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sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Apesar da crise global de componentes eletrônicos, indústria automobilística brasileira fecha 2021 com leve recuperação e projeta mais um ano de discreta melhora. Elétricos terão estudo específico da entidade. Salão do Automóvel depende do comportamento da pandemia


São Paulo, 7 de janeiro de 2022 – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou hoje os números do fechamento de 2021, com ligeira melhora na comparação com o crítico ano de 2020, mas ainda aquém do potencial de demanda interna e externa por autoveículos. “A crise global de semicondutores provocou diversas paralisações de fábricas ao longo do ano por falta de componentes eletrônicos, levando a uma perda estimada em 300 mil veículos. Para este ano, a previsão ainda é de restrições na oferta por falta de componentes, mas num grau inferior ao de 2021, o que projeta mais um degrau de recuperação”, afirmou o presidente Luiz Carlos Moraes.

Vídeo da entrevista da Anfavea está disponível neste link: 

https://youtu.be/5-IBuvluiyI

Produção – Dezembro foi o melhor mês do ano, com 210,9 mil autoveículos produzidos. Com isso, o ano fechou com 2.248,3 mil unidades, alta de 11,6% sobre 2020. No ranking global de produtores, o Brasil retomou a oitava colocação perdida no ano anterior para a Espanha. Para 2022, a expectativa é de um aumento de 9,4%, com 2,46 milhões de unidades produzidas.

Mercado interno – Como ocorre tradicionalmente, o último mês do ano foi o de maior volume de vendas, com 207,1 mil unidades licenciadas. Mesmo assim, foi o pior dezembro em cinco anos. O acumulado chegou a 2,12 milhões de unidades, apenas 3% acima de 2020, o que manteve o Brasil na sétima colocação do ranking global, por poucas unidades atrás da França. Para este ano, a ANFAVEA projeta vendas de 2,3 milhões de autoveículos, uma alta de 8,5% sobre 2021.

Exportações – A rápida recuperação após o pico da pandemia em mercados como Chile, Colômbia, Peru e Uruguai ajudou a impulsionar as exportações de veículos brasileiros, apesar das restrições comerciais impostas pelo governo argentino. Com isso, as 376,4 mil unidades exportadas representaram crescimento de 16% sobre o ano anterior. Pela primeira vez, a Argentina representou menos da metade dos embarques nacionais (34% do total). Em valores, as exportações tiveram alta ainda maior, de 37,8%, por conta do envio mais representativo de veículos com maior valor agregado, como caminhões e SUVs. Para 2022, a expectativa é de exportar 390 mil unidades, um incremento de 3,6% sobre o ano anterior.

Empregos – As vagas diretas em fábricas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus tiveram ligeira queda em relação a dezembro de 2020, de 0,2%. O setor fechou o ano com 101,1 mil empregados. O quadro é de estabilidade, apesar do fechamento de algumas fábricas no início de 2021 e das constantes paradas de produção em função da falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem.

Expectativas – Na primeira coletiva de imprensa do ano, o Presidente da ANFAVEA adotou um tom de otimismo moderado. “Temos uma indústria resiliente, que trabalhou de forma intensa para proteger seus funcionários nesses dois anos de crise, mitigar perdas e manter investimentos em produtos, dado que entramos em 2022 com uma nova e rigorosa fase do Proconve para veículos leves, que reduz ainda mais as emissões dos automóveis brasileiros”, destacou. “Apesar das turbulências econômicas e do ano eleitoral, apostamos numa recuperação de todos os indicadores da indústria, que poderiam ser ainda melhores se houvesse um ambiente de negócios mais favorável e uma reestruturação tributária sobre os produtos industrializados”, concluiu Moraes.

Pergunta do Blog: Como a Anfavea vê o quadro dos elétricos e qual a expectativa de crescimento para este ano?

