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quinta-feira, 16 de setembro de 2021

7 recursos de tecnologia essenciais para melhorar a qualidade de vida do usuário no transporte público. Da compra de bilhetes à integração de modais de transporte, as inovações tecnológicas assumirão o protagonismo da mobilidade urbana nos próximos anos



Na última década, o transporte público mundial teve um avanço significativo no que diz respeito ao uso da tecnologia. No Brasil não foi diferente e a chegada de aplicativos com foco na mobilidade urbana passou a ser uma das principais alternativas para uma melhor experiência do usuário. Isso, somado aos importantes investimentos realizados pelas grandes metrópoles na infraestrutura e monitoramento dos deslocamentos, colocam o País no caminho certo para uma mobilidade mais sustentável e centrada nas pessoas.

Segundo Luisa Peixoto, especialista em mobilidade da Quicko, primeiro aplicativo 100% brasileiro de transporte e mobilidade urbana, os próximos anos serão fundamentais para a consolidação de novas maneiras pelas quais a tecnologia irá desempenhar um papel crucial na melhoria do transporte público. "A diversidade de novos serviços de transporte, integração, pagamentos e recargas digitais, informação em tempo real e a personalização dos serviços serão a tônica do uso da tecnologia na mobilidade urbana sustentável. Ou seja, ela será a protagonista de um mundo com serviços de transporte mais sustentáveis, igualitários e com maior qualidade ", comenta.

Apesar dos muitos desafios pela frente, a sociedade vem avançando na construção de uma mobilidade mais qualificada nas cidades brasileiras. Somente o município de São Paulo, por exemplo, investiu mais de R﹩ 325 milhões na expansão e manutenção de ciclovias e ciclofaixas. Outra metrópole brasileira que passou por uma grande transformação é Salvador. A capital baiana, que em 2015 tinha pouco mais de 6 quilômetros em linhas de metrô, possui atualmente mais de 33 quilômetros com uma expectativa de chegar a 41 nos próximos anos. Cidades como Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Distrito Federal entre outras regiões, também seguem com a implementação de políticas e projetos para melhorar a qualidade do deslocamento das pessoas.

A especialista da Quicko elencou sete recursos essenciais já disponíveis para auxiliar os usuários no uso dos modais públicos:

Veja abaixo:

1. Bilhete móvel
Uma das principais inovações é a bilhetagem eletrônica. A Quicko, por exemplo, oferece em algumas cidades a compra e recarga de bilhetes móveis com integração entre os modos de transporte, como ônibus, metrô e trem. Essa funcionalidade envolve a instalação de validadores eletrônicos de tarifas nos veículos, que são usados ​​para registrar créditos comprados por meio de um aplicativo móvel - como o Quicko app. Com a tecnologia NFC (Near-Field Communication - Comunicação de Campo Próximo, em inglês) já disponível em alguns modelos de celular, as tarifas são debitadas sem contato e eliminam completamente a necessidade de lidar com qualquer dinheiro físico ou cartões - bastante conveniente em tempos de pandemia.

2. Insights de dados e otimização de rota
Utilizar os dados agregados que vêm de tecnologia inteligente, como bilhetagem móvel e mesmo os registros dos usuários via aplicativo, pode ajudar as empresas e autoridades municipais de transporte a criar novas práticas mais eficientes enquanto aumentam a acessibilidade para os cidadãos.

Veículos públicos que tenham um GPS instalado e conectado às redes móveis das cidades podem enviar os dados de deslocamento e permitir insights em tempo real para monitorar o desempenho das linhas, aumentar a comunicação e reduzir o tempo de resposta com problemas operacionais.

3. Antecipação de eventos inesperados
Circunstâncias imprevistas às vezes podem atrapalhar o transporte público, como greves e manifestações populares, avarias nos veículos, interdições de ruas por mau tempo, acidentes etc. No caso de um imprevisto, o aplicativo pode notificar os passageiros com antecedência, enviando alertas para seus celulares, por exemplo.

4. Acessibilidade multimodal
É necessário que o transporte público ofereça uma interface cada vez mais amigável para o usuário, objetivando oferecer experiências simplificadas e intuitivas - ainda mais nas grandes capitais e em meio à pandemia. Ter um aplicativo que ofereça a opção de comprar e resgatar passagens de ônibus é uma coisa, mas ter um aplicativo que engloba pagamento e integração com metrô, trens, táxis, bicicletas e outros diversos serviços de transportes urbanos é a base da nova mobilidade. Esta promove cada vez mais a complementaridade entre os modais e amplia o acesso da população aos sistemas de transportes.

5. Múltiplas opções em uma única conta
Tendo o usuário em mente, a tecnologia no transporte público vem permitindo a criação de uma experiência de viagem muito mais personalizada. Uma mudança neste cenário é a cobrança automática de tarifas com registro em uma única conta. Assim, todo o histórico de viagens, documentos e informações de contas dos passageiros são reunidos em um único painel personalizável.

Com essa tecnologia, fica muito mais fácil ao passageiro usar diferentes meios de transporte e salvar rotas ou viagens específicas para uso posterior. Isso também elimina o incômodo de ter de gerenciar várias contas de usuário, métodos de pagamento e informações financeiras dos diversos modais.

6. Aumento no número de passageiros
Com um foco contínuo na sustentabilidade e na necessidade de tornar a cidade mais igualitária, a priorização do transporte público e dos serviços de transportes mais sustentáveis são a solução. Com um maior investimento em tecnologia, é possível qualificar a experiência da população em seus deslocamentos diários e portanto atrair mais usuários do carro privado para a utilização do transporte público. Além disso, a integração entre meios de transporte cria uma experiência porta a porta, fluida e conveniente. A tecnologia ajuda a promover um ambiente onde a escolha mais fácil para o indivíduo é também a melhor escolha para as cidades.

7. Sistemas de transporte público sob demanda
Esse é o próximo passo. Imagine se você não precisasse planejar sua jornada em torno das rotas de ônibus ou trem; em vez disso, você pode chamar o ônibus para buscá-lo. Este não é apenas um sonho, isso já é realidade em diversas cidades ao redor do mundo e também no Brasil, que oferecem um serviço de ônibus sob demanda. Usando um smartphone, o usuário indica onde ele deseja ser pego e deixado dentro das áreas designadas. As empresas de ônibus podem agregar essas demandas por meio de algoritmos para calcular qual a melhor rota. Assim, itinerários vazios são evitados e os passageiros podem esperar bem menos.

COLUNA FERNANDO CALMON


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.167 — 16/9/21

 



CARROS DE ENTRADA PODEM

 TER MAIS INTERESSADOS

 


Apesar de o quadro econômico-financeiro do País indicar preocupações, a procura por veículos não parece se abalar. Segundo dados da Anfavea, a produção em agosto deste ano (164.000 unidades) foi a menor em 18 anos. Mas produção acumulada nos oito primeiros meses de 2021(1,476 milhão de unidades) superou em 33% o volume de igual período de 2020. Em ambos os casos, porém, a base comparativa é muito baixa.

No entanto, quem deseja comprar um carro agora já sabe que não poderá recebê-lo antes de três ou quatro meses. Os estoques são de apenas 13 dias, somando-se pátios das fábricas e concessionárias, um terço do volume considerado normal para pronta-entrega. Trata-se do menor nível histórico desde 1999, quando esse indicador se tornou conhecido. Outro problema é que a indústria tem que continuar a exportar para não perder clientes no exterior. Isso explica o aumento de 43% nas vendas externas nos oito primeiros meses deste ano frente a igual período de 2020.

