Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Marina da Glória recebe exposição Art Rio 2023, que conta com 75 galerias e instituições de arte. 100 colecionadores internacionais e visitas a museus e galerias fazem parte da programação que vai de 13 a 17 de setembro

Sem Título  art maria Klabin  galeria Nara Roesler

Em 2023, a ArtRio cresce em espaço oferecendo mais conteúdo para todos os visitantes, programação diversificada e cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. Além da excelência no conteúdo de arte e na discussão de temas atuais e relevantes do setor, esse ano, a ArtRio reforça seu compromisso com a conscientização e as atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto,

Desde sua 1ª edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos. 

A ArtRio tem, entre seus compromissos, buscar sempre ações e atitudes que foquem em um mundo e uma sociedade, mais justo e inclusivo, e atua seguindo práticas de sustentabilidade para redução de impacto no meio ambiente. A arte é nossa plataforma de linguagem, e a arte sempre foi um importante canal transformador e propagador de novas ideias. Queremos, ao atuar dentro desse mercado, dar cada vez mais espaço e visibilidade para essas importantes mudanças e atitudes”, posiciona Brenda Valansi, presidente da ArtRio. 

Para a semana da feira, a organização tem a confirmação da presença de mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas. Esta ação faz parte do projeto Collectors Program, apoiado pela PRIO.

O espaço estará divido em TERRA, no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão MAR, espaço que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de maior escala.

Sem Título art Alfredo Volpi Galeria Almeida e Dale

O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).

O Instituto Cultural Vale está junto com a ArtRio valorizando a arte contemporânea brasileira. Além de patrocinadores, apresentamos o Prêmio Foco, que reconhece artistas visuais com até 15 anos de carreira, e as Conversas ArtRio, que reúnem convidados para falar de temas como liberdade criativa, identidades e arte como transformação social. Nesta edição, trazemos também, do Maranhão,  a exposição ‘Mestre Honório’, em que o Centro Cultural Vale Maranhão mostra a força da cultura regional, sempre como uma forma de contribuir para um cenário cultural mais diverso e potente”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. 

A PRIO, movida pela inovação, ousadia e pelo inconformismo, compartilha uma visão mais ampla de enriquecer a vida das pessoas por meio da arte e da educação. E parcerias com eventos representativos, como a ArtRio, estão alinhadas ao nosso propósito de inclusão social e cultural, estendendo toda influência positiva das artes para além das paredes da galeria”, afirma Gabriel Hackme, gestor de Projetos Incentivados e Patrocínios da PRIO.

 

A Marcha Reflorestar art Hal Wildson  Galeria Movimento


Conheça os programas e as galerias e instituições presentes na ArtRio.

PANORAMA

Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

 

Boas Notícias  art Zé Tepedino  Casa Triângulo


Galerias

  • A Gentil Carioca – Rio de Janeiro
  • Acervo Galeria de Arte – Salvador
  • Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
  • Amparo 60 - Recife
  • Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
  • Athena – Rio de Janeiro
  • Aura – São Paulo
  • Bordallo Pinheiro – Portugal
  • Carbono Galeria – São Paulo
  • Casa Triângulo – São Paulo
  • Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
  • Dan Galeria – São Paulo
  • Danielian – Rio de Janeiro
  • Fólio – São Paulo
  • Fortes D`Aloia & Gabriel - São Paulo / Rio de Janeiro
  • Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
  • Galatea – São Paulo
  • Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
  • Galeria Estação – São Paulo
  • Galeria Francisco Fino – Lisboa (Portugal)
  • Galeria Lume – São Paulo
  • Galeria MaPa – São Paulo
  • Galeria Marco Zero – Recife
  • Galeria Marilia Razuk – Rio de Janeiro
  • Galeria Mario Cohen – São Paulo
  • Galeria Movimento – Rio de Janeiro
  • Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte
  • Galeria Raquel Arnaud – São Paulo
  • Galería Sur – Punta del Este (Uruguai)
  • Galleria Continua – San Gimignano (Itália) / Roma (Itália) Pequim (China) / Boissy-le-Châtel (França) / Havana (Cuba) / Jumeira (Dubai) / São Paulo / Paris (França)
  • Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
  • Hilda Araujo Escritório de Arte – Rio de Janeiro
  • Inox | Galeria Radiante – Rio de Janeiro
  • Janaina Torres Galeria – São Paulo
  • Lemos de Sá Galeria – Belo Horizonte
  • Luis Maluf Galeria de Arte – São Paulo
  • Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
  • Mendes Wood DM – São Paulo
  • Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
  • Millan – São Paulo
  • Mul. ti. plo – Rio de Janeiro
  • Nara Roesler - São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
  • Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
  • Piero Atchugarry Gallery – Miami (EUA)
  • Pinakotheke - Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
  • Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
  • Rodrigo Ratton – Belo Horizonte
  • Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
  • Simões de Assis – Curitiba / São Paulo
  • Steiner – São Paulo
  • Vermelho – São Paulo
  • Zipper Galeria – São Paulo
Mole  art Carla Chaim  Galeria Raquel Arnaud


VISTA

Programa dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

Galerias

  • ArteFASAM – Belo Horizonte
  • Carcará – São Paulo
  • Gisela Projects – Nova York (EUA)
  • Jackie Shor Projects – São Paulo
  • Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
  • Sergio Gonçalves – Rio de Janeiro

SOLO

Ademar Britto será, pelo segundo ano consecutivo, curador do programa SOLO, com a participação de 16 galerias trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista. Em 2023, um dos destaques é o retorno de galerias estrangeiras, incluindo representantes da Argentina e Colômbia selecionadas pelo curador. Esta diversidade oferece ao público a oportunidade de explorar e conhecer mais profundamente a produção recente de artistas renomados, tanto no cenário das artes tanto nacional quanto internacional, de origens, momentos de carreira e práticas artísticas diversas.


