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quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Stellantis celebra marco de 20 milhões de chicotes produzidos na Planta de Jaboatão (PE). Foram 18 mil chicotes por dia e 4 milhões de chicotes anuais, produção que reforça a importância da unidade como um pilar essencial para as operações da Stellantis na América do Sul


A Stellantis, líder no setor automotivo e referência em inovação industrial, comemora um marco histórico na Planta de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco: a produção de 20 milhões de chicotes automotivos fornecidos para o Polo Automotivo de Goiana e Betim. Sendo a maior fábrica de chicotes da Stellantis na América do Sul, a unidade reafirma sua posição estratégica no fornecimento para operações no continente e projeta um futuro de crescimento e avanços tecnológicos.

A fábrica de Jaboatão se destaca pela alta capacidade produtiva e pela qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões da Stellantis globalmente. Com uma produção atual de 18 mil chicotes por dia, a unidade já ultrapassa os 4 milhões de chicotes anuais. Para 2026, com a entrada de novos projetos, a meta é ampliar a capacidade para 5,6 milhões de unidades por ano, consolidando-se como peça-chave no suporte ao crescimento da Stellantis na América do Sul. 

“O marco de 20 milhões de chicotes produzidos representa não apenas o compromisso da Stellantis com a excelência operacional e a transformação do setor automotivo, como também nossa trajetória, que une inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável. Esse recorde é fruto do esforço conjunto de nossos empregados e da visão estratégica da Stellantis para a América do Sul”, afirma Paulo Roberto Júnior, Plant Manager de Jaboatão. 

A unidade de Jaboatão está comprometida com iniciativas que promovam o crescimento e tem investido em projetos como o recrutamento interno afirmativo e o programa de job rotation, que oferece aos colaboradores a oportunidade de desenvolvimento contínuo. Atualmente, a planta conta com uma equipe robusta de 1.944 empregados dedicados exclusivamente à produção. A presença feminina se destaca, representando 47% da equipe e ocupando mais de 30% dos cargos de liderança.  


Além disso, a Stellantis mantém o compromisso com a diversidade e inclusão, com 5,4% dos empregados sendo Pessoas com Deficiência (PCDs). Para apoiar esses profissionais, a fábrica prioriza a contratação de colaboradores com habilidades de comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e adota práticas como o projeto “Mãos Que Falam”, que capacita lideranças para comunicação em LIBRAS, promovendo cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI. 


Com planos de aumentar a produção diária na planta para 22 mil chicotes e continuar atendendo o mercado sul-americano, a Stellantis demonstra sua confiança na expansão da unidade. “A produção de chicotes com níveis de customização avançados permite aprimorar a conectividade e a performance dos sistemas elétricos nos veículos, alinhando eficiência, sustentabilidade e qualidade premium nos processos, garantindo uma experiência única aos clientes das marcas”, conclui Paulo. 

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

VAMOS BEBER VINHO ETC. & TAL // MUSEU DO VINHO - Um mergulho de corpo e alma no mundo dos vinhos // Cooperativa Vinícola Garibaldi conquista 13 medalhas na Argentina // Bode, cordeiro e frango caipira: saiba como harmonizar pratos regionais e vinhos na sua ceia natalina //




O Museu do Vinho – Gramado abriu as suas portas ao público oficialmente na sexta-feira (20). Imprensa, criadores de conteúdo digital, autoridades municipais e representantes do trade turístico viveram uma jornada única pelo mundo da bebida milenar. O espaço está localizado na Avenida das Hortênsias, nº 5365 - Loja 02 (Subsolo), no bairro Carniel e funciona diariamente das 09 às 17 horas.

A experiência é autoguiada em um ambiente dedicado à história e à cultura do vinho. O visitante é envolvido por um uma exposição histórica que conta os principais capítulos do vinho no país e ainda combina tradição, educação e degustação. Mais que um museu, é um atrativo imperdível que fortalece o turismo nacional, valorizando o terroir gaúcho e conectando visitantes ao universo dos vinhos.

O empreendimento proporciona uma imersão na história e na cultura da enologia. “O visitante vai encontrar uma exposição sobre a jornada milenar, sobre os últimos oito mil anos, um pouco sobre ciência e saúde e o quanto os vinhos fazem bem à saúde, ao coração, enfim, ao rejuvenescimento. Depois falamos um pouco sobre as sensações do vinho, aromas, cores e texturas”, revela o proprietário do museu, o empresário e sommelier, Jonas Lüdcke.

“Ainda a história brasileira, o vinho nos últimos 500 anos. É uma visita cheia de cultura, cheia de história, cheia de riquezas, inclusive sobre a nossa regionalidade, sobre o vinho, na Serra Gaúcha”, ressalta ele.



No museu, o visitante além de conhecer a história da bebida milenar também é apresentado aos melhores rótulos do Sul do Brasil fabricados na região de Altos Montes em Flores da Cunha e proximidades, onde está concentrada a maior produção de vinhos do país e também da Região de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, a capital nacional do vinho.

12 VINÍCOLAS

Na enoteca do museu, estão à venda acessórios e artigos relacionados à enologia e ao consumo de vinhos. A loja conta com uma adega composta por rótulos nacionais produzidos por 12 vinícolas, em especial vinhos finos: Del Piero, Ravanello, Valduga, Salton, Laurentis, Luiz Argenta, Salvatore, Aurora, Giaretta, Santa Augusta, Jolimont e Halberth.

