Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Honda lança novo site de automobilismo, exibe os modelos RA271 e RA272 para comemorar os 60 anos de participação na Fórmula 1

 


Em comemoração aos 60 anos da primeira participação da Honda no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA*, que começou em 2 de agosto de 1964, a Honda lançou hoje o “Honda Motorsports Website”, um novo site que apresenta uma visão geral da história da Honda no automobilismo até os dias atuais.

Além disso, a Honda dá início a uma exposição, por tempo limitado, do RA271, modelo que marcou sua estreia na Fórmula 1, no Honda Welcome Plaza Aoyama (Welcome Plaza) em Tóquio, no Japão. 

Também será realizada uma corrida de demonstração na Monterey Car Week 2024, este mês nos Estados Unidos, com o RA272, modelo com o qual a Honda conquistou sua primeira vitória na F1 em 1965 - segundo ano de sua participação na competição. - 

* Fédération Internationale de l’Automobile

Yuki Tsunoda no Goodwood Festival of Speed (2024)

<Honda Motorsports Website>

A Honda criou e lançou um novo site no qual irá compartilhar continuamente informações sobre o início e a história das atividades de automobilismo da marca, bem como informações sobre atividades em eventos atuais e futuros. Durante este e no próximo ano, em que são celebrados os 60 anos da participação da Honda na F1 e sua primeira vitória na competição, respectivamente, o site se concentrará, principalmente, em compartilhar conteúdos relacionados à Fórmula 1 e, então, continuará a ampliar os temas no futuro. O site inclui filmagens raras digitalizadas, como imagens do Grande Prêmio do México de 1965, bem como vídeos e informações do Goodwood Festival of Speed ​​2024, um evento de automobilismo realizado no Reino Unido no mês passado.

Link para o Honda Motorsports Website: https://global.honda/en/motorsports/

1987 F1 World Champion, Nelson Piquet


<Exposição do RA271 e demonstração do RA272>

O RA271, a máquina de F1 com a qual a Honda fez sua estreia na competição em 1964, será exibida por tempo limitado de 2 a 20 de agosto de 2024 no Welcome Plaza em Tóquio. Alimentado por um motor V12 de 1500 cc que gerava 220 cavalos de potência, o mais potente de todos os motores de Grand Prix da época, o RA271 competiu em três corridas de Grand Prix em 1964, na Alemanha, Estados Unidos e Itália.

Uma corrida de demonstração do RA272, que trouxe a primeira vitória da Honda na F1, irá acontecer em 17 de agosto de 2024, no Rolex Monterey Motorsports Reunion, um evento realizado durante a Monterey Car Week 2024 na Califórnia, Estados Unidos. O RA272, que será usado nesta corrida de demonstração, é a máquina original que Paul Richard "Richie" Ginther dirigiu para levar a primeira vitória da Honda no Grande Prêmio de F1 no México em 1965. A máquina foi preservada em condições de direção no Honda Collection Hall em Tochigi, Japão.

Antes disso, o atual piloto de F1, Yuki Tsunoda, fez uma demonstração com o RA272 no Goodwood Festival of Speed ​​2024, um evento de automobilismo realizado no mês passado no Reino Unido.

1988 F1 World Champion, Ayrton Senna


<60 anos de história da participação da Honda na F1>

• Primeira Era (1964 – 1968)

Em agosto de 1964, apenas um ano após o lançamento de seu primeiro automóvel, a Honda fez sua estreia na F1, a série de corridas de automóveis mais prestigiada do mundo, no Grande Prêmio da Alemanha. Foi visto como um desafio ousado; no entanto, em 1965, apenas no segundo ano de sua participação na F1, a Honda conquistou sua primeira vitória na corrida final da temporada, o Grande Prêmio do México, com uma máquina original feita pela marca, incluindo o motor e o chassi. A Honda participou da F1 com base em sua crença de que as corridas são o campo de treinamento perfeito para o desenvolvimento de engenheiros porque os esportes motorizados exigem um desenvolvimento extremamente rápido em comparação aos modelos de produção em massa, e a superioridade da tecnologia se torna evidente para todos por meio dos resultados das corridas.