  • Almeida & Dale – artista Victor Arruda
  • Amparo 60 – Derlon
  • Bianca Boeckel – Felipe Susuki
  • C. Galeria – Laura Villarosa
  • Galeria Karla Osório – Matheus Abu
  • Galeria Leme – Tiago Sant´Ana
  • Galeria Lume – Gabriella Garcia
  • Galeria Luisa Strina – Panmela Castro
  • Galeria Movimento – Hal Wildson
  • Isla Flotante – Mariela Scafati
  • La Balsa Arte – Radenko Milak
  • Nara Roesler – Jaime Lauriano
  • Nonada – Leoa
  • Portas Vilaseca Galeria – Kika Carvalho
  • Quadra – Yasmin Guimarães
  • Verve – PV Dias
Fé   art René Machado Galeria Lemos de Sá

EXPANSÃO

A inclusão cultural, social e pela educação é um importante pilar da ArtRio desde sua criação. A feira dedica um espaço especial para o programa Expansão, com instituições que utilizam a arte de diferentes formas para realizar essa inclusão. As instituições selecionadas por um comitê recebem estandes onde podem apresentar sua missão e atividades, além dos resultados alcançados. Também podem comercializar obras com o foco de dar continuidade a seus trabalhos.

O programa Expansão é extremamente importante para dar visibilidade frente a sociedade de trabalhos tão relevantes e que modificam vidas. O poder transformador da arte aqui é um fator decisivo para possibilitar o futuro de muitos”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

  • Ateliê TRANSmoras
  • CasaNem
  • Comadre
  • Criança Responder
  • Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV
  • Galpão Bela Maré
  • Instituto Artistas Latinas
  • Instituto Inclusartiz
  • Instituto Inhotim
  • Instituto Solar dos Abacaxis
  • Instituto Vida Livre
  • Move Rio
  • Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ
  • Museu do Pontal
  • Museu de Arte do Rio – MAR
  • Rede NAMI

 

Frestas  art Silvana Mendes  Galeria Portas Vilaseca

Prêmio FOCO

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio FOCO é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e tem a oportunidade de selecionar seis artistas brasileiros para serem reconhecidos por seus trabalhos. A apresentação dos vencedores será durante a feira e todos receberão como prêmio residências artísticas no país e já terão seus trabalhos expostos na ArtRio 2023.

O Prêmio FOCO, destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira, é um importante compromisso da ArtRio em estimular e dar visibilidade para a produção artística brasileira, estimulando a acessibilidade e a equidade desde o momento da inscrição. A premiação é a oportunidade de participar em residência artística, focando em aprimorar o processo de trabalho e criação, incluindo bolsas para dedicação exclusiva aos estudos.
 
Domingo  art Arthur Arnold  Galeria Matias Brotas

Em 2023, o Prêmio FOCO recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos.Jardim das Esculturas

Uma grande galeria de arte a céu aberto, apresentado pelo Shopping Leblon, com obras de grandes dimensões, em diferentes suportes, de artistas modernos e contemporâneos. Os trabalhos vão dialogar com o cenário da Baía de Guanabara e, também, com os visitantes, estimulando novas maneiras de se ver e interagir com a arte.

Artistas e galerias presentes: Ascânio MMM (Silvia Cintra + Box 4), Jeane Terra (Anita Schwartz Galeria de Arte), Marcelo Cidade (Galeria Vermelho), Zé Carlos Garcia (Portas Vilaseca Galeria), entre outros.

 

Queimada  art Paula Scavazzini  Galeria Janaina Torres

MIRA

Programa dedicado a videoarte. Em seu sétimo ano, o programa tem pela primeira vez curadoria da Cinemateca do MAM. Na seleção da mostra, intitulada “Deslocamentos”, estão obras de artistas visuais e realizadores, que abordam as relações e interações entre os campos artísticos do cinema e das artes visuais.


De quarta (13/09) a sábado (16/09), no Pavilhão MAR. 

Conversas ArtRio

Realizadas durante a ArtRio no Palco Instituto Cultural Vale, no pavilhão MAR. 
O programa convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte, para participar de mesas de conversas com o público, abordando temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais.

14/09 – Quinta-feira

  • 15h - O Feminino na Arte, com a curadora Ana Carolina Ralston e a artista Laura Mattos

O encontro entre Ana Carolina Ralston e a artista Laura Mattos se dá por um dos veios da pesquisa de ambas: o feminino na arte. Enquanto Ana Carolina, como curadora, dedica-se à pesquisa sobre a natureza, o feminino e a tecnologia, em suas propostas expositivas, Laura Mattos estabelece a casa como o cenário natural e seus vestuários como figurino das questões existenciais contemporâneas.

  • 16h30 - MAM 75 anos – histórias de um museu

A curadora Denise Mattar, o artista Vicente de Mello e o diretor artístico do MAM Rio Pablo Lafuente conversam sobre alguns dos acontecimentos, experiências e projetos que marcaram a história do museu desde sua fundação em 1948 até o presente.

  • 18h - Desvendando o papel dos curadores – guiando a experiência artística nas galerias, com a curadora Fernanda Lopes e o sócio fundador Galeria Athena, Filipe Masini

A presença dos curadores tem sido considerada cada vez mais essencial na moldagem da experiência artística dentro das galerias. Fernanda Lopes e Filipe Masini irão discutir essa atual tendência do mercado, como é o caso da Galeria Athena, em que ambos atuam em conjunto.

Sem Título  art Victor Arruda  Galeria Almeida & Dale

15/09 – Sexta-feira

  • 15h - Origens da cultura – A produção maranhense, com os artistas Mestre Honório e Silvana Mendes, e mediação de Gabriel Gutierrez

Conversa sobre a produção de Mestre Honório (mestre careteiro e brincante de Cazumba, uma das personagens da festividade junina) e da artista Silvana Mendes, que trabalha questões raciais, territoriais e políticas de afirmação. Mediação de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

  • 16h30 - “Preencher o silêncio” – uma conversa sobre a produção de André Griffo

O curador Raphael Fonseca, o poeta e escritor André Capilé e o designer Felipe Chodin conversam com André Griffo sobre a realização do primeiro livro do artista fluminense.

