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segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira



Romaria em Congonhas com as obras de Aleijadinho

 



Distante 75 km de Belo Horizonte, a cidade histórica de Congonhas, com origens no século XVIII, conta com cerca de 55 mil habitantes e faz divisa com os municípios de Ouro Preto, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Belo Vale, Jeceaba e São Brás do Suaçuí. 

Em 2018, durante o Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial do Brasil, realizado em Goiás pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), especialistas classificaram Congonhas como referência nacional em gestão do conjunto histórico.

A cidade é uma das 2 mil cidades brasileiras inseridas no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo. 

         

Em Congonhas está um dos mais expressivos tesouros do barroco não só do Brasil, mas de todo o mundo, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Um complexo arquitetônico e paisagístico, composto por uma igreja, um adro com os 12 profetas e seis capelas que retratam os passos da Paixão de Cristo. No Santuário estão peças de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), o Mestre Aleijadinho, como os 12 profetas esculpidos em tamanho original e diversas outras esculturas como a Santa Ceia. Ao todo, são 78 peças esculpidas por Aleijadinho entre 1796 e 1805.

          O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas construído entre 1757 e 1875. Sua conclusão final passou por várias etapas e teve a participação de diversos outros mestres, mas obras que mais se destacam e chamam atenção, são as de Aleijadinho. 

          Todo o complexo do Santuário é reconhecido como uma das mais importantes, emocionantes e impressionantes obras do barroco colonial. As obras e o estilo arquitetônico de todo o complexo são únicas no Brasil. Não tem obra igual. Por esse motivo, todo o complexo foi tombado em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.



Desde 1770, no século XVIII, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos atrai romeiros e fiéis de todas regiões mineiras, de outros estados e até de outros países, principalmente entre os dias 7 e 14 de setembro, durante o jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quando há um grande fluxo de peregrinação de fiéis ao Santuário. Para atender e abrigar a crescente demanda de fiéis, foi construído em 1932 a Romaria, na Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal. 

Trata-se de um conjunto de pequenas casas geminadas, inspiradas na arquitetura dos Passos da Paixão do próprio Santuário, em forma circular, com pórticos na entrada e em estilo colonial.

Como hospedaria e local de recepção de romeiros e fiéis, o local funcionou até a década de 1960, quando passou para mãos de empresários cariocas que tinham a intenção de construírem um hotel no local. Como o projeto não vingou, em 1968, quase toda a construção foi demolida. Foi preservada apenas os pórticos de entrada, posteriormente tombado pelo Instituto Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), visando sua preservação. 

Em meados da década de 1990, a Prefeitura assumiu a posse do imóvel e restaurou os pórticos mantendo suas características arquitetônicas originais, bem como reconstruiu as casas geminadas, com as mesas características da construção original.

O imóvel foi reconstruído não mais para ser local de hospedagem, mas sim um espaço cultural público, visando a preservação da cultura e memória da história de Congonhas. No espaço foi instalado o Museu de Mineralogia e Arte Sacra, extensão do gabinete do prefeito, além de ser sede da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), centro de apoio aos turistas, o memorial da cidade, oficinas de artesanato e esculturas, espaço para exposições, lojas de souvenirs, auditório, salas de estudos e pesquisas, restaurantes, lanchonetes e sanitários. Além disso, o amplo espaço no centro do imóvel permite a realização de eventos artísticos e culturais da cidade. 

Em 2018, o espaço passou novamente por restauração e readequações, com verba oriunda do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As obras foram concluídas no final de 2020. Além da restauração do Centro Cultural da Romaria, foi construído no local o Teatro Municipal.  O Parque é uma área a o complexo ao Parque Ecológico da Romaria.  ambiental com vegetação nativa, no entorno da Romaria, com áreas de lazer, sanitários, recepção, cobertura multiuso, relógio analemática, anfiteatro, trilhas, orquidário, borboleteio, além de ser um espaço de beleza naturais.


Clovis Tramontina no Meeting Festuris

Liderança, simplicidade e empatia são algumas das características de Clovis Tramontina. Por mais de 30 anos presidiu uma das maiores indústrias do país, a Tramontina, que teve seu início em 1911 como uma pequena ferraria em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Dono de um legado herdado de seus avós é inspiração de gestão no setor empresarial. Esse é um dos assuntos da programação de conteúdo do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que acontece nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro.