“Desde que estou no turismo há quase uma década, sempre sonhei em ter e oferecer uma experiência. E o vinho? Porque o Rio Grande do Sul é o berço do vinho. Eu amo turismo, eu gosto de experiências, de gerar memórias, e o vinho é uma grande oportunidade. Eu me sinto muito honrado, como gramadense, trazer para Gramado, o Museu do Vinho Brasileiro, o Museu do Vinho Nacional”, explica Lüdcke.



Uma degustação orientada de vinhos é a última etapa do passeio pelo Museu do Vinho, e o visitante ainda recebe uma taça de vidro personalizada inclusa no ingresso. Conduzida por experientes sommeliers, a atividade coloca à prova vinhos do Sul.

O atrativo turístico também tem espaço para degustação de charcutaria e venda de taças especiais. Mais informações em www.museudovinhogramado.com.br e no Instagram @museudovinhogramado.

Ford Raptor T1+ e quatro lendas para conquistar o Rally Dakar 2025, na Arábia Saudita, de 3 a 17 de janeiro, com quatro pilotos da pesada: Carlos Sainz, Nani Roma, Mattias Ekström e Mitch Guthrie Jr.


O Rally Dakar é há mais de quatro décadas o teste derradeiro do automobilismo off-road. Os pilotos e navegadores só recebem momentos antes da competição as rotas dos cerca de 8.000 km (5.000 milhas) e 12 etapas, com variações extremas de terreno e clima que testam os limites de homens e máquinas.

No Rally Dakar 2025, de 3 a 17 de janeiro na Arábia Saudita, a Ford Performance e a M-Sport vão competir na categoria T1+ com a Raptor T1+, construída especialmente para a competição.

“O Rali Dakar é o ápice das corridas off-road, o lugar onde nascem as lendas”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “Com a Raptor T1+ e nossa excepcional equipe de pilotos, não estamos aqui só para competir, mas para mostrar a força, a durabilidade e a inovação técnica que a Ford representa. É um momento histórico.”

A categoria T1+ é a mais alta de ralis da FIA, com veículos construídos especialmente para a competição e motores derivados de produção. A Raptor T1+ foi feita para atender esses padrões. Com motor V8 de alto desempenho baseado no Ford Coyote, suspensão avançada FOX e chassi leve e robusto, é uma máquina pronta para suportar o calor extremo, os terrenos e as demandas implacáveis do Dakar.

Time dos sonhos

Para o Dakar 2025, a Ford montou um time dos sonhos, com quatro pilotos experientes e vitoriosos. Carlos Sainz pai é tetracampeão e atual campeão do Dakar, um ícone do automobilismo que combina décadas de experiência com uma busca implacável por precisão. Mattias Ekström, conhecido por sua versatilidade em rallycross, DTM e Dakar, é elogiado pela adaptabilidade e perspicácia técnica incomparáveis.

Mitch Guthrie Jr., jovem talento norte-americano com vitórias em corridas como a King of the Hammers, representa a nova geração da excelência off-road. Nani Roma, bicampeão do Dakar em motos e carros, traz uma experiência inestimável à equipe após correr com a Ford Ranger T1 em 2024.



Excelência em engenharia

Na campanha do Dakar, a Ford conta com a colaboração de engenharia dos especialistas em rali da M-Sport. Essa parceria une décadas de experiência na busca implacável pela perfeição para construir um veículo capaz de atender às demandas brutais do Dakar.

“Houve um enorme esforço neste projeto e mal podemos esperar para finalmente começar a prova”, diz Matthew Wilson, diretor do programa M-Sport. “Temos uma formação fantástica de pilotos e o que aprendemos com os testes e o Rally do Marrocos significa que estamos tão preparados quanto possível para esse enorme desafio.”

Legado de desempenho

O programa da Ford no Dakar traz na bagagem uma herança de mais de cinco décadas de excelência em competições off-road, desde que Rod Hall tornou o Ford Bronco o primeiro e único veículo 4x4 de produção a vencer a Baja 1000. Unindo o design testado no deserto com a engenharia comprovada em corridas, a Raptor T1+ representa o ápice desse legado.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Dirigindo na chuva: o papel crucial dos pneus na segurança em pistas molhadas. O período de chuvas intensas no Brasil, especialmente durante o verão, exige atenção redobrada por parte dos motoristas

Um dado comprovado por diversas experiências práticas se destaca: em uma pista molhada, o motorista necessita de três vezes mais espaço para imobilizar totalmente o seu veículo do que em uma pista seca. Estudos meteorológicos apontam que o volume de chuvas pode aumentar em até 20% em algumas regiões do Brasil em 2025, especialmente no Sudeste e Nordeste. Ambas as projeções reforçam a necessidade de atenção redobrada nas estradas durante as temporadas chuvosas.

Fortes chuvas repentinas aliadas ao aumento do tráfego rodoviário, característico do período de férias que se aproxima, representam um aumento significativo do risco de acidentes. A combinação de alta velocidade e pneus desgastados pode resultar em perda de controle do veículo devido a uma maior probabilidade de ocorrer a aquaplanagem — fenômeno em que os pneus perdem contato com o asfalto ao deslizar sobre a água, podendo causar acidentes com graves consequências.

“Neste cenário fica ainda mais clara como a segurança ao dirigir está diretamente ligada aos pneus, que devem sempre serem mantidos em boas condições. Estar preparado para dirigir em condições adversar como sob uma chuva intensa pode significar a diferença entre evitar ou se envolver em um acidente”, alerta Renato Siqueira, gerente de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus na América do Sul.

