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sábado, 3 de agosto de 2024

VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Dicas para escolher vinhos com o melhor custo-benefício // Evino investe no clima de inverno

Dicas para escolher vinhos com o melhor custo-benefício

Em meio a tantos rótulos nas prateleiras, categorizadas por país de origem, cortes de uva, tipos de produção e selos de aprovação, escolher um bom vinho ainda é um desafio para os brasileiros. Para facilitar a tarefa, levando em consideração a relação custo-benefício, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha dicas e sugestões para escolher a bebida. 


“O custo é o valor que o consumidor está disposto a investir, tanto em relação ao dinheiro quanto ao tempo e atenção dedicado a um bem. Já o benefício é tudo aquilo que é visto como vantajoso numa compra. Saber consumir e encontrar uma boa relação custo-benefício de um produto não é sobre adivinhar, mas sobre saber comparar dentro de uma mesma categoria”, comenta a sommelière. 


Dicas de escolha 


Para começar, é importante considerar a existência de categorias diferentes de vinhos. Há exemplares de entrada, rótulos de linha premium, espumantes e muitos outros estilos. Sendo assim, não faz sentido comparar produtos de uma categoria com os de outra categoria. Além disso, dentro de cada categoria, vale observar exemplares na mesma faixa de preço. Ou seja, se o orçamento disponível permite investir até R$ 50 por garrafa, a recomendação é comparar apenas produtos próximos a esse valor. 


Entre os fatores que ajudam a entender uma boa relação custo versus benefício no momento de comprar um vinho, está checar se apresenta uma denominação de origem. Isso significa que aquela linha obedece a regras mais rígidas e segue um padrão de qualidade estabelecido por determinada região produtora para preservar as características das produções locais.  

Vale também considerar se o exemplar avaliado tem algum período de amadurecimento, pois quanto mais tempo de amadurecimento, maior a complexidade do exemplar. 


Também pode ser considerado se o rótulo traz algum diferencial na produção como, por exemplo, se é produzido numa região ou vinícola de renome ou se é uma série limitada. Enfim, alguns aspectos que agregam valor à bebida. “Os vinhos podem ser de entrada, todavia, apresentarem qualidade superior à proposta da linha. Estas informações são passadas pelas vinícolas e geralmente apresentadas nas fichas técnicas dos produtos”, comenta a  sommelière.


Uma das coisas que fazem do vinho algo esplêndido são suas várias possibilidades. Você consegue encontrar excelentes opções em diferentes faixas de preço e, ao tirar suas conclusões, dizer “eu pagaria muito mais do que paguei por este exemplar”, e também o contrário disto acontece. Veja abaixo sugestões de rótulos com bom custo-benefício. 


  1. Linha V9, Viña Ventisquero (Chile)


A linha V9 é elaborada pela Viña Ventisquero, vinícola chilena de renome mundial, que preza por vinhos de excelência, unindo inovação e respeito ao terroir na produção de bebidas de alta qualidade. Nesta linha, encontram-se exemplares Reserva e Gran Reserva em uma excelente relação preço e qualidade. São rótulos que representam com maestria a vinificação chilena em sua maior complexidade, elegância e com agradável equilíbrio entre as características naturais das uvas e o uso do carvalho francês. 


V9 Gran Reserva Single Vineyard D.O. Valle del Maipo Carménère 2021 é um Carménère, uva tinta emblemática do Chile, da denominação de origem do Valle del Maipo. Esse rótulo é produzido a partir de nove vinhedos diferentes, trazendo para a garrafa um pouco das melhores características de cada um deles, que amadureceu por 10 meses em barricas de carvalho francês.

(https://www.wine.com.br/prod29795.html


  1. Linha Partridge, Viña Las Perdices (Argentina)


Elaborada pela vinícola argentina Viña Las Perdices com vinhedos situados em Mendoza, aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, a linha Partridge apresenta um rico portfólio com vinhos brancos, tintos e rosés em diferentes propostas e complexidades. O enólogo Juan Carlos Muñoz tem como filosofia de produção combinar os conhecimentos tradicionais, respeito ao meio ambiente, práticas sustentáveis e uso das melhores tecnologias para o cuidado especial com as videiras, e também no processo de seleção das uvas e produção dos vinhos. 


