira volta da bateria inicial, o que o tirou da disputa, Hector Assunção não completou a segunda corrida. O vencedor da etapa foi o italiano Antonio Cairoli.  

Hector Assunção da Honda Racing Brasil


“O Campeonato Mundial traz a corrida mais difícil do planeta na categoria MXGP. Além de aprender com os outros pilotos e equipes, pudemos analisar os nossos pontos fortes e fracos. Foi uma preparação muito importante, que fará diferença já na etapa de abertura do Brasileiro”, lembrou Jetro Salazar, atual campeão nacional da MXElite. O Campeonato Brasileiro de Motocross terá início no dia 14 de abril em Alfenas (MG). 

Abertura do Campeonato Mundial de Motocross 2019

MX2 – A equipe Honda Racing Brasil disputou pelo segundo ano consecutivo o GP da Argentina e contou com outros dois representantes na categoria MX2 - desta vez com as motocicletas Honda CRF 250R. Leonardo Souza alcançou a 24ª posição nas duas corridas, enquanto Lucas Dunka confirmou o 25º e o 29º lugares nas baterias da classe. Jorge Prado, da Espanha, foi o vencedor da MX2 no GP da Argentina.  

Lucas Dunka e Leonardo Souza da Honda Racing Brasil

“Foi um sonho realizado para mim, uma emoção muito grande”, contou Leonardo Souza, único estreante do time no Campeonato Mundial. “Consegui me soltar, forçar o ritmo e aprender com os melhores do mundo na pista. Os ensinamentos são para sempre, a partir de agora vou treinar pensando em tudo o que os pilotos do Campeonato Mundial fazem”, concluiu.

A equipe Honda Racing de Motocross é patrocinada por Circuit, Alpinestars, DID, Seguros Honda e Óleo Genuíno Honda.   

Leonardo Souza

L200 Triton Sport R faz sua estreia nas pistas na abertura do Brasileiro de Rali Cross-country. Depois de mais de 2.000 km de testes, novo carro de competição da Mitsubishi Motors disputará pela primeira vez uma prova oficial com a Spinelli Rally Team e a tripla Guiga Spinelli, Ricardo Feltre e Youssef Haddad


A Spinelli Rally Team, com Guiga Spinelli, Ricardo Feltre e Youssef Haddad, irá encarar pela primeira vez uma prova oficial com a L200 Triton Sport R. A estreia do novo carro de competições da Mitsubishi Motors será nos dias 16 e 17 de março no Rally Minas Brasil, abertura do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country de Velocidade 2019.

Assista ao carro em ação: https://youtu.be/JrEJpvPQ7oQ

A L200 Triton Sport R é o carro da mais nova categoria da Mitsubishi Cup. Desenvolvido pela Spinelli Racing e fabricado pela Mitsubishi Motors em Catalão (GO). O modelo é extremamente resistente, confortável e versátil.

“Fizemos um carro pensando na Mitsubishi Cup, Campeonato Brasileiro, Rally dos Sertões ou qualquer prova de rali Cross-country no mundo. É o melhor custo benefício de carro 0km para qualquer disputa brasileira e qualquer nível de piloto, dos estreantes a pilotos experientes que pretendem correr com um ótimo carro e baixo custo”, afirma o piloto Guiga Spinelli, o maior vencedor do Rally dos Sertões nos carros.


A L200 Triton Sport R é baseado no modelo que é vendido nas concessionárias e foi desenvolvida no Brasil em parceria com a Spinelli Racing, que tem Guiga Spinelli e Youssef Haddad como diretores e responsáveis pelo desenvolvimento do carro.

“Nosso principal objetivo é darmos continuidade ao trabalho de durabilidade do carro. Já rodamos mais de 2.000 km e não precisamos fazer nenhuma substituição de peças, com exceção daquelas de desgaste natural, como freios e filtro. Essa prova será muito importante para termos referência da performance da Triton em relação aos outros carros da categoria Production T2 e expor o veículo às características de uma etapa do Brasileiro”, disse Guiga.

