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quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Honda lança o novo Accord Híbrido, o primeiro modelo com a tecnologia e:HEV no Brasil. • Sedã de luxo começará a ser vendido em agosto, introduzindo a motorização híbrida da Honda no País. • A tecnologia e:HEV, híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência, combina prazer ao dirigir e baixo consumo de combustível. • Renovado visualmente, o novo Accord Híbrido traz mais equipamentos e está ainda mais seguro. Tem garantia de 8 anos e custa R$ 299.900,00


A Honda Automóveis do Brasil inicia as vendas do novo Accord Híbrido, o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã de luxo é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local.

Como parte da estratégia global, a Honda investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para continuar proporcionando a alegria da mobilidade com zero emissões de carbono. O objetivo é atingir a neutralidade de carbono em todos os produtos e atividades corporativas até 2050.

Em linha com esse compromisso, foi estabelecida a marca Honda e:Technology, para identificar as tecnologias de eletrificação de alta eficiência que visam criar uma sociedade livre de carbono ao gerar, utilizar e conectar energia de maneira mais eficaz.



e:HEV, o sistema híbrido da Honda
Sob o guarda-chuva da Honda e:Technology está a marca e:HEV, um novo nome de comunicação para a tecnologia híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência, que é parte importante no processo de eletrificação da marca.

O e:HEV estreia no Brasil no novo Accord Híbrido, o modelo flagship da Honda. Ele usa um sistema com dois motores elétricos de alta eficiência combinados com um motor de ciclo Atkinson de 2,0 l, com aceleração e respostas vivas e um índice de consumo de combustível excepcional.

Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.



Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

A operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Outro diferencial do sistema é a interação com o motorista. Os modos de condução Sport e ECON alteram a aceleração (quando o acelerador é pressionado) e também a desaceleração (quando o motorista tira o pé do acelerador). A intensidade da força de desaceleração também pode ser regulada em quatro estágios por meio de dois comandos próximos ao volante.



O sistema pode ser utilizado como aumento do freio motor quando, por exemplo, houver um carro à frente, em trechos sinuosos, em redução de semáforo ou mesmo em descidas. Em todas as desacelerações (com ou sem acionamento do pedal do freio), as baterias são carregadas por meio de um sistema regenerativo, capaz de converter energia cinética em energia elétrica.

Com isso, o Accord Híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO. Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e ótimo comportamento dinâmico.

Graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de controle de energia (PCU), o Accord Híbrido consegue oferecer aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor à combustão anteriormente comercializada, sem que a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocupem o espaço para bagagem ou passageiros.

Ainda mais sofisticado, tecnológico e seguro
O novo Accord Híbrido mantém no design externo os elementos vencedores da décima geração, como as proporções premium, com entre-eixos longo, uma frente marcante e uma cabine elegante e deslocada para a parte traseira da carroceria, que tem porte largo e curvas dinâmicas.

Externamente, o modelo traz mudanças que o deixaram ainda mais sofisticado, elegante e moderno. A ousada e imponente dianteira, com linhas bem definidas e faróis full-LED, ganha novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os também novos faróis de neblina em LED. Também traz o emblema H frontal com detalhes em azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.

Complementado pelas laterais profundamente esculpidas da carroceria, todo o perfil dianteiro reforça o comprimento visual. As inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento escurecido, trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo.

Na traseira, o desenho refinado do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa do porta-malas, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, assim como o emblema H com detalhes em azul.

As dimensões externas permitem um interior espaçoso e confortável para os ocupantes, com amplo espaço para pernas, cabeça e ombros, além de uma posição de direção esportiva, em um ambiente refinado.

Internamente, o Accord mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã flagship da marca, oferecendo um luxo único para seus consumidores. O modelo traz novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança.



Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios. Além disso, o carregador por indução no console central é de alta potência, com 15 Watts, proporcionando mais comodidade aos ocupantes.

Ainda neste aspecto, os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV, bem como uma nova grafia para os botões no volante, tornando mais prática a operação.

O Accord é um produto que, da sua construção até as tecnologias avançadas, tem foco em garantir a máxima segurança aos seus ocupantes. Para esse novo modelo, o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, foi aprimorado. Ele traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.

O Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, é um item padrão que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) - controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) - sistema de frenagem para mitigação de colisão -, LKAS (Lane Keeping Assist System) - sistema de assistência de faixa - e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) - sistema para mitigação de evasão involuntária de pista.

Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags frontais, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de utilização do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor indicando que algo pode ter sido esquecido na parte traseira.

Comercialização
O novo Honda Accord está disponível em versão única, híbrida com o sistema e:HEV, em quatro opções de cor da carroceria e duas do revestimento da cabine: Topaz White Pearl (interior preto ou marfim), Platinum Silver Metallic (interior preto), Cristal Black Pearl (interior preto) e Modern Steel Metallic (interior preto).

O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km. As vendas serão iniciadas em agosto.

