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sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Festuris Gramado confirma a realização em novembro da mais importante Feira de Tursmo da América do Sul com proposta focada na segurança






A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) chega neste ano à sua 32ª edição ininterrupta. Mesmo diante da pandemia, que impactou diretamente o setor, mantivemos a nossa data de 5 a 8 de novembro de 2020. Estamos trabalhando forte para que a feira seja o palco da retomada segura do turismo, respeitando uma série de protocolos criados para a realização do evento presencial.

Acompanhamos de perto todos os movimentos do mercado e as restrições impostas pelo Governo do RS no combate à Covid-19. Nesta edição atípica, o Festuris busca ser vanguardista no quesito segurança sanitária levando aos pavilhões do Serra Park um sistema completo que inclui serviços e equipamentos necessários para a higienização do espaço e proteção dos participantes.

O Festuris já tem grandes marcas confirmadas entre os expositores e neste ano terá mais espaço para o mercado nacional. Tanto destinos quanto empresas dos mais variados segmentos do turismo precisarão se mostrar ao mercado para recuperar as perdas do período de pandemia. Também está sendo estudada a possibilidade de criar uma feira virtual paralela à presencial para absorver a demanda do mercado internacional.

Digitalização
Em seu novo formato, o Festuris Gramado tomará todos os cuidados para não causar aglomerações e o agendamento de reuniões será obrigatório através do App Festuris. Com isso, os participantes e expositores aumentam sua produtividade e otimizam o seu tempo na feira de negócios. A digitalização proposta pelo evento também passa por reduzir a distribuição de materiais impressos e oferecer todo um controle de acesso e segurança dos participantes.

Segmentação
A segmentação por nichos do mercado turístico sempre foi um dos diferenciais do Festuris. Neste ano a feira também aposta em novos segmentos e adaptou alguns à nova realidade do mercado. Entre as novidades estão o espaço Saúde (voltado a produtos e serviços de saúde e segurança sanitária), o Green Experience (voltado à sustentabilidade), o Espiritualidade (voltado a produtos e destinos voltados ao segmento), o Tecnologia & Inovação (voltado a startups, destinos inteligentes e negócios tecnológicos) e o Business Hotels (voltado à hotelaria).

Conteúdo
Acreditamos que o conteúdo será fundamental para a retomada do turismo. Por isso, além das tradicionais capacitações levaremos o Festuris Connection para dentro do Serra Park junto à feira de negócios. Serão dois palcos de conteúdo e a programação ocorrerá nas manhãs de feira com inscrição à parte. O evento será híbrido e quem não estiver presencialmente poderá assistir no formato on-line.


Saiba mais sobre o evento →

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ram 1500 TRX: edição de lançamento da picape de produção em massa mais rápida, veloz e potente do mundo se esgota em 3 horas. - Público dos EUA já reservou todas as 702 unidades da Ram 1500 TRX Launch Edition. Número se refere à potência medida em hp. - Motor é o já lendário HEMI® V8 de 6,2 litros com compressor, rendendo 711 cv




Auburn Hills (EUA) – A nova Ram 1500 TRX é a predadora do mundo das picapes e consolida a Ram como líder em picapes off-road na América do Norte. E tão logo ela foi apresentada, a edição Launch Edition se esgotou em cerca de apenas três horas, com exatos 702 pedidos preenchidos. O número de exemplares se refere à potência do motor em hp (horse-power), medida utilizada nos Estados Unidos.

Além da exclusiva pintura cinza Anvil, a Ram 1500 TRX Launch Edition se distingue por um emblema vermelho de alumínio escovado no console, identificando se tratar de uma série limitada. O equipamento de série da Launch Edition inclui itens como Head-up Display, rodas especiais, prontas para beadlocks, áudio Harman Kardon com 19 alto-falantes e grafismos na carroceria. A produção começará no início do quarto trimestre, na fábrica de Sterling Heights, no estado norte-americano de Michigan.


Impulsionada pelo motor HEMI® V8 de 6,2 litros com compressor, de 711 cv de potência, a TRX aumenta a linha de modelos da marca, estabelecendo novos padrões de potência e desempenho entre as picapes de sua categoria.

Assista o vídeo:

https://fca-press-master-prod-bucket.s3.amazonaws.com/55bd4abdb1f9f7f2.mp4
  
“A nova Ram TRX define a referência para picapes de desempenho extremo e solidifica a posição da marca como líder de picapes off-road”, disse Mike Koval, chefe da marca Ram para a América do Norte. “A Ram tem um forte histórico de picapes de alto desempenho e a TRX enriquece isso ao expandir a linha de serviços leves com a melhor combinação de desempenho, capacidade, luxo e tecnologia do segmento.”


Gerando 711 cv de potência e 89,9 kgfm de torque, o poderoso propulsor leva a Ram TRX à velocidade 
máxima de 190 km/h. Combinado ao câmbio automático de oito velocidades TorqueFlite de alta capacidade de torque, a picape atinge um novo nível de desempenho ao acelerar de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em 4,5 segundos e de 0 a 402 m (quarto de milha) em 12,9 segundos, atingindo 174 km/h.


Com confiabilidade e alta performance comprovadas, o motor entrega muita força para sessões de condução prolongadas sem diminuição do desempenho. Outros números de destaque da Ram TRX são as capacidades de imersão, de 81 cm, e de reboque, de 3.674 kg.



Design agressivo mas funcional
A nova Ram TRX apresenta uma postura agressiva, graças à carroceria “impossivelmente” larga e musculosa. Como um lutador de MMA vestindo um smoking feito sob medida, a picape faz uma declaração visual impactante com formato de "ampulheta" que apresenta para-lamas alargados para cobrir os pneus todo-terreno de 35 polegadas 325/65 R18 Wrangler, da Goodyear.


