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sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Busworld Europa, o mais importante evento mundial de ônibus, começa neste sábado em Bruxelas e discutirá o futuro do transporte coletivo rodoviário

 


 

Bruxelas – Tem início neste sábado, dia 7 de outubro, no Expo Bruxelas, a edição 2023 da Busworld Europa, maior evento global da indústria do ônibus. Até o dia 12, os principais fabricantes, fornecedores, operadores de transporte e representantes de governo de todo o mundo vão apresentar, discutir e propor as soluções para o contínuo desenvolvimento da mobilidade, rumo à meta de zero emissão e sustentabilidade. Serão cerca de 500 expositores e 40.000 visitantes.

 

Após um intervalo de quatro anos, o evento volta a ser realizado e os pontos centrais serão as novas tecnologias de eletrificação, tanto para ônibus urbanos quanto para os rodoviários, e toda a nova rede de serviços e suporte que precisa ser criada e implementada para que o processo de descarbonização do transporte rodoviário aconteça efetivamente.

 

Além dos inúmeros novos lançamentos em termos de produtos, com veículos elétricos de todos os tamanhos e desenvolvidos para as mais diversas aplicações e condições, a indústria vem investindo e trabalhando muito forte para superar os maiores desafios existentes, como o elevado custo de aquisição dos modelos eletrificados, as soluções para recarga e abastecimento dos veículos, toda a infraestrutura necessária e, é claro, subsídios para que os operadores possam substituir mais rapidamente os modelos convencionais a combustíveis fósseis pelos de fontes renováveis.

 

“A edição 2023 da Busworld tem um grande significado, pois marca a recuperação e demonstra a resiliência da indústria do ônibus mundial frente a tantos desafios, sobretudo a descarbonização do transporte e a digitalização para uma mobilidade eficiente. O tema “Stronger Together” mostra essa unidade e determinação face à adversidade. Acreditamos que será a melhor edição já realizada”, comenta a diretora da Busworld Europa, Mieke Glorieux.

 

Na visão dos especialistas, o ônibus continua a ser a solução mais flexível, eficiente e de rápida e “barata” implementação para o transporte de passageiros e faz parte do futuro da mobilidade em todos os mercados do mundo. Por isso, as diferentes conferências, como a EU ZEB (European Zero Emission Bus Conference), no dia 12 de outubro, e a Digital Mobility Solutions Conference, dia 11, para envolver os decisores políticos, operadores e fabricantes, e facilitar a troca de conhecimento e ajudar na sua transição para uma mobilidade com emissões zero nas diferentes regiões do mundo.

 

A quinta edição da Conferência Europeia de Ônibus com Emissões Zero vai discutir a descarbonização de toda a indústria e como realizá-la. A Conferência de Soluções Digitais de Mobilidade abordará as inovações digitais aplicadaa nas operações de ônibus, inclusive via telemática, direção automatizada, serviços de ônibus autônomos, gestão inteligente de energia e os conceitos de mobilidade da próxima geração, entre outros.




O transporte público suportado e/ou executado digitalmente impulsionará a mobilidade para um nível mais elevado, no qual seja fácil de utilizar e suave, planejada, mais eficiente e, portanto, sustentável, inclusive com veículos dimensionados especificamente para cada aplicação e região.

 

Um ônibus contém mais de 20.000 chips. A utilização de softwares contribui para a segurança, a sustentabilidade e o conforto dos passageiros e do condutor e é essencial para incluir os serviços de ônibus nos modelos de mobilidade multimodal do futuro e para atender ao crescimento do transporte coletivo de passageiros.

 

Na gestão inteligente de energia, a implementação de veículos elétricos permite um controle mais significativo dos custos de energia por parte do operador. Além do preço do diesel, o preço da eletricidade também varia. O tempo de carregamento dos veículos, incluindo a produção própria de eletricidade ou a implementação de armazenamento estacionário de eletricidade, terá um efeito decisivo no custo energético dos operadores.

 

Grandes companhias da indústria mundial do ônibus estarão presentes. As tradicionais empresas europeias, como Van Hool, Daimler, MAN, IVECO Bus, VDL, Scania, Irizar, Ebusco e Solaris, ao lado da gigante brasileira Marcopolo, Otokar, Anadolu Isuzu, Karsan, da Turquia, MCV, do Egito, e JBM, da Índia.