(*Preço público sugerido para todo o território nacional, exceto Estado de São Paulo e cidade de Manaus)

Sobre o Accord
O Honda Accord é o segundo automóvel com carreira mais longa na história da Honda, após a do Civic. Foi o primeiro automóvel de uma marca japonesa a ser fabricado nos EUA e está em produção na fábrica da Honda, em Marysville, estado de Ohio, desde 1º de novembro de 1982. O modelo também é o primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil e vendido desde 1992 no país.

Em 2018, o modelo foi completamente reformulado, com novo design, desempenho superior e eficiente, interior refinado e muita tecnologia embarcada. O modelo também representou a chegada da tecnologia Honda SENSING ao Brasil, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor que proporciona uma nova experiência de condução.

Desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com uma estrutura mais leve, rígida e sofisticada, o Accord permite uma condução eficiente, dinâmica e refinada.

Ao desenvolverem a 10ª geração do Accord, os designers e engenheiros da Honda procuraram alcançar a "confiança absoluta" em cada elemento de design e desempenho. Partindo do sólido caráter do Accord - reconhecido por sua destacada qualidade, eficiência no consumo, equipamentos e sofisticado dinamismo na condução - eles proporcionaram ao modelo um novo nível de apelo emocional e qualidade premium. Em seu novo posicionamento, trouxe um desempenho ainda mais refinado e cativante, um interior mais espaçoso e luxuoso e avançadas tecnologias de segurança e conectividade.

Em resumo, o Accord com estilo mais marcante, premium e divertido ao dirigir de todos os tempos.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.162 — 12/8/21

 


ESTUDO APONTA CAMINHOS

PARA ELETRIFICAÇÃO VEICULAR


Como o Brasil se integrará ao esforço mundial para limitar as emissões de gás carbônico (CO2) foi o objetivo de um grande estudo que Anfavea e Boston Consulting Group (BCG) acabam de apresentar. A eletrificação tornou-se a saída mais objetiva na qual os três grandes polos da indústria automobilística mundial, China, EUA e União Europeia, estão empenhados

Estes três representam cerca de 60% das vendas mundiais de veículos leves e pesados. Acrescentado o Japão, os países centrais respondem por algo próximo a dois terços da frota mundial e das emissões de CO2. Obviamente, o País não pode e nem deve ficar de fora deste esforço global. Atender esses objetivos, no entanto, exigem ações de curto, médio e longo prazos, além de investimentos bastante elevados tanto do governo quanto da própria indústria.

Dos três cenários montados pelo BCG para 2030 e 2035, o que me parece mais perto da realidade brasileira do ponto vista de veículos leves é o protagonismo de biocombustíveis no caminho da descarbonização. É viabilizado por regulações já existentes, frota predominante de automóveis flex e ampla infraestrutura de produção e distribuição de etanol.

Há, entretanto, outra alternativa classificada de cenário de convergência global. Neste caso o Brasil alcançaria nível de eletrificação maior e as fabricantes aqui instaladas seguiriam estratégias globais. Para isso seria necessário instalar 150.000 carregadores espalhados pelo País ao custo hoje estimado de elevados R$ 14 bilhões. Ainda assim, em 2035, a frota circulante de veículos leves teria 82% com motores só a combustão e o restante, elétricos e híbridos.

Precisaria saber de onde viria o investimento nos carregadores: do governo, da iniciativa privada, da indústria automobilística ou do esforço coordenado. Do ponto de vista do consumidor não se trata apenas de localização fácil em ruas e estradas, mas do tempo de recarga. Já se observou, principalmente nos EUA, certo grau de rejeição. Não se sabe ainda o reflexo nas vendas futuras de elétricos pelo desconforto da espera mínima de 30 minutos, isso nos pontos de recarga de alta potência, para recuperar 80% do alcance declarado.

O estudo reúne grandes méritos pois pode servir de referência para o governo federal implantar ações de estímulo que, já se sabe, serão tão necessárias quanto difíceis de enquadrar no apertado orçamento federal. As condições econômicas e sociais dificultam a criação de subsídio direto ao comprador de um veículo 100% elétrico ou híbrido recarregável em tomada, como acontece hoje e continuará nos próximos anos em países centrais.

A cultura governamental de taxar veículos leves muito acima da média mundial atravessa mais de meio século. Seria aparentemente simples e faria sentido diminuir essa carga fiscal para combater o aquecimento global. Há também a alternativa de incentivar a renovação da frota atual, o que melhoraria muito as emissões de CO2. Mas, neste caso, deveria vir também a inspeção técnica veicular pelo menos nos principais centros urbanos do País. Coragem política para esta providência é difícil de acreditar.


