Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Linha Adventure da Leatt de proteção para motociclistas chega pela primeira vez ao Brasil, distribuída com exclusividade pela Sportech


   Crédito: Divulgação


 

Marcando o início de suas atividades como distribuidora exclusiva da Leatt no Brasil, a Sportech está trazendo pela primeira vez ao País os produtos do seu lançamento mundial, a Linha Adventure, um dos três segmentos da marca sul-africana, ao lado das linhas Moto Off-Road e Mountain Bike, que também já tem novidades para o mercado nacional. “Recebemos itens para as demandas dos diferentes públicos de cada área e, certamente, a linha Adventure chamará a atenção, por conta de sua tecnologia inovadora e de alto nível”, afirma Raissa Bazzani Felippe, Diretora de Relacionamento da Sportech.

 

Segundo Raissa, a Leatt é mundialmente conhecida pelos equipamentos de proteção, como o pioneiro protetor de pescoço (neck brace) que deu origem à marca, em 2004. E, cada vez mais, tem se destacado por novos itens oferecidos ao mercado – sejam outros protetores (peitoral e de costas, joelheiras, cotoveleiras e óculos), calçados (como botas e sapatilhas) e roupas (calças, jaquetas, bretelles), entre outros. 


“São peças específicas para cada segmento, com opções para pilotos mais competitivos, amantes do off-road e de adrenalina nos fins de semana. Por isso, queremos mostrar que a Leatt é uma empresa que oferece um universo de produtos da cabeça aos pés”, reforça Loris Verona Jr., Sales and Brand Manager - Latin America.

 

Raissa e Verona Jr. estão animados com o potencial da parceria entre a Sportech e a Leatt, ainda mais porque a nova distribuidora nasceu na Vedamotors, empresa que tem participação de 50% do Grupo Athena que, na Itália, representa a marca Leatt com exclusividade.

 

“Esta sinergia marcará a parceria e o crescimento tanto da Leatt como da Sportech”, completa Raissa. “A Leatt está em 12 países da América Latina e, atualmente, o Brasil é o segundo mercado, atrás do Chile. Agora, ao lado da Sportech, queremos levar o Brasil à liderança regional”, reforça Verona Jr.

 

Conheça os destaques do segmento Adventure e, também, de Moto Off-Road e MTB, que marcam o início da parceria entre a Sportech e a Leatt:

 

Imagens dos produtos AQUI

 

ADVENTURE -- JAQUETA LEATT ADV MULTITOUR 7.5


image.png

Site Leatt AQUI



Com proteção contra impactos, é durável e eficiente para todas as estações. Possui seis formas diferentes de uso, graças à camada externa leve e ventilada, forro térmico removível e forro impermeável HydraDri MAX removível. As camadas internas podem ser utilizadas independentemente como jaquetas leves e casuais para frio ou proteção à prova d'água. Uma jaqueta que se adapta a qualquer mudança climática. Possui amplo armazenamento com vários bolsos para itens de diversos tamanhos. A parte traseira da jaqueta abriga bolsas de hidratação de até 1,5 L, com rota para passagem da mangueira de hidratação pela jaqueta que pode ser fixada firmemente na frente. Tem garantia de 5 anos e são entregues em embalagens livres de plástico. Acompanha todos os protetores 3DF CE level 2 - tórax, costas, ombros e cotovelos. Com certificado CE para proteção contra impactos. Tamanhos: P - 5XG.

ADV -- CALÇA MULTITOUR 7.5

image.png

Site Leatt AQUI



Calças de proteção contra impactos adaptáveis a qualquer clima. Macias e duráveis com painéis internos nos joelhos, as calças são versáteis e projetadas para serem usadas de 4 maneiras diferentes. As calças oferecem proteção térmica e à prova d’água, construção em tecido Leatt Ripstop ventilado e forros removíveis térmico e impermeável HydraDri MAX. Especialmente úteis quando o tempo fica ruim, as calças são equipadas com alças removíveis para maior conforto e um zíper traseiro para integração da jaqueta.

Possuem bolsos cargo impermeáveis 
com abas de fácil acesso para itens maiores e bolsos na cintura com zíper para itens menores. As calças têm um ajuste preciso graças ao sistema de catraca e são usadas sobre a bota. Em seu material reforços de Superfabric em zonas de alto impacto; painéis resistentes ao calor na parte interna das duas pernas; também couro na parte interna dos joelhos para maior aderência e resistência ao desgaste, além de áreas elásticas nos joelhos, nas virilhas e na parte traseira. Material liso que não se desgasta na área que recobre as botas. Ventilação: zíperes de ventilação na frente e atrás das pernas. Acompanha todos os protetores 3DF: CE level 2 - Joelhos e CE level 1 - Quadril. Produto certificado CE classe AA.


MOTO -- BOTA LEATT 3.5 HYDRADRI

image.png


Site Leatt AQUI

As novas botas vem com uma membrana interna HydraDriEVO 20k/20k, que é respirável e à prova d’água. Tem também uma biqueira de metal em Zamak e um solado excelente padrão enduro, que garantem muita aderência ao empurrar a moto e maior conforto. A bota traz também um perfil mais baixo na parte da frente para facilitar a troca de marchas. Outro destaque fica por conta da tecnologia patenteada SlideLock, velcro unidirecional que garante ajuste perfeito no fechamento da bota. Seu uso é indicado para pilotos de Enduro e também de motos Big Trail, que buscam caminhos off-road. E como todas as botas da Leatt, acomoda pés mais largos com muito conforto. Tem certificação CE, o que garante padrão de segurança internacional. 

