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sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Audi e-tron Sportback: o segundo veículo 100% elétrico da Audi lançado no Brasil. O SUV Coupé tem autonomia de até 446 quilômetros e está disponível nas concessionárias em duas versões a partir de R$ 511.990,00 na modalidade venda direta


O Audi e-tron Sportback, segundo veículo 100% elétrico da marca, agora está disponível no Brasil. Com design esportivo e arrojado, destacado pela carroceria em estilo coupé, o modelo possui até 446 quilômetros de autonomia, de acordo com o ciclo europeu WLTP, e será comercializado em duas versões a partir de R$ 511.990,00 na modalidade venda direta.

 

Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “a presença do segundo veículo totalmente elétrico da Audi reforça o compromisso da marca em oferecer soluções sustentáveis, cumprindo a estratégia global de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050. O sucesso do e-tron SUV, que é o veículo 100% elétrico mais vendido do Brasil, indica que os consumidores brasileiros desejam veículos inovadores, tecnológicos e com zero emissões, aliado a um design extremamente arrojado, elegante e esportivo”.

 

Motores elétricos, baterias e sistema de recuperação

O Audi e-tron Sportback possui dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e a velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente.

 

O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos, pesa cerca de 700 kg e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. Ela armazena 95 kWh de energia bruta e é instalado como um bloco plano largo embaixo da célula de passageiros. Possui uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células, o que deixa o sistema excepcionalmente rígido e à prova de impacto.

 

Durante ações de desaceleração de até 0,3 g – o que se aplica a mais de 90% dessas ações na condução diária – a bateria de alta tensão é carregada pelos motores elétricos, que atuam como geradores nessas situações. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios, através das borboletas no volante de. De modo geral, o coupé obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação.

 

Os freios das rodas, cujo conceito inovador de ativação eletro-hidráulica permite que eles respondam com velocidade excepcional, entram em ação somente em forças de desaceleração superiores a 0,3 g. Dependendo da situação de condução, o sistema de controle decide individualmente para cada eixo se o coupé se recupera usando somente os motores elétricos, somente os freios das rodas ou uma combinação de ambos. A transição entre a frenagem elétrica e hidráulica é suave e homogênea para que o motorista nem perceba. As forças dos freios permanecem constantes.

 

Coeficiente de arrasto 0,25: aerodinâmica de ponta para autonomia estendida

O Audi e-tron Sportback, em conjunto com os retrovisores externos virtuais – opcionais na versão Performance Black – obtém um valor do coeficiente de arrasto impressionante de apenas 0,25 — ainda melhor do que o seu modelo irmão Audi e-tron. Isto se deve principalmente ao formato da carroceria coupé e o respectivo menor arrasto aerodinâmico atrás do veículo. No ciclo WLTP, o modelo tem uma autonomia de até 446 quilômetros com uma única carga da bateria – aproximadamente 10 quilômetros maior do que o e-tron.

 

Os retrovisores externos virtuais, cujo suportes em formato de asa integram pequenas câmeras, ainda representam outro fator de eficiência. As imagens capturadas aparecem em displays OLED de alto contraste na transição entre o painel de instrumentos e a porta. Se o motorista mover o dedo pela superfície do display sensível ao toque, são ativados símbolos com os quais o motorista pode reposicionar a imagem.

 

Design e dimensões

O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.616 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron Sportback tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de conforto incrível para o passageiro no assento central do banco de trás. A capacidade de bagagem é de 555 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.665 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento de 60 litros que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.

 

Com a Singleframe octogonal, os contornos poderosos sobre as rodas e a traseira escultural, o Audi e-tron Sportback está alinhado perfeitamente com o idioma de projeto de marca. Os detalhes sinalizam para o mundo exterior que o modelo é totalmente elétrico, como os apliques pretos nas laterais, que indicam onde a bateria pode ser encontrada, e o logotipo e-tron na cor laranja na tampa de abertura para acoplar o carregador. Os projetistas também variaram a assinatura no largo difusor, chamando a atenção para a ausência de tubos de escapamento. Uma faixa de luz conecta as luzes de LED entre si na traseira.

 

Dentro do veículo, o design incorpora no painel e console central dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, levemente direcionados para o condutor. Pelo display superior o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron. No inferior, gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente na alavanca do console central.