Atualmente como diretor do Conselho de Administração da Tramontina, é um dos palestrantes confirmados do Meeting Festuris, com o tema: “Clovis Tramontina: paixão, força e coragem”. O evento, que integra a programação de conteúdo do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, acontece nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro. Também integram a grade de painelistas do Meeting a diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio, Maribel Silva, o co-fundador da Gol Linhas Aéreas, Tarcísio Gargioni, a empresária e estilista, Martha Medeiros, o diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal, Carlos Antunes, o digital influencer, especialista em investimentos, Fabrizio Gueratto, o diretor-presidente do Grupo Leceres, Fábio Mader, a jornalista e escritora Lelei Teixeira, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. Os ingressos já estão à venda no site festurisgramado.com.

Loterias da Saúde e do Turismo

Câmara dos Deputados aprovou no dia 30 de agosto, projeto de lei que autoriza o governo federal a criar as loterias da Saúde e do Turismo. O texto seguirá para sanção presidencial. Segundo a proposta, uma parte do lucro do que será arrecadado nas modalidades dos jogos será destinado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), no caso da Loteria da Saúde; e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no caso da Loteria do Turismo. O projeto que autoriza a criação das novas loterias surgiu no segundo mês da pandemia.


Em maio de 2021, na primeira análise dos deputados, o projeto previa que os recursos arrecadados seriam destinados para a prevenção e combate ao coronavírus, enquanto durasse o estado de emergência em saúde pública. Havia também um prazo de duração para a Loteria do Turismo, criada para mitigar os impactos econômicos do setor de turismo na pandemia.

Ao passar pelo Senado, o projeto sofreu alterações, que foram acolhidas pelos deputados nesta segunda. Entre as mudanças estão o caráter permanente da Loteria do Turismo e a retirada da destinação dos recursos arrecadados por meio desta a um Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para amenizar a crise gerada pela covid-19 no setor.

Os senadores também ampliaram as modalidades das novas loterias. Os deputados haviam aprovado em maio a criação de jogos de prognósticos numéricos, em que o apostador tenta prever quais serão os números sorteados no concurso, como a Megasena. No texto aprovado, há permissão também para a criação de jogos de prognósticos esportivos, em que o apostador tenta prever o resultado de eventos esportivos; e os de quota fixada, em que há o valor do prêmio é fixado desde o início.

Após as deduções previstas na legislação, o resultado da arrecadação dos jogos feitos pelas loterias da Saúde e do Turismo serão distribuídos seguindo critérios específicos para cada tipo de modalidade. Prognósticos numéricos: 5% será destinado para o Fundo Nacional de Saúde (FNS), no caso da Loteria da Saúde, ou à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no caso da Loteria do Turismo; 95% para a cobertura de despesas do agente operador.

Prognósticos esportivos e quota fixa: 3,37% será destinado ao FNS, no caso da Loteria da Saúde, ou à Embratur, no caso da Loteria do Turismo;1,63% para as entidades desportivas que autorizarem o uso das marcas, dos emblemas e dos hinos para divulgação e execução das loterias;95% para a cobertura de despesas do agente operador. 

Os prêmios que não forem reclamados pelos vencedores no prazo serão revertidos ao FNS ou à Embratur, a depender do tipo da loteria. O texto também prevê um mecanismo de distribuição especial enquanto durar o estado de emergência em saúde pública em decorrência da covid-19. 

A emergência, no entanto, foi revogada pelo governo federal. A proposta aprovada pelos deputados nesta segunda prevê que o Ministério da Economia será responsável pelas regras de concessão para exploração das novas loterias, que devem ser publicadas em até 30 dias após a publicação da lei. 

Segundo o relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS), isso permitirá que a iniciativa privada explore as loterias. Na primeira versão aprovada pelos deputados, havia previsão de que apenas a Caixa Econômica Federal realizasse os jogos.

 Semana Bauer

O distrito de Monte Verde, no sul de Minas Gerais, realiza de 02 a 09 de outubro a 2ª Semana Cultural da Pintura Bauernmalerei, com o apoio da Acrilex, Condor, Prefeitura de Camanducaia e projeto Reciclarte. Esse estilo de arte se tornou patrimônio histórico e cultural de Camanducaia, município mineiro onde se localiza Monte Verde. Os traços inconfundíveis desta arte colorem peças diversas com flores e outros temas típicos que remontam às regiões campestres da Áustria, Alemanha, Hungria e Suíça, dando à vila um charme especial. A semana contará com diversas experiências, para que os visitantes possam conhecer mais sobre essa arte, e procura promover ações que contribuem para o desenvolvimento artístico e cultural do distrito.