Pneus novos, com 100% de capacidade de dispersão, conseguem escoar até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h. Mas se os sulcos estão no limite legal de 1,6 mm, essa capacidade é reduzida para 55%, comprometendo gravemente a segurança.

Revisão é essencial

O desgaste dos pneus é identificado pelos TWI (Tread Wear Indicators), pequenos ressaltos de borracha nos sulcos principais. Quando esses indicadores estão no mesmo nível da superfície do pneu, ele já atingiu o limite de segurança. Pneus com sulcos menores que 1,6 mm aumentam o risco de acidentes e podem resultar em multas.

A Continental oferece uma tecnologia exclusiva, o WWI (Wet Wear Indicator), que alerta os motoristas quando os sulcos atingem 3 mm de profundidade, situação em que o desempenho em pista molhada já começa a ser afetado.

Para reduzir riscos em dias chuvosos, a Continental recomenda:

  • Checar os pneus regularmente: verifique a profundidade dos sulcos e o estado geral dos pneus, incluindo o estepe.
  • Manter a pressão adequada: pneus calibrados garantem melhor contato com o solo.
  • Adaptar a condução às condições da pista: reduza a velocidade e mantenha uma distância segura do veículo à frente.

Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes sobre manutenção de pneus. Acesse https://www.youtube.com/@continentalpneus

VAMOS VOAR PELO MUNDO. BORA! // Stopover TAAG: conheça dois destinos pagando apenas uma passagem para todos os destinos a partir do Brasil // TAAG confia serviços técnicos à Lufthansa Technik // Emirates, única que oferece este serviço no trecho, prorroga a oferta de Primeira Classe entre Rio de Janeiro e Buenos Aires até outubro de 2025 // CCR Aeroportos prevê movimento de mais de 1.6 milhão de passageiros em seus aeroportos durante o mês de dezembro // Azul Viagens inicia vendas para as corridas RunDisney na Flórida // Azul realiza primeiro voo para Barretos (SP), que volta a receber operações comerciais // Aeroporto de Navegantes começa a operar 24 horas e anuncia novas rotas para o verão // SKY Airline inicia voos diretos do Rio de Janeiro para Montevidéu no RIOgaleão // Azul inicia nova rota conectando Porto Velho com Manaus, Cuiabá, São José do Rio Preto e Campinas

 

Foto: divulgação TAAG

 Stopover TAAG: conheça dois destinos pagando apenas uma passagem para todos os destinos a partir do Brasil 
 

TAAG Linhas Aéreas anunciou recentemente a permissão de stopover de até cinco dias para passageiros que viajam do Brasil. A medida permite que Luanda, em Angola, seja visitada antes do turista seguir para seu destino. Durante a parada, os passageiros podem conhecer a cultura, a história e os pontos turísticos da capital angolana.

 
Os voos da TAAG partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos. A partir de lá, a companhia conecta o Brasil a oito cidades africanas, além de destinos na Europa e em Angola. Entre os locais mais procurados por brasileiros na África estão a África do Sul, Moçambique e Namíbia. A TAAG também faz a ligação com Lisboa, em Portugal. Todos esses destinos oferecem a opção de stopover, com duração de 24 horas a até cinco dias em Luanda. Para os brasileiros o passeio ainda é mais fácil, pois desde o ano passado, turistas brasileiros não precisam mais de visto para visitar Angola, facilitando ainda mais o acesso ao país. Conheça alguns dos principais pontos turísticos das regiões conectadas pela TAAG a partir de São Paulo:
 
ANGOLA – STOPOVER 

Durante o stopover, é possível conhecer o safári no Parque Nacional de Kissama, o mais próximo da capital de Angola. A experiência dura cerca de oito horas e permite aos visitantes observar a vida selvagem do parque, incluindo animais como girafas, zebras, gnus, elefantes, crocodilos, guepardos, rinocerontes, hipopótamos, tartarugas marinhas, gazelas e macacos.
 
Além do safári, a poucos quilômetros de Luanda, está Malanje, outro paraíso natural. As Pedras Negras de Pungo Andongo são um conjunto impressionante de formações rochosas que existem há milhões de anos e se destacam pela beleza e importância cultural. Essas enormes rochas de granito, esculpidas ao longo do tempo pela erosão, formam um cenário único.
 
Ainda em Angola, é possível conhecer Namibe, situada perto da fronteira com a Namíbia. A região abriga o deserto mais antigo do mundo. Localizado na África Meridional, na costa atlântica do país, o deserto se estende da Namíbia até o sul de Angola, abrangendo uma área de aproximadamente 31 mil km². As dunas de areia alaranjadas do Deserto de Namibe são uma das maravilhas naturais mais impressionantes, atraindo aqueles que buscam paisagens deslumbrantes e aventuras inesquecíveis.

 

ÁFRICA DO SUL 

A Cidade do Cabo, um dos destinos mais cobiçados do continente africano, é famosa por sua deslumbrante beleza natural. A Table Mountain, uma imponente montanha de 1.100 metros de altura, é um dos principais marcos da cidade, e é possível acessá-la por trilhas ou por meio de um teleférico. Além disso, a cidade é rodeada por belas praias e vinhedos. Situada próxima ao Cabo da Boa Esperança, é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico. 