“Estamos impressionados com o desempenho do carro nos testes de durabilidade”, afirma Youssef Haddad que, além de navegador, é o diretor técnico da Spinelli Racing. “Já rodamos o equivalente mais de duas temporadas completas da Mitsubishi Cup. A L200 Triton Sport R vem se mostrando um dos carros mais confiáveis que já desenvolvemos”, explica.


O modelo foi criado para a categoria de veículos de produção (T2 FIA), que é extremamente rigorosa nas modificações que podem ser feitas e que mantém as características gerais do carro de fábrica. “É praticamente um carro original com os itens de segurança que as provas de rali exigem”, explica Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.

A base do Rally Minas Brasil será o município de Patos de Minas (MG) e terá 420 quilômetros no total, com 300 quilômetros de especiais (trechos navegados) em dois dias, passando por trilhas e estradas dos municípios de Presidente Olegário, Tiririca, Facão, Bananeira, Pé do Morro, Cruzeiro da Prata, Boa Vista, Piçarão, Vargem Grande e Lobeira.

Guiga disputará a prova no sábado e, no segundo dia, quem assume o volante da L200 Triton Sport R será o piloto Ricardo Feltre, que correrá junto com Youssef Haddad.

“Não poderei participar da etapa de domingo, por isso convidamos o Ricardinho Feltre, que é um excelente piloto e bastante experiente com diferentes modelos de carros Mitsubishi”, explica Guiga.

Ricardo Feltre é um jovem experiente piloto que se destaca tantos nos ralis da Mitsubishi Cup quanto no asfalto, quando correu a Lancer Cup.


Mais sobre a L200 Triton Sport R
A L200 Triton Sport R tem motor 2.4L Diesel, 16 válvulas / DOHC MIVEC, injeção eletrônica direta Common-Rail, potência máxima de 225 CV a 3.750 RPM e torque de 51,2 KGF.M a 2.350 RPM. Além do motor, a transmissão, o chassi e a carroceria são originais. O modelo recebe gaiola de proteção, bancos concha, cintos de cinco pontas e sistema de extintor, deixando ele ainda mais preparado para enfrentar as trilhas e estradas.

Para um conforto ainda maior dos pilotos, a L200 Triton Sport R manteve o ar-condicionado, sem comprometer a performance nas competições. Também foi instalado um painel de aquisição de dados Pro Tune, que reúne todas as informações do desempenho do carro. E, para deixar o carro ainda mais eficiente nas provas, foram instalados dois amortecedores coil-over por roda e mola helicoidal racing na dianteira e semielíptica racing na traseira.

sábado, 2 de março de 2019

Quem passar pelo aeroporto de Congonhas, em SP, este mês de março poderá conhecer o novo BMW Serie 3 durante a campanha do lançamento em fase de pré-venda


O novo BMW Série 3 já disponível em pré-venda no País,  e em exposição durante todo o mês de março no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O público que estiver no local poderá conferir, em primeira mão, todos os detalhes e tecnologias de ponta da sétima geração do sedã premium, revelada no ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo.

“A exposição do novo BMW Série 3 no Aeroporto de Congonhas é o início da campanha de divulgação do veículo antes de seu lançamento oficial no Brasil, que ocorrerá no dia 28 de março. Nosso time de Marketing realizará também diversas ativações de Social Media e conduzirá ações de Brand Experience após essa data. Vamos replicar em nossa campanha os atributos do modelo, que em sua essência é principalmente tecnológico, esportivo e jovem. Nesse sentido, toda a sua comunicação terá grande foco em meios digitais e engajamento com o público, bem como campanhas e materiais focados para o consumidor brasileiro. O novo BMW Série 3 será um dos grandes destaques da empresa em 2019”, exalta Nina Dragone, diretora de Marketing e Produto da BMW do Brasil.

O novo Serie 3 está maior, mais leve e potente do que a geração anterior. A versão exposta é a top de linha 330i M Sport, equipada com propulsor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, com 258 cavalos de potência e 400 Nm de torque máximo. 

Tecnologias de segurança e condução semiautônoma serão apresentadas por uma equipe qualificada de promotores que estarão junto ao veículo na sala de embarque do terminal aéreo.

O carro vem de fábrica com Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário. Este sistema foi testado no Brasil, com o português local e desenvolvido pelo time de engenharia da empresa por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha.

