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domingo, 10 de abril de 2022

Daniel Serra é o primeiro pole da história do GP Galeão Com 29 carros no mesmo segundo, o tricampeão da Stock Car tirou a pole que parecia destinada a Sergio Jimenez por apenas 0s024

 


É de Daniel Serra a pole position da primeira corrida disputada pela Stock Car Pro Series em um aeroporto comercial no Brasil. Na quente tarde deste sábado (9), no Circuito Cacá Bueno, instalado na pista 10/28 do Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim, o tricampeão superou Sergio Jimenez e colocou o Chevrolet Cruze #29 da Eurofarma-RC na posição de honra ao marcar 1min05s731 na sua volta mais rápida. É a 13ª pole da carreira do piloto de 38 anos. O GP Galeão larga com a Corrida 1 a partir de 13h20 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Band e SporTV 3.


Como é padrão na Stock Car, o treino classificatório foi extremamente disputado. Na primeira parte da sessão, o Q1, nada menos que 29 carros foram separados por menos de um segundo. Ao todo, 34 competidores disputarão o GP Galeão. Sergio Jimenez foi um dos grandes destaques da classificação. 

O piloto do Toyota Corolla #73 da Scuderia Chiarelli fez o melhor tempo no Q2 e ficou muito perto de garantir sua segunda pole na Stock Car. Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, larga em terceiro, ao lado de Cesar Ramos, da Ipiranga Racing. Rafael Suzuki, da Full Time Bassani, parte em quinto, e Matías Rossi, da A.Mattheis-Vogel, fecha a terceira fila do grid. O líder da pontuação e atual campeão, Gabriel Casagrande, larga da 10ª posição.

Jogo de paciência — O argentino Matías Rossi foi o mais rápido no Q1, enquanto Sergio Jimenez dominou o segundo segmento do classificatório. A luta pela pole, no Q3, teve dois carros da Chevrolet e quatro da Toyota. Nenhum dos pilotos quis dar o vácuo para o adversário, em um jogo de paciência que durou até os minutos finais. 

Por isso, todos andaram muito juntos antes da abertura da última volta rápida. Neste momento, Rossi e Ramos chegaram a se tocar, com o brasileiro levando a pior e rodando de forma inusitada no classificatório. O argentino foi punido pelo incidente, perdeu o melhor tempo no Q3 e vai largar em sexto.


Jimenez tinha a pole até os segundos finais da classificação, mas Serra encaixou grande volta e conquistou a posição de honra do grid. Quarto colocado no campeonato, agora com 56 pontos, o tricampeão explicou por que a pole foi definida com drama no fim: “Foi uma loucura, emocionante. Ninguém queria dar o vácuo a ninguém, ninguém queria ser o primeiro da fila. 

Como todo mundo andou bem devagar, a gente só teve uma volta rápida, que foi a última do treino. E tudo encaixou pra mim, o carro se comportou muito bem. Estou feliz que deu tudo muito certo. Sem dúvidas, amanhã vai ser uma corrida apertada, com um carro puxando outro. Então vamos estudar e ver como vamos encarar a etapa de amanhã”.
Jimenez, por sua vez, se mostrou exultante com a performance nesta tarde. “É um trabalho que iniciou em 2021. Começamos a equipe do zero e tivemos um ano passado muito sofrido. Abrimos 2022 bem, e aqui é a consolidação de um grande trabalho. Estamos muito contentes. 

É o lugar é onde merecemos estar. A Stock Car é a categoria mais competitiva do mundo, de modo que brigar por milésimos pela pole é muito bacana. Feliz demais por mim e por toda a equipe”.


O GP Galeão da Stock Car larga para a primeira corrida a partir de 13h20 (horário de Brasília) deste domingo, enquanto a segunda prova está marcada para 13h55, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV 3, mídias oficiais da Stock Car (YouTube, Facebook e TikTok), Motorsport.tv e Twitch da Tribo do Gaules.

Confira o grid de largada da Corrida 1 do GP Galeão da Stock Car:
1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - 1min05s731
2º - Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla) - 1min05s755
3º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - 1min05s872
4º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - 1min13s948
5º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - 1min16s733
6º - Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla) - 1min33s778
7º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - 1min05s943
8º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - 1min05s947
9º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - 1min05s982
10º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - 1min05s993
11º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - 1min06s004
12º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - 1min06s078
13º - Beto Monteiro (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla) - 1min06s097
14º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - 1min06s168
15º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla) - 1min06s200
16º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - 1min06s331
17º - Felipe Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - 1min06s345
18º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - 1min06s353
19º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - 1min06s393
20º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - 1min06s398
21º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - 1min06s405
22º - Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla) - 1min06s415
23º - Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze) - 1min06s440
24º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - 1min06s449
25º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - 1min06s453
26º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - 1min06s605
27º - Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - 1min06s620
28º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - 1min06s624
29º - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - 1min06s739
30º - Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - 1min06s846
31º - Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze) - 1min06s865
32º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - 1min06s987
33º - Thiago Vivacqua (RKL Competições/Chevrolet Cruze) - 1min07s695
34º - Renato Braga (RKL Competições/Chevrolet Cruze) - 1min08s321

Programação do GP Galeão
Domingo, 10 de abril

9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato (dez primeiros):
1º - Gabriel Casagrande, 63 pontos
2º - Thiago Camilo, 62
3º - Rubens Barrichello, 56
4º - Daniel Serra, 56
5º - Cesar Ramos, 46
6º - Gaetano Di Mauro, 41
7º - Julio Campos, 40
8º - Rafael Suzuki, 38
9º - Ricardo Zonta, 31
10º - Galid Osman, 28
10º - Ricardo Maurício, 28
10º - Marcos Gomes, 28
10º - Tony Kanaan, 28
10º - Bruno Baptista, 28

sábado, 9 de abril de 2022

Rio de Janeiro inaugura nova pista no Galeão



Nesta sexta-feira (8), o Rio de Janeiro voltou a ter uma pista de automobilismo em caráter oficial. O Circuito Cacá Bueno, montado na pista 10/28 do Aeroporto Internacional Tom Jobim RIOgaleão, foi inaugurado em cerimônia que contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Fernando Julianelli, CEO da Stock Car, Cacá Bueno, maior campeão em atividade da categoria, Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, e demais autoridades.