Os problemas tendem a se agravar até o final do ano. As previsões apontam uma queda de produção entre 240.000 e 280.000 unidades, cerca do dobro do que já foi perdido no primeiro semestre. Alternativa é procurar o mercado de usados. Como muitos fizeram essa escolha, as vendas subiram nada menos de 47% em relação a janeiro-agosto do ano passado. O resultado foi uma valorização rápida nos preços, em especial dos seminovos (até três anos de uso).

Outra tendência, que já antecipei, pode estar em curso. Modelos de entrada devem ganhar espaço adiante, apesar de fabricantes alegarem interesse baixo dos compradores. Estes estariam exigindo só modelos completos e recheados de eletrônica de bordo. O mercado, de fato, valoriza esses itens. Mas também há aqueles que ainda querem um modelo novo, mesmo menos equipado, como alternativa ao seminovo.

Ricardo Bacellar, da consultoria KPMG, em entrevista recente à Autodata, comentou que eliminar do portfólio o carro novo de entrada pode não ser a melhor estratégia. “O consumidor quer comprar, mas está com dificuldades. Poucas empresas oferecem modelos menos equipados. Sem opções, ele acaba optando por migrar para o segmento de seminovos”, observou.

 

Accord agora é híbrido avançado

A solução híbrida deveria ter avançado muito mais, nesses tempos em que a tração elétrica ainda precisa evoluir bastante em preço e suporte de infraestrutura. A Honda, no entanto, conseguiu dar um bom passo à frente com a tecnologia que batizou como e-HEV, só agora disponível no Brasil. O Accord Híbrido, por exemplo, vem em versão única dos EUA por R$ 299.900. Motor 2-litros entrega 145 cv e o elétrico, 184 cv. Potência combinada (não divulgada aqui) é de 215 cv, um pouco baixa para os 1.530 kg.

Alcance no modo puramente elétrico (tratando o pedal do acelerador com suavidade) não chega a dois quilômetros, mas em outros híbridos convencionais nem isso. Economia de combustível em cidade é sua grande vantagem. Na avaliação, o computador de bordo chegou a apontar quase 17 km/l de gasolina. Em autoestrada, apesar de trechos congestionados e, quando possível a 120 km/h, o consumo de gasolina se aproximou de 19 km/l.

No modo Engine Drive o motor a combustão acopla-se de modo direto às rodas dianteiras. Nos modos híbrido e elétrico o 2-litros turbo atua apenas como gerador para recarregar a pequena bateria de tração. É possível também usar as borboletas atrás do volante para ampliar o efeito regenerativo nas desacelerações.

 

ALTA RODA

 

REDUZIR a carga tributária para carros elétricos e híbridos é o mínimo que o Brasil pode fazer para aliviar um pouco a alta diferença de custos. Em nível federal há isenção de imposto de importação e pequeno estímulo no IPI. O que de fato surpreende é o imposto estadual ser maior em São Paulo, que “esqueceu” até da substituição tributária do ICMS nesse caso. Accord Híbrido, por exemplo, custa no Estado mais rico da federação R$ 310.990 (R$ 11.000 a mais). Sensibilidade zero e fúria arrecadatória de mãos dadas.

NOVA RANGER tem aparecido disfarçada em publicações no exterior, mas sua produção só começará na Argentina em 2023. Para sustentar o interesse no modelo atual, a Ford lança edições especiais como a recente Black Edition focada no público urbano. Apenas com tração 4x2, é 200 kg mais leve que a Ranger Storm (4x4). Esta entrega potência 40 cv maior, desempenho melhor e preço superior. Porém, em uso predominantemente urbano, a Black Edition não decepciona e custa R$ 32.000 a menos.

CHILE lançou a pedra fundamental de uma usina de produção de combustíveis sintéticos limpos (e-fuel, em inglês) para motores a combustão interna. Utiliza energia eólica, água do mar e apenas o ar atmosférico para produzir combustível líquido de pegada de carbono 90% menor. Iniciativa da Porsche com apoio da Siemens e dos governos alemão e chileno. Já em 2022, serão 130 mil litros e 550 milhões, em 2026. Como o 911 não terá versão elétrica (apenas híbrida), poderá ser abastecido com este e-fuel.

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www.fernandocalmon.com.br

 

Com Senatran, Governo Federal reforça ações para um trânsito mais seguro no país. Órgão máximo executivo de trânsito da União é transformado em secretaria nacional, ganhando autonomia e efetividade





Publicado há uma semana, o Decreto 10.788/2021 marca o início da transformação das políticas de prevenção de acidentes de trânsito no Brasil. Ao mudar a estrutura do Ministério da Infraestrutura para elevar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ao status de secretaria, o Governo Federal dá autonomia e agilidade no planejamento e nas decisões para tornar serviços mais eficientes à sociedade.

Com a mudança, o Denatran passa a se chamar Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), ganha autonomia administrativa ao mesmo tempo que preservar as mesmas atribuições ao órgão máximo de trânsito, disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A mudança não implica em nenhum custo adicional no orçamento, já que houve remanejamento de cargos já existentes em outras áreas do governo.

"A gente institui de forma definitiva uma estrutura que vai ficar de legado para a sociedade brasileira, que é a Secretaria Nacional de Trânsito. E isso mostra a liderança, a capacidade de fazer com que o time não só entregue, mas se envolva de forma intensa com o objetivo de realmente entregar uma infraestrutura de qualidade, engenharia de ponta, buscando ter essa atenção com os usuários e também a questão da educação que é fundamental nessa agenda", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

DEMANDA - Novo secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro acrescentou que a criação da pasta é um pleito antigo todos aqueles que atuam na área. "O Governo Federal viu a necessidade de se buscar um trânsito mais seguro e de prestar serviços mais eficientes para a sociedade. Por isso, com essa mudança a Senatran ganhará capacidade de atendimento mais rápida e mais efetiva, buscando ações voltadas para a segurança no trânsito e a transformação digital", completou.

A estrutura organizacional, antes dividida em cinco coordenações gerais, agora terá três departamentos. O primeiro é o Departamento de Gestão da Política de Trânsito, que contemplará as áreas de planejamento, sistemas e estatísticas. Enquanto o Departamento de Segurança no Trânsito engloba educação, saúde e segurança, o Departamento de Regulação e Fiscalização atenderá as áreas de normatização e fiscalização.

ATRIBUIÇÕES - A secretaria passará a ser considerada, de acordo com o art. 19 do CTB, de órgão máximo executivo de trânsito da União, possuindo, assim, autonomia técnica e jurisdição sobre todo território brasileiro. O objetivo principal do órgão é fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além disso, a Senatran tem a atribuição de supervisionar e coordenar os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito. Ela é responsável por criar procedimentos para aprendizagem e habilitação de condutores e para registro e licenciamento de veículos; organizar e manter todos os sistemas operacionais de trânsito como o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam); prestar apoio de secretaria executiva do Contran; entre outras.

*Link para download dos vídeos do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro: https://we.tl/t-aoYBdMV8S5

Andar de ambulância, um test-drive que ninguém merece




Por Luís Carlos Secco

Uma vez jornalista, sempre jornalista, ainda mais acostumado a muitos testes em diferentes tipos de veículos. Hoje, me permitam fazer comentários a respeito de dois recentes test-drives que tive a oportunidade de realizar com ambulâncias brasileiras responsáveis pelo transporte de pacientes para os hospitais. Uma experiência que ninguém merece.

