Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

BYD SEAL chega a 70 unidades vendidas em 24 horas e já é o sexto automóvel elétrico mais vendido no mercado brasileiro. Custa R$ 296.800

No primeiro dia de venda, o BYD SEAL alcançou 70 unidades
comercializadas pela rede de concessionárias BYD


São Paulo, 1/9/2023 - O sucesso no lançamento do BYD Seal onde mais de 300 convidados lotaram o Rooftop 033 em São Paulo na noite da última quarta-feira (30/08), se refletiu em vendas no primeiro dia. Foram 70 unidades comercializadas nas concessionárias de todo o país em 24 horas, o que equivale a um carro vendido a cada 20 minutos. Se levarmos em conta o ranking mensal de emplacamentos de carros elétricos da ABVE do mês de julho, o Seal ocuparia a sexta colocação com apenas um dia de vendas.

 

O BYD SEAL é um sport coupé 100% elétrico inovador, tecnológico e muito potente. São 531 cavalos e capacidade de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Sua autonomia chega a 520 km. Seu preço especial de lançamento do modelo é de R$ 296.800,00.

 

O BYD SEAL é o primeiro veículo da marca a implementar a tecnologia inovadora Cell-to-Body (CTB), onde a bateria faz parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança, além de mais eficiência do espaço.

 

BYD já é a décima maior marca de carros do mundo

Apenas no mês de agosto, a BYD vendeu 274.386 veículos de energia limpa (elétricos e híbridos) em todo o mundo. O número representa um crescimento de 57,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. 


Pelo segundo mês seguido, a greentech supera a marca de 250.000 unidades comercializadas. A greentech foi a primeira montadora do mundo a deixar de produzir carros somente a combustão em março do ano passado.

 

No primeiro semestre deste ano, a BYD vendeu 1.255.600 veículos de energia limpa, representando um experessivo crescimento anual de 94,25%. Esses números consolidam a posição da BYD como líder mundial na venda de carros elétricos e híbridos. Além disso, pela primeira vez, a BYD conquistou um lugar no Top 10 Global Rankings of Automobile Sales.

 

BYD Dolphin, lançado no fim de junho, se tornou um modelo de grande sucesso no Brasil

 

A BYD dominou com sucesso as principais tecnologias da cadeia da indústria de veículos de nova energia, incluindo baterias, motores e sistemas de controle eletrônico. Com uma gama de tecnologias como a bateria Blade, DM-i Super Hybrid, e-Platform 3.0, tecnologia CTB (cell-to-body), plataforma de tecnologia e4 e BYD DiSus Intelligent Body Control System, a empresa desenvolveu soluções tecnológicas inovadoras e cada vez mais se posiciona na vanguarda da evolução de mobilidade verde.

 

No mercado brasileiro, a BYD supera a cada mês o número de vendas. O Dolphin, lançado no fim de junho, já vendeu mais de 4.000 unidades em apenas dois meses no mercado, um recorde absoluto na história dos veículos elétricos no país.

Fábrica brasileira da Gilbarco Veeder-Root é elevada à categoria de fabricante global da marca que passa a exportar para diversos países, iniciando pelos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.

Dave Coombe, presidente Global de Fueling Solutions para Gilbarco Veeder-Root e Bruno Rosas, presidente da marca para a América Latina

O anúncio oficial foi feito durante encontro entre Dave Coombe, presidente Global de Fueling Solutions para Gilbarco Veeder-Root e Bruno Rosas, presidente da marca para a América Latina. A iniciativa é parte da política de ESG - em português, Ambiental, Social e Governança - da Vontier – organização a qual a Gilbarco Veeder-Root pertence, particularmente no que diz respeito às metas mundiais de descarbonização com as quais está comprometida: maior eficiência de produção com padrões sustentáveis, em pontos estratégicos do planeta.

Considerando estes parâmetros, a fábrica brasileira – premiada como a melhor do mundo, dentro do grupo Vontier em 2022 – é uma escolha natural. Não só pela sua proximidade com a Europa e com os Estados Unidos, mas principalmente pelas suas altas pontuações em métricas que aferem aspectos cruciais da gestão industrial com destaque para qualidade, segurança, gestão do estoque e pontualidade na entrega, quesitos que lhe valeram o prêmio.

Para cumprir a nova missão de tornar-se uma fábrica com produtos e soluções para o mundo, mantendo o foco nas necessidades do mercado local, serão realizados investimentos prioritários em maquinário, logística, automação e gestão de pessoas. 