2006 Hungarian Grand Prix Champion, Jenson Button

• Segunda Era (1983 – 1992)

A Honda se retirou das corridas de F1 após a temporada de 1968 para se concentrar no desenvolvimento de veículos de produção de baixa emissão. Após um hiato de 15 anos, em 1983, a Honda retomou suas atividades na F1. Após obter sua primeira vitória na segunda era em 1984, no ano seguinte ao seu retorno, a Honda venceu o Campeonato de Construtores em 1986, conquistando os títulos de pilotos e de construtores em 1987. Em 1988, a Honda venceu 11 corridas consecutivas desde o início da temporada e venceu 15 das 16 corridas do ano. A Honda marcou a conquista monumental de vencer 69 corridas no total e capturar títulos duplos por cinco anos consecutivos durante o período de 10 anos antes de concluir sua segunda era de atividades na F1 em 1992.

• Terceira Era (2000 – 2008)

Após um hiato de oito anos desde sua retirada em 1992, a Honda retornou à F1 em 2000 com uma nova forma de participação na competição com um contrato de fornecimento de motor e desenvolvimento de chassi conjunto com a BAR (British American Racing). A equipe terminou a temporada de 2004 em segundo lugar no ranking de construtores. Em 2006, a equipe começou a competir como Honda Racing F1 Team sob propriedade exclusiva da Honda, e conquistou a tão esperada primeira vitória desde seu retorno, no Grande Prêmio da Hungria, a 13ª etapa da temporada.

2021 F1 World Champion, Max Verstappen

• Quarta Era (2015 – 2021)

Em 2015, a Honda assumiu outro desafio de corrida na F1 em parceria com a McLaren. Depois de se desafiar por três anos sem uma vitória, a Honda formou novas parcerias com a Scuderia Toro Rosso e a Red Bull Racing em 2018 e 2019, respectivamente, e conquistou sua primeira vitória em 13 anos, no Grande Prêmio da Áustria de 2019. Em 2021, Max Verstappen finalmente venceu o Campeonato de Pilotos. Foi uma conquista gloriosa alcançada pela incorporação total do conhecimento e da tecnologia das divisões de desenvolvimento e produção da Honda e pela demonstração dos pontos fortes coletivos da marca. No final da temporada de 2021, a Honda concluiu sua participação na F1. De 2022 em diante, a Honda vem fornecendo suporte técnico como parceira de equipe para a Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri (agora Visa Cash App RB F1 Team).


• Quinta Era (2026 –)

Na temporada de 2026, a Honda retomará a participação na F1 e fornecerá unidades de potência para a Aston Martin Aramco Formula One Team. A partir da temporada de 2026, as unidades de potência da F1 deverão funcionar com combustível 100% sustentável, com a potência máxima de saída aproximadamente igual entre o motor e o motor elétrico. A Honda decidiu retornar à F1 com base na crença de que os novos regulamentos da competição se alinham com a direção tecnológica que a marca está tomando em direção à sua meta global de neutralidade de carbono, e que retornar às corridas de F1 terá grande importância em termos de desenvolvimento de tecnologias futuras em direção à concretização da neutralidade de carbono.

<Principais marcos na participação da Honda na F1>

1964 – 1968: Participou como uma equipe totalmente Honda, desenvolvendo de forma independente o motor e o chassi

1965: Conquistou a primeira vitória da Honda na F1 no Grande Prêmio do México

1983 – 1992: Participou como fornecedor de motores de F1

1986: Ganhou o Campeonato de Construtores de F1 como Williams Honda

1987: Ganhou os títulos de piloto e construtor

1988 – 1991: Ganhou os títulos de pilotos e construtores por quatro anos consecutivos como McLaren Honda

2000 – 2005: Participou de um contrato de fornecimento de motor e desenvolvimento conjunto de chassis com a BAR (British American Racing)