"O carro elétrico teve um crescimento relevante, inclusive na próxima carta da Anfavea teremos um capítulo especial para o mostrar como mais detalhes sobre esse segmento que vai crescer no Brasil. Várias montadoras estão trazendo vários modelos para o País tentando criar esse mercado, que está limitado pelo preço e infelizmente por uma carga tributária inadequada para essas novas tecnologias. O Brasil poderia ter maior participação se adotasse a exemplo dos mercados modernos, avançados privilegiando o sistema tributário para o consumidor, não para as montadoras, de tal forma que permitiria esse volume adicional. As montadoras e a Anfavea estão discutindo muito sobre infraestrutura para facilitar a vida e oferecer ao consumidor mais confiabilidade. Não temos uma previsão específica para esse segmento ainda, mas vamos avançando nas discussões. E aqui volto a falar sobre o nosso programa de descarbonização que prevemos até 2030 a 2035 teremos de 30 a 35% de veículos com essas novas tecnologias, em condições econômicas aceitáveis. Essa é a condiçao da Anfavea que está debruçada sobre esses estudos para não só viabilizar o mercado consumidor, mas também a infraestrutura e a viabilizar uma política que pública que permita criar e fato esse mercado, inclusive a criação de linhas de crédito adequadas", esclareceu Moraes.

Licenciamento

New vehicle registration – locally-manufactured / Matriculación de vehículos nuevos - nacionales

 

Variações percentuais


Percent variations / Variaciones porcentuales

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Mil unidades

housand units / Miles de unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

2018

160,3

138,5

182,9

190,5

175,6

175,8

190,2

218,2

187,0

225,7

205,1

206,1

2.255,9

2019

175,9

176,7

186,2

205,8

219,8

200,5

218,5

216,9

210,0

228,2

218,7

233,1

2.490,2

2020

171,2

179,9

146,5

47,4

52,4

115,7

155,7

165,5

188,5

196,0

205,1

222,9

1.846,8

2021

155,0

153,7

172,0

158,0

169,2

158,1

151,0

149,5

133,2

140,4

148,3

177,9

1.866,1

Fonte/Source/Fuente: Renavam/Denatran.

 

Licenciamento de autoveículos novos importados

 

New vehicle registration – imported / Matriculación de vehículos nuevos - importados

 


Variações percentuais


Percent variations / Variaciones porcentuales

Unidades

Units / Unidades

 

Total / Total / Total

Veículos leves / Light vehicles / Vehículos livianos Automóveis / Passenger cars / Automóviles Comerciais leves / Light commercials / Comerciales livianos

DEZ

DEC/DIC

A

NOV

NOV/NOV

B

JAN-DEZ

JAN-DEC/ENE-DIC

C

DEZ

DEC/DIC

D

JAN-DEZ

JAN-DEC/ENE-DIC

E

A/B

A/D

C/E

29.188

28.876

16.433

12.443

24.660

24.355

14.860

9.495

253.778

247.921

141.153

106.768

21.051

20.524

11.495

9.029

211.619

207.683

117.823

89.860

18,4

18,6

10,6

31,0

38,7

40,7

43,0

37,8

19,9

19,4

19,8

18,8

Caminhões / Trucks / Camiones

310

305

5.855

527

3.936

1,6

-41,2

48,8

Semileves / Semi-light / Semilivianos

251

209

5.458

514

3.878

20,1

-51,2

40,7

Leves / Light / Livianos

56

81

315

12

21

-30,9

366,7

1.400,0

Médios / Medium / Medianos

2

8

32

0

4

-75,0

-

700,0

Semipesados / Semi-heavy / Semipesados

0

4

24

0

22

0,0

-

9,1

Pesados / Heavy / Pesados

1

3

26

1

11

-66,7

0,0

136,4

Ônibus / Buses / Ómnibus y Colectivos

2

0

2

0

0

-

-

-

 

Mil unidades

Thousand units / Miles de unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

 

2018

21,0

18,4

24,4

26,8

26,3

26,2

27,4

30,4

26,3

29,0

25,8

28,4

310,5

 

