Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

PEUGEOT apresenta todos os detalhes do novo utilitário Boxer Minibus e a conectividade do MyPeugeot PRO que chega ao mercado brasileiro

 


  • O carro chega ao mercado em duas novas versões: Executive e Comfort, com capacidade para 17 até 19 pessoas (16+1 Executive e 18+1 Comfort)
     
  • Com um motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cv e 34,7 kgfm de torque
     
  • O design foi pensado para clientes frotistas com toda funcionalidade e versatilidade que eles precisam
     

Chegou ao mercado mais um carro da Gama VUL PEUGEOT, o utilitário Boxer Minibus. O modelo já havia sido apresentado para o público no começo do ano no evento Smart City, em Curitiba, mas agora começa a ser vendido em duas versões: Boxer Minibus Comfort no valor de R$ 319.990 e o Executive no valor de R$ 329.990.

Essa nova variação do PEUGEOT Boxer foi totalmente pensada para os clientes frotistas da marca. Por isso, ele possui um design totalmente funcional, versátil, além de um motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cv e 34,7 kgfm de torque, que proporciona potência, agilidade e economia e ainda atende às normas do Proconve L7.

  1. O Boxer Minibus, tem uma capacidade para até 19 pessoas e o design foi pensado nos mínimos detalhes para trazer maior comodidade, conforto e segurança para os usuários. Por isso, conta com novos faróis com DRL, para-choque robusto e emborrachado, proteção lateral, maçanetas de maior resistência com acionamento vertical, roda de aço 16 polegadas e maior proteção da caixa de rodas.

Além disso, vem com a mais completa lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, sistema start & stop e controle de estabilidade (ESP). Já o modelo Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros, tornando a van com um dos maiores bagageiros da categoria, com capacidade para até 1.000 litros.

O utilitário também chega com a novidade da conectividade para gestão de frotas.  O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de aumentar a eficiência e facilitar a vida de quem está à frente da frota. 

De fácil acesso e simples utilização, a plataforma entrega dados e informações em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.


Gestão de frotas:  

 • Quilometragem rodada;

• Alertas de localização e ignição;

• Criação de cercas eletrônicas;

• Definição de roteiros;

• Relatórios de velocidade;

 • Customização de relatórios;

• Cadastro de condutores;

• Agendamento de serviços online.
 

Rastreabilidade:
• Localização;

• Rastreamento;

• Mapeamento de rotas;

• Criação de pontos de referência;

• Últimas Posições.
 

Recuperação veicular:

• Suporte 24h;

• Recuperação do veículo (roubo ou furto);

• Equipe pronta-resposta (abrangência nacional);

• Atuação em conjunto com as autoridades policiais.
 


Comportamento do motorista:

• Dados de telemetria (aceleração, frenagem e curva);
• Análise de probabilidade de acidente e exposição ao risco;
• Score de Dirigibilidade e Ranking de motoristas e veículos (velocidade, km rodado, período de rodagem etc.).

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do PEUGEOT Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações. Com esta tecnologia, a PEUGEOT amplia o leque de benefícios e a sensação de tranquilidade quanto ao fluxo do negócio, contribuindo com a otimização de custos operacionais e do TCO – Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

E a novidade chegará ao mercado por meio do PEUGEOT Boxer, modelo 2024/2024 - o primeiro veículo PEUGEOT com módulo de telemetria para gestão de frotas e recuperação veicular homologado pela fábrica.


Stellantis anuncia investimentos para uma nova família de veículos e um novo motor no Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina


  • Polo Automotivo Stellantis de Córdoba receberá US$ 385 milhões para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e novo motor
  • O montante faz parte dos investimentos anunciados para a Argentina no primeiro trimestre desse ano
  • Este anúncio também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana em Córdoba

Córdoba, 5 de setembro de 2024 – A Stellantis confirma a importância da Argentina para o plano estratégico global Dare Forward 2030 com novos projetos para o país. Os US$ 385 milhões anunciados hoje representam o montante mais significativo da indústria automotiva argentina em 2024. O investimento será destinado diretamente para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, fundamental para desenvolvimento estratégico da Stellantis na América do Sul.