 

Versões, preços e opcionais

O Audi e-tron Sportback será comercializado em duas versões recheadas de equipamentos de série. A versão Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção da palavra e-tron na abertura de todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.

 

Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

 

Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural. Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução.

 

Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.

 

A versão topo é a Performance Black, que agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamento interno na cor cinza Volcano e teto interior na cor preta. No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

 

Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist. Este último é um pacote que contempla tecnologias inovadoras como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).

 

Nas duas versões as rodas são de 21 polegadas – na Performance Black o desenho é exclusivo. Ao todo são 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom. Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.

 

Assim como seu irmão e-tron SUV, o Audi e-tron Sportback é produzido em Bruxelas, na Bélgica, e tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. As duas versões estão disponíveis nas concessionárias Audi Center a partir de R$511.990,00 na versão Performance e de R$551.990,00 na Performance Black – ambos na modalidade venda direta.

 

Estratégia sustentável e infraestrutura de recarga

Em fevereiro de 2020 a Audi anunciou investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos para instalação de 200 pontos até 2022 em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade. Do total, 10% já está instalado e até o fim do ano serão 100 pontos prontos para utilização. A Audi do Brasil possui também uma parceria com Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.

 

Estas e outras ações fazem parte do compromisso global da Audi de se tornar uma empresa 100% neutra em carbono até 2050.

 

Concessionárias e-tron

O modelo será comercializado em todas as regiões do Brasil e entregue pelas concessionárias e-tron distribuídas pelo País. Cada uma delas já possui representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um especialista no produto até a manutenção necessária com equipe altamente treinada. Todas também possuem pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo para test drive que pode ser feito da forma tradicional ou por um período mais longo.

 

Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.

Maior SUV da Audi, novo Q7 3.0 TSFI chega ao País com mais tecnologias e capacidade para sete lugares e grande porta-malas. Está disponível nas concessionárias em duas versões a partir de R$ 414.990,00 na modalidade venda direta

 


A Audi do Brasil lança oficialmente no País o novo Q7, maior SUV da marca e único modelo com capacidade para sete ocupantes. Em pré-venda desde julho, o mais recém integrante da família Q já está disponível em todas as concessionárias Audi Center no País com o novo design da linha de utilitários esportivos da Audi, introduzido pelo Q8 e caracterizado no exterior pela grade frontal Singleframe octogonal e, no interior, pelas duas telas touchscreen agora incorporadas no console central. O novo Audi Q7 será comercializado em duas versões e, em ambas, traz como item de série o carregamento de celular por indução, novidade que oferece ainda mais conforto para um mundo cada vez mais conectado.

 



“A Audi já possui uma linha completa de SUVs e o novo Q7 chega para ampliar ainda mais nossa gama de utilitários esportivos. Ao trazer opção de sete lugares, incorporar as tendências de design das novas gerações da família Q e trazer novidades tecnológicas, o novo Audi Q7 se torna um veículo perfeito para famílias que precisam de espaço, mas não abrem mão de conforto, desempenho e versatilidade”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

 



Design elegante e interior tecnológico

O Audi Q7 traz os principais elementos de um SUV característico da marca em sua linguagem de design atual, que fez sua primeira aparição no mercado brasileiro no Audi Q8 e é caracterizada no exterior pela grade Singleframe octogonal, com seis linhas verticais em sua estrutura, e no interior por um desenho completamente novo, que incorpora duas telas sensíveis ao toque no console e painel.

 



Os faróis com tecnologia LED enfatizam a nova linguagem e as entradas de ar laterais têm linhas expressivas que ressaltam a grande distância do solo e capacidades offroad. 




Na traseira, uma impressionante faixa cromada cria a conexão visual entre as lanternas, que carregam de forma natural a continuação da linha horizontal da carroceria. O Audi Q7 se torna ainda mais marcante com o exterior S line em sua versão de topo.

 



Com sete assentos, o Audi Q7 combina prestígio com qualidades práticas para o dia-a-dia ao conciliar o novo design com um amplo espaço interno por seu longo entre-eixos. 




Uma série de compartimentos de armazenamento, um novo espaço no painel de instrumentos e a grande capacidade do porta-malas demonstram a versatilidade do veículo.

 



Dependendo da posição dos bancos traseiros, o compartimento de bagagem oferece entre 259 e 1925 litros de capacidade com rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos. 