Primeiro evento automobilistico de 2019, o Rally do México de 2019 expõem os participantes a rigorosa prova de estrada de cascalho, altas temperaturas e grandes altitudes. A equipe do Citroën Total World Rally Team Sébastien Ogier - Julien Ingrassia e Esapekka Lappi - Janne Ferm disputam a prova com dois C3 WRC.



O Rally do México é um evento incomum, com características (calor e alta altitude em particular) não encontradas em outros lugares do calendário e que são impossíveis de reproduzir na Europa, o que significa que a experiência é única. É justo dizer que o Citroën Total World Rally Team tem boa experiência na América Central. 

A equipe detém o recorde do fabricante nesta localidade, vencendo sete dos 14 eventos que foram disputados como parte do WRC. Com Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, a Citroën também tem a equipe com o segundo melhor recorde no evento, com quatro vitórias, a última delas no ano passado. 

A equipe francesa, portanto, tem boas razões para ter esperanças concretas de sucesso, especialmente porque os vencedores do Rally de Monte-Carlo ficarão em terceiro na corrida de estrada no primeiro dia, aparentemente, em posição mais favorável para conseguir extrair o máximo possível do C3 WRC.


Enquanto isso, os últimos vice-campeonatos da Suécia, Esapekka Lappi e Janne Ferm, começam em quinto lugar na corrida e, portanto, podem esperar que boa parte da fina camada de cascalho arenoso tenha sido eliminada quando enfrentarem as etapas. 


Eles procurarão tirar proveito das estradas mais limpas enquanto tentam compensar sua falta de conhecimento dos traçados. Cada vez mais afinados com o C3 WRC, os finlandeses estarão determinados a continuar melhorando, ao mesmo tempo em que procuram permanecer somando muitos pontos e, sem dúvida, adotarão uma estratégia mais gradual como resultado.


Após conquistar sua primeira vitória na carreira no Rally do México em 2017, em sua terceira corrida, o C3 WRC também mostrou suas qualidades nesta etapa do campeonato do ano passado, terminando no pódio (3ª) e conquistando um total de oito vitórias, mais do que qualquer outra equipe. 

Para se preparar para o evento deste ano e ajustar ainda mais sua configuração, cada equipe teve dois dias de testes no sul da Espanha, em condições próximas às esperadas em León.

CARACTERÍSTICAS CHAVE DO RALLY DO MÉXICO
21 etapas cronometradas, cobrindo um total de 313,87 km
10% da perda percentual de energia para cada 1.000 metros acima do nível do mar
2.756 metros - o pico de altitude do rally, localizado na região de Ortega
7 vitórias globais conquistadas pela Citroën no Rally do México: 1 com Xsara WRC (2006), 3 com C4 WRC (2007, 2008 e 2010), 2 com DS3 WRC (2011 e 2012) e 1 com C3 WRC (2017)


CALENDÁRIO DO MÉXICO DE RALLY (GMT-6)
Embora tenha sido cortado em cerca de trinta quilômetros em comparação com o ano passado, a rota do Rally do México continua sendo um clássico, a maior parte muito familiar para os corredores mais veteranos do campeonato. 

Com uma distância competitiva de 114,19 km na sexta-feira, incluindo duas corridas na famosa etapa El Chocolate (31,57 km), e depois 138,37kms no sábado, com duas etapas em Otates (32,27km), a abertura de duas pernas no final de semana, sem dúvida, fornece as tripulações e carros um desafio ainda maior.

Com uma altitude média de 2.200 metros, combinada com temperaturas que muitas vezes flertam com a marca de 25 graus, essa rodada é um verdadeiro desafio técnico. 

Os engenheiros precisam realizar não só um trabalho aprofundado sobre o mapeamento do motor para limitar a perda de potência, mas a falta de oxigênio relacionado à alta altitude significa que eles também devem prestar atenção especial ao resfriamento do motor, dos componentes hidráulicos e os freios.

A escolha do pneu é muitas vezes outro fator crítico para o Rally do México. Como o desgaste é menos significativo do que o habitual, devido às estradas relativamente arenosas e ao poder reduzido das WRC, as equipas têm de pesar - apesar do calor - se optam por pneus Michelin duros ou se vão com os intermediários.

