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quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Coluna Fernando Calmon. Etanol x Elétricos


Coluna Fernando Calmon

Nº 1.161 — 3/8/21





VW INVESTE EM ETANOL COMO

ALTERNATIVA AOS ELÉTRICOS



Opção por veículos leves e pesados elétricos está traçada em nível mundial. Porém, existe desarmonia quanto a prazos e regiões do planeta nas quais essa tecnologia, conhecida há mais de um século, avance e se torne dominante. O preço das baterias precisa cair e depender menos de matérias-primas metálicas. Pilhas a hidrogênio sujeitam-se a fatores ainda por demonstrar viabilidade econômica. 

É desconfortável saber que já se pretende iniciar pesquisa para obtenção de lítio no fundo do mar. E que as reservas terrestres deste metal estão concentradas em poucos países. Níquel também é estratégico para produção de baterias.  A americana Tesla, que alcançou sucesso produzindo apenas automóveis elétricos, tratou de se garantir ao assinar agora um contrato de fornecimento de níquel com a mineradora australiana BHP. Haverá lítio e níquel para todos? Sobram dúvidas.

Para o Brasil, no entanto, há soluções alternativas graças ao etanol. Essa opção inclui a Índia que pode se transformar no terceiro maior mercado mundial de veículos em poucos anos. Na coluna de 26 de junho fiz referência à informação da consultoria GlobalData que antecipou a definição do governo indiano em aumentar o mercado local para etanol, incluindo motores flex.

Agora o Grupo Volkswagen encarregou a filial brasileira de desenvolver e exportar tecnologias para utilizar a energia limpa e renovável de biocombustíveis, tendo como referência o etanol de cana-de-açúcar. O País é um dos poucos com quatro condicionantes simultâneas para produção agrícola: extensão territorial, área agricultável, sol e água. Hoje, ocupa apenas 40% de sua área agricultável total. Cana representa 12% da superfície plantada atual do Brasil.

O Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba (SP), prevê avanços firmes em novas variedades, incluindo transgenia e sementes artificiais para alavancar a produtividade dos canaviais nos próximos anos.

Pablo Di Si, presidente e CEO da VW América Latina, propôs ao conselho da empresa na Alemanha que os centros de engenharia de São Bernardo do Campo e São Carlos, no Estado de São Paulo, liderassem o desenvolvimento de motores flex e aplicações híbridas. “É uma estratégia complementar aos carros 100% elétricos e aplicável em mercados emergentes onde os governos não têm como subsidiar os compradores ou investir muito na geração de eletricidade e infraestrutura de recarga de baterias”, assinalou.

Há expectativas de outros fabricantes seguirem esse caminho. Desde o advento dos motores flex em 2003 (VW Gol), o esforço de engenharia focou mais em motores a gasolina que também podem utilizar o etanol. É possível agora investir para que o combustível vegetal melhore desempenho e consumo em relação ao derivado de petróleo com investimento maior em pesquisa e desenvolvimento.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva projeta que em 2030 um automóvel híbrido a etanol deve emitir, no ciclo do poço à roda, apenas 14 gramas de CO2 equivalente por km. Praticamente igual a um veículo elétrico de hoje se fosse possível obter geração 100% de energia limpa, da qual ainda se está distante na Europa, EUA e China.


ALTA RODA


MERCADO de veículos leves e pesados continuou com o mesmo cenário de alta procura e baixa oferta em julho. Segundo a Fenabrave, a média diária de vendas no mês passado – 7.900 unidades – caiu 9% em relação a junho, afastando-se das 10.000 unidades/dia que seriam o mínimo esperado para meados do ano. Em 2021 foram emplacadas 1.249.463 unidades até julho. Embora represente crescimento de 27% em relação aos sete primeiros meses de 2020, está longe de se igualar ao ano pré-pandemia de 2019.

PRIMEIRAS unidades do Fiat 500e, terceira geração do subcompacto italiano, serão entregues em setembro. Agora só disponível na versão elétrica por R$ 239.990, exatamente o mesmo preço do congênere Mini Cooper S E de entrada. O hatch de duas portas ganhou espaço interno, mas manteve o volume do porta-malas em 185 litros do 500 anterior. Motor entrega 118 cv e 22,4 kgf.m. Tempo de recarga: 4 a 14 horas e com supercarregador 80% da carga total em 35 minutos. Previsão de venda: 30 unidades/mês.