A tampa da porta traseira elétrica é padrão e pode ser aberta e fechada eletricamente com um movimento dos pés.

 



A arquitetura do cockpit se harmoniza perfeitamente com as duas grandes telas sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. 




A tela inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto. Há ainda o Audi virtual cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação.

 



O novo Audi Q7 é o maior SUV da marca das quatro argolas com 5.063mm de comprimento, 2.994mm de entre-eixos, 2.212mm de largura e 1.741mm de altura. O peso do veículo é de 2.275kg.

 



Trem-de-força eficiente e dinâmico

O novo Audi Q7 possui o potente motor 3.0 TFSI, que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. O SUV faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O conjunto é complementado por um sistema de transmissão automática tiptronic de oito velocidades e tração quattro.

 

O modelo também é altamente eficiente graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. 




O veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o alternador de correia reinicia o propulsor de forma rápida e confortável. Há ainda o sistema start-stop, que desativa o motor a partir de 22 km/h e tem como principal objetivo a redução na emissão de CO2.

 

A dinâmica do novo Q7 fica ainda melhor com a escolha adequada dos sete modos de condução no Audi drive select: dynamic, comfort, efficiency, auto, individual, allroad e offroad. Eles adaptam algumas características do veículo e o deixam perfeito para todos os tipos de terreno, desde os urbanos até os fora-de-estrada.

 



Preços, versões e opcionais

O Q7 está disponível em duas versões. O Q7 3.0 TFSI é oferecido a partir de R$ 414.990,00 na modalidade venda direta e vem de série com uma lista recheada itens, como o carregamento de celular sem fio pelo Audi Phone Box Light, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos e com memória para o motorista, porta-malas com abertura elétrica e sistema de hands-free, acabamento das soleiras e longarina do teto em alumínio, frisos decorativos cromados, faróis de LED e seis airbags – dois frontais, dois laterais para os bancos dianteiros e dois de cortina que se estendem da primeira até a terceira fileira de bancos.

 



Como opcionais dessa versão estão rodas de alumínio 21”, teto solar panorâmico “Open Sky”, pacote conforto (formado por ar-condicionado de quatro zonas, câmera 360 graus, park assist plus, 2 portas USB para o banco traseiro com função de carregamento e transmissão de dados, bancos dianteiros com encosto de cabeça variável e preparação para entretenimento para o banco de trás) e pacote ACC (composto por controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa e Traffic Jam Assist).

 


A versão topo de gama recebe o nome de S line e parte de R$ 459.990,00 também na modalidade venda direta. Ela vem com todos os itens de série da primeira versão, os opcionais mencionados acima e ainda agrega o kit visual S line com soleiras em alumínio e iluminadas. 



Especificamente nesta versão é possível escolher dois pacotes como opcionais: pacote Black (rodas 21” com detalhes na cor preta, frisos decorativos e capa do espelho retrovisor em preto brilhante, longarina e teto do interior em preto) e o pacote S line com bancos superesportivos, com assentos dianteiros em couro Valcona.

 


Como opcionais disponíveis para ambas as versões estão: pacote Side Assist (Audi Side Assist, Exit Warning Assist, Assistente de Tráfego Reverso, Audi Pre sense dianteiro e traseiro), pacote S line interior com bancos esportivos, head-up display, suspensão adaptativa a ar, faróis Full LED Matrix, eixo traseiro dinâmico (rodas traseiras giram até cinco graus na direção oposta), pacote de luzes internas com possibilidade de customização em 30 cores, Night Vision Assist e sistema de som Bang&Olufsen.



As cores Branco Geleira, Prata Florete, Preto Orca e Preto Noite são comuns para ambos, mas cada versão possui outras três variações: na primeira é possível escolher também Azul Galáxia, Cinza Samurai e Branco Carrara, enquanto na S Line estão disponíveis Azul Navarra, Cinza Daytona e Vermelho Matador.

