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quinta-feira, 3 de março de 2022

RAM mostra um pouco mais de sua picape elétrica a ser lançada em 2024



A Ram anunciou recentemente o Ram Revolution, um programa exclusivo com os fãs da marca Ram que os convida a se juntar à marca em sua jornada para revolucionar o mercado de picapes novamente. Ontem, quando a Stellantis compartilhou seu plano estratégico de longo prazo, foram mostradas duas imagens que fornecem uma prévia da nova picape Ram 1500 BEV (veículo elétrico a bateria, na sigla em inglês) que chegará em 2024, na América do Norte. 


A Ram oferecerá soluções totalmente eletrificadas na maioria de seus segmentos até 2025, e um portfólio completo de soluções eletrificadas para todos os seus segmentos até 2030.

Sobre a Ram
Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do portifólio de marcas oferecidas pela Stellantis.


 

Acompanhe os canais da Ram:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ramdobrasil/
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Ram Store: https://www.ramstore.com.br/


quarta-feira, 2 de março de 2022

Após dois anos, Stock Car recebe público em Goiânia. A segunda etapa da temporada 2022 será disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna e vai contar com o acesso dos fãs nos dias 19 e 20 de março



Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta quarta-feira (2) o início da venda de ingressos ao público para a etapa de Goiânia, que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna no dia 20 de março. O evento também englobará a abertura da temporada 2022 da Stock Series — categoria de acesso à Stock Pro — e a segunda etapa da Copa HB20.

Será a primeira vez, desde o início da pandemia, em 2020, que a Stock Car vai realizar uma etapa com presença dos fãs em Goiânia. A última rodada dupla com público no Autódromo Ayrton Senna foi realizada em 24 de novembro de 2019, quando Gabriel Casagrande e Felipe Fraga venceram as duas corridas disputadas.
No próximo dia 20 de março, a Stock Car competirá em Goiânia seis meses depois de uma das etapas mais emocionantes da história da categoria – mas que não contou com a presença do público. Em 19 de setembro de 2021, Ricardo Maurício venceu a corrida 2 com a imperceptível vantagem (a olho nu) de 0s010 (dez milésimos de segundo) para Thiago Camilo, o segundo colocado.



Protocolo
A Stock Car seguirá um protocolo de segurança em conformidade com o decreto municipal nº 598 de 17/02/2022 e Nota Técnica nº 12/2021SUPVIG, expedida pela Secretaria Municipal de Saúde, respeitando a lotação máxima de 60% (sessenta por cento) da capacidade de acomodação do local.
Pessoas com 12 anos ou mais devem possuir esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Todos deverão apresentar documento com foto original e comprovante da imunização contra Covid-19. Outras opções de comprovação são o teste RT-PCR ou ainda o teste rápido de antígeno para SARS-CoV2 com resultado negativo, realizado em até 48 horas antes do evento.



Valores e como adquirir 
Os ingressos serão disponibilizados para o Setor Platô A, a área gramada com visibilidade para a pista, na reta dos boxes. Haverá permissão para entrada no autódromo com cadeiras de praia e guarda-sóis para acomodação no setor, cujo valor do ingresso é de R$ 100, com meia entrada a R$ 50. Todos os ingressos serão válidos para os dois dias de evento, em 19 e 20 de março.Mais detalhes sobre o protocolo sanitário e compra de ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, disponível neste link.
Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla ou, sem a taxa de conveniência, na bilheteria do próprio Autódromo Internacional Ayrton Senna: Rodovia GO 020, Km 04, s/n, Parque Lozandes, Goiânia (GO), com acesso pelo Portão 02. Horários de atendimento: sábado, 19 de março, entre 9h e 17h; domingo, 20 de março, das 8h até o fim do evento.

Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163

Renault Megane volta ao Brasil como o Novo Megane E-TECH Eletric no segundo semestre deste ano. O modelo já é vendido na Europa



Ninguém imaginava que o Renault Megane que foi vendido no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 voltaria ao País e já no segundo semestre deste ano, porém como utilitário esportivo com um motor elétrico, como Novo Mégane E-TECH Electric, que já está à venda na Europa. 

O modelo conquistou 85% da nota máxima para a proteção dos adultos e 88% para a proteção das crianças ocupantes, graças à sua estrutura de alta proteção equipada com 7 airbags. Para a proteção dos usuários do trânsito, o modelo atingiu 65% do total, enquanto que os dispositivos avançados de assistência ao motorista obtiveram 79% da pontuação máxima.

Novo Mégane E-TECH Electric chega com faróis Full LEDs e luzes diurnas que abraçam o para-choque dianteiro. O logotipo no centro da grade (com detalhes cromados) já tem o visual mais moderno. Na traseira, as lanterna de traços finos é ligada por uma faixa iluminada por LEDs. Já, a lateral surge com a linha da cintura alta e levemanete caída na parte posterior do teto.



