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domingo, 19 de abril de 2020

Aldeia Manoel Alves cancela festas tradicionais para proteger povo Krahô do contágio pelo novo Coronavírus



Principais rituais da tradição Krahô estão canceladas neste ano

Ritual Ketuwayê, que ocorreria neste final de semana, e mais duas festas, todas com presença de turistas confirmada pela Tekoá Brasil, não serão realizadas em 2020.


O povo Krahô é reconhecido como o mais sorridente entre as etnias indígenas brasileiras. “Amji kin” é a expressão que traduz este estado de felicidade, vivenciado ao longo do ano por meio de várias festas e rituais para celebrar a colheita, o crescimento das crianças, os antepassados e outros momentos. Porém, em 2020, todas as atividades festivas da Aldeia Manoel Alves estão canceladas, em função da pandemia do novo Coronavírus, decisão que vem sendo adotada por outras aldeias.


De acordo com o cacique Roberto Krahô Cahxêt, a primeira morte provocada pela Covid-19 na Capital do Estado do Tocantins, Palmas, no último dia 14 de abril, trouxe muita apreensão aos indígenas, que já estavam montando guaritas para impedir o fluxo de pessoas não autorizadas na Reserva Indígena Krahô, localizada entre os municípios de Itacajá e Goiatins. 


A restrição do acesso segue a orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), como forma de evitar a disseminação do vírus nas aldeias do País, uma vez que essas populações se encontram no grupo de risco de contaminação. 


A Aldeia Manoel Alves fica localizada a apenas 8 km do centro urbano de Itacajá, sendo a única a desenvolver atividade de etnoturismo de forma organizada, em parceria com a Tekoá Brasil. Neste final de semana ocorreria o Ritual Ketuwayê, que marca o início da educação tradicional para as crianças. Um grupo de turistas iria participar da festa, porém a Tekoá já havia cancelado a vivência. Nesta semana, as lideranças decidiram não realizar o ritual, mesmo que restrito aos indígenas.


A atriz Letícia Sabatella é uma das apoiadoras da campanha

De acordo com o cacique Roberto Krahô Cahxêt, outras duas festas, o Pemp’kahàc e a Feira Tradicional de Sementes também não ocorrerão em 2020. “Vamos programar os Amji kins para o próximo ano”, completa. 
“Hoje, a prioridade é resguardar a saúde da população Krahô”, enfatiza o diretor da Tekoá Brasil, Marcos Luz, lembrando que os roteiros voltarão a ser negociados quando a pandemia passar e a aldeia confirmar a retomada de suas festividades, já que as vivências turísticas seguem o calendário de rituais da aldeia. “Também criaremos protocolos de saúde que garantam a proteção de indígenas e turistas”, completa. 


Campanha
O etnoturismo é uma das fontes financeiras da Aldeia Manoel Alves. Para garantir a aquisição de alimentos, remédios e combustível para a comunidade neste momento de crise, a Associação Hotxwa Cia Hiken iniciou a campanha Salve Krahô. O engajamento de não indígenas à campanha, incluindo pesquisadores, empresários, artistas, como a atriz Letícia Sabatella, motivou a ampliação do projeto, que atenderá todas as aldeias. Os Krahô somam mais de 3 mil pessoas, divididas em 40 aldeias.


As doações em dinheiro podem ser feitas por transferência bancária para a Associação Hotxwa Cia Hiken.

Dados bancários:
Associação Hotxwa Cia Hiken
CNPJ 16.849.941/0001-34
Banco Bradesco (237)
Agência: 1725-6
Conta Corrente: 0086375-0
IBAN: BR71 6074 6948 0172 5000 0863 750C 1

sábado, 18 de abril de 2020

Volvo cria condições especiais de financiamento na compra de caminhões em tempos de recessão do coronavírus, mas não reduz preços



 
Carência de até seis meses e taxas especiais a partir de 0,81% ao mês são alguns dos diferenciais que a Volvo oferece aos transportadores para estimular a aquisição de caminhões novos, por meio da Volvo Financial Services, o Banco Volvo. São opções de financiamento com prazos de 24 até 60 meses, nas modalidades Finame e CDC.

Visando atender as demandas do setor de transportes e apoiar os seus clientes neste período da Covid-19, a Volvo está oferecendo por meio do seu banco de fábrica, condições especiais de financiamento nos meses de abril e maio, através de linhas BNDES, como o Finame TFB, que é um financiamento pré-fixado, livre de qualquer oscilação do mercado, garantindo tranquilidade aos transportadores.