A Stellantis é a única montadora que possui duas plantas que produzem automóveis na Argentina (Córdoba e El Palomar), cada vez mais preparadas para projetar, desenvolver e produzir os automóveis mais modernos da região, expandindo seus negócios, reafirmando o valor de suas marcas icônicas e, o mais importante, atendendo às necessidades de seus clientes.

No Polo Automotivo Stellantis de Córdoba é fabricado o carro mais vendido dos últimos três anos no mercado argentino, o Fiat Cronos, fruto de um trabalho árduo que tornou o modelo competitivo, e um dos mais exportados para a região, especialmente para o Brasil, onde também é líder do segmento.

Esse novo investimento de US$ 385 milhões será utilizado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor, e na contratação de colaboradores, dos quais 50% serão mulheres, em linha com o compromisso da empresa com o pilar de diversidade e inclusão.

Do ponto de vista de sustentabilidade, a produção dos novos veículos, peças e motores, será realizada com a utilização de energias renováveis para todos os processos produtivos em Córdoba.

Com objetivo de expandir a indústria local e desenvolver produtos sustentáveis, os novos projetos foram pensados para que sejam exportados em grandes volumes, levando a produção do país para os mercados sul-americanos. 

Esse investimento também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, permitindo que os veículos produzidos pela empresa tenham o maior índice de conteúdo local entre as diferentes montadoras. Este fornecedor soma-se a muitos outros, já instalados nas imediações do Polo, conferindo mais competitividade e posicionando o Polo de Córdoba como uma fábrica de padrão global, capaz de produzir o que for exigido pelo mercado.

“É com orgulho que anunciamos esse novo investimento para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, uma planta fundamental para o desenvolvimento estratégico da empresa na América do Sul. Os números confirmam que a Stellantis investe em projetos sustentáveis, que se tornam produtos bem-sucedidos e valorizados por nossos clientes. Por isso, continuaremos investindo na Argentina e em toda a região", afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul.

Investimentos recordes na América do Sul

O anúncio feito na Argentina representa mais um passo do maior investimento da história do setor automotivo na região: serão mais de R$ 32 bilhões para o Brasil e a Argentina entre 2025 e 2030, para impulsionar o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

Este investimento reforça a liderança da Stellantis na região, fortalece a indústria local e acelera o plano estratégico Dare Foward 2030, posicionando a empresa como líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

PETRONAS é a primeira fabricante de lubrificantes a lançar linha completa de Car Care no Brasil. Novidade inclui produtos de alta tecnologia para cuidados diários com automóveis

A PETRONAS Lubrificantes Brasil, referência em lubrificantes e fluidos para motores, acaba de lançar sua nova linha exclusiva de produtos de Car Care, chamada PETRONAS DURANCE

Desenvolvida com a mais avançada tecnologia e formulações de alta performance, a linha é uma das marcas para cuidado e manutenção automotiva mais prestigiadas da Itália, e agora chega no Brasil como a escolha ideal para oferecer o melhor tratamento e cuidados para veículos. Para garantir a alta qualidade aos consumidores, os itens são testados e aperfeiçoados nos circuitos mais exigentes da Fórmula 1 pela equipe MERCEDES-AMG PETRONAS.

A nova linha de cuidados automotivos é composta por cinco itens, desenvolvidos especialmente para proporcionar limpeza, brilho e proteção excepcionais durante o tratamento e manutenção dos cuidados internos e externos. Desde a carroceria até o interior, cada produto foi cuidadosamente formulado para atender às necessidades específicas de cada área do veículo. 

Produtos

Por meio da tecnologia, os produtos foram pensados para proporcionar maior durabilidade aos automóveis. A linha inclui itens como:

  • PETRONAS DURANCE Cera Rápida: que promove proteção profunda e brilho imediato em pouco tempo com o melhor resultado;
  • PETRONAS DURANCE Limpa Vidros: para limpeza minuciosa dos vidros internos e externos do veículo;
  • PETRONAS DURANCE Limpa Pneus: para proteção e conservação para pneus e partes de borracha do veículo;
  • PETRONAS DURANCE Lava Autos com Cera: para limpeza, polimento eficaz e fácil secagem, proporcionando brilho intenso e duradouro;
  • PETRONAS DURANCE Limpa e Hidrata Couros: para hidratação para bancos e estofamentos de couros, protegendo contra ação do tempo.