2006 – 2008: Participou como uma equipe totalmente Honda, desenvolvendo de forma independente o motor e o chassi

2015 – 2017: Participou como fornecedor de unidades de potência de F1, fornecendo unidades de potência para a McLaren

2018: Começou a fornecer unidades de potência para a Scuderia Toro Rosso

2019: Começou a fornecer unidades de potência para a Red Bull Racing

2021: O piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen, venceu o Campeonato de Pilotos e a Honda conclui sua participação formal na F1

2022: HRC começou a fornecer suporte técnico para Red Bull Powertrains. A Red Bull Racing e Max Verstappen venceram os títulos de Construtores e Pilotos

2023: A Honda anunciou sua participação como fornecedora de unidades de potência na F1 a partir da temporada de 2026. A Red Bull Racing e Max Verstappen venceram o Campeonato de Construtores e Pilotos pela segunda temporada consecutiva

domingo, 4 de agosto de 2024

Hotel Fairmont Rio de Janeiro celebra cinco anos de abertura com evento que convida a vivenciar a Praia de Copacabana. Para comemorar a data, o hotel realiza a primeira edição do inclusivo Fairmont Festival. Aberto ao público, o evento terá o melhor da premiada gastronomia do hotel, além de música, cultura e entretenimento para as famílias.


O Hotel Fairmont é um dos mais luxuosos e bem localizados do Rio

Debruçado na orla da praia eleita a número um do mundo e transbordando uma vista panorâmica deslumbrante para seus visitantes, o Fairmont Rio de Janeiro celebra cinco anos de abertura e reforça seu estilo de vida à beira-mar como fonte de inspiração para experiências que convidam viajantes a vivenciar a cidade de maneira única. Para comemorar a data e, reiterando a paixão da marca Fairmont por Copacabana, o hotel realizou a primeira edição da “Fair Fest” neste domingo, 4 de agosto.




Para que não somente os hóspedes, mas também os cariocas possam participar deste momento, o Fairmont Rio de Janeiro vai reunir o melhor da música e da gastronomia na praça em frente ao hotel, das 12h às 17h. O programa perfeito para o passeio de domingo para apreciar a premiada gastronomia comandada pelo chef executivo Jérôme Dardillac.


Os pratos criados pelo chef Jérôme Dardillac foram saboreados em meio a uma das mais belas vistas do mundo


De uma forma descontraída e com um jeitinho bem carioca, food trucks trarão as delícias que exaltam a culinária nacional. O menu contempla clássicos das regiões brasileiras, como Galeto Desossado com Batata Calabresa, Pirarucu Glaceado com Tucupi e espeto de Queijo Coalho, além de outras opções. Como sobremesa, o irresistível mini pudim ao leite e gelatos para todos os gostos, todos assinados por Jérôme e sua equipe. 

A experiência gastronômica poderá ser apreciada ao som dos cantores Gui Valença, Camilla Marotti, Rafael Direito e Bruno Fernandes, artistas que fazem parte da programação musical do hotel, com shows que trazem a Princesinha do Mar como parte do cenário. 



Para a celebração neste domingo, a programação contempla toda a família, com atividades para crianças e adultos, como bolhas mágicas, mini cavaletes de pintura, além de caricaturas e a exposição da Jaguar Parade.


“O Fairmont faz parte do coração da nossa comunidade, seja por estarmos localizados na praia mais icônica do mundo, Copacabana, seja por recebermos diariamente pessoas queridas do Rio de Janeiro. Orgulho da entrega de todas as equipes, que há cinco anos construíram experiências genuínas para cariocas e visitantes vivenciarem a Bossa do Rio. Sinceros agradecimentos a todos os amigos e parceiros desta jornada e sobretudo a nossos vizinhos que se uniram para esta linda celebração”, comenta o general Manager do Fairmont Rio de Janeiro, Netto Moreira.