QUEM aprecia um SUV grande e dispõe de R$ 722.545 tem no Mercedes-Benz GLE 400 D uma das melhores opções. É tão suave e silencioso que, ao dirigir, os menos avisados pensarão logo em motor a gasolina. Mas o torque monumental de 71,4 kgf.m a apenas 1.200 rpm não deixa dúvida: é um Diesel moderno. Potência do 6-em-linha: 330 cv. Também impressionam as duas telas de 12,3 pol. formando um plano único de quadro de instrumentos e central multimídia, além dos bancos dianteiros e amplo espaço atrás.

TANTO a Caixa Econômica Federal quanto a Susep (Superintendência de Seguros Privados) foram criticadas pela Associação Brasileira das Empresas de Assessoria às Vítimas de Trânsito em razão da falta de cumprimento de prazos nos processos de indenização do DPVAT. O chamado seguro obrigatório precisa de uma solução final e urgente. Como está, não dá para continuar.

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www.fernandocalmon.com.br




Linha de acessórios do Novo Nissan Versa passa a contar com antena estilo tubarão. Item de série da versão Exclusive agora pode ser adquirido para qualquer versão. Novidade está disponível nas 180 concessionárias da marca e, se o cliente desejar, pode incluir valor no financiamento do veículo

 


Rio de Janeiro – O design elegante e atraente do Novo Nissan Versa pode ficar ainda mais destacado com a novidade que chega à linha de Acessórios Originais Nissan. O sedã conta agora com a antena receptora de teto estilo 'tubarão', que se soma aos mais de 30 itens disponíveis, sendo oito deles exclusivos para o modelo.   

A novidade oferece um visual esportivo ao Novo Nissan Versa e tem instalação fácil e rápida. Pode ser encontrada nas cores: branco diamond, branco aspen, azul pérola ray, prata classic, cinza grafite, preto premium, vermelho sólido, vermelho malbec e o exclusivo laranja. O preço sugerido para venda ao consumidor é R$ 211,54.

Linha completa de acessórios
Os Acessórios Originais Nissan são desenvolvidos e homologados para deixar os modelos da marca com um toque pessoal. O Novo Nissan Versa tem à disposição mais de 30 itens, sendo oito deles exclusivos. Todos ajudam a valorizar ainda mais o seu elogiado design.

Aprovados pela engenharia da marca, são desenvolvidos por fornecedores com qualidade comprovada, instalados nas concessionárias Nissan com mão de obra treinada, não tiram a garantia de fábrica do veículo e podem ser financiados junto com o veículo, sem pesar no bolso na hora da compra.

A lista de Acessórios Originais Nissan desenvolvidos apenas para o mais novo sedã do mercado inclui carregador sem fio de smartphones (wireless charger), sensor de estacionamento dianteiro, tapetes em carpete, tapetes de borracha, alarme ultrassom, friso de porta lateral, soleira de porta e automatizador de vidros.

Além desses itens exclusivos, o Novo Nissan Versa pode ser equipado com outros produtos da linha de Acessórios Originais Nissan como caixa organizadora, trava de porta mala, câmera de painel para gravação, capa de chave de silicone, tapete para pets, trava antifurto para estepe, entre outros. A linha completa pode ser consultada no site da Nissan.

Ford Mustang March-E entra para o Guinness com record mundial de eficiência. O novo SUV elétrico alcançou a média de 10,525 km por kWh, rodando 1.350 km na famosa rota que corta a Grã-Bretanha. O percurso de John o’Groats a Land’s End foi feito em 27 horas, com velocidade média de cerca de 50 km/h. O trio de motoristas dirigiu durante a noite para evitar congestionamentos e fez só duas paradas para recarga, que somaram 45 minutos



O novo Ford Mustang Mach-E entrou para o Livro Guinness com um recorde mundial de eficiência em carros elétricos, registrando o consumo médio de 10,525 km por kWh num percurso 1.350 km. O SUV elétrico percorreu a famosa rota que cruza a Grã-Bretanha de norte a sul, de John o’Groats a Land’s End, em 27 horas e com velocidade média de cerca de 50 km/h.