MOTO -- PROTETOR DE PESCOÇO LEATT 5.5 (NECK BRACE)

image.png


Site Leatt AQUI

Equipamento super confortável e extremamente durável. Atende a maioria dos formatos e tamanhos de corpo. O piloto se sente protegido nas pistas, podendo pilotar com confiança. Testado em nosso laboratório e também por pilotos, o Neck Brace comprovadamente reduz as forças e lesões na cervical, através da transferência da carga dos impactos em um acidente para longe dos ossos frágeis do pescoço.

Resultados de um estudo independente, realizado pela Action Sports EMS: redução de até 89% nas lesões críticas da coluna cervical; e lesões na clavícula até 45% mais prováveis sem um colar cervical. Características: recorte projetado na clavícula para manter a borda do capacete longe dos ossos mais frágeis; plataforma de impactos foi projetada para redistribuir as forças no pescoço e fornecer liberdade de movimento; suporte CoreFlex nas costas é dobrável, com estrutura dividida para trabalhar com os movimentos naturais do corpo e projetado para  romper-se para não transferir forças excessivas às costas; e ajustes SureFit frontais e traseiros deslizantes oferecem três vias para regulagem e um caimento perfeito. Além do mecanismo de liberação de emergência fácil de usar e acolchoamento de espuma injetada, durável e fácil de limpar. Uso indicado para Motocross, Enduro, Freestyle, Big Trail e Mountain Bike (Downhill, Enduro, Freeride).

Com certificação CE - testado e certificado como Equipamento de Proteção Individual 89/686/EEC. Peso: a partir de 790g (1,74 lbs) e disponível nos tamanho de P/M a G/GG

MTB – Bretelle Leatt 5.0 Endurance

image.png


Site Leatt AQUI

Equipamento indispensável para percursos longos e desafiadores. Fabricado com pad italiano premium e 4 camadas de acolchoamento, oferece até 7 horas de suporte e conforto incríveis. Projetado para posições de pilotagem semi-agressivas, este bretelle apresenta baixa resistência ao vento, proteção solar UPF 50+, bolsos cargo convenientes e tecido de última geração com fios de Carbonium - tecnologia antiestática e anti-bactéria.

Entre as características: Pad italiano premium Elastic Interface (preenchimento de 4 densidades com Hybrid Cell System; e canal central melhorando o fluxo sanguíneo para as pernas e parte superior do corpo); sensação de segunda pele - muito leve com elasticidade de 360 graus; tecido durável de alta elasticidade, reforçado nos quadris para maior proteção. Além de super respirável e de secagem rápida; proteção solar FPS 50+, bloqueia 95% dos raios UVA e 98% dos raios UVB; e antibacteriano. Quanto aos bolsos, possui dois grandes na parte inferior das costas: e dois nas pernas. Indicado para MTB Cross Country / Gravel / Road.

 

MTB – CAPACETE LEATT ENDURANCE 4.0

image.png


Site Leatt AQUI

Proteção leve e aerodinâmica para cabeça e cérebro. Projetado para os ciclistas que vivem o Mountain Bike como um estilo de vida, seja em uma aventura ou em competições de alto nível. Uso indicado para MTB Cross Country, Gravel e Road. É o capacete escolhido pela equipe Speed Company para encarar a maior ultramaratona de MTB do mundo, a Cape Epic.


Equipado com tecnologia de ponta de Turbine 360 para proteção máxima da cabeça e do cérebro, além de fornecer fluxo de ar e respirabilidade. Capacete perfeito para longos passeios em grupo ou treinos solo. Entre as características: Sunglass Dock (para encaixe seguro do óculos com função antiderrapante); Power Bridge (estrutura única interna para dispersar forças de impacto); Tecnologia Turbine 360 - redução de forças associadas às concussões; redução do pico de aceleração cerebral em até 30% em velocidades de impacto associadas à concussão; e reduz o pico de aceleração rotacional do cérebro em até 40%. Além de canais de ar Maxiflow; sistema de fechamento magnético Fidlock para fixação e remoção rápida e fácil; construção In-Molded - grande absorção de energia; e ventilação maximizada com 23 aberturas. Ainda com divisor de tiras e sistema de ajuste personalizável - facilidade e conforto; com forro interno que absorve umidade e é respirável, anti-odor e lavável. Casco externo em polímero leve e disponível em 3 tamanhos. Certificado e testado: EN1078, CPSC 1203, ASTM F1447.

Sportech: Lançada em março de 2024, é a nova distribuidora oficial no Brasil de grandes marcas internacionais do mercado de duas rodas – Athena, GET, Leatt e Selle Dalla Valle, além da Vedamotors, empresa que criou a marca com o objetivo acelerar a participação desses produtos em nichos específicos do segmento nacional de duas rodas.


Leatt (África do Sul): Marca sul-africana, líder global na produção de proteção e acessórios para motociclistas off-road, mountain bikers, está desenvolvendo produtos de alto desempenho, em colaboração com um grupo internacional de especialistas e engenheiros biomédicos, levando em consideração a segurança e o conforto para níveis mais elevados.

sábado, 25 de maio de 2024

Renault Kardian: 5 diferenciais que o colocam à frente no segmento de SUVs



Em um mercado cada vez mais competitivo, o novo Renault Kardian se destaca como uma opção imbatível para quem busca um SUV moderno, tecnológico e com excelente custo-benefício. De acordo com Tarsis Casado, Gerente da Jangada Renault, concessionária do Grupo Carmais em Fortaleza, o Kardian oferece cinco diferenciais que o colocam na liderança do segmento:

O interior do Kardian é um verdadeiro show de tecnologia e modernidade. O destaque fica para a central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio para smartphones, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e sistema de som premium. O design ergonômico dos bancos, com costuras em laranja, e o console elevado com apoio de braço garantem conforto e praticidade para todos os ocupantes.