O conforto dos apartamentos do Fairmont Copacabana 


Motivos para celebrar

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana chegou ao Rio de Janeiro em 5 de agosto de 2019, com a missão de fortalecer a cidade como destino de luxo, atraindo visitantes de todo o mundo e criando genuínas conexões cariocas. Hoje, passados cinco anos, o hotel carioca é referência em hotelaria de luxo. Com programações completas, o hotel oferece a seu público experiências gastronômicas de excelência que trazem arte, design, cultura e moda, além de estrutura corporativa, práticas esportivas e de bem-estar inesquecíveis e deliciosas noites com suas atrações e eventos durante toda a semana.

Mais do que hospedagem, o hotel se tornou referência em experiência com um novo olhar para a hotelaria de luxo. Além da excelência nos serviços, o hotel se destaca nas práticas sustentáveis. Todo esse cuidado se revela também no dia a dia, na redução de desperdício e no uso de materiais recicláveis na rotina operacional, além de economia de água e 100% da energia do hotel é de fontes renováveis. 

Até mesmo o projeto paisagístico foi criado visando à redução do consumo de água, com escolha de vegetação com baixa necessidade de rega e respeitando a flora local. O hotel também faz parte do programa de reaproveitamento de alimentos com apoio da startup ‘Comida Invisível’ — certificada pela FAO/ONU com selo Save Food. As ações do projeto focam no consumo consciente e na implementação de depósitos de sobras ecologicamente corretos para toda a equipe Fairmont Rio.

O Fairmont também apoia a comunidade do entorno, buscando valorizar os pequenos produtores locais e movimentando a economia do estado.

A Chevrolet anunciou a chegada ao Brasil do seu primeiro SUV Blazer EV primeiro utilitário esportivo elétrico premium da marca "com a mais avançada tecnologia que tem disponível", com 481 km de autonomia


SÃO CAETANO DO SUL – A Chevrolet apresenta o Blazer EV, o carro que simboliza o início do período de maior transformação da marca no País. O modelo chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in.

 

O SUV elétrico premium da marca estreia na configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com acabamento RS, tração traseira, 347 cv e bateria de 102 kWh. É prazeroso e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto, espaço interno e muita segurança.



Além disso, oferece a maior autonomia da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.

 

Com estilo premiado internacionalmente, o Blazer EV conta com acabamento esportivo tanto por dentro como por fora. Destaque para as linhas atléticas, rodas aro 21 com apliques e proporções únicas para um SUV - mais comprido, largo e com teto mais baixo que o padrão.


A bordo, a sensação é de estar em um carro do futuro. Tem ignição automática (sem chave ou botão), ajuste de resposta do volante e pedais, bem como recursos comandados por voz. Entre os vários sistemas de assistência, vale ressaltar o alerta de ponto cego para bicicletas e o alerta de acidente em cruzamentos, conjunto exclusivo no segmento.



Outro pilar de inovação está na conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes.

 

O Blazer EV encanta também pelo conteúdo, superior até ao de SUVs elétricos de altíssimo luxo, inclusive com funcionalidades que só ele oferece. Este pacote inclui pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.




Completa a lista: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo.

 

A pré-venda está planejada para começar em agosto, quando será divulgado o preço sugerido para o modelo. O Blazer EV fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.




Reimaginando a experiência ao volante

O Blazer EV fica pronto para o motorista assim que ele embarca com a chave no bolso, bastando pressionar o pedal do freio e engatar a marcha para partir. Não há botão de ignição. Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar um ponto de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente.

 

O painel de instrumentos é configurável. São diversas opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio high definition da grife Bose.




Existem três modos pré-definidos de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento dinâmico do carro. Para os entusiastas, tem ainda um modo customizável para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador – como nos melhores simuladores de vídeo game. Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa é possível praticamente conduzir sem pressionar o pedal do freio, pois a desaceleração é controlada pelo gerador.