Em complemento aos itens avaliados pela EuroNCAP e como parte de seus rígidos princípios em relação à segurança, o Novo Mégane E-TECH Electric conta com o Fireman Access, uma inovação criada por meio da parceria única de mais de dez anos entre o Renault Group e a corporação de bombeiros da França.

Além disso, no para-brisa do Novo Mégane E-TECH Electric se encontra um QR Code destinado às equipes de salvamento que, quando escaneado, permite reconhecer rapidamente que o veículo é elétrico. As equipes de salvamento também têm acesso a informações sobre a arquitetura veicular, como localização da bateria e airbags, bem como os locais que não apresentam risco às operações de desencarceramento, etc. Graças a este precioso conjunto de dispositivos de segurança, é possível ganhar até 15 minutos no tempo de remoção de um ocupante.

Tanto o Fireman Access como o QR Code fazem parte das medidas que permitem aprimorar a segurança dos usuários dos veículos da marca. De maneira geral, a segurança dos clientes no trânsito – e dos colaboradores no local de trabalho – é um dos três principais pilares da política de desenvolvimento sustentável (que inclui a transição ecológica e a inclusão) implementada pelo Renault Group, como parte do plano estratégico Renaulution.



No interior o elétrico francês possui diversas telas. O quadro de instrumentos é em L e está ligado ao painel de instrumentos de 12,3" e uma tela no centro com o sistema de entretenimento vertical de 12", com acesso ao Android Auto e ao Apple CarPlay, sem fio.

Fotos: Divulgação Renault



Nissan Juke recebe motorização híbrida simples

 


O crossover compacto da Nissan, o Juke, inspirado no Kiks, vendido na Europa e no Japão, receberá em breve uma motorização híbrida, proporcionando um desempenho responsivo combinado com a redução das emissões e do consumo.

A nova motorização híbrida aproveita totalmente os pontos fortes de engenharia da Aliança. É constituída por um motor de combustão interna Nissan de última geração, desenvolvido especificamente para trabalhar numa aplicação de motorização híbrida. Produz 69kW (94cv) e 148Nm de binário.


No lado elétrico, a Nissan utiliza o motor elétrico principal que debita 36kW (49cv) e 205Nm de binário, enquanto a Renault fornece a unidade de arranque/gerador de alta tensão de 15kW, o inversor e a bateria arrefecida a água de 1,2kWh, bem como a altamente inovadora caixa de velocidades.

A chave para o prazer de condução é uma caixa de velocidades multimodal avançada de baixa fricção que proporciona uma utilização ótima da potência propulsiva, seja elétrica, do motor a gasolina ou de ambas.

O Juke Hybrid conta ainda com um seletor de modo de condução, permitindo ao condutor escolher entre os modos Eco, Normal e Sport.

Tal como acontece com o automóvel elétrico puro Nissan Leaf, o Juke Hybrid surge equipado com o sistema e-Pedal da Nissan, que, quando ativado, permite que o progresso do automóvel seja controlado apenas através do pedal do acelerador.


O espaço da mala é de 354 litros, uma redução de 68 litros em relação à versão a gasolina, em consequência da presença da bateria de 1,2kWh. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço da mala continua a ser o melhor da classe com 1.237 litros, enquanto o espaço para os joelhos doas passageiros do banco traseiro permanece inalterado em 553mm.

terça-feira, 1 de março de 2022

Shell junta-se à BP e abandona operação na Rússia A decisão ocorreu um dia depois da BP ter abandonado a participação na petrolífera russa Rosneft. Esta decisão pode custar à empresa até cerca de 22,3 mil milhões de euros.



Shell, companhia energética britânica, vai sair da Rússia, onde tem um grande terminal de gás natural liquefeito, avançou a empresa, esta segunda-feira, em comunicado. Esta é a mais recente empresa de energia a deixar o país de Vladimir Putin, após a invasão da Ucrânia, adianta a Reuters.

A decisão ocorreu um dia depois da BP ter abandonado a participação na petrolífera russa Rosneft. Esta decisão pode custar à empresa até cerca de 22,3 mil milhões de euros. A Equinor, companhia petrolífera da Noruega, também planeia sair da Rússia.

A Shell refere que deixará a unidade e GNL Sakhalin 2, em que detém uma participação de 27,5%, sendo que 50% do capital é da russa Gazprom. A empresa planeia, também, retirar a sua participação no gasoduto Nord Stream 2 Baltic, que liga a Rússia à Alemanha, sendo que a Alemanha já tinha suspendido o projeto.

Em comunicado, a empresa diz que a decisão de sair das joint ventures na Rússia causará prejuízos e que, até ao final de 2021, tinha cerca de 2,6 mil milhões de euros investidos na Rússia.

