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quarta-feira, 19 de abril de 2023

Compagas e Scania anunciam parceria para impulsionar GNV e biometano em veículos pesados. Ações já em andamento visam demonstrar a eficiência e a tecnologia dos veículos e desenvolver rotas para que ônibus e caminhões possam rodar com o gás natural ou biometano no Paraná

Gustavo Bonini (Scania) assina o contrato de parceria com a Compagas


São Paulo, 19 de abril de 2023 A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a fabricante Scania estão unidas com o objetivo de impulsionar o uso do Gás Natural Veicular (GNV) e do biometano em veículos pesados. A parceria foi consolidada durante a participação das empresas no 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontece de 18 a 20 de abril em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. Durante o anúncio oficial, as empresas ressaltaram a importância do trabalho conjunto para a implantação de projetos que permitam o desenvolvimento do uso do gás para o transporte pesado, incluindo ônibus e caminhões, e a estruturação de Corredores Azuis para que esses veículos possam rodar com um combustível mais eficiente e sustentável. 

“Os projetos ligados à mobilidade sustentável colocam o Paraná em um movimento de destaque nacional. O gás natural é uma energia verde e colabora para a transição energética com menor emissão de poluentes e melhor competitividade. Além disso, há de se destacar a disponibilidade da tecnologia da Scania para adoção imediata pelas frotas e empresas, o que representa ganhos ambientais e operacionais também imediatos. O gás natural e o biometano são os combustíveis para a sustentabilidade do presente”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.  

Scania a gás R410-2

“A parceria da Scania com a Compagas celebra mais um passo importante para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros. É necessário que o máximo de agentes possíveis estejam engajados à essa urgência, de não dependência ao diesel, e estimule o mercado para atender a essa demanda. Nós estamos atuando em várias frentes para que o biometano se torne cada vez mais uma opção não apenas viável, mas real, assim como aconteceu com o etanol para os automóveis”, destaca Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania. 

Diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr, assina o contrato de parceria com a Scania

Entre os projetos conduzidos pelas duas empresas está a demonstração do ônibus 100% a gás natural que integra o transporte coletivo urbano de Curitiba e Região Metropolitana. Durante todo o mês de março, o veículo percorreu um trajeto de mais de 280 quilômetros por dia entre a capital paranaense e o município vizinho, São José dos Pinhais. A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural, realizado pela Compagas e pela Scania, em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado.  

Nesta segunda-feira (17/4), uma ação similar foi iniciada pela Compagas e pela Scania com a Prefeitura de Curitiba. O objetivo da iniciativa é executar a demonstração do veículo movido a GNV e certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes para integrar esse tipo de carro nas frotas do transporte público do Paraná. “Queremos mostrar que a substituição de veículos movidos a diesel por gás natural ou biometano contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, diz Lamastra. As empresas irão realizar a demonstração do veículo a gás também nos municípios de Londrina e Ponta Grossa. 

Legenda: Diretor de Administração e Finanças Vitor Hillo (Compagas), Paulo Genezini (gerente de Sustentabilidade da Scania), diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr, Gustavo Bonini (Scania) e o diretor técnico-comercial, Fábio Eduardo Morgado (Compagas).

Outro projeto que está no centro desta parceria são os Corredores Azuis, iniciativa que é realidade no Paraná e em diversos Estados do país. O propósito comum é o desenvolvimento de pontos de abastecimento de GNV adequados e adaptados para veículos pesados (caminhões e ônibus) nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa e a consequente ampliação do número de veículos que utilizam a tecnologia para suas viagens. 

No Estado, a Compagas atende a cinco postos localizados na Região Metropolitana de Curitiba que já atuam no abastecimento destes veículos e, ainda em 2023, a previsão é que comece a operar, na cidade de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, o primeiro posto projetado com infraestrutura exclusiva para o abastecimento a gás de veículos pesados. “Nosso foco é o escoamento da produção agrícola do interior do Paraná ao Porto de Paranaguá”, destaca Lamastra. 

