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sábado, 28 de março de 2020

Salva-vidas do asfalto: dispositivo é o “terceiro olho” dentro do carro para evitar acidentes. Câmera instalada no para-brisa, Mobileye pode reduzir em até 90% chance de colisão, minimizando, ao máximo, o erro de desatenção por uso indevido do celular; também “lê” placas e sinalização que o olho humano não percebe. Assista os vídeos





Aparelho de tecnologia com inteligência artificial já pode ser utilizado na maioria dos automóveis novos e usados da 
elevada frota brasileira

Nos últimos anos, a segurança ativa e passiva dos automóveis evoluiu muito. Principalmente nos carros mais luxuosos. Freios ABS de quinta geração, faróis de xenônio super potentes que acompanham as curvas na estrada, airbags e side bags para proteção dos ocupantes dos veículos, suspensões mais estáveis e adaptativas, entre outras tecnologias, estão disponíveis em diversos modelos.

Mas apesar de carros mais seguros, a redução de batidas e acidentes com vítimas graves ou fatais não acompanha a evolução da tecnologia. Além de números expressivos no dia a dia – a cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil - em alguns períodos do ano, os acidentes graves chegam até a aumentar, como no Carnaval, que em fevereiro registrou 8% a mais de mortes em relação ao feriado do ano passado, com 91 vítimas fatais nas estradas federais.

Entre as causas mais comuns de acidentes com morte estão a desatenção do motorista, excesso de velocidade, a ingestão de álcool e a desobediência à sinalização. Uma pesquisa da USP mostra que o motorista à velocidade constante de 110 km/hora percebe apenas 10% das sinalizações. A 60 km/hora já são 60% das placas, sem contar o uso de aplicativos que tiram atenção da sinalização.
 
A tecnologia, que tanta segurança incorporou aos carros, também ampliou a imprudência e desatenção dos motoristas, que olham os smartphones, leem conversas de Whatsapp e entram nas redes sociais enquanto dirigem, tirando o foco do principal: trânsito e sinalização.


Para auxiliar os motoristas a novidade, já disponível no Brasil, é o Mobileye: um dispositivo com tecnologia israelense que funciona como um “terceiro olho” na condução de veículos e emite alertas visuais e sonoros. O dispositivo também lê as placas de velocidade máxima, calcula distâncias entre veículos e prevê impactos antecipadamente, atuando como um “salva-vidas” do asfalto.

Por meio de uma câmera instalada no para-brisa do carro, próxima do ponto de apoio do espelho retrovisor interno, o Mobileye consegue identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas - como marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito. 

Os dados internos e externos são interpretados em milésimos de segundos e o visor do Mobileye emite sinais de alerta ao calcular potenciais riscos, que podem ser: o impacto com outro veículo, o cruzamento de pedestres e ciclistas, ou ainda a saída do motorista das faixas que delimitam o sentido das estradas e rodovias.


Ao receber o alerta, o motorista ganha um tempo de reação, para poder diminuir a velocidade, frear ou desviar do obstáculo. A tecnologia previne 90% das colisões decorrentes de falhas humanas que causam, anualmente, 1,5 milhão de mortes e deixam 50 milhões de feridos em estradas no mundo. Sem contar os custos com seguro e colisões corriqueiras do dia a dia.

A tecnologia para frotas inteligentes é utilizada pelas principais montadoras do mundo, como BMW, Audi, Volkswagen, Volvo, Nissan, Ford, Honda, General Motors, entre outras.

Isenção de imposto de importação
No Brasil, uma resolução de 2018 prevê isenção de imposto de importação para autopeças que não podem ser produzidas pela indústria nacional para instalação diretamente nas fabricantes de veículos. 

A legislação reduz o custo do dispositivo para as montadoras, mas o consumidor final ainda precisa pagar o equipamento com o imposto de importação embutido, o que dificulta a instalação em larga escala nos carros que circulam pelas ruas. 

Atualmente somam cerca de 58 milhões de automóveis. O Mobileye, que custa em média R$ 4 mil para instalação, poderia ter o valor reduzido quase pela metade se a resolução valesse para todos os equipamentos e não apenas para aqueles instalados na fábrica.

“A redução do imposto pode garantir a instalação na frota já existente e não só nos modelos mais luxuosos que saem das fábricas com o equipamento. Os consumidores também ficam mais protegidos se mais veículos tiverem o equipamento instalado para evitar acidentes. 

Até mesmo os motoristas de aplicativos, como Uber e táxis teriam mais acesso, gerando uma maior segurança para os passageiros”, destaca Celso Gitelman, CEO da FFTech, representante oficial e exclusivo da Mobileye no Brasil.

ASSISTA O VÍDEO:

Lançada em 1999, a Mobileye, é uma startup israelense que foi adquirida pela Intel por U$ 15,3 bilhões em 2017, uma das maiores aquisições do mercado de tecnologia. A empresa é líder global no desenvolvimento de visão artificial, machine learning, análise de dados, localização e mapeamento de tecnologias para os Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista (ADAS) e soluções de condução autônoma.


A tecnologia Mobileye está integrada em mais de 50 milhões de veículos de diferentes modelos nas principais montadoras do mundo e aos sistemas já existentes para gestão de frotas. A Mobileye é líder no desenvolvimento da tecnologia do carro autônomo.