Cacá Bueno também completou as primeiras voltas da história do circuito no RIOgaleão. O pentacampeão da Stock Car levou o Governador Cláudio Castro de carona e percorreu duas vezes o circuito de 3.225 metros e sete curvas, recebendo de Alexandre Monteiro a bandeirada verde que simbolizou a inauguração da mais nova pista do automobilismo brasileiro em um dos maiores e mais importantes aeroportos do país.

A iniciativa de realizar a prova foi da Vicar Promoções Desportivas — empresa organizadora da Stock Car — com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Aeroporto RIOgaleão, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, CEDAE-Manancial, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, Naturgy e Light, além da Buenos Dias, empresa parceira da Vicar na implantação do evento.

O CEO da Vicar, Fernando Julianelli, entregou a Cacá Bueno e Alexandre Monteiro o certificado emitido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) que confirma a pista no RIOgaleão como um circuito não permanente, tornando o autódromo oficialmente licenciado pela entidade máxima do esporte a motor no Brasil.



Fernando Julianelli destacou a chance de homenagear um dos maiores pilotos da história da Stock Car, lembrando que a pista se chama oficialmente Circuito Cacá Bueno. “Fizemos esta homenagem a ele, piloto carioca e maior campeão em atividade na categoria. E, sem dúvidas, ele fez muito por merecer. Precisamos fazer essas homenagens em vida”.

Cacá enalteceu todo o empenho ao longo de dez anos para trazer o automobilismo de volta ao Rio de Janeiro, lamentou pelo fim do autódromo de Jacarepaguá, demolido em 2012, e afirmou que sonha com dias melhores para o esporte a motor em sua terra natal. “Eu tinha perdido a guerra, porque o autódromo foi destruído e estamos há dez anos sem uma pista aqui no Rio. Todos aqui fizeram um esforço tremendo para trazer o automobilismo de volta para cá. Um muito obrigado a todos”.

Alexandre Monteiro destacou que “é um prazer enorme a gente estar envolvido de alguma forma e ajudando, junto com os patrocinadores, a abrir o maior equipamento urbano do Rio de Janeiro ao retorno do automobilismo à Cidade Maravilhosa”.

O documento emitido pela CBA atesta que o Circuito Cacá Bueno possui as condições e padrões de segurança para a prática do automobilismo. O documento foi assinado pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, e pelo líder da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação, Luis Ernesto Morales, responsável pelo desenvolvimento do mais novo traçado do esporte a motor nacional. “A prova está oficialmente autorizada pela CBA graças ao trabalho e esforço de todos os nossos parceiros. O automobilismo brasileiro, não apenas a Stock Car, é muito grato a vocês”, disse Fernando Julianelli.

A classificação da temporada 2022 tem o atual campeão, Gabriel Casagrande, na liderança do campeonato, com 63 pontos, seguido por Thiago Camilo, com 62. Rubens Barrichello é o terceiro e soma 56, contra 54 de Daniel Serra e 46 de Cesar Ramos, quinto colocado.

Além de Band e SporTV, a Stock Car é transmitida ao vivo pelas mídias oficiais da categoria (YouTube, Facebook e TikTok), Motorsport.TV, mídias do Estadão e Twitch da Tribo do Gaules. Já a Stock Series é transmitida pela RedeTV!, BandSports, as mídias oficiais da Stock Car e também pelo canal High Speed TV no YouTube.

Programação do GP Galeão:

Sábado, 9 de abril
8h30 – Stock Series – Shakedown
8h50 – Stock Car – Shakedown
9h10 – Stock Series – 1º Treino – Grupo único
9h55 – Stock Car – 1º Treino – 1º Grupo
10h40 – Stock Car – 1º Treino – 2º Grupo
12h – Stock Series – 2º Treino – Grupo único
12h50 – Stock Car – 2º Treino – 1º Grupo
13h35 – Stock Car – 2º Treino – 2º Grupo
14h40 – Stock Series – Classificação
15h40 – Stock Car – Classificação
17h – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)


Domingo, 10 de abril
9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)


Classificação do campeonato (dez primeiros):
1º - Gabriel Casagrande, 63 pontos
2º - Thiago Camilo, 62
3º - Rubens Barrichello, 56
4º - Daniel Serra, 54
5º - Cesar Ramos, 46
6º - Gaetano Di Mauro, 41
7º - Julio Campos, 40
8º - Rafael Suzuki, 38
9º - Ricardo Zonta, 31
10º - Galid Osman, 28
10º - Ricardo Maurício, 28
10º - Marcos Gomes, 28
10º - Tony Kanaan, 28
10º - Bruno Baptista, 28

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Carros-conceito da Jeep® e Jeep Performance Parts by Mopar maiores, melhores, mais rápidos e mais ecológicos rumo ao 56º Easter Jeep Safari em Moab. Veja Galeria de Fotos

 


- A linha mais impressionante de conceitos Easter Jeep® Safari de todos os tempos da marca Jeep e da equipe Jeep Performance Parts by Mopar (JPP) estará em Moab, Utah, de 9 a 17 de abril

- Cinco carros-conceito Jeep únicos levam o 4x4 para o próximo nível e provam por que não há nada como a lendária capacidade off-road da Jeep

- Dois novos conceitos Jeep da JPP, além de três que estrearam na feira SEMA 2021, também vão para Moab para mostrar o mais recente protótipo e peças de produção

- A missão da marca Jeep de Zero Emission Freedom assume o comando com vários carros-conceito eletrificados, incluindo o novo Jeep Wrangler Magneto 2.0

Auburn Hills, Michigan, 8 de abril de 2022,  – A potência eletrificada, a lendária capacidade 4x4 e o desempenho dominante estarão à frente e no centro durante o Easter Jeep® Safari deste ano, a casa longe de casa da marca Jeep. A marca Jeep e a equipe Jeep Performance Parts da Mopar (JPP) estão trazendo uma linha extraordinária de carros-conceito 4x4 e 4xe personalizados para conquistar o icônico terreno de rocha vermelha em Moab, Utah. Milhares de entusiastas do off-road e fiéis da marca Jeep de todo o mundo irão para Moab, de 9 a 17 de abril, para a tradicional semana de passeios em trilha e off-road técnico.

