Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 13 de março de 2020

Procura um carro novo para comprar? É uma tarefa em que tem de levar em conta não apenas o preço, mas a confiabilidade, o conforto e a depreciação





São Paulo, 13 de março de 2020 – Uma das maiores dúvidas dos consumidores ao pesquisar por um carro é encontrar um modelo que caiba no seu orçamento, e que valha a pena. Na semana do consumidor, a KBB Brasil preparou um estudo com os automóveis ofertados abaixo do preço do topo de linha do Hyundai HB20S Diamond Plus 1.0 TGDI 12V AT6 Flex 4P.
Os índices de perda de valor de cada versão são apresentados no estudo para melhor entendimento e decisão do consumidor, além das características dos carros e seus respectivos valores – exceto o carro base, devido à ausência de dados suficientes para análise. 
Quando o assunto é preço, a desvalorização compara o preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já, quando falamos em depreciação, é levado em consideração o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre tendo por base o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. 
Para entender melhor as diferenças entre desvalorização e depreciação de revenda e depreciação de troca, a KBB Brasil preparou um guia que pode ser acessado neste link.



O estudo que compreende os sedãs e SUVs compactos, de ano-modelo entre 2018 e 2020, com preço até R$ 74.437, apresenta o Renault Duster Dynamique 1.6 16V SCe CVT X-TRONIC Flex automático e a sua versão 2.0 16V Hiflex mecânica como os únicos automóveis da categoria a apresentarem valores menores que R$ 60 mil. Porém, ambas as versões do veículo contam com as maiores depreciações de revenda e troca, enquanto se mantêm na média em relação à taxa de desvalorização.
Em seguida, o Hyundai Creta Attitude 1.6 16V AT6 Flex automático, avaliado em quase R$ 62 mil, desvaloriza 6,4% após um ano de uso e mostra 11,8% (em revenda) e 45,7% (em troca) no quesito perda de preço, no período de julho de 2019 a março de 2020.
Confira todos os sedãs e SUVs compactos que podem ser adquiridos com menor investimento que o Hyundai HB20S Diamond Plus:
Marca/Modelo
Ano/modelo
Valor (Mar/20)
Taxa de
Depreciação – Revenda (Jul/19 a Mar/20)
Taxa de
Depreciação – Troca (Jul/19 a Mar/20)
Taxa de
Desvalorização
RENAULT DUSTER SUV/Crossover 4P DYNAMIQUE 1.6 16V SCe CVT X-TRONIC FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 59.469
-10,8%
-61,4%
-5,8%
RENAULT DUSTER SUV/Crossover 4P DYNAMIQUE 2.0 16V HIFLEX 4x2 Mecânico
2018
R$ 59.682
-11,8%
-58,3%
-8,9%
HYUNDAI CRETA SUV/Crossover 4P ATTITUDE 1.6 16V AT6 FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 61.996
-11,8%
-45,7%
-6,4%
RENAULT DUSTER SUV/Crossover 4P DYNAMIQUE 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico
2020
R$ 63.038
-19,6%
-56,3%
-6,6%
FORD KA  SEDAN Sedan 4P TITANIUM 1.5 12V FLEX 4x2 Automático
2020
R$ 63.155
-13,5%
-39,2%
-5,3%
CITROEN C4 CACTUS SUV/Crossover 4P FEEL 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico
2019
R$ 63.460
-5,4%
-25,9%
-9,6%
RENAULT CAPTUR SUV/Crossover 4P ZEN 1.6 16V SCe CVT FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 63.948
-13,3%
-46,0%
-15,2%
HYUNDAI CRETA SUV/Crossover 4P ATTITUDE 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico
2018
R$ 63.997
-7,5%
-41,2%
-3,8%
FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P FREESTYLE 1.5 12V FLEX 4x2 Mecânico
2018
R$ 65.191
-9,7%
-35,1%
-7,3%
HYUNDAI CRETA SUV/Crossover 4P ATTITUDE 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico
2019
R$ 65.412
-11,3%
-35,5%
-3,8%
SUZUKI JIMNY SUV/Crossover 2P 4SPORT 1.3 16V 4x4 Mecânico
2018
R$ 65.492
-6,0%
-28,3%
-5,8%
RENAULT DUSTER SUV/Crossover 4P DYNAMIQUE 1.6 16V SCe CVT X-TRONIC FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 66.517
-9,8%
-59,3%
-5,8%
RENAULT DUSTER SUV/Crossover 4P EXPRESSION 1.6 16V CVT FLEX 4x2 Automático
2020
R$ 66.953
-15,7%
-54,4%
-8,9%
CHEVROLET COBALT Sedan 4P ELITE 1.8 8V FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 67.047
-0,9%
-35,9%
-9,9%
HYUNDAI CRETA SUV/Crossover 4P ATTITUDE 1.6 16V AT6 FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 67.864
-10,9%
-42,4%
-6,4%
CITROEN C4 CACTUS SUV/Crossover 4P FEEL 1.6 16V FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 68.850
-8,4%
-33,7%
-9,5%
JEEP RENEGADE SUV/Crossover 4P SPORT 1.8 16V AT6 FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 68.893
-6,6%
-22,9%
-7,3%
FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P SE 1.5 12V FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 69.388
-8,4%
-41,0%
-6,8%
HYUNDAI CRETA SUV/Crossover 4P ATTITUDE 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico
2020
R$ 69.415
-11,3%
-34,3%
-3,8%
NISSAN KICKS SUV/Crossover 4P S 1.6 16V CVT FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 69.729
-7,9%
-29,8%
-5,3%
CITROEN C4 CACTUS SUV/Crossover 4P FEEL 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico
2020
R$ 69.884
-9,0%
-31,7%
-9,6%
KIA CERATO Sedan 4P SX E.395 1.6 16V FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 70.146
-6,1%
-35,0%
-5,8%
RENAULT CAPTUR SUV/Crossover 4P ZEN 1.6 16V SCe FLEX 4x2 Mecânico
2019
R$ 70.535
-5,6%
-44,2%
-6,7%
SUZUKI JIMNY SUV/Crossover 2P 4SPORT 1.3 16V 4x4 Mecânico
2019
R$ 71.152
-7,1%
-28,2%
-5,8%
FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P FREESTYLE 1.5 12V FLEX 4x2 Mecânico
2019
R$ 71.298
-8,9%
-36,0%
-7,3%
HONDA CITY Sedan 4P EX 1.5 16V CVT FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 71.402
-2,4%
-34,4%
-5,3%
HONDA CITY Sedan 4P EX 1.5 16V CVT FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 71.575
-8,0%
-38,3%
-5,3%
NISSAN KICKS SUV/Crossover 4P S 1.6 16V MT FLEX 4x2 Mecânico
2020
R$ 71.797
-8,7%
-32,5%
-6,7%
TOYOTA YARIS SEDAN Sedan 4P XS 1.5 16V CVT FLEX 4x2 Automático
2019
R$ 71.941
-4,1%
-31,8%
-5,1%
FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P SE 1.5 12V FLEX 4x2 Automático
2020
R$ 72.783
-10,4%
-32,2%
-6,8%
SUZUKI JIMNY SUV/Crossover 2P 4WORK OFF ROAD 1.3 16V 4x4 Mecânico
2019
R$ 73.813
-0,6%
-26,5%
-11,5%
FORD ECOSPORT SUV/Crossover 4P TITANIUM 2.0 16V FLEX 4x2 Automático
2018
R$ 74.030
-12,7%
-38,1%
-8,8%
SUZUKI JIMNY SUV/Crossover 2P 4SPORT 1.3 16V 4x4 Mecânico
2020
R$ 74.218
-10,4%
-33,1%
-5,8%
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precific