O dispositivo também oferece uma versão direcionada para veículos de grande porte, como ônibus. O Mobileye Shield+ funciona por meio de sensores instalados na parte frontal e em pontos estratégicos do ônibus, cobrindo pontos cegos, e fornecendo avisos para a prevenção de colisões. Ao analisar situações multivariáveis e interagir com os motoristas, por meio de alertas, o sistema calcula ainda a distância mais segura para prevenir impactos.

Onde encontrar o Mobileye
Comercializado, com  sucesso, desde o início de 2019, nas principais empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros do país, o Mobileye foi apresentado oficialmente, em outubro do ano passado,  na 22ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), em São Paulo, onde foi uma das principais atrações tecnológicas do evento.

Agora, o Mobileye, que diminui sensivelmente os acidentes de veículos no trânsito e nas estradas, pode ser adquirido também por proprietários particulares de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, em qualquer parte do país.

Quanto mais aparelhos, com a sua tecnologia, instalados no Brasil, menores serão as chances de ocorrer acidentes corriqueiros ou mais sérios. Assim, caso tenha interesse em adquiri-lo, entre no site da www.fftechbr.com.br. Ou então, ligue diretamente para FFTech: (11) 5085-5400

A FFTech é uma empresa brasileira que elabora projetos integrados de redução de colisões e mortes no trânsito com a tecnologia Mobileye, contribuindo decisivamente para a redução de situações de perigo nas vias rodoviárias e urbanas de todo o Brasil.
É a representante oficial e única da Mobileye no país.

ASSISTA O VÍDEO



Serviço:
FFTech (Distribuidor oficial no Brasil da Mobileye An Intel Company):
Endereço: Rua João Adolfo, 118 – 6º andar – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 5085-5400
Site Mobyleye / Autonomous Driving & ADAS (Advanced Driver Assistance Systems: www.mobileye.com

sexta-feira, 27 de março de 2020

Visite nesta época de quarentena o Museu da Mercedes-Benz. Tour virtual mostra a história da mobilidade e a cultura automotivas. Área destinada aos clássicos da marca ganha destaque





O Mercedes-Benz Museum, que reúne 160 veículos e um total de 1.500 exposições em um edifício que esbanja detalhes arquitetônicos, oferece visitas virtuais ao seu acervo. A atração, que recebe mais de 800.000 visitantes de todo o mundo a cada ano, possibilita novas experiências em ambientes virtuais, graças aos avanços tecnológicos que criam novos formatos de entretenimento. Uma visita ao museu, localizado em Stuttgart, agora é possível sem sairmos das nossas casas.
Tour no website do museu
Um passeio pelos 16.500 metros quadrados da exposição pode se estender a até cinco quilômetros. Na visita virtual ao site do Museu, são necessários apenas alguns cliques para garantir uma experiência pelo universo automotivo da marca. O site traz informações e fotos em 360 graus de todas as sete salas e cinco coleções com seus veículos (http://mb4.me/Rundgang).
Cada visita ao museu é uma experiência única. Nesta, os visitante contam com uma perspectiva que documenta a história do automóvel com vários protagonistas. Uma delas é Jutta Benz, que tem uma conexão especial com o Museu, pois é a bisneta do inventor do automóvel Carl Benz e sua esposa Bertha (http://mb4.me/JuttaBenz).  Bernd Mayländer, que dirige o safety car na Fórmula 1 há vinte anos (http://mb4.me/BerndMaylaender2) também tem sua participação. A série continua com o Dr. Ulrike Groos, diretor do Kunstmuseum Stuttgart (Museu de Arte de Stuttgart), Gorden Wagener, diretor de design da Daimler AG e Benedikt Weiler, curador do Mercedes-Benz Museum.
Tour interativo no Instagram
Os guias do Mercedes-Benz Museum têm inúmeras histórias para contar sobre as exposições, sejam elas intinerantes ou permanentes, assim como da própria arquitetura do icônico prédio situado no coração de Stuttgart. Eles compartilham suas narrativas  e fatos surpreendentes com os visitantes em um tour pelo Instagram. 
Há histórias sobre os destaques da exposição permanente (http://mb4.me/MuseumTour), bem como sobre a atual exposição especial "40 anos de Mercedes-Benz G-Class" com fatos fascinantes sobre o lendário veículo de cross-country (http://mb4.me/40Jahre_G_Klasse). Outros tours interativos adicionais estão sendo preparados para o Instagram do Museu @mercedesbenzmuseum.

Tour com filmes no YouTube
Em seu tour de descoberta pelo Museu, o bem-sucedido YouTuber Shmee150 apresenta cinco fatos pouco conhecidos sobre a Mercedes-Benz no formato de realidade virtual de 180 graus: http://mb4.me/Top5. Os espectadores também podem olhar ao redor do museu por meio do ponteiro do mouse ou movendo seu smartphone.
Para aqueles que desejam passar mais tempo conhecendo todo o conteúdo, está disponível uma excursão inteira que mostra o Mercedes-Benz Museum à noite. O filme foi realizado no decorrer do evento “Night at the Museum”, com blogueiros e influenciadores que tiveram permissão para permanecer no museu durante a noite (http://mb4.me/Nachts_im_Museum).
Mercedes-Benz Classic em grande variedade
O Mercedes-Benz Classic oferece uma grande variedade de formatos digitais. ALL TIME STARS, os arquivos e a coleção, o Classic Center, os clubes oficiais da marca e muito mais fazem parte dele. O site https://www.mercedes-benz.com/en/classic/ proporciona uma visão geral.
Guia e questionário
Os canais digitais incluem outras opções conectadas aos automóveis clássicos da marca. Com o questionário "Qual carro clássico combina com você?" disponível em http://mb4.me/Quizz,  são necessários apenas alguns cliques para que os visitantes descubram qual carro dos sonhos, dos aproximadamente 135 anos de história da Mercedes-Benz, combina com você. O guia "Qual clássico para quem" fornece uma visão geral com exemplos (http://mb4.me/Ratgeber).
Material de leitura digital
O aplicativo Mercedes-Benz Magazine para dispositivos móveis convida os usuários um momento de leitura e relaxamento. Este aplicativo possibilita a leitura gratuita da Revista Mercedes-Benz Classic Magazine e de todas as outras revistas da marca. O aplicativo está disponível para Android em http://mb4.me/MercedesMagazin_android  e para iOS, o conteúdo está  disponível  em http://mb4.me/MercedesMagazin_iOS.

