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sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Azul voltará a operar voos em Ipatinga a partir de dezembro. Aeroporto Regional do Vale do Aço, fechado desde maio do ano passado para obras de infraestrutura, terá cinco conexões diárias com a capital mineira e já conta com passagens aéreas à venda no site da companhia

 

São Paulo, 17 de setembro de 2021 - A partir de 1° de dezembro, a cidade de Ipatinga, localizada na importante Região Metropolitana do Vale do Aço, voltará a receber voos diários operados pela Azul. O Aeroporto da cidade, que está fechado desde maio do ano passado, deverá ter suas obras de melhorias de infraestrutura concluídas e estará apto a receber os pousos e decolagens de aviões da companhia conectando a cidade à capital mineira. 

  

As passagens aéreas para a rota já estão disponíveis no site Voeazul. Os voos serão realizados cinco vezes por dia com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 Clientes, ligando Ipatinga com a capital, Belo Horizonte. "Essa é uma região importante para a Azul porque detém uma demanda sempre aquecida tanto por parte da população local quanto por conta das siderúrgicas que movimentam a economia local. Agora, a região do Vale do Aço volta a estar conectada à capital BH com voos que contemplarão todos os períodos do dia" afirma Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul. 

  

Com a retomada dessa rota, segue em crescimento a relevância do Aeroporto de Belo Horizonte para a operação da Azul, de onde os Clientes podem se conectar a voos diretos para 36 outros destinos. Minas Gerais também se consolida estrategicamente por abrigar a maior parte dos Serviços de Atendimento ao Cliente da Azul, o chamado Azulcenter, além do Hangar da Pampulha, reconhecido pela sua expertise na manutenção de aeronaves modelos Embraer e ATR. 

  

Ipatinga (IPN) – Belo Horizonte (CNF) 

*a partir de 1° de dezembro* 

Origem 

Saída 

Destino 

Chegada 

 Frequência 

Ipatinga 

06:10 

Belo Horizonte 

06:55 

Diariamente 

Ipatinga  

09:45 

Belo Horizonte 

10:30 

De segunda a sexta-feira 

Ipatinga  

10:00 

Belo Horizonte 

10:45 

aos domingos 

Ipatinga  

12:50 

Belo Horizonte 

13:35 

De segunda a sexta-feira 

Ipatinga 

16:05 

Belo Horizonte 

16:50 

De segunda a sexta-feira 

Ipatinga 

19:50 

Belo Horizonte 

20:35 

Diariamente 

  

Belo Horizonte 

08:00 

Ipatinga 

08:55 

Diariamente 

Belo Horizonte 

11:15 

Ipatinga 

12:25 

De segunda a sexta-feira 

Belo Horizonte 

14:30 

Ipatinga 

15:20 

De segunda a sexta-feira 

Belo Horizonte 

18:15 

Ipatinga 

19:05 

exceto aos sábados 

Belo Horizonte 

21:45 

Ipatinga 

22:35 

aos sábados 

Belo Horizonte 

22:25 

Ipatinga 

23:15 

exceto aos sábados 

Citroen C3 2017 é negociado até 13% acima da tabela FIPE em agosto e tem valorização de 22% em relação a julho Em ranking da InstaCarro outros nove modelos também foram comercializados por valores entre 5% e 10% acima da tabela

Com todos os problemas ainda enfrentados pelo mercado de automóveis novos, o segmento de usados e seminovos segue aquecido. Segundo a Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil), modelos de carros com quatro a dez anos de uso tiveram uma valorização média de 13% nos primeiros seis meses de 2021.

Em levantamento feito pela InstaCarro, startup que auxilia a venda de veículos usados ou seminovos de forma rápida, simples e com o melhor preço do mercado, uma vez que conta com uma base de mais de 4 mil compradores, no mês de agosto, o Citroen C3 2017 foi o carro comercializado pela plataforma com maior valorização, de 13%, em relação a tabela FIPE.

"Ao longo de todo o ano estamos acompanhando a valorização dos seminovos. Em alguns meses, modelos foram comercializados até 24% acima da tabela. E isso, claro, se deve a toda a escassez dos novos no mercado. O Citroen C3 2017, por exemplo, teve um aumento de 22% no preço em relação ao negociado em julho, pela nossa plataforma", explica o CEO e fundador da startup, Luca Cafici.