  • 18h - Frans Krajcberg – “Ao acordar a natureza estava preta e branca”

O galerista Max Perlingeiro e a curadora e professora Galciani Neves apresentam os processos de organização da mostra do artista na Pinakotheke e do catálogo que atualiza seu legado e a força de sua luta em prol do meio ambiente.

 

Sereia  art Derlon  Galeria Amparo 60

16/09 – Sábado

  • 15h - “O artista e suas múltiplas possibilidades no campo cultural”, com o curador Ademar Britto e os artistas Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano

Responsável pela curadoria da 12ª edição do programa SOLO, que traz projetos originais dedicados a um único artista, Ademar Britto recebe Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano para uma conversa sobre o papel do artista e suas múltiplas possibilidades no campo cultural.

  • 16h30 - Conversas: “Artista livre é pleonasmo”, com os artistas Victor Arruda e Daniel Senise, e mediação de Nathalia Lavigne

Tema bastante presente na obra de Victor Arruda, como aparece na frase estampada em um de seus trabalhos (“Artista livre é pleonasmo”) – este é um dos fios condutores da conversa entre os dois artistas, com mediação da pesquisadora e curadora Nathalia Lavigne.

  • 18h - Projeto Múltiplos Inhotim apresenta Panmela Castro e Arjan Martins

Na terceira edição do Múltiplos Inhotim, dois novos artistas que estão com trabalhos em exibição no Instituto participam do projeto, que, além de fomentar a produção artística e o colecionismo, contribui para a manutenção do Inhotim.

 

Márcia Falcão  art Panmela Castro  Galeria Luisa Strina

17/09 – Domingo

  • 15h - “A influência do Carnaval na arte contemporânea” com Marina Vergara, Jorge Silveira, Mulambö e mediação de Leonardo Antan

Proposta pelo projeto No Barracão e o Carnavalize, a mesa vai discutir o contato entre o universo das escolas de sambas e das "artes institucionalizadas", a partir dos trânsitos e influências entre esses campos. Com os artistas e carnavalescos Marina Vergara e Jorge Silveira e o artista Mulambö. Com mediação de Leonardo Antan, historiador da arte, curador e escritor. 

  • 16h30 - “Qual a responsabilidade da instituição na manutenção da arte feita por pessoas Trans”, com Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta, e mediação de Mariana Paes

Em 2023, o Ateliê TRANSmoras e a CasaNem participam do programa Expansão da ArtRio. As presidentes e fundadoras Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta trazem uma discussão abrangente sobre a presença trans e o impacto das pessoas LGBTQIAPNB+ na arte contemporânea.


Lançamentos de livros

Em 2023, a PRIO terá um lounge, no Pavilhão MAR, para lançamentos de livros, encontros com autores, artistas curadores e críticos de arte.

 

14/09 – Quinta-feira

  • 15h30 - Lançamento do livro “Camille Kachani, o exílio como motor da obra”, de autoria de Paulo Herkenhoff, e bate-papo do curador e crítico de arte com o artista

Publicação reúne trabalhos produzidos ao longo da trajetória de 30 anos de carreira de Camille Kachani, acompanhadas de um ensaio do curador e crítico Paulo Herkenhoff, que reflete sobre o trabalho da artista a partir de um olhar envolvendo filosofia, linguística, psicanálise, ciências políticas e religião.

  • 17h30 - Lançamento do livro “Bem-Vindo (ao Rio) / Welcome (to NYC)” de Marcos Chaves

A conversa entre Marcos Chaves, Maria Lago, editora e fundadora da Familia Editions, e Camila Bechelany, curadora da Galeria Nara Roesler sobre o livro-obra do artista.

 

15/09 – Sexta-feira

  • 16h - Bate-papo com as duplas de artistas e curadores e lançamento dos livros da Coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos

A coleção inaugura com três livros inéditos e dedicados ao trabalho dos artistas Ana Hortides, Andréa Hygino e André Vargas, que, respectivamente, acompanham um texto crítico dos curadores Pollyana Quintella, Raphael Fonseca e Silvana Marcelina.

  • 17h30 - Lançamento do livro “Volume 3” de Raul Mourão e bate-papo do artista com o curador Eucanaã Ferraz sobre seu processo de trabalho

Volume 3 é a terceira edição do LIVROREVISTA de Raul Mourão, que apresenta os principais registros do percurso expositivo do artista entre 2018 e 2022. A publicação conta com textos críticos que estabelecem um panorama sobre sua produção em diálogo com questões estéticas, sociais e políticas.

 

16/09 – Sábado

  • 16h - Lançamento do Livro “Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global” e Bate-Papo com Carollina Lauriano, Isabel Portella e Priscila Rooxo, e mediação de Maybel Sulamita

Para o lançamento do livro organizado pela Rede NAMI e publicado pela editora Cobogó, artistas e curadoras se reúnem para conversar sobre a obra, considerada um dos marcos da virada feminista da arte brasileira no século 21. Após o lançamento, haverá sessão de autógrafos com as autoras.

 

17/09 – Domingo

  • 16h - Lançamento de “Outros Centros – Guia Periférico Carioca das Artes Visuais” e bate-papo com Anna Luisa (Coordenadora Galpão Bela Maré) e Junior Negão (Diretor e curador Ghetto Colletiv), mediação Alexandre Silva.

O projeto "Outros Centros" chega à segunda edição, com apoio da ArtRio, compartilhando o mapeamento atualizado de iniciativas em artes visuais localizadas em territórios populares, favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. O bate-papo vai reunir representantes do Galpão Bela Maré e do Ghetto Colletiv, situados na Favela Nova Holanda e no Engenho de Dentro, com mediação de Alexandre Silva.