Confira a programação:

02/10 

Confraternização com artistas e convidados (Sala de Arte Bauer) "Carmen Osterne" (Pousada El Brujo) - 17h;

03/10 

Live Prof.ª Niedja Xavier (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10hOficina com Prof. Cris Camargo (Sala de Arte Bauer)  - 14h às 17h;

04/10

Live Prof.ª Paula Bars (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10h Oficina com Prof.ª Nilce Martins (Sala de Arte Bauer) - 14h às 17h;

05/10

Live com Cristina Bottallo (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10h Oficina Prof. Niedja e Cris (Sala de Arte Bauer) - 14h às 16h;

Oficina com Prof.ª Manu Osterne e convidada Tina Laus E.M.M.A - em Camanducaia 14h às 16h;

06/10

Live Prof.ª Nilce Martins (no insta @monteverde.e.o.bauer) - 10h Oficina com Prof. Niedja Xavier (Sala de Arte Bauer) - 14h às 17h;

7/10

Workshop com Prof.ª Tina Laus - 14h às 17h

8/10

Rocktoberfest Pousada Águia da Montanha (Ingressos antecipados) - 12h às 19h Ballet ABMV (Galeria Suíça) - 

14hJantar Solidário (Restaurante à Raiz - Hotel Meissner Hof) - 20h;

09/10

Corrida e Caminhada nas Montanhas (largada no Complexo Esportivo) - 8hExposição ao ar livre de pratos pintados nas floreiras da avenida. Rota do Bauer - @monteverde.e.o.bauer.

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Informações para a coluna para 

@sergiomoreira63   sergio51moreira@bol.com.br

domingo, 11 de setembro de 2022

Gramado será pela 34ª vez a capital nacional do Turismo com a realização do FESTURIS que reunirá representantes do trade turístico de mais de 20 países. Festuris é a feira de turismo mais importante e rentável da América do Sul. INSCREVA-SE NO LINK DO TEXTO

Por Arnaldo Moreira

Nos próximos dias 3 a 6 de novembro, Gramado se transformará na capital brasileira do Turismo com a realização da 34ª edição do FESTURIS, a mais importante feira internacional do segmento que reúne em Gramado todos os ramos do trade turístico. 

Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados, possibilitando o posicionamento das marcas em diferentes nichos do mercado turístico. Entre os espaços estão: Green Experience, Luxury, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e a novidade desta edição, o Food & Drinks Experience. 

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello são os diretores e realizadores do FESTURIS


Em 2021, os 22 mil m2 do Serra Park foram tomados por 1.700 estandes de 20 países, 8.200 participações, número ainda reduzido pelos cuidados com a covid-19, 450 jornalistas e influenciadores, foram realizadas 10 mil reuniões de negócios e ainda 30 palestras e workshops. Este ano são esperados em torno de 12 mil participantes.  

RESSIGNIFICANDO
O TURISMO


Mostramos algumas empresas que estarão no Centro de Exposições Serra Park.









Fotos: Divulgação


Websérie esclarece novas regulamentações para postos de combustíveis. O tema da primeira websérie trata do impacto das novas regulamentações para o setor, no que se refere ao novo RTM

A iniciativa é da Gilbarco Veeder-Root, líder global em equipamentos e tecnologia abastecimento para postos de combustíveis. O tema da primeira websérie trata do impacto das novas regulamentações para o setor, no que se refere ao novo RTM - Regulamento Técnico Metrológico, do Inmetro – cujo principal objetivo é evitar a fraude volumétrica nas bombas de combustíveis; sistema de recuperação de vapores e estratégias ligadas a estas normas que podem fazer os postos se diferenciarem da concorrência. Providências, recursos, prazos e custos serão detalhados, na prática, ao longo dos episódios.

O primeiro módulo da websérie “Abastecendo conhecimento” consta de três episódios apresentados por Antônio Cristóvão, gerente de produto da Gilbarco Veeder-Root.

O primeiro deles, que será disponibilizado no canal do YouTube da empresa a partir do dia 08 de setembro, abordará o novo RTM: o que é, objetivos, prazos para adequação, alternativas, custos e os recursos que a indústria já oferece para esta transição.

O sistema de recuperação de vapores (SRV), norma ligada a legislação trabalhista em benefício da saúde dos trabalhadores em postos e combustíveis e obrigatória em estabelecimentos inaugurados a partir de setembro de 2019, será o tema do segundo episódio. Serão esclarecidos tópicos quanto a obrigatoriedade e prazos para a instalação do SRV, em estabelecimentos construídos antes desta data e que variam de acordo com o ano de fabricação das bombas em uso.

Completa o primeiro módulo da websérie, o episódio sobre estratégias competitivas para postos de combustíveis se diferenciarem da concorrência, tirando partido das novas regulamentações, conforme a agilidade de se adequarem a elas ou, até mesmo, adiantando-se aos prazos.