Uma excelente dica de custo-benefício e que é sucesso de vendas, é o Partridge Reserva Edición Limitada Cabernet Sauvignon 2021, um projeto de edição limitada da linha Reserva da Partridge. É amadurecido por 12 meses em barricas novas de carvalho francês que agregam complexidade de aromas e sabores, arredondam os taninos e amaciam a bebida, além de envelhecido 12 meses em garrafa antes de ser comercializado, o que exalta as características da uva Cabernet Sauvignon cultivada no terroir de Mendoza e dão origem a um vinho encorpado e intenso.


(https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-reserva-edicion-limitada-cabernet-sauvignon-2021/prod29993.html) 


  1. Esteban Martín, Bodegas Esteban Martin (Espanha)


A Bodegas Esteban Martín, é uma vinícola inovadora, familiar e pioneira no compromisso com a em sustentabilidade ambiental em território espanhol, pertencente à D.O.P. Cariñena que coleciona premiações. Elabora bebidas seguindo práticas orgânicas e veganas, além de possuir videiras mais antigas de Garnacha entre 30 e 65 anos de idade, o que gera uvas de qualidade superior e, consequentemente, vinhos mais expressivos. 


Esteban Martín Reserva D.O Cariñena Garnacha Cabernet Sauvignon 2019 é um exemplo formidável de custo-benefício. Elaborado com as uvas Garnacha e Cabernet Sauvignon provenientes de vinhas velhas de baixo rendimento, uvas com maior concentração de nutrientes, logo, com qualidade superior, este rótulo mistura o moderno - por sua estrutura e o uso de uma variedade francesa - ao tradicional que é dado pelo longo envelhecimento exigido pela categoria Reserva na D.O.P. Cariñena. Com amadurecimento por 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 24 meses em garrafa antes de ser comercializado, este vinho já conquistou muitas premiações ao redor do mundo ao longo de suas safras.


(https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-reserva-d-o-carinena-garnacha-cabernet-sauvignon-2019/prod29273.html)

Evento em Gramado ajuda a cidade de Santa Tereza


Cidade de Santa Tereza

Gramado, linda, colorida ficou pronta para receber os visitantes durante o Connection Experience - Terroirs do Brasil, que é a maior vitrine brasileira de promoção dos produtos de origem. A 7ª edição ocorreu no coração da cidade entre os dias 28 e 31 de agosto.


Durante quatro dias, Gramado foi o epicentro das discussões sobre a qualidade e a diversidade dos produtos brasileiros, enaltecendo não apenas o seu sabor peculiar e único, mas também a cultura e a história por trás de cada produção. E neste ano, o Connection tem um ingrediente a mais para envolver os participantes: toda a receita das inscrições será revertida ao município de Santa Tereza, que foi severamente afetado pela enchente.



Santa Tereza é uma cidadezinha de 1.500 habitantes situada entre o Vale dos Vinhedos e o Vale do Taquari, distante cerca de 30 km de Bento Gonçalves. É considerada o segundo núcleo mais importante da imigração italiana no Brasil, privilegiada pela sua história e suas belezas naturais.


Localizada bem às margens do Rio Taquari, 80% da sua economia tem origem na agricultura, com destaque ao cultivo das parreiras de uva, cana-de-açúcar, hortifrutigranjeiros, agroindústrias e criação de suínos. Produção de móveis para exportação, metalurgia, plásticos e artesanato também fazem parte da cadeia econômica.


O poder público é gerido pela prefeita Gisele Caumo, que ganhou repercussão expressiva pelo flagrante de uma ponte sendo levada pela enxurrada enquanto fazia um vídeo. O orçamento municipal para este ano, conforme a Lei Orçamentária Anual, é de R$ 23,5 milhões. 




O prejuízo causado pelas chuvas de abril e maio, conforme estimativa revelada pela própria prefeita, é muito maior que o orçamento. Estima-se que sejam necessários, pelos menos, R$ 50 milhões para recuperar a infraestrutura afetada. E não é só isso, se somar aos prejuízos já sofridos nas cheias de setembro e novembro do ano passado, os valores ultrapassam os R$ 90 milhões.

 

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

Uma viagem pelo tempo

Santa Tereza ganhou visibilidade nacional com seu tombamento como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As ruas largas, o campanário, as casas antigas originais e as montanhas que cercam a cidade remontam a vida em pequenas vilas italianas da região do Vêneto. Estar em Santa Tereza é revisitar o passado.