Em agosto, o Chevrolet Tracker 2021 se manteve valorizado em 10% acima da tabela. Enquanto o Mitsubish Pajero IO 2000 foi negociado por um valor 8% maior. Completam o ranking dos mais valorizados e negociados pela InstaCarro o Fiat 500 2014 (7,7%), Audi Q3 2017 (7,5%), KIA Cerato 2012 (7,5%), Honda FIT 2013 (6,8%), Volkswagen T-Cross 2021 (6,3%), Volkswagen Nivus 2021 (5,9%) e Toyota Etios 2015 (5,2%).




Citroën revela Novo C3 moderno e robusto, desenvolvido e produzido na América do Sul.

 


Citroën reforça sua dimensão internacional ao revelar o Novo C3, um hatch versátil que contribuirá para consolidar a presença da marca na América do Sul. • O Novo C3 é o primeiro de uma família de três veículos destinados ao mercado internacional, desenvolvidos e fabricados na América do Sul e que serão comercializados na região ao longo dos próximos três anos. • O Novo C3 é um hatch moderno, pensado para responder às necessidades da região, que oferece um design único. • Com muita força e personalidade, o Novo C3 se adapta ao terreno buscando nos SUVs a inspiração para sua altura livre do solo, seu capô elevado e a posição alta do condutor. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado. Além do conforto assinado pela Citroën e um dos melhores espaços internos do mercado, sua concepção facilita o dia a dia, com destaque para a integração dos smartphones, conectados a uma tela touch screen de 10’’. • Previsto para ser comercializado na região no primeiro trimestre de 2022, o Novo C3 oferecerá aos clientes uma experiência única. 



“Assegurar o futuro da Citroën exige uma maior presença internacional e a consolidação da marca em todos os mercados em que operamos, incluindo a América do Sul, o Oriente Médio, África, Ásia e China, bem como uma abertura para outros países, como a Índia. Para isto, desenvolvemos um ambicioso plano de produtos que prevê o lançamento de 3 modelos com vocação internacional em 3 anos. Modelos pensados, desenvolvidos e produzidos em regiões estratégicas, com a identidade da Citroën em termos de estilo e serenidade a bordo. O Novo C3 é uma peça essencial dessa aceleração internacional e o primeiro estágio de nossa estratégia de crescimento. É um hatch que visa um dos principais segmentos da América do Sul. Moderno, conectado e pensado para os consumidores locais, ele é perfeito para promover o crescimento da Citroën.”, Vincent Cobée – CEO da Citroën. 


NOVO C3: FEITO SOB MEDIDA PARA REGIÕES ESTRATÉGICAS 

Para atender as demandas do mercado da América do Sul, a Citroën decidiu expandir seus processos habituais de criação e produção, trabalhando com as equipes locais na convergência do estilo e do desenvolvimento às equipes de cada região, para definir um veículo único, feito sob medida. A integração de conhecimentos sobre a sociedade, a cultura e as necessidades da região, faz do Novo C3 um modelo pensado, desenvolvido e produzido na América do Sul, para a América do Sul. 

Novo C3 é o primeiro modelo do projeto “C-Cubed” - apresentado em 2019 – que prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024, baseados em três critérios essenciais: criar uma oferta competitiva, com um estilo forte; uma experiência Citroën pensada para o bem-estar a bordo e concebida para adaptar-se às especificidades dos países a que se destina. 

Os futuros modelos da Citroën serão produzidos com uma forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento mainstream da Marca: carros modernos, com muita qualidade e um estilo atraente, com excelentes equipamentos e um custo total de compra e manutenção cuidadosamente estudado. 

“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul.  

“Nossas equipes locais têm feito um excelente trabalho nesse importante projeto. Para produzir o Novo C3, a fábrica de Porto Real passou por uma profunda transformação industrial nos últimos anos. Investimos também no desenvolvimento das nossas equipes e dos nossos talentos e é inspirador ver o orgulho que cada funcionário sente em fazer parte da Stellantis. Portanto, estamos confiantes que vamos oferecer a nossos clientes produtos muito mais modernos e altamente competitivos, que certamente despertarão a paixão pela marca Citroën", acrescentou Filosa.  