Os três episódios serão lançados com o espaço de 15 dias, a partir do primeiro, e o acesso é totalmente gratuito. Para completar o acervo de conhecimento serão disponibilizados também e-books sobre cada tema tratado.

A websérie “Abastecendo conhecimento” é parte da missão da Gilbarco Veeder-Root em se tornar o parceiro tecnológico nº 1 dos postos de combustíveis e cada módulo trará esclarecimentos práticos sobre as dúvidas mais atuais e recorrentes como gestão, operação, legislação e outros assuntos relevantes para donos de postos.

“Sabemos que a chave da gestão bem-sucedida, se baseia na entrega de soluções tecnológicas de ponta para operação dos postos, mas que passa, obrigatoriamente, pela compreensão clara das mesmas, suas implicações em todas as áreas dos estabelecimentos, obedecendo o estágio de evolução de cada um. Compartilhar e democratizar informação de valor é, na prática, participar ativamente do negócio de cada cliente, contribuindo para o seu resultado, e em última análise fortalecendo todo o segmento de postos de combustíveis”, diz Nathalia Mumisso, supervisora de marketing da Gilbarco Veeder-Root para a América Latina.

Para acessar o primeiro episódio, acesse: https://www.youtube.com/c/GilbarcoVeederRootBrasil

Volkswagen inaugura primeira City Store com o Grupo Recreio, no RJ, uma experiência inovadora e intimista localizada no Casa Shopping



A Volkswagen do Brasil inaugurou, no último dia 9, no Casa Shopping, localizado na Barra da Tijuca/RJ, sua primeira City Store, em parceria com o Grupo Recreio, o maior do País em número de lojas da marca.

 

City Store Recreio atende a uma tendência de mercado de lojas mais compactas, que pode ser facilmente aplicada em locais onde o espaço físico é menor, priorizando o uso da tecnologia e digitalização para mostrar os atributos dos carros da Volkswagen.

 



Utilizado globalmente, o conceito modular inovador “You Take. We Make” tem como ponto de partida a nova identidade visual da Volkswagen. Assim, a City Store Recreio em seus 260 metros quadrados aplicou o “You”, representando a área de boas-vindas; o “Take“, expondo produtos recém-lançados e suas respectivas oportunidades de negócios e benefícios; o “We”, contemplando uma área de interação com a marca com ferramentas como o DDX, do inglês Digital Dealer eXperience, onde a realidade virtual é utilizada como ferramenta de venda e de demonstração dos veículos da marca e, por fim, o “Make”, proporcionando uma área de atendimento individualizado para uma melhor experiência na negociação. Tudo isso atrelado a uma atmosfera intimista e tecnológica, que permeia desde a localização privilegiada dentro do maior shopping de decoração da América Latina à escolha do mobiliário clean, minimalista e moderno.

 

“A Volkswagen está propondo uma nova experiência ao cliente, com atendimento diferenciado, exposição de alta tecnologia, em um ambiente leve, conectado, mas ao mesmo tempo harmônico e humanizado. Prestigiamos os moradores da cidade do Rio de Janeiro, em um momento oportuno, no qual estamos patrocinando o maior festival de música e entretenimento do mundo”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

 

“Ficamos honrados em sermos a primeira City Store da marca Volkswagen aqui no País. Escolhemos com bastante rigor a localização focada no público que queremos atingir, sempre pensando na comodidade, conveniência e experiência que ele terá com a marca. A configuração e a ideia modular da loja nos dá flexibilidade para promovermos os produtos com o destaque que eles merecem”, explica Eloy Braz, um dos acionistas do Grupo Recreio e conselheiro executivo do Grupo Líder.

 


 

Desde o lançamento do New Brand Design, que apresenta a nova identidade visual da marca até o lançamento do conceito City Store no Grupo Recreio, a Volkswagen está sempre atenta à demanda de mercado em um processo contínuo de criação de novos formatos para seus clientes.

Coluna Mecânica Online


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Tarcísio Dias


Desenvolvimento virtual acelera o veículo real


A Chevrolet reuniu a Imprensa especializada para apresentar o desenvolvimento da Nova Montana, picape que chega no início de 2023 ao mercado brasileiro totalmente reformulada apostando no segmento de picapes médias e compactas.

Entre as muitas ferramentas utilizadas, o desenvolvimento virtual, que permite menor tempo de desenvolvimento, ganhos em segurança, qualidade e eficiência, resulta em importantes benefícios ao consumidor e em todo processo produtivo do veículo.

Quem muito bem nos recebeu foi Eduardo Almeida, líder de desenvolvimento virtual da Chevrolet, no Campo de Provas da marca em Indaiatuba.