 

Crédito das imagens: Arquivo Internet

Caoa reduz preço da camioneta Hyundai HR 4WD para R$ 172.990 e a versão com ar condicionado para R$ !79.990


Produzida pela CAOA Montadora, na planta de Anápolis (GO), a camioneta HR é mais um modelo da gama de veículos comercializados pela CAOA a ter reduzido seus valores de tabela, graças a política de redução de preços promovida empresa, apoiada pela variação cambial e por uma negociação com a matriz da Hyundai na Coreia.

Com a redução, a linha HR 4WD passa a ter seu preço inicial passando de R$ 179.990,00 (preço na tabela anterior) para R$ 172.990,00. Já a versão com ar-condicionado, que tinha o valor de R$ 189.990,00 agora passa a custar R$ 179.990,00.

 

Hyundai HR 4WD

Líder de vendas em seu segmento desde o início da produção do veículo no Brasil, o HR chega ao mercado brasileiro com a introdução de novos itens como seleção de tração 2WD/4WD, DRL, ESC, painel de instrumentos com display de 3,5 polegadas e adequação aos níveis de emissões estabelecidos pela legislação Proconve L7.

 

Primeiro modelo Hyundai a ser produzido na CAOA Montadora, no ano de 2007, o HR obteve a liderança de vendas do segmento durante 15 anos consecutivos e está prestes a obter a marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil.

 

Com a maior capacidade de carga da sua categoria, 1.789 kg, o Hyundai HR 4WD está equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, combinado ao câmbio manual de 6 marchas e torque máximo de 26 kgfm.

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Ford E-Transit 100% elétrica com acesso para dois cadeirantes é exibida na Reatech Brasil 2023, em São Paulo


A van elétrica com acesso para dois cadeirantes e projetada para se adequar às normas da ABNT é atração da feira em São Paulo – veja vídeo

A Ford está presente na Reatech Brasil 2023 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, com a exibição de uma E-Transit adaptada, van elétrica com acesso para dois cadeirantes projetada para atender às normas da ABNT – veja o vídeo. O veículo pode ser visto no estande da empresa de transportes Azul Mob, na feira que vai até 7 de outubro, no São Paulo Expo.



Versão elétrica da van mais vendida do mundo, a E-Transit se destaca pela tecnologia e inovação, incorporando conectividade de fábrica, equipamentos e sistemas semiautônomos de condução de série para entregar maior segurança aos passageiros, minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade do cliente comercial.

Ela é equipada com bateria de 68 kWh, que permite uma autonomia de 317 km (medida pelo método WLTP). Atualmente, o veículo na versão furgão já roda em fase de testes na frota de grandes empresas do Brasil e da América do Sul.

“Além de contribuir para a redução das emissões de carbono, a E-Transit oferece um custo de operação mais vantajoso para o cliente. Ela entrega um menor consumo energético e tem menos elementos de desgaste, o que permite que a frequência de serviços e manutenção seja menor”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford.




Versatilidade de aplicações

A E-Transit tem bateria instalada no assoalho, que não interfere no espaço para carga. E, assim como as versões a combustão, é facilmente adaptada para atender vários tipos de aplicação. O modelo exposto na Reatech é um furgão longo com teto alto (L3H3), implementado pela empresa Alpha6, de São Paulo, com suporte do time de engenharia da Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca.

A modificação da van incluiu a instalação de vidros, ar-condicionado traseiro, revestimento interno com ABS, piso e passadeira com compensado naval, retratores para fixação de cadeiras de rodas e plataforma lateral para acesso dos cadeirantes, com capacidade de até 300 kg. Ela recebeu também dois bancos duplos e um unitário na traseira e tem capacidade para transportar um total de nove passageiros andantes, mais o motorista.


“Estimamos que nos próximos anos crescerá rapidamente a adoção de veículos elétricos destinados ao serviço público municipal e setor privado de transporte escolar, de carga e de passageiros. A E-Transit mostra que já existe uma solução pronta para atender essa necessidade. É um veículo que não polui, tem menor custo de manutenção e também oferece um padrão inigualável de silêncio e conforto para os usuários”, diz Leandro Zillig, sócio da Alpha6 e da Azul Mob.

Novo Hyundai HB20 e Hyundai CRETA recebem descontos especiais neste mês de aniversário de vendas no Brasil. Preço do Novo HB20 Sense sai de R$ 82.290 para R$ 74.990, e CRETA Comfort, de R$ 135.390 para R$ 119.990


Out. 5, 2023 – A Hyundai inicia hoje nova campanha nacional de varejo com condições especiais para os modelos Novo HB20 e CRETA.
 Os descontos podem superar R$ 15 mil e acumular benefícios como condições exclusivas de financiamento. 