Para a Scania, a evolução da infraestrutura permite o crescimento do uso da tecnologia nas estradas do país. “Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento”, explica Bonini. “São ações de parcerias como esta que precisamos para avançar, inovar e oferecer soluções para que outras empresas também superem suas metas. Nossa expectativa é que os corredores sustentáveis se desenvolvam e o biometano se consolide como alternativa viável”, completa. 

Sobre os veículos a gás
Abastecidos com gás natural e/ou biometano, os veículos pesados se destacam no aspecto sustentabilidade, pois contam com uma redução significativa na emissão de carbono. Em relação ao diesel, estima-se que o gás natural reduza a emissão de CO2 em até 20%, enquanto o biometano alcança uma redução de até 90%. O abastecimento com gás natural ou biometano também tem vantagens para a saúde da população, pois são combustíveis que atuam para a diminuição da poluição local. Quando comparado ao diesel, a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes. 

Os modelos têm motor do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante aos similares a diesel, além de serem mais silenciosos. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo do implemento (caminhão) ou da carroceria (ônibus). Neste momento, são ideais para o ‘Aqui e Agora’ no país, pois se enquadram nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental.

 Para mais informações sobre a Scania acesse o site oficial ou a revista Jornada 

Sobre a Scania

A Scania é líder mundial em soluções de transporte e uma das principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia. Junto com parceiros e clientes, está liderando a mudança para um sistema de transporte e logística mais sustentável. Com presença em mais de 100 países, fundada em 1891, conta com 54 mil colaboradores ao redor do mundo. Possui linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2021, foram entregues globalmente 85,930 caminhões, 4.436 ônibus e 11.786 motores. A receita líquida da Scania alcançou mais de 146 bilhões de coroas suecas, sendo mais de 20% relacionados a serviços. A Scania faz parte do Grupo TRATON.
 

Feriado Tiradentes: Ainda dá tempo de viajar para Paraty



Governador Valadares inaugura sua primeira loja da Azul Viagens

A equipe da Azul Viagens que atua na nova loja mineira

São Paulo, 19 de abril de 2023 – A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, inaugurou sua nova loja em Governador Valadares, em Minas Gerais. Essa é a 12º lojas da Azul Viagens no estado de Minas Gerais, que já conta com lojas Belo Horizonte, Divinópolis, Uberlândia, Uberaba, Betim, Contagem, Araxá e Sete Lagoas, que é a mais recente, inaugurada no mês de março. 

 

A cidade de Governador Valadares está situada no Vale do Rio Doce e fica a 320Km de Belo Horizonte, considerada a maior cidade da região leste de Minas Gerais. A Azul tem 2 operações diárias diretas do aeroporto de Governador Valadares para a capital mineira, de onde é possível ligar Clientes a destinos em todo o Brasil, visto que a Azul é a companhia aérea com o maior número de voos e cidades atendidas no país.   




Do BH Airport, os clientes também podem voar internacionalmente como Fort Lauderdale, Orlando e um dos mais novos destinos da companhia, Curaçao, que possui voo direto saindo de Confins. A Azul Viagens possui pacotes disponíveis para esses locais, que podem ser adquiridos pelo site, ou nas lojas físicas, incluindo a de Governador Valadares.   

 

De acordo com Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens, com a nova loja, a Azul Viagens pretende expandir sua presença em Minas Gerais, além de oferecer mais um ponto de atendimento para os Clientes. “Ampliar a presença do estado, ainda mais em uma cidade grande e forte para a população mineira, é mais uma conquista que obtivemos. Estamos muito felizes e queremos crescer ainda mais na região, trazendo o melhor serviço possível aos Clientes por meio de todos os produtos que a Azul Viagens oferece”, destaca.    

 

SERVIÇO  

Endereço da loja: Rua Belo Horizonte,479 – Centro – CEP: 35.010.050 – Governador Valadares/MG  

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 09h às 18h30 e Sábado das 09h às 12h30.   