Fui transportado para hospitais diferentes em "modernas" vans IVECO Daily e Mercedes-Benz Sprinter. Claro que foram duas curtas viagens pela região urbana da capital paulista, mas que me permitiram recordar das sofridas viagens, ainda no início do desenvolvimento da indústria automobilística brasileira, em jardineiras, carros de boi e até de ambulâncias adaptadas em furgõezinhos Fiat. Será que houve sobrevivente desse tipo de transporte sobre o qual a própria Fiat fez propaganda identificando-o como o menor caminhão do mundo transformado em ambulância?

Não sofri e me incomodei tanto nem quando testei, há cerca de 50 anos um dos primeiros veículos militares desenvolvidos pela extinta Engesa para o exército brasileiro.

Os veículos, como uma ambulância, precisam ser projetados com características próprias e não improvisados ou adaptados. Se já existem veículos autônomos ou semiautônomos que acionam voluntariamente o sistema de freios antes de um obstáculo, identificam veículos, ciclistas e pedestres à sua frente, por que a engenharia automotiva não prevê o projeto de ambulâncias para evitar ao menos custosas improvisações?

Fui consultar um especialista em especificações da indústria automobilística que confirmou que as ambulâncias brasileiras são, sim, adaptações de vans utilizadas para o transporte de mercadorias gerais. Naturalmente, sem a preocupação com melhorias ou desenvolvimento adequado para o transporte de pacientes ou feridos como sistema de suspensão pneumática, para absorver as irregularidades do piso, buracos, sarjetas e lombadas, que caracterizam as ruas brasileiras.

Também explicou que, para atender à minha consulta, realizou pesquisa com entidades reguladoras oficiais, nacionais e internacionais, e só encontrou normas relativas a conforto de rodagem exigido para ambulâncias em uma delas.

Um instituto chinês aponta ser importante, no mínimo, a adoção de suspensão pneumática para amenizar a energia em saltos, vibrações do veículo ao passar por irregularidades, inclinações e otimizar o conforto dos pacientes, a estabilidade do veículo em curvas e o manuseio dos equipamentos das ambulâncias.

Com essa suspensão, os veículos podem proporcionar conforto ao paciente deitado, sem provocar náuseas, aumentar o desconforto e, até ampliar a pressão do sangue na cabeça, comprometendo ainda mais o seu estado de saúde, causando uma lesão secundária.

Esse profissional, que na indústria sempre cuidou dos procedimentos para o desenvolvimento de diferentes veículos, comentou que a suspensão a ar seria um benefício importante, mas desconhece a existência de um CBO7 (Código Brasileiro Automotor) que exija especificações rigorosas para a construção de ambulâncias.

Também me lembrou que, assim como as fábricas de veículos, as prefeituras deveriam liderar as ações para cuidar das vias públicas, o que seria um ato de respeito a pacientes e vítimas de acidentes nos sofridos traslados a que são obrigados a enfrentar em momentos de sofrimento em busca de socorros médicos.

Para alguém, como eu, que teve a sorte, alegria de conviver e de ganhar experiência com os senhores Paulo Bellini, Valter Gomes Pinto e José Antonio Martins, criadores da Marcopolo e que nunca esconderam que os primeiros ônibus que produziram tiveram como base mecânica os caminhões da época e até contavam histórias sobre as dificuldades que enfrentaram para atender as necessidades dos clientes que adquiriram veículos para o transporte de passageiros, pelas áreas metropolitanas e, também, ligando cidades mais distantes.

Com a experiência adquirida e o respeito que sempre dedicaram ao transporte público criaram uma geração de profissionais especializados em produzir ônibus classificados entre os melhores do mundo.

Sempre imaginei que ser transportado por ambulância era uma espécie de voo sobre uma nuvem porque os pacientes, feridos ou não, necessitam de um transporte confortável e rápido para conseguir amenizar o mal que os afetam naqueles sofridos momentos. E, ao abordar ambulâncias lembro, ainda em minha infância, das luxuosas Buicks importadas dos Estados Unidos que cumpriram essa missão em São Paulo.

Um colega do tipo sabe-tudo, filho de um político, um dia comentou, ao ver uma ambulância Buick passar pela frente da escola, que, quando ela corria, flutuava a cerca de 5 centímetros do chão, o que nunca consegui ver. E, naturalmente, sempre duvidei.

Esses dois test-drives em ambulâncias me lembraram as divertidas, mas sofridas viagens em companhia de meu pai para visitar parentes que residiam no interior do Estado. Ao chegar às estações centrais das regiões em que os parentes moravam, restavam ainda horas de viagem para chegar ao destino final, que eram cumpridas em jardineiras por estradas de terra (tenho certeza de que os mais jovens nunca viram uma jardineira).

As jardineiras eram veículos para o transporte de pessoas, igualmente pouco maior que a Besta, Daily ou Sprinter, construídas sobre chassi de caminhões leves, sem proteção lateral e nenhum nível de conforto. Nas fazendas de meus tios, conheci os carros de boi, utilizados para o transporte de produtos, veículos sem suspensão que, ao passarem pelas irregularidades do piso, faziam até caírem as obturações dos dentes. E eu, como qualquer criança, curtia as emoções dessas aventuras.

Ao chegar à idade adulta conhecemos Fernando Collor de Mello, presidente que acusou a indústria automobilística brasileira de produzir carroças em lugar de automóveis. Fácil para quem, como ele, tem dinheiro para comprar Ferraris, Lamborghinis e outros modernos automóveis.

Entre os veículos que passaram a ingressar no mercado brasileiro sob a influência de Collor de Mello, chegaram também vans chinesas, entre as quais, a própria Besta, que aqui algumas unidades foram improvisadas em ambulâncias, uma das quais utilizadas para o transporte de minha mulher, intoxicada por alimento estragado e servido em voo entre São Paulo e Belo Horizonte.

Nesse dia, achei absurda a legislação provocada por Collor de Mello de permitir a importação de um veículo de carga como a Besta, transformado em ambulância. Minha mulher sofreu muito no transporte colocado à disposição para chegar a um hospital das proximidades.

Reconheço que os hospitais melhoraram muito os cuidados, com orientações a seus funcionários socorristas e as empresas de transporte de pacientes os aperfeiçoamentos internos dos veículos, com sistemas e equipamentos avançados, macas removíveis e desmontáveis e profissionais cuidadosos para tranquilizar e amenizar o sofrimento dos pacientes.

Como eu e minha mulher, milhares de pessoas sofreram e muito maior contingente irá passar pelo mesmo sacrifício, pela falta de um transporte adequado. Ou seja: continuaremos a realizar o test-drive que ninguém merece?


Acesse nossos podcasts: https://soundcloud.com/user-645576547/andar-de-ambulancia-um-test-drive-que-ninguem-merece


CAOA cresce mais do que o mercado e ultrapassa 67 mil veículos vendidos em 2021




São Paulo, 15 de setembro de 2021 – A CAOA e suas operações, CAOA CHERY, CAOA Hyundai, CAOA HMB, CAOA SUBARU, CAOA Ford e CAOA Seminovos, atingiu a marca de 67.805 veículos vendidos durante o período de janeiro a agosto de 2021, observando um crescimento de 27,42% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto o setor de veículos e comerciais leves cresceu 20,5% no mesmo período.

A CAOA apresentou um crescimento expressivo em quase todas as bandeiras e entre os destaques de vendas da empresa estão desde modelos recém-chegados ao Brasil como o SUV Tiggo 3x, ou veículos consagrados há mais de uma década como o Hyundai IX35.