 

Plataforma ArtRio – Calendário Anual

CIGA - Circuito Integrado das Galerias de Arte

O projeto nasceu com o objetivo de aproximar cada vez mais o público carioca e os visitantes da cidade das artes visuais. Realizado pela ArtRio, o evento sempre foi sucesso de público, oferecendo um roteiro de galerias e espaços culturais com uma agenda rica com exposições, debates e visitas guiadas. 

Portal da ArtRio

O portal reúne uma rica agenda com os principais eventos de arte que acontecem no país, entrevistas com artistas e curadores, além do marketplace da ArtRio

ArtRio Social

Agenda de visitas guiadas a museus e instituições culturais com crianças e jovens de escolas públicas e ONGs.

Em 2023, esse projeto é realizado em parceria com a PRIO.  

ArtRio Educação

Projeto que leva instalações artísticas interativas a espaços já frequentados por um público diversos, como shopping centers, promovendo acessibilidade e estimulando novos conhecimentos.

Conversas ArtRio

Agenda de encontros para debater temas de relevância para o segmento de arte no país. Sempre com a presença de curadores e artistas. O Conversas ArtRio é transmitido ao vivo pelo canal do Instagram.

Intervenções ArtRio

Exposições coletivas em espaços de convivência do público – levando a arte onde o público está.

A ArtRio 2023 é apresentada pela PRIO e pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Beck’s. A feira tem o apoio das marcas Allos, Rio Galeão, Alta Diagnósticos e VIVO. Apoio Institucional de IBMEC | Instituto Iduqs, Paco Rabanne, Bombay, Sauer e AlaMaster. Rede Windsor Hoteis, com o Miramar Hotel, como a rede de hotéis oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.

O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.

A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.

#artrio

#artrio2023

#compartilhearte

ARTRIO 2023

  • Data:14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
  • Preview – 13 de setembro (quarta-feira)
  • Horário: 

13 de setembro – Preview das 13h às 21h 

14 a 16 de setembro – das 13h às 21h

17 de setembro – das 12h às 20h

  • Ingressos: Venda no site 

Inteira R 80 / Meia R 40

  • Local: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
  • Estacionamento no local, sujeito a lotação 
  • Metrô: Estação Glória

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. 

Sobre a PRIO 

A PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com seus ativos localizados na Bacia de Campos, a companhia tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com a preservação do meio ambiente. 

Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G, a empresa extrai o melhor da sua energia para transformar o mundo em um lugar mais eficiente. Além disso, busca transformar a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente. 

 

BYD dispara na liderança no ranking de carros elétricos no mês de agosto. Greentech teve mais carros emplacados do que todos os concorrentes juntos

 

BYD Dolphin foi o veículo elétrico mais emplacado no mês de agosto


A BYD ficou em primeiro lugar no ranking de emplacamentos de veículos 100% elétricos no mês de agosto. Começaram a rodar pelo país 656 carros, número seis vezes maior do que a segunda colocada, de acordo com dados da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

 

O número da BYD (656 carros) é maior do que a soma de todas as outras montadoras (511 carros), o que demonstra a crescente confiança do consumidor brasileiro nos carros da greentech.

 

“É com grande alegria que celebramos um marco importante em nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável. Graças ao apoio dos nossos clientes e ao empenho incansável de nossa equipe e rede de concessionárias, a BYD alcançou um notável aumento no emplacamento de carros elétricos. Esse feito destaca nosso compromisso em fornecer soluções de transporte inovadoras e ecologicamente corretas”, destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

 

A BYD também dominou o pódio entre todos os modelos elétricos emplacados, ocupando as três primeiras colocações no ranking:

 


BYD lidera a lista de carros elétricos emplacados em agosto segundo dados da ABVE

 

Agosto foi o melhor mês da BYD desde que começou a venda de veículos elétricos no Brasil, no fim de 2021. O BYD Dolphin mexeu com o mercado nacional com mais de 4.000 unidades em apenas dois meses, um recorde histórico na história da venda de carros elétricos no país.

 

O BYD Dolphin EV acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. Primeiro lançamento da linha Ocean, o Dolphin carrega muitas referências ao mar e ao animal marinho por todas as suas linhas – externas e internas. O modelo foi desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, nomes de grande expressão e reconhecidos no design do mercado automotivo mundial. É o automóvel elétrico de maior eficiência energética do mercado brasileiro, segundo o Inmetro.

 

BYD Song Plus DM-i lidera entre híbridos Plug-in (PHEV)

O Song Plus ficou em primeiro lugar entre os modelos híbridos plug-in mais emplacados no mês passado. A tecnologia super híbrida DM-i do BYD Song está à frente de seu tempo, pois é capaz de mesclar os modos de utilização do modelo. Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias, de forma inteligente, aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico, isso garante uma autonomia de mais de 1000 quilômetros.

 


Song Plus foi o híbrido plug-in mais emplacado em agosto pela ABVE Data

 

No total geral, a BYD foi a terceira montadora que mais emplacou veículos elétricos e híbridos. Segundo dados da ABVE, agosto bateu o novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos - 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249).

 


BYD Song Plus DM-i, primeiro lugar entre os modelos híbridos plug-in mais emplacados no mês passado

Festuris na palma da mão. Para auxiliar a jornada do participante, Festuris conta com dois aplicativos exclusivos nesta edição. As ferramentas já estão disponíveis para download




A 35ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado traz uma grande novidade para facilitar a jornada dos expositores e visitantes nesta edição que acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. O evento conta com dois aplicativos: App Festuris 2023 e App Luxury (este dedicado aos participantes do espaço).