Além da carência, que pode chegar até 6 meses, o banco está operando com taxas que variam de 0,81% ao mês para prazo de 24 meses até 0,86% ao mês para financiamento de 60 meses. Estas condições são válidas até o final de maio. “Esse é um momento em que todas as empresas buscam menor impacto possível no caixa. Além de taxas reduzidas, a carência de 6 meses é uma grande ajuda aos transportadores que necessitam de novos caminhões, mas que precisam poupar recursos agora”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil.


Opções de financiamento também no CDC
Além do Finame, o Banco Volvo também está oferecendo condições especiais para financiamentos CDC, válidas apenas durante o mês de abril. As taxas variam de 0,84% ao mês até 0,89% ao mês. A carência pode ser de até 6 meses e os prazos também são até 60 meses.

“Tanto no Finame quanto no CDC estamos operando com condições muito especiais neste mês de abril, em apoio aos clientes da marca. Neste momento de incertezas, o financiamento via Finame pré-fixado do BNDES é uma ótima opção para os transportadores. Cada cliente pode avaliar a melhor alternativa para suas operações”, assegura Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services.
As condições de Finame são válidas até o final de maio próximo e as opções de financiamento via CDC até o final deste mês de abril. A concessão do financiamento está sujeita à análise e aprovação do crédito pelo Banco Volvo e de acordo com os requisitos do BNDES para acesso às linhas de financiamento na modalidade Finame.



sexta-feira, 17 de abril de 2020

VW do Brasil lança Anuário de Responsabilidade Corporativa 2019, destacando avanços em digitalização, tecnologia, mobilidade elétrica e sustentável


São Bernardo do Campo - A Volkswagen do Brasil acaba de lançar seu Anuário 2019 de Responsabilidade Corporativa, que está disponível no site da Marca (www.vw.com.br - Acesse o ícone Planeta VW e a aba Sustentabilidade) ou clique aqui para ler agora. 

Em sua 8ª edição, o Anuário ressalta o compromisso da empresa com a sustentabilidade, transparência e responsabilidade corporativa, princípios fundamentais na estratégia da Marca, além do desenvolvimento da Digitalização como um dos pilares do negócio.

Entre os avanços está a Ofensiva de Produtos e Inovação da Volkswagen do Brasil, impulsionada com o lançamento do T-Cross, o primeiro SUV e primeiro carro 100% conectado da Marca na América Latina, desenvolvido e fabricado pela Volkswagen do Brasil.

Outro lançamento importante de 2019 foi o híbrido plug-in Golf GTE, dando início à ofensiva de elétricos e híbridos na América Latina. No que diz respeito à infraestrutura visando o desenvolvimento da eletrificação no País, a Volkswagen anunciou, junto com Audi e Porsche, empresas de energia e universidade, uma parceria para a instalação de 30 novos pontos de carregamento ultrarrápidos que vão cobrir todo o estado de São Paulo e parte dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

"O Anuário compartilha com nossos públicos de relacionamento os resultados e avanços da Volkswagen do Brasil em 2019. Foi um ano de grande evolução na construção da Nova VW e em nossa Jornada Digital. Além disso, mostrou que um time integrado e criativo é capaz de impulsionar nossa jornada rumo a resultados sustentáveis", afirmou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

A digitalização e a alta tecnologia revolucionaram a VW, desde o desenvolvimento dos veículos, com o uso de protótipos virtuais, realidade virtual e aumentada; passando pelo processo produtivo, com tecnologias da Indústria 4.0, e chegando à venda e ao pós-vendas, com a Concessionária Digital, Venda Móvel e o App Meu VW.

O Anuário também destaca que em 2020, a Volkswagen segue na consolidação de sua Ofensiva de Produtos. Além do Polo GTS e Virtus GTS, está programado o lançamento do Nivus, com o conceito 'New Urban Coupé', o primeiro modelo 100% desenvolvido no Brasil e que também será produzido na Europa. O Nivus contará com o VW Play, uma nova era em conectividade, streaming e serviços.

Acessibilidade digital - A áudio descrição é a mais nova ferramenta de acessibilidade digital do Anuário. Desde sua edição passada, a publicação já oferece outras ferramentas de acessibilidade, como a tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) feita por um avatar, aumento da fonte, alteração do contraste, destaque de links, entre outros recursos.

Fundação Grupo VW amplia oferta de conteúdos on-line e lança podcast. Objetivo é apoiar educadores, alunos e famílias durante isolamento pelo COVID-19


A Fundação Grupo Volkswagen tem a missão de promover transformações na educação e mobilizar cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento de comunidades. Assim, para apoiar educadores, alunos e famílias durante o isolamento social, indicado pelas autoridades de saúde em virtude do COVID-19, a Fundação e parceiros ampliaram a oferta gratuita de conteúdos on-line:

Vida em Movimento - o podcast da Fundação Grupo Volkswagen
Mensalmente, especialistas dialogam sobre as causas de atuação da entidade: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. O primeiro episódio acaba de ser lançado e tem como tema terceiro setor, responsabilidade social e investimento social privado.