Aproveite o preço promocional de hospedagem em Gramado durante o FESTURIS



Sabia que você já pode garantir sua hospedagem para o FESTURIS e por um preço super especial?

Temos diárias em Gramado e Canela a partir de R$ 203. Imperdível.

Quanto antes você fizer sua reserva, melhor será o valor e mais tempo terá para planejar sua vinda com tranquilidade.

A mais importante plataforma de negócios turísticos da América do Sul, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) acontece de 05 a 08 de novembro. Uma oportunidade única de geração de negócios e networking com grandes nomes do trade.

Acesse a nossa lista de hospedagem, escolha a melhor opção e entre em contato conosco para a reserva.

Nos vemos no FESTURIS
Saiba Mais
Siga-nos nas redes sociais
 Facebook  Instagram  Linkedin  Website 

quinta-feira, 12 de março de 2020

Coluna Fernando Calmon




Coluna                         
Fernando Calmon 


Nº 1.088 — 12/3/20




DUSTER SE REINVENTA
SEM ALTERAR PREÇOS


Mercado de SUVs no mundo não para de crescer. A onda se originou nos EUA e se transformou em maremoto ao responder por 55% do mercado total de modelos leves. Os que mais sofreram foram os sedãs. Na Europa, utilitários para lazer e quotidiano já representam cerca de um terço de todas as vendas.

São veículos mais pesados e o aumento no consumo de combustível da frota de novos é relevante. Num momento em que todos os fabricantes enfrentam o rigor de regulamentações de emissões e economia. Esse problema afeta em especial modelos europeus. Hibridização tem ajudado e versões elétricas também, mas não será fácil evitar multas a fabricantes “faltosos”.

No Brasil o fenômeno se repete. Em 2003 o EcoSport foi o primeiro SUV compacto e o sucesso, crescente. O conjunto de todos os utilitários passou de 2% do total comercializado naquele ano para 20% em 2019. Se retiradas as picapes e acrescentados os “aventureiros” que não passam de hatches enfeitados, os SUVs no Brasil chegarão a 23% em 2020. E a tendência é aumentar nos próximos anos para perto de 30%.

Essa reviravolta nas escolhas de consumidor e aumento da oferta de novos modelos “altinhos” levou ao acirramento da concorrência. Isso explica os investimentos da Renault no seu SUV de entrada, o Duster, que acaba de chegar às lojas. Ele enfrentará nada menos de 13 concorrentes, incluindo a nova geração do Chevrolet Tracker agora em março e o inédito VW Nivus, em maio.

O Duster passou por profunda remodelação, na prática uma nova geração, ao se considerar que nenhuma peça externa se manteve sem alteração. A maior inclinação do para-brisa suavizou suas linhas, ainda inconfundíveis e robustas. Faróis e lanternas dianteiras e traseiras são novos. Capô ficou mais alto. Único pormenor destoante, o conjunto de faróis de longa alcance no pacote Outsider peca por excesso.

Interior está todo renovado com certo grau de refinamento: central multimídia de 8 pol., ar-condicionado de comando digital, apliques de tecido nas laterais de porta, volante com regulagem de altura (sem a incômoda queda-livre ao se liberar a trava) e agora de distância. Vedação de portas aprimorada ajuda muito na redução de ruído.

Novos equipamentos estão disponíveis: sistema ESC, sensores de pontos cego e crepuscular, além de quatro câmeras. Permanecem apenas dois airbags obrigatórios. Não há portas USB atrás e a tomada para 12 V está mal localizada. 