ALTA RODA

ESCASSEZ mundial de semicondutores permanece e há grande impacto na produção brasileira de veículos. Anfavea estima 120.000 unidades perdidas até agora. Isso explica os estoques totais de apenas 15 dias, menor volume desde 1999 quando começaram a ser calculados. As matrizes das fábricas continuam direcionando as peças para mercados mais rentáveis, que não parece ser o caso do Brasil. Cenário deve mudar no primeiro trimestre de 2022, mas há previsões de normalização só em meados do próximo ano.

BMW SÉRIE 3 domina com 70% de participação no segmento de sedãs médio-grandes. Uma das razões é a produção no Brasil (95% das vendas) e outra sua notável qualidade dinâmica: precisão de direção e atitude em curvas (50% de peso em cada eixo). Na linha 2022 adotou, finalmente, o Android Auto sem fio, mas o carregador por indução tem pouca potência. Para desempenho é melhor usar o modo de condução Sport porque os 184 cv do turbo flex têm que lidar com 1.460 kg em ordem de marcha.

VERSÃO elétrica do SUV médio T60 Plus, o E-JS4 amplia a escalada da JAC nesse mercado de nicho. Preço: R$ 249.990 ou 50% mais que o modelo convencional. No entanto, o elétrico oferece equipamentos adicionais como câmeras traseira e de visão 360 graus, faróis de neblina, teto solar panorâmico e banco do motorista elétrico. Potência, 150 cv, torque 34,7 kgf.m e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 s.

MOTOCICLETAS e até bicicletas já podem contar com chamada de emergência em acidentes. Anunciado agora pela Bosch, na Alemanha, o algoritmo inteligente de colisão e sensores de aceleração do controle de estabilidade permitem, por meio de smartphone, transmitir informações aos serviços de socorro. Se a moto não tiver um sistema de detecção de colisão ou queda instalado permanentemente, dados do sensor do smartphone são usados ​​para iniciar a comunicação emergencial.

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www.fernandocalmon.com.br



 

36º Natal Luz terá́ quatro grandes atrações até o dia 16 de janeiro. Somente uma delas seguirá até́ o encerramento do evento em 30 de janeiro




O 36º Natal Luz de Gramado terá quatro atrações artísticas pagas que serão apresentadas entre 28 de outubro e 16 de janeiro. O único atrativo que segue até o dia 30 de janeiro, data final do 36º Natal Luz, será́ O Reino do Natal. Ao todo serão mais de 150 apresentações, sendo 36 do Natalis; 34 do Nativitaten; 35 do Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições; e 20 do O Primeiro Milagre do Menino Jesus. O Reino do Natal terá́ apresentações diárias entre 10h e 20h.

A Gramadotur, Autarquia Municipal, realizadora do Natal Luz, anunciou no final do mês de julho os principais atrativos do evento que serão realizados seguindo protocolos de segurança apresentados ao Gabinete de Crise do Estado. Entre as medidas estão a redução da capacidade de público nos atrativos e a adoção de medidas sanitárias que garantem a segurança dos espectadores, artistas e das equipes da organização dos shows.



Confira os espetáculos e os respectivos dias de apresentação:

Nativitaten
Duração: 70 minutos

Direção: Linus Lerner

Local: Lago Joaquina Rita Bier

Dias: terças, quintas e sábados, às 21h, entre 30 de outubro e 15 de janeiro Excepcionalmente, no dia 1º de novembro (segunda-feira) acontecerá também o espetáculo.

Valor dos ingressos: entre R$ 190,00 a R$ 250,00 (arquibancada) por pessoa, entre R$ 210,00 a R$ 275,00 (arquibancada especial) por pessoa, entre R$ 320,00 a R$ 410,00 (premium lounge) por pessoa e entre R$ 190,00 a R$ 250,00 (PNE) por pessoa.

O primeiro milagre do Menino Jesus

Duração: 60 minutos

Dias: quartas, sextas e domingos, às 19h. Entre 26 de novembro a 9 de janeiro

Direção: Linus Lerner

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.

Valor dos ingressos: R$ 120,00 por pessoa.

O grande desfile do Natal

Duração: 60 minutos

Direção: Fabrício Ghomes

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.

Dias: domingos, quartas e sextas, às 21h. Entre 29 de outubro a 16 de janeiro.

Valor dos ingressos: entre R$ 190,00 a R$ 250 (arquibancada) por pessoa, entre R$ 320,00 a R$ 410,00 (premium lounge) por pessoa e entre R$ 190,00 a R$ 250,00 (PNE) por pessoa.

O reino do Natal

Duração: 70 minutos

Direção: Abramo Machado

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.

Dias: Todos os dias da programação:

Segundas, Terças, Quintas e Sábados - das 10h às 20h30min. Quartas, Sextas e Domingo - das 10h às 19h30min.

Valor do ingresso: R$ 100,00 por pessoa.

Natalis - a criação

Duração: 45 minutos

Direção: Sérgio Korsakoff

Local: Lago Joaquina Rita Bier

Dias: quartas, sextas e domingos, às 20h. A partir de 31 de outubro a 16 de janeiro; Valores dos ingressos: R$ 150,00 (arquibancada e PNE) por pessoa, R$ 175,00 (arquibancada especial) por pessoa e R$ 280,00 (premium lounge) por pessoa.