Conhecimento que Salva Pessoas
A Fundação lançou a plataforma #ConhecimentoQueSalvaPessoas, para divulgar iniciativas inovadoras e solidárias que proponham caminhos de superação dos desafios socioeconômicos do COVID-19.

Para conhecer, acesse: https://fundacaogrupovw.org.br/conhecimento-que-salva-pessoas/

Cursos on-line para educadores e empreendedores
Em parceria com a Aliança Empreendedora, a plataforma Tamo Junto oferece cursos sobre vendas, comunicação, finanças etc., além de dicas para que os empreendedores consigam superar os desafios do novo coronavírus. 


Além disso, para educadores e gestores escolares, a Fundação e a Nova Escola disponibilizam formações on-line sobre mobilidade urbana e aprendizagem baseada em projetos.

Saiba mais sobre os cursos em: https://bit.ly/39LNMms
Conteúdos pedagógicos
A Fundação ampliou o oferecimento de conteúdos pedagógicos em seu portal. São cadernos, apostilas, e-books, guias e materiais sobre temas como primeira infância, mediação de leitura e brincadeiras para todos. O site também traz aplicativos e jogos sobre mobilidade urbana e patrimônio artístico-cultural brasileiro. Além disso, em parceria com a ONG Mais Diferenças, um conjunto de materiais utilizados no Brincar, projeto de educação inclusiva realizado com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, também foi disponibilizado para download gratuito.

Acesse no portal da Fundação: https://fundacaogrupovw.org.br/materiais-educativos/

Volkswagen inicia retomada gradual da produção





As fábricas de automóveis da marca Volkswagen devem reiniciar sucessivamente suas atividades. Primeiro, a produção será retomada nas fábricas de Zwickau e Bratislava (Eslováquia) na semana de 20 de abril. 

As demais fábricas na Alemanha e em Portugal, Espanha, Rússia e EUA devem reiniciar a produção na semana a partir de 27 de abril. Posteriormente, em maio, a produção será retomada na África do Sul, Argentina, Brasil e México. 

Ralf Brandstätter, COO da marca Volkswagen, disse: "Com as decisões dos governos federal e estaduais na Alemanha e o relaxamento das restrições em outros estados europeus, foram estabelecidas condições para a retomada gradual da produção. 

A Volkswagen se preparou intensivamente para essas etapas nas últimas três semanas. Além de desenvolver um catálogo abrangente de medidas para a proteção da saúde de nossos empregados, também avançamos com o restabelecimento de nossas cadeias de suprimentos."

A produção será retomada de acordo com a disponibilidade atual de peças, os requisitos governamentais na Alemanha e na Europa, o desenvolvimento dos mercados de vendas e os modos de operação resultantes das plantas. Independentemente destas evoluções, o cumprimento das rigorosas medidas de proteção da saúde dos empregados será sempre a principal prioridade.

Andreas Tostmann, membro do conselho da marca Volkswagen responsável por Produção e Logística, disse: "Estamos retomando a produção e a logística com uma abordagem faseada de uma maneira bem organizada. A saúde de nossos funcionários é a nossa maior prioridade. Estamos fornecendo postos de trabalho seguros e o nível máximo possível de proteção à saúde com um plano de 100 pontos. Com total consciência de nossa responsabilidade, garantimos que a economia recupere impulso e os carros deixem as fábricas mais uma vez e cheguem a nossos concessionários e clientes."

Bernd Osterloh, presidente do conselho de empresa, disse: "Nunca vivenciamos uma situação como essa antes. No entanto, sei que nossos colegas estão motivados para começar a trabalhar novamente. À luz da pandemia, precisamos adaptar nossas rotinas. Uma resposta é o nosso novo acordo sobre proteção da saúde. Com cerca de 100 medidas, mantemos o risco de infecção na Volkswagen o mais baixo possível. Isso definirá um padrão para o setor. Mas precisamos ser realistas: no início, os novos procedimentos darão lugar a dúvidas e restrições por parte de nossos colegas. Nunca desenvolvemos, produzimos e vendemos veículos nessas condições antes. É por isso que espero que nossos gestores garantam que os empregados estejam completamente familiarizados com os novos procedimentos. Reservar um tempo para responder a perguntas é mais importante agora do que os números diários de produção."

A Volkswagen Group Components já havia começado a retomar a produção gradualmente em suas fábricas em Brunswick e Kassel desde o dia 6 de abril, seguida pelas fábricas de Componentes em Salzgitter, Chemnitz e Hannover, bem como nas fábricas polonesas, desde o dia 14 de abril, para garantir suprimentos de componentes para produção de veículos na China. 