 

O condutor ainda tem o auxílio do controle de cruzeiro adaptativo, que segue a velocidade do fluxo do trânsito, e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma frontal e traseira. Sem dúvida a segurança faz parte do DNA do Blazer EV. O alerta de ponto cego para bicicletas permanece ativo após o carro ser desligado para continuar monitorando o perímetro durante o desembarque.  

A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma pitada extra de requinte com as luzes ambiente que decoram as saídas de ar do painel, alusivas as do Camaro. No caso do Blazer EV, são 26 opções de cores.


 

Reimaginando o SUV

Cada traço da carroceria do SUV elétrico da Chevrolet foi pensado para que o modelo exale esportividade e elegância. A aparência atlética faz menção à tradição americana dos muscle cars, sem descuidar de aspectos técnicos, como baixo coeficiente aerodinâmico e as proporções perfeitas para equilibrar beleza com espaço interior aos cinco passageiros e suas bagagens (436 litros). Outra razão para que as linhas do Blazer EV sejam tão conectadas com o gosto local é que designers brasileiros fizeram parte da concepção do carro.

 

“Como responsável pelo exterior do Blazer EV, meu desafio foi desenhar um carro que expressasse o quão veloz ele realmente é, explorando isso através das suas dimensões e proporções. Quando você entra no carro e acelera, a sensação é que ele entrega tudo o que promete”, explica Raphael Molina.

 

A proposta estética arrojada do Blazer EV realmente se reflete na prática, com acelerações e retomadas vigorosas para o porte do carro. Apesar dos 4,88 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 2.495 kg, o modelo vai de 80 a 120 km/h em apenas 4,8s, excelente número para ultrapassagens confiantes na estrada. Tudo num silêncio surpreendente.

 

Outra característica perceptível é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma e o teto é ligeiramente rebaixado – o veículo tem 1,65 metros de altura, somando o rack. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente, assim como o tamanho das rodas, algo comum a carros-conceito. Na pista, sua performance lembra a de um cupê potente.




Reimaginando os elétricos

O Blazer EV foi projetado desde o início para ser um veículo zero emissão. Seu diferencial está na tecnologia Ultium, modular e flexível. Suas baterias possuem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais ágil e conveniente.

 

A configuração de baterias do SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo, composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. O veículo tem autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro – o que traz tranquilidade para viagens longas.

 

Para o Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Na prática, é possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos. Tudo isso posiciona o produto em uma outra classe de elétricos, muito mais evoluída que a maioria dos EVs ofertados no mercado.



 

Reimaginando a conectividade

Além da inovadora plataforma Ultium, outro destaque tecnológico do SUV elétrico da Chevrolet está no mais alto nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

 

“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica superior transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor. Tudo isso com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de fazer com um smartphone”, explica Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.




O Google built-in agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.

 

Ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado dual zone e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras buscas.

 

Por meio deste sistema também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas baseadas no GPS do veículo.



 

Mais uma vantagem: o Google built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos e serviços, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e plataforma de mensagens.

 

É possível definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos usuários.

 

O veículo conta com os recursos do OnStar e do myChevrolet app próprios para EVs. Entre eles, o que permite fazer o planejamento da rota, identificando os locais de recarga ao longo do caminho e a autonomia estimada até eles. O motorista ainda consegue consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto tempo na tomada será necessário para completar a viagem.

 

O Blazer EV é o quarto dos seis lançamentos anunciados pela Chevrolet para 2024. O próximo é o Equinox EV. A marca trabalha em uma renovação integral de seu portfólio, bem como o desenvolvimento de tecnologias e produtos ainda inéditos no Brasil.

Materiais
Clique aqui e acesse fotos e vídeos em alta resolução.

Nissan, Honda e Mitsubishi Motors assinam Memorando de Entendimento sobre parceria estratégica Estudo visa iniciar parcerias estratégicas para capitalizar nas forças de cada empresa

 


TÓQUIO, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd., a Honda Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram hoje que as três empresas assinaram um memorando de entendimento para discutir em conjunto o contexto para os próximos sistemas de eletrificação e inteligência dos veículos, com base no acordo assinado entre a Nissan e a Honda em 15 de março.