“PETRONAS DURANCE é mais do que apenas um conjunto de produtos para cuidados estéticos: a linha representa o compromisso contínuo da PETRONAS em trazer inovações tecnológicas diretamente para seus clientes. A nova linha incorpora itens exclusivos, e acreditamos que o público irá se beneficiar com a alta qualidade que os produtos trazem ao mercado”, afirma Rogério Ludorf, CEO da PETRONAS Lubrificantes Brasil. “Os produtos são projetados para atender tanto a profissionais quanto a consumidores, garantindo resultados excepcionais em qualquer contexto.”

A linha PETRONAS DURANCE foi projetada para proporcionar todos os cuidados necessários para manter o veículo em perfeito estado. Os lançamentos PETRONAS DURANCE poderão ser encontrados no mercado a partir de Setembro nos principais pontos de vendas em todo o país.

Sobre a PETRONAS Lubrificantes Brasil

A PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS Lubricants International, responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB está comprometida em atender as demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina.

Sobre a PETRONAS Lubricants International (PLI)

A PETRONAS Lubricants International (PLI) é o braço global de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS, a empresa nacional de petróleo da Malásia. Fundada em 2008, a PETRONAS Lubricants International fabrica uma gama completa de lubrificantes automotivos e industriais e comercializa em mais de 90 mercados globalmente. Com sede em Kuala Lumpur, a PLI tem mais de 30 escritórios de marketing em 27 países, administrados por escritórios regionais situados em Kuala Lumpur, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban.

Para mais informações, por favor, visite: www.pli-petronas.com

Gramado a cidade do Maior Natal do Brasil



Gramado Summit no Uruguai, dias 26 e 27/9, terá arena da aceleradora Ventiur. Trilha de conteúdo falará sobre oportunidades e desafios de internacionalização para startups em países latinoamericanos


Gramado Summit, conferência de inovação e empreendedorismo, realiza sua primeira edição internacional no próximo mês, nos dias 26 e 27 de setembro, em Punta del Este. Uma das três trilhas de conteúdo anunciadas pela organização para esta primeira edição internacional é a Arena Ventiur, com co-curadoria da aceleradora e investidora de startups. 

A Ventiur Smart Capital levará ao evento bate-papos sobre oportunidades para startups na América Latina, inteligência artificial, desafios de internacionalização, construção de comunidades, iniciativas governamentais e mercado de inovação no Brasil e em países latinoamericanos. 

Entre os palestrantes anunciados para a Arena Ventiur estão Micheli Castro (ITEC/FURG), Frederico Andrade (Índigo Hive), Carina Pasqualotto (Rede RS Startup), Ana Carolina Marzzari (Inova RS), Antônio Carlos de Francisco (Muush) e Sandro Cortezia (VENTIUR). 

A Gramado Summit - Punta del Este será realizada nas instalações do Punta del Este Convention & Exhibition Center. A organização espera receber 2 mil participantes, dezenas de marcas em exposição e cerca de 60 palestrantes. 

 

Sobre a Gramado Summit - A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2024, na sua última edição no Brasil, recebeu 15 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 400 palestrantes nas áreas de conteúdo. 

 

FOTOS DO EVENTO

Ram cresce 214% no acumulado de vendas em 2024, seu ano recorde no Brasil

 


  • Ram já tem ano recorde de vendas no país e chega a quase 20 mil picapes vendidas no acumulado de 2024
  • Com o resultado de agosto, a Rampage superou a marca de 15 mil picapes vendidas em 2024
  • Liderança absoluta entre as grandes: Classic, 1500, 2500 e 3500


A Ram vive, sem dúvidas, um ano especial em 2024. Perto de chegar às 20 mil picapes vendidas em oito meses, a única marca premium e exclusiva de picapes é um dos destaques do mercado brasileiro esse ano.

No mês de agosto, a marca registrou 2.463 picapes vendidas no país. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 19.930 picapes, um crescimento de 214% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.

A Rampage mantém-se como grande destaque da Ram no ano. Somente em agosto, foram 2.059 unidades emplacadas, que contribuíram para as 15.569 unidades comercializadas do modelo no ano.