Thomas Schmall, CEO da marca Volkswagen Group Components: "A reabertura gradual de nossas plantas foi importante para abastecer de suprimentos os locais no exterior. Agora precisamos reiniciar toda a rede de produção enquanto tomamos medidas de proteção abrangentes e fornecer componentes a todas as fábricas de veículos das várias marcas. Os mesmos requisitos elevados para a proteção da saúde de nossos funcionários se aplicam a todas as nossas plantas."

Na retomada da produção, a empresa também pode recorrer à experiência adquirida com o aumento da produção em suas fábricas na China, onde um grande número de medidas consistentes de proteção à saúde foi implementado com sucesso. Até agora, 32 das 33 fábricas na China retornaram à produção. Não foram relatados casos de coronavírus entre os funcionários de lá. 


A Volkswagen continua a monitorar de perto a situação global que surge como resultado da pandemia de coronavírus. Outras ações serão baseadas, em grande parte, no diálogo e nos procedimentos do Grupo Volkswagen e nas recomendações, incluindo as do Instituto Robert Koch.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Coluna Fernando Calmon



Coluna                    
Fernando Calmon 

Nº 1.093 — 16/4/20





CARROS TAMBÉM TÊM
QUE PERDER PESO



Você certamente já ouviu falar em luta contra a balança. As pessoas desejam manter a forma física ou se adequar à estética atual em que peso a mais pode significar desleixo ou desinteresse com a saúde.

Da mesma forma a balança é um dos itens de grande importância no projeto de um automóvel a partir do zero. Isso porque peso e consumo de combustível estão intimamente ligados. 

Os números parecem desprezíveis, mas não são. Para quem costuma carregar ou esquece coisas desnecessárias no carro, a cada 50 kg o consumo de combustível aumenta em 1%.

Estudos mais recentes apontam que, para os mesmos 50 kg extras, o consumo em ciclo urbano regulamentado sobe 2% e no ciclo rodoviário, 1,6%. Se você transportar quatro pessoas de 75 kg, vai gastar mais 12% de gasolina ou etanol. 

No aplicativo Uber, modalidade Juntos, há inclusive sobretaxa na tarifa. Lembre-se disso ao voltar a guiar seu carro no dia a dia, após esse período de quarentena.
Economizar combustível é palavra de ordem no mundo por ser uma forma de diminuir emissões de gás carbônico (CO2), responsável por mudanças climáticas. 

Na Europa há pesadas multas para os fabricantes que não atingirem as metas impostas a partir de 2021— tal como no Brasil, porém em prazos mais dilatados.

Para qualquer novo carro são traçados objetivos de projeto de acordo com o orçamento de engenharia. Como são muitos os parâmetros em discussão cada fabricante parte de um número. 

Mas, na média, se aceita que dá para investir algo como até US$ 500 (R$ 2.500), além do previsto, para cada 100 kg economizados no peso. Se isso se refletir no preço de venda final, haverá implicações de aceitação mercadológica.
Veja o exemplo do projeto GEM (Mercados Emergentes Globais, na sigla em inglês) que deu origem aos novos Onix (hatch e sedã) e Tracker. 

Comparei a redução de peso, nas versões mais caras. No primeiro caso, a diferença é de 39 kg, mas, no segundo, atinge substanciais 142 kg. Não à toa os dois modelos alcançaram números excelentes de consumo no Programa de Etiquetagem Veicular, tornando-se os mais econômicos do Brasil no resultado geral e entre os SUVs. Motores de quatro cilindros foram substituídos por novos, de três cilindros, mais leves.

Outra estratégia foi utilizar seis airbags de série a fim de obter nota máxima em segurança nos testes de impacto contra barreira. Uma conta deve ter sido feita: airbags de teto ficaram mais em conta do que reforçar a estrutura e aumentar peso e consumo dos três modelos.

Peso menor também permite até usar freios a tambor atrás, mais baratos que os a disco. As distâncias de frenagem são boas, mas em longas descidas e altas cargas pode haver perda de eficiência que a GM afirma ter compensado tecnicamente. Mas do ponto de vista de marketing já não funciona bem. Na faixa de preço, principalmente do Tracker, ausência de discos nas rodas traseiras soa como economia pura e simples.  

O projeto de modelos totalmente novos é um quebra-cabeça orçamentário. Além de segurança passiva e ativa, entram na conta itens de série ou opcionais de conforto, comodidade e conectividade, sendo este último um dos que mais atrai o comprador. Obviamente, desempenho também entra na equação, pois produzir um veículo frugal em consumo de combustível e de baixo desempenho de nada adianta.