“O Easter Jeep Safari é a oportunidade perfeita para a marca Jeep ultrapassar os limites do desenvolvimento de tração nas quatro rodas e, o mais importante, permanecer conectado com nossos clientes”, diz Jim Morrison, vice-presidente sênior e responsável pelo Brand Jeep na América do Norte. “Moab é um rito de passagem para muitos proprietários de Jeep e possuir um Jeep é realmente entender o estilo de vida – é disso que se trata a marca Jeep. Seja um carro-conceito ou o mais recente modelo de produção, nossos clientes têm a chance de conhecer de perto nossos projetos durante este evento. De um BEV off-roader totalmente capaz a modelos robustos e poderosos, cada concept-car é um verdadeiro reflexo do que nossos clientes nos dizem que querem e dão uma amostra de onde o futuro da marca Jeep e off-road pode ir.”

Este ano, 10 carros-conceito da marca Jeep e JPP estão equipados com uma série de trens de força avançados. A linha notável é pontuada pelo retorno triunfante do Jeep Wrangler Magneto, o primeiro conceito em veículo elétrico (BEV) da marca Jeep. O ainda mais poderoso e capaz Jeep Wrangler Magneto 2.0 e quatro concept-cars Jeep 4xe adicionais são a prova do compromisso da marca Jeep com a Zero Emission Freedom. Além disso, cada conceito apresenta a mais recente produção e protótipo JPP da Mopar, desenvolvido com especificações rigorosas e a lendária capacidade 4x4 em mente.

“Em parceria com a marca Jeep, não há lugar melhor do que o Easter Jeep Safari para mostrar nossas mais recentes inovações personalizadas e de produção para verdadeiros entusiastas off-road”, comenta Mark Bosanac, vice-presidente da América do Norte da Mopar. “Ao contrário de qualquer outra oferta pós-venda, nossas peças de desempenho Jeep testadas e com suporte de fábrica são projetadas especificamente para enfrentar as trilhas mais difíceis do mundo.”

Os carros-conceito Easter Jeep Safari 2022 incluem:

Jeep Wrangler Magneto 2.0

Há um ano, o Jeep Wrangler Magneto demonstrou que um sistema de propulsão elétrica seria fiel à herança de capacidade on-road e off-road do Wrangler. Um veículo que demonstra a dedicação da marca Jeep à Zero Emissions Freedom. O Jeep Wrangler Magneto 2.0 é amplificado – literalmente – criando um off-road que domina o terreno que o leva longe, muito longe do caminho batido.

Os fundamentos do trem de força do Magneto 2.0 incluem:
- Motor elétrico de fluxo axial personalizado que opera até 5.250 rpm
- Câmbio manual de seis marchas para controle total sobre o sistema de propulsão
- Quatro conjuntos de baterias de íon de lítio, distribuídas por todo o chassi para equilíbrio de peso, com potência combinada de 70 kWh e tensão de 800 volts
- Um inversor derivado de carros de corrida converte energia em corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) para o motor de alta tecnologia. Esse é um ótimo começo, mas a equipe do Magneto 2.0 está de olho na extremidade do espectro de desempenho.

A corrente do pico no sistema de propulsão foi mais que dobrada, para 600 amperes. Isso permite que o Magneto 2.0 forneça instantaneamente mais de 1.150 Nm de torque máximo para as rodas – mais que o triplo do torque do carro-conceito do ano passado – e 625 cv para desafios sérios de escalada.

Uma nova calibração do trem de força elétrico mantém a tensão de pico por até 10 segundos — pense nisso como “óxido nitroso eletrônico” — o que permite que o Magneto 2.0 acelere de 0 a 100 km/h em aproximadamente dois segundos.

A relação da primeira marcha no câmbio manual foi alterada de 5,13 para 3,6. Quando combinado com a caixa de transferência Rock-Trac do Jeep Wrangler Rubicon, o Magneto 2.0 demonstra capacidade inigualável de arranque sobre pedras com entrega instantânea de torque sob demanda. Uma função de regeneração máxima selecionável pelo motorista adicionada ao sistema de propulsão oferece uma verdadeira experiência de condução de “um pedal”, sendo possível dirigir usando apenas o acelerador, que ativa a frenagem regenerativa ao ser aliviado. 

Levar todo esse torque ao solo exige algumas atualizações de hardware. Começa com 12 polegadas adicionadas à distância entre eixos do estilo de carroceria Wrangler de duas portas - abrindo espaço para os componentes do trem de força e dando ao Magneto 2.0 proporções semelhantes ao “LJ” Wrangler Unlimited de 2004 a 2006. Aumentando esse alongamento estão um kit de elevação personalizado de 3 polegadas e pneus off-road de 40 polegadas montados em rodas de 20 polegadas.

A robusta configuração do chassi específico para off-road inclui um eixo dianteiro Dynatrac 60 Pro-Rock e um enorme eixo traseiro Pro-Rock Dynatrac 80 com uma relação de 5,38 e bloqueios para ambos os eixos, cardã exclusivo e uma suspensão off-road.

Para-choques leves e personalizados substituem as unidades de fábrica dianteira e traseira. Os alargamentos das rodas de fibra de carbono na frente e atrás cobrem os pneus largos sem adicionar peso. Esses elementos melhoram os ângulos de aproximação e saída do Magneto 2.0 na trilha.