O Mustang Mach-E foi dirigido por Paul Clifton, Fergal McGrath e Kevin Brooker, que já bateram recordes de eficiência semelhantes com veículos a gasolina e diesel. O trio partiu no dia 3 de julho e dirigiu durante a noite para evitar congestionamentos, fazendo apenas duas paradas para recarga, que somaram 45 minutos.

“Este recorde serve para demonstrar que os carros elétricos agora são viáveis ​​para todos. Não apenas para pequenos deslocamentos urbanos para ir ao trabalho ou às compras, ou como segundo carro, mas para uso no mundo real em longas viagens”, disse Clifton.

Segundo ele, o alcance e a eficiência do Ford Mustang Mach-E fazem dele um carro de uso diário capaz de enfrentar imprevistos de viagem. “Fizemos um dia inteiro de testes, rodando 400 km, e ainda tínhamos 45% de carga na bateria na volta”, completa.

A autonomia é uma das maiores preocupações dos motoristas na mudança dos carros com motor a combustão para os elétricos. O Mustang Mach-E usado na prova é da versão com bateria de 88 kWh e tração traseira. Dirigindo de forma econômica, seu alcance foi aumentado para mais de 800 km – bem acima dos 610 km alcançados no padrão WLTP.


“A eficiência do Mustang Mach-E reduziu a necessidade de recarga na rota mais longa da Grã-Bretanha e provou ser um divisor de águas”, disse Tim Nicklin, gerente de eletrificação da Ford no Reino Unido.

“O relatório Go Electric da Ford sobre as percepções do consumidor mostra que, na visão do público, o alcance médio de um carro elétrico é de menos de 240 km. Se o Mach-E é capaz de rodar mais que o triplo dessa distância nas mãos de profissionais, é porque pode facilmente entregar os 'km por tanque' oficiais aos proprietários, reduzindo a ansiedade quanto à autonomia.”

Imersão da Gramado Summit com Washington Olivetto acontece em um mês. Evento terá foco em Comunicação e Varejo, e tem nomes como Fabio Faccio (Renner) e Ana Antunes (Arezzo) confirmados

Discussões sobre comunicação e varejo nortearão a W/Experience, uma imersão realizada pela Gramado Summit (empresa de eventos de inovação) no dia 1º de setembro. Presencial e exclusivo para apenas 150 pessoas, o encontro terá a presença de nomes consagrados no mercado brasileiro. 

O principal nome da imersão é Washington Olivetto, um dos publicitários mais reconhecidos e premiados do mundo. Responsável por propagandas como O Garoto Bombril, o Primeiro Sutiã ou o DDD da Embratel, Olivetto promete trazer experiências e dicas importantes sobre o futuro da comunicação. 

Além de Olivetto, a imersão contará com a participação de outros importantes nomes, entre eles Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive para a América Latina que, de acordo com o ranking Agency Report, do Advertising Age, é considerada a maior rede de agências digitais do mundo. 

Também participará Ana Luiza Antunes, que é Head de Marketing da Arezzo, maior marca de moda da América Latina. Ana foi uma das principais cabeças por trás do produto Brizza, que surgiu para bater de frente com a marca Havaianas. Por fim, a imersão tem confirmada a presença de Fabio Faccio, CEO da Lojas Renner, uma das maiores redes do varejo brasileiro.

 

Conheça mais sobre os palestrantes

Washington Olivetto - O publicitário é um dos mais premiados do Brasil. Foi nomeado vencedor do “2014 Clio Lifetime Achievement Award” e escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o “Creative Hall of Fame, do The One Club”. Além de ter recebido mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Também foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP).

Eco Moliterno - Chief Creative Officer da Accenture Interactive para a América Latina Accenture Interactive, a maior rede de agências digitais do mundo, de acordo com o ranking Agency Report. Foi considerado um dos "20 Publicitários Mais Influentes do Brasil", um dos "15 Brasileiros Mais Influentes na Internet" e um dos "50 Nomes Essa Criatividade Expandida no Brasil ".

Ana Antunes - Ana Luiza é Head de Marketing da Arezzo, maior marca de moda da América Latina. Comanda também o marketing de Brizza Arezzo e Arezzo Bambini, novas frentes da marca para “flip-flops” e infantil e que complementam o portfólio da Arezzo&co. Com mais de 17 anos de experiência no mercado de moda, teve também forte atuação e conexão com demais áreas como produto e empreendedorismo.