A Nissan e a Honda estão trabalhando para acelerar ainda mais as iniciativas com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono e uma sociedade com um nível zero de acidentes de trânsito. Já estão sendo conduzidas discussões em grande escala em torno das áreas de colaboração, como tecnologias ambientais, tecnologias de eletrificação e desenvolvimento de softwares.

Para acelerar este processo e melhorar a eficiência do negócio, é fundamental criar novo valor por meio da integração das tecnologias e know-how criados por cada uma das empresas. A participação da Mitsubishi Motors nas áreas com potencial de parceria consideradas e discutidas por Nissan e Honda vão agregar novos conhecimentos e forças, além de contribuir para novas sinergias que só podem ser geradas pelas três empresas, bem como novas oportunidades de negócio.

Makoto Uchida, Diretor Representante Executivo, Presidente e CEO da Nissan, comentou:

"Estamos muito satisfeitos em acolher um novo membro na parceria estratégica entre a Honda e a Nissan. A Mitsubishi Motors tem expertises e tecnologias únicas e tem trabalhado em parceria com a Nissan. Por meio da colaboração entre as três empresas, esperamos que a parceria evolua para algo que criará mais valor e entregará produtos e serviços únicos de cada empresa para atender as diversas necessidades dos clientes".

Toshihiro Mibe, Diretor Representante Executivo e Presidente da Honda, comentou:

"A indústria automotiva está em um período de transformação que acontece uma vez a cada século. Esperamos que a combinação das tecnologias e conhecimentos cultivados pela Nissan e a Honda, bem como a força e a experiência da Mitsubishi Motors, nos permita ser mais ágeis na solução de várias questões relacionadas à eletrificação e inteligência em escala global, ajudando a conduzir reformas no contexto social em uma posição de liderança".

Takao Kato, Diretor Representante Executivo, Presidente e CEO e Mitsubishi Motors, comentou:

"As discussões entre a Nissan e a Honda sobre uma possível parceria estão evoluindo, por isso decidimos participar neste contexto. A colaboração com parceiros é fundamental na indústria automotiva atual, que está passando por rápidas mudanças devido às inovações tecnológicas como eletrificação e inteligência. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades em várias áreas por meio de parcerias entre as três empresas".

sábado, 3 de agosto de 2024

Hotéis Hilton Barra e Copacabana oferecem churrasco para celebrar o Dia dos Pais. Almoços terão diferentes cortes de carnes, cerveja e música ao vivo


Hilton Copacabana
Créditos: Tomás Rangel

Rio de Janeiro, julho de 2024 – O Dia dos Pais está chegando e merece ser comemorado de um jeito especial. Pensando nisso, os hotéis Hilton Barra e Hilton Copacabana estão preparando churrascos com atrações musicais para hóspedes e não hóspedes que buscam um local para aproveitar o dia em família. Além dos almoços servidos com deliciosas carnes preparadas ao vivo, os buffets também contemplam saladas, pratos quentes, cervejas e bebidas não alcoólicas.

Na Barra, o churrasco será no Plaza, um espaço aconchegante a céu aberto, localizado no coração do hotel, a partir das 13h, com música ao vivo para animar o ambiente. O almoço contará com cinco tipos de carnes, como picanha maturada e bife ancho; pão de alho; queijo coalho; buffet frio com caponata de beringela, pupunha assado e azeitonas marinadas; e buffet quente com arroz, feijão, farofa, batata frita, entre outras opções. O valor é de R$ 214,50, já com taxas inclusas, por pessoa, e inclui cerveja e bebidas não alcoólicas à vontade.

 

Em Copacabana, o charmoso restaurante Clarice recebe o almoço especial dedicado aos papais das 13h às 16h. O menu inclui estações de grelhados, com picanha e assado de tira, e paella feitas na hora; saladas com frutos do mar e queijos nacionais entre as opções; estação de pães com fermentação natural; buffet quente com filé mignon, arroz com amêndoas, batata rústica, entre outros; diversos tipos de sobremesas e estação de tiramissu também preparada ao vivo. O valor é de R$ 350, com taxas inclusas, por pessoa, com cerveja e bebidas não alcoólicas inclusas.