 

terça-feira, 18 de abril de 2023

Ford Mustang comemora o oitavo ano como cupê esportivo mais vendido do mundo. No dia em que completa 59 anos, o esportivo somou mais um ano no seu histórico de liderança global do segmento. O novo Mustang de sétima geração será lançado este ano nos EUA com o motor V8 mais potente de todos os tempos. O Mustang Mach-E, SUV elétrico da família, já atingiu a produção de 150.000 unidades e este ano chega também ao Brasil



O Ford Mustang comemora hoje seu 59º aniversário e foi confirmado como o cupê esportivo mais vendido do mundo pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com dados da Ford e da S&P Global Mobility. Essa análise inclui registros de governos e outras fontes que capturam 95% do volume global de veículos novos em mais de 80 países.

“Estamos orgulhosos da família Mustang, do que ela representa para a Ford e especialmente para os seus apaixonados proprietários e fãs”, diz Dave Bozeman, vice-presidente de veículos para entusiastas da Ford Blue.

Segundo dados da Ford, os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado do Mustang, com 78% das vendas globais. Outros mercados onde o esportivo teve crescimento nas vendas em 2022 incluem a Alemanha, com alta de 17,0%, Grã-Bretanha (14,4%), Suíça (14,9%) e Oriente Médio (7,4%). No Brasil, onde foi lançado em 2018, o Mustang soma mais de 2.500 emplacamentos e hoje é representado pela versão especial Mach 1.

Nova geração

O novo Ford Mustang 2024 de sétima geração começa a ser vendido em meados deste ano na América do Norte, para depois chegar a mais de 100 mercados ao redor do mundo. Ele inaugura mais um capítulo na história do ícone, avançando no estilo, no som e na tecnologia que contribuem para torná-lo um dos carros mais desejados do mundo.

Na motorização, o novo Mustang traz o Coyote V8 5.0 mais potente de todos os tempos. Além disso, tem o novo recurso Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro, e um novo freio eletrônico de “drift” capaz de transformar rapidamente um novato em um profissional de derrapagem.

O Mustang Dark Horse, primeira versão de performance da linha desde o lançamento do Mustang Bullitt, em 2001, será a nova referência em desempenho nas ruas e nas pistas, com visual sinistro e o motor V8 5.0 mais potente de todos os tempos, especialmente modificado para gerar mais de 500 cv.

O Mustang Mach-E, SUV elétrico da família, agora está disponível em 39 países, com o recente lançamento em Taiwan e na Austrália. Este ano, ele chega também ao Brasil. A Ford comemorou a produção de 150.000 Mustangs Mach-E em menos de dois anos após o lançamento, um marco significativo dentro do plano da empresa de aumentar a produção de veículos elétricos para 600.000 unidades/ano até o final de 2023 e para mais de 2 milhões até 2026.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Organização do I Congresso Febtur comemora amplo apoio de gestores e do trade turístico ao evento

Em reunião com o Governador em exercício Geraldo Júnior e o secretário de Turismo da Bahia Mauricio Bacellar, Gorgônio Loureiro e Heloisa Braga agradeceram todo apoio para a realização do Congresso 

 

“Salvador é uma cidade inclusiva nos seus diversos aspectos culturais, que repercutem diretamente no turismo, e essa inclusão tão diversificada precisa ser mostrada para os jornalistas que aqui estarão e é por isso que estamos apoiando este evento sem restrições.” Com estas palavras, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, traz uma visão de ‘inclusão’ para ser debatida durante o I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

A Prefeitura de Salvador, via Secretaria de Cultura (Secult), é uma das apoiadoras deste grande evento, além da parceria com o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Turismo (Setur/BA).

A lista de parcerias também inclui entidades reconhecidas por apoiar as boas iniciativas dos jornalistas de turismo voltadas ao desenvolvimento do turismo: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), por meio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), o Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/BA). 