A pintura Surf Blue, coluna B de fibra de carbono personalizada, teto personalizado e capô de fibra de carbono dão ao Magneto 2.0 uma aparência poderosa. O capô exclusivo inclui uma janela transparente em tons de azul que oferece uma visão da unidade de energia por baixo.

Jeep Grand Cherokee Trailhawk PHEV

A Jeep nos Estados Unidos está lançando o primeiro Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in, capaz de chegar aos 23,8 km/l (equivalentes) e 40 km de autonomia 100% elétrica. O Easter Jeep Safari dá à marca Jeep e à sua equipe de design a oportunidade de levar veículos de produção como o Grand Cherokee 4xe ao próximo nível.  

Desempenho e robustez silenciosos são evidentes com este modelo. O carro-conceito Jeep Grand Cherokee 4xe Trailhawk combina a lendária capacidade do Jeep 4x4 com a liberdade elétrica para oferecer a máxima eficiência de combustível e autonomia.

O Grand Cherokee mais sustentável e com capacidade 4x4 de todos os tempos, o novo Trailhawk 4xe conquistou a Rubicon Trail em operação totalmente elétrica e agora está pronto para enfrentar tudo o que Moab tem a oferecer. Ele apresenta uma nova desconexão da barra estabilizadora exclusiva, permitindo melhor articulação e tração sobre rochas e terrenos acidentados.

Assim como o novo Grand Cherokee 4xe de produção, o carro-conceito Grand Cherokee Trailhawk PHEV é alimentado por dois motores elétricos, uma bateria de 400 volts, motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros e câmbio automático TorqueFlite de oito marchas para máxima eficiência e capacidade. Ele também é equipado com a suspensão a ar Jeep Quadra-Lift exclusiva da Jeep para otimizar o desempenho do passeio, enquanto a desconexão da barra estabilizadora exclusiva amplia sua capacidade de encarar obstáculos.

A inspiração geral do design por trás do Grand Cherokee 4xe Trailhawk baseia-se na paixão de proprietários de SUVs e caminhonetes Jeep que se atrevem a sair da zona de conforto e explorar o desconhecido.

O modelo é pintado na cor Azul Industrial, juntamente com os ganchos de reboque exclusivos 4xe no tom Azul Lagoon e o decalque do capô Trailhawk preto e azul fosco à prova de reflexos. Além de sua aparência aventureira, tem um bagageiro de teto personalizado com amarrações integradas, teto preto com proteção Rhino Liner para maior durabilidade, molduras de luz de neblina personalizadas com faróis de neblina e projetor de LED quádruplo com gráficos laterais de vinil personalizados para proteção contra detritos. Os estribos Mopar adicionam proteção adicional contra os elementos menos tolerantes da natureza.

O interior incorpora assentos estofados personalizados com estampas exclusivas. Os bancos também apresentam o emblema 4xe Trailhawk e costuras Surf Blue.

O equipamento off-road conta com rodas personalizadas de 20 polegadas em cinza neutro metálico com pneus de 33 polegadas para terrenos lamacentos. As caixas das rodas alargadas são o complemento perfeito para acomodar o conjunto de rodas e pneus maiores.

Jeep ’41

“Desde 1941” é a frase que funciona como um distintivo de honra nos veículos Jeep, um símbolo de orgulho que reconhece a herança militar de longa data da marca e a lendária liderança em capacidade 4x4 por mais de 80 anos.

Durante o Easter Jeep Safari, a marca homenageia os veículos Jeep do passado. Este ano, os holofotes brilham intensamente sobre o Wrangler Willys.

Cada veículo Jeep tem uma história única para contar, com um legado que remete ao Willys MB original – um 4x4 confiável originalmente criado para o Exército dos EUA. O Willys MB fez de tudo, foi a todos os lugares e foi uma influência significativa nos modelos 4x4 construídos a partir de então.

O carro-conceito retrô Willys que vai para o Easter Jeep Safari este ano combina coragem militar e determinação com a tecnologia de veículos elétricos do Wrangler 4xe. O trem de força híbrido plug-in 4xe do modelo tem uma propulsão quase silenciosa, com capacidade de emissão zero e somente elétrica, tornando-o o Wrangler mais capaz, tecnicamente avançado e ecológico de todos os tempos.

O trem de força avançado do Wrangler 4xe oferece uma experiência única dentro e fora de estrada através da combinação de dois motores elétricos, uma bateria de alta tensão, um motor quatro-cilindros turbo de 2,0 litros de alta tecnologia e um robusto câmbio automático TorqueFlite de oito marchas.

A cor externa do conceito, incluindo as bordas das rodas e as tampas dos espelhos, é honrosamente decorada com um acabamento verde-oliva “1941” fosco, com para-choques de aço revestido com pintura texturizada, guincho Warn e apoios de para-choques JPP. O acabamento retrô é reforçado com uma capota bege, complementado pela meia porta JPP. Um pacote de gráficos com estêncil personalizado do Jeep Graphic Studio e ganchos de reboque em realce são os toques finais adequados para o carro de um general cinco estrelas.

Dentro do carro-conceito há um câmbio retrô com uma manopla personalizada do Jeep Graphic Studio, juntamente com assentos cobertos de lona que apresentam inserções de camuflagem digital e costura Serafil 1043. O assoalho recebeu proteção Rhino pintada de verde para ampliar sua durabilidade e robustez. Os gráficos no painel de instrumentos do modelo também são pintados em verde fosco “1941”  com um gráfico retrô personalizado da Willys.

O carro-conceito '41 é equipado com um kit de elevação JPP de 2 polegadas e pneus de lama de 35 polegadas com rodas Fifteen52 de 17 polegadas pintadas em verde fosco.

Jeep Rubicon 20th Anniversary

Destinos off-road icônicos, como a lendária Trilha Rubicon, no norte da Califórnia, e as trilhas de rocha vermelha de Moab, Utah, são onde nascem as lendas dos SUVs mais consagrados. Vinte anos atrás, a marca Jeep apresentou o veículo de produção mais capaz de seu tempo – o Wrangler Rubicon.