QUINTA-FEIRA, 7 DE MARÇO
10:00: Shakedown (Llano Grande)
18:00: dia de início 1 (Leon)
20h08: SS 1 - Street Stage GTO (1,14 km)
21h18: Fim do dia 1 (Leon)

SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO
9h00: dia de início 2 e serviço A (Leon - 15 min)
10h18: SS 2 - El Chocolate 1 (31,57 km)
11h16: SS 3 - Ortega 1 (17,28 km)
12h59: SS 4 - Street Stage Leon 1 (1,11 km)
1.34pm: Serviço B (Leon - 40 mins)
15h17: SS 5 - El Chocolate 2 (31,57 km)
16: 15h: SS 6 - Ortega 2 (17,28 km)
17h18: SS 7 - Las Minas (10,72 km)
6h08: SS 8 - V-Power Shell Estágio 1 (2,33 km)
7h03: SS 9 - V-Power Shell Stage 2 (2,33 km)
20h35: Serviço Flexi C (Leon - 45 mins)

SÁBADO 9 DE MARÇO
7h15: dia de início 3 e serviço D (Leon - 15 min)
8h03: SS 10 - Guanajuatito 1 (25,90 km)
10h11: SS 11 - Otates 1 (32,27 km)
11h08: SS 12 - El Brinco 1 (8,13 km)
12.53pm: Serviço E (Leon - 40 mins)
14h31: SS 13 - Guanajuatito 2 (25,90 km)
14h29: SS 14 - Otates 2 (32,27 km)
17h38: SS 15 - El Brinco 2 (8,13 km)
7h03: SS 16 - V-Power Shell Stage 3 (2,33 km)
7h08: SS 17 - Estágio 4 da V-Power Shell (2,33 km)
7,51: SS 18 - Street Stage Leon 2 (1,11 km)
21h01: Serviço Flexi F (Leon - 45 mins)

DOMINGO 10 MARÇO
8:00: Início do dia 4 e serviço G (Leon - 15 mins)
9h03: SS 19 - Alfaro (24,38 km)
10h11: SS 20 - Mesa Cuata (25,07 km)
19: 18h: SS 21 - Estágio Las Minas Power (10,72 km)
1.53pm: Serviço H (Leon - 10 mins)
15:00: Podium

DESTAQUES DO VIDEO:

AO VIVO PELO CITROËN RACING INFO:
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sexta-feira, 1 de março de 2019

Fiat comemora 120 anos de história no Salão de Genebra que será palco para a estreia da elegante e conectada família 500 ‘120th’, celebrando o aniversário da marca. A nova gama "120th" está disponível nos modelos 500, 500X e 500L, que caracteriza-se pela nova e sofisticada pintura bicolor, combinação inédita para o crossover. Outros destaques serão a nova edição especial do Panda Connected by Wind, com internet 4G e o Tipo Sport, desenvolvido em colaboração com a Mopar


A Fiat escolheu Genebra como cenário da apresentação de sua nova família 500 “120th”,  repleta de elegância e conectividade. Disponível nas versões 500, 500X e 500L, a nova linha celebra o 120º aniversário da Fiat – um marco que poucos fabricantes de automóveis ao redor do mundo alcançaram - e, ao mesmo tempo, também escreve um novo capítulo no livro sobre conectividade, dimensão tecnológica.
Em Genebra, os visitantes poderão se familiarizar com a ideia de conectividade da Fiat: algo que é sempre simples, democrático, seguro e intuitivo. Afinal, esses também são os pilares da tradição da Fiat: oferecer soluções tecnológicas inovadoras, mas fáceis de usar e tão capazes de atender aos modernos requisitos diários de mobilidade quanto acomodar o crescente foco da sociedade na segurança e na comunicação.
Muita coisa mudou desde 11 de julho de 1899, quando a “Società Anonima Fabbrica Italiana de Automobili - Torino” foi estabelecida, mas sua percepção do carro e, acima de tudo, a maneira como ele é experimentado permaneceu inalterada ao longo dos anos, tornando-se um traço distintivo da marca globalmente. O evento suíço também testemunhará as estreias do novo Panda Connected by Wind, mais um exemplo de “conectividade de acordo com a Fiat” e sua maneira de vivenciar o carro: sempre 100% conectado, contemporâneo e seguro.
Família 500 "120th"