Por meio das plataformas, os participantes podem planejar as suas agendas durante os dias do evento, como reuniões e inscrições de mentorias. Além disso, a página inicial do aplicativo funciona como uma rede social do evento tendo, portanto, a possibilidade dos usuários realizarem postagens, curtidas e comentários.

De maneira fácil e dinâmica, é possível também acessar a programação completa do evento, aos perfis dos palestrantes e mentores. Vale ressaltar que, durante o evento, o participante que tiver a ferramenta instalada no seu celular, receberá notificações relacionadas à programação do dia.

As ferramentas já estão disponíveis para download nas lojas de aplicativo para IOS e Android. Mais informações, o contato é rocsana@festurisgramado.com.br.


quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Grupo Galpão comemora 40 anos



Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, que celebra seus 40 anos, ganha as ruas, espaços culturais e praças de sete cidades mineiras com “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”. O espetáculo, que estreou em 2014, é apresentado como um sarau de músicas e poesias, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Além das apresentações, em todas as cidades serão realizados bate-papos voltados a artistas e pessoas em geral interessadas nas artes cênicas. Toda a programação é gratuita.

"’De Tempo Somos’ é um espetáculo que nos desafia enquanto atores e nos proporciona uma relação muito direta com o público: uma abordagem diferente dos textos e, principalmente, das músicas, que já fazem parte do imaginário das pessoas que acompanham o Galpão nesses 40 anos - não é por acaso que algumas das canções são dedicadas a elas. Como é bom poder retornar a esse espetáculo, ter a plateia cantando conosco, e perceber que a história do Grupo se renova e se fortalece", destaca Lydia Del Picchia, uma das diretoras do espetáculo.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988), “Álbum de Família” (1990), “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando aos espetáculos mais recentes, como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011). Além disso, serão apresentadas músicas inéditas, que surgiram em workshops internos, e textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

Segundo Simone Ordones, atriz e também diretora do espetáculo, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “O foco desse sarau não é ser nostálgico, mas visar o futuro, o que está por vir; celebrar o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica. 


“Estamos celebrando nossos 40 anos de existência e, também, o retorno do teatro presencial, cara a cara com o público. Que bom! 'De Tempo Somos' é o espetáculo do Grupo Galpão em repertório que mais possibilita o nosso encontro como artistas onde o público está. A montagem é versátil e já coube em vários espaços diferentes: teatros, salas de eventos, saguão de cinema, coreto de praças, ruas, lonas de circo. Nesses encontros, coisas maravilhosas acontecem: olhos brilhando, lágrimas, gargalhadas… O público se vê refletido em nós; e nós, neles. Estamos em festa, viva o teatro! Viva o público brasileiro!”, completa Simone Ordones.

A turnê do Grupo Galpão em Minas Gerais é realizada pelo Governo de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As apresentações também têm o apoio cultural das prefeituras municipais de Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Corinto, Curvelo, Cordisburgo e Sete Lagoas.

BH Airport recebe premiação

 


Belo Horizonte, setembro de 2023 – O BH Airport acaba de receber o Prêmio ASQ, em evento na Coreia, sendo reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) do Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.  

 

“Somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação das pessoas, o que nos dá imenso orgulho. Nos dedicamos diariamente em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, o que começa em sua entrada no estacionamento, passando pelo atendimento no nosso mix de lojas até o acesso à sala de embarque e entrada na aeronave. Ao receber essa certificação temos a certeza que estamos no caminho certo em busca das melhores práticas de mercado”, destaca Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport. 



 

De acordo com ele, além das diversas ações diárias, que incluem limpeza, atendimento e acesso aos produtos e serviços, no final do ano passado foi concluída a fase 1 da reforma do Terminal de Passageiros 1. “Somos referência nacional e internacional na qualidade da prestação de serviços, com mais de 90 operações comerciais em todo o terminal. A modernização do terminal, que está cada vez mais bonito e funcional, contribui ainda mais para elevar o nosso patamar de excelência. Seguimos atentos às oportunidades de melhoria para estar sempre em alto nível de qualidade”, destaca. 


 


O programa Airport Customer Experience Accreditation desenvolve a capacidade de longo prazo dos aeroportos para aprimorar o gerenciamento da experiência do cliente. Os terminais participam de um processo abrangente de revisão e treinamento, o que inclui o envolvimento dos profissionais e o desenvolvimento da equipe.   

 

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

 

  Carnaverata em Diamantina

 



Uma mistura contagiante de tradição, história e inovação está prestes a tomar conta das ruas de Diamantina. A cidade histórica se prepara para receber um evento único e emocionante que encantará a todos: a Carnaverata será dia 22 de setembro marcando o lançamento oficial para o Carnaval 2024. Com a expectativa de atrair um público aproximado de 5 mil pessoas, a Carnaverata está destinada a se tornar um marco importante na programação de eventos do município. 

A celebração promete não apenas entreter, mas também unir a comunidade e receber calorosamente a quem irá viajar para participar dessa experiência única. Promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina, em parceria com a Pulsar Brasil, e com o apoio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo à Cultura Federal, a Carnaverata nasce inspirada nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história desta encantadora cidade mineira. 

Atualmente um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina. Com origem nas práticas tradicionais da cidade no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas que se apresentam no centro histórico do município, unindo cultura e gastronomia local. 

Nas famosas Vesperatas, parte integrante da história diamantinense e símbolo do turismo e da cultura brasileira, a comunidade se reúne ao cair da tarde para celebrar a convivência, com música, dança e muita alegria. Então, os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais e tocam para as pessoas nas ruas. Em 2023, a temporada da Vesperata de Diamantina iniciou em abril e vai até o mês de outubro. 


Ao trazer à tona a rica herança destes dois eventos tão significativos para a cidade, a Carnaverata forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira cativante. Afinal, a musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência e o carnaval soube aproveitar isso. 

Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais diamantinenses. Com o tempo, as rodas de amigos no Beco do Mota, no Porão de Oscar e em tantos outros lugares cantados nas marchinhas de carnaval, originaram bandas que alcançaram renome nacional, mas também grupos que mantêm vivas as tradições de centenários blocos carnavalescos. 

“Neste lançamento do Carnaval, a cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. A Carnaverata, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses. E nós temos o prazer de convidar a todos para conhecer!”, declarou Alberis Mafra, Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina.

A programação da Carnaverata será diversificada, vibrante e envolvente. A partir das 17h, os blocos Me Ampara Senão Eu Caio e Sapo Seco irão se concentrar na Rua do Amparo, antecedendo a tão aguardada Carnaverata às 20h, na Rua da Quitanda. O evento continua na Praça do Mercado Velho com o show da banda Iukerê, às 21h. E, às 22h, o DJ Paulo Ribeiro tomará as rédeas da atmosfera musical, abrindo o caminho para a batida empolgante do UH!Bloco, às 23h. A celebração se estenderá até as primeiras horas da madrugada.

Para mais informações e atualizações sobre a Carnaverata, visite o site oficial da Prefeitura diamantina.mg.gov.br, acompanhe o @prefeituradiamantina no Instagram

 

Turismo gera 1 em cada 10 novos empregos 


No mês de julho, a indústria do Turismo gerou um em cada 10 novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Foram criados mais de 16,8 mil empregos nos variados segmentos que fazem parte da atividade turística no país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30.08) pelo Ministério do Turismo, com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente nos sete meses de 2023, o setor empregou cerca de 122 mil pessoas.

O segmento de alojamento e alimentação foi o que mais absorveu pessoas em julho, com a criação de mais de 9,4 mil vagas, seguido do setor de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 1,6 mil novos postos. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 56.303 novos profissionais.

Entre os estados, São Paulo registrou o maior número de novas contratações, com cerca de 5,6 mil novos postos de trabalho. No Rio de Janeiro, o setor foi o responsável por mais de 2,4 mil vagas e Minas Gerais, foram mais de 2,1 mil novos profissionais trabalhando no Turismo do estado.

NOVO CAGED – Plataforma desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.


Seminário Sindicalismo e   Associativismo Moderno

Nos dias 14 e 15 de setembro, na sede do Clube do Condomínio Fazenda Solar em Igarapé, a 40 Km de Belo Horizonte, das 13h às 19h vai acontecer o 2º Seminário Sindicalismo e   Associativismo Moderno.


O evento tem como um dos seus objetivos valorizar a contribuição e as boas práticas de governança praticadas pelos sindicatos, associações, cooperativas, circuitos, consórcios e demais instituições, que impactam positivamente o desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e turístico de Minas Gerais. Deve, também, destacar a importância das organizações patronais, laborais, empresariais e profissionais, na representação e defesa dos interesses coletivos de seus  membros.


 Na programação do evento serão apresentados diversos projetos, programas e ações que contribuíram para melhorias na produção, divulgação, distribuição, comercialização de produtos e serviços, na organização, capacitação e qualificação empresarial e profissional, que transformaram a realidade das pessoas, das   empresas e de setores, em especial do turismo.


 

O 2º Seminário Sindicalismo Moderno é uma iniciativa da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e conta com o apoio da Federação dos   Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (FETHEMG) e o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  


Inscrições https://www.sympla.com.br/evento/2-seminario-sindicalismo-e-associativismo-moderno/2090689


Inn House Experience

A Inn House Experience promete ser um dos grandes destaques da Equipotel deste ano. O espaço, promovido pela Brazil Sales, consiste em um estande completo que reproduz o modelo de guest house. A empreitada foi possível juntamente com a participação de parceiros: a Marcenaria Show, o Studio Cris Paola e a MDF Technology. 


A Marcenaria Show, de Emiliano Morais, é uma empresa especializada em mobiliário personalizado, conhecida por sua qualidade e atenção aos detalhes. Com uma equipe experiente de marceneiros, eles transformam projetos de sonho em realidade, oferecendo soluções de design únicas para seus clientes. Na feira, eles estão responsáveis por todo o mobiliário do estande e contam com patrocínio da Duratex Madeira, que é uma marca reconhecida no mercado e tem padrão internacional de qualidade. 


O Studio Cris Paola é uma renomada firma que se destaca pela sua criatividade e expertise em projetos de design de interiores e arquitetura. Com uma abordagem inovadora e foco na personalização, eles transformam espaços em ambientes funcionais e esteticamente atraentes. Ano passado a arquiteta esteve responsável pelo projeto da Suíte Design na Equipotel, que fez bastante sucesso entre os visitantes.

Já a MDF Technology foi fundada por Júlio Ferreira e atua com inovação, oferecendo soluções como automação inteligente, segurança, chatbot e data center virtual, dentre outros. Na feira, estará responsável pela instalação de totens que oferecem serviço de check in e check out, além da automação em som e iluminação de ambientes.

O estande englobará vários espaços existentes em uma guest house. A recepção terá total acessibilidade, com área para check in e check out. A suíte montada na área pretende refletir uma experiência de hospedagem de excelência, com roupa de cama de qualidade e iluminação adequada, remetendo a conforto e relaxamento, pronta para atender às mais diversas necessidades do cliente. O banheiro exposto será um cômodo completo, com direito a banheira e espelho iluminado. Haverá ainda uma área de gastronomia e um jardim na saída do espaço.

Um dos grandes destaques será o auditório, dentro do mesmo estande e que promete movimentar a feira com palestras sobre gastronomia, mobiliário, arquitetura, automação, vendas e outros assuntos pertinentes ao setor. Quem quiser participar poderá conferir o evento entre os dias 19 e 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações: brazilsales.com.br, marcenariashow.com.br, studiocrispaola.com.br e mdftechnology.com.br

Thermas da Mata novas parcerias

Continuando seu compromisso em aprimorar as experiências dos clientes e lançar atrações inovadoras, o parque aquático Thermas da Mata, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, anunciou uma adição significativa à sua equipe. Aline Wenceslau junta-se à equipe do empreendimento como a nova Gerente de Parcerias e Patrocínios.