Outro ponto muito popular para quem visita à África do Sul é o Parque Nacional Kruger, o maior do continente africano e um dos melhores lugares do mundo para fazer safári. Nele, é possível encontrar uma grande variedade de animais selvagens, incluindo leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos.

 

NAMÍBIA 

Na Namíbia, está o Fish River Canyon, o maior cânion da África e o segundo maior do mundo, com trilhas e mirantes. Este impressionante fenômeno tem cerca de 160 km de comprimento, 27 km de largura e até 550 metros de profundidade, oferecendo vistas espetaculares. O cânion é um dos destinos mais emblemáticos do país, atraindo turistas interessados em caminhadas, observação da vida selvagem e fotografia.


Além do Fish River Canyon, a Namíbia é famosa por suas paisagens deslumbrantes, que incluem uma rica herança cultural, com várias tribos indígenas, como os Himba. Conhecer a capital, Windhoek, também é recomendado para todo viajante que procura uma cidade vibrante que mistura influências africanas e europeias e contém uma arquitetura colonial alemã, contrastando com construções modernas. A capital é uma cidade de fácil acesso, conhecida por suas ruas arborizadas e uma atmosfera descontraída.

 

MOÇAMBIQUE  

A capital de Moçambique, Maputo, pode ser o ponto inicial para conhecer algumas das maravilhas do país. Foi fundada para ser uma cidade portuária e preserva a arquitetura colonial portuguesa, com palácios e largas avenidas. Hoje, o local também é ideal para quem gosta de conhecer a cultura e gastronomia. As ruas são vastas de mercados, bares e restaurantes. 


A Ilha da Inhaca, localizada a 40 km da costa de Maputo, é um destino perfeito para os amantes de praias com estrutura simples e muita natureza. As águas que circundam a ilha exibem vários tons de azul e têm uma temperatura agradavelmente morna. Apesar de seu tamanho compacto, Inhaca abriga uma rica diversidade biológica, com aproximadamente 12 mil espécies já registradas.

 

PORTUGAL 
Na capital de Portugal, a Praça do Comércio, uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36.000 m², é um símbolo histórico de Lisboa. Também conhecida como Terreiro do Paço, está localizada às margens do rio Tejo e é cercada por impressionantes edifícios, incluindo o Arco da Rua Augusta. A praça era o local original do antigo Palácio Real. Atualmente, é um ponto central da cidade, rodeado por cafés e restaurantes, oferecendo uma vista deslumbrante para o rio.
 
A Torre de Belém, também localizada à beira do rio Tejo em Lisboa, é considerada um dos monumentos mais icônicos e representativos da cidade. Construída no início do século XVI, durante o reinado de Manuel I, ela foi originalmente projetada para ser uma fortificação e proteger a entrada do porto de Lisboa. Com uma arquitetura manuelina deslumbrante, a Torre de Belém é um Patrimônio Mundial da UNESCO e atrai turistas de todo o mundo. Além de sua função defensiva, também serviu como ponto de partida para navegadores portugueses.

Por fim, a Catedral de Lisboa, também conhecida como Sé de Lisboa, é o principal templo religioso da cidade e um dos marcos históricos mais importantes de Portugal. Construída no século XII, logo após a conquista de Lisboa pelos cristãos, a catedral foi um centro religioso da capital por séculos e sede do arcebispado. A Sé também testemunhou eventos históricos significativos, como a coroação de vários reis de Portugal.


TAAG confia serviços técnicos à Lufthansa Technik

Programa de Inspeção de Produção de Aeronaves (APIP) abrange todos os novos modelos Boeing 787 Dreamliner e Airbus A220


A TAAG e a Lufthansa Technik assinaram recentemente um acordo de longo prazo para a prestação de serviços técnicos aos componentes das aeronaves da nova frota de longo curso Boeing 787 da companhia aérea angolana. Com a chegada do primeiro avião prevista para fevereiro do próximo ano e uma duração de 12 anos, os Boeing 787-9 e 787-10 da TAAG se beneficiarão do Suporte Total de Componentes (TCS) da empresa especializada em manutenção, reparação e revisão (MRO). Além disso, a Lufthansa Technik apoiará a TAAG no Programa de Inspeção de Produção de Aeronaves (APIP), que abrangerá não apenas os novos Boeing 787, mas também a frota de Airbus A220 que a companhia está formando.
 
O TCS permitirá à TAAG Linhas Aéreas de Angola acessar o vasto leque de peças sobressalentes da Lufthansa Technik, aumentando a disponibilidade de componentes para a frota Dreamliner e gerando benefícios significativos em termos de custos. O contrato abrange, além dos serviços clássicos de manutenção de componentes, suporte AOG (Aircraft On Ground), bem como diversos trabalhos de logística e fornecimento de peças. A estreita cooperação entre as duas empresas maximizará a eficiência das operações técnicas da TAAG.
 
Especialistas da Lufthansa Technik, com amplo conhecimento das características técnicas de aeronaves de última geração, também vão assegurar a qualidade dos ativos mais modernos da TAAG, antes mesmo da entrega das aeronaves. No âmbito do APIP, supervisionarão todo o processo de produção diretamente no local de fabricação das aeronaves, até a aceitação da mesma. Este serviço será prestado tanto para a frota Boeing 787 quanto para os novos Airbus A220 da TAAG, cujo primeiro equipamento foi recebido em setembro passado.
 
“Com dois tipos de aeronaves modernas, a integrarem a nossa frota quase ao mesmo tempo, estamos satisfeitos por podermos contar com a reconhecida experiência em engenharia e a vasta capacidade técnica que os especialistas da Lufthansa Technik oferecem”, afirma Nelson de Oliveira, CEO da TAAG. 