 


A Audi também oferece acessórios que podem ser equipados no Audi Q7, como câmera de gravação de tráfego UTR, capa em carbono para retrovisores laterais, rack de teto original, rack de bike, além de caixa de bagagem de 360 litros. Estes e outros os itens são comercializados pela rede de concessionárias Audi.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Bicampeão do mundo de F1 pela Renault em 2005 e 2006, o piloto Fernando Alonso volta à equipe para disputar o campeonato de 2021. Ontem foi dia de visita à fábrica em Viry-Châtillon

 



No início desta semana, o bicampeão do mundo Fernando Alonso fez sua primeira visita à Renault DP World F1 Team, para preparar sua temporada 2021 na Fórmula 1. O espanhol se sentiu totalmente em casa no reencontro com sua escuderia do coração, durante a primeira visita em mais de dez anos às plantas de Enstone, no Reino Unido, e de Viry-Châtillon, na França.
 
A carreira de Fernando Alonso na F1 é associada à Renault. O espanhol começou na equipe em 2002, quando tinha 21 anos. Sua primeira vitória aconteceu em 2003, tendo conquistado seus dois campeonatos de pilotos com a Renault, em 2005 e 2006. Posteriormente, retornou à equipe em 2008 e 2009.
 
Agora, Fernando e a equipe estão totalmente focados no futuro e a visita desta semana tinha como objetivo começar os preparativos para a temporada 2021. Durante os dois dias em Enstone, Fernando treinou durante um dia inteiro no simulador da equipe, moldou seu banco de competição e encontrou os engenheiros da direção técnica da Renault DP World F1 Team, antes de visitar o túnel de vento para verificar os avanços que estão sendo implementados tendo em vista o próximo ano. Logo depois, Fernando seguiu para Paris, para encontrar os técnicos de motores da Renault em Viry-Châtillon. Na planta francesa, o piloto foi conferir os dinamômetros e as oficinas de montagem de motores.
 
“Voltar a Enstone foi uma excelente experiência”, declarou Alonso. “Passamos esses dias em meio a grandes emoções. Muitas coisas mudaram, como o novo simulador e o túnel de vento atualizado, mas algumas coisas continuam iguais, como os escritórios e a academia de preparação física que eu costumava frequentar.”
 


“Foi como um primeiro dia no colégio, com muitas coisas para aprender e informações para digerir, mas foi bastante produtivo. Segui um programa no simulador, me acostumei um pouco com o carro, testei as instalações – ainda não havia um simulador da última vez que estive aqui! Em seguida, moldei meu banco de competições e me reuni com pessoas-chave, para compreender o programa do ano que vem. Foi basicamente uma oportunidade para eu me reintegrar à equipe”, contou Alonso.
 
“Acredito que a equipe tem todas as cartas na mão para o futuro. As últimas corridas foram encorajadoras para todos, inclusive para mim. Rever a Renault mostrando do que é capaz é uma coisa boa para a categoria e fico muito feliz de ver este progresso. Ainda temos um caminho longo pela frente e o meio da tabela está extremamente apertado, mas acho que eles estão fazendo um trabalho incrível na pista. As duas últimas corridas foram muito emocionantes e não vejo a hora de partir para a briga. Agora, vou seguir tudo o que a equipe espera de mim, com alguns dias no simulador, ajudar em alguns fins de semana e ficar disponível para tudo o que eles possam precisar.”
 
“É incrível rever o Fernando pessoalmente na equipe”, completou Cyril Abiteboul, gerente-geral e diretor da equipe Renault DP World F1 Team. “Ele está extremamente motivado com a ideia de retornar da melhor forma possível. Ele quer claramente se envolver nos preparativos. Estes três dias em Enstone e em Viry foram uma oportunidade para os dois lados estreitarem os laços novamente e assentar as bases do trabalho que faremos juntos. Isso será fundamental para começar a temporada 2021 com o pé direito, um ano que será crucial em nossa progressão como equipe.”



Renault do Brasil recebeu o título de “Montadora Parceira do Setor de Reparação Independente


Nesta semana, ocorreu a 11ª edição do Prêmio “Os Melhores do Ano” do Sindirepa – SP, evento que homenageia as marcas mais bem avaliadas pelos mecânicos profissionais. Pelo segundo ano consecutivo, a Renault do Brasil recebeu o título de “Montadora Parceira do Setor de Reparação Independente” pelas excelentes iniciativas desenvolvidas para auxiliar os profissionais do setor.

“Receber este reconhecimento pelo segundo ano consecutivo reafirma que estamos seguindo na direção correta para sermos verdadeiros parceiros de negócio do mecânico, com a missão de atender com alta qualidade os clientes Renault independentemente de onde eles realizarem seus serviços”, afirma Gustavo Ogawa, diretor de pós-venda da Renault do Brasil.

