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quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Jeep® Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in: 5ª geração desembarca no Brasil com bateria de íons de lítio de 400 Volts pode ser completamente carregada em duas horas e meia em uma tomada 220V. O motor é 2.0 de 308 cv, velocidade máxima de 206 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 6,3s e 19,3 km/l. Tem 8 airbgs. Custa R$ 569.990

 Cherokee redefiniu o segmento de SUVs de luxo em 1992 – uma categoria criada nos anos 1960 pela própria Jeep, com o Wagoneer. 

Sua primeira aparição pública, impactante e inesquecível, já sinalizava o surgimento de uma lenda: ele acelerou, subiu as escadas e detonou as portas de vidro do Cobo Hall, palco do Salão de Detroit. De fato, ali nascia um verdadeiro ícone, sinônimo de luxo, design e capacidade 4x4 – que chegou em terras brasileiras dois anos após esse feito, em 1994, e está à venda desde então, representando o topo da gama Jeep. 

CBR 1000RR-R Fireblade SP 2024 em nova opção de cor Preta (Mat Pearl Morion Black), R$ 193.500,00 em adição às já disponíveis Vermelha (Grand Prix) e Branca, R$ 198.500,00 (Pear Glare White).



A Honda anuncia a chegada da versão 2024 do modelo CBR 1000RR-R Fireblade ao mercado. Desenvolvida pela HRC – Honda Racing Corporation –, divisão dedicada a criação das motocicletas de alta performance, a principal novidade é a introdução de mais uma opção de cor Preta (Mat Pearl Morion Black), que contrasta radicalmente com as Fireblade já disponíveis: a Vermelho Grand Prix – inspirada no visual das máquinas da equipe oficial Honda no Mundial de Superbike –, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo branco perolizado, como na Fireblade pioneira de 1992.

Combinar vermelho com azul e branco, as tradicionais “cores Honda”, sempre remete à inigualável história de sucesso da marca nas pistas, a maior vencedora em todas as categorias do motociclismo. 



O preto fosco alternado ao preto brilhante, grafismos mínimos em prata e dourado e elementos impactantes como rodas e suspensão dianteira douradas se mesclam ao cinza-titânio da ponteira de escape Akrapovic. Tal fórmula garante a esta nova opção da Fireblade um ineditismo e exclusividade notável, com resultado estético que se destaca.

Neste conjunto os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo vermelho aplicado ao tanque – elemento exclusivo de modelos de alta performance/tecnologia que são classificadas como flagship –, ganham ainda mais destaque, e definem uma das mais atraentes versões de Fireblade jamais produzidas.


No âmbito técnico, a nova opção de cor segue receita idêntica à das Fireblade lançadas no início do ano, aplicando a mais atual tecnologia Honda ao conceito “Total Control”, inaugurado com a pioneira das Fireblade de 1992, cuja filosofia em síntese é a de exaltar a extrema maneabilidade e facilidade de pilotagem, visando a performance superior em pista.

O motor tetracilíndrico em linha da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP oferece 216,2 cv de potência a 14.500rpm e torque de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Tal motor tem pistões de alumínio forjado com bielas de titânio e uma arquitetura que privilegia baixo peso e dimensões compactas, qualidade que permite um posicionamento ideal no chassi, o que favorece a obtenção de um centro de gravidade ideal e consequente equilíbrio.



O extensivo uso da eletrônica é evidenciado por sistemas como o controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control, o acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, e os decorrentes Riding Modes que regulam os quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB) e atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). Launch-control regulável e o Quickshifter, complementam a sofisticação técnica do motor da Fireblade SP.



O chassi em alumínio de arquitetura Diamond também recebe acabamento em preto fosco, e está vinculado a um requintado aparato de suspensões: atrás o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC, totalmente regulável, atua em um braço oscilante de alumínio, cujo desenho foi inspirado na Honda RC 213V da MotoGP. 

A suspensão dianteira invertida é uma Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ, dotada de sistema Öhlins S-EC – Semi active Electronic Control. Os freios tem discos dianteiros de 330 mmØ com cálipers Brembo Stylema de quatro pistões e traseiro por disco simples de 220 mmØ. O moderno sistema ABS permite configuração nos modos Circuito (pista) e Esportivo.



A plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit – de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade, ajustando em tempo real os diversos dispositivos destinados ao controle, incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD – Honda Electronic Steering Damper, e o sistema que reduz a tendência da roda traseira se levantar do solo em frenagens.

Destaque em termos estéticos e práticos é o atraente desenho da carenagem, cuja eficiência aerodinâmica recorre à aletas laterais para elevar a carga aerodinâmica vertical descendente, o “downforce”, obtendo assim maior estabilidade em alta velocidade, capacidade de aceleração em saída de curvas e controle superior em rápidas mudanças de direção e frenagens extremas.



O cockpit conta com painel de tela TFT de 5 polegadas totalmente personalizável por comando situado no punho esquerdo. O sistema Smart-Key, a chave presencial, é outro detalhe de praticidade da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP. A perfeita ergonomia para uso em pista complementa o modelo que é um verdadeiro “cartão de visitas” tecnológico da maior fabricante de motocicletas do planeta.

A Honda CBR 1000RR-R SP 2024 Preta (Meat estará disponível nas concessionárias Honda Dream a partir de novembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com a comodidade do Honda Assistance que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai. O preço sugerido (base São Paulo-SP) é de R$ 193.500,00 nas cores Preta (Mat Pearl Morion Black) e Vermelha (Grand Prix) e R$ 198.500,00 na versão Branca (Pear Glare - 30th Anniversary Edition).






Alta da gasolina favorece preço do etanol. Estudo mensal mostra que o valor médio do combustível atingiu o melhor custo-benefício com relação à gasolina desde outubro de 2018

Ilustração: Vertice Contadores


 

São Paulo, outubro de 2023  O preço médio do etanol em setembro correspondeu a 68,4% do valor médio da gasolina, patamar inferior à marca de 70%. Trata-se do menor nível deste indicador desde outubro de 2018, quando marcou 67,9%. Os dados são do Indicador de Custo-Benefício Flex do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade.
 

Em decorrência do encarecimento da gasolina no ano, o etanol se tornou uma opção mais vantajosa para abastecimento de veículos flex. No acumulado do ano, o preço do combustível acumula uma queda de 4,3%, ante um encarecimento de 15,9% no preço médio da gasolina comum. Já na comparação de setembro/2023 com agosto/2023, a gasolina teve um aumento de 2,1%, enquanto o etanol subiu 0,5%. 


No país, a maior vantagem do etanol foi encontrada no estado de Mato Grosso, com o litro do etanol custando 59,2% do valor da gasolina, enquanto no Rio Grande do Sul a gasolina foi mais vantajosa, com a relação entre os dois combustíveis ficando em 83%.
 

Na média das capitais, essa preferência pelo etanol é ainda mais evidente (67,8%), especialmente em localidades do Sudeste, como São Paulo, com 61,8%, e do Centro-Oeste, como Cuiabá, com 59,4%.





 

Acesse aqui o Monitor de Preço de Combustíveis do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade na íntegra.

Webinar gratuito sobre eficiência em gestão para postos de combustíveis. Webinar da Gilbarco Veeder-Root vai explicar como ter uma visão geral do seu negócio, maior eficiência na gestão e consequentemente aumentar a lucratividade.

Tecnologia que proporciona informações em tempo real e análise de dados para avaliação da performance são os principais meios para o desempenho positivo de qualquer negócio.

Ao longo das últimas décadas, particularmente, a gestão de postos de combustíveis vem passando por uma verdadeira revolução impulsionada pela chegada de ferramentas tecnológicas que permitem o controle da operação de ponta a ponta - desde o controle do estoque, nos tanques, até o abastecimento.

No webinar que será realizado no dia 17 de outubro, às 10 horas“Insite360: sua rede na palma da sua mão”, Claudio Mota Costa, gerente de Produtos da Gilbarco Veeder-Root, e Roberto Ferreira da Silva, Consultor Comercial da Gilbarco Veeder-Root, vão mostrar com o equipamento Insite 360 pode ajudar na gestão do posto.

O webinar é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pelo link https://lnkd.in/eQHYBtNE

Serviço:

Webinar: “Insite360: sua rede na palma da sua mão

Data: 17/10

Horário: 10 horas

Inscrições: https://lnkd.in/eQHYBtNE

Moção ao Festuris e Troféu Silvia Zorzanello serão entregues na Câmara de Vereadores. Sessão solene acontece no dia 8 de novembro, no plenário Júlio Floriano Petersen

Desde 2011, por meio do Projeto de Lei 2953, a Câmara de Vereadores de Gramado concede o Troféu Silvia Zorzanello a protagonistas do turismo nacional. 