Equipado com um motor 1.0 turbo flex de 125 cv e 20,3 kgfm de torque (etanol), o Kardian oferece um desempenho superior aos seus principais concorrentes. O motor turbo garante agilidade nas retomadas e acelerações, enquanto o baixo consumo de combustível garante economia no dia a dia.

O Kardian vem equipado com diversos itens de segurança com tecnologia de ponta, como sistema ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista) com até 13 tecnologias de segurança, como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle e limitador de velocidade, além dos airbags frontais, laterais e de cortina e controle de estabilidade e tração. Esses recursos garantem tranquilidade e segurança para o motorista e seus passageiros em qualquer situação de direção.

Mais do que um mero acessório estético, as barras de teto do Kardian são funcionais e modulares, podendo ser posicionadas na horizontal ou vertical. Essa versatilidade é perfeita para quem pratica esportes como surf, pois permite transportar pranchas com segurança e praticidade. Além disso, as barras também podem ser utilizadas para transportar bicicletas, kayaks ou outros itens volumosos, dispensando a necessidade de investir em um rack adicional.

O Renault Kardian oferece tudo o que você precisa em um SUV moderno e tecnológico por um preço extremamente competitivo. Com um excelente custo-benefício, o Kardian é a escolha ideal para quem busca um carro completo sem pesar no bolso.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

#NãoCanceleRemarque: apoie o turismo gaúcho! - Diante do cenário no qual o Rio Grande do Sul se encontra, é fundamental que unam-se forças para apoiar o setor turístico gaúcho

 

Alameda Terroir, uma vitrine para o produto nacional 

Para apresentar essa diversidade, a Rua Coberta, no coração de Gramado, será transformada em uma feira temática

 

Nova Roma do Sul para se apaixonar 

Conheça na Revista Festuris um destino cheio de aventura, natureza, enoturismo e  muita cultura 

Marta e Eduardo participam da conferência online com o ministro do Turismo  

A reunião em questão, se deu devido ao estado de calamidade que o Rio Grande do Sul se encontra após as fortes chuvas 

 

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




Passagens aéreas para o Rio Grande do Sul podem ser remarcadas ou reembolsadas gratuitamente



A nova regra da ANAC tem prazo de até um ano da data original. Além disso, o reembolso ou o crédito pelo cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem a cobrança de taxas. Ainda segundo a Agência, a opção de devolução do valor da passagem deve ser oferecida ao cliente também em dinheiro, e não apenas por meio de crédito para utilização futura.

A estratégia faz parte das ações adotadas pelo Governo Federal para prestar todo o auxílio necessário ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma grave crise climática com fortes chuvas e enchentes. Até o momento, 460 municípios do estado foram atingidos, conforme a Defesa Civil local.

É importante destacar que a prioridade de atendimento é para os passageiros com bilhetes já emitidos. Como regra geral, empresas aéreas precisam identificar e priorizar o contato com passageiros que tenham algum trecho de retorno pendente, seja para o Rio Grande do Sul, seja do estado rumo a outras Unidades da Federação, a fim de que definam preferencialmente suas reacomodações. As companhias aéreas também devem buscar identificar casos urgentes e relevantes para fins de priorização do transporte.

Nos esforços para ajudar o setor turístico gaúcho a, quando possível, reconstruir os seus atrativos, o MTur fez um aporte de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) ao estado. Os recursos proporcionam a concessão de financiamentos a empreendedores turísticos privados afetados pelas fortes chuvas.

O apoio do MTur envolve uma série de benefícios, como a suspensão, por até seis meses, do pagamento pelo crédito. Podem acessar a linha estabelecimentos registrados no Cadastur, a exemplo de restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva.


Mini Mundo lança campanha "Abrace o RS"

O Rio Grande do Sul está passando por um momento desafiador, em que todo gaúcho gostaria de receber um abraço. É pensando nisso que o Mini Mundo lança a campanha "Abrace o RS", possibilitando que pessoas de todo o Brasil também deixem sua contribuição. Comprando o ingresso para o Mini Mundo através do site até 30 de junho, 10% do valor pago será destinado para compra de cestas básicas aos atingidos pelas enchentes.



Cada visita ao parque não só proporcionará momentos de diversão e encantamento imergindo nos detalhes da cidade em miniatura, mas também fará a diferença na vida daqueles que precisam de ajuda. Os ingressos adquiridos na campanha poderão ser utilizados até 31 de dezembro de 2024. Ou seja, todas as pessoas que possuem viagem marcada ou desejam visitar Gramado ainda neste ano podem participar da ação.



A compra de ingressos pode ser feita diretamente pelo site www.minimundo.com.br. O Mini Mundo está localizado na Rua Horácio Cardoso, 291, Bairro Planalto, em Gramado/RS. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp (54) 3286-4055.

Antigo Othon Palace será reformulado
Construído em 1978, o Othon Palace foi referência no setor hoteleiro em Minas Gerais devido às instalações luxuosas e por receber como hóspedes artistas nacionais e internacionais, presidentes de países, empresários e turistas do Brasil e exterior.


A fachada do antigo Othon terá que ser preservada

O prédio do antigo hotel tem 25 andares, com 295 apartamentos, após 40 anos de funcionamento foi fechado em 2018. Na época, a rede responsável pelo hotel apresentou um pedido de recuperação judicial para pagar credores e dívidas trabalhistas. O prédio onde funcionava o antigo Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte, foi arrematado em leilão em 2021, adquirido pela empresa mineira Alffa Empreendimentos Imobiliários, que tem sede em BH, com o lance de R$ 32,4 milhões.