Fabio Faccio - Fabio é diretor-presidente da Lojas Renner, que compreende as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua e a instituição financeira Realize. O executivo ingressou na empresa como trainee em 1999 e tem uma trajetória profissional fortemente ligada ao crescimento da companhia, que registrou lucro líquido de R$ 1,1 bilhão em 2019 e está presente no Brasil, Uruguai e Argentina.

 

SERVIÇO

Data: 1º de setembro

Horário: 9h às 18h30

Local: Villa Bertti

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Stock Car: Bruno Baptista terá sua primeira vez no anel externo de Curitiba. A sétima etapa do campeonato será realizada no próximo fim de semana


O novo desafio que o piloto Bruno Baptista enfrentará mede 2.550 metros de extensão e tem três curvas: é o anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na vizinha Pinhais.

Lá, no próximo fim de semana, será realizada a sétima etapa da Stock Car Pro Series 2021. A última vez que a categoria andou naquele circuito foi em 2009. Para ele, essa será a primeira vez nesse tipo de pista, quase oval. 

Bruno vem de um bom fim de semana no circuito misto Raul Boesel, também no autódromo paranaense, em que terminou em terceiro lugar no pódio da segunda corrida da sexta etapa, e avançou para a sétima posição no campeonato. O piloto do Corolla #44 está animado para as próximas corridas.

“Tudo será novidade para mim. Nunca andei em um circuito desses, que se faz quase o tempo todo com o pé embaixo. Mas a minha equipe, que foi fundada em 2007, já andou, tem referências para o acerto do carro. E eu espero me adaptar rapidamente”, diz Bruno Baptista, piloto da equipe RCM Motorsport, que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt. 

Os treinos e a classificação serão realizados no sábado, 7, e as duas corridas da etapa no domingo, 8. 

A classificação poderá ser vista no canal por assinatura SporTV, no canal da Stock Car no YouTube e na página da categoria no Facebook. As duas corridas, no domingo, serão exibidas ao vivo na Band TV, no SporTV, no Facebook e YouTube da categoria, e em mídias de automobilismo como AutoVideos (Facebook e Twitch), CATVE e Motorsport TV. 


PROGRAMAÇÃO DA SÉTIMA ETAPA DA STOCK CAR PRO SERIES

SÁBADO, 7 DE AGOSTO

08H00 a 0810: Shakedown

08h25 a 08h55: Treino livre 1, 1º grupo

09h05 a 09h35: Treino livre 1, 2º grupo

14h00 a 14h45: Classificação

DOMINGO, 8 DE AGOSTO

10H58: Hino Nacional

11h20: Largada da primeira corrida

11h48: Largada da segunda corrida

12h25: Pódio 

COLUNA MINAS TURISMO GERAIS


 Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira




Mercado Central nos 92 anos de mineiridade


Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte.  Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.Em setembro o Mercado Central completa 92 anos de atividades, mantendo a mineiridade .

Nesse tempo, deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.


Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.

O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.

A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.

Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.


Centenas de cachaças mineiras são vendidas nas loja do mercado


Centenas

Atualmente, com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.

O tradicional  tira gosto fígado com jiló é uma atração 


Pensando na função social de ter suas portas abertas para todo o público, incluindo os clientes que possuem alguma dificuldade de mobilidade, o Mercado Central possui elevadores e rampas de acesso, disponibiliza cadeiras de rodas e mantém profissionais treinados para atendimentos especializados.

Com o projeto Consumidor do Futuro, atende escolas regulares e especiais, garantindo que crianças e jovens portadores de necessidades especiais também possam vir ao Mercado para descobrir as cores, os cheiros e os sabores diversificados.

Pelos corredores do mercado as lojas vendem produtos alimentícios, bebidas, artesanato mineiro, além de sentir a cultura mineira


Arraial será pela internet

Pela primeira vez, o Arraial de Belo Horizonte será realizado no formato on-line. O evento do ano passado foi cancelado por causa da pandemia da COVID-19

A edição de 2021 acontece entre os dias 19 e 29 de agosto. No lugar das barraquinhas, comidas típicas, shows e a tradicional quadrilha, haverá rodas de conversa, live de gastronomia e um concurso de figurinos juninos com prêmios de até R$ 7 mil.