ALTA RODA

AINDA há muita incerteza sobre como será a volta da produção de veículos, após o fim da quarentena causada pelo novo coronavírus. Dependerá da decisão de cada Estado. São Paulo, que concentra maioria das fábricas, só decide no próximo dia 22. Toyota anunciou que voltará a produzir só em 22 de junho, mas poderá antecipar de acordo com a reação do mercado.

PLANOS novos de financiamentos foram anunciados pela FCA em contraponto às dificuldades atuais. Primeiro para Renegade e Compass, até 5 de maio. Dependendo do valor da entrada e do prazo, até as primeiras oito parcelas de um financiamento em 36 meses serão assumidas pela fábrica. Já a Fiat, em promoção que vai a 30 de abril, adiou o vencimento da primeira parcela para janeiro de 2021.

ALTERNATIVAS criativas são palavras de ordem em momentos como esse. Outra promoção até o fim deste mês é da Peugeot para modelos 208, 2008 e 3008. O esquema é de cashback, ou seja, devolução de valores de R$ 3.000, R$ 5.000 e R$ 7.000, respectivamente, diretamente na conta bancária do comprador. A primeira parcela do financiamento só vence em julho.

MODELOS de marcas premium, como BMW, estão cada vez mais sofisticados e com alta tecnologia. A marca alemã decidiu abrir para qualquer interessado uma série de 100 filmes curtos no Youtube, com legendas em português, explicando todos os recursos disponíveis. Haverá, em breve, também filmes produzidos no Brasil. Endereço: https://bit.ly/2wGLO9G.

COMPONENTE de filtros de ar, combustível e óleo de motores podem também servir de matéria-prima para fabricação de máscaras respiratórias N95 (95% de eficiência), para ambientes que precisam de maior proteção dos profissionais de saúde. Cummins e DuPont, nos EUA, juntaram forças para industrializar o produto, assim que for homologado por agência oficial.

Gramado se prepara para novos tempos no setor turístico e mudança no perfil dos visitantes




Referência nacional para o Turismo e quinto destino tendência mundial no setor, Gramado, na Serra Gaúcha, percebe com atenção as consequências econômicas causadas pelo necessário isolamento social. 

Entende, no entanto, como um investimento necessário para preservação do seu principal ativo: as pessoas. Cidade que vive do turismo, Gramado não pensou duas vezes e foi uma das primeiras a tomar medidas também pelo isolamento social em concordância com as orientações da Organização Mundial da Saúde. 

Já são mais de 30 dias em que a cidade parou de receber novos visitantes mas, durante esse tempo, manteve frentes de planejamento e pesquisa para uma retomada assertiva das suas atividades econômicas e eventos.

Segundo o secretário de Turismo de Gramado, Francisco Rafael Carniel de Almeida, são realizados contatos diários com entidades e empresários do setor, para o planejamento conjunto da retomada. 

Em se tratando de uma crise de saúde pública, é preciso traçar bons cenários a fim de planejar possíveis reações com base no seu desenrolar. 

Nesta semana, uma reunião virtual entre os Secretários de Turismo de toda a Região das Hortênsias convocada por Gramado, tratará das ferramentas que estão sendo aplicadas para gerenciamento da crise no setor do turismo, e também sobre o estímulo e medidas de aceleração da recuperação.

"Ainda na semana passada tivemos uma videoconferência com a participação de 24 pessoas. Representantes da Secretaria de Turismo, entidades e empresários da região, apresentando suas percepções a respeito da crise e expectativas em relação ao mercado. O debate de altíssimo nível serviu para delinearmos cenários para o plano de recuperação do turismo", afirmou Rafael.

Imagem do destino
O secretário Rafael destaca que não é possível, de imediato, estabelecer uma data para retorno das atividades. Aguardamos os decretos do Estado e município, lembrando que todas as medidas podem ser alteradas dependendo do avanço da pandemia do novo Coronavírus. 

Segundo ele, a Administração Municipal entende a necessidade de liquidez das empresas locais para evitar o colapso econômico. No entanto, defende que a forma de volta às atividades é ainda mais importante do que quando esta volta irá ocorrer. 

"Sou favorável a um retorno gradual e extremamente responsável, já que aqui em Gramado tivemos sucesso ao retardar a curva deste contágio para preparar melhor nosso sistema de saúde. Retorno gradativo não significaria incentivar viagens de imediato. 

"Ainda não é o momento: incentivar viagens em um momento em que o mundo indica o isolamento social seria visto como oportunismo pelo mercado, que não perdoaria o contrassenso. Seria um grande dano de imagem", afirma. Gramado é referência também para outros municípios brasileiros no setor turístico. Por isso, também temos a responsabilidade de zelar pela nossa imagem enquanto destino indutor no cenário nacional", destaca.

Ritmo da retomada
A demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. O grande público ainda não se sente seguro para sair de casa. 

As previsões médias são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados do mês de agosto. 

A cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.

Consciência local
Existe a consciência local de que o COVID-19 já afetou o turismo tradicional e a forma de se fazer turismo a partir desses tempos de isolamento. Por isso, a Secretaria de Turismo de Gramado e os empresários locais já se preparam para uma nova realidade. 

"O perfil do turista está mudando e nada mais será como antes. Nesse primeiro momento de retomada, vamos passar a receber mais turistas que virão com carro próprio e ficarão na cidade por menores períodos: o ticket médio, naturalmente diminuirá. Vamos ter que adaptar a nossa oferta. 

Os destinos que oferecerem as melhores experiências (não apenas preço) para esse turista, tenderão a ter melhor desempenho. É hora de dar foco à experiência do cliente, de estudar a jornada dele, atenuando dores e ressaltando ganhos. Indico aos gestores o livro Value Proposition Canvas, de Alex Osterwalder. 

É muito importante focar em preços justos com relação à experiência, com benefícios extras negociados com outras empresas ou entidades. Também será muito importante a união dos órgãos associativos empresariais, assim como o foco em um atendimento cada vez mais diferenciado e o fortalecimento do cuidado com a saúde do visitante, ele valorizará isso", analisa o secretário gramadense.

Ainda não existe um consenso de data para retomada de todos os setores. As entidades locais defendem uma abertura responsável do comércio e atrativos e com todos os cuidados necessários levando em conta esta nova realidade de mercado.

Impactos na imagem e na economia
Os impactos das medidas adotadas até agora são positivos para Gramado. Constatou-se que a cidade, ao fechar os atrativos turísticos e não incentivar as viagens neste momento, transmitiu ao resto do país uma imagem de gestão turística responsável, preocupada com o bem estar de todos.

Apesar da magnitude do impacto econômico, para os chocolateiros, por exemplo, o resultado das vendas de Páscoa foi melhor do que o esperado para o cenário. Para a hotelaria e o setor gastronômico, estima-se renúncias ainda mais severas de receita nestes meses em que o turismo estará adormecido. 

Mesmo assim, existe a consciência coletiva de que, ao proteger o principal ativo de Gramado que é o seu povo hospitaleiro e seus visitantes, o saldo final será positivo e determinante para uma retomada com impactos menos severos e orientada para ganhos de longo prazo do destino turístico.

"Estamos conscientes disso. A secretaria de Turismo e os empresários locais preparam novas experiências e aprimoramento dos serviços para os nossos turistas na retomada. Vamos apresentar experiências para novos tempos e novos turistas, trabalhando com o padrão de excelência de Gramado, preço justo e muitas vantagens para os visitantes. Vamos voltar com tudo, inclusive com produtos turísticos inéditos que apresentarão belezas de Gramado ainda desconhecidas por muitos", finaliza o secretário Rafael.

Fiat prestigia profissionais da Saúde com condições exclusivas na compra de carros novos. Compras feitas até 6 de maio terão três anos de revisões gratuitas




Presença digital, que já é referência na Indústria, foi ainda mais reforçada. Fiat tem atuado de forma ativa no combate à pandemia da Covid-19 no País

Em uma singela forma de reconhecimento aos profissionais da área da Saúde, cuja atuação tem sido ainda mais estratégica e corajosa neste momento, a Fiat criou uma condição exclusiva para a categoria: três anos de revisão gratuita em modelos zero-quilômetro adquiridos até 6 de maio.

O benefício é válido para profissionais da Saúde – tais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros – que comprovarem vínculo ativo com Conselho Regional da atividade ou entidade similar. 

Para conhecer a lista completa de profissionais beneficiados, basta consultar qualquer concessionário da Rede Fiat em todo o Brasil. A condição é válida para compras feitas tanto no varejo quanto em venda direta.

“Mais do que nunca, a atuação dos profissionais de Saúde está fazendo a diferença em nossa sociedade. Para nós, da Fiat, é muito importante reconhecer o esforço de quem está na linha de frente e mostrar o nosso profundo respeito e admiração a essas mulheres e homens que se dedicam diariamente a salvar vidas”, afirma Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

A promoção exclusiva aos profissionais da Saúde se soma a outras condições que a Fiat vem praticando neste momento, como pagamento da primeira parcela do financiamento de novos apenas em janeiro de 2021. Nessa condição, com entrada de 40% ou 50%, o cliente poderá optar pelo pagamento em 36 ou até 48 vezes, respectivamente.

Referência como “Marca Digital” na indústria automotiva brasileira, a Fiat também tem reforçado ainda mais a sua presença online para garantir o atendimento aos clientes neste momento de exceção. 

Em seu site, destaca-se o “Plantão Fiat”, que esclarece as principais dúvidas dos clientes, explica funcionalidades dos veículos, dá dicas sobre cuidados especiais de higienização para os modelos e ainda detalha os planos de revisão e garantia - que foram estendidos.