A executiva traz consigo uma vasta experiência para sua função. Formada em Gestão de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi, aprimorou ainda mais suas habilidades com especializações em Live Marketing, Produção Executiva e Mega Eventos pela ESPM e On Stage Lab.

Sua jornada em gestão de parcerias começou em 2015 em uma empresa de licenciamento de marcas e personagens, onde rapidamente adquiriu expertise em construir colaborações signficativas. 


Em 2018, Aline assumiu a responsabilidade de supervisionar Parcerias Estratégicas no Grupo Aviva, onde liderou projetos como Suíte DPA, Fini Beach Truck e a introdução de experiências exclusivas de bebidas no Hot Park por meio da marca Fiu Fiu.

Suas realizações a levaram a se tornar a responsável por parcerias no Grupo Habib's no início de 2022. No final do mesmo ano, ela estabeleceu e gerenciou com sucesso o departamento de Parcerias e Patrocínios na BusinessLand Marketing, onde supervisionou parcerias para mais de 60 empreendimentos brasileiros.

Agora, chega ao Thermas da Mata com o papel de criar e desenvolver o departamento de Parcerias Estratégicas e Patrocínios, com foco em infundir inovação e experiências novas na jornada dos visitantes do parque.

"Estou empolgada por fazer parte da equipe Thermas da Mata e contribuir para o seu crescimento. Nossa visão é pioneira em colaborações novas que vão redefinir como nossos visitantes experimentam o parque", afirma Aline Wesceslau.

Já o Diretor do Thermas da Mata, Sérgio Salomão, enfatiza o investimento contínuo do parque em elevar suas ofertas. "A nomeação da Aline reflete nosso compromisso em avançar com a experiência do parque. A ideia é que possamos criar uma colaboração estratégica entre o parque e marcas de renome para oferecer, cada vez mais, experiências envolventes e completas para os nossos visitantes”. 


O Thermas da Mata já é conhecido por oferecer atrações para toda a família, incluindo a experiência de praia mais próxima da capital paulista, com a Praia da Mata; assim como o escorregador aquático musical Space Music, a relaxante piscina térmica Hot Island e a Beach Kids, ideal para as crianças, entre outras.

O parque aquático apresenta atrativos para todas as idades, com destaque para a Praia da Mata, com pé na areia e águas quentinhas. Um verdadeiro paraíso! Assim como o Space Music, segundo toboágua musical da América Latina, reunindo música e efeitos visuais à medida em que o visitante desce e faz curvas pelo toboágua; o Hot Island, espaço com piscina de águas quentes, ofurôs e cascata; a Beach Kids, que integra as áreas Kids e Baby (especial para menores de 5 anos) e conta com escorregadores, balde maluco, e diversos brinquedos; o Cyclone, toboágua com cinco pistas em um percurso de 65 metros; e a tirolesa, uma experiência de tirar o fôlego em um percurso de 400 metros com uma vista privilegiada das belezas naturais do parque e seus arredores. Completam a estrutura do parque: lago, bosque, cabanas, piscina de água natural e a Praça das Águas, espaço interativo e lúdico para toda a família.  

www.thermasdamata.com.br.


Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

 

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.267 — 7/9/23


 

Salão de Munique expõe avanço

de marcas chinesas na Europa

 


A indústria europeia de veículos terá que fazer um grande esforço financeiro e técnico para enfrentar o avanço de marcas chinesas que conseguem preços bastante competitivos na fabricação de veículos elétricos (VE) e baterias. É o que se pode deduzir sobre o Salão de Munique (5 a 10 de setembro), que sucedeu ao gigantismo de Frankfurt. Agora aposta em fórmula de exposição mista, usando as praças da cidade e um centro de exposição de dimensões menores.

Cerca de 40% dos estandes foram ocupados por marcas sediadas na Ásia. Os fabricantes tradicionais estão de certa forma encurralados pois não podem “virar a chave” sem enfrentar outros problemas. Luca de Meo, presidente do Grupo Renault, afirmou à agência Reuters que “temos de diminuir a diferença de custos em relação aos chineses, que começaram com veículos elétricos anos antes”. O novo VE R5, em 2025, caminha para isso, acrescentou.

As principais novidades do Salão concentraram-se em VEs. A começar pela BMW que apresentou uma visão ainda genérica do futuro Série 3, focando no avanço de 30% em alcance e recarga da bateria. Modelos a combustão e elétricos coexistirão. A Mercedes destacou a próxima geração do CLA com as DRL inspiradas na estrela de três pontas da marca. O Tesla 3 recebeu leve reestilização frontal e aumento de preço de US$ 2.500 (R$ 12.500).

Inspirada na mística versão GTI do Golf (foto de abertura da coluna), a VW apresentou o modelo-conceito ID. GTI que só chegará ao mercado daqui a quatro anos. Trata-se de um VE com referências explícitas ao estilo original, ao contrário do que tem sido a regra atual.

Entre as chinesas, destaque para a nova marca AVTR nascida de colaboração entre a Changan e a Huawei (gigante das redes de telecomunicação). O modelo batizado com número 12 tem 5 metros de comprimento e versões com um e dois motores elétricos.

Dos carros convencionais duas peruas (camionetas) chamam atenção por seu estilo arrebatador: Passat Variant e Classe E All Terrain.

Sexta geração do Cayenne também é híbrida 

Desde seu lançamento, em 2002, o Cayenne representou a primeira diversificação de uma marca premium para os SUVs. O movimento não foi bem compreendido, inicialmente, mas as vendas provaram o contrário: 60% a mais que o previsto. O acerto deu início à era de SUVs de alto desempenho, influenciando outras marcas de carros puramente esporte. Também evoluiu para adicionar a carroceria SUV cupê.