Um local onde a vida acontece em outro ritmo. Uma cidade extremamente ligada à natureza e com o charme da arquitetura ítalo-brasileira que pode ser apreciada em cada detalhe das construções como as mais de 20 casas erguidas antes de 1920, muito bem conservadas até hoje pelos descendentes italianos, retratando a história da colonização desbravadora na região a partir de 1875.

 

Cidade está desenvolvendo seu potencial turístico

Além de visitar atrativos como as grutas naturais de Nossa Senhora da Uva e Nossa Senhora de Lourdes, localizadas no interior, o turista pode fazer uma agradável caminhada pelo Centro Histórico, apreciando os casarões centenários e o conhecido Campanário, localizado ao lado da Igreja Matriz, na praça Massimiliano Cremonese, desfrutando da tranquilidade local.


“Também temos opções na área da gastronomia, vinícolas e cachaçaria, ateliers de artesanato em cerâmica e madeira, passeio de caiaque e opções em hospedagem”, acrescenta a prefeita.



“As casas antigas originais que remontam às pequenas vilas italianas da região do Vêneto, aliado às belezas naturais, paisagens rurais, o rio e as montanhas que cercam a cidade, fazem do turismo, o principal potencial para o crescimento. Apostamos muito na interação entre o turismo e a agricultura, um contribui com o outro e tornam-se atrativos”, enfatiza.

 

DESTAQUE - Quem visita Santa Tereza se encanta com o lugar e com a hospitalidade. Vivenciar essa experiência e compartilhar com outras pessoas, certamente contribuirá muito para alavancar Santa Tereza nessa retomada.

A Prefeitura está engajada na campanha “SOS Santa Tereza”, que busca angariar recursos financeiros. Os valores serão revertidos às famílias e empresas das zonas urbana e rural atingidas pelas cheias e pelos deslizamentos. As doações podem ser feitas por PIX, cuja chave é o CNPJ 91.987.719/0001-13.



Inscrições do Connection serão doadas a Santa Tereza

Esta edição do Connection Experience - Terroirs do Brasil vai proporcionar experiências incríveis aos credenciados. Além de uma programação ampla e diversificada com exposição de produtos certificados de diferentes regiões do país, circuito gastronômico, workshops com renomados chefs, cozinha show, networking de negócios e palestras, os inscritos estarão ajudando Santa Tereza e ainda poderão visitar mais de 10 parques da região de forma gratuita.


Créditos
Texto: Fernando Gusen
Fotos de Santa Tereza: Prefeitura de Santa Tereza/Divulgação
Fotos do Connection: Rafael Cavalli/Divulgação

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Gramado recebe encontro para debater a retomada do turismo no estado


Secretário de Turismo de São Francisco de Paula, Rafael Castello Costa; Contur Hortênsias, Daniel Hillebrand; secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodrigues, vice-governador Gabriel Souza; prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli e Marta Rossi, CEO Festuris e Connectiona Experience

O trade turístico da Região das Hortênsias esteve reunido em Gramado na tarde de sexta-feira (28), para um encontro com o Governo do Estado sobre a retomada do turismo regional. A conferência foi organizada pelo Conselho do Plano Rio Grande, que é coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza. O secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodrigues, os prefeitos de Gramado e São Francisco de Paula, líderes empresariais, entidades, e profissionais ligados à rede hoteleira, gastronômica e dos parques lotaram o auditório do Hotel Buona Vitta.

No encontro, o Trade Turístico entregou para o vice-governador uma pauta de reivindicações que visam à retomada do turismo nas cidades da Região das Hortênsias. Entre as demandas estão: a autorização para que a Infraero assuma os aeroportos regionais de Canela e de Torres; o aumento do número de voos na Base Aérea de Canoas; a recuperação da RS-235, no trecho que liga Gramado e Canela, da RS-115 e da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, e da RS-020, entre Rota do Sol e São Francisco de Paula. A aceleração do processo de concessão das rodovias do Polo Gramado também foi outra solicitação apresentada.

“Todos esses aeroportos vão receber investimentos do governo do Estado. No início da semana que vem, ocorrerá a devolutiva de uma consultoria que contratamos e que vai nos entregar um diagnóstico da situação de cada um deles. Precisamos saber exatamente o que precisa ser feito para executarmos com agilidade”, disse Gabriel.