Construído em torno de um Wrangler de duas portas modelo 2003 e adornado com o lendário nome da trilha Rubicon, o Wrangler Rubicon conquistou a indústria no verão de 2002. O icônico modelo, inspirado nos entusiastas que sonhavam com ele e muitas vezes tentavam fabricar um para si mesmos, agora estava disponível para encomenda direto da fábrica. Ele foi equipado com opções inéditas na época e não disponíveis em nenhum SUV Jeep de produção, incluindo eixos Dana 44 com bloqueio na dianteira e traseira, barra estabilizadora desconectável, estribos, pneus superdimensionados para o fora-de-estrada de 31 polegadas para levar o off-road para o próximo nível.

O Jeep Wrangler Rubicon continua a ser uma “prova de conceito” para a marca Jeep, onde as lições aprendidas em mecas off-road como o Moab e o feedback obtido de entusiastas e fiéis da marca Jeep continuam a impulsionar a marca e toda a linha Jeep.

O Rubicon 20th Anniversary, baseado no Wrangler mais rápido e poderoso de todos os tempos — o Rubicon 392 — continua o legado estabelecido há duas décadas, definindo a referência de desempenho e capacidade com seu motor V8 6.4, exterior personalizado e interior deslumbrante.

O Wrangler Rubicon 392 de quatro portas tem sistema de escape com som variável, capô com abertura central, meias portas personalizadas e capota elétrica Sky com painéis laterais removíveis para alcançar ainda mais liberdade ao ar livre.

O revestimento externo de vinil Granite Crystal fosco do conceito é acentuado com ganchos de reboque dourados, emblemas, um adesivo de capô de 20º aniversário do Rubicon, decalque de pára-choque com bandeira americana e compressor de ar Mopar embutido na tampa traseira.

Para capacidade adicional, um kit de elevação JPP de 2 polegadas, rodas beadlock Mopar de 17 polegadas com pneus lameiros de 37 polegadas, pára-choques de aço com guincho Warn e peito de aço foram adicionados para ajudar a navegar em terrenos traiçoeiros e condições de estrada desafiadoras.

Jeep Bob

Projetado para misturar as linhas entre dois poderosos off-roaders, o Jeep Wrangler e o Gladiator, o Jeep Bob é uma versão divertida da tendência popular de encurtar o balanço traseiro das picapes para ampliar sua capacidade no fora-de-estrada

Baseado em um Jeep Gladiator Rubicon, a característica mais notável ​​deste veículo não é o que está nele, mas sim o que está faltando. Todas as quatro portas e a coluna B foram removidos para a máxima liberdade ao ar livre. Além disso, uma capota rígida personalizada perfurada e um teto de lona foram adicionados para fornecer proteção contra os elementos, permitindo a passagem da luz natural.

A caçamba Gladiator foi cortada em quase 30 cm no comprimento. Os pára-choques dianteiros e traseiros de aço personalizados melhoram os ângulos de ataque e saída do veículo e são construídos para suportar todos os rigores do uso off-road, mantendo uma aparência elegante e sofisticada. Inspirados no segmento fora-de-estrada de alta performance, os para-lamas customizados abrem espaço para maior articulação das rodas e pneus.

A capacidade off-road é ampliada ainda mais por uma suspensão elevada em 3 polegadas com componentes personalizados, eixos Dynatrac Pro-Rock 60, amortecedores King Coils e pneus de 40 polegadas montados em rodas beadlock de 20 polegadas. Combinados, proporcionam a máxima confiança nas quatro rodas.

O esquema de pintura externa mistura acabamentos brilhantes e foscos para toque e textura adicionais. No interior, o piso forrado com cores claras e os bancos com acabamento personalizado criam um ambiente divertido e esportivo. Um capô de carbono exclusivo adiciona uma aparência notável e garante melhor fluxo de ar para o motor.

O Bob é alimentado pelo premiado motor Eco-Diesel V6 3.0 turbo. Para lidar com cargas de torque maiores, o conjunto se conecta a um câmbio automático TorqueFlite 8HP75 de oito marchas, calibrado para trocas em baixas rotações, ajudando na condução em terrenos rigorosos. O conjunto adota uma nova entrada de ar frio (COI, na sigla em inglês) Mopar para aumentar ainda mais o torque e melhorar a economia de combustível.

Jeep D-Coder by JPP

O Jeep Gladiator D-Coder em preto brilhante traz mais de 35 acessórios JPP e Mopar, cada um pintado em vermelho Maraschino contrastante e etiquetado com QR Code, tornando este estudo off-road de alto desempenho em um catálogo móvel de produtos testados e com suporte de fábrica disponíveis para compra do cliente.

Cada código QR digitalizável fornece um link para o site do consumidor da Mopar eStore para números de peças, especificações e informações sobre preços. QR Code aplicados na caçamba e no capô estão vinculados ao catálogo JPP atual.

Na frente do Gladiator D-Coder há um para-choque modular de três peças Rubicon contendo uma grade tubular e um protetor de guincho com um par de luzes off-road de LED de 7 polegadas TYRI logo acima de um guincho Rubicon Warn.

Um kit de elevação JPP de 2 polegadas com amortecedores FOX ajuda a fornecer amplo espaço para as rodas beadlock de cinco raios JPP de 17 por 8,5 polegadas montadas em pneus de 37 polegadas.

Um snorkel JPP mantém a água fora do motor V6 Pentastar 3.6 ao atravessar grandes trechos alagados e fica integrado à entrada de ar frio (COI) Mopar. Completando a atualização do trem de força está um sistema de escape duplo Mopar de fluxo livre.

Um para-brisa Gorilla Glass JPP oferece até três vezes a resistência de um para-brisa padrão. Um par de luzes auxiliares de LED de 5 polegadas TYRI é montado em suportes de montagem JPP nas colunas A.