2019

23,9

21,9

23,0

26,2

25,6

22,7

25,1

26,1

24,8

25,2

23,6

29,5

297,7

2020

22,3

21,1

17,2

8,4

9,8

17,1

18,8

17,9

19,2

19,0

19,9

21,1

211,6

2021

16,2

13,7

17,4

17,1

19,4

24,4

24,5

23,3

21,9

22,0

24,7

29,2

253,8

 


New vehicle registration – locally-manufactured and imported / Matriculación de vehículos nuevos - nacionales e importados

 


Variações percentuais


Mil unidades

Thousand units / Miles de unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

 

2018

181,3

156,9

207,4

217,3

201,9

202,0

217,5

248,6

213,3

254,7

230,9

234,5

2.566,4

 

2019

199,8

 

198,6

 

209,2

231,9

245,4

223,2

243,6

243,0

234,8

253,4

242,3

262,6

2.787,9

2020

193,5

201,0

163,6

55,7

62,2

132,8

174,5

183,4

207,7

215,0

225,0

244,0

2.058,4

2021

171,1

167,4

189,4

175,1

188,7

182,5

175,5

172,8

155,1

162,3

173,0

207,1

2.119,9

Fonte/Source/Fuente: Renavam/Denatran.

Imported vehicle share of new vehicle registration / Participación de los vehículos importados en la matriculación de vehículos nuevos

 

Participação em %

Share / Participación

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

 

 

2018

 

11,6

 

11,7

 

11,8

 

12,3

 

13,0

 

13,0

 

12,6

 

12,2

 

12,3

 

11,4

 

11,2

 

12,1

 

12,1

 

 

2019

 

12,0

 

11,0

 

11,0

 

11,3

 

10,4

 

10,2

 

10,3

 

10,8

 

10,6

 

9,9

 

9,7

 

11,2

 

10,7

 

2020

 

11,5

 

10,5

 

10,5

 

15,0

 

15,7

 

12,9

 

10,8

 

9,7

 

9,2

 

8,8

 

8,8

 

8,6

 

10,3

 

2021

 

9,4

 

8,2

 

9,2

 

9,8

 

10,3

 

13,4

 

14,0

 

13,5

 

14,1

 

13,5

 

14,3

 

14,1

 

12,0

Participação em %

 


1000 cm³ / 1000 cm³ / 1000 cm³

 

46,3

 

48,4

 

48,5

 

46,7

 

41,8

 

41,8

 

47,0

 

47,5

 

48,7

 

49,1

 

49,8

 

51,0

 

47,9

+ de 1000 cm³ a 2000 cm³ / +1000 cm³ to 2000 cm³ / + de 1000 cm³ a 2000 cm³

52,1

50,0

49,8

51,0

55,6

56,1

51,2

51,0

49,8

49,4

48,7

 

47,5

50,4

+ de 2000 cm³ / from 2000 cm³ onwards / + de 2000 cm³

1,6

1,6

1,7

2,3

2,6

2,1

1,8

1,5

1,6

1,5

1,5

 

1,5

1,7

 

1000 cm³ / 1000 cm³ / 1000 cm³

 

49,7

 

51,6

 

48,2

 

45,6

 

43,6

 

39,4

 

37,9

 

37,1

 

40,3

 

41,6

 

42,0

 

46,1

 

43,8

+ de 1000 cm³ a 2000 cm³ / +1000 cm³ to 2000 cm³ / + de 1000 cm³ a 2000 cm³

48,7

46,9

50,3

52,3

54,8

58,5

59,8

60,5

57,3

56,4

56,2

52,0

54,3

+ de 2000 cm³ / from 2000 cm³ onwards / + de 2000 cm³

1,6

1,5

1,5

2,0

1,7

2,1

2,3

2,4

2,3

2,0

1,9

1,9

1,9

Caixa de Texto: 2021Fonte/Source/Fuente: Renavam/Denatran.