Especialmente em dezembro, nos dias 20/12 e 27/12 acontecerá o espetáculo.

O 36º Natal Luz é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e Stemac Grupos Geradores com apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como “Receptivo Oficial”. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.

Fotos – Cleiton Thiele/divulgação/Natal Luz

Ram mostra tamanho da sua força e anuncia novo modelo. - Evento online ‘Ram – Behind the Power’ apresentou amplo panorama da marca que vem batendo recordes consecutivos de vendas. - Ram 2500 foi o segundo veículo premium mais vendido em julho. - Rede de concessionárias ganha novo padrão, voltado para o cliente. - Próximo lançamento da marca Ram será ainda neste ano

 


Na manhã desta quarta-feira (11), foi ao ar o evento online “Ram – Behind the Power”, que pode ser assistido a qualquer momento no YouTube. A ação teve como objetivo relatar as conquistas recentes e uma parte do trabalho que está sendo realizado para consolidar a marca no Brasil e os passos seguintes. Os porta-vozes foram Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul; Everton Kurdejak, diretor comercial; Paulo Solti, diretor de Pós-Vendas e Juliano Machado, gerente de Marketing de Produto. O vídeo também teve as participações especiais de Almir Cambra, locutor de rodeio e embaixador da marca, e Doda Miranda, cavaleiro e empresário parceiro da Ram.

Destaque no segmento premium

Hoje, o mercado brasileiro é um dos maiores do mundo para a Ram e não é difícil de entender isso. Com apenas dois produtos, a recém-lançada Ram 1500 e a consagrada Ram 2500 (vendida oficialmente no país desde 2005), a marca está a caminho de dobrar o total de emplacamentos pelo segundo ano consecutivo. De janeiro a julho foram 2.026 unidades – 1.646 da Ram 2500 e 380 da 1500, cujas entregas começaram no final de abril. A previsão é de fechar 2021 com cerca de 3.000 picapes comercializadas. No ano anterior, que havia sido recorde, registraram-se 1.475 exemplares.


A Ram também está acelerando fortemente no segmento premium. No mês passado, a 2500 foi simplesmente o segundo veículo mais vendido nessa seara de emblemas de prestígio. Com 560 emplacamentos, ficou só 12 atrás de um sedã médio de origem alemã. Somando os 68 exemplares da 1500, a Ram ficou na quinta posição entre as marcas premium, a quatro unidades da quarta colocada.

Ainda em relação às vendas, em breve os clientes da marca terão à disposição o programa de recompra garantida Next Ram. Sem falar de um novo formato de reserva, em parceria com a rede de concessionárias. Será um processo 100% online, simples e seguro.


Renovação da rede

Além das picapes mais desejadas do Brasil, outro pilar que sustenta o sucesso da Ram é a rede de concessionárias. Já são 52 pontos espalhados por todo o território nacional e até o final deste ano serão 56. O nível de satisfação do consumidor da marca vem crescendo seguidamente e em junho atingiu o melhor patamar histórico. E o atendimento vai continuar sendo aprimorado com a novo padrão de arquitetura interior que começou a ser aplicado nos últimos meses e estará na maioria das concessionárias até dezembro.

A proposta dessa renovação é de tratar o cliente da melhor forma possível desde a entrada na loja. Seja para passar rapidamente ou permanecer um tempo maior, todos os espaços foram repensados para receber bem e destacar a marca Ram, com uma sala de estar especial e área exclusiva para os produtos da Ram Store.


Novas parcerias

O relacionamento com o público ultrapassa e muito as “fronteiras” das concessionárias e dos sites e perfis nas mídias sociais, como a recente página no LinkedIn (confira todos os endereços abaixo). Por isso, a Ram está criando novos laços com universos que se relacionam com a marca. É o caso da equipe de polo Prata Polo, da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT), da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e do Doda Training Center (DTC).

Lançamento à vista

Para concluir em alto estilo, o evento online “Ram – Behind the Power” foi a plataforma para o anúncio de um modelo inédito da marca no Brasil. “Como grandiosidade está no nosso sangue, posso garantir que essa nova picape trará maior capacidade de carga e reboque, mais torque e potência e vai dar show também em acabamento premium e tecnologia”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul. Segundo o executivo, o lançamento será ainda neste ano.

Acompanhe os canais da Ram:

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Ram Store: https://www.ramstore.com.br/ e https://www.instagram.com/ramstore_oficial/

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Aeroporto de Fortaleza é o primeiro a exigir comprovante de vacina para desembarcar na cidade

Desembarque no aeroporto Pinto Martins agora só com comprovante de vacina

Viajantes que desembarcam no Aeroporto Internacional de Fortaleza terão que comprovar vacinação completa contra Covid-19 ou apresentar teste negativo feito em até 72 horas do voo. A decisão é da Justiça federal que atendeu um pedido do próprio governo do Ceará para turistas que visitam o estado. A ideia da gestão é barrar o crescimento da variante delta no estado, cujo número de registros já alcançou os 15 casos, na última sexta-feira (6).