Os estribos JPP de aço fornecem proteção para o assoalho e ficam logo abaixo das portas tubulares JPP, equipadas com retrovisores tubulares JPP em ambos os lados. Estribos extras protegem a área da caçamba próxima às rodas traseiras e têm uma cobertura em Nylon que pode ser facilmente reposta. Os apoios Mopar facilitam a entrada e saída na cabine elevada, enquanto a capota de malha Mopar proporciona uma experiência melhorada ao ar livre.

O distinto tema contrastante vermelho Maraschino continua dentro da cabine do Gladiator D-Coder com couro Katzkin cobrindo ambas as fileiras de assentos. Um QR Code em cada assento leva diretamente ao site da Katzkin para obter detalhes sobre opções de couro personalizáveis, incluindo cores, costuras e detalhes, além de informações sobre preços em tempo real.

Completando o interior estão os acessórios Mopar, incluindo quatro protetores de soleira de porta, capas de pedais de aço inoxidável e tapetes para todos os climas.

Dentro da caçamba do veículo, que é protegida por um forro Mopar texturizado em spray, um conjunto de trilhos Mopar carrega uma cesta de carga THULE de perfil baixo para espaço de armazenamento extra.

Jeep Birdcage by JPP

Projetado como uma máquina 4x4 extrema ao ar livre, o Jeep Wrangler 4xe Birdcage apresenta uma variedade de inovações em acessórios personalizados da JPP e Mopar, além de provar sua melhor capacidade do setor, bem como seu exclusivo trem de força híbrido plug-in 4xe.

Montado em um kit de elevação de suspensão JPP de 2 polegadas, o primeiro do setor com amortecedores FOX, especificamente projetado e ajustado para o Wrangler 4xe elétrico híbrido plug-in, o vibrante modelo pintado na cor Eagle Marrom adota elementos no tom Granite Crystal metálico e vários detalhes exclusivos no icônico Surf Azul usado nos Jeep 4xe.

Melhorando o ângulo de ataque frontal há um quebra mato exclusivo, integrado à grade personalizada de sete fendas. Uma placa frontal protege o guincho Warn embutido, posicionado de forma ideal para melhorar o desempenho em terrenos rochosos. O conjunto é finalizado com dois ganchos de reboque pintados no exclusivo Surf Azul.

As rodas beadlock JPP de cinco raios 17 x 8,5 polegadas são montadas com pneus de 37 polegadas. Novos pára-lamas planos personalizados, projetados especificamente para combinações de roda/pneu maiores, oferecem espaço extra para o conjunto.

Os pára-lamas planos possuem luzes de circulação diurna (DRL) removíveis para os entusiastas off-road que podem precisar de espaço extra para os pneus em situações off-road extremas. Este conceito é o primeiro pára-choque de fábrica com DRL integrado removível que atende à legislação em todos os 50 estados dos EUA.

Para proteção off-road adicional, a equipe de design da Jeep criou espaçadores de lanterna traseira para atender aos requisitos legais de iluminação e garantir a proteção das luzes mesmo nas trilhas mais pesadas

Iluminando o solo abaixo do Jeep Wrangler 4xe Birdcage estão as luzes sob a carroceria em todos os quatro cantos, enquanto os estribos personalizados apresentam tubos adicionais montados para proteção aprimorada da carroceria. 

Para o motorista que anseia o máximo de ar livre, o pára-brisa e os limpadores foram removidos. A equipe de design criou coberturas personalizadas para o capô, protegendo contra sujeira e detritos. Três luzes de LED off-road JPP TYRI de 14 polegadas adicionais fornecem uma iluminação elegante e moderna.

No interior, os bancos de couro nos tons Tobacco Leaf e Marrom Cacau apresentam inserções distintas e costuras de realce em Surf Blue, que se repetem no painel de instrumentos, volante, proteção da alavanca de câmbio e alavanca do freio de estacionamento.  

Os ocupantes dos bancos dianteiros encontrarão um trilho de acessórios personalizado no painel de instrumentos JPP que mantém vários dispositivos móveis firmemente no lugar. As capas dos pedais em aço inoxidável da Mopar usam pastilhas de borracha para garantir o máximo de aderência com os calçados do motorista. O piso de vinil Armorlite em toda a cabine fornece uma superfície durável e fácil de manter com plugues de drenagem para enxágue.  

A equipe de design da Mopar criou um compartimento no porta-malas que oferece segurança para os acessórios quando o teto é removido. Projetado para qualquer modelo Jeep Wrangler, ele tem capacidade para armazenar uma caixa térmica de tamanho normal com facilidade e possui tampa sustentada por molas a gás. Oito suportes de amarração e cinco ganchos para sacola de compras fornecem funcionalidade extra.

Para armazenamento adicional, uma cesta de carga Rhino-Rack é montada com segurança na parte superior da gaiola de proteção. Dentro da tampa do porta-malas, uma mesa basculante JPP fornece um espaço perfeito para trabalhar ou comer e fica ao lado de um compressor de ar integrado. 

Conceitos SEMA 2021

Três carros-conceitos Jeep adicionais de virar a cabeça da JPP que foram recentemente introduzidos no 2021 SEMA Show farão a viagem a Moab pela primeira vez.

Entre os três conceitos Jeep que estrearam na SEMA, o Jeep Wrangler 4xe mostra como os off-roaders apaixonados podem se basear no premiado veículo elétrico híbrido plug-in com itens de fábrica da JPP. O Jeep Wrangler Overlook transforma um Wrangler Sahara de quatro portas em um off-road de três fileiras carregado com toques de luxo, enquanto o intimidante Kaiser Jeep M725 é a transformação de uma ambulância militar Kaiser Jeep M725 de 1967 em uma máquina de apoio off-road definitiva e mascote sobre rodas da JPP.

Easter Jeep Safari

O Easter Jeep Safari, organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers de Moab, consiste em passeios de trilha, principalmente viagens de um dia, partindo de Moab, Utah, durante os nove dias do evento. O Jeep Safari foi iniciado em 1967 pela Câmara de Comércio de Moab como um passeio de trilha de um dia. Ao longo dos anos, à medida que a participação cresceu, o Safari se expandiu até finalmente chegar ao atual evento de nove dias. O “Grande Sábado” continua sendo o ponto culminante do evento no sábado do fim de semana da Páscoa.