Essa iniciativa do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo destaca a atuação dos melhores parceiros do setor, fazendo com que os bons exemplos promovam melhoria geral do atendimento às oficinas, e, consequentemente, a prestação de serviços a seus clientes.

Para o desenvolvimento conceitual e auditoria dos resultados da pesquisa, o Sindicato escolheu a CINAU - Central de Inteligência Automotiva, unidade do Grupo Oficina Brasil dedicada à pesquisa e inteligência de mercado.

Site Mecânico Renault
Em 2019, a Renault do Brasil lançou o site “Mecânico Renault”, um site exclusivo para o mercado de reparação independente. No endereço www.mecanico.renault.com.br, o mecânico encontra informações detalhadas sobre produtos da marca, catálogo de peças Renault e linha Motrio, calendário de eventos, ofertas exclusivas, além de vídeos tutoriais e dicas de manutenção. O objetivo é que os profissionais possam ampliar sua capacitação técnica, auxiliando também na gestão de sua oficina.

O site também possui uma área de atendimento exclusivo para tirar dúvidas dos profissionais. Na área “Fale Conosco” o reparador encontra atendimento personalizado para garantir a melhor experiência com a marca e seus produtos. Um canal direto entre o setor de reparação e o pós-venda Renault.

Para ter acesso ao conteúdo do site é muito simples. Basta preencher um cadastro rápido informando dados como nome, telefone, razão Social e CNPJ. Com o cadastro concluído, já é possível navegar pelo portal.

Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon 

Nº 1.116 — 24/9/20

                                    

META DE REDUÇÃO DE MORTOS

NÃO SERÁ ATINGIDA NO BRASIL

 


No dia 25 de setembro celebra-se o Dia Nacional do Trânsito e de 21 a 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito (SNT). O tema da campanha educativa do Governo Federal é “Perceba o risco, proteja a vida”. O Brasil é uma dos países signatários da "Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, um plano global da ONU para tornar as vias mais seguras em 140 países entre 2011 e 2020. A meta é diminuir em 50% o número de mortes, mas não será alcançada aqui.

Como as estatísticas nacionais são falhas e usam critérios diferentes, estima-se que os acidentes fatais diminuíram entre 35% e 40%. Até o final do ano, segundo o Serpro, haverá uma redução acumulada na década de 30% no número total de acidentes envolvendo veículos automotores. 

Não se descarta, porém, que a pandemia da Covid 19, ao retirar de circulação durante quatro meses grande parte da frota real circulante de 60 milhões de unidades (incluindo motos), pode ter ajudado a diminuir o número de acidentes e mortos. Quem sabe até ter se aproximado do desafio da ONU.

Uma novidade da SNT é o lançamento do HackaTRAN 2020, evento de hackers para propor ideias e soluções inovadoras, a partir de um desafio: desenvolver maneiras tecnológicas a fim de facilitar, desburocratizar e garantir mais eficiência e segurança aos serviços de trânsito.

Outro viés a se observar é a nova regulamentação do Contran sobre a localização explícita de radares e proibição do uso do tipo móvel (colocado em viaturas policiais em movimento). Ninguém pode negar a eficiência e necessidade da fiscalização por meio eletrônico e registro da placa do infrator. Porém os abusos com os radares eram tantos que muitas vezes se transformavam em fonte meramente arrecadatória e até incluída no orçamento de governos.

Basta dar o exemplo de São Paulo. A prefeitura tem um site chamado Painel de Mobilidade Segura e lá estão todos os tipos de infrações. Não é surpresa: em 2019 aplicaram-se pelos radares nada menos de 2.842.691 multas de “excesso de velocidade”. Do total, 88% foram de até 20% acima do limite da via; 11%, entre 20 e 50% e 1%, acima de 50%. 

O limite de velocidade era de 60 km/h (à exceção das via expressas marginais, de 90 km/h). Foi diminuído para 50 km/h há seis anos, enquanto as cidades em volta mantiveram os 60 km/h. A diferença de 50 km/h para 60 km/h é exatamente de 20%, em que se concentram quase 90% das multas.

Claro que em muitos locais (ruas residenciais) o limite de 50 km/h considera-se razoável. No entanto, em dezenas de avenidas não faz sentido. Isso sem contar radares escondidos, mal sinalizados ou encobertos por árvores e outros obstáculos visuais sem nenhuma função educativa ou de evitar riscos de acidente.