Vehicle registration (passenger cars and light commercials) by fuel type- locally-manufactured and imported Matriculación de automóviles y comerciales livianos por combustible-nacionales e importados

 

Unidades

Units/Unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

Gasolina / Gasoline / Gasolina

4.629

5.383

4.005

1.292

2.349

5.389

5.829

5.882

6.459

5.909

5.763

6.041

58.930

 

Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico*

1.568

2.053

1.570

442

601

1.334

1.668

1.943

2.113

2.273

2.231

1.949

19.745

Flex fuel

158.721

167.375

135.044

41.142

44.734

102.259

138.040

148.276

168.352

175.742

184.524

200.790

1.664.999

Diesel / Diesel / Diesel

19.764

18.488

15.685

8.587

9.021

13.813

17.887

17.721

22.241

21.775

21.968

24.204

211.154

Gasolina / Gasoline / Gasolina

3.890

3.737

3.925

4.142

4.923

5.768

5.429

5.352

4.153

3.789

3.878

4.600

53.587

Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico*

1.321

1.389

1.872

2.708

3.102

3.507

3.625

3.873

2.756

2.787

3.505

4.545

34.990

Flex fuel

138.279

137.582

152.104

136.352

147.002

139.318

127.771

122.227

110.650

122.731

131.895

158.437

1.624.348

Diesel / Diesel / Diesel

19.097

15.780

19.549

20.955

20.547

21.058

25.381

27.105

25.036

21.090

22.171

26.408

264.185

 

Participação em %

Share / Participación

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

 

 

ANO

YEAR/AÑO

 

Gasolina / Gasoline / Gasolina

2,5

2,8

2,6

2,5

4,1

4,4

3,6

3,4

3,2

2,9

2,7

2,6

3,0

 

Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico*

0,8

1,1

1,0

0,9

1,1

1,1

1,0

1,1

1,1

1,1

1,0

0,8

1,0

Flex fuel

85,9

86,6

86,4

79,9

78,9

83,3

84,5

85,3

84,5

85,4

86,0

86,2

85,2

Diesel / Diesel / Diesel

10,7

9,6

10,0

16,7

15,9

11,2

10,9

10,2

11,2

10,6

10,2

10,4

10,8

Gasolina / Gasoline / Gasolina

2,4

2,4

2,2

2,5

2,8

3,4

3,3

3,4

2,9

2,5

2,4

2,4

2,7

Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico*

0,8

0,9

1,1

1,6

1,8

2,1

2,2

2,4

1,9

1,9

2,2

2,3

1,8

Flex fuel

85,0

86,8

85,7

83,1

83,7

82,1

78,8

77,1

77,6

81,6

81,7

81,7

82,2

Diesel / Diesel / Diesel

11,7

10,0

11,0

12,8

11,7

12,4

15,6

17,1

17,6

14,0

13,7

13,6

13,4

Caixa de Texto: 2021Caixa de Texto: 2020Caixa de Texto: 2021Caixa de Texto: 2020Fonte/Source/Fuente: Renavam/Denatran.

(*) Inclui as versões elétrico/fonte externa, elétrico/fonte interna e híbrido (combustível líquido/elétrico).

 Licenciamento total

Registration - locally-manufactured and imported Matriculación - nacionales e importados

 






Variações percentuais

nidades

nits / Unidades

Total / Total / Total

Veículos leves / Light vehicles / Vehículos livianos

 

Automóveis / Passenger cars / Automóviles

 

Comerciais leves / Light commercials / Comerciales livianos

DEZ

DEC/DIC

A

41.581

 

39.058

 

33.122

 

5.936

NOV

JAN-DEZ

DEZ

JAN-DEZ

 

 

 

NOV/NOV

JAN-DEC/ENE-DIC

DEC/DIC

JAN-DEC/ENE-DIC

A/B

A/D

C/E

B

C

D

E

 