Motor de 1,6 L/120 cv (etanol) não mudou e se ressente um pouco dos 40 kg extras do novo Duster. O de 2 L foi descontinuado. O 1,3-L turbo tricilindro chegará, porém antes no irmão mais sofisticado, Captur. Câmbio automático CVT é o único disponível nas versões intermediária e de topo (manual, só no modelo de entrada).

Assistência elétrica da direção diminuiu esforço em manobras e melhorou o prazer de dirigir, em razão também de maior rigidez da carroceria e suspensões recalibradas. Bancos dianteiros mais confortáveis dão boa sustentação lateral. Duster tem nada menos de 23,7 cm de altura livre do solo e o maior porta-malas do segmento, 475 litros.
Outro ponto a destacar, preços sem alteração: R$ 71.790 a 87.490.

ALTA RODA

Anfavea mantém sua aposta de que este ano o mercado de veículos leves e pesados vai passar a barreira dos três milhões de unidades ou 9,4% acima de 2019. Vendas acumuladas em 2020, de primeiro de janeiro a cinco de março, em comparação a igual período do ano passado, subiram 7,4%. Isso indica cenário alinhado ao quarto ano seguido de recuperação.

Entidade sugeriu revisão do IOF no financiamento de veículos, pois se trata de imposto regulatório e não arrecadatório. Dentro da penúria fiscal do governo central será difícil abrir mão de qualquer tipo de receita. Anfavea também observou ligeiro aumento nos juros cobrados por bancos, apesar de redução na inadimplência e na taxa básica Selic, o que sempre atrapalha.

Polo GTS devolve cada real de seu alto preço em termos de equipamentos (vários deles importados), além de respostas de motor (1,4 L turboflex, 150 cv e 25,5 kgfm), direção e suspensões. Ideal seria altura de rodagem mais baixa tanto em termos estéticos quanto desempenho ainda melhor em curvas. Bancos dianteiros aliam estética e ótima sustentação lateral.

Salão do Automóvel de São Paulo mal foi adiado para 2021 e já surgiu a primeira desistência. GM alegou não participar mais de eventos em “formato analógico”. Interessante de ver como será a organização do Salão de Detroit deste ano (7 a 20 de junho), pois a empresa confirmou participação. Ótima oportunidade para descobrir as reais diferenças e até copiar, se possível...

Novas lâmpadas de LED para faróis da Osram introduzem novidades. Unidade de controle CAN BUS evita mensagens falsas de lâmpada queimada para o computador de bordo do veículo. A empresa desenvolveu um sistema de arrefecimento passivo a fim de diminuir a temperatura do ar dentro do farol, o que melhora desempenho e vida útil do produto.
______________________________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Bauducco levará cenário lúdico para o Chocofest na Magia da Páscoa. Empresa retorna ao evento patrocinando a Casa da Vovó Duquesa e oferecendo oficinas de guloseimas ao público infantil




O Chocofest na Magia da Páscoa, de Nova Petrópolis/RS, recebe o reforço de mais uma grande marca para sua 22ª edição. A Bauducco - maior produtora de panettones do mundo - patrocinará a Casa da Vovó Duquesa, que se consolida como uma das principais atrações no universo lúdico do evento. A empresa montará uma estrutura com cerca de 100 metros quadrados em anexo à Rua Coberta, realizando oficinas de guloseimas para a diversão do público infantil.

O cenário lúdico da Bauducco será inédito. Está prevista a realização de três oficinas diárias para cerca de 10 crianças em cada. Elas serão recepcionadas pela Vovó Duquesa e sua ajudante. Em seguida, são conduzidas à cozinha da casa, onde aprenderão a fazer uma “massinha” e assar no forno mágico. Enquanto a magia acontece, as crianças entram no armário da vovó e seguem por um túnel até chegar ao final da oficina, onde receberão a tradicional Colomba Pascal Bauducco.


Além de trabalhar com o público infantil o lado lúdico e os valores da Páscoa, a Bauducco estará comercializando seus produtos. A marca investe no Chocofest por reconhecer a consolidação do evento em nível nacional.

“A Bauducco tem total conexão com o chocolate, além de forte relação com a tradição e os valores da Páscoa. Neste ano, a campanha Páscoa Bauducco traz a Chocolomba® como a grande estrela, com muito chocolate na massa, no recheio e também na cobertura. Acreditamos no sucesso do Chocofest, que atrai pessoas de todo o país e tem bastante afinidade com o público jovem. O patrocínio ao evento tem sinergia com a nossa estratégia de rejuvenescer a categoria da Colomba Pascal® no Brasil e aumentar a penetração do segmento”, conta Juliana Corá, Grouper de Marketing Bauducco.


O Chocofest na Magia da Páscoa acontece de 2 a 12 de abril. O evento será coordenado pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e realizado pela Casa Cooperativa e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O patrocínio é de Bauducco e Sicredi. Mais informações sobre o evento no site: www.chocofest.com.br.


Texto: Gustavo Bauer.

Fotos: Rafael Cavalli.

Mercedes-Benz oferece condições especiais de vendas de automóveis para PcD’s. Marca disponibiliza toda a gama de veículos livre de IPI para o público PcD. Modelos têm preços a partir de R$ 124.910,00





A Mercedes-Benz passou a oferecer no País, desde de 2016, as condições especiais de vendas, com isenção de impostos para PcD’s. Todo o portfólio da marca é oferecido com a dispensa do pagamento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), para Pessoas com Deficiências condutores e não condutores.

Desde o início da produção do veículo até o final, a marca prioriza as pessoas no processo. Por isso, as condições foram pensadas para facilitar, ainda mais, a experiência na compra de um Mercedes-Benz. Assim, garantindo a mobilidade da pessoa com deficiência para que ela e sua família possam se locomover com conforto e segurança.