Fonte: dv

Dare Forward 2030: O plano estratégico da Stellantis para a liberdade da mobilidade de ponta contra as mudanças climáticas

 

Amsterdã, 1º de março de 2022 – A Stellantis N.V. apresentou hoje o Dare Forward 2030, seu ousado plano estratégico para a próxima década, que levará os empregados da Stellantis a serem ‘inigualáveis’ na criação de valor para todos os stakeholders. A Stellantis se compromete a se tornar a campeã da indústria na luta contra as mudanças climáticas, atingindo emissões zero de carbono até 2038.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse:

“Dare Forward 2030 nos inspira a ser muito mais do que jamais fomos. Estamos expandindo nossa visão, rompendo os limites e adotando uma nova mentalidade, que busca transformar todas os aspectos da mobilidade para a melhoria de nossas famílias, comunidades e sociedades em que atuamos. Impulsionada pela nossa diversidade, a Stellantis lidera a forma como o mundo se move, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis.

A Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. Assumir um papel de liderança na descarbonização, bem como um passo decisivo na economia circular, é nossa contribuição para um futuro sustentável.

Como parte dessa liderança, estamos traçando o caminho para que 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria (BEVs) até o final desta década. Planejamos ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de cinco milhões de veículos BEVs até 2030.

Hoje, temos o prazer de apresentar o primeiro SUV totalmente elétrico da marca Jeep®, a ser lançado no início de 2023, e uma prévia da nova picape Ram 1500 BEV que chegará em 2024. Nossa jornada é alimentada pelo foco em inovação e excelência em engenharia, que vão alocar moderna tecnologia de ponta em todos os nossos veículos – desde os mais acessíveis até os de alto desempenho e luxo – todos oferecidos através do extenso portfólio de produtos de nossa incrível e exclusiva casa de marcas.

O cliente está no centro de tudo o que fazemos. Nosso objetivo é ser o número 1 em satisfação do cliente com nossos produtos e serviços em todos os mercados. Prestaremos atenção excepcional à experiência completa de ponta a ponta, trabalhando para eliminar qualquer atrito em toda a cadeia de valor. Vamos liderar o mercado de veículos comerciais com o portfólio de produtos e serviços mais eficiente, trazendo soluções excepcionais para nossos clientes profissionais.

Estamos tornando a Stellantis um lugar extraordinário para trabalhar e um ímã para pessoas com a motivação de melhorar a vida dos clientes, liberando todo o nosso potencial para o futuro digital e eletrificado.

Estamos impulsionando ainda mais as nossas fortes operações globais. Excelência operacional, velocidade de execução e ponto de equilíbrio inferior a 50% das vendas continuarão sendo nossas marcas registradas. Dobraremos nossa receita líquida até 2030 e manteremos margens de lucro operacional ajustado de dois dígitos ao longo da década.

Temos orgulho de nossa rica história. Mostra nossa garra, perseverança e agilidade. A isso, adicionamos a mentalidade dos empreendedores para entregar o Dare Forward 2030”.

Dare Forward 2030 – Principais Fatos: 

Fundamentos

Diversidade, excelência operacional, casa de marcas icônicas e um portfólio de produtos planejado são os diferenciais inigualáveis ​​da Stellantis que impulsionam a empresa.

  • Comunidade de empregados abrange 170 nacionalidades em seis regiões do mundo
  • Atingir 100% da meta anual de sinergias de fusão de caixa de € 5 bilhões até o final de 2024
  • Manter o ponto de equilíbrio (break even point) abaixo de 50% das vendas consolidadas
  • Vendas globais de BEVs de cinco milhões de unidades em 2030, atingindo 100% do mix de vendas de BEVs de carros de passeio na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos
  • Liderar a indústria com mais de 75 BEVs, incluindo o primeiro SUV 100% elétrico da marca Jeep, a ser lançado no início de 2023, seguido pelo Ram ProMaster BEV no final de 2023 e pela picape Ram 1500 BEV em 2024
  • Ofensiva de produtos específicos dos EUA de mais de 25 BEVs totalmente novos
  • As receitas de carros novos dos segmentos de veículos premium e de luxo devem quadruplicar

Tecnologia

A ambição da Stellantis é adotar ideias inovadoras para oferecer mobilidade inovadora, limpa, segura e acessível.

  • Confirmar os compromissos do EV Day e do Software Day
  • Aumentar a capacidade planejada das baterias em 140 gigawatts-hora (GWh) para aproximadamente 400 GWh
  • Expandir a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio para grandes vans em 2024; primeira oferta dos EUA em 2025; expandir posteriormente para veículos comerciais
  • Com Waymo, preparar o caminho para o “Delivery as a Service” sustentável
  • Anunciar o Stellantis Corporate Venture Fund com financiamento inicial de € 300 milhões para adoção de tecnologias avançadas

Responsabilidade

A responsabilidade ética está no núcleo da Stellantis para garantir um futuro sustentável de mobilidade para nossos clientes, nossos empregados e nosso planeta.