As oportunidades serão válidas até o final do mês de outubro e marcam o aniversário de 11 anos do início das vendas no País dos modelos fabricados em Piracicaba (SP).

 

“O mês de outubro é sempre muito especial para todos nós da Hyundai. É o momento de celebrar mais um ano do início das vendas do HB20 com o público brasileiro. Para isso, nada melhor que a oferta de condições especiais tanto para o Novo HB20 como para o SUV CRETA, atendendo a todos os perfis de nossos clientes com a reconhecida qualidade de nossos veículos, acompanhada de novidades como benefícios no financiamento e do recém-criado plano de revisões programadas Hyundai Blue Care. 


É a oportunidade imperdível de adquirir o que há de melhor nas respectivas categorias em termos de conforto, segurança e tecnologia com o melhor custo-benefício”, afirma Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

 

Os grandes destaques da campanha de aniversário são o Novo HB20 Sense, com preço reduzido em R$ 7.300, de R$ 82.290 por R$ 74.990, e o CRETA Comfort, com desconto expressivo de R$ 15.400, de R$ 135.390 para 119.990.

 

Em sua faixa de preço, o Novo HB20 Sense se destaca como um dos hatches compactos mais completos do mercado, oferecendo recursos como assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva, seis airbags, freios ABS com EBD, piloto automático e limitador de velocidade. 



O CRETA Comfort, por sua vez, também oferece todos estes recursos e inclui funcionalidades presentes em concorrentes de faixa de preço superiores, como sistema de monitoramento de pressão dos pneus, alerta de presença no banco traseiro, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, sensor crepuscular para acendimento dos faróis e controles de áudio e Bluetooth no volante com reconhecimento de voz.

 

Para os interessados nas demais opções do Novo HB20, tanto na configuração hatch como sedã, os descontos variam de R$ 3 mil a R$ 6 mil, dependendo da versão escolhida e se o comprador já é cliente da marca. Por exemplo, para os modelos Comfort, Comfort Plus e Limited, os descontos serão de R$ 6 mil para clientes e R$ 4 mil para aqueles que estejam comprando seu primeiro Hyundai.

 

No caso do SUV CRETA, os descontos nas demais versões podem chegar a R$ 10 mil para clientes, como na Comfort Plus e na Limited. E os modelos CRETA Platinum, com ou sem teto solar, oferecem ainda bônus de R$ 5 mil na troca por um usado, para todos os interessados.

 

Os modelos Limited e Limited Plus de HB20 e HB20S, assim como os modelos CRETA Platinum, com ou sem teto solar, podem acumular o benefício de taxa zero no financiamento. Para os demais veículos incluídos na campanha, o cliente precisará optar entre o desconto ou o juro zero nas parcelas.

 

E para os clientes Hyundai Financiamentos em fase final de contrato, mais um presente: R$ 1.000 adicionais de desconto em qualquer uma das promoções citadas acima. Para se tornar elegível, o cliente precisa estar com financiamento atual com finalização prevista para o período entre outubro de 2023 a abril de 2024 e realizar a nova compra via Hyundai Financiamentos. A oportunidade de fechar negócio também têm como data limite o dia 31 de outubro de 2023.

 

Os modelos produzidos pela Hyundai em Piracicaba (SP) frequentemente também se destacam entre os com menor desvalorização no mercado, incluindo premiações como o Selo Maior Valor de Revenda, realizado anualmente pela Autoinforme, que conferiu ao HB20 o 1º lugar geral em 2022 e ao HB20S a 1ª posição entre os sedãs de entrada em 2023. 


A Hyundai é a única montadora de automóveis do Brasil a testar 100% de sua produção em pista com trechos que simulam situações de rua, condição que possibilita à marca oferecer, com total confiabilidade, 5 anos de garantia em todos os modelos zero-quilômetro comercializados.

 

Hyundai Blue Care

 

Outra importante novidade do mês de outubro é o lançamento do Hyundai Blue Care, um plano de revisões programadas que oferecerá gratuitamente as 6 primeiras revisões do veículo durante um período de 3 anos aos clientes que adquirirem, até o dia 31 de outubro, uma unidade dos modelos Platinum, Platinum Safety e Platinum Plus, do HB20 e HB20S, ou os modelos N Line e Ultimate, do SUV CRETA. O Hyundai Blue Care estará vinculado ao chassi do veículo, o que permitirá ao cliente realizar as revisões em qualquer concessionária do país. Se revendido antes de concluir as revisões gratuitas, o benefício será estendido ao novo proprietário, um grande diferencial da marca Hyundai para com seus produtos e clientes.