A CAOA CHERY segue como a marca que mais cresce no Brasil. Com 23.803 unidades licenciadas neste ano, a marca ultrapassou o montante de vendas no ano passado todo (20.089 unidades) e registrou um crescimento de 127,24% perante o período de janeiro a agosto de 2020, quando foram emplacados 10.475 veículos. Estes números levaram a CAOA CHERY a melhorar sua participação e alcançar o oitavo lugar no ranking de marcas, quando considerados apenas veículos de passeio.

Entre os modelos mais vendidos, destaque para o Tiggo 5x, que teve crescimento de 57% nas vendas em relação aos oito primeiros meses do ano passado com 8.125 unidades comercializadas. Na sequência, aparecem o Tiggo 8, com 6.051 unidades vendidas nestes oito meses deste seu primeiro ano completo de comercialização no país. Entre os sedans, o Arrizo 6 registrou 2.148 unidades emplacadas.

A CAOA Hyundai manteve as boas vendas da gama de SUVs e de veículos comerciais produzidos em Anápolis (GO), tendo como ótima notícia o crescimento de 16% nas vendas do IX35, com 2.032 unidades emplacadas nos oito primeiros meses deste ano.

A operação CAOA HMB (Hyundai Motor Brasil) apresentou crescimento de 28% de vendas no período, com um ótimo desempenho da família HB20 que passou de 8.607 unidades comercializadas de janeiro a agosto de 2020 para 12.411 emplacamentos em 2021, um aquecimento de 44% nas vendas do modelo nas unidades CAOA, o que representou mais de 1/5 das vendas totais do modelo no País, enquanto o Creta com 6.233 veículos comercializados de janeiro a agosto nas concessionárias CAOA, representou ¼ das vendas totais do modelo.

Com a SUBARU, a CAOA observou a manutenção dos ícones Forester (131 unidades) e XV (112 unidades) entre os modelos mais vendidos da marca que cresceu pouco mais de 21% nas vendas dos oito primeiros meses do ano passado.

A rede de concessionárias CAOA Ford acompanhou a grande queda nas vendas devido à grande reestruturação da Ford no Brasil, não só na gama de veículos comercializados como também em sua Rede de Concessionárias. Dentro dessa estratégia, as concessionárias CAOA Ford apresentaram 857 unidades comercializadas. A CAOA segue como o maior distribuidor Ford na América Latina.

A equipe de Vendas de Seminovos da CAOA alcançou mais um excelente resultado no período ampliando suas vendas em 15,95%, em comparação a janeiro/agosto de 2020, passando de 15.696 veículos comercializados para exatos 18.200 unidades vendidas neste ano.

Para o CEO da CAOA, Mauro Correia, a tendência para este ano é que a CAOA siga apresentando resultados ainda mais vultuosos. “Como sempre repetimos, a CAOA trabalha para manter um crescimento sustentável. Neste momento estamos contando ainda com o crescimento da gama CAOA CHERY que tem lançado excelentes produtos e que nos surpreende constantemente com sua rápida expansão de market share. Nos próximos meses disporemos de mais lançamentos, investimentos em nossas redes de concessionárias e um processo de eletrificação da gama de veículos, proporcionando ainda mais opções ao consumidor, não só da CAOA CHERY, mas de todas as nossas marcas parceiras. Atualmente a CAOA conta com mais de 243 lojas e segue altamente empolgada com as oportunidades de novos negócios que envolvam não só a Venda de veículos, mas todo o setor de Mobilidade”.

CAOA Locadora
A CAOA Locadora alcançou a marca de mais de 1.000 clientes ativos e 3.000 veículos locados em um ano e meio de operação. Nos oito primeiros meses de 2021, foram mais de 1.700 veículos disponibilizados em novas assinaturas para terceirização de frotas (CAOA Fleet) e Pessoas Físicas (CAOA Sempre). O modelo mais procurado em ambas as categorias foi o CAOA CHERY Tiggo 5x e uma novidade disponibilizada recentemente foi o aumento da gama de produtos do CAOA Sempre, com a inclusão da marca Subaru no portfólio de veículos disponíveis.

A CAOA Rent a Car, criada para atender Clientes CAOA que deixam seus veículos aos cuidados de nossa rede de serviços de Pós-venda, é a categoria caçula da CAOA Locadora com apenas 4 meses de operação. Apesar de nova, a CAOA Rent a Car já apresenta resultados expressivos e um grande interesse dos Clientes CAOA, com isso recebeu, neste mês de agosto, a inclusão do Arrizo 5e, veículo 100% elétrico, entre os modelos disponíveis, além de contar com mais seis novas lojas, totalizando dez pontos de atendimento e com previsão de abertura de mais doze até o final de 2021.

CAOA Consórcios
A CAOA Consórcios comemora 33 anos de atuação neste segmento e entre janeiro e agosto presentou um crescimento expressivo no número de cotas comercializadas perante o mesmo período no ano anterior. Atualmente, a empresa tem linhas de crédito com planos promocionais de automóveis e imóveis que contemplam créditos de consórcios a partir de R$ 35 mil até R$ 386 mil. Com parcelas reduzidas até a contemplação, a partir de R$ 310,76.

Veja mais informações sobre Vendas, Pós-Venda, Locação, Consórcios, fábricas, produtos e ofertas da CAOA, no site https://caoa.com.br/ .


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Pérola do Tapajós - Santarém recebe o Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. Evento atende demanda de mais de 100 profissionais voltados à pauta da retomada das atividades do setor.

 

Encomtur leva jornalistas ao Pará




Por
Jornalista Seleucia Fontes




Com o tema “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”, o Encomtur – Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo será levado a dois dos destinos turísticos mais procurados no Estado do Pará. A realização está confirmada para o período de 14 a 20 de outubro, em Santarém, com extensão à Ilha de Marajó, entre os dias 21 e 23, envolvendo uma programação técnica, de vivência e alternativas que se apresentam para o setor.

As inscrições já estão abertas, pelo link encomturpara.yetilab.net, nas modalidades presencial e híbrida, para jornalistas e demais comunicadores especializados em Turismo, bem como para profissionais da área dos setores público, privado e entidades. O primeiro lote segue aberto até 30 de setembro e o segundo de 1 a 14 de outubro.

O encontro prevê a participação de cerca de 120 profissionais. A abertura oficial será dividida em três momentos, na Casa do Saulo, com as presenças de representantes do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Ministério do Turismo, Confederação Nacional do Comércio/Diretoria de Turismo, Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio/PA), Sebrae Pará, Conselho Empresarial de Turismo, Hospitalidade, Bens e Serviços (Cetur/PA). A programação incluirá apresentação de carimbo e degustação de quitutes e drinques regionais e desfile de biojóias

Para os dias seguintes, estão programadas palestras, pré-lançamento do Observatório do Turismo do Pará, apresentação do case da 8ª Rota Rural/PA, mesas redondas sobre Turismo Gastronômico, Turismo Religioso em Belém, Turismo de Natureza em Santarém, experiências turísticas de Salinópolis, Marajó, Augusto Correia e Parauapebas.

A inscrição garante ainda a participação no Encontro Multicultural do Tapajós, a sete press trips – incluindo a famosa região de Alter do Chão -, city tour, lançamento de roteiros turísticos pela malha fluvial, circuito de comercialização de produtos regionais, exposição fotográfica transatlântica, entre outros.

O evento conta com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Fecomércio/PA, Cetur/PA, Secretaria Regional de  Desenvolvimento do Marajó, Associação Comercial de Santarém, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur), Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur), Coordenação de Turismo de Belém (Belémtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/PA); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF), entre outros parceiros.