Luiz Fernando exaltou as ações que a Secretaria de Turismo vem desempenhando e destacou eixos planejados para essa recuperação. Citou a busca pela confiança do RS como destino turístico, a fomentação do turismo doméstico, o fortalecimento dos eventos geradores de fluxo e a valorização da identidade e dos produtos gaúchos.

Secretário executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulo Salermo; vice-governador Gabriel Souza; Secretário estadual de Turismo Luiz Fernando Rodrigues e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot

Destino preparado e seguro para os turistas

Gabriel falou sobre a divulgação de uma campanha para promoção do turismo que está sendo elaborada pela Secretaria de Comunicação. “A campanha deve ser veiculada nas próximas semanas, em rede nacional, na televisão, no rádio, em jornais e na internet, para que possamos mostrar aos brasileiros, e também às pessoas que moram fora do Brasil, o quanto o Rio Grande do Sul está preparado, desde já, para receber turistas, apesar das adversidades registradas em algumas regiões”, detalhou.

Marta Rossi, CEO do Festuris e do Connetcion Experience e membro do Conselho de Turismo do RS, participou do encontro e registrou a importância de investimentos em campanhas para atrair visitantes.

"Quando se fala em turismo, não se fala apenas em lazer, mas em mais de 50 segmentos impactados e em dezenas de cidades que adotaram o turismo como atividade turística para seu desenvolvimento econômico e que hoje sofrem com a redução de turistas, mesmo distante dos estragos das águas. A mídia negativa ultrapassou fronteiras e sofremos com os cancelamentos. E o motivo destes cancelamentos é o medo sobre a situação do RS. Precisamos de conectividade, sim, e o aeroporto é importante para isso, mas precisamos mais do que tudo de uma mídia nacional urgente mostrando que não estamos de joelhos, mostrando o potencial turístico do estado", disse.

 Crédito das fotos: Fernando Gusen/Divulgação


O novo rei das ruas BYD King assume a liderança no mercado de sedãs híbridos no mês de julho. Chegada do sedã plug-in ajudou a BYD a ter o melhor desempenho entre todas as montadoras do país com um crescimento nas vendas de 1.400% na comparação entre os primeiros sete meses de 2023 e 2024

 

BYD King GS é o sedã híbrido plug-in mais vendido do Brasil no mês de julho

(02/08/2024) – No segundo mês de vendas após a sua estreia, o BYD King, sedã híbrido plug-in da BYD, já desbancou o principal concorrente no segmento e assumiu o reinado no mercado nacional. Apenas no mês de julho, foram 593 novos emplacamentos do BYD King (571 do modelo GS e 22 do modelo GL) contra 348 das duas opções do Corolla Altis, carro que é híbrido, mas não tem a vantagem de ser plug-in.

 

Vendendo 70% a mais que o seu adversário no mês de julho, o King é o único sedã médio no Brasil com autonomia de até 120 km apenas na modalidade EV. Ou seja, você pode rodar bastante apenas no modo elétrico e ir recarregando para economizar combustível. Se não quiser, pode usar normalmente o King já que ele não precisa obrigatoriamente ser carregado e mesmo assim é supereconômico. O modelo representa uma nova opção para o consumidor brasileiro no segmento de sedãs híbridos, trazendo consigo promessas de inovação e eficiência, e oferecendo liberdade para o cliente escolher se deseja, ou não, carregar seu carro na tomada.

 

No ranking geral de sedãs médios entre todos os modelos, o lançamento despontou de sexto para o segundo lugar no market share com BYD King GS.

“A combinação de fatores como preço competitivo, design que renova o segmento, tecnologia embarcada de ponta, eficiência energética e o melhor desempenho da categoria tornam o BYD King certamente a melhor opção no segmento PHEV. A confirmação é a liderança que o sedã já assumiu em julho”, diz Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil. “Continuaremos lançando modelos que transformam em realidade o desejo dos brasileiros em possuir um veículo eficiente, tecnológico e sustentável”, completa.

ACUMULADO DO ANO

Nos sete meses de 2024, a BYD já comprovou sua estratégia sólida de marca, quebrando paradigmas e mudando a história do mercado nacional. A greentech se mantém, pelo quarto mês consecutivo, entre as 10 montadoras que mais emplacam no Brasil, com 6.082 novos modelos na rua em julho, somando 38.540 mil no acumulado do ano.