As condições especiais alcançam todos os modelos do portfólio Mercedes-Benz, destacando o best-seller Classe C e o Mercedes-Benz GLA.

Com excelente dirigibilidade e alto nível de segurança, a família de Classe C impressiona pela cuidadosa seleção de materiais e acabamentos sofisticados. Além disso, conta com um comprimento de mais de quatro metros e um porta-malas de 455 litros, que garantem um espaço confortável para acomodar as necessidades de cada cliente.

Os modelos da família, estão disponíveis nas configurações C 180 Exclusive e Avantgarde, C 200 EQ Boost e C 300 Sport.

Já o Mercedes-Benz GLA, utilitário com design esportivo, é caracterizado pela versatilidade para o uso cotidiano, e ideal para quem prioriza um veículo dinâmico e o espaço interior de um SUV compacto. O modelo, é o segundo mais vendido da marca no Brasil, e conta também com mais de quatro metros de comprimento e 421 litros de porta-malas.

Nossa área de vendas trabalha com diversas frentes de negócios, sendo uma delas voltada para o público PcD. Nossa estratégia, como marca, prevê a implementação constante de mudanças que se mostrem necessárias para oferecer, cada vez mais, facilidade na compra dos automóveis Mercedes-Benz, afirma Dirlei Dias, Dirlei Dias, Gerente Sênior de Vendas Automóveis Mercedes-Benz.

Além disso, para completar as vantagens de compra dos modelos, alguns estados brasileiros possuem também a isenção de IPVA, que varia de acordo com requisitos próprios da Secretaria da Fazenda de cada Estado, portanto, essa isenção deve ser validada regionalmente.

A compra dos veículos pode ser feita em qualquer concessionário Mercedes-Benz no país, e as isenções especiais de impostos incidirão sobre o preço público sugerido de cada modelo. Para mais informações e consultas das lojas mais próximas da sua região, acesse: https://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios


Nivus: bem-vindo ao VW Play!




Vem aí o Volkswagen Nivus com o VW Play, uma nova era em conectividade, streaming e serviços. 100% brasileiro, o Nivus é a cara da Nova Volkswagen!

Honda Racing Brasil lança equipes para a temporada 2020, em Manaus (AM). E anuncia estratégias de patrocínios esportivos para este ano


Crédito: Caio Mattos/Mundo Press
Manaus (AM) – A Honda Racing está pronta para manter a hegemonia nas principais competições do motociclismo brasileiro em 2020. Com projetos internacionais, como a presença do piloto Bruno Crivilin no Campeonato Mundial de Enduro, a Honda anunciou as equipes que irão defender o esquadrão vermelho na temporada do Motocross, Rally, Enduro e da Motovelocidade.

A empresa também trouxe detalhes das estratégias que envolvem os patrocínios esportivos para 2020. As novidades foram reveladas em grande evento para jornalistas, influenciadores digitais, patrocinadores e parceiros em Manaus (AM), local da fábrica da Honda, na noite desta quarta-feira (11/3).

Pioneira no incentivo ao esporte sobre duas rodas, a Honda é patrocinadora do motociclismo nacional há mais de 40 anos. Em 2020, a marca amplia o investimento na área e conta com 31 pilotos no Brasil, sendo 15 oficiais, nove nas equipes satélites e sete apoiados. 

A meta é manter o domínio tanto nas provas off-road como no asfalto, as quais renderam 37 títulos em 2019. Além disso, a marca planeja estimular a evolução constante do motociclismo no Brasil, por meio de intercâmbios internacionais e do trabalho direcionado às categorias de base: Honda Junior Cup e a nova Copa ProHonda CBR 650R, na Motovelocidade.

“O esporte está no DNA da Honda há mais de 60 anos, quando a empresa iniciou as atividades no segmento pelo mundo”, lembra Marcos Monteiro, gerente geral comercial da Honda. 

Odair Dedicação Júnior, gerente de marketing e de competições da Honda, completa: “É uma grande honra investir no motociclismo nacional e, a cada temporada, trazer novos projetos e oportunidades para que o esporte continue crescendo de forma sólida no Brasil. Mais que a conquista de títulos, a disputa saudável e respeitosa estimula valores como espírito de equipe, determinação e evolução contínua , que são comuns à filosofia Honda”.

Time de campeões
A Honda Racing reuniu um verdadeiro time de campeões para a temporada 2020, trazendo oportunidades para que muitos deles estejam em contato direto com os melhores pilotos do mundo em experiências internacionais. 

No Enduro, liderado pelo chefe de equipe e multicampeão Felipe Zanol, o capixaba Bruno Crivilin - um dos principais nomes do off-road na atualidade - representa o Brasil em todas as oito etapas do Campeonato Mundial de Enduro, que tem início em abril. O piloto irá conciliar as atividades com as provas do Brasileiro de Enduro FIM, no qual é o atual campeão das categorias E1 e Enduro GP com a Honda CRF 250RX.

“Para mim, é uma grande honra poder continuar na equipe Honda Racing Brasil e juntos conseguirmos abrir mais essa porta para um piloto brasileiro poder participar de um Campeonato Mundial completo. Por meio da Honda, houve a oportunidade de estar com o campeão do mundo Alex Salvini, agregando conhecimento, e de conviver no dia-a-dia, nos treinos e corridas, contando com acesso a equipamentos de ponta no Mundial de Enduro. Tenho certeza de que será um ano de grandes compromissos, buscar o tricampeonato no Brasil e brigar inicialmente pelo pódio e, quem sabe, pelo título mundial”, comenta Crivilin.