Porsche: fenômeno de vendas do setor automotivo.




Porsches seminovos, como o Boxster, praticamente não desvalorizam: consumidor compra, usa e não perde dinheiro; modelos clássicos, como 911, chegam a valer mais do que os carros 0 km, atingindo cifras milionárias em lojas de usados premium, como na Wish Motors, uma das principais em São Paulo

No setor automotivo, algumas regras são bem conhecidas: carro zero vale mais do que usado e os seminovos continuam perdendo valor de mercado com o tempo. Mas existe uma exceção: a marca Porsche. Os veículos alemães são objetos de desejo em todos os sentidos. 

Enquanto o mercado de novos tem crescimento acelerado, o setor de seminovos atrai cada vez mais apaixonados pela marca. São consumidores que buscam pronta-entrega e veículos com baixíssima (ou nenhuma) desvalorização, como os modelos Boxster. Alguns seminovos da marca chegam a custar até mais do que o veículo 0 km, como os modelos 911 da década de 1990.


“O Porsche é um caso atípico do mercado de seminovos. Com fila de espera de até oito meses nas concessionárias, como para o modelo Boxster 0 km, o seminovo tem demanda grande e alguns chegam a ser mais caros do que os novos”, explica Pietro Consolini, sócio-diretor da Wish Motors, loja de veículos super premium seminovos, em São Paulo.

Em 2019, a marca Porsche cresceu quase 27% nas vendas no Brasil. Foram 1.849 veículos novos no ano passado diante de 1.457 em 2018, segundo dados da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores). 

Com o aquecimento do segmento de novos, o mercado de seminovos super premium também foi impulsionado. Por conta da longa espera nas concessionárias, um modelo Boxster 2019 chega a valer mais do que um 0 Km. Já modelos 2017 e 2018 têm baixíssima desvalorização.

Um Boxster 2017 à venda na Wish por R$ 320 mil custa R$ 360 mil 0 km na concessionária. Outro exemplo é o modelo Cayman, que chega a ter ágio no seminovo. Na Wish, um modelo Cayman, que custou R$ 404 mil na concessionária, está sendo oferecido por R$ 439 mil na loja. “Teve ágio”, diz o sócio-diretor da loja de São Paulo.


O design tradicional da marca, com pouquíssimas variações, é outro ponto fundamental do “fenômeno Porsche”, pois não desatualiza os seminovos. “Se olharmos um 911 antigo e um novo, são muito parecidos. Sabemos o modelo, mas não sabemos o ano”, destaca Pietro Consolini.

Já os carros clássicos, de coleção, são objetos de desejo dos apaixonados da marca e têm valores acima do mercado de novos por conta da exclusividade. Um Porsche 911 ano 1995, por exemplo, é vendido por R$ 600 mil. A versão 0km, 25 anos mais nova, custa R$ 520 mil na revenda. 

“Os Porsche da década de 1990 são muito exclusivos no Brasil, existem pouco mais de 30 carros no País. Na Wish vendemos um 911 Turbo 1993 por mais de R$ 2 milhões”, revela Pietro.

Comprador de seminovo
O empresário e jornalista Lucas Litvay, 38 anos, optou por um Porsche seminovo por uma série de razões. Apaixonado pela marca desde cedo, comprou um Boxster 2014 no ano passado depois de muita pesquisa. 


A fila de espera na concessionária foi um dos motivos por escolher o seminovo, que mandou buscar de caminhão-cegonha em Salvador. “Queria um modelo branco, com interior caramelo e pinças de freio vermelhas. Só tinha 1 carro deste à venda no Brasil, na Bahia”, comenta Litvay.

Além do design clássico, outra vantagem é zelo do antigo proprietário com o carro. “Comprei com apenas 11 mil quilômetros rodados e ganhei até a capa de proteção de presente. Quem compra um carro deste, cuida com carinho”. Sem revelar o preço, conta que pagou 20% a menos do que um 0km, no modelo conversível que usa para passear e viajar. 