E entre as picapes grandes, não tem para ninguém. Com a Classic, 1500, 2500 e 3500, a Ram é a líder absoluta neste segmento. Em agosto, foram 404 vendas e mais de 82% de participação nessa categoria, que cresce a cada dia no país. Se considerarmos os oito primeiros meses do ano, as vendas da Ram nessa categoria chegam a impressionantes 4.361 unidades e uma participação de 76% no segmento!

Agosto foi também o mês de apresentar duas novidades aos clientes brasileiros, as séries especiais Rampage Rebel Ignition, que chegou na cor Laranja Ignition, com muita tecnologia, estilo e personalidade, e a Ram 2500 Rodeo Edition, limitada a 77 unidades, que celebra os 77 anos da realização do primeiro rodeio oficial no Brasil.

 


SOBRE A RAM  

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.  

Exposição de carros antigos acontece em São Lourenço, no Circuito das Águas, em Minas Gerais, de 20 a 22 de setembro, quando estarão expostos cerca de 300 carros


São Lourenço, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil, realiza pela primeira vez um encontro de autos antigos, que será gratuito para o público, das 8h às 23h na sexta-feira e sábado e até 16h no domingo, dos dias 20, 21 e 22 de setembro, respectivamente. O evento acontece no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra e espera receber 300 veículos antigos, incluindo clássicos, raros, hot rods e caminhões, vindos de diversos estados.

Peças e acessórios para veículos antigos, antiguidades, artigos vintage e retrô poderão também ser encontrados na tradicional Feira de Pulgas do 1º Encontro Mineiro de Autos Antigos de São Lourenço (EMAA), no Circuito das Águas, em Minas Gerais. Outra novidade é a diversidade de Food Trucks na Praça de Alimentação, com comidas e bebidas diversificadas. Shows com bandas e músicos regionais, também serão um atrativo do evento.

O espaço também incluirá empresas especializadas na venda de automóveis antigos e veículos avulsos, oferecendo uma oportunidade para quem deseja adquirir um carro clássico. Ainda entre as atrações, a programação contará com a avaliação e premiação dos veículos que mais se destacaram, buzinaço dos caminhões “Fúria dos Gigantes”, Welcome Drink, que inclui um passeio de aproximadamente duas horas no Trem das Águas, revivendo os tempos áureos das ferrovias.

Destaque

A Volkswagen Kombi versão Carbruno (especial) B-281, premiada este ano no  9º EBAA em Águas de Lindóia, fará parte da exposição do 1º Encontro Mineiro de Autos Antigos de São Lourenço. Este modelo foi encomendado por um órgão do governo em 1979.

Muito comum entre as décadas de 50 e 70, este modelo tinha versões especiais de catálogo de montadora, assim como foi responsável pela criação de projetos desenvolvidos exclusivamente para protótipos, como a Kombi Turismo exposta no Salão do Automóvel de 1960 no estande da Volkswagen do Brasil., quando a empresa dava seus últimos suspiros. 

A Carbruno S.A. Indústria e Comércio, de São Paulo (SP), foi uma pioneira fabricante de carrocerias especiais sob encomenda para veículos utilitários.

1º Encontro Mineiro de Autos Antigos de São Lourenço

O evento é resultado da parceria entre os organizadores do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindoia (EBAA) e os mineiros Eugênio Garcia, Gustavo Brasil e Rodrigo Giordano. Eles explicam que o propósito é celebrar a cultura “Antigomobilista” e resgatar a história do automobilismo nacional, transformando a estância hidromineral de São Lourenço em um grande museu a céu aberto.

As inscrições para participar da exposição e para a venda de veículos - abertas para veículos fabricados até 1994 - podem ser realizadas através do site oficial do evento: https://www.emaa.com.br/inscricoesemaa.


Serviço

1º Encontro Mineiro de Autos Antigos de São Lourenço

20 e 21 de setembro – das 8h às 23h

22 de setembro – das 8h às 16h

Parque Municipal Ilha Antônio Dutra

Rua Prof. Henrique José de Souza, 223, São Lourenço (MG)


República Dominicana é o país convidado de honra do 36º Festuris




A ilha tropical caribenha com praias paradisíacas de areias branquinhas e água cristalina é a convidada de honra do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas, que ocorre em Gramado de 7 a 10 de novembro. 