REFORÇAR A POSIÇÃO DA CITROËN NA AMÉRICA DO SUL 

A Citroën tem uma história muito especial com a América do Sul e conta, atualmente, com produção local no Brasil e na Argentina. A marca tem como principal objetivo com esse projeto reafirmar e solidificar sua presença na região com produtos modernos e alinhados com as expectativas do consumidor local.  

Produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real, o Novo C3 atenderá o mercado local e também será exportado para toda a América do Sul. Ele simboliza uma verdadeira renovação na região, com seu estilo moderno, sua conectividade e sua experiência de conforto a bordo. O segmento B-Hatch representou no ano passado 30% do mercado total no Brasil e 26% na Argentina e o posicionamento do Novo C3 faz dele um carro acessível dentro do maior segmento do mercado. O Novo C3 vem preencher essa importante lacuna ao se revelar um carro moderno e versátil, ideal para jovens que buscam uma alternativa autêntica e original e para famílias que usam o veículo em seu dia a dia, bem como para viagens de fim de semana. 

“Nosso Novo C3 se inspira nos clientes da nossa região para oferecer uma solução incomparável que representa plenamente a identidade da Citroën. A nossa ambição é oferecer um veículo versátil e moderno, com equilíbrio para entregar tudo o que os clientes necessitam e manter os preços em um nível competitivo. Para isso, as equipes locais participaram plenamente da concepção, do desenvolvimento e da produção do modelo”. Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul. 

O estilo incomparável do Novo C3 é perceptível ao primeiro olhar, com um capô elevado e a estrutura da face dianteira que reforça a impressão de largura. Ele se mantém fiel ao padrão de formas da Citroën, reconhecida pelas modelagens amplas e generosas, animadas por superfícies esculpidas em diversas partes. Outros atributos marcantes da Citroën estão presentes no Novo C3, como a forma do capô moldada junto ao logotipo da Marca e o desenho da grade dianteira. 

Símbolo da identidade da marca, ele é a cara da Citroën, trazendo uma dianteira caracterizada por uma assinatura luminosa em dois níveis, com os duplos chevrons que se transformam em barras cromadas e se estendem ao longo da largura do veículo, passando pelos faróis antes de se separar e formar um Y nas extremidades. Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as lanternas, os indicadores de direção e as luzes diurnas no nível superior, os faróis de luz alta e de luz baixa e o DRL. A assinatura luminosa traseira também é marcante e reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo. 

Seu apurado design remete aos atributos característicos de um SUV, incluindo a posição de dirigir mais alta e um capô elevado que transmite robustez, sem ser agressivo. 

A visão de perfil também valoriza o Novo C3, conferindo-lhe uma personalidade moderna. As laterais são musculosas e ostentam painéis de proteção esculpidos na carroceria, bem como robustos para-lamas e que garantem ainda mais imponência ao veículo. As grandes rodas, a altura livre do solo elevada, as molduras pretas das caixas de rodas, as barras de teto são elementos inspirados nos SUVs e que dão mais atitude ao modelo. O Novo C3 te faz um convite para sentar-se ao volante e curtir tudo aquilo que é muito mais do que um hatch convencional. 

UMA ARQUITETURA CONCEBIDA PARA A REGIÃO 

A altura livre do solo mais elevada foi projetada para evitar choques em estradas de diferentes condições de rodagem, bem como os generosos ângulos de ataque e de saída, altura em relação ao solo e o balanço dianteiro e traseiro do veículo. Detalhes estes, muito bem estudados para garantir um modelo robusto, mais valente e completamente adequado às nossas condições. Na América do Sul, as calçadas particularmente altas influenciam a definição dos para-choques e a Citroën ouviu o mercado.

O NOVO C3 APOSTA NA CUSTOMIZAÇÃO  

O Novo C3 propõe uma paleta de cores variadas, bem como um catálogo de acessórios pensados para enriquecer e customizar a entrega. A escolha das cores, dos materiais, bem como sua resistência e os acabamentos foram definidos pelas equipes locais para melhor se ajustar às preferências dos clientes de cada mercado. 

O Novo C3 aposta na carroceria de duas cores, com uma linha de separação nítida entre a carroceria e o teto, disponibilizando um amplo leque de combinações para os clientes. Assim, treze opções de customização estão disponíveis na América do Sul, incluindo modelos de cor única e os modelos com opção de duas cores (carroceria de uma cor e teto de outra). 