Toda a programação estará disponível no site do Arraial de Belo Horizonte. Nas lives “Prosas Juninas”, importantes nomes da cultura junina brasileira e de grupos de quadrilha do setor vão falar sobre as festas. A live Gastronomia Junina vai trazer chefs renomados da capital mineira. 

Festas do Arraial de Belô serão retomadas neste fim de semana - Horizontes  - HOME

A tradição das quadrilhas juninas eram nas ruas, este ano será pela internet

Podem participar até 45 quadrilhas juninas de BH que serão divididas nos grupos Especial e de Acesso, cada um com 14 e 31 grupos, respectivamente. “Para cada quadrilha inscrita será destinada uma subvenção de R$ 7 mil, totalizando R$ 315 mil”, informou a Belotur.

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@sergiomoreira63

sergio51moreira@bol.com.br

Festuris abre credenciamento para buyers Luxury e Mice. Interessados devem realizar inscrição no site do evento até 30 de setembro

O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado está com inscrições abertas para os buyers Luxury e Mice. O credenciamento está disponível desde a última sexta-feira, dia 30, no site www.festurisgramado.com, na aba QUERO PARTICIPAR -> BUYERS LUXURY/MICE.


Após realizar a inscrição, que é gratuita, o pedido será avaliado pela curadoria da feira e se for aceita, o candidato receberá o convite oficial confirmando a participação como buyer.

A organização do evento ressalta que os buyers selecionados deverão cumprir reuniões pré-agendadas através do APP FESTURIS com a ferramenta Buyers Club. Eles receberão credencial exclusiva de acesso a toda extensão da Feira de Negócios. “O aplicativo auxiliou muito na geração de negócios em 2020, superando as expectativas de todos e, com certeza, tornará a feira muito mais efetiva neste ano”, avalia CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Com mais de 60% dos espaços da feira comercializados, o cenário se apresenta de forma positiva para a retomada do turismo no País. “Deixamos um grande legado com a realização do evento em 2020, mostrando que com a união do trade, com tecnologia, sustentabilidade e segurança, é possível continuar realizando bons negócios. Com isso, temos a certeza de que será uma grande feira em 2021, não só pela alta procura de novos expositores, mas pelas negociações já efetivadas”, garante a gerente comercial, Andrea Oliveira.

Sobre o Festuris

Neste ano, o Festuris conta com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo é a agência oficial do evento e a Prudent é o parceiro de Biossegurança. Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios do turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área. 

JAC E- JS4 estreia como referência em alta tecnologia e ótimo custo/benefício no segmento. Modelo 100% elétrico pertence à oitava geração de veículos com zero emissão da JAC Motors; O modelo possui 420 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lithium têm capacidade máxima de 55 kWh; Com 150 cv de potência e 340 Nm (34,7 kgfm) de torque, ele garante arrancadas impressionantes: 0 a 100 km/h em 7,5 segundos; Provido de refrigeração líquida e sistema de regeneração de carga em três níveis de atuação, o JAC E-JS4 é econômico: em média, o modelo percorre 13 kWh a cada 100 km; Preço sugerido é de R$ 249.900. Assista vídeo no YouTube


Assista o vídeo no YouTube: 

https://youtu.be/2-IIYTFBUds

 

O JAC E-JS4 faz sua estreia no mercado brasileiro. Pertencente ao “esquadrão” de produtos que garante o protagonismo da JAC Motors nesse recém-criado segmento de mercado, o SUV médio/grande aposta firmemente em um trinômio muito objetivo: design absolutamente contemporâneo, alta tecnologia e custo/benefício.  

 

“Este é um produto muito moderno, com um design insinuante, traz recursos tecnológicos high-end, e é vendido por um valor extremamente agressivo. Para se ter uma ideia, o SUV 100% elétrico de seu porte mais acessível do país custa mais de R$ 420 mil, ou seja, R$ 170 mil a mais do que o E-JS4. Estamos entusiasmados com o potencial de vendas desse modelo”, define Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. 

 


Custo por km rodado é até 6 vezes mais barato 

Capaz de rodar 420 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o E-JS4 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mundo. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,60 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,80 a cada 100 km (equivalente a 1,3 litro de gasolina por 100 km!!). “Encher o tanque” por esse valor e rodar 420 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico.

 


Baterias têm sistema de refrigeração 

Dotado de baterias com 55 kWh de capacidade máxima de carga, com sistema de refrigeração, capaz de manter a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos, o SUV médio/grande 100% elétrico da JAC possui motor com 150 cv de potência e 340 Nm de torque.  