 

 

28.018

376.383

38.405

324.330

48,4

8,3

16,0

25.733

349.450

36.270

306.968

51,8

7,7

13,8

22.355

298.012

30.262

258.279

48,2

9,5

15,4

3.378

51.438

6.008

48.689

75,7

-1,2

5,6

Caminhões / Trucks / Camiones

1.935

1.800

22.699

1.643

13.243

7,5

17,8

71,4

Semileves / Semi-light / Semilivianos

74

47

743

118

247

57,4

-37,3

200,

Leves / Light / Livianos

283

230

3.358

390

2.280

23,0

-27,4

47,3

Médios / Medium / Medianos

37

58

1.048

138

593

-36,2

-73,2

76,7

Semipesados / Semi-heavy / Semipesados

613

458

6.252

376

3.502

33,8

63,0

78,5

Pesados / Heavy / Pesados

928

1.007

11.298

621

6.621

-7,8

49,4

70,6

Ônibus / Buses / Ómnibus y Colectivos

588

485

4.234

492

4.119

21,2

19,5

2,8

Rodoviário / Coach / Ómnibus

366

191

1.502

253

2.166

91,6

44,7

-30,7

Urbano / City bus / Colectivos

222

294

2.732

239

1.953

-24,5

-7,1

39,9

 

Mil unidades

Thousand units / Miles de unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

2018

46,4

66,3

67,5

73,0

60,8

64,9

49,7

56,1

39,4

38,7

34,4

31,7

629,0

2019

30,3

 

40,5

 

39,1

34,9

42,1

40,4

42,1

36,7

36,6

30,0

31,7

29,0

 

433,5

2020

20,5

37,7

30,8

7,2

3,9

19,4

29,1

27,9

30,5

34,9

44,0

38,4

324,3

2021

25,9

33,1

36,8

33,9

37,0

33,5

23,8

29,4

23,6

29,8

28,0

41,6

376,4



Exports in value / Exportaciones en valores

 

Vehicles / Vehículos

US$ mil / US$ thousand / miles US$

 

 

Total / Total / Total

utoveículos / Vehicles / Vehículos

DEZ

NOV

JAN-DEZ

DEZ

JAN-DEZ

 

 

 

DEC/DIC

A

NOV/NOV

B

JAN-DEC/ENE-DIC

C

DEC/DIC

D

JAN-DEC/ENE-DIC

E

A/B

A/D

C/E

 

748.956

 

648.422

 

7.593.223

 

664.202

 

5.508.688

 

15,5

 

12,8

 

37,8

 

 

A


US$ Milhões

US$ Million / Millones US$

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

 

2018

701,7

1.185,6

1.227,8

1.303,3

1.055,3

1.118,5

946,8

1.011,0

734,0

693,7

664,6

496,7

11.139,0

 

2019

479,1

634,0

615,3

552,6

651,3

599,6

654,6

599,0

599,1

547,2

511,3

483,3

6.926,5

2020

368,2

550,9

503,5

142,7

173,8

396,7

509,2

515,0

550,2

537,2

597,1

664,2

5.508,7

2021

 

451,2

 

602,7

 

677,0

 

644,9

 

675,5

 

595,0

 

558,8

 

688,7

 

634,6

 

667,4

 

648,4

 

749,0

 

7.593,2

 

Production of assembled vehicles / Producción de vehículos montados


Variações percentuais

Percent variations / Variaciones porcentuales


Units / Unidades                                                   DEC/DIC

A

 

NOV/NOV

B

 

JAN-DEC/ENE-DIC

C

 

DEC/DIC

D

 

JAN-DEC/ENE-DIC

E

A/B

A/D

C/E

Total / Total / Total                                                                                                                  210.925