O Novo C3 dispõe de uma ampla gama de acessórios que oferece a possibilidade de imprimir um toque ainda mais pessoal ao veículo, através de um vasto catálogo de acessório, baseado nas preferências dos clientes da região. 


UM DESIGN QUE FAVORECE O ESPAÇO E O CONFORTO  

O Novo C3 foi pensado para oferecer uma experiência fácil, única e prazerosa. Seus ocupantes sempre estarão confortáveis, além de contar com vários porta-objetos para seus pertences e, claro, permanecer conectados com seu smartphone, como se estivessem em casa. 

No interior do Novo C3, o painel horizontal transmite imediatamente a boa sensação de espaço. O bem-estar é reforçado pelos bancos acolhedores, e pelo conforto de condução, fazendo da vida a bordo uma experiência agradável e relaxante.  

Tudo isso é possível graças à sua arquitetura, dona de uma longa distância entre eixos, oferecendo uma excelente habitabilidade. Por exemplo, os ocupantes dos bancos traseiros dispõem de um dos melhores espaços para as pernas do segmento. 

A tela touch screen de 10’’, a maior do segmento, se destaca no painel de instrumentos, facilitando sua visibilidade e utilização. Ela dispõe da função wireless Mirror Screen, que projeta os aplicativos exibidos no smartphone do condutor. Compatível com o Apple CarplayTM e o Android AutoTM, a navegação pelos aplicativos e conteúdos multimídia é facilmente efetuada, quer com o dedo na superfície tátil da tela, quer por comando de voz. Finalmente, os comandos no volante oferecem um verdadeiro conforto em matéria de ergonomia e segurança. 

O Novo C3 será lançado no primeiro trimestre de 2022 para reforçar a posição da Citroën na América do Sul, especificamente no Brasil e na Argentina – dois mercados muito importantes para a marca. Ele representa, ainda, parte de um grande movimento, planejado, robusto e desenvolvido pela Citroën para reforçar sua presença, volume e participação em praticamente toda a região, incluindo países estratégicos como Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, entre outros. 

Saiba mais sobre o Novo C3: 

Site - https://citroenbr.com.br/novo-c3

Vídeo - https://youtu.be/2DCDVCkvoyI

Ouro Verde investe no segmento de assinatura de veículos para pequenas e médias empresas. Ouro Verde Smart oferece diversidade de carros com entrega em 45 dias e prevê aumentar em 50% a base de clientes PMEs até o final de 2021




São Paulo 
- Especializada na gestão e terceirização de frotas, a Ouro Verde investe no segmento de assinatura de veículos e lança a plataforma Ouro Verde Smart , direcionada aos pequenos e médios negócios, profissionais liberais e cooperativas. Com investimento inicial de R﹩ 140 milhões - que incluem 500 carros que já estão no estoque e terão entrega acelerada, em 45 dias, e outros 2.000 veículos até o final do ano - o objetivo da companhia é aumentar em 50% a base de clientes do segmento até o final de 2021.

A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento e expansão da marca, que após ter sido adquirida pela Brookfield, investidora e gestora global de ativos, consolida a atuação no segmento de PMEs, profissionais liberais e cooperativas. A proposta é atender clientes que precisam de até 20 veículos e atuam em diferentes segmentos da economia nacional, como varejo, prestadores de serviços, transportes, construção, atacadistas, bens de consumo e serviços de saúde, entre outros segmentos.

Para a companhia, que já conta com expertise de 48 anos em gestão e locação de frotas, um dos diferenciais é a jornada digital para a contratação do serviço, que torna o processo mais simples e ágil para as empresas. Para a estruturação desse sistema, foram investidos cerca de R﹩ 2 milhões, o que envolve a compra de novas tecnologias, contratação de equipes dedicadas ao projeto e ações de marketing.



"A assinatura de veículos é uma tendência que já está consolidada no mercado nacional e queremos levar o serviço também aos pequenos e médios empreendedores. Para isso, trouxemos para a plataforma todo o nosso conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos no mercado de gestão de frotas. Queremos ser a melhor opção em locação de veículos por assinatura para o mercado brasileiro, com foco em pequenos e médios negócios, profissionais liberais e cooperativas", pontua Claudio Zattar, CEO da Ouro Verde.