Além de assumir a dívida ativa do município, o débito total inscrito em 2021 era de R$ 12,4 milhões, composto por ISSQN, IPTU e taxas. Segundo a prefeitura, caberá ao comprador pleitear condições alternativas para quitação deste débito.

O prédio pertence ao Conjunto Urbano Avenida Afonso Pena e Adjacências, que é protegido desde 1994. E, desde 2000, o edifício possui uma proteção por Registro Histórico Documental pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH.

Com isso, qualquer obra que for realizada deve respeitar diretrizes de proteção do Conjunto Urbano da Avenida Afonso Pena. Se houver intenção de alterar as características originais, é necessário elaborar e apresentar à prefeitura um Registro Histórico documental, que fica sob a guardado Arquivo Público da cidade e disponível para consulta pública.

“Em breve, a cidade ganhará de volta um ícone da arquitetura de Raul Lagos Cirne totalmente revitalizado”, diz o letreiro em um dos tapumes na entrada do prédio.

A construção, que faz parte da história da capital mineira, está prestes a ganhar uma nova identidade, com o nome de Afonso Pena 1050, um projeto de revitalização do antigo prédio que, a partir de estudo e pesquisas, visa atender as necessidades dos tempos atuais.
Valorização da arquitetura original, respeito pela história do edifício e a conexão com a cidade conduzem o projeto de adequação à legislação vigente. Dessa forma, o prédio será transformando em um edifício de uso misto, abrigando: Diferentes modalidades de ocupação; Áreas comuns; Pontos comerciais; Coworking; Espaço eventos Rooftop com piscina e outras novidades.


O novo projeto com a entrada do prédio a ser reformado

O Afonso Pena 1050 é assinado pela Play Arquitetura, em parceria com a Ar.Lo Arquitetos. As obras de instalação e adaptação do Afonso Pena 1050 serão iniciadas após aprovação do projeto e trâmites legais

A expectativa é que o Afonso Pena 1050 fique pronto em aproximadamente 12 meses após o início das intervenções. Segundo a empresa, será disponibilizado um site com todas as informações sobre o lançamento.

Festival de Quitandas

Por três dias a cidade de Congonhas recebeu mais de 15 mil pessoas no evento do empresa, 22º Festival de Quitandas, realizado pela Prefeitura de Congonhas, aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de maio, no espaço cultural da Romaria. Em cerca de 80 barracas as quitandas de Congonhas e várias cidades mineiras mostraram a diversificação, cultura e as receitas da culinária mineira com suas quitandas, como bolos, biscoitos, doces, pastel de angu, tortas e muitas outras receitas, além de atrações musicais e o artista Alceu Valença, a dupla do sertanejo nacional, Henrique e Diego e da valorização dos artistas e bandas pratas da casa.

foto:@voecomigobrasil



Espaço da Romaria onde aconteceu o Festival

A equipe da Secretaria de Cultura, Esportes Lazer, Eventos e Turismo (Seculte) trabalhou, desde o ano passado, em sinergia com outros setores da Prefeitura e parceiros, para proporcionar aos congonhenses e visitantes uma das melhores e saborosas experiências do ano, que mexe com a culinária típica local, além de incentivar a gastronomia regional.

Foto: Carla Costa



Foto: Carla Costa

Fogão a lenha fazendo o cubu
Foto: Carla Costa

O público lotou os três dias do evento

Foto: Carla Costa

Dezenas de receitas de quitandas

Em 2024, as quitandeiras locais foram isentas de taxas para exposição e venda de seus produtos. A Lei Nº: 4.198, de 11 de outubro de 2023, entrou em vigor e a prefeitura retirou as despesas com criação de cotas para as participantes. Com isso, a Prefeitura buscou valorizar e incentivar os produtores locais, além de fortalecer este setor da economia. Isso também promove a identidade cultural e patrimonial de Congonhas.


Foto: Carla Costa




Jurados de BH e outras cidades mineiras

Este ano os visitantes tiveram o maior tempo de provar e comprar os produtos nas barracas nos dias 17, 18 e 19.

Foto:@voecomigobrasil



No domingo foi realizado o concurso das melhores quitandas com jurados de Belo Horizonte e outras cidades mineiras. O Festival foi um sucesso e todos que participaram já querem que o próximo chegue o mais rápido com a deliciosas quitandas.

Queijo do Coronel é Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil

Um queijo artesanal Alagoa potente, picante, mineralizado com um retrogosto adocicado que persiste na boca e extremamente aromático. Maturado de 6 a 12 meses, zero lactose. Pode apresentar cristais de tirosina (a substância que gera felicidade), a depender do tempo de maturação. Este é o Queijo do Coronel. A mais alta patente da Queijo d’Alagoa-MG. Queijo da reserva particular do Osvaldo Filho, fundador da @queijodalagoamg.

Osvaldo Filho, Fundador da Queijo D’Alagoa-MG com o Queijo do Coronel

O Queijo do Coronel destacou-se dentre 1.900 queijos provenientes de 14 Países recebendo Medalha de Super Ouro

Medalha de Super Ouro

Além do Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo, no último dia 12 de abril de 2024, o Queijo do Coronel está entre os 10 Melhores Queijos do Brasil, integrando a Seleção do Queijista do VI Prêmio Queijo Brasil (2023) onde também recebeu Medalha de Ouro, em Blumenau/SC.



Ideal para harmonizar com vinhos tintos bem encorpados ou finalização de pratos e massas. É comercializado em peças inteiras (4,5kg) ou em cunhas (400gr).