205.720

2.248.253

209.296

2.014.055

2,5

0,8

11,6

Veículos leves / Light vehicles / Vehículos livianos

197.101

189.757

2.070.562

197.802

1.904.714

3,9

-0,4

8,7

Automóveis / Passenger cars / Automóviles

166.913

159.310

1.707.851

163.015

1.607.175

4,8

2,4

6,3

Comerciais leves / Light commercials / Comerciales livianos

30.188

30.447

362.711

34.787

297.539

-0,9

-13,2

21,9

Caminhões / Trucks / Camiones

12.395

14.380

158.810

10.485

90.936

-13,8

18,2

74,6

Semileves / Semi-light / Semilivianos

144

157

2.014

84

619

-8,3

71,4

225,4

Leves / Light / Livianos

1.754

1.958

24.429

1.741

14.717

-10,4

0,7

66,0

Médios / Medium / Medianos

346

532

7.390

582

4.291

-35,0

-40,5

72,2

Semipesados / Semi-heavy / Semipesados

3.829

4.338

46.172

2.850

27.212

-11,7

34,4

69,7

Pesados / Heavy / Pesados

6.322

7.395

78.805

5.228

44.097

-14,5

20,9

78,7

Ônibus (Chassis)/Buses (Chassis)/Ómnibus y Colectivos (Chassis)

1.429

1.583

18.881

1.009

18.405

-9,7

41,6

2,6

Rodoviário / Coach / Ómnibus

127

169

2.395

133

2.934

-24,9

-4,5

-18,4

Urbano / City bus / Colectivos

1.302

1.414

16.486

876

15.471

-7,9

48,6

6,6

 

 

Mil unidades

Thousand units / Miles de unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

 

2018

219,2

213,5

267,5

266,5

212,3

256,3

245,9

291,1

223,1

263,2

244,8

177,5

2.881,0

 

2019

199,1

257,9

240,8

267,6

275,7

233,2

267,0

269,8

247,5

288,5

227,5

170,5

2.945,0

2020

191,7

204,2

190,0

1,8

43,1

98,4

170,7

210,0

220,2

236,5

238,2

209,3

2.014,1

2021

200,4

197,0

200,3

190,9

192,8

167,5

164,2

165,3

174,1

179,0

206,0

210,9

2.248,3

 


Exportações de autoveículos desmontados (CKD) de produção nacional

Milhares de pessoas

Thousand persons / Miles de personas

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

2018

110,5

111,9

112,4

112,9

113,3

112,4

112,7

113,0

112,9

112,1

111,7

111,0

112,2

2019

111,1

111,4

110,5

110,5

110,2

109,5

108,9

108,5

108,4

108,4

107,4

106,7

109,3

2020

107,2

107,3

107,0

106,6

106,5

105,5

104,0

103,3

103,3

102,4

101,5

101,2

104,6

2021

103,4

104,7

104,7

104,7

104,1

102,7

102,7

103,0

103,0

102,6

102,6

101,1

103,3

 

 

Exports of completely knocked-down vehicles (CKD) | Exportaciones de vehículos en partes (CKD)

 

Unidades

2020             Units / Unidades

JAN

JAN/ENE

FEV

FEB/FEB

MAR

MAR/MAR

ABR

APR/ABR

MAI

MAY/MAY

JUN

JUN/JUN

JUL

JUL/JUL

AGO

AUG/AGO

SET

SEP/SET

OUT

OCT/OCT

NOV

NOV/NOV

DEZ

DEC/DIC

ANO

YEAR/AÑO

Total / Total / Total

377

647

509

110

427

575

918

744

432

471

314

500

6.024

Veículos leves/Light vehicles/Vehículos livianos

10

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

10

 

Automóveis/Passenger Cars/Automóviles

10

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

10

Comerciais leves/Light commercials/Comerciales livianos

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

Veículos pesados/Heavy vehicles/Vehículos pesados

367

647

509

110

427

575

918

744

432

471

314

500

6.014

Caminhões/Trucks/Camiones

204

449

352

86

247

323

558

519

250

281

222

382

3.873

Ônibus (Chassis)/Buses (Chassis)/Omnibus y Colectivos (Chassis)