Genebra sediará a prévia mundial da nova gama comemorativa que o público poderá admirar em três versões: 500X “120th” 1.0 Firefly Turbo com 120 cv, 500 “120th” Twin Air de 85 cv e 500L “120th” 1.3 Multijet com 95 cv. Todos os ostentam a pintura Tuxedo de duas cores (preto e branco), algo totalmente novo para 500X. Tuxedo é o termo inglês para o terno cerimonial conhecido em português como smoking.

Além da combinação bicolor, há mais toques exclusivos, como a capa da chave, detalhes na tonalidade cobre e estofamentos especiais. Esta elegante “roupa” ostenta orgulhosamente o logotipo especial da Fiat com a inscrição comemorativa “120th”, esta combinada com grafismos que remetem à conectividade ou streaming. Não à tôa, a nova família 500 "120th" oferece entre seus equipamentos de série a tela de toque HD LIVE Uconnect de 7  polegadas, compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto™.
Mopar Connect: conexão remota, proteção superior

Sempre em busca da conectividade mais avançada, todos os veículos da série “120th” da família 500 contarão com o Mopar Connect, o sistema de serviços conectados que oferece assistência na estrada e a possibilidade de monitorar remotamente as condições do veículo. em tempo real via smartphone. Este novo recurso integra-se aos serviços Uconnect LIVE e adiciona novas funções, como assistência na estrada, resgate em caso de acidentes e localização do veículo em caso de roubo. O sistema também pode ser usado para controlar algumas das funções do veículo remotamente, como emitir um alerta se o carro exceder um determinado limite de velocidade ou deixar uma zona previamente delimitada em um mapa ou travar e destravar as portas. Por último, mas não menos importante, o Mopar Connect permite que os usuários localizem seu carro estacionado facilmente e visualizem informações sobre sua condição em seus celulares.
Panda Connected by Wind

Genebra também verá a estreia da edição especial do Panda Connected by Wind, parceria entre a Fiat e a Wind, uma das principais empresas de telefonia na Itália. O hatch recebeu novos detalhes visuais, com o número “120”, e conectividade de internet 4G, cortesia do “WINDPACK”. O pacote é formado pelo roteador wi-fi e Wind SIM com 50 GB de tráfego mensal de dados. Com isso, o  Panda Connected by Wind vira um hotspot capaz de conectar simultaneamente até 15 dispositivos, na velocidade máxima disponível - um recurso tecnológico que aprimora ainda mais a perspectiva da comunidade inerente ao modelo Panda.
Com motor de 1,2 litro e 69 cv, o Panda Connected by Wind certamente consolidará a liderança do modelo, que tem sido o veículo mais vendido na Itália desde 2012, e expandirá sua grande comunidade de 7,5 milhões de proprietários e entusiastas que, desde 1980, o escolheram como seu manifesto. de "liberdade nas quatro rodas".
Tipo Sport, mais bonito e dinâmico

O Tipo Sport – versão topo de gama desenvolvida em colaboração com a Mopar – será apresentado no salão suíço com uma impressionante pintura branca contrastando com o teto preto. Equipado com motor turbodiesel 1.6 Multijet de 120 cv e câmbio de dupla embreagem, o hatch também tem outros detalhes pretos, como as capas dos espelhos retrovisores e as maçanetas das portas, além de elementos esportivos, como os novos para-choques, saias laterais, difusor traseiro e spoiler no teto. A aparência agressiva é completada pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado (opcional da Mopar) e a grade larga.
A propósito, um Tipo Sport foi a unidade 500.000 a sair da linha de produção, confirmando o sucesso do modelo. Em menos de três anos desde que foi lançado, tornou-se líder em seu segmento na Itália e está no top 10 em quatro países europeus, além de ser o segundo carro com maior presença global da Fiat, com mais de 70% das vendas fora da Itália. A gama do novo Tipo possui três variantes de carroceria: sedã, hatch e perua.

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