Na Ouro Verde Smart, são disponibilizados veículos de diferentes montadoras, com modelos compactos, executivos, SUVs e utilitários. No portfólio de veículos leves, os clientes podem optar por contratos com duração de 12, 18, 24 e 36 meses e ainda definir a franquia mensal de quilometragem, com opções de 1.000km, 2.000km e 3000km. Entre as opções, é possível fazer a contratação de um HB20 1.0 Sedan Vision 2022, manual, com entrega acelerada, por R﹩ 1.397,97 por mês.

"Para os pequenos e médios negócios, a assinatura é uma alternativa rentável e estratégica. Neste caso, o empresário não precisa se preocupar em investir o capital da companhia na compra de veículos, podendo direcionar esse recurso para a atividade principal da empresa. Em alguns casos, de acordo com o veículo e modelo de contrato de assinatura, a locação pode gerar uma economia de até 30% em relação à compra", explica Zattar.

Serviços oferecidos aos clientes
Na assinatura oferecida pela Ouro Verde Smart, estão inclusos serviços como documentação (IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e emplacamento), gestão de multas, manutenção preventiva e corretiva, seguro para o veículo e terceiros, assistência 24 horas, troca de pneus (de acordo com o período e quilometragem contratados), rastreador e bloqueador, acesso ao aplicativo On Road, responsável por realizar o agendamento e acompanhamento de manutenções, notificações de sinistros e solicitação de guincho.

"Para aprimorar a experiência dos clientes, oferecemos também alguns serviços adicionais, como a TAG de passagem, para cobrança automática em pedágios e estacionamentos, e Gestão do Abastecimento, que centraliza os pagamentos em um cartão combustível e permite o acompanhamento online dos valores gastos ao longo do mês. Os clientes contam ainda com o Ouro Verde Fleet, um sistema que, de forma automatizada, integra dados de tráfego do veículo em todo o país", afirma Manuel Silva, diretor comercial da Ouro Verde.

Como funciona o serviço?
A plataforma prioriza a jornada digital do cliente. Basta realizar o cadastro na página da Ouro Verde Smart e, após fazer o login, selecionar a categoria de veículo por assinatura que mais se adapta à sua necessidade.

Na página do veículo, é possível definir a cor, a franquia de quilometragem e o período de contrato, além de selecionar serviços adicionais (TAG de passagem, Gestão de Abastecimento e Ouro Verde Fleet) e a contratação de insulfilm como opcional.

Ao concluir a seleção do veículo, a proposta comercial digital é enviada em alguns minutos para validação do cliente. Na etapa seguinte, são solicitados os documentos para a formalização do contrato e o processo de assinatura é feito digitalmente.

Caso o veículo escolhido esteja no estoque da Ouro Verde, a entrega é acelerada e o cliente recebe em 45 dias, em média. A plataforma ainda dispõe de uma ampla variedade de veículos que podem ser solicitados por encomenda.

Conheça a plataforma Ouro Verde Smart: https://smart.ouroverde.net.br/

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Emirates pretende contratar 3 mil tripulantes e 500 funcionários de serviços aeroportuários nos próximos seis meses • A campanha mundial da companhia aérea tem o objetivo de atender à retomada planejada de suas operações

 


Dubai, Emirados Árabes Unidos, 16 de setembro de 2021 - Para apoiar o aumento planejado de suas operações, a Emirates iniciou uma campanha mundial para recrutar 3 mil tripulantes de cabine e 500 funcionários de serviços aeroportuários para o seu hub de Dubai nos próximos seis meses.

Os cargos oferecidos são para Dubai, com os funcionários atuando na linha de frente, em contato com o cliente. Os dois tipos de vagas disponíveis oferecem oportunidades interessantes para que pessoas simpáticas, animadas e dedicadas ao trabalho conheçam e interajam com o mundo como embaixadores da marca Emirates.

Os candidatos interessados em trabalhar na companhia aérea como tripulante de cabine ou agente de serviços aeroportuários podem acessar mais detalhes sobre as exigências das vagas e se candidatar em www.emiratesgroupcareers.com.

A Emirates tem restaurado gradualmente sua malha de voos, de acordo com a flexibilização das restrições de viagens ao redor do mundo. Nos últimos meses, a companhia aérea tem chamado de volta pilotos, tripulantes de cabine e outros funcionários operacionais que foram desligados quando a pandemia forçou uma redução drástica nos voos no ano passado.