Bárbara Neves, primeira mulher a integrar uma equipe oficial de fábrica no Brasil, está pelo segundo ano no time e irá defender os títulos das classes femininas do Brasileiro e do Latino-Americano de Enduro, além de estrear no Campeonato Mundial da modalidade. 

A goiana compete com a Honda CRF 250F nas provas nacionais e de CRF 250RX nas provas internacionais. Gabriel Soares, de Minas Gerais, também segue no time acelerando a moto CRF 450RX na categoria E2 do Campeonato Brasileiro. A novidade da equipe Honda Racing de Enduro é o paulista Vinicius Calafati, que luta pelo bicampeonato brasileiro da classe E3 com a CRF 450RX.

Na Motovelocidade, sob comando de Reinaldo Campos, a Honda Racing conta com o tricampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado, e o vice-campeão de 2019, Pedro Sampaio, pilotando as motocicletas CBR 1000RR Fireblade SP. 

O time de Motocross terá o equatoriano Jetro Salazar, bicampeão brasileiro da MX1 e Elite MX, e o paulista Hector Assunção, atual campeão do Arena Cross, com a CRF 450R. Assunção, inclusive, fez pré-temporada nos Estados Unidos, onde disputou três etapas do AMA Supercross. 

Na categoria MX2, com a CRF 250R, foram mantidos os pilotos Lucas Dunka, campeão do Arena Cross em 2019 na categoria AX2 e Leonardo Souza, ambos de Santa Catarina. Cale Neto é o chefe de equipe.

No Rally, a Honda Racing segue com time de peso, sob comando de Dário Júlio. Tunico Maciel, bicampeão do Rally dos Sertões, Gregorio Caselani, atual campeão brasileiro da Super Production, e Jean Azevedo, que dispensa apresentações (possui 10 títulos nacionais e é o maior vencedor das motos no Sertões, com sete títulos), aceleram a CRF 450RX. Bissinho Zavatti, bicampeão brasileiro de Rally Cross Country e tetracampeão do Rally dos Sertões na categoria Brasil, encara os desafios com a CRF 250F.

Além de disputar as etapas do Brasileiro, a equipe estará ao lado das feras internacionais da modalidade no Sertões, que será válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. No Enduro de Regularidade, Dário Júlio já abriu a temporada com o título do Rally Cerapió na categoria Brasil, também com a moto nacional CRF 250F.

As equipes Honda Racing contam com o patrocínio da ProHonda, fornecedora oficial de fluídos e lubrificantes para todas as categorias. O esquadrão vermelho possui mais parceiros fundamentais para a temporada 2020: Alpinestars (Motovelocidade, Motocross e Enduro), Circuit (Motocross), ASW (Rally e Enduro), DID (Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro), Michelin (Rally), Honda Seguros (Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro) e Zeta (Motocross).

Além de atletas, a Honda investe no patrocínio das principais competições sobre duas rodas no Brasil. A marca estará presente no Sertões, Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross, SuperBike Brasil e no Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. 



Equipes satélites e pilotos apoiados
Para 2020, a Honda ampliou os investimentos nas equipes satélites e no apoio a pilotos do motociclismo nacional. No Motocross, a equipe satélite Circuit Honda continua o trabalho iniciado na temporada passada. Agora serão cinco pilotos no time. Além de Humberto Martin na MX1 e Reginaldo Ribeiro, o “Juninho”, e Rafael Araújo, o “Bubinha”, na MX2, chegam ao time os pilotos Leonardo Cassarotti, na MX2, e Roosevelt Assunção, na MX3.

Outra novidade da temporada é a chegada da equipe satélite Edgers Factory Team, no Enduro FIM, com quatro pilotos: Patrik Capila, na E2, Nicolás Rodriguez, na EJ, além de Tiago Wernersbach e Gabriel Mattos, na E4 Pró.

Na Motovelocidade, a Honda apoiará cinco pilotos na nova categoria Copa ProHonda CBR 650R: Lucas Torres, João Vitor Carneiro, Indy Munõz, Raphael Ramos e Rafael Rigueiro, esses pilotos terão as mesmas condições de competição para os demais pilotos da categoria, com o diferencial de terem o empréstimo da motocicleta nas etapas do SBK.

Os outros dois pilotos apoiados são Fred Kyrillos, no Motocross Freestyle, e Rafael Paschoalin, que será embaixador da Copa Pro Honda CBR 650R e participará do TT da Ilha de Man com o modelo CBR 1000RR Fireblade.

Trabalho de base
O incentivo às categorias de base continua com as atividades do projeto HTT, o Honda Talent Test, totalmente voltado aos novos talentos do esporte. A Honda Junior Cup é uma categoria-escola para crianças e adolescentes entre oito e 16 anos que revela futuros campeões da motovelocidade desde 2013, com a CG 160 Titan. Ao todo, mais de 200 pilotos já passaram pela Honda Junior Cup e muitos deles seguem evoluindo na modalidade.

A grande novidade para 2020 é a Copa ProHonda CBR 650R. A nova categoria monomarca do SuperBike Brasil chega para substituir a Copa Honda CBR 500R. O objetivo continua ser uma classe de acesso, com igualdade de equipamentos e que promete manter disputas incríveis durante as corridas.