Alguns lotes do Coronel são produzidos pelo Sr. Márcio Martins de Barros, na Fazenda 2M, no Bairro Companhia em Alagoa. E também pelo Sr. Rogério Siqueira, no Sítio São José, no Moinho. A maturação é feita a 1.525m de altitude e finalizada pela equipe da Queijo D’Alagoa-MG.

Santa Casa BH completa 125 anos

Apenas dois anos após a fundação de Belo Horizonte, nascia na cidade um sonho grandioso que mudaria para sempre o cenário da saúde em Minas Gerais: a Santa Casa BH.



Em 2024, 125 anos depois, aquele projeto de amor à humanidade que se materializou em barracas de lona - as mesmas que os operários utilizaram para construir a nova capital - celebra mais um aniversário e se consolida ainda mais como a principal instituição de saúde do estado e uma das mais importantes do país. Foi para celebrar essa trajetória de grandes conquistas que a Santa Casa BH realizou um evento especial, no último dia 21 de maio, data da sua inauguração.

As comemorações contaram com a presença de toda a alta direção, que inclui conselheiros, o provedor, Roberto Otto Augusto de Lima; diretores e superintendentes, além dos demais colaboradores e autoridades. A programação foi aberta com a realização de um Culto Ecumênico em Ação de Graças e, em seguida, houve a entrega da Medalha Dr. Aloysio Andrade de Faria, que reconhece o trabalho de pessoas, entidades e empresas que prestam relevantes serviços à sociedade, no campo assistencial, em todo o país.

Este ano, a honraria foi entregue ao procurador-geral de Belo Horizonte, Dr. Hércules Guerra; ao professor e pesquisador Dr. Marcus Vinicius Gomez; à médica cancerologista e oncologista clínica, Dra. Maria Nunes Álvares; ao médico e ex-chefe do serviço de cirurgia pediátrica da Santa Casa BH, Dr. Moacir Tibúrcio (homenagem póstuma); ao médico e ex-secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Magalhães Júnior; ao empresário Pedro Lourenço, representado pela diretora de Marketing dos Supermercados BH, Kátia Andrade e à voluntária e filantropa Maria Christina (Titita).

fotos:Welbert Silva


Os homenageados com a Medalha Dr. Aloysio Andrade de Faria: a filantropa Maria Christina (Titita), a diretora de Marketing dos Supermercados BH, Kátia Andrade (representando o empresário Pedro Lourenço), o procurador-geral de Belo Horizonte, Dr. Hércules Guerra, o médico e ex-secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Magalhães Júnior, a oncologista clínica, Dra. Maria Nunes Álvares, o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, o professor e pesquisador Dr. Marcus Vinicius Gomez, a esposa e o filho do Dr. Moacir Tibúrcio (in memorian), Vera Lúcia Tibúrcio e o Dr. Artur Tibúrcio.

O provedor da Santa Casa BH aproveitou a ocasião para ressaltar a importância desse marco na história da instituição. “Hoje, celebramos 125 anos de um sonho que, apesar de já ser uma realidade, se fortalece, se reinventa e cresce a cada dia. Esse sonho é traduzido pela nossa bandeira, que é ‘levar saúde de ponta para todos’, especialmente para aqueles que mais precisam. No entanto, a nossa missão só é possível porque a sociedade acredita e contribui para o trabalho realizado aqui dentro, por isso aproveito para agradecer a todos que nos ajudam a escrever a história desta grandiosa instituição, que tanto orgulha os mineiros”, disse Roberto Otto.

Ele também aproveitou para destacar a evolução da Santa Casa BH em mais de um século de atuação. “De uma estrutura praticamente improvisada, em 1899, chegamos a 2024 como o hospital que mais realiza internações no país. Além disso, recebemos pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros, somamos mais de 3,4 milhões de atendimentos por ano e contamos com mais de 1.200 leitos. Somos, ainda, reconhecidos pela excelência e por sermos referência nacional em alta complexidade, em especialidades como oncologia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, partos de alto risco, transplantes, entre outros. Não só isso, temos investido cada vez mais em inovação e modernizado o parque tecnológico para aprimorar continuamente os nossos serviços. Nosso negócio também se expandiu e, hoje, é formado por dez unidades divididas nos eixos Assistência à Saúde; Ensino, Pesquisa e Inovação e Assistência Social, pilares que nos sustentam e norteiam ”, pontuou o provedor.



Campanha institucional - Também fez parte da programação dos 125 anos o lançamento de uma campanha que celebra o legado da Santa Casa BH e reafirma o seu compromisso em prol de uma saúde de ponta para todos. Com o mote "sonhos não envelhecem", a campanha mostra o nascimento da maior instituição de saúde de Minas Gerais como o encontro de uma grande ideia com a vontade desmedida de fazer o bem ao próximo.

O conceito aborda, ainda, a Santa Casa BH como um grande sonho que começou em 1899, mas que continua vivo e se renovando diariamente. De lá pra cá, esse sonho não envelheceu um dia sequer, ao contrário, ele renasce a cada atendimento, a cada vida salva, permitindo que outros sonhos, de pacientes, acompanhantes e colaboradores, também se tornem realidade.

“Ter alguém ao nosso lado nos apoiando, segurando a nossa mão quando precisamos, impulsiona os nossos sonhos. É isso que queremos mostrar, que todos podem contar com a Santa Casa BH sempre que precisar”, comenta Roberto Otto.

A campanha de 125 anos será trabalhada até 2025 e prevê diversas ações internas e externas, entre elas o lançamento de um curta-metragem.