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ANFAVEA apresenta balanço do trimestre, defende programa federal de renovação de frota (Renovar) e anuncia criação de grupo para apoiar ampliação da infraestrutura para a eletromobilidade

São Paulo, 8 de abril de 2022 – Todos os índices apurados pelo balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) melhoraram em março, sobretudo os de produção. Mesmo assim, não foram suficientes para que o primeiro trimestre se aproximasse dos bons resultados do mesmo período do ano passado, quando ainda não havia efeitos da crise global dos semicondutores – hoje o maior gargalo da indústria automobilística e de outros setores que utilizam componentes eletrônicos.

A produção de 184,8 mil unidades em março foi 11,4% superior à de fevereiro e 7,8% inferior à de março de 2021. No acumulado do trimestre, a queda foi de 17% na comparação com o volume produzido nos primeiros três meses do ano anterior. “Além da questão dos semicondutores, tivemos impactos negativos da onda ômicron nos primeiros dois meses do ano, por seu alto índice de contágio, e um volume de chuvas e alagamentos acima da média, afetando o deslocamento dos clientes e o funcionamento de várias concessionárias”, ressaltou o Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes.

As 146,8 mil unidades de autoveículos licenciadas em março representaram alta de 10,9% sobre março e baixa de 22,5% sobre o mesmo mês de 2021, com queda de 23,2% no acumulado do trimestre. A exceção à regra foi o segmento de caminhões, que acumula crescimento de 3% sobre o primeiro trimestre do ano passado. Durante a coletiva, Moraes mostrou números com quedas similares na maioria dos grandes mercados automotivos globais.

Já as exportações de 38,9 mil unidades tiveram um leve recuo de 6,2% no mês. Porém, no trimestre elas estão melhores que no ano passado, com 108,1 mil unidades embarcadas, elevação de 12,8%. Também os estoques nas concessionárias estão melhorando, e o nível de empregos subiu em 430 postos de trabalho (ou 710 em relação a dezembro).



Renovação de frota para veículos pesados sai do papel

Durante a coletiva, a ANFAVEA também apresentou sua visão sobre a MP 1.112, publicada no início deste mês pelo governo federal, que instituiu o Programa Renovar, voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

Glenda Lustosa, Subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização do Ministério da Economia, participou da coletiva e explicou que o Renovar é um programa voluntário, em que o caminhoneiro que tem veículo com mais de 30 anos de uso tem vantagens ao participa. “O objetivo é ganhar produtividade e contribuir com a redução do Custo Brasil. Um caminhão de 30 anos, em comparação a um de 10 anos de uso, por exemplo, tem custo operacional 15% maior. E um benefício adicional é a retirada de circulação de veículos que poluem mais. Estes caminhões em desuso terão o tratamento adequado junto a parceiros que cuidarão do desmonte sustentável e correto.”

Por meio de um aplicativo que centralizará todo o Programa Renovar, o proprietário de um veículo pesado com mais de 30 anos poderá entregá-lo para reciclagem e receber o valor de mercado, mais o da sucata. E se quiser adquirir um veículo mais novo, poderá ter benefícios de outros atores integrados ao aplicativo, como governos estaduais e municipais, além de fabricantes, concessionários, bancos e frotistas.

“Esse decreto, mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos. Desde que o Proconve foi instituído em meados dos anos 80, esse tema da renovação de frota tem sido uma pauta histórica da ANFAVEA, no sentido de complementar os esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, sem falar da questão crucial da segurança no trânsito”, destacou. Luiz Carlos Moraes.

“Ainda estamos aguardando o decreto que regulamentará os valores e toda a parte operacional e legal do Programa Renovar para avaliar os impactos, mas sem dúvida ele desempenhará um papel significativo no âmbito social, permitindo a caminhoneiros autônomos a oportunidade de trocar seu veículo com ganhos de produtividade. Será sem dúvida um passo importante para o transporte de carga no país”, complementou Marco Saltini, Vice-Presidente da ANFAVEA.



ANFAVEA apoia ampliação de infraestrutura para eletrificação

Em sua última coletiva de imprensa como Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes anunciou a criação de um grupo de trabalho com foco na infraestrutura para a eletromobilidade. Constituído por representantes das montadoras, o grupo poderá receber colaboração de outras empresas, incluindo importadores de veículos.

Os objetivos principais são a definição de rotas prioritárias para estações de recarga rápida em rodovias; busca de parceiros para criação de rede de postos de abastecimento (concessionárias de rodovias, empresas de energia etc.) e identificação de possíveis estímulos para o uso de veículos eletrificados (redução de impostos e taxas, isenção de rodízio, entre outros).

“Hoje temos no Brasil cerca de 1 mil pontos de recarga para uma frota estimada em 10 mil veículos elétricos. De acordo com as projeções do estudo ‘O caminho da descarbonização do setor automotivo’, apresentado pela ANFAVEA em agosto do ano passado, teremos em 2035 algo em torno de 3,2 milhões de veículos elétricos rodando no país, o que demanda a instalação de mais de 150 mil pontos de recarga”, explicou Luiz Carlos Moraes.

Next Ram nasce para aproximar mais clientes da marca

 

Programa de financiamento com recompra facilita a aquisição e amplia
as opções para o consumidor que busca as picapes mais desejadas do país


Desde 2020, a Ram vem acumulando recordes atrás de recordes e ganhando cada vez mais corpo no mercado de veículos premium no Brasil. E além de toda a força, luxo e tecnologia dos produtos, como a Ram 1500 Rebel, a Ram 2500 Laramie e a recém-chegada Ram 3500, é primordial também proporcionar o máximo de opções de pagamento. Além das condições competitivas de financiamento, e modalidades como o Barter Ram, a marca agora oferece o programa com recompra garantida Next Ram, que parte dos moldes do já bem-sucedido Next Jeep® e o leva a outro patamar, dando ainda mais opções ao cliente.