  • Redução de 50% das emissões de carbono até 2030, em comparação com as métricas de 2021, a caminho do carbono zero até 2038
  • Unidade de negócios "do berço ao berço" de economia circular
  • Buscar avaliação máxima em satisfação do cliente em produtos e serviços
  • As mulheres devem ocupar pelo menos 35% dos cargos de liderança
  • Dobrar o número de líderes com responsabilidade por lucros e perdas
  • Implementar academias de Software, Dados e Eletrificação para apoiar a transformação

Valor

A ambição da Stellantis é ser “inigualável” na criação de valor para todos os stakeholders, ao mesmo tempo em que estimula uma mentalidade empreendedora.

  • Alcançar um terço das vendas globais online em 2030; lançar um marketplace digital global oferecendo aos clientes uma jornada perfeita por toda a galáxia de produtos e serviços Stellantis
  • Mais autonomia para sete negócios em expansão: mobilidade, serviços financeiros, carros usados, pós-venda, dados como serviço, economia circular, veículos comerciais
  • Liderança no mercado de veículos comerciais com 26 novos lançamentos e ofertas elétricas em todos os segmentos, incluindo a nova Ram 1500 BEV
  • Mais de 25% da receita líquida global proveniente de regiões fora da Europa Expandida e América do Norte
  • China: Plano para um modelo de negócios leve em ativos para reduzir custos fixos e limitar a exposição ao risco geopolítico, com receita líquida de € 20 bilhões.

Financeiro

A Stellantis gerenciará o período de transição para a eletrificação, entregando margens de lucro operacional ajustado (AOI) de dois dígitos e maximizando o valor para o acionista.

  • A receita líquida dobrará para € 300 bilhões até 2030, mantendo a margem AOI de dois dígitos durante todo o período do plano
  • Gerar mais de € 20 bilhões em fluxos de caixa industriais livres em 2030
  • Meta de 25-30% de distribuição de dividendos até 2025 e a recompra de mais de 5% das ações ordinárias em circulação 

Hidrogénio verde: um farol de esperança na luta contra as alterações climáticas



A luta contra as alterações climáticas é uma luta partilhada e comum a todos nós. Nos últimos anos, à medida que o aquecimento global avança, a política climática entra no centro dos debates globais, bem como os caminhos que podem ser seguidos para alcançar este objetivo. E o hidrogénio verde produzido pela eletricidade está a tornar-se um farol de esperança para as economias que lutam pela neutralidade das emissões na luta contra as alterações climáticas.

Atualmente, o hidrogénio cinzento produzido a partir do gás natural representa menos de 2% do consumo de energia primária e, até 2050, no entanto, a quota do hidrogénio verde deverá chegar aos 15%, a caminho das zero emissões líquidas de carbono. No entanto, precisa de ser economicamente atrativo e competitivo em termos de custos a nível mundial.

O hidrogénio verde oferece os pré-requisitos tecnológicos para evitar as emissões de setores difíceis de eletrificar e substituir e descarbonizar o hidrogénio cinzento atualmente utilizado, feito a partir do gás natural. No entanto, a viabilidade económica de tais aplicações e os investimentos necessários para as mesmas ainda estão no centro do debate. A fim de proteger o clima a nível global e de forma eficaz, é essencial concentrarmo-nos nas soluções mais rentáveis, uma vez que a procura pela prosperidade está a aumentar de forma dinâmica a procura global por energia.

Usina de hidrogênio verde

Tal como para o desenvolvimento do setor da produção de energia renovável, são necessários incentivos adicionais para passar da maturidade tecnológica para a maturidade e competitividade do mercado. Embora o foco esteja na elevada procura por energia para a produção de hidrogénio e na necessidade associada de expandir as energias renováveis, existem objetivos contraditórios no que diz respeito ao preço da eletricidade difíceis de ultrapassar.

Os preços elevados da eletricidade criam incentivos para expandir a capacidade de produção de energias renováveis mas, ao mesmo tempo, limitam a viabilidade económica da produção de hidrogénio verde. No entanto, existem possibilidades de criar uma base eficiente em termos de custos para o hidrogénio verde, através do progresso tecnológico e da utilização de economias de escala.

Alcançar a competitividade do hidrogénio verde pode vir a ser um ponto de viragem na adaptação crescente da transição energética à realidade. Mas a produção competitiva de hidrogénio verde é limitada a médio prazo pela elevada procura de energia e pelos custos resultantes. Uma solução potencial para aumentar a competitividade do hidrogénio seria os subsídios no setor, que têm um efeito positivo nos preços da eletricidade e proporcionam condições estáveis para os produtores de eletricidade renovável.

Só o desenvolvimento paralelo das energias renováveis e do hidrogénio pode fazer da eficiência e funcionalidade dos sistemas de fornecimento de energia um sucesso sustentável no caminho para atingir o grande objetivo de zero emissões líquidas de carbono.