O Congresso Febtur será realizado no Salão Mário Cravo, na Casa do Comércio - Fecomércio, em Salvador, de 1º a 3 de junho. A escolha do local é em razão de sua estrutura moderna e acessível, além de estar situada em uma região privilegiada da capital baiana.

Com o objetivo de debater e discutir temas relevantes para a área de turismo, o evento reunirá jornalistas, comunicadores, gestores públicos, empresários, pesquisadores e estudantes. Será uma programação intensa, com mesas-redondas, palestras e atividades culturais.

Gorgônio Loureiro e Heloisa Braga, reunidos com a sub-secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Rafaela Pondé, o diretor de Turismo Geraldo Magalhães e José Iglesias, presidente da Associação do Centro Histórico

Segundo o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, o apoio recebido do trade turístico da Bahia e dos governantes do Estado e do município de Salvador é de extrema importância para a realização do Congresso. “Com a participação desses atores, o evento ganha maior visibilidade e voz, além de se tornar acessível a um público mais amplo”, diz Gorgônio ressaltando ainda que o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, também está empenhado em atender as solicitações, para que este seja um Congresso de alta qualidade.   

De acordo com Heloisa Braga, presidente da Febtur Bahia, organizadora do evento, estes apoios demonstram a importância do congresso para a área de comunicação do turismo. “Estamos muito felizes com os apoios que estamos recebendo. Isso mostra que o nosso evento é relevante e está alinhado com as demandas do setor. Esperamos que o Congresso seja um sucesso e que possamos contribuir para o fortalecimento do turismo no Brasil”, declara. 

O I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo será realizado entre 1º e 3 de junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

Ascom Febtur


 

 


Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Geração Z impulsiona turismo

A pandemia impactou em vários aspectos em todo o mundo e não poderia ser diferente no cenário do turismo nacional. Recentemente, uma pesquisa encomendada pelo Google apontou que o número de pessoas que buscam viajar neste ano cresceu 10%, se comparado ao ano de 2019. O dado é representado por brasileiros que antes da pandemia não tinham o hábito de viajar. 

A mesma pesquisa mostrou que a maior parte dos turistas, cerca de 28% são da Geração Z, aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010. Esta geração é conhecida por ter nascido no meio tecnológico. Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), os dados evidenciam um novo perfil de viajante, que deve manter-se em crescimento ao longo dos próximos anos.  Os destinos com até 250 km de distância de quem quer viajar também cresceram no primeiro trimestre de 2023, bem como as viagens por vias terrestres. As buscas por rotas de até 250 km cresceram 156%, em comparação ao mesmo período de 2022. Na contramão, os trajetos com mais de 3.500 km caíram 77%. As classes C, D e E também ajudaram no reaquecimento do setor. O estudo estimou que quatro em cada cinco novos viajantes, ou 82%, pertencem a estes grupos socioeconômicos, sendo eles, em sua maioria, moradores das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 

“Os mais jovens se viram reclusos por causa de uma crise de saúde mundial. No auge da maioridade, é natural que tenham interesse em recuperar o tempo perdido. Os brasileiros, como um todo, estão buscando reaver os anos que ficaram sem turistar no próprio país, que, aliás, é riquíssimo em atividades turísticas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. 

Diamantina movimenta Vesperata

O público assiste as apresentações musicais realizadas nas janelas dos casarões

As construções que compõem a atual Casa da Glória são de épocas e estilos diferentes. O edifício principal ou bloco II (á direita de quem sobe a Rua da Glória) São de construção setecentista cuja data exata não é conhecida. Acredita-se que a Casa foi construída entre 1775 e 1800. Não se sabe ao certo o responsável pela obra, mas acredita-se que tenha sido Manuel Viana, marido de Dona Josefa Maria da Glória que residiu na casa até 1813, daí­ provindo a denominação Casa da Glória.