Municípios envolvidos garantem qualidade do Encomtur

Santarém é famosa pelo cenário exuberante, marcado pelo encontro dos rios Tapajós e Amazonas. As denominações de “Pérola do Tapajós” e “Caribe Brasileiro” remetem a Alter do Chão. Mas, Santarém também se destaca pelas referências religiosas e sua arquitetura que nos remete ao século XVIII. Uma viagem ao passado com farta história, que os congressistas poderão vivenciar.

Em Santarém, cultura e história se entrelaçam em uma das cidades mais antigas da Amazônia, fundada em 22 de junho de 1661, que hoje possui mais de 300 mil habitantes. Em 1758 foi elevada à categoria de Vila e quase um século depois, à categoria de Cidade, em 28 de outubro de 1848. Santarém está incluída no plano das cidades históricas do Brasil, por ser uma das mais antigas e culturalmente significativas para o Estado do Pará.

Uma terra de gente hospitaleira por tradição, de farta cultura e culinária da melhor qualidade. Profissionais de destacam na música, terra de Sebastião Tapajós; terra do carimbó, do Sairé e de danças típicas com as saias rodadas e multicoloridas.

A programação inclui a presenta de outros municípios paraenses com iniciativas turísticas exitosas. Um dos destaques é Augusto Corrêa, que apresentará o ‘case’ da Fazenda Bacuri, inserida na rota Amazônia Atlântica, que reúne roteiros múltiplos e iniciativas ligando o turismo a diversas cadeias produtivas, como a de beneficiamento de frutas da Amazônia. 

Na linha da projeção e importância do Turismo Rural, os municípios de Parauapebas e de Tracuateua também estarão integrados à programação do congresso, assim como representantes do turismo nos municípios de Salinópolis, Ilha de Marajó e Belém.

Seminário debate a indústria 4.0 e a sociedade 5.0

 

15/09/2021 - Com o tema “Indústria 4.0 e Sociedade 5.0: um ecossistema em construção”, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva promove no dia 23 de setembro, ainda no formato online, o VI Seminário de Manufatura, com a coordenação de Carlos Sakuramoto (diretor de Manufatura da AEA e da GM), Anderson Borille (ITA),Fernando Villela (Ford) e de Carolina Assumpção (Denso).

 
Dois painéis, intitulados “Ecossistema e infraestrutura” e “Ecossistema sócio-técnico”, foram estruturados com nove palestras, além do speech de abertura do presidente da AEA, Besaliel Botelho, do lançamento oficial do 3º Desafio AEA de IA e IoT e da palestra inaugural a ser conduzida por Rubens Caetano Barbosa de Souza, do MCTI, sobre “Implementação do 5G no Brasil – perspectivas”.
 
O Painel I terá as apresentações de Ricardo Martins (Hyundai) com o tema “Urban Air Mobility”, seguido de “Exemplo de Aplicação do 5G – implantação industrial”, de Erick Cogliandro, da Umlaut, “Campo 4.0”, de Marcelo Lopes, da John Deere, e “Dados e inteligência a serviço da saúde pública”, de Leon Nascimento, do Sesi-RJ, que contarão com um debate a ser mediado por Anderson Suzuki, diretor de Eventos da AEA.
 
No período da tarde, o segundo painel contará com cinco palestras: “Desafio AEA Manufatura Avançada – Honra ao Mérito”, com o professor Anderson Borille (ITA); “Plataforma digital”, de autoria de Marcus Vinicius (Ministério da Economia); “Câmara Brasileira Indústria 4.0 + Formação de pessoas”, de Eliana Emeditato, MCTI; “Senai – roadmap tecnológico”, de Alex Figueiredo, da Volvo; e “Apoio financeiro – FINEP alavancando a ciência”, com Maurício Syrio, da FINEP.
 
Segundo Carlos Sakuramoto, um dos coordenadores, “dos nove palestrantes, a 6ª edição do Seminário de Manufatura traz quatro representantes do Governo Federal, o que mostra a importância do tema indústria 4.0 para a economia brasileira”.

BMW X1 M Sport chega ao mercado oferecendo estilo esportivo e Puro Prazer de Dirigir. Pacote visual M Sport exclusivo para o Brasil traz mais exclusividade. Modelo tem motor 2.0 turbo ActiveFlex de 192 cv e amplo torque. Suspensão preparada pela M Sport garante ainda mais dinâmica de direção. O carro chega tem três opções de cores e três tons de revestimento. O SAV será produzido na fábrica do BMW Group de Araquari, Santa Catarina.

 


O BMW X1 M Sport chega ao mercado brasileiro com uma união de design esportivo e Puro Prazer de Dirigir. A nova versão do modelo produzido na fábrica do BMW Group de Araquari, Santa Catarina, é exclusiva do Brasil e foi lançada originalmente na edição especial que comemora os 25 anos de atuação do BMW Group no Brasil, uma tiragem de 72 unidades vendidas em apenas uma semana. Não é por acaso que o BMW X1 M Sport agora se tornou uma versão de produção regular. O SAV (Sport Activity Vehicle), que tem previsão de chegada na Rede de Concessionárias em novembro deste ano, começa a ser vendido este mês e tem preço de pré-venda de R$ 309.950.

“Ter uma fábrica nos permite focar nas necessidades e gostos do cliente nacional e assim surgiu este modelo exclusivo para o mercado nacional”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial do BMW Group Brasil.

Essa nova versão M Sport dá um toque especial de esportividade ao BMW X1. A frente exibe o para-choque dianteiro esportivo com tomadas de ar recortadas pelos faróis de neblina de led. As saias laterais aerodinâmicas são totalmente integradas à carroceria, o que valoriza a silhueta do SAV. O para-choque traseiro também tem desenho exclusivo mais prolongado para acomodar as saídas duplas de escapamento. 

Os faróis dianteiros, traseiros e lanternas “full led” contam com estruturas escurecidas para combinar com o conjunto aerodinâmico. As belíssimas rodas de liga leve Y Spoke calçam pneus run-flat 225/45 R19 e são um complemento que reforça a aura esportiva da versão. A exclusividade é garantida ainda pela grade, para-choque e rack na tonalidade Preto High-gloss. Falando em cores, o BMW X1 M Sport exibe três opções: Branco Alpino (sólida), Preto Safira (metálica) e Cinza Mineral (metálica).

Associado ao pacote esportivo, o motor 2.0l TwinPower Turbo ActiveFlex entrega potência em diversas faixas de aceleração. O torque máximo de 280 Nm surge cedo a 1.250 rpm e se mantém até 4.500 rpm, um longo platô de força plena. Enquanto isso, a potência máxima de 192 cv está disponível a partir de 5.000 rpm, ou seja, quase que unida ao torque máximo. 

O duplo comando de válvulas variável VANOS e o sistema eletrônico de abertura das válvulas de admissão e de escape Valvetronic são tecnologias de ponta que permite respostas rápidas em qualquer rotação, enquanto o Turbo Twin-scroll (fluxo de gases divididos em dois canais) garante faixas de torque planas com maior performance disponível já em baixas rotações e sem demora nas respostas. O sistema de injeção direta flex foi desenvolvido no Brasil e colabora para obter a maior eficiência possível.

O câmbio automático Steptronic de oito velocidades é capaz de fazer passagens de marchas suaves e rápidas e tem borboletas no volante para trocas manuais (paddle-shift). O resultado da combinação supera seus rivais diretos equipados com motores menos potentes. A aceleração de zero a 100 km/h é deixada para trás em apenas 7,7 segundos e a velocidade máxima chega a 225 km/h.