“Com o forte suporte dos nossos parceiros, aguardamos com expectativa uma rápida operacionalização com os novos 787 e A220. O suporte confiável aos componentes garantirá à TAAG - Linhas Aéreas de Angola S.A. um funcionamento tranquilo do Dreamliner desde o primeiro dia”, acrescentou Oliveira.
 
“O novo contrato com a TAAG representa um dos nossos maiores projetos de serviços para componentes de Dreamliner na África Subsaariana, motivo pelo qual felicito todos os envolvidos pela conquista deste marco importante”, afirma Kai-Stefan Roepke, vice-presidente de Vendas Corporativas para a Europa, Médio Oriente e África da Lufthansa Technik. 

Ele acrescenta: “Agradeço sinceramente a toda a equipa da TAAG por confiar em nós para estas tarefas cruciais, que são fundamentais para um início de operação sem constrangimentos e para a operação contínua das suas novas frotas. Com a nossa vasta experiência em novos tipos de aeronaves, estamos ansiosos para apoiar a TAAG da melhor forma possível.”
 
Sobre a Lufthansa Technik  
 
O Grupo Lufthansa Technik é um dos principais fornecedores mundiais de serviços técnicos para aeronaves. Certificado internacionalmente como organização de manutenção, produção e design, a empresa emprega mais de 24.000 pessoas em dezenas de países. A Lufthansa Technik oferece uma gama completa de serviços para aeronaves comerciais, VIP e de missões especiais. O seu portfólio inclui manutenção, reparação, revisão e modificação de fuselagens, motores, componentes e trens de aterragem, bem como a fabricação de produtos inovadores de cabine e suporte digital às frotas.


Nissan e Honda assinam memorando de entendimento (MOU) para considerar uma integração de negócios. Renault, principal acionista da Nissan afirma que considerará todas as opções com base no melhor interesse do Grupo e de seus stakeholders.



A Nissan Motor Co., Ltd. ("Nissan") e a Honda Motor Co., Ltd. ("Honda") assinaram um memorando de entendimento (MOU) para iniciar discussões e considerações em direção a uma integração de negócios entre as duas empresas por meio do estabelecimento de uma holding conjunta.

Para acelerar ainda mais seus esforços para alcançar uma sociedade neutra em carbono e com zero fatalidade no trânsito, a Nissan e a Honda assinaram um MOU em 15 de março sobre uma parceria estratégica para a era da inteligência dos veículos e da eletrificação. Desde então, as duas empresas têm mantido discussões visando a colaboração em vários campos.

Em 1º de agosto, ambas as empresas assinaram um novo MOU para aprofundar a estrutura da parceria estratégica. As empresas também anunciaram que concordaram em realizar pesquisas conjuntas em tecnologias fundamentais na área de plataformas para veículos definidos por software (SDVs) de próxima geração, particularmente nas áreas cruciais para inteligência e eletrificação, para avançar discussões focadas em direção a uma colaboração mais concreta.

Ao longo do processo, a Nissan e a Honda se envolveram em discussões para considerar várias possibilidades e opções. Ao mesmo tempo, o ambiente de negócios para ambas as empresas e a indústria automotiva em geral mudou rapidamente e a velocidade da inovação tecnológica continuou a acelerar. 

O MOU entre a Nissan e a Honda anunciado hoje tem como objetivo servir como uma opção para manter a competitividade global e para as duas empresas continuarem a fornecer produtos e serviços mais atraentes para os clientes em todo o mundo.

Se a integração de negócios puder ser realizada, ambas as empresas podem avaliar integrar seus respectivos recursos de gestão, como conhecimento, recursos humanos e tecnologias; criar sinergias mais profundas; aprimorar a capacidade de responder às mudanças de mercado; e buscar melhorar o valor corporativo de médio a longo prazo. 

Além disso, a Nissan e a Honda podem ter como objetivo contribuir ainda mais para o desenvolvimento da base industrial do Japão como uma "empresa líder global em mobilidade" ao integrar os negócios de veículos de quatro rodas da Nissan e da Honda e os negócios de motocicletas e produtos de energia da Honda, permitindo que as marcas de ambas as empresas se tornem mais atraentes e entreguem produtos e serviços mais atraentes e inovadores para clientes em todo o mundo.

Marcando o anúncio, o diretor, presidente, CEO e Representative Executive Officer da Nissan, Makoto Uchida, disse: "Hoje marca um momento crucial á medida que iniciamos as discussões sobre a integração de negócios que tem o potencial de moldar nosso futuro. Se realizado, acredito que, unindo os pontos fortes de ambas as empresas, podemos oferecer valor incomparável aos clientes em todo o mundo que apreciam nossas respectivas marcas. Juntos, podemos criar uma maneira única para que eles aproveitem os carros de uma forma que nenhuma das empresas conseguiria sozinha."

O Diretor e Representative Executive Officer da Honda, Toshihiro Mibe, disse: "A criação de um novo valor de mobilidade reunindo os recursos, incluindo conhecimento, talentos e tecnologias que a Honda e a Nissan vêm desenvolvendo ao longo dos anos é essencial para superar as desafiadoras mudanças que a indústria automobilística está enfrentando. 