Diamantina está a 300 Km de Belo Horizonte, conta com voos da Azul partindo de BH, A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX. Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

A programação para os próximos meses da Vesperata: maio: 06, 20 e 27; junho: 03 e 17; julho: 01, 15 e 29; agosto: 05, 19 e 26; setembro: 16 e 30 e outubro: 07 e 21. Consulte As vesperatas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

O mercado de Diamantina no centro da cidade, é uma das atrações turísticas


Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local. A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário. Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.
Cada apresentação reúne mais de mil pessoas. A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas. Consulte seu agente de viagem para o pacote para a Vesperata e passeios por Diamantina.

Polêmica da isenção de visto

Representante do Ministério das Relações Exteriores afirmou em audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados que o Brasil vai adotar o princípio da reciprocidade na exigência de visto e argumentou que a isenção do documento não aumentou o turismo no Brasil. Ouvido no dia 12 de abril, pelos deputados, o embaixador Leonardo Luís Fernandes ressaltou ainda que o decreto que suspendeu a necessidade de visto era temporário. A partir de outubro, o Brasil voltará a seguir o princípio da reciprocidade, ou seja, isentará de visto apenas os países que também não exigirem o visto dos brasileiros.

Leonardo Luís Fernandes afirmou que a isenção de visto não gerou aumento significativo nas viagens de turismo. O acréscimo, segundo ele, foi de apenas 4%. “Os turistas desses países estão acostumados a viajar para países e destinos com visto. Se o visto fosse um impeditivo intransponível, não haveria explicação do porquê a China recebe quase 6 vezes mais turistas do que o Brasil. Uma viagem para o Brasil é mais curta, mais rápida e mais barata”, comparou.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, no entanto, argumentou que, por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível analisar o impacto real da isenção dos vistos na indústria do turismo. Mesmo assim, ele ressaltou que os dados entre julho de 2019 e fevereiro de 2020 mostram bons resultados. “Neste curto período, o Brasil recebeu 80 mil passageiros a mais do que no mesmo período do ano anterior, vindos desses países. O ingresso de recursos chegou a R$ 328 milhões, espalhados por praticamente todos os estados brasileiros”, disse Sanovicz.

O embaixador Leonardo Luís Fernandes disse que o Brasil facilitará a obtenção do visto. “Nacionais desses países não serão submetidos às mesmas exigências a que brasileiros são submetidos”, disse Fernandes, adiantando que o Itamaraty voltará a adotar a expedição de vistos eletrônicos (que vigorava até a isenção temporária). Esse processo é feito 100% de maneira remota, pela internet ou pelo telefone.

Mas, para o deputado Bibo Nunes (PL-RS), que pediu a realização do debate, é necessário que o estímulo ao turismo vá além da facilitação do visto. “Quando se fala que pessoas ficam horas na fila esperando por um visto, é que vale a pena ir para aquele país, porque tem segurança, atrativo, infraestrutura. Ao passo que, se eu não tiver nada a oferecer, não adianta dizer tá aqui toda a facilidade, mas não tem o que oferecer”, comparou.

Cruzeiros As associações de cruzeiros e de secretários municipais de turismo defenderam a manutenção da isenção dos vistos. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, também demonstrou preocupação com os custos do processo e sugeriu que turistas e tripulantes de cruzeiros que viajam a trabalho paguem um valor reduzido. Ferraz reclamou ainda da burocracia para tirar o visto para tripulantes estrangeiros e pediu que eles sejam incluídos entre os turistas que podem tirar o visto eletrônico.

Já o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Alexandre Pereira, considerou a decisão do Itamaraty um contrassenso político. O fim da isenção, segundo ele, vai na contramão do que o presidente Lula tem feito para tentar reinserir o Brasil no cenário mundial, como a viagem que ele está fazendo à China nestes dias. “Em vez de tomarmos a decisão de rever os vistos, nós tínhamos que montar uma estratégia com a Embratur para esses quatro países [Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão]”, sugeriu Pereira.