Hoje, a companhia aérea oferece voos para mais de 120 cidades, representando 90% da sua rede antes da pandemia, e planeja restaurar 70% da sua capacidade até o final do ano, incluindo a volta das suas icônicas aeronaves A380.

Uma das cidades globais mais dinâmicas, Dubai também se destacou em termos de resposta à pandemia, graças à sua forte liderança e à cooperação dos setores público e privado. A rápida implementação da campanha de vacinação em Dubai e a clareza dos protocolos adotados para a pandemia permitiram a reabertura rápida e segura da cidade para viajantes internacionais de turismo e negócios em julho de 2020.

Dubai continua atraindo pessoas do mundo inteiro com sua cultura acolhedora, isenção de impostos e infraestrutura líder de moradia, trabalho e recreação.

Saúde e segurança

Ao longo do ano passado, a Emirates trabalhou com as autoridades e seus parceiros do setor da aviação para garantir a saúde e a segurança de todos os viajantes e funcionários do aeroporto, sempre observando a evolução contínua dos protocolos de saúde em todo o mundo.

Mesmo antes da declaração da pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde, a Emirates já havia implementado protocolos aprimorados de limpeza e desinfecção em todos os seus pontos de contato com o cliente no aeroporto e a bordo. No aeroporto, a Emirates também instalou painéis de proteção em todos os balcões de check-in e instituiu o distanciamento físico em todas as áreas.

Todos os seus protocolos de biossegurança são continuamente revisados e atualizados de acordo com as orientações médicas mais recentes. A Emirates também aproveitou sua parceria com o programa de incubação e inovação Aviation X-lab dos Emirados Árabes Unidos para realizar testes de limpeza com robôs em seus lounges exclusivos no aeroporto de Dubai. Esses robôs usam tecnologia especial para eliminar a maioria dos vírus e garantir ambientes mais saudáveis.

Além de ser uma das primeiras companhias aéreas a lançar EPIs (equipamentos de proteção individual) para seus funcionários da linha de frente em fevereiro de 2020, quando as vacinas COVID-19 foram disponibilizadas a Emirates implementou uma campanha em toda a empresa para incentivar os funcionários a tomar a vacina e proteger a si e aos outros, em um esforço que resultou em mais de 95% de todos os funcionários totalmente vacinados .

Graneleiro do futuro terá energia solar Protótipo desenvolvido pela Volvo tem câmeras no lugar de retrovisores e melhorias aerodinâmicas


O caminhão-conceito apresentado pela Volvo na última terça-feira (14) é original em muitos aspectos. É o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia. Um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias.

Outro exemplo inédito é a utilização de uma peça feita em impressora 3D, dando mais agilidade ao pós-venda e antecipando uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do paralama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.

O caminhão-conceito é um rodotrem desenvolvido em parceira da montadora com Randon, Hyva e Continental.

“Estamos muito orgulhosos em ter feito o primeiro caminhão-conceito do Brasil. É uma prova do compromisso da Volvo com os transportadores do país, sempre inovando. Vários desses conceitos vão chegar aos nossos caminhões de série no futuro, como soluções de ponta já validadas em nosso mercado, um dos mais severos do mundo”, afirma Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.

O caminhão será testado em operação real, em viagens na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A Volvo escolheu esta aplicação pois o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.

“A Volvo é uma marca focada em inovação. Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui”, declara Fabrício Todeschini.

O Efficiency Concept Truck é repleto de tecnologias inovadoras. “O conjunto como um todo foi projetado para garantir menor consumo de diesel, aumentar a disponibilidade e proporcionar mais segurança na operação”, explica Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do projeto. “Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo mecânico como no implemento, com nossos parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e muito mais”, assegura.

Fabrício Todeschini.

As novidades visuais são grandes, resultado das várias mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine ficou mais baixa e 250 mm mais longa e é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 175 mm para a frente. Outra alteração importante é no entre-eixos, que baixou para apenas 3.000 mm, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.

Ao invés de retrovisores externos, foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos. O FH conceito graneleiro possui também uma suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves; freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio – tudo mudado e introduzido para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade. A cabine ficou ainda maior internamente, com uma cama 250 mm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.

I-Save: mais torque

O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz também um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

No Efficiency Concept Truck a Volvo introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feito, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Além disso, houve a redução de elementos filtrantes (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.

Fonte: Revista Carga Pesada

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