A TRX é 20 cm mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500, e os extensores das caixas de roda ajudam a compensar um aumento de 15 cm na bitola. Normalmente, uma Ram 1500 tem roda de tala 8”, mas a equipe de design da TRX teve de acomodar uma roda de tala 9”.



A abertura do capô (scoop) é responsável por 50% do ar que entra no motor HEMI V8 de 6,2 litros com compressor, enquanto os outros 50% entram pela grade. Neste caso, incluindo o próprio emblema RAM, que é vazado e maior que nas outras versões. 

Os elementos de design são complementados por detalhes secundários, como a cortina de ar funcional logo ao lado dos faróis, aliviando as zonas de alta pressão nos cantos dianteiros e permitindo que o ar passe pelos para-lamas. Os faróis de LED com máscara negra e projetores bi-funcionais duplos são de série.


Interior com materiais premium
A Ram TRX combina novos recursos, tecnologia e materiais premium autênticos com desempenho extremo, qualidade de referência no segmento, conforto e durabilidade. A equipe de design de interiores escolheu texturas e cores e acabamentos especiais, a exemplo do painel de instrumentos revestido de couro, para proporcionar luxo inesperado por toda a cabine.



São três opções de interior, incluindo tecido e vinil premium ou couro premium e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono. Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais aperfeiçoados e logotipos bordados. Também novo é o volante de base reta com assinatura da SRT, com opção de toques de camurça e fibra de carbono, auxiliando numa condução mais esportiva. 


Pela primeira vez numa picape Ram há paddle shifters, de alumínio, que se estendem por cima e por baixo dos raios do volante, permitindo ao motorista escolher a marcha mais adequada com a ponta dos dedos.

O seletor de modo de direção foi integrado ao painel, acima dos interruptores da caixa de transferência e oferece diferentes modos de operação, indicados por um pictograma TRX: Normal, Molhado/Neve, Off-road e Baja. O botão do controle de arrancada (Launch Control) está bem ao alcance do condutor, à direita dos interruptores da caixa de transferência.


Reforçando a vocação de desempenho da TRX, uma inédita unidade Head-up Display opcional pode mostrar no campo de visão do condutor, logo acima do painel, até cinco áreas de conteúdo diferentes ao mesmo tempo, incluindo aviso de mudança de faixa (Lane Departure), assistente de manutenção de faixa) Lane Keep Assist, controle adaptativo de velocidade, navegação curva-a-curva, velocidade atual, marcha engatada e limite de velocidade.

Uma placa de especificações personalizadas no console ostenta dados como o motor que está sob o capô, o tipo de compressor que a Ram TRX usa, a potência e o número do chassi.


Sistema inovador de indução de ar
A nova Ram TRX foi projetada para proporcionar desempenho imbatível nos ambientes mais adversos. Os estratosféricos números de potência e desempenho foram alcançados em parte por meio de um inovador sistema de indução de ar de caminho duplo que garante ao HEMI V8 de 6,2 litros com compressor receber suprimento constante de ar limpo e fresco, independentemente da entrada de sujeira e detritos.


A TRX usa dois caminhos para aspirar o ar externo e direcioná-lo para uma grande caixa de ar de 29 litros que impede sujeira, areia, detritos e água de chegar perto do motor. O inovador sistema de caminho duplo puxa o ar externo de uma entrada funcional no capô e da parte superior da grade.

O versátil câmbio automático TorqueFlite 8HP95, com alta capacidade de torque e oito marchas, oferece aceleração rápida e trocas precisas e rápidas, melhorando a qualidade de rodagem a níveis de carros de luxo com desempenho e dirigibilidade consistentes.


Além do controle de arrancada (Launch Control), que impede os pneus de patinar, permitindo aceleração em linha reta consistente, a Ram TRX também é equipada com detecção de salto (Jump Detector), que usa sensores de velocidade e altura de direção e acelerômetros em cada roda para identificar quando o veículo está no ar e agir na prevenção de picos de torque que danificam a transmissão. Atuando em milissegundos, o recurso modifica a velocidade e o torque do motor, a seleção de marchas, a divisão do torque da caixa de transferência, as taxas de amortecimento e outros componentes do trem de força e da suspensão durante o pouso para oferecer desempenho ideal.

Modos dinâmicos de direção
A Ram TRX usa um software voltado a desempenho para pré-configurar e distinguir cinco modos dinâmicos – Automático, Esporte, Reboque, Neve e Personalizado – permitindo que os motoristas escolham uma configuração de veículo que atenda idealmente aos seus requisitos e às condições ambientais.

Complementando, a TRX apresenta também três modos off-road dinâmicos – Lama/Areia, Pedra e Baja – para selecionar o melhor ajuste para o terreno ao redor. Todos os modos de direção controlam separadamente o sistema de tração nas quatro rodas, resposta do acelerador, transmissão, paddle shifters, suspensão e direção elétrica.


Feita para as condições mais severas
Projetada parafuso por parafuso para superar significativamente todas as outras picapes, a Ram TRX foi rigorosamente testada para lidar com as condições mais adversas com extrema capacidade e durabilidade.

A distância ao solo é de 30 cm devido em parte a um aumento em 5 cm da altura de rodagem quando comparada ao resto da linha 1500, além dos pneus de 35 polegadas. Essa combinação permite ultrapassar obstáculos superficiais facilmente e em altas velocidades. Para proteger componentes críticos, incluindo eixo dianteiro, caixa de transferência, bandeja da transmissão e tanque de combustível, a TRX emprega cinco placas de proteção. Uma placa separada fica na parte inferior da dianteira, mitigando danos potenciais.