Arena MRV movimenta o turismo

O Hotel Intercity BH Expo, o maior da rede Intercity Hotels a nível Brasil, tem completa infraestrutura de serviços e está estrategicamente localizado, perto do Expominas, Parque da Gameleira e da Arena MRV, novo estádio do Atlético, inaugurado dia 15 de abril, que tem capacidade para 46 mil pessoas, além dos jogos a Arena MRV terá shows nacionais e internacionais, além de outros eventos que podem ser realizados na Arena mais moderna tecnológica da América do Sul.

 A capital mineira tem apresentado crescimento em realização de eventos e negócios aumentando a ocupação do trade hoteleiro. A taxa média do hotel Intercity BH Expo está com cerca de 55% de ocupação média, registrada nesse primeiro trimestre de 2023. Os eventos estão voltando a todo o vapor e a área de turismo corporativo vem crescente de maneira sustentável.

Rodrigo Cançado, diretor do Hotel Intercity BH Expo


O Intercity BH Expo tem sentido a retomada dos negócios em hospedagens, eventos e gastronomia. O diretor do Intercity BH Expo é Rodrigo Cançado, dentre eles o Intercity BH Expo, que conta com 281 apartamentos, com a acessibilidade de apartamentos para portadores de necessidades especiais, o hotel oferece serviço de espaço fitness completo e business center.

 A estrutura de lazer conta com piscina de raia aquecida coberta, jacuzzi, lobby bar e restaurante, salões para eventos, reuniões, simpósios, seminários empresariais.

Café no Connection Terroirs



Os segredos de produção, divulgação e competitividade dos cafés mais famosos e desejados do mundo estarão na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. O evento apresentará, de 17 a 21 de maio, em Gramado, os segredos que fazem da Colômbia uma das maiores potências mundiais no assunto.

Em território brasileiro, a conexão será com café do Cerrado Mineiro, que é a primeira área de plantio brasileira com denominação de origem (D.O) para o cultivo de cafés com alta tecnologia. Assim, o evento irá conectar o Brasil com a Colômbia através das diferentes associações relacionadas ao mesmo produto, promovendo o turismo por meio de experiências e contrastes culturais.


Marcos Geraldo Alves

Estarão no palco destacando todo o processo do terroir do café Marcos Geraldo Alves, gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, na Região do Cerrado Mineiro, e Marcelo Urtado, produtor rural, cafeicultor e presidente do Consórcio Cerrado das Águas.

Nicolás Casasfranco

Da Colômbia, Nicolás Casasfranco, cônsul comercial do país, vai destacar as relações e desenvolvimento de negócios internacionais da iguaria. O painel “Produto e Território - estratégia competitiva para alcançar os mais exigentes mercados mundiais” será apresentado no Palácio dos Festivais.


Marcelo Urtado 

Sobre o Connection Terroirs do Brasil-O evento vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais.


Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. O evento é uma realização da Rossi & Zorzanello e tem como correalizador o Sebrae RS. Mais informações e inscrições no site: https://www.connectionexperience.com.br.

 

Informações para a coluna envie para

@sergiomoreira63   

sergio51moreira@bol.com.br

Conexão com a Espanha vai debater o tema “Quando o Produto se torna destino” na 6ª edição do Connection. Produtos com Indicação Geográfica de Bento Gonçalves, Gramado e Vale do Jequitinhonha são cases de palestra



A Espanha é o segundo país mais visitado do mundo. Sendo o preferido dos turistas não somente pela sua riqueza cultural, mas também pela sua culinária diversificada, que conquista o paladar dos visitantes. Fato este, que torna o produto um destino turístico, uma vez que atrai milhares de viajantes anualmente que desejam ter a experiência gastronômica.

Este será o tema que conectará o Brasil com a Espanha na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil, que tem a correalização do Sebrae RS. A espanhola Maria Elvira Viedma, gerente de marketing e relações públicas do escritório de turismo da Embaixada da Espanha, de São Paulo, será a responsável por essa conexão. Este painel apresentará potenciais de mercado dos produtos de origem, por meio das iguarias: Chocolate, vinhos, jamón espanhol, azeite de oliva e artesanato.