A gestão de pessoas, ou seja, a nossa capacidade em selecionar e promover a interação de um time local, multidisciplinar focado em desenvolver, produzir e entregar multiprodutos com eficiência e qualidade e dentro dos padrões de cada país importador, será sem dúvida um dos nossos mais interessantes desafios, de cujo aprendizado todos os mercados se beneficiarão, inclusive o brasileiro”, avalia Rosas.

As mudanças e adaptações não afetam a produção para o mercado local. Ao contrário, devem trazer ainda maiores ganhos em eficiência, tecnologia e oferta de produtos. Já estão programados, ainda para este ano, novos lançamentos que incluem bombas aperfeiçoadas e certificadas com o novo RTM - Regulamento Técnico Metrológico do Inmetro – e de sistemas e soluções que garantem a confiabilidade da qualidade dos combustíveis adquiridos nos postos, oferecendo segurança ao cliente e agregando valor à reputação do estabelecimento. 

O presidente Global reforça o apoio do Grupo Vontier à região: “Estamos entusiasmados com as oportunidades que a América Latina oferece e comprometidos em seguir colaborando com nossos parceiros locais para impulsionar o desenvolvimento e crescimento sustentável da região”, afirma Dave Coombe.

Bruno Rosas destaca ainda outros ganhos que a fábrica mundial proporcionará ao mercado local, “Há uma tendência em considerar o Brasil tecnologicamente atrasado em relação ao exterior. Isso ocorre principalmente porque em outros países, o modelo de negócio onde o consumidor final interage com o equipamento, fez com que tecnologias fossem disponibilizadas e implementadas em larga escala. Com a nossa fábrica produzindo internacionalmente, mudaremos esta visão porque traremos essas tecnologias e ajustaremos as condições ao mercado brasileiro, a custos acessíveis, uma vez que os laboratórios de desenvolvimento estarão fisicamente no Brasil, mas atuando de forma global”.

As primeiras bombas brasileiras já se encontram em teste na fábrica da Gilbarco Veeder-Root nos Estados Unidos, e o primeiro lote deverá ser exportado no ano que vem.

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




Turistas internacionais gastam mais de R$ 18 bilhões no país


O turismo brasileiro está super movimentado este ano com a chegada de turistas de vários países. De janeiro a julho, o gasto de turistas internacionais no Brasil ultrapassou a marca de US$ 3.796 bilhões, aproximadamente R$ 18,6 bilhões, de acordo com dados do Banco Central (Bacen), divulgados nesta sexta-feira (25.08). O valor é o segundo melhor resultado da série histórica, perdendo apenas para o ano de 2014, quando foi realizada a Copa do Mundo no país. Além disso, o gasto acumulado é 3,32% maior do que o montante registrado em 2019, ano pré-pandemia.

Somente em julho, os viajantes vindos de vários cantos do mundo deixaram US$ 567 milhões, o equivalente a mais de R$ 2,77 bilhões. Foi o terceiro melhor resultado do mês na série histórica do Bacen, ficando atrás apenas de julho de 2014 e julho de 2019. Em relação a 2022, o resultado de 2023 foi 45,7% maior do que o mesmo período do ano anterior.

O Brasil já recebeu mais de 3,2 milhões de turistas internacionais no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento realizado em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal. O número representa 92% do total de turistas internacionais que o país recebeu durante todo o ano de 2022, quando 3,6 milhões de estrangeiros entraram no Brasil.

A maior parte desses visitantes internacionais veio da Argentina (1,3 milhão). Em seguida, aparecem os Estados Unidos, com 327 mil visitantes, e o Paraguai, com 233 mil turistas. Completando os cinco primeiros do ranking, aparecem o Chile (223 mil) e o Uruguai (199 mil). Os estados brasileiros por onde mais entraram viajantes internacionais foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Mercado Central completa 94 anos

Considerado o melhor Mercado do Brasil e entre os 3 melhores mercados do mundo, o Mercado Central de Belo Horizonte, completa 94 anos no dia 7 de setembro.

O Mercado Central é um dos principais pontos turísticos da capital mineira, tem 400 lojas, vagas de estacionamento coberta, recebe por mês cerca de 30 mil pessoas por dia, um exemplo de administração que faz do Mercado Central a referência no setor comercial de Belo Horizonte nos seus 94 anos.



Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte. Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.


Nesse tempo, deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.




Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.



O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.



A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.




Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.



Atualmente, com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.



Pensando na função social de ter suas portas abertas para todo o público, incluindo os clientes que possuem alguma dificuldade de mobilidade, o Mercado Central possui elevadores e rampas de acesso, disponibiliza cadeiras de rodas e mantém profissionais treinados para atendimentos especializados.