Rodrigo Cortes é o novo Diretor de Operações do BH Airport

O BH Airport recebe, neste mês de maio, um novo Diretor de Operações: Rodrigo Cortes, executivo com mais de 20 anos de experiência no setor de aviação. Ele será responsável pela operação do aeroporto.

À esquerda, o CEO do BH Airport, Daniel Miranda, e à direita, o Diretor de Operações, Rodrigo Côrtes


Rodrigo Cortes é formado em Turismo e Hospitalidade e tem especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas; Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Gestão de Aviação pela Embry-Riddle Aeronautical University, na Flórida. Atuou na gestão de companhias aéreas e aeroportos, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

O novo Diretor afirma que sua prioridade é dar continuidade ao trabalho de excelência já realizado pelos colaboradores, garantindo altos níveis de segurança das operações, eficiência para as empresas que operam no terminal e uma experiência completa aos passageiros. Também reforça a importância de trazer mais voos e negócios para o aeroporto, fomentando empregos e receita para o Estado.

“É uma honra e um privilégio fazer parte do time do BH Airport e trazer um novo olhar para as oportunidades, pensando um futuro ainda mais eficiente, inovador e sustentável, garantindo os interesses da população e dos acionistas, cuidando do nosso time. Queremos de incentivar o desenvolvimento do Turismo e usar a localização geográfica diferenciada do BH Airport para que possamos nos estabelecer cada vez mais como um hub essencial de passageiros e carga, para Minas e para o Brasil. Tenho certeza de que alçaremos, juntos, voos ainda mais altos”, afirma.

O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, destaca que o novo Diretor chega em um momento de boas perspectivas para o terminal, que acaba de ganhar o Prêmio Aviação + Brasil como o melhor e mais pontual aeroporto do país, na categoria dos maiores (mais de 10 milhões de passageiros).

“Estamos muito felizes com a chegada do Rodrigo. Acreditamos que sua experiência e competência serão essenciais para aprimorarmos nossos processos operacionais, trazendo iniciativas inovadoras e sustentáveis. Isso nos permitirá continuar oferecendo aos nossos passageiros uma experiência de viagem cada vez mais prazerosa, segura, eficiente e de alto padrão”, afirma.



Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. Passageiros que precisarem remarcar voos comprados com destino final para o Rio Grande do Sul não precisarão pagar valores adicionais ao alterar a data da viagem. A informação foi oficializada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e se soma à campanha “Não Cancele, Reagende!” do Ministério do Turismo, que incentiva visitantes a não cancelarem bilhetes para a região.

BH recebe o maior evento de networking do Brasil

O Know How Experience é o maior evento de networking da América Latina, conhecido por reunir grandes nomes do setor e proporcionar uma plataforma única para troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de novas ideias. Desde sua criação, o evento tem revolucionado o ecossistema empreendedor, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender com alguns dos mais respeitados especialistas e líderes empresariais do mundo. 



O evento é idealizado por Filipe Trindade, CEO e fundador do Know How Club, Startup por trás do evento. Trindade é um nome de destaque no empreendedorismo e inovação a nível internacional. Jurado do reality show "Meet the Drapers" na Sony Internacional, o maior reality de investimentos em startups do mundo, Filipe é reconhecido como investidor e conselheiro de startups e empresas. Atualmente, ele está inserido no círculo social dos bilionários mundiais e desempenha um papel crucial na promoção de eventos que fomentam o empreendedorismo e a inovação na América Latina.

Em 2018, o Know How Experience foi realizado em Campo Grande, atraindo 2.000 pessoas e revolucionando o cenário de eventos no Mato Grosso do Sul. Com palestrantes internacionais de renome, como Dan Cockerell, ex-vice-presidente da Disney, e empresários de destaque como Camila Farani e Robinson Shiba, o evento marcou o início de uma nova era para o empreendedorismo na região.

Em 2019, o evento se consolidou ainda mais, sendo realizado para 2.500 pessoas, tornando-se o maior evento de empreendedorismo do Brasil. Contando novamente com palestrantes internacionais como Gina Kloes e personalidades de destaque como Thiago Nigro e José Roberto Marques, o Know How Experience continuou a elevar o padrão dos eventos de empreendedorismo no país. 

Filipe Trindade, CEO do @Knowhow_club

A edição de 2022 do Know How Experience superou todas as expectativas ao reunir 5.000 pessoas. Este evento contou com uma programação ainda mais forte, com palestrantes internacionais como Gina Kloes e Dan Cockerell, além de diversos outros especialistas que compartilharam suas experiências e insights valiosos com os participantes. Essa edição foi um marco, consolidando o Know How Experience como um dos maiores e mais influentes eventos de empreendedorismo da América Latina.

Este ano, pela primeira vez, o Know How Experience chega a Belo Horizonte, prometendo ser um evento inesquecível. Realizado nos dias 05 e 06 de julho na Av. Barão Homem de Melo, 329, o evento reunirá empresários importantes, investidores e empreendedores de todo o Brasil e do exterior. Entre os palestrantes confirmados estão Jonathas Freitas, reconhecido como uma das figuras mais influentes do setor de tecnologia no país, Guilherme Lippert, co-fundador e Gerente de Contas Chave da V4 Company, Carol Paiffer, CEO da Atom e trader de sucesso, Nando Garcia, psicólogo e especialista em neurociência de resultados, David Ledson, ex-sócio da Movile, Ifood, Sympla e Sólides, e Luiz Othero, fundador da Aimana e cofundador da Predikta.