ALTA RODA 

NOVO SUV médio da VW que chega da Argentina em meados do primeiro trimestre de 2021 terá a mesma distância entre eixos do Jetta (2,68 m). Conhecido como Projeto Tarek, manteve a tradição de nomes começados com a letra T, a exemplo de Touareg, Tiguan e T-Cross. Taos é uma pequena cidade do Estado americano New Mexico conhecida pela culinária, aventuras ao ar livre, arte e design. Lista dos nomes finalistas: TaosTaigoTorakT-SportRokter e Zivos.

LANÇAMENTO duplo da Audi: SUV Q7 grande (mais de 5 m de comprimento) com sete lugares e o SUV-cupê e-tron Sportback 100% elétrico. No primeiro, a grade agora é octogonal, há duas telas no console central de 10,1 e 8,6 pol. e adota sistema híbrido leve (48 volts). 

Há opção de câmera de gravação de tráfego. Parte de R$ 414.990. Nova versão e-tron tem perfil particularmente atraente. A marca informa que já vendeu 100 unidades das duas versões do elétrico, o que a coloca como líder nesse nicho. Por venda direta começa em R$ 511.990 e alcance é de até 446 km (ciclo WLTP).

HONDA WR-V 2021 recebeu retoques na frente e atrás na linha 2021, três anos depois do seu lançamento. Acrescentou a versão de entrada LX e teve o para-choque traseiro alongado em 6,7 cm para evitar danos na tampa do porta-malas em estacionamentos. WR-V foi criado no Brasil, a partir do Fit, e vendido em 10 países. Iluminação total em LED nas opções intermediária e de topo. Preços: R$ 83.400 a 94.700. Meta: vender 1.000 unidades/mês.

“QUEM perde a hora certa de investir, perde o jogo”, declarou Fernando Silvestre, presidente da Applus+ IDIADA no Brasil, especializada em engenharia, testes e homologação. Para isso inaugurou em Itatiaia (RJ) um laboratório de emissões veiculares a fim de atender à rigorosa legislação ambiental para veículos convencionais, híbridos e elétricos. Primeiro cliente: Jaguar Land Rover.

JAC abriu as vendas de uma picape de cabine dupla caçamba-longa e de um caminhão leve elétricos, mas admite que o primeiro modelo terá aplicação puramente comercial para empresas com uso específico. A picape oferece modo de economia que limita seu desempenho para alcance de até 320 km.  Preço pouco atraente, apesar do interior bem resolvido: R$ 289.900.

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www.fernandocalmon.com.br



O novo Volkswagen ID.4 - A World Première do SUV totalmente elétrico. - O ID.4 é lançado dentro do maior segmento de mercado do mundo, a classe dos SUVs. - Motor elétrico com 150 kW (204 cv), atingindo um alcance de até 520 km

 



Wolfsburg (Alemanha) - Apresentando o ID.4, que está celebrando sua World Première digital. Este é o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen, que gera zero emissão e é produzido com um saldo neutro em carbono. Ele será lançado no maior segmento de mercado do mundo, a classe de SUVs.

"O emocionante e versátil ID.4 impressionará muitos clientes com sua direção elétrica eficiente, quantidade generosa de espaço, sistemas de assistência modernos e design imponente", disse Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen. "Como o primeiro carro elétrico global, este modelo lançará nossa plataforma modular elétrica que foi desenvolvida especificamente para mobilidade elétrica em todo o mundo. A Volkswagen está, portanto, mais uma vez demonstrando seu papel de liderança em inovação, tecnologia e qualidade no mercado de alto volume. "



Os SUVs são muito populares e possuem um número crescente de clientes. É o segmento de veículos mais procurado nos EUA e na China, uma vez que oferecerem bons níveis de visibilidade, segurança e conforto. 

Na Europa e na Alemanha, as participações de mercado também estão continuamente em alta. Com o ID.4, a Volkswagen está oferecendo pela primeiríssima vez um SUV totalmente elétrico. Ele oferece espaço, flexibilidade e todos os benefícios que os clientes apreciam nos SUVs.

O ID.4 é versátil e pode ser conduzido de maneira esportiva, mas ainda de modo fácil e confortável. A bateria armazena até 77 kWh de energia e permite alcances de até 520 km (WLTP). Ela é instalada embaixo do espaço destinado aos passageiros, o que garante um baixo centro de gravidade.
 