“A Fiat sempre foi uma marca muito sintonizada com a vida dos brasileiros. Estamos vivendo uma nova realidade, altamente desafiadora, e estamos nos esforçando diariamente para oferecer as melhores condições aos nossos clientes”, conclui Zola.


Solidariedade
A Fiat tem participado ativamente das iniciativas empreendidas pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para auxiliar no combate à grave crise decorrente da propagação da Covid-19 no Brasil. 

Por exemplo, o Fiat Clube, em Betim, teve uma área de 2 mil m² convertida no primeiro hospital de campanha para pacientes da pandemia no Estado de Minas Gerais. Além disso, a Fiat também doou duas Ducatos adaptadas como ambulâncias para os hospitais de campanha apoiados pela FCA em Betim e em Goiana (PE), entre outras medidas.
Conheça mais sobre as ações da Fiat nos canais digitais:

Ram lança primeira edição limitada no Brasil. Estilo único, com acabamento escuro substituindo os cromados, é o diferencial da Ram 2500 Night Edition. R$ 326.900,00




Novidade faz parte da linha 2020, que ganha degrau retrátil para acesso à caçamba e roda redesenhada


Pela primeira vez no País, a Ram 2500 conta com uma série especial para oferecer uma dose extra de exclusividade, a Night Edition. O principal destaque é o acabamento escuro nas peças que habitualmente são cromadas. 


Com isso, a marca Ram se aproxima ainda mais de seus fiéis clientes, que bem podem ser chamados de fãs. Afinal, poucos são os donos de Ram 2500 que não a personalizam.


O design imponente da picape inteiramente renovada há pouco (mais aqui) ficou mais agressivo, com faróis e lanternas com máscara negra, grade com desenho exclusivo em preto brilhante e rodas com novo estilo, capas dos retrovisores e estribos com pintura preta. 


Para completar o visual diferenciado, os para-choques e as maçanetas receberam a mesma cor da carroceria. O tema “all-black se repete na cabine, com o forro de teto e os revestimentos da coluna pretos.


Marcando a estreia da linha 2020, a Ram 2500 Night Edition é uma opção da versão Laramie e, portanto, compartilha da mesma imensa lista de equipamentos. Vários deles estrearam recentemente no modelo 2019 da picape para reforçar o nível de tecnologia. 


Seja no infotenimento, a exemplo da central multimídia Uconnect 4C NAV com tela de 12 polegadas e sistema de som com cancelamento de ruídos externos, ou na segurança: alerta de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de pontos cegos e câmeras 360° e de caçamba.


Até a mecânica ficou mais tecnológica com a grade dianteira com aletas ativas, que se movimentam automaticamente para reduzir o arrasto aerodinâmico sempre que possível e, assim, diminuir o consumo de combustível. 

Sem falar do próprio motor turbo diesel de seis cilindros em linha da Cummins, que ganhou inúmeras inovações. Além de ficar 28 kg mais leve, a “usina de força” de 6,7 litros passou a render mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque, atingindo 365 cv e 110,7 kgfm.

Novos itens


Um equipamento inédito que entrou na linha 2020 da Ram 2500 é o degrau retrátil no canto traseiro esquerdo da picape. A peça fica alojada abaixo do para-choque e facilita o acesso à caçamba. A outra novidade é a roda de liga leve com novo desenho, mais elegante.


O cliente da Night Edition tem à disposição uma pintura exclusiva no catálogo da marca Ram, a Vermelho Delmonic, perolizada, além das cores Preto Diamond (perolizada) e Granito Crystal (metálica), um tom de cinza escuro. 


Limitada inicialmente a apenas 100 unidades, a Ram 2500 Night Edition tem preço sugerido de R$ 326.990, R$ 5 mil a mais do que os R$ 321.990 da Laramie.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Livro de 25 anos da Audi do Brasil está disponível para download no site da marca. Em abril, a marca encerra o ano de celebração das suas Bodas de Prata no País.




O livro em capa dura pode ser adquirido em algumas das principais livrarias do País. Versão digital está disponível para download gratuito no site da Audi

 “...ao som do ‘Tema de vitória’, música que acompanhava Ayrton Senna nas corridas de Fórmula 1, Jô Soares desembarcou o Audi 80 Cabriolet de um avião cargueiro, sendo recebido pelo próprio piloto. Assim que desceu do carro, Jô não perdeu a oportunidade de fazer piada: ‘Já que eu vim dirigindo, faça o show agora’. Assim, Senna deu início ao show da Audi no Brasil”.