Por Kilian Leykam, gestor de Investimentos | Aquila Clean Energy | EMEA






Montadoras suspendem negócios com a Rússia após invasão



Volvo XC40 Recharge Convenient Start


Fabricantes globais de automóveis e de caminhões, incluindo a sueca Volvo Cars e a alemã Daimler Truck, suspenderam hoje alguns negócios na Rússia após a invasão daquele país à Ucrânia.

As forças russas invadiram a Ucrânia na semana passada, marcando o maior ataque de um estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Muitas empresas paralisaram as operações na Rússia após as sanções ocidentais contra a Rússia.

A gigante de energia BP Plc, maior investidor estrangeiro da Rússia, anunciou abruptamente no fim de semana que estava abandonando sua participação de 20% na estatal Rosneft a um custo de até US$ 25 bilhões.

Na segunda-feira, a montadora sueca Volvo Cars disse que suspenderia as remessas de carros para o mercado russo até novo aviso, tornando-se a primeira montadora internacional a fazê-lo, enquanto as sanções sobre a invasão continuam afetando.

Em comunicado, a empresa disse que tomou a decisão por causa de “riscos potenciais associados ao comércio de material com a Rússia, incluindo as sanções impostas pela UE e pelos EUA”.

“A Volvo Cars não entregará nenhum carro ao mercado russo até novo aviso”, afirmou.

Um porta-voz da Volvo disse que a montadora exporta veículos para a Rússia a partir de fábricas na Suécia, China e Estados Unidos. Isso ocorreu quando a Rússia alertou a Suécia e a Finlândia para não se juntarem à OTAN ou correm o risco de enfrentar “sérias consequências político-militares”.

A Volvo vendeu cerca de 9.000 carros na Rússia em 2021, com base em dados do setor.

Mais cedo, a agência de notícias RIA informou que a Volkswagen suspendeu temporariamente as entregas de carros já na Rússia para concessionárias locais, citando um comunicado da empresa.

A VW disse anteriormente que interromperia a produção por alguns dias nesta semana em duas fábricas alemães após um atraso na fabricação de peças na Ucrânia.

A Daimler Truck disse também que congelaria suas atividades comerciais na Rússia com efeito imediato, incluindo sua cooperação com a fabricante de caminhões russa Kamaz.

O Grupo Mercedes-Benz também está analisando opções legais para alienar sua participação de 15% na Kamaz o mais rápido possível, informou o jornal Handelsblatt.

Um porta-voz da Mercedes disse à Reuters que as atividades comerciais teriam que ser reavaliadas à luz dos eventos atuais.

O Grupo Mercedes-Benz, anteriormente Daimler AG, era a empresa-mãe da Daimler Truck antes de a fabricante de caminhões ser desmembrada.

Enquanto isso, a fabricante sueca de caminhões AB Volvo disse que interrompeu toda a produção e vendas na Rússia devido à crise. Ela gera cerca de 3% de suas vendas na Rússia e tem uma fábrica lá.

“Agora temos um pouco mais de clareza sobre sanções e segurança na região… isso significa que todas as operações na Rússia terminam”, disse um porta-voz da empresa à Reuters, acrescentando que as medidas serão aplicadas até novo aviso.

A Ford, que tem participação de 50% em três fábricas russas, disse anteriormente que estava trabalhando para gerenciar quaisquer impactos em suas operações, mas seu foco principal era a segurança de seus funcionários na região.

A GM, que vende apenas uma pequena quantidade de veículos na Rússia, disse anteriormente que limitou a exposição da cadeia de suprimentos na região e estava trabalhando para garantir a segurança dos funcionários.

Na semana passada, várias montadoras e fornecedores, incluindo a Renault e a fabricante de pneus Nokia Tyres, paralisaram a produção após a invasão. Os fabricantes de peças Aptiv transferiram o trabalho de alto volume para fora da Ucrânia, e a japonesa Sumitomo Electric Industries suspendeu as operações lá.

Separadamente, a Toyota Motor Corp disse que suspenderia as operações da fábrica no Japão depois que um fornecedor de peças plásticas e componentes eletrônicos foi atingido por um suposto ataque cibernético.

Nenhuma informação estava imediatamente disponível sobre quem estava por trás do possível ataque ou o motivo. O ataque ocorre logo depois que o Japão se juntou aos aliados ocidentais para reprimir a Rússia depois que ela invadiu a Ucrânia, embora não tenha ficado claro se o ataque estava relacionado.

Autoridades do governo japonês disseram que investigariam se a Rússia estava envolvida.

Fonte: Mecânica Online

Mineiro, Fernando Juruna, é agora piloto oficial da Husqvarna Brasil. Piloto de Belo Vale (MG) é a mais nova contratação da equipe Husqvarna Power Husky/Goldentyre para a temporada 2022 de enduro




São Paulo, fevereiro de 2022 – A Husqvarna Brasil anunciou a mais nova contratação para equipe de enduro. O piloto mineiro, Fernando Juruna, faz parte agora da HUSQVARNA POWER HUSKY/GOLDENTYRE para temporada 2022. Juruna, como é mais conhecido no meio off-road, vai completir com uma TE 250i.