A suspensão dianteira independente é totalmente nova, com amortecimento ativo e peças de alumínio de alta resistência para manter a durabilidade e resistência geral. No eixo traseiro, o desenvolvimento da suspensão da Ram TRX teve de lidar com desafios de espaço. O resultado é uma solução inovadora e duradoura que produz maior curso das rodas (até 33 cm 40% a mais que nas outras 1500) sem reduzir a área de carga da caçamba. A suspensão traseira da TRX também tem amortecimento ativo e molas com sistema de cinco links exclusivo para gerar características de condução e durabilidade incríveis.


Os novos amortecedores adaptativos Bilstein Black Hawk e2 foram ajustados para demonstrar o equilíbrio ideal entre o rodar na estrada e a capacidade off-road líder na classe. O conforto de rodagem, o controle de rolagem da carroceria e a estabilidade são significativamente aprimorados com o sistema de gerenciamento de suspensão Active Terrain Dynamics, de propriedade da Ram, novos ajustes de amortecimento, de pontos rígidos e de montagem da carroceria.

A Ram TRX está equipada com nova caixa de transferência ativa em tempo integral 48-13 da BorgWarner que permite superar qualquer obstrução off-road ou condições climáticas. Esta caixa teve peças internas modificadas para ficar mais resistente e durável. A relação de reduzida de 2,64:1 dá aptidão até para andar sobre rochas, o rock crawling.

Mesmo no fora de estrada, a Ram TRX pode andar a 160 km/h com facilidade, e os maiores freios do segmento a fazem parar de forma segura. A TRX conta com um sistema de freio a disco nas quatro rodas e uma unidade de compensação hidráulica para melhorar a sensação e o desempenho do pedal do freio durante as manobras de emergência. Os grandes discos (378 mm de diâmetro na frente e 375 mm atrás) dianteiros proporcionam incrível potência de frenagem. O freio de estacionamento é eletrônico, de série.

A picape mais tecnológica
Desenvolvida para ser a picape tecnologicamente mais avançada de todos os tempos, a nova 2021 Ram TRX é carregada com uma gama de recursos inovadores combinados com o premiado sistema Uconnect de quarta geração, com tela de 12 polegadas, semelhante à encontrada na Nova Ram 2500 vendida no Brasil.

Um equipamento de áudio de alta qualidade é oferecido para mergulhar os passageiros na melhor experiência de som, incluindo um o melhor e mais poderoso sistema disponível em uma picape, da Harman Kardon de 900 watts, exclusivo na categoria, com 19 alto-falantes e um subwoofer de 10”. A tela no quadro de instrumentos da TRX é de TFT com 7” é específicos do modelo, com emblema TRX iluminado, cores próprias e gráficos com medidores reconfiguráveis.

Nesse cluster ou na tela de 12”, as páginas de desempenho (Performance Pages) fornecem aos motoristas as ferramentas necessárias para se familiarizarem com o desempenho do veículo. O aplicativo dá acesso a informações em tempo real, como o tempo decorrido de aceleração de 0 a 100 km/h, força G, medidores variados e funcionamento do motor. Esses dados podem ser baixados para um pen drive, permitindo o compartilhamento fácil de seu desempenho ao dirigir.

Por sua vez, as páginas off-road (Off-Road Pages) mostram, por exemplo, altura de rodagem, modo da caixa de transferência, inclinação e rolagem do veículo e medições auxiliares. A introdução da Ram TRX marca a primeira vez que as opcionais páginas off-road e de desempenho são oferecidas em um veículo FCA equipado com o Uconnect 4C NAV com tela de 12 polegadas.

Câmera frontal
Como parte do sistema de Câmera Surround View de 360° ​​graus disponível, uma câmera off-road voltada para a frente permite que os obstáculos na trilha sejam facilmente vistos. Essa câmera fica na grade dianteira e pode ser acessada por meio das páginas off-road.

Espelho retrovisor digital
Uma opção de espelho retrovisor digital disponível substitui o espelho retrovisor central tradicional por um monitor LCD de 9,2 polegadas. A novidade exibe o vídeo em tempo real de uma câmera traseira e pode ser desligada para funcionar como um espelho reflexivo comum.

Mais de 100 itens de proteção e segurança
Segurança e proteção foram os principais impulsionadores no desenvolvimento do novo 2021 Ram TRX, que oferece mais de 100 recursos de proteção e segurança ativos e passivos. Os recursos de série incluem câmera traseira ParkView com linhas de grade dinâmicas, controle eletrônico de estabilidade (ESC) com redução de rotação eletrônica e seis airbags padrão. Os recursos disponíveis incluem Monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, Frenagem de alerta de prontidão e Aviso de colisão em alta velocidade para frente.

Sobre a marca Ram
Em 2009, a Ram foi lançada como uma marca independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e entregar veículos que sejam referência em qualidade. Com uma gama completa de utilitários, incluindo as Ram 1500 e 2500 Heavy Duty, entre outros, a marca Ram produz modelos que dão conta do recado, seja na hora do trabalho duro ou para levar as famílias onde elas precisam ir.

Forza Massima Fiat tem condições especiais na compra do zero-quilômetro até sábado (22). - Ação se estende para toda a rede de concessionárias pelo Brasil e é reforçada pelos canais digitais da Fiat, que contam com Market Place de Ofertas, Fiat Delivery e Plantão Fiat. - Condições exclusivas contemplam a gama completa da marca e têm destaque nos hatches Mobi e Argo, além do sedã Cronos




Após o sucesso dos planos Forza 2021 e Forza Online 2021, que comercializam juntos quase dez mil veículos, a Fiat estende para os próximos três dias condições muito especiais para facilitar a compra de um carro zero-quilômetro da marca.