Exaltar a República Dominicana no Festuris é uma forma de reconhecer e valorizar o destino que registra crescimento significativo em sua movimentação turística. De acordo com Paola Gómez, diretora do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, este reconhecimento também exalta a participação contínua do seu país no evento e a divulgação entre os viajantes brasileiros. 


“Aceitamos com especial emoção a distinção que nos homenageia como país convidado do Festuris Gramado 2024 por ser a primeira edição da feira após as terríveis enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, com a certeza de que, graças ao esforço dos gaúchos e com um trabalho digno, o estado emergirá mais forte”, sublinha Paola.


A República Dominicana é o terceiro país convidado, o primeiro foi a Argentina e no ano passado o Uruguai, ambos com participação no Festuris desde as primeiras edições. 


“É uma honra muito grande poder contar com a República Dominicana com esse status de país convidado para representar esse destino com potencial gigantesco que é o caribe. Eles estão conosco há muitos anos, o país já era representado nas primeiras edições e passou a ter estande próprio em meados dos anos 2000, um estande lindo, dinâmico e vivo. É um orgulho tê-los com a gente, porque o Brasil é um alto consumidor dos atrativos e do produto República Dominicana, especialmente das praias, à exemplo da tão conhecida Punta Cana”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.


A ilha possui 1.600 km de costa e mais de 200 praias, muitas delas reconhecidas como as mais paradisíacas do mundo. E além das belas praias, o destino também tem uma oferta diversificada de aventuras como tirolesa, espeleologia (cavernas), rapel, parapente, rafting, canoagem, surf e mergulho. 


O turismo histórico é outra opção com igrejas e museus. E os passeios e experiências também são marcantes em atrações como rios e cachoeiras e muitos parques. 

 

ECONOMIA E HISTÓRIA - A principal atividade econômica é o turismo, com uma ampla oferta de hotéis localizados sobretudo nas belas praias, atraem turistas de diferentes partes do mundo, especialmente dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Europa e da América Latina. As principais regiões turísticas são Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Puerto Plata e Samaná. A gastronomia também é um ponto de destaque do país. A ilha possui sete aeroportos.


A agricultura foi substituída como a principal atividade econômica, mas ainda continua sendo uma importante fonte de geração de recursos, com cultivos importantes como a cana de açúcar, arroz, mandioca, cacau, café, tabaco, tomate, banana, manga e banana da terra. A moeda da República Dominicana é o peso dominicano (0,017 dólar).


A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo durante sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 5 de dezembro de 1492, e foi colonizada pelos espanhóis. A população atual do país é 10,5 milhões de habitantes.


SEIS MILHÕES DE VISITANTES – Em apenas seis meses, a República Dominicana registrou uma movimentação turística de quase seis milhões de visitantes. Entre janeiro e junho, o país recebeu por via aérea 4.474.981 turistas, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023. 


Já os passageiros de cruzeiros marítimos foram 1.475.745, registando um crescimento de 16% face ao ano passado. O montante chega a um total de 5.950.726. A informação foi divulgada pelo ministro do Turismo, David Collado.


“O turismo dominicano alcançou não só a sua plena recuperação pós-pandemia, mas também um desempenho sem precedentes, tendo atingido a meta de 10 milhões de visitantes ao destino em 2023. Esse crescimento continuará em 2024 e o Brasil é parte essencial desses resultados, estando atualmente entre os 15 maiores em número de passageiros para a República Dominicana”, observa Paola.


SOBRE O FESTURIS - O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.


Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Reprodução 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

GM investe R$ 5,5 bihões nas cinco unidades de São Paulo, primeira fase dos R$ 7 bilhões anunciados para o Brasil que será o primeiro mercado do mundo a oferecer tecnologia híbrida flex da companhia

 

Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors

Assista o vídeo, clique no link abaixo

https://youtu.be/2dYRxJLkIUg


  • Novidades chegam em modelos da Chevrolet para oferecer ao consumidor mais opções de motorizações
  • O Brasil será o primeiro mercado do mundo a oferecer a tecnologia híbrido flex da General Motors
  • Novos projetos integram o aporte de R$ 7 bilhões já anunciado pela empresa para o Brasil

São Caetano do Sul – A General Motors anuncia in que será vestimento de R$ 5,5 bilhões em São Paulo. O montante será destinado, entre outros, para o desenvolvimento de motores híbridos flex, a atualização de portfólio e a modernização de todas as suas instalações produtivas e operacionais no Estado. Esta é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil.