O evento acontecerá de 17 a 21 de maio, em Gramado, e promoverá a interação do segmento turístico com outros setores econômicos por meio de experiências sensoriais.

O painel, “Quando o Produto se Torna Destino”, também terá como palestrantes a empresária Deborah Villas Boas, sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola; Augusto Luz, presidente da Achoco (Associação dos Chocolateiros de Gramado) e CEO do Chocolate Lugano; Julian Rodrigues, responsável pela microrregião Chapada de Minas, Sebrae MG e a artesã Anísia Lima de Souza, do Vale do Jequitinhonha MG. A palestra será mediada por Amanda Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae RS.


Sobre o Connection Terroirs do Brasil

O evento vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais.

Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. O evento é uma realização da Rossi & Zorzanello e tem como correalizador o Sebrae RS. Mais informações e inscrições no site: https://www.connectionexperience.com.br.

Fotos divulgação





domingo, 16 de abril de 2023

Mais desempenho e maior eficiência: conheça o novo sistema de propulsão para a família ID. Trem de força tem significativamente mais potência e mais torque;


Wolfsburg (Alemanha) -- A próxima geração do sistema propulsivo da família ID. está sendo lançada. Com o novo sistema APP550, com tração traseira, a família de modelos elétricos da Volkswagen receberá uma unidade de força completamente nova, que irá proporcionar aos modelos ID. maior desempenho combinado a maior eficiência. Assim, a família ID. será beneficiada tanto em termos de potência como maior autonomia. A Volkswagen planeja entregar os primeiros veículos com a nova geração de trem de força numa versão de 210 kW (286 cv) a partir do final do ano.

 

A base para o design do novo sistema de propulsão continua sendo a arquitetura modular elétrica (MEB), plataforma da Volkswagen especificamente desenvolvida para modelos elétricos. Karsten Bennewitz, Head de Powertrain e Sistemas de Energia em Desenvolvimento, explica: "Como o espaço disponível não mudou, tivemos que desenvolver um novo trem de força que atinge significativas melhorias de performance e eficiência apesar de estar sujeito às mesmas restrições. Foi um grande desafio para a equipe do Desenvolvimento Técnico e Componentes do Grupo. O resultado mostra que conseguimos diminuir o uso de matérias primas e, ao mesmo tempo, obter um considerável aumento na eficiência do veículo."
 

 

Maior potência e significativamente mais torque
 

O novo trem de força tem potência de 210 kW (286 cv) e torque máximo em torno de 550 Nm (56,0 kgfm), dependendo da relação de engrenagens do veículo. O maior torque, em especial, permite um desenvolvimento de potência superior, tanto na arrancada como em altas velocidades. O novo trem de força elétrico APP550 alcança alto torque graças a um estator aperfeiçoado com maior número efetivo de espirais e fios com maior seção transversal. Por sua parte, o rotor é equipado com imãs permanentes mais fortes, com maior capacidade de carga. O sistema também foi reforçado para suportar o considerável aumento do torque gerado.
 

Inversor gera alta corrente
 

A corrente elétrica é fator decisivo para a potência de um trem de força elétrico. Por isso, sendo mais um componente importante, o inversor foi desenvolvido para conseguir fornecer as altas correntes de fase necessárias para maior torque e eficiência. Ele age como uma espécie cérebro controlador do trem de força, cujo software funcional assegura processos de sistema eficientes. Isso se aplica às frequências de relógio e aos métodos de modulação para geração de corrente alternada para o motor elétrico de propulsão, por exemplo. Dessa forma, o motor de propulsão funciona com mais eficiência, dependendo da fase de carga.