Com a decisão, só podem embarcar em voos para o Ceará e desembarcar no estado: passageiros com comprovante de vacinação atestando a integralização do ciclo de imunização, com a aplicação das duas doses ou dose única, a depender das especificações do imunizante utilizado, e passageiros com resultado negativo de exame de antígeno ou RT-PCR realizado em até 72h antes do horário do voo.

O governador Camilo Santana  afirmou que a decisão é “muito positiva” e “importante” para o estado. “Queremos muito que os viajantes venham ao Ceará, mas queremos que as pessoas, por precaução, apresentem os testes negativos antes de chegar ao nosso estado exatamente pra evitar a propagação do vírus no nosso estado. É uma decisão muito positiva, considero importante para o Ceará”, disse.

O governador Camilo Santana  afirmou que a decisão é “muito positiva” e “importante” para o estado. “Queremos muito que os viajantes venham ao Ceará, mas queremos que as pessoas, por precaução, apresentem os testes negativos antes de chegar ao nosso estado exatamente pra evitar a propagação do vírus no nosso estado. É uma decisão muito positiva, considero importante para o Ceará”, disse.

Fonte: M&E

Santarém sediará Congresso Nacional de jornalistas especializados em turismo de 14 a 23 de outubro próximo




Centro da vila de Alter do Chão


Por Christina Hayne - DRTPA nº1759
Fotos: João Ramid

No próximo mês de outubro, entre os dias 14 e 20, jornalistas especializados em turismo têm encontro marcado na “Pérola do Tapajós”, em Santarém, no estado do Pará, para integrar o XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, evento realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Abrajet Nacional e Abrajet Pará. A cidade sede do evento, onde o rio Tapajós encontra o rio Amazonas e onde Alter do Chão e mais de 100 km de praias se mostram durante todo o verão na Amazônia, estará no centro dos olhares de profissionais produtores de conteúdo e de imagens.

O encontro que prevê a participação de cerca de 120 profissionais entre jornalistas – repórteres e fotógrafos especializados do segmento turístico e universitários de comunicação e profissionais de turismo. O evento vem ressignificar os caminhos da divulgação do turismo, por parte dos canais especializados no segmento após um período de paralisação e retrocesso do setor em meio a pandemia que assolou o mundo e também o Brasil.

Encontro dos rios Tapajós e Amazonas


Sob o tema: “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”, o Congresso em questão apresenta uma programação técnica, de vivência e alternativas que se apresentam para o setor. Uma proposta de congresso diferente e inesquecível.

À frente deste encontro, está a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará, Abrajet Pará, que este ano completa 15 anos de existência se consolidando como importante ferramenta de divulgação do turismo e realização de eventos em favor do segmento.

Membros da missão do Pará com sua líder Christina Hayne (3ª à esq)


Abrajet Pará é uma das 15 seccionais que integram a Abrajet Nacional e ambas as entidades estão juntas em prol do compromisso assumido em relação ao evento, uma vez que no último congresso realizado na cidade de Urubici, em Santa Catarina, em 2019, a presidente da Abrajet Pará, jornalista Christina Hayne, juntamente com o então secretário de Turismo do município de Santarém, Diego Pinho, defenderam Santarém como cidade sede do XXXVII Congresso Nacional da Abrajet, em junho de 2020. O êxito foi inevitável após apresentação do destino e a confirmação de que a cidade paraense estava apta a receber congressistas do Brasil inteiro. Na ocasião, ampla publicização se deveu ao fato que culminou com a confirmação da vinda do congresso para o Norte do Brasil.

Entretanto, em meio ao cenário pandêmico, por duas vezes consecutivas a organização do evento teve de ser interrompida. Agora, diante de um cenário de estabilização e de redução significativa do número de contágios e número de óbitos pela Covid-19, o cenário se apresenta favorável à realização do congresso. O Pará encontra-se com a definição da bandeira verde e acrescido do fato da vacinação estar avançando tanto no estado do Pará como em todos os estados brasileiros, o momento da organização segue em ascensão.

Avenida de Alter do Chão 


Para receber o XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, a cidade de Santarém se prepara para apresentar atrativos que confirmam o potencial turístico tão belamente descrito e narrado por aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecer o chamado “Caribe Brasileiro”.

O evento em questão conta com o apoio do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) e secretário André Dias; Secretaria de Comunicação do estado do Pará (Secom) e secretária Vera Oliveira; da Prefeitura de Santarém, em atenção ao prefeito Nélio Aguiar e por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém e o secretário de Turismo Alaércio Cardoso; presidente da Federação de Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), Sebastião Campos; coordenador Geral do Conselho Empresarial de Turismo do Estado do Pará (Cetur), sr Joy Colares; Secretário Regional de Desenvolvimento do Marajó, Jaime Barbosa; Associação Comercial de Santarém; presidente Aglaudene Tomé, do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup); Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur) e Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur) e ainda o coordenador André Cunha, da Coordenadoria de Turismo de Belém, Belémtur.