Em 2023, a honraria será entregue à uruguaia Jussara Yanez Leite, diretora da Personal Turismo. A aprovação foi unânime por parte do Legislativo gramadense.

Também nesta sessão solene, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado receberá uma Moção de Reconhecimento dos vereadores pela importância do evento no apoio do desenvolvimento turístico da cidade.

A entrega das distinções ocorrerá no dia 8 de novembro, no plenário Júlio Floriano Petersen, na Câmara de Vereadores, com recepção às 17h30 e início às 18h. O evento será aberto ao público. A cerimônia contará com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara.

Jussara nasceu em Montevidéu, no Uruguai, onde foi professora de Educação Física por seis anos. Em 1980 começou a atuar como guia de turismo em seu país e foi gerente de operações de uma grande operadora de turismo, atividade que manteve quando veio residir no Rio Grande do Sul. 

Em 1990, em Porto Alegre (RS) começou sua caminhada com a empresa Acerenza Turismo, quando conheceu o Festuris. Em 1992 fundou a Personal Operadora, especializada em turismo do Mercosul e da América Latina.

Por quase oito anos, Jussara foi presidente da Ugart - União Gaúcha de Representantes e Operadores Turísticos, uma das idealizadoras da feira Ugart e vice-presidente financeira da ABAV-RS. Até hoje, faz parte da diretoria como conselheira e diretora do Sindetur-RS e da Fiaseet (rede de executivas do turismo).


Sobre o Festuris

O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. 

O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, o chocolate Miroh e a Vinícola Lídio Carraro. 

O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Presenting the safest sedan in the segment - The all-new Hyundai VERNA. (Apresentando o sedã mais seguro do segmento – o novo Hyundai VERNA


O novo Hyundai VERNA obtém um
classificação perfeita de 5 estrelas no Global NCAP.
Este feito incrível atesta a nossa dedicação em tornar as estradas indianas mais seguras, introduzindo tecnologias de ponta e inovação nos nossos carros.

O caminho para o amanhã começa aqui, onde a segurança para todos é a nossa principal prioridade!


Assista vídeo
Pergunte agora
https://www.hyundai.com/in/en
*Aplicam-se termos e condições.

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon


Nº 1.272 — 12/10/23



Nova fábrica da BYD acirra

concorrência entre marcas chinesas




Finalmente saiu o acordo entre Governo da Bahia e BYD que também envolveu a fábrica desativada da Ford em Camaçari. Na reta final, o Estado recebeu os prédios, com as ampliações feitas pela filial da americana, por R$ 220 milhões e repassou-os para a marca chinesa em forma de arrendamento.


Por sua vez a empresa chinesa precisará equipar todo o complexo para produzir carros híbridos flex plugáveis (Song Plus, na foto acima) e elétricos (Dolphin e Yuan Plus), caminhões leves e chassis de ônibus (ambos elétricos) e uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato (metais usados em baterias) para exportação.


Os R$ 3 bilhões que a BYD investirá na Bahia, incluindo um centro de pesquisa e desenvolvimento também na região metropolitana de Salvador, são o mesmo montante já anunciado pela conterrânea GWM em Iracemápolis (SP), na fábrica em preparação adquirida da Mercedes-Benz do Brasil. 


E, pouco mais de um mês atrás, a CAOA-Chery também revelou o desembolso de R$ 3 bilhões para aumentar a produção do Tiggo 5x de motor a combustão. Mas, nada adiantou sobre produzir híbridos em Anápolis (GO), hoje importados da China.


Que número mágico será este de R$ 3 bilhões (US$ 600 milhões)?

A BYD garantiu que a fábrica é a primeira desse porte fora do país de origem e capaz de produzir até 150.000 unidades por ano, embora não revelasse quando esse volume seria atingido. Inicialmente vai gerar 5.000 empregos diretos e indiretos. 


A fabricação começará entre o final de 2024 e o começo de 2025, porém faltou anunciar um cronograma de lançamentos e o índice de conteúdo local.