O Forza Massima Fiat, com inspiração no modo italiano de surpreender e no conceito de “Força Máxima” de vendas, vai mobilizar toda a rede de concessionários pelo Brasil e os canais digitais da marca, que contam com Market Place, Fiat Delivery e Plantão Fiat, para oferecer aos clientes ofertas diferenciadas de carros novos e também na renovação da frota de empresas.

A ação vai ocorrer entre hoje (20) e sábado (22). As condições especiais reforçam o plano Forza 2021, possibilitando o início do pagamento das parcelas só em 2021 com toda a linha com 50% de entrada em 36 ou 48x, 120 dias de carência e uma parcela reduzida paga pela Fiat.


Os destaques ficam com o subcompacto Mobi Like 1.0, que de R$ 43.290 sai por R$ 40.990 (entrada de R$ 24.553 e parcelas de R$ 389 em 60 meses); o sedã Cronos Drive 1.3 (de R$ 65.790 por R$ 59.990 já com central multimídia); o hatch Argo Drive 1.0 com redução de até R$ 6 mil com o usado valorizado na troca, além do Argo Trekking 1.3 de R$ 62.790 por R$ 58.990.

AMBIENTE DIGITAL

“Para estendermos com excelência o cuidado e o atendimento ao cliente para o ambiente digital, disponibilizamos ainda mais facilidades na compra em nossos canais online da Fiat. Todos os pontos de contato com o consumidor no campo virtual foram atualizados e hoje 100% da Rede Fiat está pronta para realizar um suporte simples e altamente seguro para todas as regiões do Brasil”, afirma Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

De maneira inovadora, a Fiat facilitou a busca pelas melhores oportunidades com o Market Place de Ofertas, uma área dedicada às ofertas diretamente do estoque da rede de concessionárias. Por meio de um buscador inteligente, o usuário consegue procurar os melhores preços de acordo com a sua região e sua preferência, além de falar por WhatsApp diretamente com um consultor da revenda escolhida.

Em complemento, também estará disponível a Fiat Delivery, plataforma com diversas opções para auxiliar a compra que poderá ser feita pela internet, e-mail, telefone e até WhatsApp. Dentre os principais serviços estão inclusos: Test-Drive Delivery por meio de agendamento com concessionário; negociação direta com o vendedor; avaliação do usado online a partir de uma pré-avaliação do concessionário mediante envio de dados; entrega do veículo em casa; e até mesmo financiamento digital.


Além de todas estas comodidades, o “Plantão Fiat”, destaque no site da marca, esclarece as principais dúvidas dos clientes, orienta sobre novos canais de atendimento e dá dicas importantes sobre cuidados pessoais e com os veículos da marca.

SFI CHIPS se orgulha em participar do pool de parceiros do Sertões 2020. Empresa é a única patrocinadora da prova de Regularidade. O maior rali das Américas terá um roteiro de 4.749 km e acontecerá de 30/10 a 7/11, entre São Paulo e Maranhão

 


São Paulo, 20 de agosto de 2020 – Um Sertões diferente e com um protocolo de medidas rígidas foi anunciado na noite da última quarta-feira, 19, juntamente com roteiro da 28ª edição, que terá largada do Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu (SP), e chegada em Barreirinhas, no Maranhão, de 30/10 a 7/11. Em novo formato para se adaptar aos tempos de pandemia, o maior rali das Américas promete uma das provas mais desafiantes e que não dará moleza aos competidores. 

Neste contexto, a SFI CHIPS – única patrocinadora da prova de Rali de Regularidade - estreia como parceira de uma edição que ficará marcada pelo desafio em todos os sentidos, em um ano no qual os organizadores resolveram acelerar, ao invés de recuar, quando grandes eventos esportivos mundo afora foram cancelados, mas enfatizando também o lado social da competição.


“Estamos muito orgulhosos por fazer parte de uma edição especial que não se intimidou com as dificuldades deste ano atípico e que irá proporcionar aos fãs do rali uma prova do mais alto nível, mas calcada também na solidariedade. Temos uma responsabilidade social com o atual momento do país, muitos dependem do rali, mas centenas de pessoas são beneficiadas com o legado social proporcionado pelo Sertões”, afirma o diretor da SFI CHIPS, Marcio Medina.

Líder no segmento nacional de tecnologia automotiva de alto desempenho (chiptunning), a SFI CHIPS estreia no pool de parceiros que fazem a competição acontecer todos os anos. A empresa foi responsável por garantir a categoria no grid de 2020. “O Regularidade é a porta de entrada para o Rally Cross Country. É uma forma de apresentar o esporte àqueles que ainda não possuem equipamento ou investimento para correr nas categorias principais”, completa o executivo.

Diferentemente da prova de Cross Country que larga de Mogi Guaçu (SP), os competidores do Regularidade largam de Brasília (DF), mas depois vão seguir pelas mesmas regiões e pernoitar nos mesmos locais da caravana do Sertões.


A 28ª edição cruzará cinco estados – São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão – e o Distrito Federal (Brasília). No total serão percorridos, em sete dias, 4.749 quilômetros, dos quais 2.004 de trechos cronometrados (Especiais).