 

Confira abaixo a tabela atualizada com as configurações disponíveis dos modelos Hyundai 2024 e seus respectivos preços promocionais.

 

Modelo

Ano-modelo

Motor

Versão

Transmissão

Preço (R$)

Com Desconto Geral (R$)

Com Desconto Clientes Hyundai (R$)

HB20

23/24

1.0 12V Flex

Sense

MT5

82.290

74.990

74.990

Sense Plus

82.890

74.990

74.990

Comfort

85.590

81.590

79.590

Comfort Plus

86.490

82.490

80.490

Limited

90.690

86.690

84.690

Limited Plus

91.090

88.090

86.090

1.0 TGDI 12V Flex

Comfort

MT6

98.990

N/A

N/A

Comfort Plus

99.990

N/A

N/A

Comfort

AT6

104.590

N/A

N/A

Comfort Plus

105.590

N/A

N/A

Platinum

110.590

N/A

N/A

Platinum Safety

113.290

N/A

N/A

Platinum Plus

119.590

N/A

N/A

HB20S

23/24

1.0 12V Flex

Comfort

MT5

91.890

87.890

85.890

Comfort Plus

92.690

88.690

86.690

Limited

97.090

93.090

91.090

Limited Plus

97.490

94.490

92.490

1.0 TGDI 12V Flex

Comfort

AT6

110.890

N/A

N/A

Comfort Plus

111.890

N/A

N/A

Platinum

117.790

N/A

N/A

Platinum Safety

119.990

N/A

N/A

Platinum Plus

126.990

N/A

N/A

CRETA

23/24

1.0 TGDI 12V Flex

Comfort

AT6

135.390

119.900

119.900

Comfort Plus

135.890

128.890

125.890

Limited

146.390

139.390

136.390

Limited Safety

147.890

144.890

141.890

Platinum

157.390

N/A

N/A

Platinum Safety

158.890

N/A

N/A

Platinum com

teto solar

165.590

N/A

N/A

N Line

174.090

N/A

N/A

2.0 16V Flex

Ultimate

179.890

N/A

N/A

 

 

Coluna Fernando Calmon




Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.271 — 5/10/23

 


Primeiro-ministro inglês quer frear

expansão do limite de 30 km/h

 

A Grã-Bretanha tem grande tradição na difusão do automóvel como meio de transporte, mas no começo de sua história o cenário era completamente oposto. Foi lá que surgiu, em 1862, a Lei da Bandeira Vermelha. 

Os primeiros arremedos de veículos autopropelidos só podiam circular precedidos de um homem a pé com a sinalização da bandeira (algumas fontes dizem que também soprando uma corneta). Isso não mudou nem a partir de 1886 com o primeiro carro, um triciclo, patenteado por Karl Benz na Alemanha. A lei citada só se revogou em 1896.

Chegando a 2023, avança em todo o Reino Unido a introdução de zonas onde o limite de velocidade é de 20 milhas/hora (32 km/h). Isso ocorre em bairros de baixo tráfego, mas de forma excessiva. Por isso, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, defendeu um freio para a expansão desenfreada dessas zonas em clara abertura para conquistar votos de eleitores.

Segundo a revista Autocar, o Automóvel Clube Real (RAC, na sigla em inglês) defendeu o limite de 32 km/h onde este é mais necessário. Porém, ressalvou que a implantação generalizada pode prolongar desnecessariamente os tempos de viagem, desacelerar o tráfego e até aumentar os congestionamentos.

Estas medidas anticarros, de fato, vêm-se expandindo de forma irracional. Por exemplo em São Paulo, onde o limite de 50 km/h está praticamente em toda a cidade, salvo as vias expressas marginais (90 km/h). Mesmo em avenidas o limite anterior de 70 km/h foi revogado. Nos municípios vizinhos a velocidade permitida nas avenidas é de 60 km/h e nem por isso há mais acidentes.

No entanto, os motoristas paulistanos (e de outras procedências) têm sido surpreendidos por zonas de 40 km/h que surgem do nada e sinalizadas por placas que podem passar despercebidas. Será que quem cuida do trânsito no País poderia seguir os ingleses e adotar medidas mais racionais e menos exageradas?

Fenabrave revisa para cima as vendas em 2023

Os bons resultados de vendas no mês de setembro nos segmentos de veículos leves e pesados levou a Fenabrave a revisar para cima suas previsões para o fechamento deste ano: crescimento de 5,6% sobre os números de 2022. No início do ano a federação das concessionárias se mostrou cautelosa e estimou crescimento zero em 2023. Em razão de menos dias úteis em setembro frente a agosto, as vendas chegaram a cair 4,8%, mas a média diária cresceu para 9.372 unidades, um bom resultado.