163

198

157

24

180

252

360

225

182

190

92

118

2.141

 

BYD encerra 2021 como líder no mercado nacional de comerciais leves elétricos. O furgão 100% elétrico eT3 superou seu principal concorrente, o Renault Kangoo ZE, e foi responsável por cerca de 50% das vendas na categoria



 

A BYD Brasil inicia o ano com uma excelente notícia. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a marca foi líder no mercado nacional de comerciais leves elétricos em 2021. Os resultados mostram que o furgão 100% elétrico BYD eT3 foi o modelo mais vendido do segmento, superando o seu principal concorrente, o Renault Kangoo ZE. O mercado brasileiro contabilizou 251 unidades comercializadas dessa modalidade de veículos elétricos. Desse total, 49,4% (124 unidades) pertencem ao furgão BYD eT3. 


Furgão 100% elétrico BYD eT3

A aceitação dos consumidores por veículos sustentáveis é cada vez maior no mercado brasileiro, particularmente no segmento de comerciais leves elétricos. Para se ter ideia, houve um aumento de 154% em vendas em comparação com 2020. E o próprio modelo da BYD é reflexo desse comportamento.

O BYD eT3 viu suas vendas saltarem nos últimos dois anos. Em 2020, haviam sido comercializadas apenas 19 unidades. Ou seja, com as vendas registradas no ano passado (124 unidades), o crescimento superou a casa de mais de 500%.

 

BYD eT3


Para o Márcio D’Agosto, coordenador do Programa Logística Verde Brasil, a prática sustentável das atividades logísticas representa um diferencial competitivo indispensável num mercado que cada vez mais valoriza a abordagem ESG na gestão dos negócios. “A eletrificação do transporte delivery pode ser considerada como uma das principais ações para reduzir impactos ambientais em áreas urbanas, como a emissão de poluentes atmosféricos e ruídos, nocivos à saúde da população e da emissão de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pelas mudanças climáticas”, conclui.

O furgão BTD eT3 possui autonomia para até 300 km e possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de viagem, o modelo tem capacidade para 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros, com peso total de 1.700 kg. O modelo apresenta limitação da velocidade para até 100km/hora, trazendo mais segurança e maior autonomia, além de novos packs de baterias elétricas, característica que permite uma recarga DC, mais rápida e estável.

 

BYD eT3 tem espaço no compartimento para 3,3 mil litros


“Nosso furgão é uma opção sustentável para diversos setores da economia, com o de delivery. Muitas empresas já estão apostando nesse tipo de veículo, reforçando suas agendas ESG. Afinal de contas, trata-se uma forma de reduzir emissões de carbono. Essa é a tendência”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da BYD.

Vale destacar que o furgão elétrico é uma solução amplamente sustentável, pois deixa de emitir 16.534 kg de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 1.377 árvores por veículo. Em termos econômicos, comparando com um veículo a gasolina equivalente, o veículo a combustão tem um custo aproximado de R$ 0,41 por km rodado, enquanto a recarga do furgão custa em torno de R$ 0,09 por km, ou seja 78% menor.

 BYD TAN EV

 

 

BYD eT3 foi líder de vendas no segmento de comerciais leves 100% elétricos em 2021

 

Carlos Roma, diretor-geral da TB Green, um dos principais clientes da área de logística da BYD Brasil, define o furgão elétrico eT3 como uma picape e delivery (muito além de uma furgoneta), opção ideal para as entregas nas grandes cidades, conduzidos pelos “Green Pilots”, como são reconhecidos os motoristas do modelo na sua empresa. Roma aponta os grandes diferenciais e os seus principais benefícios do modelo.