Na hora de encarar curvas, a suspensão M Sport mostra seu ajuste mais esportivo, entregando excelente controle de rolagem da carroceria e da transferência de peso em acelerações e frenagens, claro que sem perder o refinamento ou o conforto de rodagem.

A eficiência energética é elevada com a ajuda de sistemas como start/stop e modo de condução. Como auxílio, há o recurso coasting, tecnologia que desacopla a transmissão quando o motorista retira o pé do acelerador e deixa o carro rodar pela sua própria inércia. Além disso, o X1 M Sport também inclui o sistema de regeneração de energia por frenagem ou desaceleração para recarregamento da bateria.

Tudo isso é acompanhado de um belo espaço interno. Os passageiros traseiros têm 56 centímetros de espaço para as pernas em relação aos bancos dianteiros, mais do que o suficiente para levar ocupantes de alturas diferentes. Por sua vez, o porta-malas tem 505 litros de volume, espaço que basta para carregar a bagagem de toda família.

A sofisticação do exterior é continuada no interior refinado. O acabamento interno mistura vários materiais premium para garantir uma atmosfera sofisticada, incluindo bancos Sport e volante M Sport. Os bancos têm três opções de revestimento de couro Dakota (Preto, Mocca e Oyster) com ajustes elétricos nos dianteiros; o acabamento usa detalhes feitos em alumínio escovado e no tom azul nas portas e no painel; e o teto é revestido no tecido Anthracite.

As comodidades intensificam a experiência de luxo. Há ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (com câmera de ré), teto solar panorâmico, espelhos retrovisores com rebatimento e aquecimento, além de função anti-ofuscante. Além dos seis airbags e controles de estabilidade e tração, a segurança é reforçada com tecnologia BMW Head-up display colorido, que exibe todas as informações necessárias em uma tela na linha de visão do motorista, nada de desviar o olhar do caminho à frente. Já o sistema de som é de altíssima fidelidade, tem sete alto-falantes e amplificador de 205 watts.



A conectividade é um dos pontos altos do BMW X1 M Sport. Além ser compatível com a assistente pessoal Alexa, da Amazon, o modelo permite atualizações remotas de software, e também disponibiliza de diversos serviços como chamada de emergência inteligente, BMW Teleservices, serviços ConnectedDrive (que tem informações em tempo real), serviços remotos com utilização das funcionalidades por meio do aplicativo My BMW – aplicativo de relacionamento entre cliente, BMW e rede de concessionários, com uma série de facilidades, bem como uma experiência totalmente interativa –, preparação para Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real, Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana

A central multimídia de 10,25 polegadas permite o acesso rápido e descomplicado aos demais sistemas, além de ter sistema de navegação Plus e o iDrive Touch Controller, comando por toques capaz de reconhecer sinais e letras. Criado para conectar os clientes ao mundo BMW, o app My BMW permite saber o status do carro, localizá-lo em estacionamentos e conferir se as portas e janelas estão fechadas, ligar o motor ou acionar a ventilação, por exemplo. Perfeito para um carro ao qual você se conecta em um instante.

 

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Stock Car: Bruno Baptista pronto para etapas desafiadoras em Goiânia. Piloto da RCM Motorsport voltará ao circuito em que costuma conseguir bons resultados

 



No próximo fim de semana a Stock Car Pro Series terá rodada dupla, com a realização das oitava e nona etapas da temporada, cada uma com duas corridas. Mas desta vez será diferente. Uma etapa será disputada no circuito misto e a outra no anel externo do Autódromo de Goiânia.

"Corrida no anel externo é sempre uma prova mais desafiadora para qualquer piloto, principalmente em uma categoria como a nossa, em que as diferenças de tempo entre a maioria são de milésimos e centésimos de segundo", diz Bruno Baptista, piloto que passou a ocupar a sexta posição do campeonato brasileiro logo após a última etapa, e tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt.

O mais difícil mesmo será fazer tantas coisas, e tão diferentes, em tão pouco tempo. “Quatro corridas em 24 horas já é um bom desafio, que fica maior tendo que correr no circuito misto em um dia e no anel externo no outro. Cada tipo de pista pede acertos do carro e pilotagem diferentes. Mas em Goiânia costumo ir bem. No ano passado fiz um pódio no P3 e, neste ano, saí em quarto na abertura da temporada. Será mais uma boa experiência”, completa o piloto do Toyota Corolla #44.

A oitava etapa será disputada no circuito misto, com treinos na sexta-feira, 17, e classificação e as corridas no sábado, 18. No domingo, 19, serão realizados treinos, classificação e corridas da nona etapa, no anel externo.

As classificações para as duas etapas poderão ser vistas no canal por assinatura SporTV, no canal da Stock Car no YouTube , na página da categoria no Facebook, e na nova plataforma de vídeos ZoOme. As duas corridas de sábado e as duas de domingo serão exibidas ao vivo na Band TV, no SporTV, no Facebook e YouTube da categoria, na ZoOme, e em mídias de automobilismo como AutoVideos (Facebook e Twitch), CATVE e Motorsport TV.

PROGRAMAÇÃO DAS OITAVA E NONA ETAPAS DA STOCK CAR PRO SERIES 2021

Sexta-feira, 17 de setembro
09h25/09h35: Shakedown – circuito misto
11h15/11h45: 1º treino 1º grupo – circuito misto
11h55/12h25: 1º treino 2º grupo – circuito misto 

Sábado, 18 de setembro
10h15/10h25: Warm-up – circuito misto
11h00/11h45: Classificação/8ª etapa – circuito misto
13h40: Largada da 1ª prova/8ª etapa – circuito misto
14h18: Largada da 2ª prova/8ª etapa – circuito misto 

Domingo, 19 de setembro
08h00/08h30: 2º treino/1º grupo – anel externo
08h40/09h10: 2º treino/2º grupo – anel externo
10h30/11h15: Classificação/9ª etapa – anel externo
13h10: Largada da 1ª prova/9ª etapa –  anel externo
13h48: Largada da 2ª prova /9ª etapa  – anel externo 



Novo Nissan Kicks XPlay: o primeiro carro do mercado vinculado a um certificado de arte digital. Compradores ganharão um Non Fungible Token (NFT) de obra feita por um artista digital brasileiro inspirada na edição limitada do crossover. Série especial limitada tem design esportivo e traz itens exclusivos de acabamento. Assista o vídeo no YouTube




Pouco mais de seis meses após chegar ao mercado com muitas novidades de estilo, segurança e conforto, o Novo Nissan Kicks inova mais uma vez. O crossover ganha sua primeira série especial com edição limitada, o Kicks XPlay, com visual diferenciado, itens exclusivos e um presente para seus compradores: um NFT (Non Fungible Token) de uma peça de criptografia feita pelo artista digital brasileiro Fesq com base nos desenhos de esboços do design da novidade.

Para o mercado brasileiro, a Nissan vai produzir mil unidades do Kicks XPlay em seu Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, que começam a chegar às concessionárias no início de outubro. Além do inédito NFT, os compradores levarão um carro único para sua garagem.

O modelo será oferecido em combinação de duas cores exclusiva: Branco Diamond perolizado com teto vermelho. A assinatura do nome da edição limitada estará nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. No teto, um aerofólio esportivo preto foi desenhado especificamente para a novidade. O estilo da traseira é complementado com adesivos na parte superior das colunas C.