Morador de Belo Vale (MG), Juruna tem 29 anos e fechou a temporada 2021 de enduro como vice-campeão brasileiro e campeão mineiro e fora do Brasil conquistou a Medalha de Ouro (ISDE) no Six Days, na Itália, considerada a Copa do Mundo do Enduro. “A paixão pelas duas rodas vem desde criança. Sempre sonhei e acreditei que um dia seria piloto. Apesar de ter começado somente aos 15 anos, nunca mais parei”, conta Juruna. “Sempre olhei a Husqvarna como a melhor moto do mundo e será incrível poder representar a marca. Não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz e motivado para mostrar o meu trabalho e foco total para dar o meu melhor para buscar títulos para a equipe”, ressalta o piloto.

“É um prazer apresentar o mais novo integrante da Power Husky Factory Racing. O Fernando Juruna tem uma brilhante trajetória no off-road e certamente estaremos muito bem representados no enduro nas provas Brasil afora”, afirma Maurício Fernandes, sócio-diretor da Husqvarna Brasil e do Grupo 2W Motors.



Juruna já está se dedicando arduamente aos treinos com sua nova motocicleta para se preparar para o Campeonato Brasileiro de Enduro. “A TE 250i é uma moto dois tempos que veio para ficar e de cara me surpreendeu. Tem uma ciclística incrível, é uma moto divertida e fácil de andar. Para mim, certamente, será uma experiência sensacional onde poderei evoluir bastante com essa moto durante a temporada”, completa.

A estreia de Fernando Juruna nas competições pela equipe oficial da Husqvarna será em 18 de março, na abertura da temporada do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Itapema, no litoral catarinense.

A equipe Husqvarna Brasil Power Husky/Goldentyre conta com patrocínio da Goldentyre Brasil, 2W Motors, KTM Bikes Industries, Fantic Bikes e Circuit Equipment com apoio da Machito School 101, LiquiMolly Brasil, Gu Energy, 100% e Dyva Brasil.

Campeonato Brasileiro de Enduro – Temporada 2022
Itapema/ SC – 18 a 20/março
Patrocínio/MG – 22 a 24/abril
Belo Vale/MG – 20 a 22/maio
Aracruz/ES – 10 a 12/junho
Novo Horizonte/SC – 15 a 17/julho
Farroupilha/RS – 5 a 7/agosto
Mairiporã/SP – 7 a 9/outubro

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki - 11 99705-7720/ mercia.suzuki11@gmail.com
instagram e facebook l @msuzukicomunicacao
site l www.msuzukicom.com.br




Accert Competições finaliza SARR 2022 em sétimo entre os carros T1.2 Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, da Mitsubishi L200RS, #134, recuperou posições nas últimas etapas da competição e acumulou no geral 68h23min43seg. Estreia da equipe goiana em eventos internacionais.


Viedma (Argentina) Doze dias, nove etapas e quase quatro mil quilômetros em percursos de alto grau técnico de dificuldade e muitas novas experiências na bagagem. Assim foi a estreia em competições internacionais da equipe Accert Competições, que ficou com a sétima posição na somatória geral dos carros T1.2, na terceira edição da South American Rally Race (SARR2022). Realizada entre 15 e 26 de fevereiro, a competição atravessou a Argentina, desde La Rioja, ao Norte, até Viedma, na foz do Rio Negro, ao Sudeste do país. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, a bordo da Mitsubishi L200RS, #134, da equipe cumpriu o desafio, acumulando 68h23min43seg. 


A SARR surgiu de uma lacuna deixada pelo Dakar, a mais importante competição off road do planeta, que deixou de ser realizada nas regiões desérticas da América do Sul, em 2019, quando foi para a Arábia Saudita. A Associação Argentina de Rally Raid, atendendo a apelos de amantes do rali que se sentiram saudosos, aproveitou muitas daquelas rotas e criou seu campeonato sul-americano. Nesta terceira edição, as provas passaram pelas províncias de La Rioja, San Juan, Mendoza, La Pampa até chegar à Rio Negro. 


O roteiro dos competidores incluiu paisagens deslumbrantes dos principais biomas argentinos, como as dunas de Aimogasta, as dunas de La Difunta Correa, dunas de Lavalle, dunas d’El Nihuil, as chapadas da Meseta de Somuncura, Deserto dos Andes (em Cuyo), Pampas Secos, entre outros pontos extremamente radicais do país. Nos percursos, um cenário completamente diferente daqueles que a dupla da Accert Competições estava acostumada a competir.