Ponta de Pedras

É do conhecimento do trade turístico de Santarém a realização do Congresso de Jornalistas na cidade e o movimento está em ascensão entre os representantes da rede hoteleira, restaurantes, comércio, profissionais do setor, a exemplo dos guias de turismo, tradutores, empresas de eventos e de transportes rodoviários e fluviais e ainda associações de artesãos, comunidades, todos, esperando os visitantes congressistas no último trimestre do corrente ano.

Entidades do terceiro setor também fortalecem o congresso de jornalistas e a expectativa é positiva entre representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Pará; Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF) entre outros parceiros que estão se confirmando e garantindo presença.

Ponta de Pedras

Empresas firmaram parceria com a Abrajet Pará na organização do evento, entre as quais, Astra, projetos gráficos e identidade visual; Yet Lab – Agência de Comunicação Digital; Rocha Tur- Agência de Viagem do XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo; El Shaday Produções – Transmissões do evento técnico e circuito de lives antes, durante e depois do congresso e ainda a empresa Pauta.Com, que está como responsável pelas redes sociais e organização da comunicação interna e evento híbrido do Congresso da Abrajet.

Municípios paraenses também estarão representados no XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas da Abrajet, pois possuem iniciativas exitosas de segmentos turísticos diversos e, têm como objetivo, estimular outros cases semelhantes, sustentáveis que primam pela sustentabilidade, consciência ambiental e pelo turismo responsável.

Santarém é banhada pelo Rio Tapajós que oferece esse por do sol belíssimo


Destaque para o município de Augusto Correa, que por meio da empresária, produtora e coordenadora do Turismo no Município, Hortência Osaqui, estará apresentando o case da fazenda Bacuri, ora representada na rota Amazônia Atlântica que reúne roteiros múltiplos e iniciativas ligando o turismo à produção (cadeia produtiva de beneficiamento de frutas da Amazônia, por exemplo); turismo Rural cuja rota foi recentemente contemplada como a 8ª certificada pelo Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) estará em foco. Osaqui apresentará cases que confirmam a importância da agricultura familiar para o arranjo do turismo de base comunitária.

Na linha da projeção e importância do turismo Rural, municípios de Parauapebas e de Tracuateua também estarão integrados à programação do congresso, assim como representantes do turismo nos municípios de Salinópolis, Marajó e Belém. E, na linha de boas referências de iniciativas de atrativos turísticos, destaque para o município de Santarém.

Belo por do sol no Rio Tapajós


Uma programação que prima pela inusitada troca de experiências e encontros entre amigos profissionais integrando mesas redondas, debates a temas de interesse comum, palestras, bate papos, circuitos culturais, momentos literários, encontros gastronômicos, experiências com novos sabores, press trips, novos roteiros turísticos, circuitos histórico e religioso, exposição fotográfica e ainda visita a empreendimentos sustentáveis e as iniciativas exitosas do segmento turístico de diferentes regiões do Pará.

A escolha por Santarém foi acertiva em função do cenário exuberante que possui. Uma cidade vista do rio Tapajós, rio de cor e temperatura bem diferente do rio Amazonas, que juntos, sem se misturar, são protagonistas de um dos mais belos espetáculos que a natureza amazônida pode proporcionar a quem vem ao Pará e tem o privilégio de conhecer a “Pérola do Tapajós”, também denominada como o “caribe brasileiro”.

Abertura do Congresso será na Casa do Saulo, em Santarém

Um horizonte que salta os olhos de quem contempla a força e a beleza das riquezas naturais. O motivo de ambas as denominações remetem imediatamente a Alter do Chão, um dos lugares cuja visitação integra a programação do Congresso Nacional da Abrajet Pará.

Uma Santarém religiosa e de arquitetura que nos remete ao século XVIII. Uma viagem ao passado com farta história que os congressistas poderão vivenciar.

Aqui, cultura e história se entrelaçam em uma das cidades mais antigas da Amazônia. Santarém, localizada no estado do Pará, possui mais de 300 mil habitantes. Fundada em 22 de junho de 1661 e é uma das cidades mais antigas da região Amazônica. Em 1758 foi elevada à categoria de Vila e quase um século depois, à categoria de cidade, em 28 de outubro de 1848. Santarém está incluída no plano das cidades históricas do Brasil, por ser uma das mais antigas e culturalmente significativas para o estado do Pará.



Uma terra de gente hospitaleira por tradição, de farta cultura e culinária da melhor qualidade. Profissionais de destacam. Na música, terra de Sebastião Tapajós; terra do carimbó, do Sairé e de danças das saias rodadas.