“Gosto de baixar o teto, sentir o vento e o ronco do motor. Se quer curtir este verão com um Porsche conversível tem que partir para o seminovo”, brinca. E apesar de um mercado tão aquecido, Litvay não deixou de pechinchar no preço. “Consegui tirar só R$ 5 mil, que foi o custo do transporte”.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Coluna Fernando Calmon: Veja o que cada uma de três SUVs escolhidas oferece e tire sua conclusão



Coluna                        
Fernando Calmon 


Nº 1.090 — 26/3/20




O QUE CADA UM DE TRÊS
SUVS TEM DE MELHOR


Apesar de graves problemas da Covid-19, o mercado de veículos este ano vai voltar (ver abaixo, em Alta Roda, opinião semelhante da Fenabrave). Alguns economistas falam ainda no primeiro semestre, outros preveem só no segundo. Então, está na hora de refletir sobre os lançamentos mais recentes e como se dará a disputa pela liderança.

Um dos segmentos mais competitivos é o de SUVs compactos. Estreia do novo Tracker promete acirrar a briga pela preferência dos compradores. Liderança do Renegade (alcançada em 2019 pela primeira vez) está cada vez mais apertada pelo T-Cross. 

Balanço da primeira quinzena deste mês mostra o produto da VW com apenas 72 unidades vendidas a mais que o da Jeep. Mas, no acumulado de 2020, este conseguiu liderar por 893 unidades, 7% à frente.

Apresento, então, um comparativo triplo das versões de maior preço e completas com as exclusividades de cada uma em relação ao produto mais novo, o Tracker. Neste caso, trata-se de um duelo de excelência para valorizar também o que está mais próximo dos padrões internacionais.

A começar pelo Chevrolet, que impôs algumas surpresas aos adversários. Veja seus itens exclusivos:
Conectividade de nível quatro (internet 4G e wi-fi a bordo, pareamento de dois celulares simultaneamente e até sete conexões por wi-fi, além de informação de trânsito em tempo real), sistema de concierge remoto (OnStar), frenagem autônoma de emergência (funciona de 8 a 80 km/h, mas não detecta pedestre, bicicleta e moto) com aviso anticolisão, alertas de ponto cego, carregamento de celular por indução (sem fio) e motor mais econômico.

O Jeep defende sua liderança por ser o único com motor Diesel e mais potente (170 cv), tração 4x4, câmbio automático de nove marchas, sete airbags, rodas de 19 pol. de diâmetro, freio de estacionamento eletromecânico (sem função de autoimobilização), ar-condicionado de duas zonas, faróis de neblina, freios traseiros a disco, monitor de pressão de pneus e tanque de combustível de 60 litros.

Já o SUV da VW reúne atributos mais numerosos entre série e opcional: motor turbo com injeção direta e o mais potente entre os flexíveis, frenagem automática (apenas em pós-colisão), freios a disco nas rodas traseiras, faróis de neblina, parafusos antifurto nas rodas, quadro de instrumentos digital, GPS, manual cognitivo, sistema de som premium, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, borboletas para troca de marchas, rebatimento elétrico automático dos retrovisores, porta-luvas refrigerado, encosto rebatível do banco dianteiro do passageiro, iluminação ambiental em LED, banco do motorista com regulagem lombar e pintura bicolor.

A decisão de quem compra depende de outros vários fatores, individuais ou associados, como preço-benefício, tamanho do porta-malas, espaço interno, motor mais econômico ou potente, custo de manutenção e valor de revenda, só para citar alguns. 

O Tracker surpreendeu também pelo preço muito competitivo. Porém, dependendo da versão, o T-Cross destaca-se por oferecer três primeiras revisões gratuitas e uma cesta de peças mais barata em colisões de baixa velocidade (padrão Cesvi).

ALTA RODA

FECHAMENTO temporário das fábricas, em razão do coronavírus, levou ao adiamento da estreia de alguns modelos importantes previstos para este semestre. Picape Fiat Strada, hatch Peugeot 208 e SUV compacto VW Nivus terão outras datas, condicionadas ao fim da quarentena. Ranger Storm, contudo, chega em abril. Ainda há dúvida sobre data da Amarok mais potente.

EM MEIO ao pessimismo geral sobre os efeitos da crise econômica, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., procura reverter o desânimo. Ele acredita que o ano de 2020, em termos de vendas de veículos (incluindo motocicletas), não será negativo. Ainda assim, o crescimento sobre 2019 ficará muito abaixo dos 9% previstos inicialmente.

VÁRIAS marcas de produtos importados, entre elas Audi, BMW e Kia, decidiram flexibilizar os prazos e quilometragens de revisão preconizados, sem afetar a garantia do produto. Ocorrerá durante o período em que há recomendação para manter os carros parados ou utilizados apenas em deslocamentos curtos e de urgência. Seria ideal que todas tomassem a mesma iniciativa.

EFEITOS fortemente deflacionários começam a surgir. Locadoras baixaram os preços de aluguel de carros usados por motoristas de aplicativos. Ação deve se estender agora a seguradoras. Como há movimentação baixíssima no trânsito, a startup Thinkseg, que cobra tarifas por quilômetro rodado (sistema Pague pelo Uso), resolveu cortar os preços entre 30% e 40%.

RECOMENDAÇÕES da Nissan, no momento de higienização interna de veículos com alcoolgel ou produtos semelhantes, apontam para locais que eventualmente podem ser esquecidos: botões de regulagem dos espelhos retrovisores, tela do sistema multimídia, alças de teto e colunas (estas mais comuns em picapes), bancos e descança-braços nas portas e entre os bancos.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Rossi & Zorzanello | Impacto do coronavírus no setor de eventos.