 

Com essa receita, mesmo dispondo de peso em ordem de marcha de 1.680 kg, o E-JS4 é extremamente eficiente e garante desempenho empolgante. O modelo fornece arrancadas vigorosas, praticamente o igualando a carros esportivos. Como se sabe, unidades motrizes 100% elétricas garantem o torque máximo em qualquer situação. É o tal do “torque plano”, isto é, você vai dispor dos 340 Nm desde o momento em que ligar o carro. Resultado: ele leva apenas 7,5 segundos para sair da mobilidade e chegar a 100 km/h.  

 


Design contemporâneo é destaque do modelo 

Quando foi desenhado no JAC Design Center, na Itália, contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o SUV trouxe as necessidades de uso de um modelo médio/grande, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que denotam uma classe superior.  

 


Seu design é único, inconfundível, autêntico. É um carro bonito, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelo ineditismo das linhas. E sim por ter um resultado de extremo bom gosto. Com um quê de modelo futurista, o E-JS4 adota um visual dianteiro completamente distinto de qualquer outro SUV à venda no Brasil, seja ele térmico ou elétrico: o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED (sistema DRL de série). Com um formato de “V” invertido, elas dão autenticidade. Ao centro, a grade é larga, proeminente, de corte reto, como convém a um SUV imponente. Nas extremidades dessa grade, o complemento do grupo ótico traz os faróis. 

 

Na lateral, o JAC E-JS4 recebeu rodas de novo desenho, que é justamente o que o diferencia do T60 Plus, versão com motor térmico. Já a traseira exibe o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido das lanternas da frente, onde o desenho do conjunto ótico adota uma extremidade apontada para baixo. Para unir as duas lanternas traseiras, inclusive, o departamento de Design da marca fez uso de uma régua reflexiva entre elas.  

 


Interior sofisticado 

Toda a parte interna do E-JS4 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. O quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT, oferece três modos de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção. Como diferencial de acabamento, o JAC E-JS4 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). O módulo de climatização possui central touch. 

 


O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos. Bancos e laterais de portas também são revestidos em couro, sendo que a poltrona do motorista possui ajustes elétricos. O teto solar panorâmico finaliza o pacote de conveniências do modelo. 

 


Central multimídia tem tela de 10,25 pol e concentra dados sobre operação 

Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS4 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera 360 graus e câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.  

 

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. 

 


Lista de equipamentos é vasta, como todo JAC Motors 

O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 250 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:  

•        Ar-condicionado Automático e Digital 

•        Cruise Control com comandos no volante 

•        Lâmpadas halógenas 

•        Faróis com regulagem elétrica de altura do facho 

•        Faróis com “Follow Me Home” 

•        DRL (LED diurno) 

•        Faróis de neblina (dianteira) 

•        Lanterna de neblina (traseira) 

•        Brake-light 

•        Alças de segurança dianteiras e traseiras 

•        Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro) 

•        Retrovisor interno antiofuscante 

•        Bancos revestidos em couro ecológico  

•        Seis air bags 

•        Portas com barras de proteção lateral 

•        Aviso de cinto não acoplado 

•        Freio ABS com EBD 

•        BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) 

•        BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio) 

•        HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas) 

•        TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da                   pressão dos pneus) 

•        ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade 

•        Sensor de capô aberto 

•        Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro  

•        Câmera de ré 

•        Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro 

•        Isofix 

 


Já o custo de manutenção é um capítulo à parte. Devido à racionalidade do projeto de um modelo elétrico, há uma infinidade de autopeças que não faz parte da arquitetura construtiva do E-JS4, o que, além de simplificar o processo de montagem do veículo, acaba barateando seu custo de manutenção. Para se ter uma ideia, as revisões do SUV médio da JAC, entre 10.000 km e 60.000 km, totalizam menos de R$ 740 (menos do que uma única revisão de 20.000 km dos concorrentes de motores térmicos). 

 


Com toda essa tecnologia embarcada, a lista de equipamentos de série, a beleza e a autenticidade de um produto 100% elétrico e segurança de adquirir um veículo livre de emissões de poluentes com 5 anos de garantia, o JAC E-JS4 custa R$ 249.900,00. 




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