Jonathas Freitas, além de ser um empreendedor de destaque com um portfólio impressionante de mais de 40 startups, é sócio do “Colline de France,” eleito o melhor hotel do mundo em 2022, 2023 e novamente em 2024, e embaixador do Instituto Ayrton Senna. Guilherme Lippert, por sua vez, tem liderado campanhas de marketing digital para grandes nomes do mercado, como o Spotify, e é apresentador do podcast ROI Hunters. Carol Paiffer, uma das poucas mulheres a se destacar no day trade, também é investidora no Shark Tank Brasil e incentivadora do empreendedorismo feminino através do Êxito Ladies. Nando Garcia, com mais de 25 anos de experiência, já tratou mais de 2.200 empresários e é uma referência em neurociência aplicada aos negócios. David Ledson, co-fundador da GarantiaBR e Flashvolve, e Luiz Othero, com uma grande formação em inovação e design, completam o time de palestrantes, trazendo uma vasta experiência e conhecimento para compartilhar com os participantes.

O Know How Experience em Belo Horizonte promete ser uma edição memorável, oferecendo uma plataforma excepcional para empresários, investidores e empreendedores se conectarem, aprenderem e crescerem juntos. Com uma programação rica e diversificada, este evento é uma oportunidade imperdível para todos aqueles que buscam se destacar no mundo do empreendedorismo.

Importante mencionar o Tim Draper e a Draper Starup House Brasil e o fundo da Draper para startups de 2 bilhões de dólares, oportunizando para startups do Brasil receberem investimentos através da Know How Experience que faz a gestão da Draper Startup House no Brasil. É importante que o Know How seja posicionado com o elo entre o Vale do Silício, salientando conexões internacionais e oportunizando para outras regiões do Brasil acesso direto ao maior ecossistema de negócios do mundo que é o Vale do Silício.

Arraial de BH

O Arraial de Belo Horizonte, consolidado como a festa mais representativa da cultura junina nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, chega à 45ª edição em 2024. Neste ano, o festejo acontecerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho, em novo local: o Mineirinho. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows com artistas locais e nacionais, além de diversas atividades gastronômicas.



A grande novidade para esta edição será o local da realização do festejo. Diante da impossibilidade da utilização da Praça da Estação, que está passando por obras de revitalização dentro do programa “Centro de Todo Mundo”, o Arraial de Belo Horizonte 2024 será realizado no Estádio Jornalista Felippe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, icônico espaço de lazer e eventos da capital mineira. O espetáculo das quadrilhas e os grandes shows musicais acontecerão no local, assim como a montagem da Vila Gastronômica, espaço culinário de destaque no festejo junino.

“Chegar à frente da Belotur e já tocar um dos maiores festejos juninos do Brasil me enche de motivação. O evento que abraça várias frentes culturais, como as tradicionais quadrilhas e a gastronomia de Belo Horizonte, que é reconhecida pela Unesco com o título de Cidade Criativa, é uma tradição que precisa ser impulsionada e reconhecida, e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, está empenhada neste propósito. Estamos em um trabalho conjunto entre poder público municipal e a sociedade civil na construção da festa”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.



Arraial de Belo Horizonte - O Arraial de Belo Horizonte chega à 45ª edição em 2024 valorizando e respeitando a cultura e as tradições que envolvem o período. Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, o festejo belo-horizontino foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, que são realizadas na Vila Gastronômica, sempre valorizando e alinhado com o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco.

Durante todo o período junino, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, realizará diversas iniciativas para valorizar e promover o evento. Entre as ações programadas estão o Cortejo Junino, as Blitzen Juninas e o Concurso do Prato Junino, que inclui etapas de seletivas e a grande final, onde serão anunciados os vencedores. Estes terão a oportunidade de comercializar seus pratos durante o Arraial de Belo Horizonte 2024, contribuindo assim para a diversificação e qualidade da gastronomia junina.

O Arraial de Belo Horizonte é um evento da cidade que cresceu, ganhou visibilidade ao longo desses 45 anos e já foi considerado pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Informações para
@sergiomoreira63  
sergio51moreira@bol.com.br

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.302 — 23/5/2024

 


Elétricos enfrentam novos

obstáculos ao redor do mundo

 


Demorou um pouco, mas os maiores fabricantes de veículos estão reavaliando o ritmo de investimentos em modelos 100% elétricos. Reduzir não significa qualquer desistência e sim reavaliar o cenário em razão do que os compradores têm mostrado ser o desejo. 

No primeiro quadrimestre deste ano em praticamente todos os mercados mundiais (à exceção da China) observou-se diminuição de vendas dos elétricos. Ao mesmo tempo, maior procura por híbridos plugáveis, em especial aqueles com baterias de maior capacidade que garantam pelos menos 100 quilômetros de alcance médio urbano no modo elétrico.

As últimas notícias do exterior retratam essas evidências. Marcas que já tinham descartado investir em modelos híbridos como as do grupo GM, VW e Mercedes-Benz, entre várias outras, reavaliaram o cenário em favor dos híbridos. Uma inesperada guerra de preços levou a uma perda de rentabilidade em um momento em que altos investimentos na produção de bateria são fundamentais. 

A Ford, por exemplo, revelou pesado prejuízo financeiro na venda de cada modelo elétrico. Stellantis, por ter esperado mais para avaliar melhor o cenário, foi menos atingida.

BMW é uma exceção. Embora pioneira no carro elétrico com o i3, sempre defendeu que a escolha deve ser do mercado e oferece motores de combustão interna (MCI), híbridos e elétricos. A Europa quer zerar a venda de MCI até 2035, mas isso também pode mudar em favor dos híbridos.

Entre as que procuraram surfar nesta onda a Fisker, marca americana com fábrica na Áustria, pediu falência. Isso torna ainda mais difícil a tentativa de pequenas empresas, conhecidas como startups, que acham relativamente fácil comprar motores e baterias de prateleira e lançar novos modelos. Entre outras estão Pear, Alaska e Ronin.