Confira as formações das equipes oficiais da Honda Racing para a temporada 2020:

MOTOVELOCIDADEChefe de equipe: Reinaldo Campos
Eric Granado
Data de nascimento: 10/06/1996
Natural de: São Paulo (SP)
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade SP
Competição em 2020: SuperBike Brasil
Destaques da carreira:
Tricampeão do SuperBike Brasil (2019, 2018 e 2017) / Categoria Superbike Pro
Campeão europeu de Motovelocidade 2017 / Categoria Moto2
Campeão do SuperBike Brasil 2016 / Categoria Supersport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2015 / Categoria GP 600

Pedro Sampaio
Data de nascimento: 24/11/1997
Natural de: Bento Gonçalves (RS)
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade SP
Competição em 2020: SuperBike Brasil
Destaques da carreira:
Vice-campeão do SuperBike Brasil em 2019 / Categoria Superbike Pro
Campeão do SuperBike Brasil 2017 / Categoria SuperSport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2013 / Categoria GP 250
Cinco vezes campeão gaúcho de Motovelocidade


MOTOCROSS
Chefe de equipe: Cale Neto
Jetro Salazar
Data de nascimento: 20/08/1991
Natural de: Quito (Equador)
Categoria: MX1
Moto: Honda CRF 450R
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Motocross (2019 e 2016) / Categoria MX1
Bicampeão brasileiro de Motocross (2019 e 2018) / Categoria MX Elite
Campeão latino-americano de Motocross 2015 / Categoria MX1

Hector Assunção
Data de nascimento: 08/04/1992
Natural de: Osasco (SP)
Categoria: MX1
Moto: Honda CRF 450R
Competições em 2020: Etapas do AMA Supercross, Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Pentacampeão do Arena Cross / Categorias Pró (2019), MX2 (2015), Júnior (2010 e 2009), 85cc (2007)
Hexacampeão brasileiro de Motocross / Categorias MX2 (2015, 2014 e 2012), 85cc (2007) e 65cc (2005 e 2004)

Lucas Dunka
Data de nascimento: 15/03/1998
Natural de: Balneário Camboriú (SC)
Categoria: MX2
Moto: Honda CRF 250R
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Campeão invicto do Arena Cross em 2019 / Categoria AX2
Duas vezes campeão catarinense de Motocross em 2016 / Categorias MX1 e MX2
Campeão catarinense de Motocross em 2014 / Categoria Intermediária

Leonardo Souza
Data de nascimento: 17/07/1997
Natural de: Balneário Camboriú (SC)
Categoria: MX2
Moto: Honda CRF 250R
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Vice-campeão do Arena Cross em 2019 / Categoria AX2
Duas vezes campeão mineiro de Motocross em 2017 / Categorias MX2 e MX2Jr

RALLYChefe de equipe: Dário Júlio Lopes
Jean Azevedo
Data de nascimento: 19/02/1974
Natural de: São José dos Campos (SP)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country (2017, 2015, 2014, 2013, 2006, 2005, 2004, 2003, 2002 e 2000)
Heptacampeão do Rally dos Sertões (2017, 2015, 2005, 2004, 2002, 2000 e 1995) - maior vencedor das motos
Três vezes campeão do Rally Dakar (1997 e 2003 na categoria Production; 2011 na Super Production)
Único brasileiro a vencer etapas do Rally Dakar com motocicletas (uma em 2005 e outra em 2007)

Tunico Maciel
Data de nascimento: 17/02/1994
Natural de: Lavras (MG)
Categoria: Production Aberta
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Bicampeão do Rally dos Sertões (2019 e 2018) / Geral e categoria Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2019 / Geral
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2019 e 2018) / Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2015 / Marathon
Campeão do Rally dos Sertões 2015 / Categoria Marathon

Gregório Caselani
Data de nascimento: 05/05/1987
Natural de: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2018 e 2016) / Geral
Tricampeão brasileiro de Rally Cross Country (2019, 2018 e 2016) / Categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2016 / Geral e categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2013 / Categoria Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2012 / Categoria Production Aberta

Bissinho Zavatti
Data de nascimento: 03/07/1986
Natural de: Monte Alto (SP)
Categoria: Rally Brasil
Moto: Honda CRF 250F
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2019 e 2018) / Categoria Rally Brasil
Tetracampeão do Rally dos Sertões (2018, 2017, 2016 e 2015) / Categoria Rally Brasil e divisão Brasil - CRF 230F
4º lugar na classificação geral das motos do Rally dos Sertões 2017 com a Honda CRF 230F

ENDURO DE REGULARIDADEDário Júlio
Data de nascimento: 03/08/1977
Natural de: Lavras (MG)
Categoria: Brasil
Moto: Honda CRF 250F
Competições em 2020: Rally Cerapió, Enduro da Independência e Ibitipoca Off-Road
Destaques da carreira:
Hexacampeão do Enduro da Independência / Categorias Brasil (2019), Over 40 (2019), Master (2010, 2009, 2008, 2007)
Pentacampeão do Rally Cerapió/Piocerá / Categorias Brasil (2020), Over 40 (2018), Master (2011, 2009 e 2007)
Bicampeão do Ibitipoca Off-Road / Categorias Brasil (2019) e Over 40 (2018)
Campeão brasileiro de enduro de regularidade 2018 / Categoria Over 40

ENDURO FIM
Chefe de equipe: Felipe Zanol
Bruno Crivilin
Data de nascimento: 25/03/1997
Natural de: Aracruz (ES)
Categoria: EJ (Mundial) e E1 (Brasileiro)
Moto: Honda CRF 250RX
Competições em 2020: Campeonato Mundial de Enduro e Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Enduro FIM (2019 e 2018) / Enduro GP e Categoria E1
Duas vezes medalha de ouro no ISDE - International Six Days of Enduro (2019 e 2017)
Campeão Romaniacs Hard Enduro em 2017 / Categoria Silver
Campeão brasileiro de Enduro FIM em 2017 / Categoria E2

Gabriel Soares
Data de nascimento: 19/09/1997
Natural de: Divinópolis (MG)
Categoria: E2
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Destaques da carreira:
Vice-campeão brasileiro de Enduro FIM em 2019 / Categoria E2
Medalha de ouro no ISDE - International Six Days of Enduro em 2019
Vice-campeão da Copa EFX Brasil em 2018 / Categoria Elite
Campeão mineiro de Enduro FIM em 2017 / Categoria Júnior