Enquanto empresa gramadense que teve papel decisivo no incremento e desenvolvimento turístico de nosso município, nos solidarizamos com o  momento atual e agimos com responsabilidade social. As medidas de prevenção para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) são fundamentais para garantir nosso principal ativo, a vida. A saúde de nossa população e visitantes é prioridade. Porém, sabemos que tudo isso trará um impacto inestimável para a economia global e, consequentemente, para o setor de eventos. Estamos há mais de três décadas atuando neste mercado, onde nos tornamos referência e seguimos lutando pela reinvenção da cadeia. Porém, em situações como esta, precisamos ser responsáveis. 

Por esse motivo, cancelamos um de nossos eventos e transferimos outros três para o segundo semestre, acreditando que o cenário esteja normalizado até lá. O Chocofest na Magia da Páscoa, que ocorreria em Nova Petrópolis/RS, teve de ser cancelado atendendo a recomendações de saúde. Já o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, o Aluno Nota 10 e o Aniversário da Sociedade Recreio Gramadense, realizados em Gramado/RS, estão confirmados para o segundo semestre - assim como o Festuris, que ocorrerá em novembro. 

Procuramos reduzir ao mínimo os impactos da não realização dos eventos, reforçando o compromisso que temos com a sociedade, fornecedores, clientes, parceiros e patrocinadores. O cancelamento dos eventos do primeiro semestre é tão difícil e trabalhoso quanto a sua organização. Além disso, são dolorosos e modificam todo um planejamento. Mas, por outro lado, estamos preservando vidas que, ali na frente, serão essenciais para a retomada do crescimento. 

Temos certeza que faremos grandes eventos neste ano. Viemos fortes e preparados, pois são nas grandes crises que surgem as grandes ideias e soluções. A Feira Internacional de Turismo de Gramado, nosso querido Festuris, continuará contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da atividade turística - tão essencial para a recuperação da economia brasileira. A guerra travada contra o coronavírus fará com que toda a cadeia do turismo se reinvente, exigindo que todo mundo ceda um pouco. Não devemos olhar apenas para os nossos negócios, a longevidade de todos depende do esforço coletivo. Será um momento de muita doação para conseguirmos resolver o caos criado pela doença. 

Com esta interrupção, o mundo nos pede para parar, pensar e refletir. Será um tempo de reconstrução, mas, com o esforço e união de todos, vamos vencer essa batalha. Estamos convictos que o isolamento de hoje nos aproximará amanhã. Gramado sairá deste momento mais forte, encantadora e certamente com muitas novidades. Trabalho e capacidade de se reinventar são duas das características de nosso povo. Logo queremos recebê-los novamente em nossa linda cidade, com a ternura e o calor humano de sempre.


Marta Rossi e Eduardo Zorzanello
CEO’s da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos

quarta-feira, 25 de março de 2020

Com motores turbo, 1.0 e 1.2, flex, a nova Chevrolet Traker prima pela economia, conforto. A SUV tem novo design, mais segurança, conectividade, em cinco versões, a mais barata, R$ 82 mil, com câmbio manual, e as demais, com câmbio automático, com preços a partir de R$ 89.900






São Caetano do Sul - O Novo Tracker da Chevrolet chega completamente atualizado e seu novo conjunto antecipa tendências nos quesitos mais valorizados pelo consumidor: design, segurança, conforto, conectividade e desempenho.

"O Novo Tracker é SUV de série. Inova por entregar tudo aquilo que o consumidor realmente valoriza, sem precisar fazer renúncias. Traz porte de SUV de verdade e oferece tecnologias que tornam o dia a dia bem mais prático e seguro, como o Wi-Fi e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência", explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. O modelo conta com outro importante argumento: é SUV Flex mais econômico. Tanto na cidade como na estrada, de acordo com o Inmetro.

O Novo Tracker chega com duas opções de motorização turbo (1.0T e 1.2T), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).

Para a carroceria há um leque com sete opções de cores, incluindo a de lançamento Azu[´p1l Power, exclusiva do modelo topo de linha.

Design com a mais pura essência de um SUV
O Novo Tracker mescla robustez, esportividade e elegância. Cresceu em comprimento (12 mm) e na largura (15 mm), enquanto a altura foi ligeiramente reduzida para dar proporções mais contemporâneas.

Começando pela lateral, é possível notar a silhueta extremamente dinâmica pautada pela aerodinâmica. Descendo os olhos, observa-se que o Novo Tracker ganhou uma terceira janela na coluna C, ampliando a visibilidade em manobras.

Pouco mais embaixo, há uma linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas. Os vincos acentuam o estilo atlético que definem o design do SUV da Chevrolet. Também trazem um efeito de luz e sombra muito interessante com o propósito de valorizar a personalidade única do modelo.

A parte inferior da carroceria foi uma das que recebeu maior atenção dos designers. Ela reforça o aspecto de robustez do veículo. Toda a base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que acentua a distância do veículo em relação ao solo. 


No centro, a peça é trabalhada com elementos tipo 3D típica dos veículos utilitários. Também tem caráter funcional, pois ajuda a proteger a lataria. Outro ponto marcante fica por conta do formato mais quadrado das caixas de roda.

O Novo Tracker vem equipado com rodas de alumínio de série. Na versão Premier elas são de 17 polegadas com superfície usinada, fundo cinza metálico e aros "flutuantes" cromados para combinar com outros acabamentos em mesmo tom. As rodas trazem cinco parafusos para, além de maior poder de fixação, permitir uma perfeita harmonização.