Neste ano, competidores, staff, imprensa e demais envolvidos terão de cumprir as medidas de isolamento impostas, inclusive os “acampamentos” ficarão fora do perímetro urbano. Não haverá público, nem na largada ou chegada; as cidades das sete etapas serão conhecidas na véspera; somente credenciados e com teste negativo para Covid-19 poderão circular na Vila Sertões, chamada de “Bolha” - ninguém sai ou entra e será “lacrada” -; todos ficarão acampados ou em motor home; a alimentação será dentro da Bolha para evitar contato com a população local e aglomeração. Essas são algumas das medidas especiais criadas para poder viabilizar a competição em um ano de pandemia.  

A SFI CHIPS, por meio dos pilotos e equipes que utilizam sua tecnologia do chiptunnig, já conquistou 16 títulos no Sertões, em diversas categorias. 

Os principais títulos podem ser conferidos neste vídeo a seguir: https://drive.google.com/open?id=1W56KDg3E03uRN3bam2oOQ3J4bPGxIx6t 

Incentivadora do esporte, a empresa patrocina e apoia pilotos, equipes, campeonatos e provas nacionais no Rally Cross Country, no Rally de Regularidade e na Copa Truck. Mais informações www.sfichips.com.br, Facebook: @sfichips e Instagram: @sfichips

Roteiro Sertões 2020

31/10/2020 - sábado - Prólogo
Autódromo Velo Città - Mogi Guaçu (SP)

1/11/2020 - domingo
1ª etapa – Velo Cittá / Mogi Guaçu (SP) a Bolha 2 / DF
Deslocamento inicial: 300 km
Trecho especial: 205 km
Deslocamento final: 605 km
Total: 1305 km

2/11/2020 - segunda-feira
2ª etapa - Bolha 2 / DF a Bolha 3 / GO - 1ª parte Maratona "Renê Melo"
Deslocamento inicial: 163 km
Trecho especial: 353 km
Deslocamento final: 0 km
Total: 519 km

3/11/2020 - terça-feira
3ª etapa - Bolha 3 / GO a Bolha 4 / GO - 2ª parte Maratona "Paulo Gonçalves"
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 200 km
Deslocamento final: 169 km
Total: 369 km

4/11/2020 - quarta-feira
4ª etapa - Bolha 4 / GO a Bolha 5 / TO
Deslocamento inicial: 26 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 286 km
Total: 641 km

5/11/2020 - quinta-feira
5ª etapa - Bolha 5 / TO a Bolha 6 / MA
Deslocamento inicial: 103 km
Trecho especial: 337 km
Deslocamento final: 172 km
Total: 612 km

6/11/2020 - sexta-feira
6ª etapa - Bolha 6 / MA a Bolha 7 / MA
Deslocamento inicial: 126 km
Trecho especial: 300 km
Deslocamento final: 365 km
Total: 791 km

7/11/2020 - sábado
7ª etapa - Bolha 7 / MA a Barreirinhas (MA)
Deslocamento inicial: 222 km
Trecho especial: 280 km
Deslocamento final:10 km
Total: 512 km.


Linha Mitsubishi L200 completa 42 anos de história como referência em picape 4x4. Modelo é o mais vendido da marca japonesa em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde é produzido há 22 anos em Catalão (GO)

 



  • Mais de 5 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento em 1978
  • A cada uma das cinco gerações do modelo, ainda mais conforto, tecnologia e capacidade 4x4 acompanhavam a linha L200
  • A picape é comercializada atualmente em mais de 180 países
  • As primeiras unidades do modelo desembarcaram no Brasil em 1991. A partir de 1998 ele começou a ser produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO)
  • A linha L200 ganhou diversos nomes ao longo dos anos: Outdoor, Forte, Triton, Sport, Strada e Mighty Max eram alguns deles
  • O modelo é atualmente o mais vendido da Mitsubishi Motors em todo o mundo. No Brasil, ele corresponde a mais de 40% das vendas da marca
  • A Linha 2021 da L200 Triton Sport chega ao Brasil ainda em 2020

 

São Paulo, 20 de agosto de 2020 – Em 1978 o mundo estava mudando. O game Space Invaders se espalhava pelos fliperamas em todo o planeta e a indústria de videogames encantava milhões de pessoas. A primeira rede de telefonia celular estava sendo construída no Japão, enquanto recém-lançado filme Superman lotava as salas de cinema. 

Foi neste cenário que a Mitsubishi Motors, já renomada produtora de veículos, apresentava ao mundo sua picape com capacidade de carga de mais de uma tonelada. As primeiras unidades do modelo receberam o nome de Forte, apesar de alguns países já adotarem desde aquela época a sigla L200.

Assim chegava ao mercado como um veículo extremamente robusto, com opções de motores de 1.6 a 2.6 litros e tração traseira, projetado para oferecer uma combinação de confiabilidade, robustez e ampla capacidade de carga.

Cinco gerações e mais de quatro décadas depois, o modelo se consolidou como o mais vendido Mitsubishi em todo o mundo, com mais de 5 milhões de unidades comercializadas em mais de 180 países. A capacidade de carregar mais de uma tonelada sempre esteve presente e, a cada geração, o modelo ganhava ainda mais robustez, segurança, tecnologia e capacidade para trafegar com desenvoltura em todos os tipos de terreno.

Não à toa, a linha L200 conquistou diversos tipos de público, desde o produtor rural que usa a picape como um instrumento de trabalho, amantes das trilhas off-road, adeptos a um estilo de vida ao ar livre, praticantes de esportes como surf, paraquedismo, alpinismo, velejadores, entre muitos outros.

Desde sempre, a linha L200 foi concebida para percorrer todos os tipos de estradas, em qualquer lugar no planeta, acessando lugares onde a maioria dos outros veículos não chega. Tudo isso com o conforto de um sedã.