Fígado com jiló, tradição do Mercado Central

Com o projeto Consumidor do Futuro, atende escolas regulares e especiais, garantindo que crianças e jovens portadores de necessidades especiais também possam vir ao Mercado para descobrir as cores, os cheiros e os sabores diversificados. Sempre que você precisar de ajuda, procure por um de nossos seguranças. Eles são orientados a auxiliar nossos clientes em todos os casos, da melhor maneira possível.

Ministro do Turismo estará no Festuris


Com agenda em Brasília de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, na semana passada, foi para a apresentação e convite oficial do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino. O encontro ocorreu na Câmara dos Deputados com a presença do deputado Federal, Luiz Carlos Busato. 

No Ministério da Agricultura e Pecuária - Mapa, os CEOs do Festuris conversaram com Monica Batista, do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, e Nelson Andrade Jr, Secretário-Adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo.

Na pauta dos encontros a participação das pastas na 35ª edição do Festuris, que acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. “É a abertura de relacionamentos que o Festuris vai provocando com diferentes setores ministeriais no Brasil, todos eles interligados, de certa forma, ao desenvolvimento turístico, que é uma atividade transversal. Visita muito positiva!”, destaca Eduardo Zorzanello.

O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontecerá de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a feira de negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O Festuris conta com o Laghetto como a rede hoteleira oficial do evento, a Turistur Turismo é a agência oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, e o Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 
sergio51moreira@bol.com.br

FESTURIS EM PAUTA = País convidado de honra do Festuris, Uruguai recebe lançamento da 35ª edição do evento, em Montevideo // Ministro do Turismo confirma presença no Festuris // Horto Municipal Oscar Knorr estará no Serra Park, em novembro // Vinícola Jolimont apresenta seus produtos no Festuris deste ano // Nova edição da Revista Festuris // Confira alguns destinos que participarão da 35ª edição do Festuris

País Convidado de Honra, Uruguai recebe
lançamento da 35ª edição do Festuris, em Montevideo


Texto: Laura Gallas

A 35ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado foi lançada nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, em Montevidéu, no Uruguai. O encontro, que ocorreu no Ministério do Turismo, aconteceu de forma exclusiva para agentes de viagens, imprensa e algumas autoridades locais.


Na ocasião, os CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello entregaram, oficialmente, o convite País de Honra Convidado do Festuris ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera. 



“Eu estou muito feliz em receber esse evento aqui em Montevidéu. Festuris é a feira mais importante para o Uruguai e estamos apostando muito nesta edição. Seguiremos parceiros”, disse o ministro.


Além da cultura uruguaia ser próxima a dos brasileiros, o país está presente no Festuris desde a segunda edição do evento, em 1990. “A distinção de país convidado de honra leva em consideração os anos de relacionamento, além de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento”, apontou Marta.



Eduardo complementou a fala da Marta apresentando as novidades do Festuris em 2023. “Será a maior edição de todas. Em aproximadamente 26 mil metros quadrados de evento haverá, sem dúvidas, muita geração de negócios, networking e experiências inesquecíveis. Esperamos todos de 9 a 12 de novembro, em Gramado, aqui do ladinho, no Rio Grande do Sul”, reforça o convite.

Representando o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, que não pode comparecer, Marta e Eduardo realizaram uma apresentação da cidade aos agentes de viagens presentes.



  • Ministro do Turismo confirma presença no Festuris



Texto: Laura Gallas

A rápida agenda em Brasília de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, na semana passada, foi para a apresentação e convite oficial do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino. O encontro ocorreu na Câmara dos Deputados com a presença do deputado Federal, Luiz Carlos Busato.

No Ministério da Agricultura e Pecuária - Mapa, os CEOs do Festuris conversaram com Monica Batista, do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, e Nelson Andrade Jr, Secretário-Adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo.

Na pauta dos encontros a participação das pastas na 35ª edição do Festuris, que acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. “É a abertura de relacionamentos que o Festuris vai provocando com diferentes setores ministeriais no Brasil, todos eles interligados, de certa forma, ao desenvolvimento turístico, que é uma atividade transversal. Visita muito positiva!”, destaca Eduardo Zorzanello.


Horto Municipal Oscar Knorr 
estará no Serramar, em novembro

No Fesaturis serão distribuídas 8.000 mudas de hortências


Desde que o Espaço Sustentabilidade se tornou um ponto de encontro de coleta de mudas de flores, árvores e plantas durante o Festuris, 

o comprometimento do evento e dos participantes com as ações voltadas ao meio ambiente se tornaram ainda mais importantes. 