A BYD segue disparada na liderança de veículos 100% elétricos, só no mês de julho foram 3.350 unidades. No acumulado do ano são 25.692, e mais de 72,41% de participação de mercado. Mais de 7 a cada 10 veículos elétricos comercializados no país são da BYD.

 

 

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Fonte: Fenabrave 
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Fonte: Fenabrave 

 

Além de o BYD Song Plus DM-i liderar no mês de julho entre os veículos PHEV, os híbridos plug-in, com 2.139 unidades emplacadas, no acumulado do ano o SUV totalizou 12.176 novos carros nas ruas do país.

 

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Fonte: Fenabrave 

 

A BYD segue consolidada na liderança entre o emplacamento de híbridos no acumulado do ano, contando com a contribuição do BYD King, que já é lider entre os sedãs híbridos. Em 2024 a greentech ultrapassou a marca de 12.844 unidades emplacadas, um total de 22% de participação de mercado. Em julho o número foi de 2.732 e 25,83% de market share, liderando entre os PHEV.

 

Com esse resultado, a BYD lidera com folga o comparativo de crescimento entre todas as montadoras. Pra se ter uma ideia, na comparação dos primeiros sete meses de 2023 com 2024, o crescimento foi de 1.400%, mais de 3 vezes a segunda colocada. Se o comparativo for entre o total de vendas em 2023 (17.889) e o acumulado dos sete primeiros meses deste ano (38.540), o avanço é de 115%.

 

VENDAS GLOBAIS

A nível global, a BYD atingiu um total de vendas mensais de 342.383 veículos eletrificados.


PARA DOWNLOAD DE  VÍDEOS DO BYD KING, CLIQUE AQUI

O novo rei das ruas BYD King assume a liderança no mercado de sedãs híbridos no mês de julho. Chegada do sedã plug-in ajudou a BYD a ter o melhor desempenho entre todas as montadoras do país com um crescimento nas vendas de 1.400% na comparação entre os primeiros sete meses de 2023 e 2024

BYD King GS é o sedã híbrido plug-in mais vendido do Brasil no mês de julho

 

(02/08/2024) – No segundo mês de vendas após a sua estreia, o BYD King, sedã híbrido plug-in da BYD, já desbancou o principal concorrente no segmento e assumiu o reinado no mercado nacional. Apenas no mês de julho, foram 593 novos emplacamentos do BYD King (571 do modelo GS e 22 do modelo GL) contra 348 das duas opções do Corolla Altis, carro que é híbrido, mas não tem a vantagem de ser plug-in.

 

Vendendo 70% a mais que o seu adversário no mês de julho, o King é o único sedã médio no Brasil com autonomia de até 120 km apenas na modalidade EV. Ou seja, você pode rodar bastante apenas no modo elétrico e ir recarregando para economizar combustível. Se não quiser, pode usar normalmente o King já que ele não precisa obrigatoriamente ser carregado e mesmo assim é supereconômico. O modelo representa uma nova opção para o consumidor brasileiro no segmento de sedãs híbridos, trazendo consigo promessas de inovação e eficiência, e oferecendo liberdade para o cliente escolher se deseja, ou não, carregar seu carro na tomada.

 

No ranking geral de sedãs médios entre todos os modelos, o lançamento despontou de sexto para o segundo lugar no market share com BYD King GS.

“A combinação de fatores como preço competitivo, design que renova o segmento, tecnologia embarcada de ponta, eficiência energética e o melhor desempenho da categoria tornam o BYD King certamente a melhor opção no segmento PHEV. A confirmação é a liderança que o sedã já assumiu em julho”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil. “Continuaremos lançando modelos que transformam em realidade o desejo dos brasileiros em possuir um veículo eficiente, tecnológico e sustentável”, completa.

ACUMULADO DO ANO

Nos sete meses de 2024, a BYD já comprovou sua estratégia sólida de marca, quebrando paradigmas e mudando a história do mercado nacional. A greentech se mantém, pelo quarto mês consecutivo, entre as 10 montadoras que mais emplacam no Brasil, com 6.082 novos modelos na rua em julho, somando 38.540 mil no acumulado do ano.

A BYD segue disparada na liderança de veículos 100% elétricos, só no mês de julho foram 3.350 unidades. No acumulado do ano são 25.692, e mais de 72,41% de participação de mercado. Mais de 7 a cada 10 veículos elétricos comercializados no país são da BYD.