Ainda no exterior, acabamento em vermelho foi aplicado nos retrovisores. E, como a Nissan costuma fazer em suas edições limitadas, a numeração da unidade fica indicada na grade dianteira cromada, também na cor vermelha.

Outras exclusividades do Novo Nissan Kicks XPlay estão no interior. São vários detalhes de acabamento em vermelho, em lugares como as saídas de ar, a base do volante e as costuras duplas do painel, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza.

Entre os equipamentos de série, o Novo Nissan Kicks XPlay vem com itens que somente ele tem: carregador sem fio para celular, tela de abertura especial que remonta à edição limitada no multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque de 8 polegadas e rodas aro 17 com acabamento em preto brilhante.

A lista de itens de fábrica completa-se com equipamentos já consagrados na linha do crossover. No interior, há itens como: chave presencial inteligente I-Key; botão de partida do motor; painel de instrumentos de sete polegadas em alta definição de imagens; bancos dianteiros com tecnologia gravidade zero; abertura e fechamento das portas e fechamento dos vidros por controle remoto; acendimento inteligente dos faróis; comandos no volante de áudio, do telefone e do piloto automático; direção elétrica; faróis dianteiros com sistema Follow me Home; para-sol com espelhos para motorista e passageiro; porta-malas com iluminação interna; espelho retrovisor eletrocrômico; entre outros. E para reforçar a segurança, a série limitada do crossover vem com seis airbags; alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros); controles de tração e Estabilidade - (VDC - Vehicle Dynamic Control); luzes de condução diurna (DTRL); sistema Isofix para cadeiras de crianças; freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, além de muitos outros equipamentos.

Além das 1 mil unidades para o mercado brasileiro, serão fabricadas mais 350 unidades que vão ser exportadas para Argentina e Paraguai. O preço sugerido no mercado nacional é de R$ 122.990. 

Assista o vídeo: https://youtu.be/m6CBV8eScUw

Crossover inteligente
O Novo Nissan Kicks XPlay é equipado com a segunda geração do moderno motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS). Ele desenvolve 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Esse motor, também produzido na fábrica da Nissan em Resende (RJ), garante baixo consumo de combustível e performance surpreendentes. Com excelente relação peso/potência e dimensões bem aproveitadas, o crossover entrega performance comparável à dos principais rivais ao mesmo tempo em que oferece o melhor nível de consumo de combustível da categoria.

O câmbio é o consagrado XTRONIC CVT de última geração com modo Sport, que atua de forma eficiente graças ao projeto do carro, que tem menor peso da categoria e aerodinâmica eficiente.

O XPlay tem como base o mesmo desenho de carroceria da linha do Novo Nissan Kicks, que expressa um estilo dinâmico e arrojado. Além da carroceria com muitos recortes e vincos, o desenho destaca-se por itens característicos da Nissan, como a grade "V-motion" flanqueada pelos faróis exclusivos em formato arqueado, que se estendem para trás sobre os paralamas dianteiros, e o teto flutuante, solução que acentua a impressão de visão ampliada do conjunto parabrisa e vidros laterais. Outro detalhe característico deste conceito, além do estilo cupê, é dar a impressão de estar "flutuando".

O interior funcional e com acabamento de alto padrão combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia, com detalhes que destacam a qualidade. O design único do painel, ao mesmo tempo simples e elegante, é chamado de Gliding Wing ("asa planadora").

O requinte, com toques de esportividade, fica por conta do volante tipo flat bottom revestido de material sintético, enquanto que a carroceria crossover oferece um campo de visão mais alto ao motorista, proporcionando uma sensação de segurança. Graças em parte à generosa distância entre eixos de 2.620 mm, o espaço interno para os joelhos e para a cabeça está entre os melhores da categoria. A bagagem também conta com uma área generosa: 432 litros (padrão VDA), um dos melhores da categoria.

Volkswagen T-Cross 2022 segue a receita de sucesso do Taos e ganha equipamentos premium. - Configuração 200 TSI passa a ser equipada de série com painel de instrumentos 100% digital com tela de 8’’, igual ao do Taos Comfortline; - Primeiro SUV da VW produzido no Brasil sai de fábrica com carregamento de smartphone por indução (wireless charger) nas versões Comfortline e Highline; - Sucesso no Nivus, cor Vermelho Sunset passa a ser oferecida como opção para o modelo, incluindo a combinação do bi-tone na versão Highline; - T-Cross passa a contar com novo logo VW e novo volante multifuncional, que estreou no Brasil com o Nivus e atualmente equipa também o Taos


São Bernardo do Campo (SP) - Inspirado no sucesso do ‘irmão maior’ Volkswagen Taos, o T-Cross chega à linha 2022 com equipamentos premium, elevando seu nível de requinte e tecnologias para comodidade e conforto. O T-Cross 2022 é comercializado agora em quatro versões: Sense, 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI. Todas equipadas com câmbio automático de seis velocidades.

O T-Cross evoluiu em diversos pontos. A introdução de itens de tecnologia focados no conforto dos ocupantes, porém, recebeu um destaque todo especial. A versão 200 TSI, por exemplo, passa a ser oferecida com moderno painel de instrumentos com tela de 8 polegadas e 100% digital. Trata-se do mesmo painel do Taos Comfortline.

As versões Highline e Comfortline do T-Cross continuam saindo de fábrica com o painel de instrumentos Active Info Display, que chama a atenção pela moderna tela colorida de 10,25 polegadas totalmente configurável.

Outro item que faz muito sucesso no Taos e que o T-Cross passa a entregar nas versões Comfortline e Highline é o carregamento de smartphone por indução (wireless charger). Excelente recurso para famílias que estão sempre conectadas.

Interior com novos materiais, cores e equipamentos
Para a linha 2022, o T-Cross passa a contar com o novo volante multifuncional da Volkswagen, que estreou aqui no Brasil com o Nivus e atualmente equipa também o Taos. Revestido em couro e ostentando o novo logo da marca, este volante é reconhecido pela excelente empunhadura e botões de rápida compreensão e acesso rápido. Ele é um equipamento de série desde a versão 200 TSI e traz sempre os shift paddle, proporcionando uma esportividade extra à condução.



Para a versão Highline, o revestimento dos bancos agora é parcialmente em couro Deep Blue e os assentos dianteiros contam com novo porta-celular, que promove comodidade para os passageiros do banco traseiro. Para a configuração Comfortline, este revestimento (parcialmente em couro Deep Blue) é oferecido como opcional.

Assim como os bancos, o interior do T-Cross 2022 também foi renovado com novas cores para o revestimento dos painéis, trazendo mais requinte e sofisticação.

Sucesso no Nivus, Vermelho Sunset agora para o T-Cross

Por fora, o T-Cross preserva seu design moderno e marcante. As novidades pontuais ficam pela inclusão do novo logo da marca na imponente grade frontal e na tampa do porta-malas, assim como Nivus e Taos, e pela inclusão do Vermelho Sunset, cor de lançamento do Nivus, na oferta de cores do T-Cross.