Aderindo ao Next Ram, é possível financiar uma picape zero-quilômetro com entrada a partir de 30% do valor do veículo, restando mensalidades fixas reduzidas (12, 24 ou 36) e uma parcela residual. No término do financiamento, o consumidor tem garantida a recompra do veículo pela concessionária, por até 80% da tabela Fipe. Com esse valor, o cliente pode quitar o saldo devedor junto ao banco e ainda pagar a entrada para aquisição de uma Ram nova.

Além das três possibilidades de prazo, o Next Ram traz outra novidade, o Next Sazonal. Por meio dele, o financiamento é feito em até 6 parcelas semestrais, pensando em atender da melhor forma os produtores do agronegócio. “A oferta de serviços financeiros adequados é uma ferramenta importante de vendas, contribuindo de forma significativa para o sucesso da marca Ram”, avalia Gunnar Murillo, diretor do Banco Fidis – a instituição financeira por trás do projeto.

Para Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul, o Next Ram ultrapassa as fronteiras de um programa de financiamento, representando também uma importante plataforma para conquistar novos consumidores e mantê-los junto a uma das marcas que mais cresce no segmento premium. “O Next Ram terá uma enorme importância pois vai reforçar uma tendência que já é muito forte na nossa marca, que é a fidelidade de nossos clientes.”

E a Ram não vai parar por aí. Com o objetivo de desenvolver soluções financeiras cada vez mais adequadas às necessidades do público da marca, está sendo estudada a criação do Ram Bank. Para mais informações sobre o Next Ram, acesse https://www.ram.com.br/nextram.

A tradição da Nissan na fabricação de picapes Os mais de 80 anos da marca japonesa na produção de utilitários são aplicados no desenvolvimento dos novos produtos

 


RIO DE JANEIRO – Em 1934, a Nissan, então uma jovem empresa japonesa de automóveis, iniciava a produção e a venda de sua primeira picape, que era comercializada sob uma das marcas do grupo, a Datsun. De cabine simples, a 13T Truck era equipada com motor de 15 cavalos a 3.600 rpm, transmissão manual 3 velocidades e tinha 530 quilos de capacidade de carga.

Já na década de 1950, a Nissan criou seu primeiro modelo já seguindo as características de vanguarda das picapes compactas, a Datsun Truck 120. Trazia um motor de 860 cm³ de cilindrada e suspensão independente no eixo dianteiro (barra de torção), melhorando o desempenho e o conforto. Uma versão alongada também foi lançada logo depois.

Picapes na América Latina

Os primeiros carros e picapes Datsun chegaram a mercados da América Latina, como Peru e Chile, a partir de 1935. Em 1972, a Nissan começou a produzir Datsun 521 em sua fábrica de Cuernavaca, no México. O modelo era exportado para alguns países da região e teve grande aceitação na América Central. Anos depois, o segundo modelo exportado do México foi a picape Datsun 620.

A terceira geração de picapes produzidas na América Latina foi a Datsun 720, a primeira a oferecer tração nas quatro rodas. Entre 1973 e 1979, as vendas da 720 ajudaram a aumentar significativamente o número de picapes nas vias da região, que foram de 2.000 a 72.000 unidades por ano, especialmente na Nicarágua, em El Salvador e em Honduras, os principais mercados.

Nos anos 1990, a 720 foi sucedida pela família da D21, que era vendida na região com diferentes nomes: Terrano, no Chile, e Frontier nos demais países da região. Esses modelos trouxeram novo nível de conveniência e inovação nos produtos oferecidos na região.

A experiência acumulada pela marca nos mais de 80 anos de produção de utilitários reflete-se na linha da Nissan Frontier, um nome consolidado nos 20 anos de história da marca japonesa no mercado brasileiro.

Nissan Argentina implementará um segundo turno para a produção da picape Frontier. Serão criados mais de 550 novos postos de trabalho na Fábrica de Santa Isabel, na província de Córdoba



A Nissan Argentina anuncia mais um passo importante em seu plano de consolidação e crescimento no país. Um novo turno de produção terá início, nos próximos meses, na Fábrica de Santa Isabel, onde a companhia produz a icônica picape Nissan Frontier.

“Nos enche de orgulho ver como um projeto que começou há somente três anos, hoje, se consolida fortemente. A abertura do novo turno na fábrica de Santa Isabel implica em mais unidades da Frontier para os mercados e mais oportunidades de trabalho na região”, afirma Guy Rodriguez, presidente e Diretor Geral da Nissan América do Sul.

Com este novo turno a Nissan vai poder duplicar sua produção de 25 mil para 50 mil unidades por ano com o objetivo de atender não só o crescimento da demanda local, como também de outros mercados de exportação como o Brasil e, os mais recentemente anunciados, Chile e Colômbia, para os quais a produção será sob a regulamentação de emissões Euro6.

Desta maneira, 550 novos postos de trabalho serão criados para a implementação do novo turno.

Fruto de um investimento de 600 milhões de dólares, realizado em 2015, a Nissan produz a picape Frontier na Fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina. Em 2020, a fabricante japonesa anunciou um investimento adicional de 130 milhões de dólares para renovar sua oferta de produtos.

A produção da Frontier teve início em 2018 e, no mesmo ano, foram iniciadas as exportações ao Brasil, mercado que recebeu um total de 31 mil unidades da picape até o final de 2021.

O crescimento da picape não parou por aí. Em 2021, a Nissan produziu 18.461 unidades, um crescimento de 67% em relação ao ano anterior. Em relação às vendas, a Frontier teve um crescimento de 58%, alcançando um recorde histórico na Argentina com 11,2% de participação de mercado em seu segmento no mês de julho.  

O Brasil, por sua vez, não foi exceção. A picape, fabricada na Argentina, teve 11.821 unidades vendidas em 2021, superando em 46% seus melhores resultados no país.

A Nissan se consolida como uma forte fabricante na América do Sul oferecendo o melhor de seu portfólio a todos os seus clientes.

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