A Honda e a Nissan são duas empresas com pontos fortes distintos. Ainda estamos no estágio de iniciar nossa revisão e ainda não decidimos sobre uma integração de negócios, mas para encontrar uma direção para a possibilidade de integração de negócios até o final de janeiro de 2025, nos esforçamos para ser uma empresa única e líder na criação de um novo valor de mobilidade por meio de uma reação que só pode ser conduzida por meio da síntese das duas equipes."

Potenciais sinergias da integração de negócios

A Nissan e a Honda estabelecerão um comitê preparatório de integração para facilitar uma integração suave e que conduzirá discussões focadas.

Com base nas discussões do comitê, bem como nos resultados da due diligence (diligência devida), as empresas examinarão e analisarão sinergias mais específicas. Ao perceber prontamente as sinergias da integração, a Nissan e a Honda podem almejar se tornar uma empresa de mobilidade de classe mundial com receita de vendas superior a 30 trilhões de ienes e lucro operacional de mais de 3 trilhões de ienes.

As sinergias esperadas da integração de negócios neste momento são:

1. Vantagens de escala ao padronizar plataformas de veículos

  • Ao padronizar as plataformas de veículos de ambas as empresas em vários segmentos de produtos, as empresas esperam criar produtos mais fortes, reduzir custos, aumentar a eficiência do desenvolvimento e melhorar a eficiência do investimento por meio de processos de produção padronizados.
  • A integração é projetada para aumentar as vendas e os volumes operacionais, permitindo que as empresas reduzam os custos de desenvolvimento por veículo, incluindo para futuros serviços digitais, ao mesmo tempo em que maximizam os lucros.
  • Ao acelerar a complementação mútua de suas ofertas globais de veículos - incluindo modelos ICE, HEV, PHEV e EV - a Nissan e a Honda estarão melhor posicionadas para atender às diversas necessidades dos clientes em todo o mundo e fornecer produtos ideais, levando à melhoria da satisfação do cliente.

2. Melhoria das capacidades de desenvolvimento e sinergias de custos por meio da integração das funções de P&D

  • De acordo com o MOU para aprofundar a parceria estratégica e o acordo de pesquisa conjunta sobre tecnologias fundamentais datado de 1º de agosto, as duas empresas iniciaram uma pesquisa conjunta em tecnologias fundamentais na área de plataformas de automóveis para veículos definidos por software (SDVs) de próxima geração, que é a pedra angular do campo da inteligência. Após a integração de negócios, ambas as empresas abrangerão uma colaboração mais integrada em todas as funções de P&D, incluindo pesquisa fundamental e de tecnologias para aplicação em veículos. Espera-se que essa abordagem permita que ambas as empresas aprimorem de forma eficiente e rápida sua expertise tecnológica, alcançando melhorias nas capacidades de desenvolvimento e reduções nos custos de desenvolvimento por meio da integração de funções sobrepostas.

3. Otimização de sistemas de produção e instalações

  • As empresas preveem que a otimização de suas fábricas e instalações de serviços de energia, combinada com uma colaboração aprimorada por meio do uso compartilhado de linhas de produção, resultará em uma melhoria substancial na utilização da capacidade, levando a uma redução nos custos fixos.

4. Fortalecimento das vantagens competitivas em toda a cadeia de suprimentos por meio da integração das funções de compras 

  • Para aproveitar totalmente as sinergias da otimização do desenvolvimento e da capacidade de produção, ambas as empresas pretendem aumentar sua competitividade por meio da melhoria e otimização das operações de compra e da obtenção de peças comuns da mesma cadeia de suprimentos e em colaboração com parceiros de negócios.

5. Realizar sinergias de custos por meio de melhorias na eficiência operacional

  • As empresas esperam que a integração de sistemas e operações de back-office, juntamente com a atualização e padronização dos processos operacionais, gerem reduções significativas de custos.

6. Aquisição de vantagens de escala por meio da integração em funções de financiamento de vendas

  • Ao integrar áreas relevantes das funções de financiamento de vendas de ambas as empresas e expandir a escala de operações, as empresas pretendem fornecer uma gama de soluções de mobilidade, incluindo novos serviços financeiros durante todo o ciclo de vida do veículo, aos clientes de ambas as organizações.

7. Estabelecimento de uma base de talentos para inteligência e eletrificação

  • Os recursos humanos das empresas são um ativo inestimável, e estabelecer uma base sólida de recursos humanos é crucial para a transformação que virá com a integração empresarial. Após a integração, espera-se que o aumento das trocas de funcionários e da colaboração técnica entre as empresas promova mais desenvolvimento de habilidades. Além disso, ao alavancar o acesso de cada empresa aos mercados de talentos, atrair talentos excepcionais se tornará mais atingível.

Método de integração de negócios e listagem de ações


A Nissan e a Honda, com o resultado da consideração, planejam estabelecer, por meio de uma transferência de ações conjunta, uma holding conjunta que será a empresa controladora de ambas as empresas. Isso estará sujeito à aprovação na assembleia geral de acionistas de cada empresa e à obtenção das aprovações necessárias das autoridades relevantes para essa integração de negócios, com base na premissa de que as ações de recuperação*da Nissan sejam executadas de forma constante. Tanto a Nissan quanto a Honda serão subsidiárias integrais da holding conjunta*2.