Vem com faróis Full LED. Seus projetores para luz baixa e alta têm poder de iluminação de duas a três vezes maior que sistemas tradicionais. Os faróis trazem ainda luzes de condução diurna (DRL) e um inovador sistema de luz auxiliar lateral que amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas. A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado.

O Novo Tracker chega com a mais recente linguagem de design dos SUVs globais da Chevrolet. O capô é marcado por vincos para dar maior rigidez à peça. A grade superior é mais estreita e acomoda a gravata dourada, enquanto a inferior é mais larga para ajudar na refrigeração do motor, com destaque para o formato estilizados das aletas. Já na base do para-choque há um aplique em cor diferenciada.

Na versão Premier existem LEDs também nas lanternas traseiras, agora bipartidas. À noite, criam uma espécie de assinatura luminosa que facilita a identificação do veículo. Como cada uma das partes conta com múltiplos LEDs, o efeito luminoso é idêntico ao de veículos premium, agregando charme até mesmo quando apagadas.


A tampa traseira foi completamente redesenhada, seguindo o mesmo padrão estético das demais superfícies. Para valorizar os vincos da área central e o logo Chevrolet, o suporte da placa do carro foi deslocada para o para-choque, que acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor, que, como na parte dianteira e o rack de teto, vem pintado em cor diferenciada. São detalhes como estes que ajudam a acentuar o espírito aventureiro do carro.

Para aquele cliente que valoriza um toque de personalização ou quer enfatizar a personalidade SUV do Novo Tracker foi desenvolvido um pacote de acessórios com mais de 30 peças exclusivas.


Interior tecnológico, espaçoso e requintado
As maiores dimensões externas combinadas com o entre-eixos 15 mm alongado e a redistribuição dos elementos mecânicos refletiram em um maior aproveitamento do espaço interno. 


Outro aspecto que chama a atenção dos ocupantes é a combinação de formas, cores, materiais e texturas da cabine do Novo Tracker. O resultado é um ambiente extremamente aconchegante e de aspecto sofisticado.

Os traços horizontalizados reforçam a sensação de amplitude do painel, que está mais largo e foi levemente rebaixado para dar uma maior sensação de domínio da direção. 


O design da peça foi pensado para a melhor visualização dos instrumentos pelo motorista. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal, por exemplo, que é o grande protagonista e, assim como toda a porção central do painel, fica levemente inclinada para facilitar o acesso aos comandos.

O quadro de instrumentos é bastante moderno e de fácil leitura, concentrando as informações mais relevantes. O velocímetro e o conta-giros contam com grafismos exclusivos e ponteiros iluminados por LEDS. 




No meio há a tela de TFT colorida, que exibe o nível de combustível e quais ocupante traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados. Ali fica também o visor do computador de bordo de até 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.

As partes que o motorista mantém maior contato receberam atenção especial dos designers. O principal deles é o volante, que garante boa empunhadura e permite ajustes de altura e profundidade. Sua base reta foi pensada para dar maior liberdade no embarque e desembarque, além de agregar esportividade.


O volante conta ainda com uma série de teclas. Nas do lado esquerdo ficam os comandos do limitador de velocidade e do controlador de velocidade de cruzeiro, enquanto que nas do lado direito estão os botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.

O acabamento interno das portas está totalmente integrado com o do painel, com linhas e materiais que criam um aspecto de continuidade. Destaque para acabamento em dois tons (Preto JetBlack e Azul Captain) na versão Premier. Além da bela trama da cobertura dos alto-falantes, chama a atenção o puxador de porta de alça larga alusivo ao universo dos autênticos SUVs.


Assim como o volante, o apoio de braço do console central também é revestido com material agradável ao toque. À frente há porta-objetos com um interessante suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação. 



A bela manopla da transmissão e o carregador wireless também ficam apoiados sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado, da tecla que permite a desativação do sistema Stop/Start, e os botões das travas das portas e do assistente de estacionamento.
Logo acima ficam as saídas de ar do sistema de refrigeração, que contam com formatos personalizados e molduras em cinza acetinado no 
melhor estilo "high-tech".

Outro elemento de estilo marcante da cabine são os bancos extremamente confortáveis. Os dianteiros são do tipo envolventes com apoios nas laterais e revestidos em material premium nas versões mais sofisticadas. Costura pespontada e detalhes personalizados típicos de produtos executados por artesões são exclusividades do modelo topo de linha Premier.


Os ocupantes traseiros também viajam com muito conforto. São igualmente beneficiados pelo aumento das dimensões, principalmente para a área das pernas (+74 mm), ombros (+46 mm) e cabeça (+19 mm). 


No Novo Tracker, os assentos são do tipo anfiteatro, ou seja, quem viajam atrás senta em um patamar mais alto para melhor visibilidade. O encosto de braço central é basculante e conta com porta-copos. 

A comodidade é complementada por compartimentos no dorso do banco dianteiro e nas laterais das portas. A variedade de formatos desses espaços garante a acomodação de objetos de diferentes como garrafas, eletrônicos, livros, brinquedos.

A sensação de espaço interno e de liberdade ganham uma outra dimensão com as janelas extras laterais e a opção do teto-solar panorâmico, que ampliaram a área envidraçada do carro em até 15%.