Para entender a importância do desenvolvimento virtual, mesmo antes de produzir os primeiros protótipos físicos de um veículo, é possível realizar mais de 15 milhões de quilômetros rodados e mais de 15 mil testes multidisciplinares com o auxílio de supercomputadores.


Cada peça, cada sistema e depois o veículo como um todo são trabalhados virtualmente até o máximo grau de otimização, seja de performance ou peso, por exemplo. São 30 mil peças para trabalhar em conjunto considerando um veículo.

Ferramentas virtuais também otimizam os custos totais de desenvolvimento do veículo. Essa redução permite a escolha do pacote de tecnologias que o veículo vai oferecer.

Fator mais importante no desenvolvimento de um veículo é o peso humano. Supercomputadores e software de inteligência artificial só podem entregar os melhores resultados conforme a engenharia insere e analisa os dados.

Estrutura, aerodinâmica e dinâmica veicular são algumas das disciplinas presentes no desenvolvimento virtual, assim como simulações eletrônicas, de desempenho térmico e de radiofrequência.

Na situação da motorização três cilindros, as simulações atuam para otimizar a refrigeração do motor.


O quesito segurança atualmente considera requisitos internacionais de proteção a ocupantes e pedestres. Para que você entenda a engenharia no processo, para-choque e capô são projetados até para amortecer impactos em caso de um possível atropelamento. Um novo veículo passa entre 10 a 15 mil batidas virtuais.

A concepção de um novo veículo considera basicamente por 5 etapas. Tudo começa pela definição do projeto, quando o time de Inteligência de Mercado identifica futuras tendências e define uma lista com as características e tecnologias do veículo.

O segundo estágio é o da criação do conceito, com o envolvimento dos times de Design e Engenharia, para os devidos ajustes técnicos de viabilidade e cadência do projeto.


A etapa mais detalhada, no entanto, é a do desenvolvimento virtual, quando os componentes do veículo são criados e otimizados. Milhares de simulações com o auxílio de supercomputadores e inteligência artificial são fundamentais para criação dos melhores carros da categoria. Em túnel virtual temos cerca de 20 mil horas de aplicação.

Isto porque as ferramentas de desenvolvimento virtual vêm reduzindo quase que pela metade o tempo de gestação de um projeto. Além disso, permitem a confecção de veículos ainda mais avançados, com ganhos de qualidade, segurança e eficiência, com otimização dos custos, permitindo a adição de mais tecnologias.

Neste período, ao mesmo tempo em que a preparação da fábrica é iniciada para receber o produto, são construídos artesanalmente protótipos para aprimoramentos finais e validações. Na média, um veículo recebe entre 5 e 6 mil pontos de solda.

Outra característica muito marcante destes veículos pré-série é a camuflagem. Para não revelar o visual do carro, utiliza-se adesivos zebrados que embaralham a lente da câmera dos paparazzi. Capas e espumas também ajudam a disfarçar as linhas e os vincos da carroceria.

São mais de 6 milhões de quilômetros rodados por ano entre os mais de mil testes realizados no Campo de Provas da GM, que conta com 17 diferentes tipos de pistas, além de sete laboratórios.

Assim, em seis meses é possível simular o desgaste que um automóvel sofreria se rodasse por 15 anos em condições normais de trânsito - ou o equivalente a 240 mil quilômetros.

Todos os resultados são analisados e as evoluções aplicadas dentro da filosofia de melhoria contínua dos produtos. Esse trabalho de ajuste fino de cada um dos sistemas é chamado de "calibração".

Na GM, cada configuração de veículo costuma ter um acerto customizado, para atender exatamente a proposta daquela versão. Os carros de testes são depois escrapeados. No último ano, o Campo de Provas da GM reciclou quase 300 protótipos e 35 toneladas de pneus, por exemplo. Uma importante fração destes veículos saem do laboratório de segurança veicular, onde são realizados os testes de impacto.

A última fase é a de lançamento, quando o veículo está pronto para ser montado e ofertado aos consumidores.

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Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

sábado, 10 de setembro de 2022

VW lança Programa Abasteça Consciente em parceria com 5 empresas: Bosch, Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; Unica e Volkswagen se unem em prol da descarbonização do Brasil




São Bernardo do Campo -10 de setembro de 2022 - A Volkswagen do Brasil avança em sua estratégia Way To Zero, que visa ser neutra em emissões de CO2 até 2050, e anuncia hoje (10) parceria com Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) para o Programa Abasteça Consciente, que prevê incentivar o uso do etanol para abastecer os carros flex da marca Volkswagen com benefícios exclusivos de cada uma das empresas para os clientes.