 

Moradores dos bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Copacabana e Leme, têm 15% de desconto com apresentação do comprovante de residência no ato da reserva.


Hilton Barra
Créditos: Divulgação


Serviço Hilton Barra Rio de Janeiro

Hilton Barra Rio de Janeiro

Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1430 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Reserva de eventos: WhatsApp: (21) 96738-7848 (horário comercial) |eventos.rio@hilton.com 

Instagram: @hiltonbarrario 
Site para reservas: www.hiltonbarra.com

 

Serviço Hilton Rio de Janeiro Copacabana  

Av. Atlântica, 1.020 – Copacabana, Rio de Janeiro, RJ – Brasil    

Reservas de almoço: eventos.copa@hilton.com | WhatsApp – (21) 99282-8682 (horário comercial)

Instagram: hiltoncopacabana 
Site para reservas: www.hiltoncopacabana.com 

Coluna Fernando Calmon = Brasil tentará seguir a Suécia em segurança no trânsito // A hora da verdade para micro-híbridos //Jeep também aumenta garantia do Renegade



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.312 — 03/8/2024

 


Brasil tentará seguir a Suécia

em segurança no trânsito

 


O Dia do Motorista, que praticamente passou em branco no último dia 25, nem ao menos foi citado quando se apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 722/24, no dia 17 último. A Agência Câmara de Notícias divulgou as diretrizes básicas do projeto que se inspirou em um programa instituído na Suécia em 1997 chamado de Visão Zero. Os suecos partiram do princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável em especial de pedestres e ciclistas.

Outro país nórdico, a Noruega, engajou-se neste conceito. Sua capital, Oslo, não teve nenhum óbito em 2019 entre aqueles dois importantes protagonistas do trânsito por estarem sempre mais expostos. A iniciativa aqui partiu da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG). Seu projeto estabelece as orientações do programa. Na realidade já existe o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), criado pela Lei 13.614/18, porém os resultados ficaram bem aquém do esperado.

Entre as diretrizes propostas pela deputada destaco algumas:

·       Realização de inquéritos para averiguação das causas de cada morte no trânsito, identificando e priorizando ações de segurança para evitar novas mortes no mesmo local e condições.

·       Incentivo à ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada a boas práticas de planejamento viário na linha da Visão Zero.

·       Capacitação de gestores públicos, técnicos e de profissionais.

·       Formulação de cronograma de curto, médio e longo prazo para implementação gradual de projetos alinhados com a Visão Zero, incluindo metas de segurança viária.

·       Campanhas permanentes de educação no trânsito em canais institucionais nas três esferas de governo.

Trata-se, assim, de um projeto abrangente e na direção correta. Porém terá de ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada pelo Senado.

Tramitação será longa sem o senso de urgência que uma lei de tal envergadura merece. O problema como acontece corriqueiramente está na falta de foco de segurança no trânsito brasileiro. Em países desenvolvidos existe o célebre tripé da letra “E”: Engenharia, Esforço (na fiscalização) e Educação. Aqui o último “E” praticamente não existe. Esforço até é feito, mas deficiente. Engenharia, por si só, não faz milagres.


A hora da verdade para micro-híbridos

Uma filigrana técnica vem sendo discutida no Brasil a partir da criatividade infeliz do Departamento de Energia dos EUA ao considerar o sistema start-stop (desliga-liga o motor ao parar o veículo no trânsito) como micro-híbrido. Na realidade este deveria ser um não assunto, mas com a proximidade de definição por parte do Governo Federal do IPI Verde dentro do programa Mover sempre podem pairar dúvidas. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico, acredito que de boa-fé, também adota essa nomenclatura.