Aliás, a gama de opções de cores para o T-Cross é única no segmento dos SUVs compactos. Na linha 2022 são sete cores: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Prata Sargas, Azul Norway, Bronze Namíbia e agora o Vermelho Sunset. Exclusivamente para a opção Highline, há cinco opções de pintura bi-tone. São elas:

• Preto Ninja com teto Cinza Platinum
• Branco Puro com teto Preto Ninja
• Cinza Platinum com teto Preto Ninja
• Vermelho Sunset com teto Preto Ninja
• Prata Sargas com teto Preto Ninja
• Bronze Namíbia com teto Preto Ninja

Um SUV perfeito para o dia a dia
O T-Cross reúne todas as qualidades de um SUV que encara a exigente rotina das grandes cidades. Beneficiado pela Estratégia Modular MQB, plataforma reconhecida pela sua versatilidade e segurança, o modelo tem espaço interno para motorista e passageiros de fazer inveja à concorrência. Com 2.651 milímetros de distância entre os eixos, todo mundo viaja folgado e confortavelmente no T-Cross.


Praticidade também é uma das qualidades do modelo. O melhor exemplo está no porta-malas, que traz sistema de ajuste variável de espaço (s.a.v.e.) e recurso inteligente de inclinação do encosto do banco traseiro, elevando a capacidade total de carga de 373 litros para 420 litros, se adaptando à necessidade do proprietário.

Outra exclusividade marcante do T-Cross é o elevado nível de conectividade por conta da inovadora central de infotainment VW Play, que é de série desde a versão 200 TSI. Sua tela configurável de 10,1 polegadas, usabilidade intuitiva, processamento rápido, espaço para armazenamento (10 gigabytes) e a capacidade de atualizações de recursos por meio de aplicativos. Tudo isso tornou o VW Play um grande sucesso na imprensa especializada. A exclusiva loja de aplicativos do VW Play Apps permite instalar APPs como Spotify, PlayKids ou Waze, entre muitos outros, diretamente no VW Play, permitindo uma usabilidade aprimorada e mais conveniente.

E por falar em tecnologia, o T-Cross, assim como todos os membros da família SUVW, é high tech por excelência, entregando inúmeros recursos voltados para segurança e conforto dos ocupantes.

Equipamentos como Park Assist, teto solar panorâmico Sky View, seis airbags, ar-condicionado digital ‘Climatronic’, Hill Hold Control (assistente de partida em aclive/subida), câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica, espelhos retrovisores externos rebatíveis automaticamente com função ‘tilt down’ do lado direito, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, piloto automático (controle eletrônico de velocidade), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Post Collision Brake, Alerta de Fadiga do motorista, sistema Kessy, tecnologia Start & Stop, faróis full LED, sistema de som premium Beats, entre muitos outros fazem do T-Cross o SUV mais ‘recheado’ da categoria.

T-Cross Sense continua com foco no varejo
Em junho, o T-Cross Sense retornou às concessionárias Volkswagen de todo o Brasil, mas de uma forma diferente. Antes focada apenas no público PcD (Pessoa com Deficiência), a versão passou a ser ofertada para o público do varejo com um preço mais atraente para o consumidor que sonha entrar no segmento dos SUVs compactos. A boa notícia, com a chegada da linha 2022, é que o T-Cross Sense continuará sendo oferecido, normalmente.







Sobre a Volkswagen do Brasil:
Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 68 anos, a Volkswagen é a maior produtora de automóveis do Brasil, com 24 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história, com mais de 4 milhões de carros embarcados. Com capacidade para desenvolver e produzir veículos de forma completa, seus produtos se destacam pela segurança, tecnologia e design, como o novo Polo, Virtus, Nivus, Taos e T-Cross, este último líder no segmento SUVs no mercado brasileiro em 2020. No Brasil, a empresa possui quatro fábricas e um centro de distribuição de peças, além de cerca de 500 concessionárias. Em constante evolução tecnológica, a empresa investe permanentemente na mobilidade sustentável, na conectividade e na digitalização como tópicos estratégicos para o futuro.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Coluna Minas Turismo Gerais. Aparecida é do Norte?

 

Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira




Sabe porque Aparecida é do "Norte"



Para ligar a antiga Matriz a Matriz Basílica tem uma passarela com seus 389 metros de comprimento e 35 de altura, a passarela que une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional. A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, sempre acolheu milhões de fiéis de Nossa Senhora Aparecida todos os anos, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Muitos destes devotos, chamam a cidade de ‘Aparecida do Norte’ e não apenas ‘Aparecida’, como é seu verdadeiro nome. É comum ainda verificarmos em algumas publicações, referências à cidade com a expressão ‘do Norte’.

De acordo relatos do livro  'História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos', da escritora Zilda Ribeiro, durante muito tempo o povo nomeou a terra da Padroeira como Aparecida, seu verdadeiro nome. Mais tarde, passaram a chamá-la de ‘Capella de Aparecida’. Com a inauguração da estrada de ferro, os devotos passaram a viajar de trem. E embarcavam na Estação Norte, em São Paulo. E diziam que seu destino era Aparecida da Estação Norte.


Com o passar dos anos, por um processo linguístico coletivo chamado  braquilogia, eliminaram a palavra ‘estação’, restando Aparecida do Norte. Ainda hoje, muitos anos depois, passeando pelos corredores do Santuário Nacional e pelas ruas da cidade de Aparecida, ouvimos romeiros chamarem por ‘Aparecida do Norte’, sendo o verdadeiro nome da cidade Aparecida, sem o Norte.


Um pouco de história

As terras que hoje constituem a cidade de Aparecida já pertenceram, em outro tempo, à Vila de Guaratinguetá, hoje apenas Guaratinguetá, terra do primeiro Santo brasileiro, Frei Galvão. Pela estrada que antes cortava um trecho da Vila, como Aroeira, Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu, passavam as caravanas e tropas que iam em busca do ouro e das pedras preciosas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.


 

 Antiga Basílica Nossa Senhora Aparecida


Com o passar dos anos, os moradores foram se estabelecendo nessas terras. Entre eles estavam João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, os três pescadores que mais tarde ficariam ligados à história da cidade e do país.



Com o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, da Prefeitura de Pequi, da Frente da Gastronomia Mineira, do Circuito Turístico Trilha dos Bandeirantes e do Grupo de Gestores da Hotelaria Mineira, será realizado o primeiro evento presencial em 2021, o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe, nos dias 2 e 3 de outubro, na cidade de Pequi a 110 Km de Belo Horizonte.

Vista área da cidade de Pequi 

Com previsão de público local e turistas oriundos da região metropolitana de Belo e cidades vizinhas, o evento incentiva o aprimoramento e a busca constante Horizonte pela excelência de todos os serviços prestados pela cadeia produtiva do turismo e da gastronomia.

Programação, Aulas-Show com um time de renomados Chefs de cozinha, capitaneados pelo Chef Edson Puiati, e já confirmada a participação dos Chefs: Ricardo Penninha, Danilo Simões, Val Coimbra e Juliana Duarte, a coquetelaria com os bartenders Lucas Tadeu e Leonardo Rodrigues, e o Boteco na Praça comandado pela dupla Chef Ilmar Antônio e Chef Ana Cristina, do Restaurante Casa Cheia do Mercado Central.

Serão adotados todos os protocolos que garantam a segurança do público: rígido controle na portaria para não ultrapassar a capacidade máxima do local, álcool em gel, medição de temperatura na entrada, exigência do uso de máscaras e distanciamento.

Serra do Rio do Peixe

Em breve Programação e Inscrições para as Aulas-Show. Vagas limitadas.

2/10 – sábado ;10h às 22h e no dia 3/10 – domingo, 10h às 17h

O evento será no Centro Comunitário Santo Antônio, em Pequi. 

Informações: 

 https://festivalserrariodopeixe.com.br/site/   https://www.instagram.com/festivalserrariodopeixe/

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  @sergiomoreira63 

 sergio51moreira@bol.com.br

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