 

 

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Além de o BYD Song Plus DM-i liderar no mês de julho entre os veículos PHEV, os híbridos plug-in, com 2.139 unidades emplacadas, no acumulado do ano o SUV totalizou 12.176 novos carros nas ruas do país.

 

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A BYD segue consolidada na liderança entre o emplacamento de híbridos no acumulado do ano, contando com a contribuição do BYD King, que já é lider entre os sedãs híbridos. Em 2024 a greentech ultrapassou a marca de 12.844 unidades emplacadas, um total de 22% de participação de mercado. Em julho o número foi de 2.732 e 25,83% de market share, liderando entre os PHEV.

 

Com esse resultado, a BYD lidera com folga o comparativo de crescimento entre todas as montadoras. Pra se ter uma ideia, na comparação dos primeiros sete meses de 2023 com 2024, o crescimento foi de 1.400%, mais de 3 vezes a segunda colocada. Se o comparativo for entre o total de vendas em 2023 (17.889) e o acumulado dos sete primeiros meses deste ano (38.540), o avanço é de 115%.

 

VENDAS GLOBAIS

A nível global, a BYD atingiu um total de vendas mensais de 342.383 veículos eletrificados.


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Fiat Strada é o veículo mais vendido de julho e alcança desempenho histórico com 14.192 veículos vendidos e o maior volume de emplacamentos desde setembro de 2014, além de manter a liderança no mercado com crescimento de 3.3 p.p. comparado ao mês anterior

 


No mês de seu aniversário, a Fiat teve inúmeros motivos para comemorar. Celebrou 125 anos de sua existência, os 45 anos do Fiat 147 - primeiro carro a etanol no mundo, os 48 anos do Polo Automotivo de Betim e, para fechar com chave de ouro, encerrou o mês na liderança. Um dos grandes destaques da marca é a Strada, que detém o título de veículo mais vendido do Brasil e ainda obteve desempenho histórico com 14.192 emplacamentos, seu maior volume de emplacamentos desde setembro de 2014. 

No mês, a Fiat emplacou 50.475 unidades e conquistou 22,1% de market share. Mais do que isso: a marca cresceu 3,3 p.p em participação comparado ao mês anterior. Para completar, a Fiat emplacou três modelos no ranking geral dos 10 mais comercializados do país: a Strada com a medalha de ouro, o Argo com o bronze com 8.663 unidades vendidas, e o Mobi alcançou a oitava posição com 6.807 emplacamentos. 

A Fiat lidera o mercado diferentes categorias. Entre os hatches, a marca ocupa a primeira posição com 15.475 unidades vendidas, representando 26,1% do share do segmento. No universo das picapes, também está em primeiro lugar, com 20.554 unidades vendidas e 45,9% da fatia deste mercado. Já no segmento de vans, a Fiat mantém a liderança com 2.525 unidades vendidas, alcançando 38,6% de participação. 

"Julho foi um mês de celebrações para a Fiat. É muito bom ter conquistado esse resultado impressionante com a Strada, assim como estar, mais uma vez, na liderança do mercado brasileiro ao mesmo tempo em que comemoramos os aniversários da marca no Brasil e no mundo. Vale dizer que a picape alcançou o seu melhor desempenho em 2024, como também, o maior resultado dos, praticamente, últimos 10 anos, com um crescimento de mais de 87% nas vendas comparado ao mês anterior”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.   

Acumulado do ano  

Quando o assunto é o acumulado do ano, a Fiat também é líder de mercado, com 20,7% de market share e 270.930 unidades emplacadas, o que representa 65.191 unidades à frente da segunda colocada. 

As boas notícias não param por aí: no acumulado do ano a Strada retomou o posto de veículo mais vendido do Brasil, com 70.793 unidades emplacadas. Totalizando três carros no top 10 mais vendidos do país, a marca ainda tem o Argo na quinta posição, com 48.289 unidades emplacadas, e o Mobi na sétima colocação, com 39.047 carros vendidos. 

Além disso, a Fiat é líder em três categorias no ano. Em hatches, são 87.362 unidades vendidas, representando 23,9% do market share do segmento. Em picapes, foram 101.391 unidades vendidas e 40,2% do mercado. No segmento de vans, a Fiat mantém a liderança com 13.882 unidades vendidas, alcançando 38,6% de participação. 

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