As primeiras opções com tração 4x4 foram introduzidas em 1980 e se tornaram a base para os veículos 4WD até os dias de hoje. Por essa mesma base surgiram as linhas Pajero, por exemplo.

Em março de 1986 a Mitsubishi Motors apresentava a segunda geração da L200, que trazia design renovado, três opções de cabines (simples, dupla e estendida) e novas opções de motores, incluindo o 2.5 Diesel. Ao longo da década o modelo, rebatizado de Triton em alguns mercados, foi se tornando fundamental para os negócios de Mitsubishi Motors em todo o mundo.

Também batizada em alguns países de Strada, a picape tinha opções de tração traseira ou 4x4 e conquistou especialmente os mercados norte americano e australiano onde eram vendidas com o nome de Mighty Max e Triton, respectivamente.

Ao todo, cerca de 1,146 milhão de unidades da segunda geração da L200 saíram das linhas de montagem das fábricas de Ohe, no Japão, de Laem Chabang, na Tailândia e também de Catalão, no Brasil.

A terceira geração chegava em novembro de 1995 com mudanças profundas no design tanto por dentro quanto por fora. Nessa época, a ideia da Mitsubishi era produzir uma picape que unia o conforto e tecnologia de um veículo de passeio com a já renomada capacidade e robustez da linha L200.

O motor passou a ser um 2.5 Turbodiesel e para o sistema de tração foi adotado o Easy Select 4WD, que permitiu ao motorista escolher o modo de tração mais adequado para o piso em que o modelo trafega, com o veículo em movimento.

Algumas versões ganharam sistema de freios ABS, além do sistema R/D Lock (bloqueio do diferencial traseiro), que evitava que a roda com menos tração patine enquanto a de maior tração permaneça imóvel. No Brasil, esta geração batizada de L200 Sport foi a 1ª picape diesel brasileira equipada com câmbio automático.

A quarta geração foi apresentada em agosto de 2005 e era produzida principalmente na fábrica da Mitsubishi Motors na Tailândia, de onde os modelos eram exportados para mais de 150 países. Poucos meses depois, o modelo passaria a ser produzido no Brasil com o nome de L200 Triton.

O veículo foi produzido com base em três pilares-chave que tinham por objetivo manter a L200 como a melhor opção dentro do mercado de picapes em todo o mundo: 1º - Exceder os padrões básicos de economia, durabilidade e confiabilidade. 2º - Oferecer os mais altos padrões de qualidade em escala global. 3º- Atender aos mais variados perfis de clientes sendo um veículo que não se limitava apenas ao uso comercial.

Este conceito foi batizado dentro da Mitsubishi como SUT (Sport Utility Truck), uma mistura de SUV com um veículo de carga.

Esta geração introduziu o conceito “J´line” na carroceria, que propiciou maior inclinação do encosto do banco traseiro, aumentando o conforto dos passageiros, sem prejudicar o tamanho da caçamba.

Entre as principais características da quarta geração da linha L200 estavam a introdução de um design interno e externo totalmente atualizado, que sugere elegância, robustez e esportividade.

A picape trazia o maior espaço interno da categoria e um conjunto de suspensão totalmente novo, que proporcionava conforto de um automóvel de passeio aos ocupantes.

Esses elementos não apenas destacaram a capacidade de inovação do TRITON / L200 no mercado, mas dissiparam a imagem geral das picapes como meros veículos comerciais. Isso expandiu muito a base de clientes das picapes da Mitsubishi Motors.

Um motor a diesel 3.2 litros desenvolvido com tecnologia de injeção direta common rail desenvolvia alta potência enquanto alcançava baixo consumo de combustível além de baixos níveis de emissões, vibração e de ruído.

A carroceria foi projetada para alcançar o mais alto nível de resistência ao choque em sua classe.

A participação no Rali Dakar e em outras categorias do gênero comprovou que o modelo era perfeito para qualquer tipo de terreno. Ao todo, mais de 1,43 milhão de unidades da quarta geração foram produzidas entre 2005 e 2017.

A quinta geração da linha L200 começou a ser produzida em 2014 e ampliou ainda mais o conceito de conseguir atender aos mais variados perfis de clientes. Usabilidade e durabilidade aprimoradas para uso comercial, uma sensação esportiva de que o modelo é fácil e divertido de dirigir, sua qualidade e conforto para todos os passageiros são características que foram bastante reforçadas.

O modelo ganhou o primeiro motor a diesel em alumínio para um veículo do segmento, além da tecnologia MIVEC, o que diminuiu ainda mais os níveis de emissões e ruídos além de otimizar bastante o consumo do motor 2.4 Turbodiesel. Este motor que introduziu o conceito de “downsizing” nas picapes diesel tem desempenho superior, maior economia de combustível e menor nível de emissões quando comparado com a geração anterior. Tudo isso sem afetar a renomada durabilidade dos motores da marca.

O sistema de transmissão manual de 6 velocidades também era oferecido pela primeira vez, substituindo o anterior de 5 marchas.

Já a tração ganhou ainda mais melhorias; além do sistema "Easy Select 4WD" que tem três posições: 2H, 4H, 4L para fornecer tração ideal para se adequar às condições da estrada, algumas versões receberam o sistema "Super Select 4WD-II", com um atuador eletrônico. O sistema é o mais completo da categoria, com 4 posições, incluindo opção para uso no asfalto seco.