Além disso, as empresas planejam continuar coexistindo e desenvolvendo igualmente as marcas detidas pela Honda e pela Nissan.
  • As ações da holding conjunta recém-estabelecida sob consideração estão planejadas para serem listadas (listagem técnica) no Prime Market da Bolsa de Valores de Tóquio ("TSE"). A listagem está programada para agosto de 2026.
  • Com a listagem da holding conjunta, tanto a Nissan quanto a Honda se tornarão subsidiárias integrais da holding conjunta e serão programadas para serem retiradas da TSE. No entanto, os acionistas de ambas as empresas continuarão a poder negociar ações da holding conjunta emitidas durante essa transferência de ações na TSE.
  • A data de listagem da holding conjunta e a data de retirada da listagem da Nissan e da Honda serão determinadas de acordo com os regulamentos da TSE.
  • Em relação à estrutura organizacional da holding conjunta e de ambas as empresas que se tornarão subsidiárias integrais da holding conjunta após a integração empresarial, a estrutura ideal para a realização de sinergias, incluindo a integração de funções de P&D, funções de compras e funções de manufatura, será discutida e considerada dentro do comitê preparatório de integração, com o objetivo de estabelecer uma estrutura organizacional que permita operações comerciais eficientes e altamente competitivas após a integração empresarial.

Cronograma para a integração de negócios

Resolução dos Conselhos de Administração

23 de dezembro 23 de 2024

Execução do MOU

23 de dezembro de 2024

Execução de acordo definitivo sobre a integração de negócios (incluindo o plano de transferência de ações)

Junho de 2025 (planejado)

Assembleia geral extraordinária dos acionistas (resoluções para aprovar a transferência de ações)

Abril de 2026 (planejado)

Retirada da lista da TSE

Fim de Julho-Agosto de 2026 (planejado)

Data efetiva da transferência de ações

Agosto de 2026 (planejado)

Nota: O cronograma acima é provisório e pode mudar como resultado de consulta pelas empresas. Além disso, um anúncio será feito prontamente se surgirem razões, como procedimentos sob as leis de concorrência aplicáveis, para alterar o cronograma do processo de integração de negócios ou para cancelar a integração de negócios em si.

Taxa de transferência de ações

A taxa para a transferência de ações será determinada no momento da conclusão do acordo definitivo final sobre a integração de negócios. A determinação será baseada nos resultados de due diligence, avaliações de terceiros com referência aos preços médios de fechamento das ações de cada empresa durante um determinado período antes do anúncio do MOU. 

Estrutura de gestão após a realização da integração de negócios

No momento da data efetiva da transferência de ações, está planejado que a Honda nomeará a maioria de cada um dos diretores internos e externos da holding conjunta. O Presidente e Representative Director ou Presidente e Representative Executive Officer da holding conjunta serão selecionados entre os diretores nomeados pela Honda.


Outros detalhes da holding conjunta, incluindo o nome, sede social, representantes, composição executiva e estrutura organizacional serão determinados no momento da execução do acordo definitivo, com base em discussões e considerações alinhadas ao propósito da integração empresarial no próximo comitê preparatório de integração, bem como os resultados da due diligence.

*1 Ações da Nissan para reverter seu desempenho e criar um negócio mais enxuto e resiliente, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.

*2 Se surgirem procedimentos necessários no processo desta transferência de ações ou por outros motivos, mudanças podem ocorrer com base em discussões e acordos entre ambas as empresas.

A Honda e a Nissan podem registrar uma declaração de registro no Formulário F-4 ("Formulário F-4") na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a "SEC") em conexão com a possível transferência de ações referente à integração comercial entre elas (a "Transferência de Ações"), se for conduzida.

O Formulário F-4 (se registrado em conexão com a Transferência de Ações) conterá um prospecto e outros documentos. Se um Formulário F-4 for registrado e declarado efetivo, o prospecto contido no Formulário F-4 será enviado aos acionistas americanos da Honda e da Nissan antes das assembleias de acionistas nas quais a Transferência de Ações será votada. 

O Formulário F-4 e o prospecto (se o Formulário F-4 for registrado) conterão informações importantes sobre a Honda e a Nissan, a Transferência de Ações e assuntos relacionados. 

Os acionistas americanos da Honda e da Nissan aos quais o prospecto for distribuído são instados a ler o Formulário F-4, o prospecto e outros documentos que podem ser registrados na SEC em conexão com a Transferência de Ações cuidadosamente antes de tomarem qualquer decisão na respectiva assembleia de acionistas com relação à Transferência de Ações. 

Quaisquer documentos arquivados ou fornecidos à SEC em conexão com a Transferência de Ações serão disponibilizados quando arquivados, gratuitamente, no site da SEC em www.sec.gov. Além disso, os documentos serão enviados a qualquer acionista da Honda ou Nissan mediante solicitação, gratuitamente. Para fazer uma solicitação, consulte as seguintes informações de contato.

Honda Motor Co., Ltd.

Nissan Motor Co., Ltd.

1-1, Minami-Aoyama 2-chome
Minato-ku, Tokyo 107-8556
Japan

1-1, Takashima 1-chome
Nishi-ku, Yokohama, Kanagawa, 220-8686 Japan

Attention:  Masao Kawaguchi

Attention: Julian Krell

Head of Accounting and Finance Supervisory Unit

Vice President, IR Department

(Tel. +81-3-3423-1111)

(Tel. +81-45-523-5523)

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS
Este documento inclui "declarações prospectivas" que refletem os planos e expectativas da Honda e da Nissan (coletivamente as "Empresas") em relação a, e os benefícios resultantes da, integração de negócios entre elas (a "Integração de Negócios") e os benefícios potenciais que podem ser realizados por meio dela. 