Vinicius Calafati
Data de nascimento: 09/09/1994
Natural de: Guariba (SP)
Categoria: E3
Moto: Honda CRF 450RX (com kit especial)
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Destaques da carreira:
Tetracampeão brasileiro de Enduro FIM / Categoria E3 (2019), Categoria E2 (2018), Categoria EJ (2017 e 2016)
Campeão da Copa EFX Brasil em 2017 / Categoria Júnior
Campeão CACC - Cross Country em 2017 / Categorias XC2 e Geral
Bicampeão paulista de Enduro FIM / Categorias Elite e Geral (2013) e Categorias E2 e Geral (2011)

Bárbara Neves
Data de nascimento: 16/05/2000
Natural de: Goiânia (GO)
Categoria: EF (Feminina)
Moto: Honda CRF 250F
Competições em 2020: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, Campeonato Latino-Americano de Enduro e Campeonato Mundial de Enduro Feminino
Destaques da carreira:Bicampeã latino-americana de Enduro FIM (2019 e 2018) / Categoria Mulheres Pró e Open Júnior
Bicampeã brasileira de Enduro FIM (2019 e 2017) / Categoria EF - Feminina
Bicampeã do Enduro da Independência (2019 e 2018) / Categoria Feminina




quarta-feira, 11 de março de 2020

BMW Motorrad oferece 20% de desconto em acessórios de motocicletas




São Paulo, 11 de março de 2020 — A BMW Motorrad Brasil anuncia duas condições importantes para o consumidor, ainda no primeiro trimestre de 2020. A primeira é a concessão de 20% de desconto na compra de acessórios, disponíveis para todos os modelos da marca no País. Os acessórios originais da marca possuem dois anos de garantia de fábrica.

Além disso, a BMW Serviços Financeiros oferece aos clientes a flexibilidade de incluir no contrato de financiamento de sua motocicleta BMW até 25% do valor da moto em acessórios - limitado a R$ 18,5 mil. 

Esta opção abrange também a aquisição de itens de equipamentos para o motociclista da coleção Rider Equipment (entre eles, luvas, jaquetas com proteção, botas e capacete) e está disponível, inclusive, para financiamento de motos seminovas da marca adquiridas na rede de concessionárias autorizadas.

“A ocasião perfeita para aquisição de acessórios originais é no momento da compra da motocicleta. Visando apoiar o cliente e oferecer mais comodidade, a BMW Serviços Financeiros disponibiliza a opção de inclusão de acessórios originais no financiamento da moto”, afirma Michele Menchini, diretora de  Vendas e Marketing do BMW  Group  Serviços Financeiros. “Além de um impacto não representativo no valor da parcela mensal do financiamento, o cliente terá uma experiência mais completa com a marca”, reforça.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse:
www.bmw.com.br

GT Sprint Race: Desenvolvimento nos freios será mais um atrativo para a temporada 2020




São Paulo, SP - A organização da GT Sprint Race e a TecPads, fabricante de pastilhas e lonas de freio, assinaram acordo de parceria de fornecimento de peças e de tecnologia à categoria, que cumpre neste ano sua nona temporada no país, a qual terá início no dia 11 de abril, em Curitiba (PR). A competição está investindo pesado e chega com mais novidades para a temporada 2020, que terá, além dos novos carros, novos apoiadores em seu retorno ao circuito paranaense.

A GT Sprint Race 2020 servirá de laboratório para as pastilhas de freio fabricadas pela TecPads, cuja adequação tecnológica às exigências das provas da categoria que poderá ser aplicada nos automóveis de rua. A fabricante desenvolverá peças especiais para cada condição de corrida e pista, além de permitir a intensificação dos treinos para o aperfeiçoamento de produto.

“Iniciamos contato com a GT Sprint Race ao final do ano passado, onde em conversa com o Thiago Marques oferecemos nossas pastilhas para teste, por considerar uma categoria de grande exposição e relevância no automobilismo brasileiro, além de possibilitar estudos para evolução de nossos produtos, em carros de alta performance e exigência técnica”, avaliou Lucas Salve Laterza Lopes, Diretor Comercial da TecPads.


Para o CEO da GT Sprint Race, Thiago Marques, o acordo com fornecedores com essa tradição e respeito no mercado automotivo é extremamente positivo para a competição. “Em contrapartida, oferecemos a eles um laboratório de pesquisas fundamental para o uso de equipamentos em condições extremas, as quais são obtidas em competições, para as novas tecnologias que serão aplicadas nos veículos de rua”, acrescentou.

A Fremax, que está com a competição desde a primeira temporada, permanece com a GT Sprint Race com o fornecimento dos discos de freios.


Dois torneios, uma competiçãoO calendário da GT Sprint Race 2020 terá dois torneios, com classificações e premiações distintas. Um deles é o campeonato propriamente dito, com seis etapas, todas no Brasil (Curitiba, Interlagos, Londrina, Cascavel, Velo Cittá e Interlagos), nos quais os pilotos concorrem a uma premiação que somam R$ 300 mil em investimentos. O outro é a “Special Edition”, composta por três provas em dupla, com uma premiação total de R$ 100 mil. 

A programação de provas ainda inclui a inauguração do Autódromo Potenza, próximo a Juiz de Fora, em Lima Duarte, Zona da Mata Mineira; a inédita e histórica corrida nas pistas do Aeroporto Aldeia da Serra, localizado na região metropolitana de Curitiba (primeira vez de uma prova do gênero no automobilismo brasileiro); e a estreia da categoria em Goiânia (GO).