 

Desde 2021, a Volkswagen do Brasil vem liderando as discussões sobre o futuro da indústria automotiva no que diz respeito à descarbonização, adotando uma abordagem que leva em consideração as fontes de energia renovável e a utilização de biocombustíveis como estratégia complementar à adoção dos veículos híbridos e elétricos.

 


 

"A nossa estratégia consiste no lançamento de carros flex, híbridos e elétricos nos próximos anos na região América Latina. Mas é importante considerar que o Brasil é praticamente um continente devido à sua extensão. Não conseguiremos eletrificar todo o País num curto espaço de tempo em função de seu tamanho, seria preciso muito investimento em infraestrutura. O etanol é a solução complementar para fontes de energia renováveis tanto para veículos a combustão convencionais (ICEs) através do incentivo à escolha de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis, pelos consumidores, quanto para híbridos e elétricos, seja via reformadores (Fuel Cell) ou range extender (BEV Rex). Lembrando ainda que há possibilidade em reduzir a intensidade de carbono do etanol com processos de produção mais tecnológicos, como por exemplo o etanol de 2º geração”, explica Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

 

Com este direcionamento, a Volkswagen do Brasil desenvolveu no ano passado de forma inovadora, pioneira e local a calculadora Abasteça Consciente, uma calculadora digital para mostrar qual combustível é o mais vantajoso: etanol ou gasolina. Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual é a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”, ou seja, desde o cultivo ou a extração de recursos naturais, seu processo de produção e transporte do combustível, até sua combustão nos motores. Assim, o cliente pode olhar -- ao mesmo tempo -- para o bolso e para o meio ambiente.

 

“Chegou o momento de ampliar este escopo. Agora, o Abasteça Consciente entrará como aplicativo no VW Play e também como nova funcionalidade no app Meu VW, pelo celular. E assim, possibilitamos que empresas parceiras como Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; Unica se unam a nós para oferecerem benefícios adicionais que extrapolam a escolha consciente do consumidor em prol do meio ambiente e proteção climática”, enfatiza Pablo Di Si.

 

Hoje, a frota VW composta por carros flex fuel -- tecnologia desenvolvida e lançada de forma pioneira pela Volkswagen em 2003 -- chega a 96% e o interesse por parte do público em abastecer de forma mais consciente foi comprovado pelo número de simulações da calculadora Abasteça Consciente, que, em um ano, chegou a um milhão.

 

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Benefícios Volkswagen e empresas parceiras

 

Além de incentivar a escolha do combustível etanol, que permite evitar a emissão de até 90% menos de CO2 na atmosfera, quando comparado à gasolina, a Volkswagen estuda oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos que será divulgado em breve.

 

Para os clientes que possuem veículos a partir de 2012 e antes do lançamento do sistema de infotainment VW Play, a Bosch pretende desenvolver uma tecnologia de veículo conectado que irá auferir os dados de quanto de CO2 deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol, em detrimento à gasolina.

 

A solução da Bosch atua como um “radar de CO2”, monitorando o veículo e a opção do condutor pelo uso do etanol. Isso resultará em uma estimativa sobre a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida no meio ambiente ao utilizar este combustível. Dessa forma, o consumidor tem conhecimento sobre o impacto positivo em relação à redução de emissões de poluentes ao escolher o etanol. A tecnologia funciona por meio de sensores já existentes no veículo e de um dispositivo para coleta de dados conectado ao OBD (On Board Diagnostics). Por meio de uma rede de internet móvel, os dados são enviados à nuvem onde são processados via cloud computing, auxiliando a estimar a quantidade de CO2 evitado graças à escolha pelo etanol.

 

“A Bosch é a parceira tecnológica da Volkswagen nesta iniciativa que visa conscientizar o consumidor sobre o impacto positivo para o meio ambiente ao optar pelo etanol ao abastecer seu veículo, e assim contribuir para a redução de emissões de CO2. Dessa forma, unimos esforços no processo de descarbonização, que está diretamente em linha com o propósito da Bosch que é desenvolver ‘Tecnologia para a vida’ - para tornar a mobilidade mais limpa, econômica, segura e conectada”, diz Gastón Diaz Perez, CEO e Presidente da Bosch América Latina.

 

A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, é parceira do programa ‘Abasteça Consciente’ com o aplicativo Shell Box, que permite realizar pagamentos nos postos Shell de forma digital, rápida e segura. Utilizando o celular, o cliente pode pagar pelo abastecimento sem precisar retirar os cartões e notas da carteira ou esperar pela maquininha.