Terrenos completamente áridos, com muita vegetação seca, típica de deserto, dunas, fesh-fesh, leitos de rios secos, trechos em cânions, travessia de pampas e, na segunda parte da competição, aguaceiros e muita lama, antes de chegar às praias de Viedma. A variação de clima foi outro ponto forte da competição. Muito calor na primeira fase e fortes chuvas na segunda, a ponto de cancelar a realização de algumas especiais, por falta de condição de travessia.

“Foram dias muitos especiais. Um rali muito duro, mas muito prazeroso de competir. Passamos por algumas dificuldades, fizemos grandes amizades e daqui a gente leva uma baita experiência. Sem falar na receptividade dos nossos ‘hermanos’. Pena que nossos melhores resultados só vieram nas últimas etapas e isso nos motiva a querer mais novos desafios”, afirma Cristiano Rocha, piloto e líder da Accert Competições.

Para o navegador, cada prova foi uma novidade. “As etapas tinham sempre mais de uma especial por dia em todas elas com um desafio diferente. Teve prova com navegação exclusivamente por GPS, procurando pelos Waypoints, muita trilha, obstáculos duríssimos e paisagens maravilhosas. Valeu cada dia”, revela Anderson Gerardi.


Além da Mitsubishi L200RS da dupla, caminhonetes de apoio rápido, a carreta de peças e o motorhome compuseram a frota da equipe que partiu de Goiânia para a Argentina.

Na temporada 2021, a Accert Competições compôs o grid das principais provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country inscrita na categoria PRO Brasil. Com muita garra e determinação, a equipe conquistou o prêmio de Melhor Equipe do rali do Sertões em 2021, além do título da 1ª edição do Rally São Paulo na PRO Brasil. A equipe já acumula o título de campeã do Sertões 2020 (PRO Brasil) e , de vice-campeã em 2019 (Super Production), além do título do Mitsubishi Cup 2020 (categoria ASX RS).

A equipe Accert Competições recebe o patrocínio da Accert Transportes e Logística, Yokohama, Flach, Lavanderia Suprema, ALE Combustíveis, Ferragens Negrão, Sementes Oilema, Hotel LG, Cervejaria Oktos, Titaniun Energy Drink, Audiovolks, Worker e Poynting Antennas.

CLASSIFICAÇÃO GERAL SOUTH AMERICAN RALLY RACE (SARR 2022)

APÓS NOVE ETAPAS– T1.2



1º) #132 – Maximiliano Iglesias/ Conrado Azategui (ARG)

2º) #141 – Antonio Pennesi/ Martin Winterstetter (ARG)

3º) #135 – José Luis Gonzalez/ Daniel Lopez (ARG)

4º) #144 – Leandro de Gea/ German Gogol (ARG)

5º) #137 – Daniel Estigarribia/ Sérgio García (ARG)

6º) #139 – Miguel Bergondi/ Javier Bergondi (ARG)

7º) #134 – Cristiano Rocha/ Anderson Geraldi (BRA)

8º) #138 – Edgardo Vega/ Horacio Pagliaricci (ARG)

 

ROTEIRO SOUTH AMERICAN RALLY RACE (SARR) 2022:

 


16/2 – Shakedown e Largada Promocional (Autódromo de La Rioja)

17/2 – Etapa 1 —  La Rioja – Chilecito

(Total do dia 390 km, sendo 250 km de Especial)

18/2 – Etapa 2 — Chilecito – San Juan

(Total do dia 550 km, sendo 330 km de Especial)

19/2 – Etapa 3 — San Juan – Tunuyan (maratona motos)

(Total do dia 460 km, sendo 320 km de Especial)

20/2 – Etapa 4 — Tunuyan – Alvear

(Total do dia 430 km, sendo 300 km de Especial)

21/02 - Descanso

22/02 – Etapa 5 — Alvear – 25 de Mayo

(Total do dia 550 km, sendo 320 km de Especial)

23/02 – Etapa 6 —  25 de Mayo – Villa Regina

(Total do dia 430 km, sendo 300 km de Especial)

24/2 – Etapa 7 — Villa Regina – Gral Conesa (maratona autos)

(Total do dia 400 km, sendo 270 km de Especial)

25/2 – Etapa 8 — Gral Conesa – Viedma

(Total do dia 350 km, sendo 230 km de Especial)

26/2 – Etapa 9 — Viedma – Viedma

(Total do dia 300 km, sendo 200 km de Especial)

TOTAL GERAL= 3.860 km

TOTAL DE ESPECIAIS= 2.520 km


Mais informações sobre a competição: https://www.sarr2022.com
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Mais informações da equipe no Instagram e Facebook: @accertcompeticoes
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Consultoria de Comunicação e Assessoria
SiG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Luciano Santos | Josi Castro
+55 (11) 99972-6966 / (11) 98663.1742

Kartismo: Grakar teve ótimo início de campeonato no KGV Marcelo Sabbag, Luiza Mesquita, Leandro Pereira e Rodrigo Domingues são os primeiros vencedores.