Agora estreia no Brasil a sexta geração com algo a mais do que simples reestilização e pré-venda de versões híbridas que chegarão no primeiro semestre de 2024. A Porsche investiu também em aperfeiçoar os faróis de LED HD-Matrix de mais de 32.000 pixels por farol e seis possibilidades de fachos. Há nada menos de oito desenhos de rodas com até 22 pol. de diâmetro e pneus de maior diâmetro externo. Chamam atenção os para-lamas dianteiros mais elevados e ligeiramente arqueados.

Logo ao sentar no SUV destacam-se novo volante, quadro de instrumentos totalmente digital (como sempre conta-giros no centro), saídas de ar condicionado sem aletas, alavanca seletora do câmbio no lado direito do painel de fácil acesso e três telas: 12,6 pol. (instrumentos), 12,3 pol. (multimídia) e 10,6 pol. (para o passageiro). Tem pareamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recarga de celular por indução (até 15 W) com refrigeração.

O que mais impressiona é a versão Turbo GT: V-8 biturbo, 4-litros, 659 cv e 86,7 kgf·m. Tanto na avaliação por estradas quanto no autódromo Velo Città (Mogi-Guaçu/SP) o desempenho empolga com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 s. Há até um defletor de teto adaptativo, herança do Porsche 911. O Turbo GT, além do equilíbrio em curvas e freios tradicionalmente excelentes da marca, é o mais caro: R$ 1.385.000. Mas quem se contentar com o Cayenne S e “apenas” 474 cv/58,8 kgf·m, pagará R$ 850.000.

São duas as versões híbridas: E-Hybrid (470 cv e torque combinado de 63,7 kgf·m) por R$ 690.000 e a Turbo E-Hybrid (739 cv e torque combinado de 93,1 kgf·m), 0 a 100 km/h em 3,7 s, por R$ 1.135.00. Esta última tem desempenho menor pela diferença de massa (180 kg em razão da bateria) frente à versão Turbo GT.

Elétrico BYD Seal: espaçoso e preço atraente 

Além do impacto positivo do modelo de entrada, Dolphin, a BYD deu outro choque no mercado com o sedã Seal por R$ 296.800. Linhas do sedã-cupê são atraentes (melhor ao vivo do que em fotos), destacando-se os conjuntos ópticos dianteiro (com filetes de LED) e traseiro. Há amplo espaço interno graças à distância entre eixos de 2.920 mm, principalmente para os passageiros do banco traseiro que se beneficiam ainda do assoalho plano. Para bagagem, porta-malas traseiro de 402 litros e dianteiro de 53.

O interior traz ótima atmosfera pelo teto solar panorâmico e materiais de boa qualidade. Quadro de instrumentos poderia ter resolução maior e contraste de cores. Tela do multimídia rotacional apresenta dimensões generosas (15,6 pol.). Ao volante, o banco é confortável com aquecimento e ventilação.

Desempenho é o ponto alto do Seal. Dois motores, um dianteiro e outro traseiro, totalizam 531 cv e 60,2 kgf·m. As respostas ao acelerar empolgam e a tração 4x4 sob demanda garante comportamento em curvas muito bom. Até dá para “esquecer” que sua massa total em ordem de marcha é de nada menos que 2.185 kg. O percurso de avaliação não tinha trechos muito sinuosos, porém provocado em curvas foi muito bem.

Desagradável é o sistema de manutenção em faixa muito intrusivo e que não pode ser desligado. Em piso irregular as suspensões mostram respostas adequadas. Porém, a distância mínima do solo de somente 120 mm faz o carro raspar com facilidade em lombadas e valetas.

(Colaborou Luís Fernando Carqueijo).

Estoques aumentam. Bom para o consumidor

A indústria automobilística aumentou sua produção em agosto. As 227.000 unidades de veículos leves e pesados significaram crescimento de 24% sobre julho. Esse resultado elevou os estoques nas fábricas e concessionárias de 29 dias em julho (resultado do programa de incentivos tributários do Governo Federal, já encerrado para modelos leves) para 35 dias em agosto. Isso aponta no sentido de continuidade de promoções agora em setembro.

A valorização do real frente ao dólar também ajudou a reduzir preços de modelos importados e os aqui produzidos tendem a acompanhar. Uma recuperação maior depende de redução das taxas de juros que já se iniciou, mas não se sabe ainda em que ritmo. Em agosto a média diária de vendas foi de 9.000 unidades. E a expectativa da Anfavea para 2023 continua a mesma do início do ano: aumento na comercialização de 3% sobre 2022 para 2,168 milhões de unidades.

Em agosto, foram vendidas 1.167 unidades de modelos elétricos entre automóveis e comerciais leves: 0,6% do total. Em agosto de 2022 o percentual era de 0,5%, mas a partir deste mês deve subir com a escalada das marcas chinesas.

Grupo Gandini importou 450.000 veículos Kia em 30 anos

Operação começou modesta, em 1993, depois de José Carlos Gandini fundar a Kia Motors do Brasil no ano anterior e começar a implantar a rede de concessionárias. Inicialmente foram apenas 1.000 unidades do Besta para passageiros, Besta Furgão, picape Ceres e caminhão leve K3500.

Em 2009, passou a ser distribuidor da Kia também no Uruguai e ganhou a licença para fabricação no país vizinho do caminhão leve Bongo K2500. Ao completar este ano 450.000 unidades importadas da Coreia do Sul e do Uruguai, os modelos de passageiros mais vendidos foram: SUV compacto Sportage (106.000 unidades), sedã médio-compacto Cerato (71.000) e subcompacto Picanto (42.000).

José Luiz Gandini, filho do fundador e atual presidente do grupo, afirma que resiliência é o fator mais marcante para a trajetória da empresa em razão dos altos e baixos da economia brasileira.

 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.