No Brasil

Por aqui, as primeiras unidades da L200 começaram a chegar ao longo de 1991, por meio de importações independentes e na sequência através da HPE. O sucesso da picape no País foi imediato e suficiente para, poucos anos depois, algumas unidades do modelo serem produzidas em uma unidade industrial em Manaus (AM). A partir de 1998, a HPE Automotores inaugurou sua fábrica em Catalão (GO) para a produção da L200, de forma a atender a uma demanda crescente de pedidos pelo modelo.

A fábrica, que começou com 12.000 m² de área construída, hoje conta com quase 250.000 m², incluindo uma fábrica de motores que produz inclusive os modernos motores diesel de alumínio da L200 e uma instalação de pintura recém-inaugurada e uma das mais modernas do Brasil.

Nos 22 anos de história, mais de 300 mil unidades da picape L200 foram produzidas em Catalão. Desde a 2ª geração, que foi a 1ª a ser produzida no Brasil, até o momento, as picapes L200 brasileiras sempre se mantiveram atualizadas com os modelos produzidos na Tailândia. Como curiosidade, ao longo dos anos, a Tailândia tornou-se centro mundial de desenvolvimento e produção de picapes de quase todas as marcas.

As L200 produzidas no Brasil recebem modificações estéticas e mecânicas para melhor adaptação ao gosto dos brasileiros e condições de nossas estradas. Modelos exclusivos, como a L200 Savana, foram totalmente desenvolvidas localmente.

Os ralis e eventos promovidos pela Mitsubishi Motors no Brasil ajudaram a fazer da linha L200 muito mais do que uma picape de trabalho. O modelo passou a ser procurado pelos mais distintos perfis de clientes como praticantes de esportes, amantes de um estilo de vida ao ar livre, amantes da prática off road, famílias, entre outros.

A linha L200 também é, há décadas, utilizada como veículo de apoio durante o Rali dos Sertões, mais desafiadora competição fora de estrada da América Latina.

A durabilidade e robustez da linha L200 também ganhou a preferência de diversos órgãos oficiais espalhados pelo País, que utilizam a picape como viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e da Polícia Militar, veículos de frota de diversos Departamentos de Trânsito, entre outros.

Não à toa, o modelo se consolidou com o mais comercializado pela marca japonesa no País, com cerca de 40% do total de vendas.

Ainda este ano, a marca japonesa apresentará no mercado brasileiro a linha L200 Triton Sport 2021, que chega com visual completamente renovado, mais tecnologia, novo sistema de transmissão e ainda mais capacidade 4x4.

Sobre a HPE Automotores

A HPE Automotores do Brasil é a representante oficial da Mitsubishi Motors no País. Tem escritório no coração comercial de São Paulo (SP), fábrica em Catalão (GO) e concessionárias espalhadas por todo o território brasileiro. A empresa está no mercado desde 1991 e, além de produzir e vender veículos de alta qualidade, organiza eventos esportivos com clientes há mais de 25 anos. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

Para mais informações sobre a HPE Automotores, por favor, contate:

Gabriel S. El’Bredy – gabrielbredy@hpeautos.com.br - Tel.: + 55 11 5694-2789 / 11 9 9937-6820


Coluna Fernando Calmon



Coluna                

Fernando Calmon


Nº 1.110 — 20/8/20



TRÁFEGO URBANO SERÁ MAIS SEGURO E FLUIDO


Carros autônomos ainda não têm data certa para se tornarem corriqueiros no chamado mundo desenvolvido. Alguns cálculos já foram feitos para quando essa tecnologia estiver madura e de uso mais amplo: hoje a média é de um acidente fatal para cada 100.000 km rodados pela frota mundial. Quando chegar o nível quatro, chamado de autonomia avançada (um estágio antes da autonomia total), a previsão é de um óbito para cada 10 milhões de quilômetros rodados.

Embora os EUA já tenham avançado no planejamento da primeira estrada para carros autônomos, a cidade de Ulm, na Alemanha, tornou-se centro de teste para sensores utilizados na iluminação pública e tecnologias de conectividade.

Com até seis metros de altura, os postes se posicionam acima do tráfego urbano e proporcionam visão precisa dos cruzamentos. Fornecem informações imprescindíveis que beneficiarão carros autônomos no futuro. Apesar de equipamentos atuais (câmeras, radares e sensores lidar) oferecerem visão 360 graus, a perspectiva do solo nem sempre detecta um pedestre oculto por um caminhão, um automóvel surgindo de repente ou um ciclista se aproximando por trás.

O sistema processa imagens e sinais recebidos dos sensores instalados nos postes, combina-os com mapas digitais de alta resolução e os transmite ao veículo. Lá, os dados são mesclados com informações a bordo para criar uma imagem precisa da situação, incluindo todos os usuários e objetos na rua.

A principal tarefa das comunicações móveis otimizadas não é apenas a transmissão sem fio e instantânea de dados virtuais, mas também o processamento destes dados o mais próximo possível da fonte. A tarefa é realizada por computadores integrados diretamente à rede celular. Eles combinam dados dos sensores que estão nos postes com informações ao redor do veículo autônomo e de mapas digitais altamente precisos. A partir disso, gera-se um modelo da situação do tráfego em tempo real e se o disponibiliza por meio do ar.

No futuro, instalações - como centros de controle do tráfego das cidades - poderão ser equipadas com estes servidores e compartilhar dados com toda a frota, independentemente do fabricante, ou de outros usuários das ruas e estradas. O projeto começou em 2018 ainda com a rede celular atual LTE (4G). 

Mas com a tecnologia 5G que começa a chegar agora nos países centrais, a transmissão de informações dos sensores terá latência (atraso) extremamente baixa. Tal desenvolvimento tornará o tráfego urbano não só mais seguro, como também mais fluido.