Fato é que com a proximidade de uma política fiscal de estímulos a veículos mais limpos do ponto de vista ambiental as definições precisam estar bem claras, pois um sistema híbrido tem de alguma forma ajudar a tracionar o veículo. A Stellantis adotou uma posição clara sobre o assunto. Para João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da empresa, “o governo certamente consultará normas internacionais para separar um simples sistema desliga-liga o motor a combustão de um híbrido básico que pode ter baterias de 12 ou 24 V para um motor elétrico auxiliar. Híbridos plenos e os plugáveis em tomada completam as três soluções, antes de chegar aos 100% elétricos”.

Durante a apresentação didática do engenheiro sobre este tema, perguntei a Medeiros como lidar com uma distorção que ocorre hoje na Europa em relação às informações obrigatórias sobre consumo de combustível. Segundo o padrão WLTP é comum híbridos plugáveis atingirem até 200 km/l de gasolina no teste padronizado em razão da metodologia involuntariamente incorreta do ciclo de medição. “A tecnologia avança de forma mais rápida do que a regulamentação”, resumiu.


Jeep também aumenta garantia do Renegade

Ano-modelo 2025 já está no mercado sem grandes mudanças. Além da ampliação da garantia de três para cinco anos em toda a linha Renegade, houve redução de preços da versão de entrada que perdeu itens de assistência avançada ao motorista. É o caso do modelo de entrada 1.3 Turbo que desprovido desses itens teve seu preço reduzido para R$ 115.990. No entanto, tais recursos passam a ser opcionais (R$ 2.300), forma de manter o mesmo preço básico da linha 2024.

A versão Sahara, uma da sete disponíveis, substitui a anterior Série S, com novas rodas de 18 polegadas, frisos laterais, soleiras nas portas e teto solar panorâmico. Destaque fica para a versão Willys, série limitada de 500 unidades por ano inspirada no Jeep Willys MB de 1941, que traz essa inscrição na carroceria, além de rodas de 17 pol. com pneus ATR+ e airbag de joelho para o motorista, entre outros pormenores.

Em avaliação nos arredores de Atibaia (SP), o Renegade confirmou sua aptidão fora da estrada sem obstáculos mais radicais para superar, que é a proposta do modelo. Permite experiência agradável ao volante e opções de tração 4x2 e 4x4 que o diferenciam entre os concorrentes. Tanto o ângulo de ataque quanto o de saída dão tranquilidade ao motorista, mesmo aquele apenas com conhecimento técnico básico. Para isso a versão 4x2 conta com um sistema de controle de tração mais sensível, o que melhora seu desempenho em terrenos mais acidentados.

Preços: R$ 115.990 a R$ 179.990.


Pesquisa aponta preferências ao trocar de carro

Classificados on-line cresceram muito como forma de procurar um carro novo ou usado. Segundo pesquisa nacional do site Webmotors, 62% dos entrevistados começam sua jornada de compra pela internet e 29% preferem ir direto a uma concessionária. Outra característica é que boa parte dos interessados não indicou ter muita pressa na escolha do que desejam comprar: 26% dos respondentes levam três meses para tomar a decisão, seguidos de perto (24%) por quem se decide em uma semana.

Quanto ao tipo de veículo mais desejado 39% optaram pelo SUV, contra 29% dos que preferiram sedãs, 22% hatches, 7% picapes e 3% crossovers. Motor a combustão representou 95% das escolhas, restando 5% para híbridos e elétricos. O levantamento também aponta que 83% dos que responderam à pesquisa adquiriram um veículo seminovo (até três anos de uso) com faixas de preço entre R$ 50 mil e 80 mil (27%), R$ 80 mil e R$ 120 mil (24%) e até R$ 50 mil (23%).

Uma concessionária ou loja independente foi o local de compra mais acessado por 76% dos respondentes, contra 24% que adquiriram o veículo diretamente de outra pessoa física. Nota-se uma diminuição sensível de negociação direta entre comprador e vendedor particulares, ao contrário do que ocorria mais de uma década atrás.




ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.