Desde 2021 a ação acontece em parceria com a Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Obras, Agricultura e o Horto Municipal Oscar Knorr.

Este ano não será diferente, visando um turismo mais sustentável e o alinhamento às prática de ESG, mais de 8 mil mudas serão disponibilizadas para deixar o grande evento de negócios turísticos das Américas ainda mais colorido e, também, a casa dos participantes. Quem passar pelo Espaço Sustentabilidade poderá retirar mudinhas para replantar.


Vinícola Jolimont apresenta 
seus produtos no Festuris deste ano




Nova edição da Revista Festuris 

LEIA NA ÍNTEGRA

A edição número 92 já está disponível de forma física e on-line!

Nas páginas você fará uma verdadeira viagem pelas emoções que movem o turismo .

Quer fazer parte dos melhores e entrar na grande vitrine do turismo nacional e internacional? Entre em contato conosco 🚀

👉NOS CHAMA AQUI👈

Confira alguns destinos que

participarão da 35ª edição do Festuris


Destinos Nacionais

Ceará | Mato Grosso do Sul | Espírito Santo | Rio de Janeiro | Sergipe | Caucária | João Pessoa | Pomerode | Amparo | Porto Seguro | São Luís do Maranhão | Paracatu

Destinos internacionais :

Uruguai | Los Cabos | Ras Al Khaimah | África do Sul | Ilhas Caimão | Argentina | Curaçau | Buenos Aires | Sudeste da Ásia | Galiza | Bariloche | Seicheles

Não perca essa grande oportunidade e embarque na edição mais esperada de todas:

QUERO PARTICIPAR →

Enviado por Rossi e Zorzanello

  

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.266 — 31/8/23





Territory agora oferece

mais por preço menor




Desde 1965 quando lançou o Bronco nos EUA como ano-modelo 1966 a Ford acumulou experiência no segmento de SUVs. Aqui foi responsável pelo primeiro utilitário esporte compacto, o EcoSport em 2003, que ficou sem concorrentes diretos até 2011 quando o Renault Duster estreou.


Encerrada a produção do EcoSport no Brasil, começou a importar o Territory do seu parceiro da China JMC, mas o produto apresentava limitações. Essa nova geração mostra uma evolução bem marcante a começar pelo estilo. Chama atenção a carroceria mais larga e alta do que a do Jeep Compass e pouco menor que o Commander de sete lugares. Porém a distância entre eixos (2.720 mm) cresceu apenas 10 mm.


Ainda assim quem viaja atrás ganhou espaço e assoalho plano. Os bancos dianteiros elétricos são confortáveis e ventilados, com 10 regulagens para o motorista e 4 para o passageiro. Há duas telas geminadas de 12,3 pol. para quadro de instrumentos e sistema multimídia com carregador por indução e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de quatro portas USB. Todo o interior tem acabamento e materiais muito bons. Porta-malas agora com 448 litros (100 a mais).


Há um convincente pacote de segurança que inclui câmera 360°, sensores de obstáculos traseiro e dianteiro, frenagem autônoma de emergência (porém sem detectar pedestre e bicicleta), entre outros.


Motor 1,5 L turbo a gasolina ganhou vida – 169 cv e 25,5 kgf·m – e na viagem de avaliação foi rápido nas ultrapassagens, facilitadas pelo novo câmbio automatizado com duas embreagens banhadas a óleo e sete marchas. Em uso urbano tem o indispensável freio eletrônico de imobilização e ótima dirigibilidade.

O preço ficou menor: R$ 209.990 (R$ 10.000 a menos que o Territory anterior). Também é mais barato que Jeep Compass e VW Taos.




Elétrico BMW i7 60 alia grande conforto e desempenho

Novo modelo de topo da marca alemã é recheado de superlativos. A começar, dessa vez, por quem senta no banco traseiro que dispõe de uma inédita tela de 31 pol. que se desloca do teto, com resolução 8K, além de 36 alto-falantes e 1.865 W de potência sonora. O passageiro do lado direito do banco conta com a função “primeira classe”: pode esticar as pernas à vontade com avanço elétrico do banco do passageiro dianteiro. Pacote de streaming de 20 GB/mês por um ano, com conexão 5G, é da Amazon Fire TV.


Todas as portas têm abertura elétrica que pode ser completa ou parcial, se os ocupantes preferirem. Quem está ao volante também conta com alto nível de tecnologia e duas telas conjugadas de 12,3 e 14,9 pol.


As dimensões do i7 impressionam: 5.390 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e entre-eixos de 3.210 mm. Porta-malas segue o tom com volume de 500 litros. O sedã tem sistema de estacionamento totalmente automático.