A pesquisa recebeu aporte de 5,5 milhões de euros (R$ 36 milhões) do governo federal alemão e contou com a liderança da Bosch no consórcio e apoio da Daimler, Nokia, Osram, TomTom, IT Designers e das universidades de Duisburg-Essen e Ulm.

 MERCEDES COMPLETA SUA LINHA AMG

 Com um total inédito de 24 modelos de alto desempenho entre hatches, sedã e SUVs, a Mercedes-AMG acaba de disponibilizar nas concessionárias os médio-compactos hatch A 45 S 4MATIC+ e sedã-cupê CLA 45 S 4MATIC+, ambos equipados com motor novo de 2 litros, 421 cv de sua filial AMG e tração integral. Entre os superlativos destes modelos está a extraordinária densidade de potência de 210,5 cv/litro, sem similar em qualquer outro motor de quatro cilindros produzido atualmente no mundo.

Além do capô baixo e alongado, receberam pela primeira vez a grade específica AMG que tornou o visual ainda mais arrojado. Arco de rodas foram alargados para receber pneus 245/35 R19 e 255/35 R19. 

Por dentro, além do tradicional bom gosto e ótima ergonomia, foi usado um material refinado vindo da F-1, chamado de Dinâmica (microfibra de alta aderência), para revestir volante e bancos. Ambos podem ter várias combinações de cores externas e interiores sob encomenda.

Um recurso bem interessante, que só deve ser usado por quem tem habilidade e conhecimento para tal, é a função drift. Torna possível deixar tração apenas nas rodas traseiras e forçar o carro a fazer curvas “atravessado”, apenas controlado pelo volante e acelerador.

A velocidade máxima de 270 km/h (limitada eletronicamente). Apesar dos pesos em ordem de marcha de 1.635 kg e 1.675 kg, respectivamente, as acelerações de 0 a 100 km são muito fortes: 3,9 s e 4 s (hatch e sedã-cupê).

TIGGO 8 COMPLETA LINHA CAOA CHERY 

O mercado de SUVs médio-grandes de sete lugares é limitado a apenas 5% do segmento. Mas o Tiggo 8 chegou com bom preço (R$ 168.800), espaço interno amplo (terceira fila até oferece certo conforto para dois adultos), motor 1,6 L turbo (gasolina) de 187 cv, 28 kgfm e câmbio automatizado de duas embreagens e sete marchas. Relação peso-potência de 8,6 kg/cv é razoável, suficiente para garantir acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 s.

Pormenores interessantes: volante com regulagem de altura e distância (esta pela primeira vez na marca) e saída dupla de escapamento real (não está lá como enfeite). Faróis de LED, câmeras 360 graus e imenso porta-malas de 889 litros (no caso de cinco passageiros) são outros destaques.

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quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Máquinas da New Holland Construction também são protagonistas no cinema. Minicarregadeiras e pá carregadeira roubam a cena ao lado de grandes estrelas em Duro de Matar - A Vingança (1995) e Casino Royale (2006). Participações reforçam a força e a robustez da marca da CNH Industrial, que celebra 70 anos de Brasil em 2020

 

Pá carregadeira W190 guiada por 007 em Casino Royale

Atuante em grandes obras como as construções da Ponte Rio-Niterói e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a New Holland Construction também é personagem de grandes produções cinematográficas mundo afora. As máquinas da marca da CNH Industrial, que celebra 70 anos de história no Brasil em 2020, são protagonistas de cenas emocionantes ao lado de grandes estrelas, em Duro de Matar - A Vingança (1995) e Casino Royale (2006).

As participações nas histórias não são mera figuração. Reforçam a força e a robustez de uma linha completa de modelos, voltados à diferentes aplicações e prontos para solucionar qualquer desafio.


Minicarregadeiras L250 em ação em Duro de Matar - A Vingança

Imagine ter de carregar bilhões em barras de ouro do Banco Central de Nova York? Esta foi a missão dada pelo vilão Simon, interpretado por Jeremy Irons, a minicarregadeiras L250 em Duro de Matar - A Vingança. Na saga, a terceira da série de filmes de ação, as máquinas compactas que ganharam nova geração com a chegada da Série 300 ao Brasil, se desdobram para retirar a carga reluzente de dentro do edifício até caminhões.

Ocupados com uma bomba em uma escola pública, Bruce Willis, na pele do policial durão John McClane, e Samuel L. Jackson, como Zeus Carver, só descobrem a cena do crime depois que Simon e sua trupe de mercenários fogem em um túnel em construção sob a metrópole norte-americana.

Como em todo longa da série 007 que se preze, Casino Royale (2006) já começa com uma sequência de perseguição, em que Daniel Craig, intérprete do destemido e galante agente secreto inglês, vai atrás do vilão Two Fingers, utilizando para tal uma pá carregadeira W190. A máquina não poupa esforços na caçada, com 007 destruindo tudo o que vê pela frente.

No total, além de duas unidades da W190, a produção do filme também contou com outras nove máquinas da New Holland Construction, dentre escavadeiras, retroescavadeiras e minicarregadeiras, para compor um cenário real de canteiro de obras, gravado nas Bahamas.

“Assim como nos filmes, nossas máquinas colocam a mão na massa com toda a paixão que nos move. A New Holland Construction é uma marca leal, confiável, sempre próxima do cliente e inovadora, seja qual for o desafio. Temos uma história forte no setor, continuamos acreditando no Brasil e na América do Sul, inovando para o futuro”, destaca a vice-presidente da New Holland Construction para a América do Sul, Paula Araújo.

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