Até a Tesla com o frenesi causado por seus carros não escapou, algo que esta coluna já havia previsto quando a concorrência começasse a surgir por todos os lados. 

A marca do bilionário Elon Musk enfrenta perdas financeiras pesadas e diminuição de vendas que eram esperadas, todavia não com a intensidade agora vista. Dos cinco produtos apenas dois, Model 3 e Model Y, se destacaram. Já chegou a hora de atualizações visuais, como é praxe na indústria, porém aparentemente nada há à vista.

Na China, o cenário é outro. Em razão de prejuízos vultosos no setor imobiliário do país, o governo priorizou os carros elétricos com fortes subsídios e, em particular, o desenvolvimento de baterias. Os avanços tecnológicos tornaram-se evidentes. Depois veio a ordem para exportar a qualquer custo. E os EUA, cujo mercado só é menor que o da China, parecia alvo fácil.

Contudo o governo americano acaba de anunciar que veículos chineses terão imposto de importação de nada menos que 100%. A saída seria construir fábricas no México e de lá exportar para o vizinho gigante. Essa porta poderia se fechar da mesma maneira. Resta tentar instalar fábricas nos EUA. Também serão barrados? A conferir nos próximos capítulos.

 

Stellantis investirá R$ 14 bilhões na fábrica Fiat em Betim (MG)

O montante foi informado pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O montante de R$ 14 bilhões soma-se aos R$ 13 bilhões anunciados recentemente para a fábrica mais moderna do grupo em Goiana (PE) e integra o total de R$ 30 bilhões no período 2025-2030.

Stellantis, que é um grupo automobilístico ítalo-franco-germânico-americano, tem mais uma fábrica em Porto Real (RJ), onde hoje só produz modelos Citroën. Matematicamente haveria ainda R$ 3 bilhões sem alocação oficial anunciada, que deverá ir para a unidade fluminense do grupo e pode ser anunciado ainda neste mês de maio.

A fábrica mineira em Betim também produz três famílias de motores flex, caixas de câmbio manuais e abriga um centro de desenvolvimento e pesquisa com mais de 4.000 funcionários. Lá estão se desenvolvendo quatro plataformas Bio-Hybrid que incluem motores flex micro-híbridos, híbridos plenos, híbridos plugáveis e elétricos.

O primeiro produto será lançado já no próximo semestre e tudo indica será um micro-híbrido Fiat, Pulse ou Fastback, modelos mais caros da marca.

Cappellano confirmou apenas que parte da expansão em Betim (MG) contará com “importação de ferramentas de uma fábrica na Europa que está sendo desmobilizada”. Isso se enquadra no programa Mover para estimular investimentos em inovação e mobilidade verde.

 

T-Cross 2025 mantém preço, mas ganha e perde alguns itens

Com tanta oferta de SUVs no mercado brasileiro defender a liderança absoluta não é tarefa fácil. Para tanto a VW decidiu manter os preços da versão 2025, mesmo incluindo novos equipamentos e reformulando para bem melhor o aspecto interno do modelo. Este é o primeiro dos 16 lançamentos do seu plano de investimentos de R$ 16 bilhões até 2028.

A frente foi atualizada com novo para-choque, grade e faróis com uma barra cromada de interligação. Sem dúvida, rejuvenesceu o modelo. Único senão: ausência dos faróis de neblina disponíveis anteriormente, a partir da versão intermediária Comfortline. Rodas de liga leve, de 17 pol. nas versões mais caras, têm desenho mais elaborado e se destacam no conjunto. Mudanças na traseira ficaram muito boas com a interligação de LED das lanternas, dando sensação de que o carro foi alargado.

No interior destaques para a escolha cuidadosa dos materiais de acabamento e também de revestimento dos bancos, além de novas saídas de ar-condicionado e moldura central do painel. Tela multimídia de 10,1 pol. e quadro de instrumentos de 8 pol. têm visual mais atraente. Teto solar panorâmico está entre os opcionais.

Não houve mudanças mecânicas: permanecem motores de 1 L, nas duas primeiras versões e de 1,4 L, na de topo, sempre com câmbio automático epicíclico de seis marchas). Em rápida avaliação urbana manteve as apreciadas qualidades dinâmicas e desempenho.

Outra novidade são os pneus Pirelli Seal Inside: vedam automaticamente, em 85% dos casos, furos com até 0,5 mm de diâmetro (não são do tipo run flat) causados por pregos de até 0,4 mm. Levaram a uma alteração muito pequena no consumo de combustível, porém oferecem mais segurança.


Nissan amplia oferta ao lançar a linha Versa 2025

Principal novidade é a versão SR, com visual mais jovial, apesar da marca não definir como um modelo esportivo, já que a mecânica não mudou. Há diferenças como capas dos retrovisores externos pintados em preto brilhante, grade do radiador nesta mesma cor, rodas de liga leve de 16″ e defletor na tampa do porta-malas. Motor flex de 1,6 litro sem alterações: 113 cv e 15,3 kgf·m (etanol ou gasolina). Câmbio automático CVT de seis marchas, com conversor de torque, tem modo Sport.

Internamente, bancos com revestimento diferenciado e detalhes em laranja e preto. De série inclui alerta de tráfego transversal traseiro, detector de movimento, câmera de visão 360º, alerta de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem. Com essas pequenas mudanças e a nova versão, a Nissan pretende defender sua posição de mercado principalmente em relação aos rivais de origem japonesa Toyota Yaris e Honda City. Preço da versão SR:  R$ 123.990.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.