Outra grande evolução do novo SUV da Chevrolet está no compartimento de bagagem 30% maior. Ele se aproxima agora dos 400 litros de capacidade. Um recurso interessante é que a base agora pode ser ajustada em dois níveis de altura. No mais baixo, o usuário amplia a área de transporte em 36 litros. Já com a bandeja no nível mais alto, cria-se uma espécie de superfície plana quando o encosto dos bancos é rebatido, o que facilita a acomodação de objetos compridos ou pesados.

Segurança e comodidades sem concessões
O segmento dos SUVs compactos é o que mais cresce em volume, atraindo consumidores dos mais diversos perfis. Apesar de o estilo parrudo e do porte avantajado aparecerem como razões de compra, existem outras características valorizadas.

Enquanto clientes que migram de veículos de entrada costumam preferir SUVs mais econômicos e com bom desempenho, aqueles acostumados a automóveis de passeio maiores e mais confortáveis prezam por SUVs que ofereçam sofisticação e tecnologias inovadoras de segurança e conectividade.




De acordo com clínicas de mercado promovidas pela GM com consumidores, o Novo Tracker mostrou ser o único em sua categoria a oferecer um conjunto abrangente que atenda de forma equilibrada todos os quesitos mais desejados.

No caso dos SUVs da concorrência, os clientes consideraram ao menos um grave desapontamento, entre eles a falta de espaço para bagagens, acabamento interno, escassez de equipamentos de série, baixa performance do motor, desenho ultrapassado, rede de assistência técnica escassa.


Aliás a estrutura do veículo é completamente nova. O modelo conta agora conta maior percentual de aços de alta resistência e mais uma série de tecnologias que contribuem para que o veículo tenha, no segmento, o mais abrangente pacote de itens de proteção aos ocupantes.

São seis airbags, cintos de segurança dianteiros com sistema de pré-tensionadores, controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões, assim como recursos altamente tecnológicos que otimizam a performance do veículo.

O sistema de freios do Novo Tracker é um dos mais eficientes da categoria e conta com diversos recuros:

- Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento. O carro é capaz de identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade de uso do equipamento é mais intensa. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.

- Mais um mecanismo interessante refere-se à atuação do sistema de freio em curvas. O veículo analisa constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro inclusive em condições cotidianas de uso, antes de situações consideradas extremas, quando existe a necessidade de intervenção do sistema eletrônico de estabilidade.

- O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.


- Outra novidade é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Um recente estudo interacional mostrou que este tipo de tecnologia é capaz de evitar até metade das colisões frontais de trânsito. 

Uma câmera localizada no alto do para-brisas faz o monitoramento visual, enquanto sensores ultrassônicos fazem a leitura a fim de detectar a aproximação de algum outro veículo à frente. 



Primeiro, o Novo Tracker alerta o condutor por meio de um alarme sonoro e de um feixe luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.

O pacote de segurança do Novo Tracker ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.

Outra tecnologia exclusiva do Novo Tracker no segmento é o serviço de telemática avançada OnStar. Ele foca em dois pilares: segurança e proteção.

Proteção, pois, caso o carro seja roubado, o sistema é capaz de localizar o veículo e até forçar a sua parada para auxiliar na recuperação por parte da polícia. Em relação a segurança, um dos serviços é o de resposta automática em caso de acidente. 


Numa batida com deflagração dos airbags, o carro irá enviar um sinal à central de atendimento para que faça contato com os ocupantes via um canal telefônico exclusivo e, se necessário, providencie socorro adequado.

O Novo Tracker também se diferencia pela extensa lista de itens complementares de conforto e comodidade -- muitos deles comuns apenas a veículos de categoria superior.

São itens que facilitam o dia a dia do usuário, como o assistente de estacionamento semiautônomo para vagas paralelas e perpendiculares. O sistema é capaz de girar o volante sozinho e ajudar a encaixar o veículo até mesmo em vagas mais apertadas. As instruções são passadas ao motorista na tela do veículo.

O conceito de "Smart SUV" se faz presente através do sensor de chuva, que aciona e ajusta automaticamente a intensidade de varredura dos limpadores conforme a condição climática e a velocidade de cruzeiro do veículo. Já o sensor crepuscular aciona automaticamente os faróis quando a luminosidade natural fica reduzida.

Ainda dentro dessa lógica de automação tem a chave inteligente. Ao se aproximar do carro, mesmo que com a chave dentro do bolso, o veículo identifica o usuário e permite o destravamento das portas e o acionamento da ignição por botão. A chave eletrônica é um item de série desde a versão LT e permite comandar remotamente a abertura e o fechamento das janelas.

O Novo Tracker também pode vir equipado com retrovisor eletrocrômico, no qual o espelho se escurece temporariamente para evitar ofuscamento da visão do motorista enquanto um veículo logo atrás trafega com a luz alta ou desregulada, por exemplo. O ar-condicionado digital está mais eficaz e pode ser comando pela tela do Mylink.


A melhor definição de performance
O desenvolvimento mecânico do Novo Tracker foi pautado pela melhor relação entre prazer ao dirigir, eficiência energética e baixo custo de manutenção. A fórmula encontrada pelos engenheiros da GM para alcançar este perfeito balanço foi o investimento em tecnologias inovadoras.

A dirigibilidade é fruto da adoção de uma arquitetura modular completamente nova e otimizada para as características do modelo. Apesar da carroceria estar maior, o carro ficou até 144 kg mais leve que a geração anterior, o que contribui bastante para os avanços em dirigibilidade.