 

Esse trecho abre o primeiro capítulo do livro comemorativo Audi do Brasil: Passado, Presente e Futuro, produzido pelo escritor e jornalista Chico Barbosa, que conta a trajetória de sucesso dos 25 anos da Audi no Brasil. Para encerrar o ciclo de celebração iniciado em abril de 2019, data que marca o início das operações das quatro argolas em território nacional, a montadora alemã liberou o acesso gratuito à versão digital da publicação no portal da marca: https://www.audi.com.br/br/web/pt/companhia/audi-no-brasil.html.

Em suas 150 páginas o leitor pode acompanhar os principais momentos que marcaram a história da Audi do Brasil: carros emblemáticos, eventos históricos e personagens marcantes são os ingredientes principais da receita de sucesso que consolidou as quatro argolas como símbolo de desejo dos brasileiros, sonho do piloto Ayrton Senna em 1994 e realidade da marca desde então.

“Ao longo destes 25 anos construímos uma marca sólida no País. Pensamos muito na melhor forma de celebrar esse momento de nossa história e não poderíamos deixar de agradecer as pessoas: nossos clientes, embaixadores, admiradores e colaboradores foram fundamentais para chegarmos aqui. Juntos continuaremos essa trajetória de sucesso”, afirma Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Para Chico Barbosa, autor dos livros comemorativos de 10 anos da marca lançado em 2004 e agora de 25 anos, “é um livro fora do padrão das obras sobre automóveis e marcas, pois a proposta editorial foi ir além de contar a história da marca e dos seus carros no Brasil nestes 25 anos. Estão no centro da narrativa as pessoas envolvidas com a Audi: clientes, funcionários, colaboradores, admiradores, embaixadores, parceiros, patrocinados, enfim, todos que criaram um vínculo com a Audi”.

Venda nas livrarias
A versão impressa de capa dura do livro está à venda nas principais livrarias do Brasil pelo preço sugerido de R$ 99. Os estabelecimentos comercializam os livros tanto por canais digitais, como em pontos físicos:

Livrarias com venda online
·       Livraria Travessa
·       Livraria da Vila
·       Martins Fontes
·       Livrarias Curitiba

Livrarias com venda física na cidade de São Paulo
·       Book Stop – Paraíso
·       Livraria Faap – Pacaembu
·       Livraria Vírgula – Itaim
·       Book Castelo – Alphaville
·       Banca La Plaza – Av. Sumaré
·       Livraria da Vila – Carrefour Pamplona, Cidade Jardim, Fradique Coutinho, Higienópolis, JK Iguatemi, Lorena
·       Martins Fontes – Av. Paulista

Livrarias com venda física em outras cidades
·       Distribuidora Curitiba – Curitiba, PR
·       Livraria da Vila – Curitiba, PR
·       Livraria Travessa – Ribeirão Preto, SP, e Barra da Tijuca, RJ
·       Livraria Vanguarda – Pelotas, RS

Dados Técnicos
Título: Audi do Brasil: Passado Presente Futuro
Autor: Chico Barbosa
Editora: CBNEWS
ISBN: 9788598550060
Ano de edição: 2020
Edição: 1ª
Páginas: 150
Formato: capa dura, 24x31 cm

Seis coisas para fazer enquanto a motocicleta estiver parada durante a quarentena



 BMW Motorrad lista as melhores práticas para que os apaixonados pelas duas rodas garantam um bom retorno às pistas, trilhas e ruas.


Devido ao período prolongado de isolamento social visando evitar o contágio pelo novo Coronavírus, a BMW Motorrad listou seis dicas indispensáveis para garantir que as motocicletas estejam prontas para o retorno às pistas, trilhas e ruas. Confira abaixo:

1- Tente estacionar a sua motocicleta em local seco e plano. Se não houver essa possibilidade, invista em uma capa de proteção para que ela fique longe da umidade, mantendo-a limpa;

2 – Procure deixar a motocicleta estacionada no cavalete central – se houver -, de forma que as rodas fiquem aliviadas;

3 – Garanta que os pneus estejam com a calibragem recomendada pelo fabricante. Calibragem inferior ao recomendado pode danificar a peça, caso da motocicleta fique parada por longos períodos;

4 – Também vale movimentar a motocicleta de lugar semanalmente, evitando que o pneu fique pressionado sempre no mesmo ponto;

5 - Abastecer totalmente a motocicleta, pois quanto menos ar houver no reservatório, menor será a evaporação e sua consequente oxidação. Quando ocorre a oxidação (envelhecimento) e a evaporação de compostos leves, a gasolina torna-se mais densa e tende a formar depósitos de goma no tanque, nas tubulações e nos injetores;

6 - Conserve as peças não tratadas e cromadas com massa lubrificante não ácida (vaselina). Pulverize com um óleo lubrificante multiuso os manetes (freio e embreagem).

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