O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, gera 150 kW (204 cv) - o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Graças à forte tração das rodas traseiras e aos 21 centímetros de distância do solo, o E-SUV também tem um bom desempenho em terrenos off-road suaves.

Aparência dinâmica

O exterior do ID.4 tem proporções atléticas para uma aparência ultramoderna. Seu design claro e fluido é inspirado na natureza e garante uma aerodinâmica muito boa com um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,28. Sua versão básica já possui faróis que são quase totalmente equipados com diodos emissores de luz, enquanto seus conjuntos de luzes traseiras foram totalmente equipados com esta tecnologia. 

Como a versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light são ainda mais progressivos: eles recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um farol principal controlado de forma inteligente. 

Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D. Sua luz traseira é particularmente homogênea e acende em um vermelho intenso. As grandes rodas, com um diâmetro de até 21 polegadas, sublinham o caráter do veículo.


Conceito espaçoso: longa distância entre eixos, muito espaço para os passageiros e para bagagens
O ID.4, com um comprimento de 4,58 metros, usa a arquitetura modular elétrica (MEB) da Volkswagen. Ele divide o espaço dos ocupantes e de tecnologia de uma forma completamente nova em benefício dos passageiros. O espaço disponível no interior do veículo está no nível dos SUVs convencionais da categoria superior. 

Cores e materiais são, ao mesmo tempo, contemporâneos e singelos. Dependendo da posição do encosto do banco traseiro, o bagageiro tem capacidade de 543 a 1.575 litros. A variedade de equipamentos do ID.4 inclui tampa do bagageiro com acionamento elétrico, rack de teto e um suporte para reboque.

O conceito de operação do E-SUV não depende de botões e interruptores físicos. Ele é baseado em duas telas - uma das quais mede até 12 polegadas em sua diagonal e apresenta funcionalidade touch - bem como o controle de voz natural "Hello ID". 

O novo ID.Light - uma faixa estreita de luz sob o para-brisa - oferece suporte intuitivo aos motoristas. Um display de realidade aumentada Head-up está disponível como opcional para combinar uma série de telas com a realidade - por exemplo, setas de navegação informando aos motoristas sobre uma conversão são projetadas na superfície da estrada, exatamente na pista certa. 

O sistema de navegação Discover Pro traz a bordo os serviços online do We Connect Start. Os sistemas de assistência IQ.Drive tornam a condução ainda mais relaxante, o que se aplica particularmente ao Travel Assist. 

O software e o hardware no ID.4 foram projetados como parte de uma arquitetura completamente nova, possibilitando que clientes baixem atualizações para o carro após a compra.


We Charge: carregue em casa, quando fora de casa e em viagens longas
Junto aos modelos ID., a Volkswagen está lançando no mercado um pacote completo para carregamento conveniente, conectado e sustentável de carros elétricos com o nome We Charge. Isto oferece a solução ideal para qualquer situação - esteja você em casa, fora de casa ou em uma longa viagem. O ID.4 pode ser recarregado com corrente direta para cobrir os próximos 320 km (conforme WLTP, a 125 kW) em uma estação de carregamento rápido DC em cerca de 30 minutos.

Paralelamente, a Volkswagen está estabelecendo um ecossistema sustentável de mobilidade elétrica em torno dos modelos ID. Os clientes do ID.4 receberão um veículo que foi produzido com um saldo neutro em carbono. E se for carregado usando eletricidade produzida de forma sustentável - como o Volkswagen Naturstrom - ele permanecerá neutro em carbono na estrada também.





A estratégia da Volkswagen: o futuro da mobilidade é elétrico
Recentemente, a Volkswagen vem complementando o tradicional portfólio de produtos da marca com a família ID.: uma nova linha de produtos independente. Seguindo o compacto ID.3, o SUV ID.4 é o segundo modelo totalmente elétrico. 

No futuro, a Volkswagen estará competindo no globalmente crescente segmento dos SUVs com o ID.4. O ID.4 será gradualmente transformado em um carro elétrico global, com planos de produzir e vender o E-SUV não apenas na Europa, mas também na China e posteriormente nos EUA. No total, a marca Volkswagen vai investir 11 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024 como parte da estratégia Transform 2025+.

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