Na medida em que as declarações neste documento não se relacionam com fatos históricos ou atuais, elas constituem declarações prospectivas. Essas declarações prospectivas são baseadas nas suposições e crenças atuais das Empresas à luz das informações atualmente disponíveis e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores. 

Tais riscos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, desempenho, realizações ou posição financeira de uma ou ambas as Empresas (ou do grupo após a Integração de Negócios) sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira expressa ou implícita por essas declarações prospectivas.

As Empresas não assumem nenhuma obrigação e não têm intenção de atualizar publicamente quaisquer declarações prospectivas após a data deste documento. Os investidores são aconselhados a consultar quaisquer divulgações adicionais das Empresas (ou do grupo após a Integração Empresarial) em seus registros subsequentes no Japão e registros na SEC de acordo com o U.S. Securities Exchange Act de 1934.

Os riscos, incertezas e outros fatores mencionados acima incluem, sem limitação:

  • mudanças na situação econômica, demanda do mercado e ambiente competitivo em torno do mercado automobilístico dentro e fora do Japão
  • incerteza financeira nacional e internacional, ou mudanças em outras situações econômicas ou industriais gerais
  • taxas de juros e outros riscos de mercado
  • mudanças nas classificações de crédito das Empresas
  • mudanças em leis e regulamentos (incluindo regulamentos ambientais) relacionados às atividades comerciais das Empresas
  • aumentos em tarifas, introdução de regulamentos de importação e outras mudanças nos principais mercados das Empresas
  • falha em finalizar o(s) acordo(s) definitivo(s) sobre a Integração de Negócios
  • atrasos na revisão ou aprovações de autoridades relevantes necessárias para a Integração de Negócios, ou falha em obter tais aprovações de autoridades relevantes
  • a possibilidade de não ser capaz de realizar as sinergias ou valor agregado esperado da Integração de Negócios, ou alcançar tais realizações se tornar difícil; e
  • outros riscos associados à conclusão da Integração de Negócios.
Reação da Renault
O Renault Group tem conhecimento dos anúncios feitos hoje pela Nissan e pela Honda, que ainda estão em estágio inicial.
Como principal acionista da Nissan, o Renault Group considerará todas as opções com base no melhor interesse do Grupo e de seus stakeholders.
O Renault Group continua a executar sua estratégia e a lançar projetos que criam valor para o Grupo, incluindo projetos já lançados dentro da Aliança.

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Confira alguns dos serviços disponíveis:

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Troca de óleo: 5 cuidados essenciais para a manutenção do carro antes de sair de férias

Com a chegada do fim de ano, cresce o trânsito nas cidades e o movimento nas estradas. Para evitar problemas no caminho, a atenção à troca e manutenção do óleo lubrificante é fundamental. O óleo lubrificante é a peça-chave para garantir o bom funcionamento do motor, mas exige cuidados específicos que muitas vezes passam despercebidos pelos motoristas.

Confira 5 dicas essenciais:

  1. Verifique o nível do óleo antes de pegar a estrada

Antes de sair, cheque o nível do óleo com o motor frio e em uma superfície plana. O ideal é que esteja entre as marcas de mínimo e máximo indicadas na vareta. Caso esteja baixo, o complemento deve ser feito com o mesmo tipo de óleo recomendado pelo fabricante.

  1. Troque o óleo no tempo ou quilometragem indicados

O uso prolongado do óleo além do prazo recomendado compromete a lubrificação e pode causar o desgaste prematuro das peças do motor. Respeitar os prazos é essencial e ajuda a evitar danos graves.

  1. Utilize o óleo adequado ao seu motor

A escolha do óleo deve seguir as especificações do fabricante, considerando a viscosidade e o tipo: mineral, sintético ou semissintético. Usar um produto incompatível pode prejudicar o desempenho do motor e aumentar o consumo de combustível.

  1. Troque o filtro de óleo junto com o lubrificante

O filtro de óleo retém as impurezas que circulam pelo motor. Por isso, trocar o filtro junto com o óleo é indispensável para garantir a eficiência da lubrificação e evitar que partículas contaminem o motor.

  1. Fique atento a vazamentos e consumo excessivo

Manchas de óleo no chão da garagem ou um consumo acima do normal podem indicar vazamentos ou problemas mecânicos. Antes de viajar, é importante fazer uma inspeção em oficinas especializadas.

E o que acontece com o óleo lubrificante usado?

Poucos motoristas sabem, mas o Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) é um resíduo altamente poluente:  1 litro pode contaminar 1 milhão de litros de água. No Brasil, a legislação determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado ao rerrefino, processo industrial que transforma o resíduo em óleo básico, matéria-prima para a produção de novos lubrificantes.

E é aqui que entra a Lwart Soluções Ambientais, referência nacional em logística reversa e que realiza a coleta e o rerrefino de maneira sustentável, garantindo que o OLUC não cause danos ao meio ambiente.

“Os geradores de óleo lubrificante usado e contaminado, como oficinas, concessionárias e outros, têm uma responsabilidade fundamental: destinar esse resíduo de forma correta. Essa atitude não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso com a preservação ambiental e com as futuras gerações. Inclusive, perguntar para onde vai o OLUC após a troca é uma atitude simples que ajuda a evitar a contaminação de milhões de litros de água e contribui para um ciclo sustentável", afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística na Lwart Soluções Ambientais.

Com atitudes preventivas e conscientes, o cuidado com o carro pode ir além da manutenção, garantindo também a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

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