 

Basta realizar um cadastro simples no próprio app e escolher a forma de pagamento preferida, como cartão de crédito ou uma conta em carteira digital. O app consolida o calendário de promoções, prêmios e outras facilidades para os clientes, como o acúmulo de pontos e conchas, que podem ser trocados por descontos em abastecimentos ou brindes exclusivos. Os pagamentos com Shell Box podem ser feitos em mais de 4 mil postos Shell e mais de 500 lojas de conveniência Shell Select em todo o Brasil.

 

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“É um orgulho participar, ao lado da Volkswagen, dessa iniciativa de descarbonização. O etanol brasileiro já é reconhecido globalmente como uma opção viável para uma economia de baixo carbono, pois é o biocombustível com menor pegada de carbono do mundo, emitindo menos gases de efeito estufa que a gasolina. E queremos incentivar os clientes da VW a abastecerem com etanol comum ou Shell V-Power Etanol utilizando o Shell Box para terem a experiência de um pagamento 100% digital e descomplicado”, afirma Antônio Cardoso, VP de Marketing & Serviços da Raízen, licenciada da marca Shell.

 

A Localiza vê com grande importância a descarbonização, uma vez que detém cerca de 500 mil veículos em sua frota e já está formulando um programa de benefícios para seus clientes VW.

 

“Na Localiza queremos avançar para uma economia de baixo carbono, portanto um dos nossos principais compromissos é contribuir no combate às mudanças climáticas. O etanol possui papel importante nessa frente, por ser renovável. No Brasil sua produção ocorre em grande escala uma vez que temos condições ambientais favoráveis, além de gerar emprego em todas as etapas de produção. Como 99% de nossa frota é bicombustível (flex), estimular o abastecimento com etanol se torna uma estratégia poderosa na redução de emissão de gases de efeito estufa e por isso alteramos as políticas internas recomendando esse combustível. Também oferecemos aos nossos clientes a opção de compensarem suas emissões, adicionando o Neutraliza em seu contrato por R$ 1,99 ao dia. Fazer parte do movimento “Abasteça Consciente” amplifica nosso propósito de construir o futuro da mobilidade sustentável, nos dando mais ferramentas para gerar consciência e engajar nossos clientes nessa jornada”, comenta Bruno Lasansky, CEO da Localiza.

 

A Volkswagen Financial Services e a LM fazem parte do programa e devem estruturar em breve seus programas para os clientes que fizeram a opção pelo combustível etanol.

 

A iniciativa conta com o apoio da Unica, associação que representa as principais unidades produtoras de etanol da região Centro-Sul do País. “A preocupação com os impactos ambientais é uma marca da Volkswagen, que vem investindo de maneira relevante em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos seus produtos. Basta lembrar que foi dela o primeiro veículo flex do País”, afirma o CEO da Unica, Evandro Gussi.

 

“Com o programa Abasteça Consciente, o setor privado brasileiro reforça seu compromisso com a descarbonização do transporte, optando por uma alternativa limpa, renovável e disponível no Brasil há mais de 40 anos”, completa Gussi. De acordo com dados da Unica, nas duas últimas décadas, o uso do etanol evitou que cerca de 600 milhões de toneladas de CO2eq fossem lançados na atmosfera. A título de ilustração, para atingir a mesma economia de CO2eq seria preciso plantar mais de quatro bilhões de árvores nativas nos próximos 20 anos.

 

O Programa Abasteça Consciente anunciado hoje estará disponível a todos os clientes VW em alguns meses.

Stellantis continua a liderar os maiores mercados da América do Sul. De janeiro a agosto, a empresa acumula mais de 402 mil unidades vendidas no Brasil

 

Fiat Nova Strada é o veículo mais vendido no Brasil

De janeiro a agosto, deste ano, a  Stellantis acumula mais de 402 mil unidades vendidas no Brasil, e continua a liderar os maiores mercados da América do Sul.  com uma participação de 33% do mercado. Superou as 87 mil unidades registradas na Argentina, com 32,7% de market share, e se mantém à frente do mercado chileno, com mais de 31,8 mil unidades e 10,75% de participação.

BRASIL

Fiat aumenta vantagem na liderança do mercado

A Fiat encerrou o mês de agosto com ganho de market share, aumento de vendas e expansão da liderança do mercado brasileiro. Foram 44.252 unidades emplacadas, 22,7% de market share e crescimento de 1.7 p.p. em relação ao mês anterior. Além disso, a marca emplacou três modelos dentre os 10 mais vendidos e a Nova Strada alcançou um grande marco histórico: além de ser o veículo mais vendido do País, a picape ainda atingiu seu maior market share desde que sua nova geração foi lançada, em junho de 2020, com 7,3% e 14.157 unidades emplacadas.