O momento, além de organização é de divulgação do evento. Há menos de sessenta dias do início do congresso, o esforço estará voltado para a confirmação de participantes já citados acima e autoridades. Nos últimos dias 4 e 5, representantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará foram recebidos pelo diretor Interinstitucional do MTUR, Bob Santos; por representantes

A primeira fase do Congresso de Jornalistas da Abrajet se estende do dia 14 a 20 de outubro e a segunda fase vai direcionar os congressistas para a maior ilha fluvial, a Ilha do Marajó, no período estendido de 21 a 23 de outubro.



Segundo Christina Hayne, presidente da seccional Pará, o evento está em fase de organização e alcançar o êxito e a excelência à recepção dos congressistas do XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas da Abrajet é o objetivo maior. “Todo esse esforço só está sendo possível por conta das parcerias firmadas entre Abrajet Pará e setor público, representantes do setor privado e do terceiro setor no estado do Pará. Representantes do setor turístico merecem todo o respeito e apoio da imprensa especializada em turismo local e nacional”, disse a presidente da Abrajet Pará, que agradece também ao apoio ao congresso das demais seccionais abrajeteanas.

Rio Arapiuns, em Santarém




























Casa do Saulo, chef de cozinha de Santarém, proprietário do restaurante localizado na Casa das Onze Janelas, em Belém.


Coluna Mecânica OnLine



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11/08/2021



*Freios a tambor, a solução perfeita para os veículos elétricos 

O mundo gira, até mesmo para os freios. Quem poderia imaginar que os freios a tambor voltariam a ser tendência nos tempos atuais? 

Os freios a tambor foram desenvolvidos quase que juntamente com o surgimento do automóvel. Desenvolvido pela primeira vez em 1899, este tipo de freio pode ser encontrado em alguns dos primeiros protótipos automotivos construídos por empresas como Wilhelm Maybach e Louis Renault.

Por muito tempo, os freios a tambor foram o meio padrão de desacelerar um veículo, dado seu desempenho decente e custo de produção barato.

Mas eles começaram a cair em desgraça com as montadoras em meados da década de 1960, quando os sistemas de freio a disco com menor distância de parada se espalharam.


Mais comumente encontrados hoje em ônibus e caminhões médios a pesados, os freios a tambor estão prestes a ressurgir devido à crescente popularidade dos veículos elétricos.

Tambores e discos funcionam de maneira muito diferente e cada sistema tem suas vantagens.

Os freios a disco têm um par de pastilhas presas a uma pinça que é comprimida para gerar atrito e diminuir a rotação da roda.


Os sistemas de disco são mais potentes e de parada mais rápida do que os tambores, o que é absolutamente necessário, pois os freios dianteiros carregam 60-80% da velocidade de um veículo em desaceleração em comparação com a traseira, razão pela qual você nunca mais encontrará um carro novo com tambores dianteiros.

Os discos também são autoajustáveis, o que resulta em menos agarrar ou puxar, e autolimpantes, o que os torna mais silenciosos. Eles também são menos propensos a empenar devido à exposição prolongada ao calor e não desbotam em situações de frenagem pesada.


Os tambores, por outro lado, têm suas sapatas de freio localizadas dentro de um tambor cilíndrico que gira junto com o resto da roda e usam um pistão para pressionar as duas sapatas para fora, prendendo-as contra a parede interna do tambor para criar o atrito que retarda o veículo.

Como o interior do cilindro tem mais área de superfície, as sapatas do tambor podem ser muito maiores do que as almofadas do disco, o que as faz durar mais e exercer uma força de parada maior do que as almofadas em compassos de calibre do disco de tamanho semelhante.


Além do mais, como os tambores ficam mais sentados no conjunto da roda, eles podem servir facilmente como freio de estacionamento ou de emergência, enquanto os veículos com discos nas quatro rodas exigem a adição de um freio eletrônico autônomo.

Os freios a tambor não têm, por design, resistência de freio residual. As sapatas são sempre abertas pelas molas internas. Isso ajuda a variar.

Um veículo elétrico (VE) com sistema de frenagem regenerativa, que inverte o motor traseiro (transformando-o em um gerador elétrico para recarregar as baterias do veículo) sempre que você solta o acelerador, também se encaixa funcionalmente com os freios a tambor.


Com um motor elétrico no eixo traseiro e desacelerando-o automaticamente durante o processo de frenagem regenerativa, os freios traseiros não serão muito usados.

O uso de discos na parte traseira, portanto, corre o risco de enferrujarem ou corroerem quando você mais precisa deles. Em geral, os tambores são imunes a esse problema, pois são efetivamente isolados do ambiente da estrada ao redor.

Um porta-voz do departamento de desenvolvimento de freios da Volkswagen AG, concordou, "freios a tambor parecem antiquados, mas para um VE como o ID.4, é a solução perfeita." Eles apontaram a falta de torque residual e arrasto dos tambores, bem como suas menores taxas de desgaste e corrosão que levam à menor emissão de pó de freio do que os discos, como os principais benefícios do sistema de freio.