De acordo com José Andreta Jr, presidente da Fenabrave, este ano deve fechar com cerca de 2,2 milhões de unidades comercializadas. O único segmento a se retrair será o de caminhões em função do aumento de preços nos novos motores Diesel, agora menos poluentes. 

A entidade sugeriu ao Governo Federal que um corte nos impostos não teria reflexo na arrecadação tributária, pois o mercado é bastante sensível a uma queda de preços e consequente avanço na comercialização, como demonstrado em meados deste ano.

A Bright Consulting também melhorou a sua projeção para 2023. A consultoria foca somente em automóveis e comerciais leves, tendo revisado para cima seus números: de 2,069 milhões de unidades para 2,125 milhões. Para o executivo-chefe da empresa, Paulo Cardamone, o ritmo de emplacamentos não deverá arrefecer nos próximos meses.

Outra referência positiva está no mercado de veículos usados. Segundo a Fenauto, o volume comercializado nos nove primeiros meses deste ano cresceu 8,8% em reação ao mesmo período de 2022.

Metas para fabricação de elétricos não serão alcançadas

Já faz tempo que defendo uma previsão cautelosa sobre o avanço global dos carros elétricos. Não há dúvida de que o rumo está certo, porém o ritmo é incerto. Uma pesquisa mundial que acaba de ser revelada pela Automotive Manufacturing Solutions e a ABB Robotics apontou: metas obrigatórias de abandono total da produção de veículos com motores a combustão, a partir de 2035, não são viáveis.

Foram ouvidos cerca de 600 entrevistados ao redor do mundo entre fabricantes de veículos e de componentes, empresas de engenharia de ponta e especialistas em vários níveis de gerenciamento. 

Quase 60% dos respondentes destacaram as maiores dificuldades: investimentos muito altos para a transição, escassez de matérias-primas, organização da cadeia de suprimentos para baterias, infraestrutura de recarga a ampliar e capacidade insuficiente da rede elétrica em muitas das instalações atuais.

Muitos dos que responderam também chamaram atenção para o preço elevado dos veículos elétricos e a necessidade de aumentar ainda mais capilaridade e potência dos carregadores públicos ou privados.

Deve-se notar que outras dificuldades ainda estão por ser resolvidas em alta escala, como desmonte e reciclagem das baterias, além de programação da chamada segunda vida. Fora tudo isso, dois terços da energia elétrica gerada hoje no mundo vêm de fontes fósseis que emitem CO2 responsável pelo aumento da temperatura do planeta.

Sinal verde para BYD: Ford entrega fábrica ao governo baiano

Nos próximos dias o presidente mundial da BYD, Wang Chuanfu, chegará a Salvador (BA) para sacramentar a posse das instalações da Ford em Camaçari (BA). A marca do oval azul concluiu agora em 4 de outubro o acerto de contas com o governo da Bahia. No fundo, como havia comentado antes, a geopolítica influenciou essas negociações que se arrastaram desde 2022. Outra fábrica da empresa americana, na Europa, não foi vendida à BYD.

A marca chinesa continua a ampliar sua oferta no Brasil. Na segunda quinzena deste mês começam as entregas do Dolphin Plus que se diferencia da versão já lançada basicamente por um novo motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgf·m, além do teto pintado de preto, novas rodas de 17 pol. e teto solar panorâmico. Com toda essa potência o hatch é bem mais rápido com aceleração de 0 a 100 km/h em 7 s (o modelo básico em 10,9 s).

Apenas foi informado o alcance pelo padrão WLTP, mas o que vale mesmo é da homologação pelo Inmetro ainda não divulgado. O preço de R$ 179.880 é cerca de 20% maior do que a versão de entrada.

A empresa considera simples “boato” a intenção do Governo Federal de começar a cobrar imposto de importação (I.I.), provavelmente em três etapas anuais, sobre elétricos e híbridos plugáveis. O mais estranho é que importar com alíquota zero, em geral, fica mais barato do que produzir localmente. Ainda assim a BYD é a favor de manter o atual estímulo à importação.

A produção em Camaçari começará no último trimestre de 2024 sem informação sobre qual modelo. Tudo indica que será o Dolphin, mas também poderá ser o Seagull, subcompacto que chega importado no primeiro trimestre do próximo ano por preço estimado entre R$ 110.000 e R$ 130.000.

 

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