 

BYD eT3: ar-condicionado automático digital com sensor de temperatura externa e transmissão automática de série 

“O modelo BYD tem zero emissão de poluentes e é um veículo extremamente silencioso”. O executivo lembra ainda que, a maioria dos veículos à combustão utiliza câmbio de cinco marchas e três pedais (embreagem, freio e acelerador). “Dirigir um veículo comercial, com câmbio automático, ar-condicionado e apenas dois pedais, representa uma maneira inovadora que traz grande benefício para o motorista, reduzindo até esforço repetitivo, sem falar no conforto e prazer em conduzir o furgão”, ressalta.

 

O BYD eT3 possui bancos em couro com apoio de braço para condutor e passageiro

Henrique Antunes, Diretor de Vendas da BYD, explica que “o furgão elétrico garante maior precisão na previsão de custos. Isso porque o preço da energia elétrica não tem variação em grande escala, como ocorre com os combustíveis em geral”. Segundo o executivo, em 2022, a BYD continuará aumentando sua capacidade de produção para atender à demanda do mercado delivery.

 

Versão refrigerada

O Furgão BYD eT3 100% elétrico conta ainda com uma versão refrigerada. Com tecnologia inovadora, o processo é alimentado por um sistema Thermo King com isolamento na carroceria. Trata-se de uma opção perfeita para o transporte de alimentos perecíveis e para a área farmacêutica.

Com autonomia para até 250 km e possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de viagem, o modelo tem capacidade para 475 kg de carga e espaço no compartimento de 2,2 metros cúbicos para armazenagem de cargas resfriadas de 0ºC a + 5ºC.

 

Consolidação no mercado brasileiro


O ano de 2022 consolidará ainda mais a participação da BYD no Brasil. Ainda no primeiro trimestre, o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico, começará a ser vendido. O modelo, que foi oficialmente apresentado no final do ano passado, superou as expectativas da empresa desde a sua primeira aparição pública. Foi muito elogiado pela imprensa especializada e, também, pelos consumidores, que esgotaram as reservas do primeiro lote do modelo. Serão, aproximadamente, 200 unidades comercializadas nesse primeiro momento.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Emplacamentos de veículos crescem 10,5% em 2021 e projeções apontam para aumento de mais de 5% em 2022. Ano foi de recuperação, para quase todos os segmentos automotivos, com destaque para Caminhões, Motocicletas e Implementos Rodoviários. A falta de componentes, como os semicondutores, continuou afetando a oferta da indústria.


Em relação a novembro, a venda de veículos em dezembro cresceu quase 14%

6 de janeiro de 2022 – De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em dezembro de 2021, todos os segmentos automotivos tiveram alta em relação ao mês anterior. Com isso, o setor, como um todo, registrou 337.623 emplacamentos de veículos, volume 13,99% superior a novembro.

Na comparação com dezembro de 2020, houve retração de pouco mais de 7%. No ano de 2021, o acumulado atingiu 3.497.077 unidades de veículos zero km comercializados, num crescimento de 10,57% sobre 2020.

“Os números estão bem próximos aos divulgados em nossas últimas projeções. O ano de 2021 foi complexo, em diversos aspectos. Ainda vivemos uma crise global, de abastecimento de insumos e componentes na indústria, e novos desafios têm surgido para o setor, como os constantes aumentos nas taxas de juros, que vêm impactando nos financiamentos. Ainda assim, conseguimos fechar o ano de 2021 com o 12º melhor resultado, desde 1957”, afirma José Maurício Andreta Júnior, presidente da FENABRAVE, recém-eleito para o triênio 2022-2024.








Projeções para 2022

A entidade prevê uma alta de 5,2%, para todo o setor, este ano. “Nossos estudos apontam para o crescimento de todos os segmentos automotivos neste ano. Mas, é claro que situações conjunturais podem afetar essas estimativas, considerando que a indústria ainda sofre com a falta de insumos e componentes eletrônicos, que estamos diante de uma economia ainda turbulenta e iniciando um ano em que teremos eleições, que costumam criar um cenário de incertezas”, diz Andreta Jr.







 





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