 

Gerenciamento térmico otimizado com arrefecimento inteligente
 

Para aumentar a eficiência da propulsão elétrica, a Volkswagen otimizou vários componentes do trem de força, inclusive o sistema de gerenciamento térmico. Dessa maneira, o novo trem de força traz um sistema de arrefecimento sem bomba elétrica, que economiza energia. O sistema consegue resfriar através das engrenagens da caixa de redução e componente especialmente configurados para fornecimento e distribuição do óleo. O óleo aquecido é resfriado pelo circuito de resfriamento do veículo, que mantém o trem de força na temperatura correta de operação. O exterior do estator é equipado com um dissipador de calor a água.
 

Volkswagen Kassel é o centro produtor do trem de força elétrico
 

O sistema propulsivo com caixa de engrenagens, rotor e estator, será produzido na fábrica da Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha. Alexander Krick, Head de Desenvolvimento de Propulsão Elétrica, Power Electronics e Transmissão na Group Components, comenta: "Já estamos desenvolvendo motores elétricos e suas caixas de redução há 15 anos. Faz mais de 10 anos, também, que os produzimos em nossas instalações". Inovações de produtos e processos no motor elétrico de propulsão e na caixa de engrenagens resultam num significativo aumento de eficiência e desempenho. Krick ainda ressalta: "Com base em nossos muitos anos de experiência, otimizamos todo o sistema através de, entre outras coisas, o uso de chapas de aço especiais e processos de usinagem customizados. Assim, conseguimos aumentar a eficiência de forma significativa."

Nissan Frontier é reconhecida como a picape média mais segura pelo CESVI Argentina. Modelo obteve a melhor nota de segurança na nova edição do prêmio da revista ‘Crash Test’, promovido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária

 

Buenos Aires – A Nissan Frontier recebeu o reconhecimento "AUTO MAIS SEGURO 2022na categoria Picape Média do Prêmio CRASH TEST, que destaca a segurança dos veículos na Argentina.

"É motivo de orgulho para todos nós da Nissan América do Sul que um veículo produzido na região tenha obtido, em um ano de lançamento, excelentes resultados comerciais e também seja reconhecido com um prêmio tão importante. A Nissan Frontier faz parte da transformação que a empresa vem realizando em nossa região desde 2018, quando lançamos este projeto industrial voltado para os mercados latino-americanos, que se consolida ano após ano, a cada novo anúncio. É um grande reconhecimento da qualidade de nossos colaboradores e da fabricação da Nissan que se reflete em nossos produtos", afirmou Guy Rodríguez, Presidente e Diretor Geral da Nissan América do Sul.

Este é o quarto prêmio conquistado pela picape produzida em Córdoba, na Argentina, desde sua renovação em abril de 2022, que, além de abastecer o mercado interno, é exportada para três países: Brasil, Chile e Colômbia. Atrelado a isso, no ano passado, a Nissan anunciou o segundo turno de produção com a consequente geração de empregos na fábrica de Santa Isabel, onde é fabricada a picape.

A 16ª edição do Crash Test Awards, organizado pelo CESVI ARGENTINA, distinguiu os modelos lançados em 2022 em diferentes segmentos. Os veículos devem superar 35 pontos do Índice de Segurança e são exaustivamente avaliados no laboratório de experimentação do centro. O protocolo para determinação do Índice de Segurança Veicular contempla 225 itens, divididos em dois grandes grupos: Segurança Passiva e Segurança Ativa.



Para a Nissan, em linha com a sua visão Ambition 2030, a segurança é um fator fundamental. Por isso, a empresa foca cada projeto na integração de tecnologias que lhe permitam crescer, pensando em um futuro zero emissões e zero fatalidades.

A picape Nissan Frontier conta com um pacote de equipamentos de segurança e conforto acima da média do segmento, que fazem parte da visão Nissan Intelligent Mobility. Entre as tecnologias integradas está o conjunto que compõe o Nissan Safety Shield, um escudo de segurança para o veículo, que ajuda a proteger o motorista e os passageiros de possíveis riscos.

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