O governo baiano pretende isentar do IPVA modelos produzidos no Estado com preço até R$ 300.000 (Song Plus, hoje importado, custa R$ 229.800 com o desconto recente de R$ 40.000).


Já a GWM, enquanto se prepara para iniciar produção em maio de 2024, estuda priorizar o SUV Haval H6 híbrido flex como seu primeiro produto e só depois a picape híbrida flex Poer. Decisão depende dos termos do programa Mobilidade Verde e Inovação a ser anunciado pelo Governo Federal (com mais um atraso, no final deste mês), conforme adiantou o site Automotive Business.


Assim, as escaramuças entre marcas chinesas no Brasil mal começaram.

Marco de garantias deve diminuir juros de financiamentos


O Congresso Nacional aprovou e segue para sanção presidencial a nova lei do marco legal de garantias de empréstimos. Tornará mais fácil a execução extrajudicial e vai agilizar a recuperação de bens móveis (automóveis, motos e caminhões) de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes. A principal consequência será a tendência de queda nas taxas de juros, além de maior oferta de crédito. Também será possível que um imóvel sirva de garantia para mais de um empréstimo. Porém, este será um movimento de adaptação e não ocorrerá em curto prazo.


Em 2023 o mercado automobilístico está crescendo mais do que as projeções iniciais. Segundo a Anfavea, as vendas devem aumentar 6% sobre 2022, enquanto em janeiro deste ano a previsão era de 3%. Fechamento deste ano deve chegar a 2,2 milhões de unidades (veículos leves e pesados). Ainda assim os estoques nas fábricas e concessionárias subiram de 37 para 40 dias, ainda dentro da normalidade, de acordo com a entidade.


Vendas de veículos 100% elétricos subiram para 1% do total em setembro como reflexo do bom desempenho do Dolphin. Porém, no acumulado dos nove meses deste ano a participação caiu de 0,6% para 0,5%, indicando que o hatch chinês tirou vendas de outros modelos, enquanto o mercado específico até recuou.

Números de produção deste ano foram revisados de mais 2,2% para 0% de crescimento frente a 2002, em razão da forte queda de 12,7% das exportações.


Híbrido plugável Grand Cherokee 4xe chega no fim do mês


A quinta geração do Jeep Grand Cherokee, disponível no final do mês em curso, vem em versão única topo de gama por R$ 570.000. O preço é alto, apesar de imposto de importação menor como híbrido plugável. O lote inicial é de 150 unidades. Com distância entre eixos de 2.964 mm oferece ótimo espaço interno e ainda há um grande porta-malas de 580 litros.


Tem tração 4x4 com reduzida real para todas oito marchas do câmbio automático, sem bloqueio físico do diferencial central, mas com gerenciamento feito pelo próprio veículo. Motor principal é um 2-litros turbo de quatro cilindros e há mais dois, elétricos. Potência combinada de 380 cv e torque combinado de 65 kgf·m parecem muito, mas deve-se levar em conta sua massa de 2.466 kg. Ainda assim, o Grand Cherokee é rápido para seu porte, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 s.


Avaliação foi feita apenas em trecho urbano, mas os ângulos de off-road são típicos da marca com naturais limitações da proposta de um SUV que não é raiz. Há sistema de assistência de segurança completo: ponto cego, frenagem autônoma, assistente de faixa, tráfego traseiro transversal, câmaras 360° e frontal off-road, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, além de freio de autoimobilização no para e anda do trânsito.


O carro é bem silencioso (tem vidros acústicos e cancelamento sonoro de ruído) e head-up display de 10 pol. também muito bom. Usando regeneração máxima, o consumo de gasolina foi de 15,3 km/l. Não atingiu os 19,3 km/l indicados no padrão Inmetro. Mas com um tanque de 72 L de capacidade ninguém vai reclamar do alcance.


Accord híbrido destaca as vantagens de um sedã grande


De volta ao mercado, mesmo enfrentando a forte concorrência de SUVs, a 11ª geração do Accord ficou mais discreta com poucos frisos cromados e continua a ser opção válida. Chamam atenção no sedã a queda suave do teto, dianteira com faróis colocados em posição clássica sem invencionices e traseira coerente, ao mesmo tempo que garante ótima sinalização.