30 milhões de motores e transmissões produzidos

“Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa", afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors.

"O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo, proporcionando aos clientes da Chevrolet mais opções em sistemas de propulsão. É uma adição ao nosso portfólio de motores a combustão e elétricos".

O vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, Shilpan Amin, disse que todo este investimento sustentará a maior transformação na história da GM no país.

Linha de montagem de São José dos Campos

"A Chevrolet faz parte da história do Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia e na vida das famílias há gerações", disse Amin.

A eficiência energética e a economia de combustível estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores no Brasil. É por isso que estamos avançando com nossos clientes para uma nova era, com veículos cada vez mais conectados e sustentáveis.

De acordo com Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, a produção de veículos híbridos flex no país fortalece a indústria e reitera nosso compromisso com a descarbonização ao agregar benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação. “Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leve, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores’’.

Fábrica de São Caetano do Sul

Vale destacar ainda que, paralelamente, a GM segue estudando outras inovações, como o híbrido plug-in flex, que permite o veículo ser abastecido com etanol, gasolina ou energia elétrica.

“Temos planos de ampliar também a linha de veículos elétricos, já a partir de 2025. Nosso objetivo é atender as mais diferentes necessidades dos clientes’’, completa Chamorro.

Essa primeira fase do novo ciclo de investimentos coincide com as comemorações do centenário da GM no Brasil, que ocorrerá em 2025. Com este aporte financeiro, a empresa vai renovar completamente seu portfólio de veículos, reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis e o aumento da oferta de veículos zero emissão, além de explorar novos negócios.

São Paulo foi o primeiro Estado a receber a General Motors no Brasil, em 1925

Produção sustentável e inovadora

O foco na sustentabilidade desses investimentos no Estado de São Paulo vai além dos produtos. Nas fábricas, envolve todo o processo produtivo e já há importantes novidades em andamento. Uma das iniciativas pioneiras é a tecnologia criada e patenteada pela GM no Brasil para redução de água no processo de pintura.

Com o uso de caixas metálicas, fabricadas na própria unidade de São Caetano, o novo sistema faz uma filtragem seca, eliminando a utilização de água nesse processo. Essa e outras iniciativas combinadas equivalem a uma redução de aproximadamente 4.000 caminhões pipa por ano. Com isso, esta prática passará a ser replicada em outras unidades da empresa.

Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) abriga sete laboratórios e 17 pistas

Outra novidade prevista é o Smart Factory com uso de novos recursos, como a inteligência artificial. Isso irá potencializar e aprimorar processos de fabricação e qualidade, solucionar problemas de forma proativa e reagir a demandas automaticamente, por meio de cruzamento de informações de fontes distintas. Além disso, os times poderão acompanhar todos os processos em tempo real e tomar decisões estratégicas com base em análises de tendências com maior precisão e agilidade.

E para elevar a segurança dos operadores e o nível de automação nas fábricas, a GM vai adicionar mais de 150 robôs em suas linhas de produção no Estado.


#99eContando

São Paulo foi o primeiro Estado a receber a General Motors no Brasil e continua sendo estratégico para a empresa no desenvolvimento de tecnologias avançadas e na oferta de serviços.

Desde sua chegada, em 1925, a GM já produziu mais de 13 milhões de veículos no Estado.

Conheça em detalhes as operações da GM em São Paulo:

  • São Caetano do Sul – Está localizada a sede administrativa e o Centro Tecnológico, o Command Center do OnStar e o Complexo Industrial onde são produzidos os modelos Tracker, Spin e Montana.
  • São José dos Campos – Complexo Industrial com seis fábricas que concentram a produção da S10 e do Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes.
  • Indaiatuba – Maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul, o Campo de Provas da Cruz Alta abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos por ano.
  • Mogi das Cruzes - A unidade produz componentes estampados para as linhas de montagem que a empresa mantém no Estado.
  • Sorocaba – O Centro Logístico recebe, embala, separa e despacha peças produzidas por fornecedores, que abastecem a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.