Em VEs, onde as baterias podem pesar tanto quanto um trailer, cada grama é preciosa e cada grama tem um custo. Embora os sistemas de disco possam ser mais eficazes do que a bateria, eles também são muito mais complicados mecanicamente - e esses componentes extras, como o freio eletrônico autônomo, aumentam o peso total do veículo e seu preço.


E embora os freios a tambor existam desde o século 19, a própria tecnologia continua a evoluir. Variantes do sistema de freio Continental usado no ID.4, por exemplo, já estão sendo usados em meia dúzia de outras aplicações para vários OEMs.

“Inicialmente começamos o desenvolvimento [deste sistema de freio], para incluir o freio de estacionamento eletrônico…” Alejandro Abreu Gonzalez, diretor de Engenharia da Divisão de Sistemas de Freio Hidráulico da Continental, disse ao Engadget. “Damos mais um passo à frente que será totalmente eletromecânico para o freio a tambor, continuamos investindo nessa tecnologia.”

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

Chevrolet inicia pré-venda do Novo Bolt EV. Consumidores que adquirirem primeiro lote do carro elétrico da Chevrolet ganham equipamento de recarga rápida




São Caetano do Sul - A Chevrolet inicia hoje a pré-venda do Novo Bolt EV. O modelo, que será lançado oficialmente em setembro, já pode ser encomendado através de uma página específica no site www.chevrolet.com.br/bolt-pre-venda.

"O Bolt EV é o elétrico de zero emissão mais vendido da sua categoria no Brasil e o novo modelo evolui nos aspectos mais relevantes para o consumidor, como em tecnologia, acabamento e design. Tudo isso posiciona o produto em um outro patamar e tem como propósito manter a Chevrolet na vanguarda dos carros elétricos", destaca Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul.

O Novo Bolt EV será ofertado no Brasil em configuração única e exclusiva, com um pacote inovador de itens de conectividade, segurança e conforto.

Os consumidores que adquirirem o primeiro lote do novo carro elétrico da Chevrolet durante o período de pré-venda ganham um carregador wallbox de 7,4 kVA de potência homologado pela GM, que permite ao veículo autonomia de aproximadamente 40 quilômetros a cada hora de carga. O item é disponibilizado como acessório nas 79 concessionárias da marca habilitadas para comercializar e dar assistência a carros elétricos pelo país.

Além disso, o consumidor do novo Bolt EV será beneficiado com um ano dos pacotes Protect e Connect do OnStar, um ano de Wi-Fi com 20 GB por mês e 14 mensalidades do dispositivo Veloe.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

BMW Motorrad oferece condições especiais em agosto para os modelos G 310 GS, F 750 GS Sport e R 1250 RT. Lançamento G 310 GS é destaque com benefícios exclusivos. Troca de óleo tem oferta disponível em oito modelos.

 


São Paulo, 10 de agosto de 2021 – O mês de agosto começa agitado para os entusiastas de duas rodas que desejam adquirir uma BMW Motorrad. A marca anuncia ofertas exclusivas por meio da BMW Serviços Financeiros para os modelos G 310 GS, F 750 GS Sport e R 1250 RT e ainda a possibilidade de incluir até 25% do valor da motocicleta em acessórios e equipamentos originais BMW Motorrad para customizar a nova aquisição como preferir.

Neste mês, a nova G 310 GS é destaque com o pacote de boas-vindas, que assegura três anos de garantia, três anos de assistência 24 horas válida para o Mercosul, e três revisões gratuitas. No plano BMW Select, ofertado pela BMW Serviços Financeiros, é possível financiar o modelo com prazos de 12, 24 ou 36 meses, com recompra garantida ao final do contrato de 80% do valor da tabela FIPE, desde que atendidas todas as exigências contratualmente previstas.   

 

Para os clientes que desejam adquirir a F 750 GS Sport 21/21 podem garantir pelo valor de R$ 59.500,00 à vista, ou financiando por meio da BMW Serviços Financeiros no plano BMW Select com entrada de R$ 17.850,00 mais 24 parcelas mensais de R$ 583,00 e parcela final de R$ 38.675,00. A versátil R 1250 RT 20/20 na cor azul também tem preço especial à vista de R$ 163.900,00, ou entrada de R$ 49.170,00 mais 24 parcelas mensais de R$ 1.513,00 e parcela final de R$ 106.535,00.

Além das ofertas válidas para compra de modelos, alguns itens de manutenção também estão com valores promocionais. A troca de óleo e filtro genuíno BMW filtro, que inclui mão de obra, sai por R$ 350,00 à vista para as potentes G650GS, F800R, K1300S, S1000RR, S1000XR, R1200GS, R1200GS ADV e R1200R, com ano e modelo anterior à 2018.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse: www.bmw-motorrad.com.br.

 

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