Seus 2.830 mm de entre-eixos garantem conforto e permitem até cruzar as pernas no banco traseiro sem contorcionismo. Porta-malas de 576 L (padrão VDA) é tão grande quanto o do Grand Cherokee. Destoa apenas a falta de um par de dobradiças pantográficas com molas a gás na tampa do porta-malas no lugar das prosaicas conhecidas como “pescoço de ganso”.


No interior chamam atenção a qualidade dos materiais de acabamento, os bancos dianteiros elétricos redesenhados e mais confortáveis, as saídas do ar-condicionado com uma malha metálica na largura do painel, a volta da alavanca de câmbio tradicional (ao contrário do Civic), o projetor de dados no para-brisa de 6 pol. e os botões físicos para controle de volume e temperatura interna, mais seguros de operar com o carro em movimento.


Conjunto motriz é o mesmo do Civic híbrido com um motor a combustão de 2 litros, 146 cv ciclo Atkinson, e dois elétricos sendo um para recarregar a pequena bateria de 1,05 kW·h e outro de 184 cv (mais 3 cv que o sedã menor). 


A Honda não revela a potência combinada, mas no site americano a informação existe: 207 cv. Aceleração também não é informada. Consumo padrão Inmetro: 17,8 km/l (cidade) e 16,1 km (estrada).


Durante a viagem de teste para primeiras impressões, além do silêncio nos trechos urbanos, destacou-se o comportamento em curvas e em especial a tendência menor de subesterço quando mais exigido.


30º Congresso SAE Brasil focou no tema da mobilidade


De alto nível técnico e prestigiado por representantes da indústria, academia e governo, as três décadas de realização do Congresso SAE Brasil foram comemoradas com grande sucesso ao longo dos dois dias de debates e dezenas de trabalhos apresentados com foco nas opções de transporte por terra e ar.


A temática desta edição realizada em São Paulo (SP) teve o lema: “Movidos pela inovação: somos a próxima geração da mobilidade”. Destacou-se o assunto recorrente em que o País sobressai em relação ao mundo graças à bioenergia como principal fonte para a transição segura e bem planejada para a eletromobilidade.


O professor Gonçalo Pereira, da Unicamp, enfatizou que o etanol terá um papel preponderante por meio de veículos híbridos flex e pode ser obtido não apenas da cana-de-açúcar. Citou o agave do qual os mexicanos fazem a tequila e no sertão nordestino é usado para produzir sisal. Segundo ele, a planta é até mais produtiva que a cana para obter etanol.

Com doação de livros, Festuris ajuda na reconstrução de bibliotecas do Estado. Campanha acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Abrajet e Afeet




Em setembro, após fortes eventos climáticos que assolaram diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) iniciou uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes.

A Feira Internacional de Turismo de Gramado - Festuris é um dos apoiadores dessa iniciativa, que tem como objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. Nos dias 10 e 11 de novembro, o estande Q-322 da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET) receberá doação de livros de literatura em bom estado de conservação (não serão aceitos livros de natureza didática). A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) também é parceira desta ação solidária. “Convidamos os participantes que façam sua doação. É essa solidariedade que nos representa, vamos ajudar”, clama Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Há também arrecadação de obras literárias nos seguintes locais. Biblioteca Pública do Estado do RS (Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck (Rua República do Peru, 398 - Jardim Itu, Porto Alegre); Biblioteca Estadual Romano Reif, (Largo da Bandeira, 64 - Passo d’Areia, Porto Alegre); Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318 - Independência, Porto Alegre); e Instituto Quindim (Rua Sinimbu, 1670, 6º andar - Centro, Caxias do Sul).

A Festuris acontece de 09 a 12 de novembro, em Gramado. Mais informações no site www.festurisgramado.com ou nas redes sociais da feira.

JLR inaugura no Rio de Janeiro 1ª estação sustentável de recarga de veículos do País, na Land Rio, usando baterias descartadas de veículos. Durante seis meses qualquer carro elétrico pode recarregar as baterias grátis na Land Rio. Energy Source estuda reuso de baterias em veículos no futuro

Jaguar I-PACE em carregamento na estação da Land Rio



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https://youtu.be/yvzEZ8INPtM


 

São Paulo - A JLR inaugurou, na tarde desta terça-feira, a primeira estação de recarga para veículos elétricos com o conceito de energia limpa, reutilizando baterias de I-PACE que seriam descartadas e dando uma segunda vida sustentável a este material. 