No acumulado de 2022, a Fiat segue se destacando. Com o desempenho obtido em agosto, a marca ampliou a sua liderança de mercado, com 21,9% de market share e mais de 267 mil unidades emplacadas. Além disso, a Fiat segue superando sua melhor performance anual dos últimos 10 anos. A Nova Strada mantém a liderança do mercado brasileiro no período, com 76.102 veículos emplacados desde janeiro.

Jeep Renegade já vendeu meio milhão de unidades

Jeep mantém a liderança entre SUVs

A marca Jeep encerrou o mês de agosto na liderança do segmento de SUVs, com mais de 12 mil unidades emplacadas. No mesmo mês em que comemorou um ano do lançamento do Commander, o modelo alcançou seu melhor resultado de vendas, com 2.338 emplacamentos no mês. A Jeep comemorou ainda a marca de 500 mil unidades produzidas do Renegade.

A marca seguiu na liderança absoluta entre os SUVs também no acumulado do ano. Em 2022, foram emplacados até o momento 88.128 modelos da marca, o que representa a liderança entre os SUVs, com 20,2% de participação no segmento. Considerando o mercado total, a participação da Jeep está em 7,2% nos primeiros oito meses do ano.

O Peugeot 208 vem registrando sensível aumento de vendas 

Peugeot mantém ritmo acelerado

A Peugeot continua alcançando resultados acima da média do mercado no segundo semestre de 2022. Entre os meses de janeiro e agosto, a marca registrou 29.513 unidades emplacadas, um crescimento de 69% em relação a igual período do ano passado e um market share de 2,4%. Esses números colocam a Peugeot como líder em crescimento.

O destaque da marca foi o Peugeot 208, que desde o mês de junho vem registrando resultados expressivos no segmento. No acumulado do ano, foram 20.710 unidades comercializadas. O sucesso das vendas do 208 se deve à nova motorização 1.0 Firefly, que passou a equipar o hatch desde maio. A venda do modelo com o motor inédito representa, até o momento, 25% do volume total dos 208 comercializados.

Novo Citroën C3 vem puxando as vendas da marca

Citroën comemora crescimento no ano

Em um mês especial para a Citroën, devido ao lançamento do Novo C3, a marca comemorou aumentos significativos tanto nas suas vendas quanto na participação de mercado. Entre janeiro e agosto de 2022, a Citroën cresceu 14%, com 15.652 emplacamentos.

A majestosa RAM já vendeu mais de 22.100 picapes

Segundo melhor mês da Ram

Pelo segundo mês consecutivo, a marca Ram emplacou mais de 500 unidades em agosto, que representou o segundo melhor mês da marca no ano. As vendas acumuladas desde janeiro já superam as 2,1 mil unidades.

ARGENTINA

Fiat Cronos é o modelo mais vendido na Argentina

Em agosto, a Stellantis alcança recorde de produção na Argentina

Durante o mês de agosto, a produção da Stellantis na Argentina superou a marca de 15 mil unidades, com um volume de exportação de 60%. A planta industrial de Córboba alcançou seu máximo nível de produção desde o lançamento do Fiat Cronos, enquanto a planta de El Palomar teve seu melhor resultado desde 2014.


No acumulado do ano, a Stellantis continua a liderar o mercado argentino. As vendas superaram as 87 mil unidades entre janeiro e agosto, com uma participação de mercado de 32,7%. Os dois modelos mais vendidos na Argentina são o Fiat Cronos (28.771 unidades) e o Peugeot 208 (18.162). A Stellantis também liderou o segmento de SUVs, com mais de 18 mil unidades vendidas.

As marcas Peugeot (+40%), Citroën (+29,2%) e Fiat (+15%) são as que mais cresceram neste ano no mercado argentino em relação ao ano anterior.

CHILE


Peugeot é a marca da Stellantis mais vendida no Chile. Na foto, o novo 308

Liderança no Chile

A Stellantis mantém a liderança no Chile no acumulado do ano, com 31,8 mil unidades comercializadas de janeiro a agosto, o equivalente a 10,75% de participação de mercado. A marca mais vendida da empresa é a Peugeot, com 13,8 mil unidades e 4,65% de market share, seguida pela Ram, com 5,3 mil unidades e 1,79% de participação. A seguir vêm as marcas Citroën (5,2 mil e 1,75%), Opel (2,9 mil e 1%), Jeep (2,4 mil, 0,82%), Fiat (1,67 mil e 0,56%) e DS, que se destaca no segmento premium, com 375 unidades vendidas.

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