Grids cheios e muitas disputas marcaram a abertura do campeonato do Grupo de Amigos do Kart (Grakar) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Com 95 pilotos divididos em quatro provas, os vencedores foram Marcelo Sabbag, Luiza Mesquita, Leandro Pereira e Rodrigo Domingues.

A Grakar não possui categorias. Os pilotos são divididos pela média da pontuação e para a primeira etapa foi utilizada a média de 2021. As baterias intercalaram pilotos com maior pontuação.


A princípio as baterias A e B estão blindadas. A partir da 3ª etapa todos pilotos farão parte de um campeonato único que se divide em definitivo a partir da 6ª etapa, nas categorias Elite e Graduados.

“Possuímos diferencias de sorteio eletrônico e invertido pela classificação a partir da próxima etapa. Um campeonato parecido com muitos, mas diferente de todos”, explica Wanderley Borges, fundador e organizador do grupo.



Confira o resultado da Bateria A: 1) Marcelo Sabbag; 2) André Reis; 3) Adolfo Soares; 4) Marco Verga; 5) Luiz Gouvêa; 6) Matheus Nozaki.

Confira o resultado da Bateria B: 1) Luiza Mesquita; 2) André Lolo; 3) Valdo Gregório; 4) Jéssica Munic; 5) Paulo Policeno; 6) João Vitor Gregório.

Confira o resultado da Bateria C: 1) Leandro Pereira; 2) Rafael Ruas; 3) Rogério Biffe; 4) Sérgio Inácio; 5) Luiz Marcelo; 6) Luiz Roberto.

Confira o resultado da Bateria D: 1) Rodrigo Domingues; 2) Miguel Sacramento; 3) Kauê Machado; 4) Ricardo Corrêa; 5) Juliano Paiva; 6) André Pereira. 

A segunda etapa da Grakar será no dia 2 de abril, novamente no Kartódromo Granja Viana.

A Grakar conta com o apoio de Cervejaria Paulistânia, Erdinger, Construtora Verga Antonio Ltda, SM Competition, HarderThan, Montevérgine, DKR Luvas, Meg Star, Maçaranduba Motors, Kart Amador SP, Liv Confeitaria, RG Soluções Digitais, Bela Art Comunicação Visual, Sky Pizzas.

 (Fotos: Rafael Gaspar/RG Soluções Digitais)

Stellantis apresenta plano estratégico de longo prazo em 1º de março

 

A Stellantis N.V apresentará seu plano estratégico de longo prazo na terça-feira, 1º de março de 2022, às 10 horas pelo horário de Brasília (2 p.m. CET / 8 a.m. EST).

O CEO Carlos Tavares compartilhará o plano de longo prazo da Stellantis para revelar como a companhia planeja liderar a forma como o mundo se move.

Detalhes sobre as formas de acesso ao evento estão disponíveis na seção Investors no website corporativo da Stellantis em www.stellantis.com. A gravação do conteúdo estará disponível na mesma seção Investors no website corporativo após o evento.



Ônibus Marcopolo modelo Paradiso, geração 8 1800 DD foram adquridos pela Transoares Transportes de Feira de Santana para viagens de longo curso



A Transoares Transportes Urbanos Ltda., com sede em Feira de Santana, na Bahia, acaba de receber o seu primeiro ônibus rodoviário Marcopolo Paradiso 1800 Geração 8 Double Decker. O veículo, com 15 metros de comprimento configuração 8x2, foi entregue pela Basebus, e será utilizado em rotas intermunicipais e de turismo no estado baiano.

 

A Transoares já é uma tradicional cliente e, depois de participar de uma de nossas ações de relacionamento, conheceu o G8 1800 DD e adquiriu uma unidade para inovar nos serviços oferecidos. Essa escolha demonstra a importância em desenvolvermos equipamentos que agreguem ainda mais segurança, conforto às viagens e ampliem a confiança dos passageiros”, finaliza Alexandre Romano, gestor de negócios das regiões Sudeste-Nordeste da Marcopolo.

 



“Visando o comprometimento com os nossos valores em garantir o conforto a segurança e a pontualidade dos nossos clientes. Buscamos sempre as melhores tecnologias e inovações visando as suas necessidades e demandas específicas. Sem dúvidas a nossa nova aquisição com a Marcopolo irá atender a todas as expectativas para uma operação segura e assim, garantir aos nossos clientes uma nova experiência de viagem”, comenta Sebastião Soares Junior, diretor operacional da Transoares.

 

A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo que preza pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto, teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros, que resultou na criação de modelos que apresentam uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico, permitindo a redução de custos operacionais, a economia de combustível e consequente redução da emissão de gases de efeito estufa.

 


Todos os detalhes do veículo foram pensados cuidadosamente, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e de Operações Industriais da Marcopolo para aproximar o ônibus o máximo possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um veículo focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como na facilidade de manutenção e reparação.

 

Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo

 

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