A concessionária escolhida para este projeto piloto é a Land Rio, na Avenida das Américas, 10.000, na Barra da Tijuca, primeira concessionária da marca no Brasil com iniciativas focadas na redução da emissão de carbono. 

O projeto foi criado a partir do programa Open Innovation da JLR, em parceria com a Energy Source, WEG e EZ Volt e envolve a captação de energia solar utilizando painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio, primeira concessionária com o conceito Carbono Zero da JLR. Esse tipo de estação de recarga pode ser instalado em condomínios, supermercados, por exemplo, e seu custo é de R$ 300 mil.

Essa energia é então armazenada em um banco de baterias de Ion-Lítio retiradas do I-Pace’s que já não estavam aptas para atuar no veículo, mas ainda oferecem grande potencial de armazenamento de carga.

Em entrevista ao Blog, a diretora de Operações da Energy Source, Bruna Dias, considerou que a legislação brasileira ainda não permite o reuso das baterias dos carros elétricos nos veículos após o seu período de vida útil, mas informou que a empresa está estudando a possibilidade da reutilização das baterias nos carros com absoluta seguranla e acredita que futuramente isso será possível.

"Por enquanto, sua reutilização é apenas possível como armanezamento de energia solar, eólica, em no-breacks, evitando que seja descartada quando ainda está com capacidade de armazenamento", explicou.


A inauguração contou com a presença de João Oliveira, presidente da JLR América Latina e Caribe, Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da JLR para a América Latina, Francisco Ferraz Magalhães, diretor da Land Rio, Bernardo Rossi, secretário do Estado do Rio De Janeiro, e David Noronha, CEO da Energy Source

Dentro da estação de carga criada em parceria com a empresa Energy Source, a energia armazenada em vários módulos é canalizada e transformada. Essa energia se torna capaz de alimentar um carregador de veículo elétrico, utilizando um carregador de 22kw da empresa WEG, mais um parceiro dessa grande iniciativa de sustentabilidade e inovação. 


Com a energia alimentando o carregador a marca buscou mais uma parceira para a gestão da carga dos veículos, e encontrou na EZ Volt uma solução para integração do carregador com o seu sistema, gerando a autenticação dos usuários via APP, gestão da carga e meio de cobrança da energia utilizada.

Com isso, a JLR passou a oferecer uma solução completa e baseada em energia limpa, utilizando baterias de segunda vida e energia solar de forma controlada e sustentável. 

A reutilização de baterias faz parte da ambição da JLR de adotar os princípios da economia circular com base numa filosofia "use menos, use por mais tempo, use de novo" (Use Less, Use Longer, Use Again) para limitar a utilização de materiais virgens.


João Oliveira - presidente da JLR América Latina e Caribe“Estamos muito felizes em apresentar um conceito totalmente novo e sustentável, dando sequência em nossa estratégia guiada pelos pilares de sustentabilidade e inovação que regem a JLR. As baterias de produtos eletrificados da JLR que seriam descartadas agora vão novamente fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos. Isso nos mostra que com inteligência e trabalho em equipe ainda é possível criar estratégias e alternativas sustentáveis em prol do nosso planeta”



Francisco Ferraz Magalhães – diretor da Land Rio: 
“Ser a primeira concessionária do Brasil a apresentar esta iniciativa em prol da sustentabilidade é motivo de grande orgulho para nós. Além disso, através de diversas iniciativas como a utilização de painéis solares como principal fonte de energia e o armazenamento de água da chuva, que posteriormente é reutilizada, fomos a primeira concessionária Jaguar Land Rover no mundo a neutralizar 100% das nossas emissões de carbono, concluindo os escopos 1 e 2 no protocolo GHG (Greenhouse Gas).”


Test-drive


Após o evento, a Land Rio colocou à disposição dos jornalistas automotivos o test-drive de um Jaguar I-Pace R-Dynamic, totalmente elétrico, com capacidade de carga completa em 8h30. 

Tem 400cv, torque de 690 nM, autonomia de 446 km, rodas de 20" diamantadas, vai de 0 a 100 km/h em 4,8s e a velocidade máxima é de 200 km/h.


É um carro extremamente confortável, espaçoso, tem uma excelente dirigibilidade, conta com seis airbags e porta-malas de 656 l.

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