Também oferece direção autônoma de Nível 3: o motorista não precisa tocar no volante, mas deve supervisionar o tráfego. O que porém só se aplica a algumas regiões da Alemanha, EUA e Japão.


Essa versão elétrica do sedã BMW de topo Série 7 conta com um motor em cada eixo, potência total de 544 cv e torque imediato de 77 kgf·m. A bateria de 101,7 kW·h permite até 479 km de alcance, ciclo Inmetro. Apesar de massa total de 2.595 kg, acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 s.


Preço é tão superlativo quanto o carro: R$ 1.282.950. Este ano a marca alemã pretende dobrar as vendas de modelos híbridos e elétricos.


Queda nos juros de financiamento, segundo o BC

Em julho o Banco Central informou que os juros para financiamento de carros novos (CDC) caíram para 26,1% ao ano. Isso ainda sem os reflexos da redução da taxa básica Selic em agosto e pode indicar uma tendência de redução mais acelerada nos próximos meses.


As concessionárias de veículos estão ansiosas para que a normalização chegue o quanto antes. Na semana passada o 31º Congresso & Expo Fenabrave, realizado no São Paulo Expo, atingiu os objetivos com sucesso. 


Ao fazer um balanço do evento o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr, ressaltou a importância do mercado de carros usados que se reflete no comércio de veículos novos.


“Ideal seria dinamizar o Renave – Registro Nacional de Veículos em Estoque. Aplicado também aos usados garantiria mais segurança às transações. Bancos e financeiras estão sofrendo com a inadimplência e isso pesa muito na formação das taxas de financiamento”, concluiu.




Novo visual e equipamentos na Saveiro 2024

São 41 anos de mercado – a mais longeva picape compacta – e 1,6 milhão de unidades vendidas. A Saveiro 2024 continua com quatro versões e o mesmo motor EA-211 flex de 1,6 L, 116 cv (E)/106 cv (G) e 16,1 kgf·m/15,4 kgf·m, além do câmbio manual de seis marchas. No entanto, a revitalização de suas linhas chega no momento em que as picapes chamam mais atenção de compradores como modelo da moda nas versões de quatro portas e cabine dupla.


Capô mais alto, grade de linhas marcantes, para-choque de aspecto mais robusto e reposicionamento dos faróis de neblina, além de retoques nas lanternas traseiras e para-choque completam o visual. A versão de topo Extreme recebeu novas rodas de liga leve de 15 pol. e desenho de belo visual.


No entanto, câmbio automático e motor turbo continuam de fora das mudanças mecânicas que lhe dariam mais competitividade. Devem surgir somente quando sua arquitetura for a mesma do Polo, ainda sem previsão.


A impressão de alta robustez se confirmou tanto no asfalto quanto na terra com caçamba vazia e também lastreada com sacos de areia em viagem de testes de mais de 200 quilômetros. Os preços vão de R$ 95.770 a R$ 114.850.




GWM confirma elétrico Ora 03 por R$ 150.000

Nada de preço com os enganosos decimais quebrados. A GWM confirmou R$ 150.000 para o Ora 03, na versão Skin e R$ 184.000, na GT para os hatches elétricos de entrada da marca. Haverá ainda uma série especial Skin Copacabana (200 unidades) pelos mesmos R$ 150.000 e com opcional de teto solar por exatos R$ 10.000. Ambos estão em pré-venda, porém as entregas só no final de novembro ou começo de dezembro próximos.


A principal diferença da versão GT, que tem o mesmo desempenho apesar da sigla inadequada, é uma bateria de maior capacidade: 48 kW·h na Skin e 63 kW·h, respectivamente. O alcance ainda não foi homologado pelo Inmetro, mas deverá ser 30% maior que o Skin. 


Potência de 171 cv, 25,5 kgf·m de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 s, bem mais rápido que o BYD Dolphin de dimensões maiores e apenas 95 cv, 18,3 kgf·m e 10,9 s, respectivamente, com preço de R$ 149.800. Ainda não foi possível avaliar o desempenho no dia a dia do compacto da GWM.


O Ora 03 mostra um estilo mais jovial que seu rival direto e destaca-se pelo pacote de segurança passiva e ativa. Foi muito bem avaliado pelo Euro NCAP e é o primeiro compacto com airbag central entre os dois bancos dianteiros.

__________________

Ressalva: O preço do Fiat 500e avaliado na coluna anterior foi reduzido para R$ 214.990 em junho, embora o site da marca informasse R$ 224.990 na semana passada. Agora está atualizado.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.