O eixo traseiro agora tem perfil fechado e 8,5 kg a menos, trazendo maior controle dinâmico do veículo, enquanto uma estrutura avançada do chassi - inédita na categoria -- agrega maior rigidez e permite um ajuste mais fino da suspensão. Destaque também para a perfeita calibração da direção, que mescla esportividade e conforto em proporções que variam conforme a situação de rodagem.

Tudo isso se soma aos avanços no processo produtivo. O SUV passa a ser feito na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) dentro já do conceito de Indústria 4.0, que agrega principalmente produtividade e qualidade na execução.


Em relação ao ponto da eficiência energética, o Tracker inova mais uma vez no que se diz respeito ao downsizing.

O novo modelo estreia com uma nova família de motores turbo que o deixam até 17% mais econômico. Índices que posicionam o modelo como o Flex mais econômico do seu segmento mesmo em condições combinadas de uso, apontam as médias do Inmetro.

São duas opções de propulsores ECOTEC três cilindros: 1.0T (16,8 kgfm e 116 cv) e 1.2T (21,4 kgfm e 133 cv), esta última disponível exclusivamente com transmissão automática.

Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos, números impressionantes levando em consideração o tamanho do veículo. Com transmissão automática as médias de consumo do Novo Tracker 1.0T são 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente.


Já o modelo 1.2T percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).

Quanto ao comportamento em acelerações e retomadas de velocidade, o Novo Tracker 1.0T se destaca em relação a outros modelos turbinados ou a modelos até 1.8L aspirados. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9s.

Para quem busca um SUV mais potente, a Chevrolet oferece o Novo Tracker 1.2T, que tem desempenho semelhante a rivais com motor 2.0L aspirados, por exemplo.

Outra vantagem dos motores do Novo Tracker é que eles trabalham numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um maior silêncio a bordo. As duas opções de propulsores contam com o que há de mais atual em termos tecnológicos no segmento, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria:

- O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão;

- Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;

- Optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Outro do segredo da excelente performance do Novo Tracker está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática.

"Enquanto a geração anterior atuava na faixa de preços mais alta do segmento, o Novo Tracker estreia configurações inéditas que, além de garantir uma cobertura mais ampla, o colocam na porção do mercado com maior perspectiva de crescimento", explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

"Os Novos Tracker 1.0T e 1.2T vêm para completar o portfólio de SUVs e crossovers da Chevrolet, que tem o Spin Activ7 (sete lugares) de um lado e o Equinox 1.5T e o 2.0T do outro. E para quem busca um 4x4 TurboDiesel temos o Trailblazer", completa.

Tendo em vista que o crescimento do segmento de SUVs compactos vem de modelos mais acessíveis e que o baixo custo de manutenção é um quesito relevante para este consumidor, a Chevrolet desenvolveu um produto pensado para ser o melhor neste ponto também.

O Novo Tracker, por ter uma família de motores mais compacta e eficiente precisa de menor quantidade de óleo e velas, por exemplo. Além disso, componentes mecânicos foram reposicionados e/ou otimizados para que o tempo necessário para a execução dos serviços fosse drasticamente reduzido. 

Tudo isso resultou em uma redução de mais de 20% no custo de manutenção do carro. Dessa forma, o Novo Tracker passa a ter valores de revisão programada até 60 mil km tão acessíveis como os de hatches populares.

O primeiro SUV com conectividade nível quatro
O Novo Tracker chega com um importante diferencial competitivo: é o primeiro SUV do mercado a alcançar o quarto nível de conectividade, o mais alto disponível até então. Lembrando que este é o quesito tecnológico que mais encanta o consumidor moderno.

A Chevrolet, aliás, liderou os três primeiros estágios evolutivos da conectividade, iniciado com o Bluetooth, depois com os multimídias compatíveis com Android Auto e Apple Car Play e mais recentemente com o sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, comandar funções do veículo através de aplicativo para smartphone.

Enquanto a maioria dos concorrentes está atingindo o nível dois de conectividade, o Novo Tracker passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso do Novo Tracker, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética devido ao sistema genuinamente integrado ao veículo.

"Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel", diz Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade do Novo Tracker é o aplicativo myChevrolet. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível e a quilometragem, para calcular a proximidade de revisões.

Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês. Para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente tem as dicas do Smart Drive. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Tracker equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim prefira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:

- Auxílio para resgate em caso de acidente

- Assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service

- Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto

- Serviços de emergências

- Comandos remotos

Em relação a nova geração do multimídia MyLink, agora com tela ampliada para oito polegadas, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novos menus, entre eles o que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comandos por voz.

Carregador sem fio para smartphones e duas saídas USB traseiras completam o pacote de conectividade ­do Novo Tracker.

sexta-feira, 20 de março de 2020

VW suspende produção nas fábricas do País a partir de segunda-feira (23), por três semanas para proteger a vida dos trabalhadores





A VW como medida para preservar a saúde de seus empregados e familiares em decorrência do avanço da COVID-19 decidiu suspender a produção de suas unidades fabris no País a partir de 23 deste mês de março até o dia 30 deste mês de março.

Até dia 30 de março de 2020, os empregados da área administrativa continuam em trabalho remoto e os empregados da linha de produção em folgas administradas por banco de horas. 

A partir de 31 de março de 2020, os empregados estarão em férias coletivas por duas semanas. Ambas as medidas são parte das ferramentas de flexibilização previstas em Acordo Coletivo de Trabalho.

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