As emoções das etapas terão transmissões ao vivo pela BandSports e pelo Youtube, no canal da SprintRace. Também serão exibidas para todo Brasil, com cobertura completa, no programa Acelerados no SBT e YouTube (youtube.com/acelerados).


A GT Sprint Race é patrocinada pela aQuamec, Yokohama, Militec1, Sparco, TecPads, Injepro e Fremax.

Sobre a TecPadsFundada em 1993, na cidade de Indaiatuba (SP), a TecPads com toda experiência e credibilidade apresenta a seus clientes uma linha completa de produtos e fornece pastilhas de freio para o mercado de competições automotivas, carros importados e para motocicletas de todos os portes, nacionais e importadas.

Paralelamente, também produz para o mercado de freios industriais, com ênfase em máquinas e equipamentos de grande porte, tais como pontes rolantes, guindastes e veículos “fora da estrada” para todos os segmentos, desde mineradoras, aciarias, carvoarias, fábricas de celulose, hidrelétricas, entre outros.

Além disso, consciente de seu papel social e ecológico, a empresa investe na produção de pastilhas de freios para geradores eólicos para geração de energia limpa, com produtos aprovados internacionalmente.


CALENDÁRIO – GT SPRINT RACE 2020*
11/04 – Curitiba – PR (#GrandOpening)

09/05 – Londrina - PR (#NightChallenge)

30/05 – Goiânia – GO (#GoiâniaSunset)

04/07 – Mogi Guaçu – SP (#SuperPole)

08/08 – São Paulo – SP – (#InverseRace)

30/08 – Curitiba Aeroporto - PR (#AirportTrack)

26/09 – Cascavel – PR (#SprintSetupFree)

01/11 – Juiz de Fora - MG (#OpenHouse)

19/12 – *São Paulo – BRA (#MatchPoint)

*Sujeito a alterações do local



Siga-nos também nas redes sociais:

Facebook: fb.com/SprintRaceBrasil

Twitter: @Sprint Race

Youtube: youtube.com/sprintracebrasil

Instagram: instagram.com/sprintrace

Volvo oferece sua linha de Suvs com opção de blindagem.






Volvo Armoured Cars é a blindagem certificada da marca que pode ser adquirida junto ao veículo no momento da compra direto em uma concessionária 




A Volvo Car Brasil inova mais uma vez e passa a oferecer ainda mais facilidades para o cliente no momento da compra do veículo. A partir deste mês, o cliente poderá adquirir o veículo blindado diretamente na concessionária, com todos os documentos e certificações inclusos.

“Estamos orgulhosos em oferecer mais esse serviço a nossos clientes. Realizamos um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento para chegar a um novo patamar de blindagens no Brasil, trazendo ainda mais segurança, sem afetar todas as características presentes em nossos veículos”, explica João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.


O projeto foi desenvolvido em uma parceria realizada pela Volvo Cars, EDAG e Carbon Blindados, considerada uma das maiores blindadoras de veículos civis e líder de mercado no Brasil, que será a responsável pela aplicação da blindagem.

Para tornar o processo ainda mais eficiente, foram realizadas melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros, instalação de molduras de aço balístico reforçando as portas, proteção extra contra disparos em diferentes ângulos, reforço nos mecanismos de levantamento de vidros e tampa do porta-malas para garantir a funcionalidade, entre outros.


Para atender às novas demandas, a Carbon Blindados criou uma linha de produção dedicada exclusivamente para a Volvo e investiu em treinamento específico para seus operadores.

Com cobertura completa de todos os componentes durante todo o período de garantia do veículo, a blindagem é certificada no Brasil e os modelos XC40, XC60 e XC90 blindados já estão disponíveis para compra em todas as concessionárias do país.


Este é um projeto global da Volvo e os modelos XC60 e XC90 também serão exportados para diversos países, com trabalho inicial direcionado a mercados da Europa, América Latina e México.

Desenvolvimento e aprimoramentoPara garantir a segurança dos veículos após a blindagem, foram feitos diversos testes para garantir que a performance e funcionalidade do carro não sofressem alterações.


Todo o processo demandou mais de 15.000 horas de desenvolvimento e 960 horas de testes balísticos. Foram realizados mais de 1.500 disparos, conforme norma ABNT 15000-2 com controle de velocidade e posição do projetil para garantir a máxima quantidade de energia no momento do impacto com o veículo. 



A parte balística foi certificada pela Beschussamt Ulm, autoridade alemã em testes balísticos, comprovando a eficiência da blindagem em todos os calibres homologados para o nível III-A da norma NIJ 0108.01 em conjunto com a norma VPAM BR 2009 (regulamentação para o mercado europeu).

Para garantir a máxima qualidade dos veículos após a blindagem, foram realizados testes em campos de prova para atestar a dinâmica e performance do veículo com a blindagem, testes de ciclagem dos vidros e tampa do porta-malas elétrica para atestar a durabilidade, testes de ruído e câmara fria e testes dos principais dispositivos de segurança, como disparo dos airbags.


A blindagem de aço de alta resistência que reveste o carro tem entre 2,5 mm e 3 mm de espessura; já a espessura do vidro pode ser de até 20 mm.

“Foram realizadas adaptações e adequações nas etapas da blindagem dos veículos, para que estivessem totalmente alinhadas aos parâmetros de qualidade do sistema de produção Volvo Cars. Além disso, os veículos contam com rastreabilidade, ou seja, todos os itens da blindagem são numerados, de forma a garantir a correta reposição de itens, quando necessário”, afirma João.


Sobre a Volvo Cars
A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal. Em 2019, a Volvo Car Brasil apresentou crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades de carros híbridos.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.